Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas:"

Transcrição

1

2 O tema do nosso trabalho é Métodos Contracetivos. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências Naturais a propósito dos assuntos leccionados nas aulas, referentes à Sexualidade. O que se pretende com o trabalho é dar a conhecer os diferentes tipos de métodos contracetivos, o seu modo de utilização e as suas respetivas vantagens e desvantagens, a não esquecer as doenças causadas pela não utilização destes métodos. Pretendemos aprender um pouco mais sobre o tema em questão e divulgar os conhecimentos adquiridos aos nossos colegas. Resolvemos começar por fazer uma pesquisa, selecionando apenas alguns dos vastos métodos de contraceção.

3 Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas: evita a produção e libertação de gâmetas; impede a fecundação; impede a nidação.

4

5 MÉTODO CONTRACETIVO NATURAL PROCEDIMENTO: Todas as manhãs, observar a existência de muco na vulva e, em caso afirmativo, a sua aparência; MÉTODO DO MUCO O muco é uma substância gelatinosa, produzida pelas glândulas do colo do útero; Sofre alterações ao longo do ciclo menstrual; Na altura da ovulação, toma uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade. Para aumentar a sua eficácia contracetiva, a mulher só deverá ter relações sexuais três dias depois da ocorrência do ponto máximo de filância do muco.

6 Não apresenta riscos para a saúde; Permite que homens e mulheres tenham mais consciência do ciclo reprodutor. Exige observações diárias do muco; Elevada taxa de insucesso; A sua aprendizagem pode demorar algum tempo.

7

8 MÉTODO CONTRACETIVO TECNOLÓGICO DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) Trata-se de um pequeno objeto flexível de plástico ou de metal, em formato espiral, normalmente em forma de T, que é colocado no interior do útero; É um mecanismo de ação múltiplo: Provoca alterações no endométrio, constituindo um corpo estranho na cavidade uterina, impedindo assim a nidação; Provoca alterações nas trompas de Falópio, dificultando a fecundação; Provoca alterações significativas no muco cervical; Pensa-se que os DIU s com cobre poderão ainda alterar os espermatozoides e o óvulo, tornando-os impróprios para a fecundação.

9 MÉTODO CONTRACETIVO TECNOLÓGICO DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) Deve ser colocado, de preferência, em mulheres que já tiveram filhos, pois este objeto facilita o aparecimento de infeções que podem dificultar uma gravidez futura; É colocado e retirado pelo médico e é eficaz por um período de 3 a 5 anos; É um dos métodos contracetivos mais eficazes (0,1 a 2 gravidezes por ano em cada 100 mulheres).

10 Rápido retorno aos níveis anteriores de fertilidade após remoção; Não exige um controlo diário por parte da mulher; Pode ser usado durante a amamentação; É o método de grande eficácia; Não interfere na vida sexual da mulher; É um método reversível e de longa duração. Pode aumentar as dores durante o período menstrual e aumentar o seu fluxo; Não protege das infeções sexualmente transmissíveis; É preciso intervenção médica para a colocação e remoção; Pode ser rejeitado pelo útero; Não deve ser usado por grávidas; Pode ter efeitos colaterais, tais como: anemia, cólicas, inflamações de vários tipos como no útero, nos ovários e nas trompas; Pode causar esterilidade.

11

12 MÉTODO CONTRACETIVO HORMONAL CONTRACETIVO ORAL (PÍLULA) Fármaco composto por hormonas semelhantes às produzidas no organismo da mulher que tem como principal finalidade impedir a ovulação. Quando é tomada segundo as indicações médicas, a pílula tem uma eficácia de, aproximadamente, 100%. MODO DE UTILIZAÇÃO: Deve ser tomada todos os dias durante 21 dias seguidos por mês, sempre à mesma hora (para a maioria das pílulas o atraso é de 12 horas). Nas embalagens de 21 comprimidos: toma-se todos os dias sem parar, interrompe-se 7 dias e inicia-se uma nova embalagem no 8º dia. Nas embalagens de 28 comprimidos: tomar sem interromper nenhum dia.

13 Não interfere na relação sexual; Pode regularizar os ciclos menstruais; Não afeta a fertilidade; Reduz em 50% o risco de cancro ovário e do endométrio. Algumas mulheres têm dificuldade em fazer a toma diária e regular da pílula; Não protege contra as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST); Náuseas e vómitos; Alteração de peso; Depressão; Alteração dofluxo menstrual.

14

15 MÉTODO CONTRACETIVO CIRÚRGICO VASECTOMIA (HOMEM) Procedimento cirúrgico pelo qual um homem pode tornar-se estéril; Consiste num pequeno corte nos canais deferentes, impedindo a passagem dos espermatozoides dos testículos para a uretra; Implica critérios de escolha como a maturidade, conhecimento do procedimento e convicção; Tem cerca de 99% de eficácia.

16

17 Este método não altera o desempenho sexual; Favorece a participação do homem nacontraceção; A cirurgia é simples, com anestesia local, não havendo necessidade de internação; Não há necessidade de uso de métodos contracetivos, após os espermatozoides que estavam armazenados serem expelidos; Menor risco cirúrgico do que a esterilização feminina. É irreversível e permanente, portanto a decisão precisa de ser bem pensada pelo casal; Não oferece proteção imediata; O homem pode sentir um pouco de desconforto durante e depois da cirurgia; Depois da operação podem ocorrer infeções - que são tratadas pelo médico. Este método não protege de doenças sexualmente transmissíveis.

18

19

20 A SIDA é uma abreviatura de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Doença causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência humana). O HIV destrói as defesas do homem, deste modo, o homem deixa de se defender de outros vírus ou bactérias. Gânglios inflamados em diferentes partes do corpo; Perda inexplicável depeso; Febre e Transpiração noturna; Diarreia permanente sem razão aparente; Perturbações respiratórias permanentes e tosse seca; Doenças de pele, súbito aparecimento de manchas vermelhas na pele.

21 Partilhar lâminas Relações Homossexuais Tatuagens Partilhar seringas Partilhar escova de dentes Relações Heterossexuais De mãe para o feto Partilhar copos e Brincar talheres Contactos sociais Beijar Picadas de insetos Duche/piscinas Trocar roupa Sexo seguro W.C

22 As Hepatites são doenças que caracterizam uma inflamação do fígado, causada por um vírus, provocando lesões graves ou mesmo a morte..o vírus da Hepatite B transmite-se por via sexual, por saliva, sangue, urina, fezes, lágrimas e pela mãe, através da placenta para o feto. A prevenção contra este vírus está, no entanto, ao nosso alcance, através de uma vacina que tem uma eficácia de 95% e que está incluída no Programa Nacional de Vacinação.

23

24 O Herpes Genital é uma doença genital por via sexual. Doença provocada por um vírus, que se caracteriza por uma erupção de pequenas vesículas de bolhas dolorosas na pele ou nas mucosas que se podem transformar em úlceras dolorosas. Atualmente, não existe ainda cura nem vacina para o herpes genital. Contudo, quando atempado, o tratamento com antivirais específicos pode reduzir a gravidade da situação e acelerar a recuperação.

25

26 Com a realização deste trabalho adquirimos conhecimentos sobre uma temática que até agora não era do nosso domínio. Deparámo-nos com variados métodos contraceptivos, uns mais vantajosos do que outros, mas que apesar de tudo contribuem para uma vida sexual segura, podendo assim evitarem-se riscos para a saúde física e/ou psíquica ou uma gravidez indesejada.

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO Utilização: um por cada

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

Planeamento Familiar 2009

Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar: Conjunto de cuidados de saúde que visa ajudar a planear o nascimento dos filhos, a viverem a sexualidade de uma forma gratificante e sem o receio de uma

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 1 Prof. Daniele Duó O que é a contracepção? É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo. É a realização de uma ou mais ações, dispositivos

Leia mais

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Como planejar seu futuro e garantir uma vida sexual saudável. planejamento FaMILIaR É o conjunto de ações que auxilia o casal que deseja ter filho ou prevenir

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos BIOLOGIA aula Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado,

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Métodos Contraceptivos Reversíveis Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA Sistema Genital Feminino Ovários: produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona) Tuba uterina: durante a ovulação, recolhe o óvulo e conduz até o útero Útero:

Leia mais

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SEXUALIDADE SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos: Espermatozóides Nos testículos existem os túbulos seminíferos, onde são

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso Métodos Anticoncepcionais Profª Leticia Pedroso O planejamento familiar é um direito das pessoas assegurado na Constituição Federal e deve ser garantido pelo governo. Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Teste de Avaliação Leia atentamente os textos das perguntas, observe as imagens e responda

Leia mais

Tio Ton Ciências. Cap Gravidez e Parto

Tio Ton Ciências. Cap Gravidez e Parto Tio Ton Ciências Cap. 17 - Gravidez e Parto Reprodução É a capacidade de gerar descendentes, uma propriedade da vida que pode ser realizada de diferentes formas. Reprodução Assexuada Reprodução sexuada

Leia mais

Métolos Anticoncepcionais

Métolos Anticoncepcionais Métolos Anticoncepcionais Métodos de barreira: São métodos onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização. Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

Informação é a melhor proteção. AIDS

Informação é a melhor proteção. AIDS Informação é a melhor proteção. AIDS AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

A pílula do dia seguinte de última geração 1,2

A pílula do dia seguinte de última geração 1,2 A pílula do dia seguinte de última geração 1,2 Quando surgem imprevistos tem uma segunda oportunidade ellaone, com acetato de ulipristal, é um contracetivo de emergência destinado a impedir uma gravidez

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Ser Humano e Saúde 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 13 Revisão e Avaliação 3 REVISÃO 1 O sistema reprodutor

Leia mais

3.1. Sistema Reprodutor

3.1. Sistema Reprodutor Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida Os órgãos reprodutores Os sistemas reprodutores e permitem originar novos seres e, assim, perpetuar a espécie. SISTEMAS REPRODUTORES Gónadas Vias

Leia mais

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados.

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Há 50 anos, a pílula anticoncepcional chegava ao mercado para provocar

Leia mais

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação 1. A figura 1 representa um corte de diferentes estruturas do sistema reprodutor masculino. 1.1. Faça

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida.

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida. 01)Sobre o processo de reprodução humana, assinale a alternativa correta: a) Alguns métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, são eficientes porque mantêm os níveis hormonais femininos

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim para garantir um futuro digno para os descendentes. Para isso, foram criados

Leia mais

Ano Lectivo 2009/2010

Ano Lectivo 2009/2010 Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

Métodos. ''Anticoncepcionais''

Métodos. ''Anticoncepcionais'' Métodos ''Anticoncepcionais'' Os contraceptivos são as principais ferramentas de planejamento familiar. Para saber qual método adotar a mulher deve seguir as orientações de um médico, que levará em consideração

Leia mais

SISTEMA GENITAL FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO SISTEMA GENITAL FEMININO PROF STUART - BIOLOGIA Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1 Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1) Anatomia a) Pequenos e grandes lábios: Delimitam a entrada da vagina

Leia mais

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Colégio Energia Barreiros 1º Ano Professor João DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS Arboviroses (transmitidas por artrópodes) DENGUE Agente etiológico: flavivírus; Vetor: mosquito Aedes aegypti (principal); Transmissão:

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si!

Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si! Se não quer correr o risco de uma gravidez não planeada... esta mensagem é para si! Saiba qual o método contraceptivo à sua medida! Apoio: índice Métodos Contraceptivos Contracepção durante 5 anos Sistema

Leia mais

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 1. (Unir-RO) Sobre a reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto: a) A fecundação ocorre no útero. b) A espermatogênese

Leia mais

Apoio à correção de fichas de avaliação

Apoio à correção de fichas de avaliação Apoio à correção de fichas de avaliação O presente documento é um instrumento de apoio aos professores titulares de turma que operacionalizam o PRESSE que pode facilitar a correção das fichas de avaliação

Leia mais

Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência

Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência A anticoncepção hormonal de emergência é um método que utiliza concentração de hormônios para evitar gravidez após a

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

O sexo não mudou... Um avanço na contraceção de emergência 1. mas a pílula do dia seguinte, sim. Ahora sin receta en su farmacia

O sexo não mudou... Um avanço na contraceção de emergência 1. mas a pílula do dia seguinte, sim. Ahora sin receta en su farmacia comprimido 30 mg acetato de ulipristal Conservar por debajo de 25 C. Conservar en el embalaje original para protegerlo de la humedad. Conservar el bl ster en el embalaje exterior para protegerlo de la

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

-VIA DA UNIMED- CONSENTIMENTO INFORMADO CONCORDANDO COM A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO COMO MÉTODO REVERSÍVEL DE ANTICONCEPÇÃO.

-VIA DA UNIMED- CONSENTIMENTO INFORMADO CONCORDANDO COM A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO COMO MÉTODO REVERSÍVEL DE ANTICONCEPÇÃO. -VIA DA UNIMED- CONSENTIMENTO INFORMADO CONCORDANDO COM A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO COMO MÉTODO REVERSÍVEL DE ANTICONCEPÇÃO. DECLARANTE: Paciente: Idade: Endereço: Tel.:( ) Identidade nº:

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3. 1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.1 Gêmeos 4 Gestação e nascimento 5 Gravidez na adolescência e sexo responsável 5.1 Métodos contraceptivos

Leia mais

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

1. Aos 35 anos, a mulher tinha nos seus ovários oócitos de 1ª que no dia do seu nascimento. Os oócitos de 1.ª são células.

1. Aos 35 anos, a mulher tinha nos seus ovários oócitos de 1ª que no dia do seu nascimento. Os oócitos de 1.ª são células. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Dezembro 2018 Unidade 1: Reprodução e manipulação da fertilidade Leia atentamente o texto e as questões que

Leia mais

2ª Série do ensino médio _ TD 13

2ª Série do ensino médio _ TD 13 2ª Série do ensino médio _ TD 13 01. O aperfeiçoamento das técnicas da chamada reprodução assistida já permite que homens incapazes de produzir espermatozóides sejam pais, desde que realizem parte do processo

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 No Anhanguera você é + PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Prof. Daniele Duó O sistema reprodutor humano possui uma série de órgãos e estruturas que permitem a realização da reprodução sexuada. Reprodução sexuada: Reprodução

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 9.2 Conteúdo Métodos Contraceptivos II e planejamento

Leia mais

(O enunciado a seguir serve às questões 3 e 4).

(O enunciado a seguir serve às questões 3 e 4). QiD 2 8º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. (1,0) Cite a função dos testículos no aparelho reprodutor masculino. 2. (1,0) Até o fim da gravidez, o bebe fica envolvido por membranas protetoras e permanece mergulhado

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole.

Cancro mole: também chamada de cancro venéreo, popularmente é conhecida como cavalo. Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e,

Leia mais

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal EO Karin Abstinência periódica Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal Mariel Hidalgo - Porto Alegre/2007 Métodos

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

Virologia Doenças. Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016

Virologia Doenças. Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016 Virologia Doenças Prof.: Anderson Marques de Souza Juiz de Fora 2º ano EM- 2016 Existem vírus que infectam animais, plantas, protozoários, fungos e bactérias. Exigência viral - ligação específica à célula

Leia mais

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO

AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO AIDS E OUTRAS DSTs INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA PREVENÇÃO O QUE SÃO DOENÇAS DSTs SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, FUNGOS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS TRANSMITIDOS DURANTE O ATO

Leia mais

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade Ter filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Glandular Compreende as glândulas endócrinas (que produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, agindo sobre célulasalvo)

Leia mais

IMPLANTE DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) HORMONAL PARA CONTRACEPÇÃO - INCLUI O DISPOSITIVO

IMPLANTE DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU) HORMONAL PARA CONTRACEPÇÃO - INCLUI O DISPOSITIVO DISPOSITIVO INTRA UTERINO (DIU) De acordo com rol da ANS, RN 428, há cobertura para o implante de dispositivo intrauterino hormonal e não hormonal. CÓDIGO TUSS 31303269 IMPLANTE DE DISPOSITIVO INTRA-UTERINO

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Anatomia Genitália externa: pênis e bolsa escrotal; Órgãos reprodutores internos: testículos culos, epidídimos dimos, ductos(deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas

Leia mais

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo 1.Gametogênese É o processo

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 2011/2012 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Planejamento Familiar Parte 3 Profª. Lívia Bahia Métodos de barreira São métodos que colocam obstáculos mecânicos ou químicos à penetração dos espermatozoides no canal cervical.

Leia mais

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS Vera Lucia Vaccari (veravaccari@uol.com.br) A nomenclatura Doença venérea Vênus (Roma) deusa do amor carnal século XIX até década 1970/1980) DST doença sexualmente

Leia mais

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina

Leia mais

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA VEST Abril @vestmapamental B I O L O G I A IST INFERTILIDADE HUMANA A infertilidade para a espécie humana pode ser definida como o insucesso em conseguir uma gravidez viável após 1 ano (12 ciclos menstruais)

Leia mais

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes;

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes; Biologia Humana 11º ano Escola Secundária Júlio Dinis Ovar BIOLOGIA HUMANA 11º ano TD Reprodução Humana??? raquelopes 09 raquelopes15@gmail.com RL1 Diapositivo 1 RL1 Raquel Lopes; 05-01-2009 Biologia Humana

Leia mais

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018 Cap. 12 Reprodução Humana Prof. Tatiana Novembro / 2018 Adolescência e Puberdade Adolescência: transição entre a infância e a vida adulta. Puberdade: período inicial da adolescência, o qual ocorrem mudanças

Leia mais

Goiânia, de de Valor: Nota: Aluno (a): Série: 1º Ano Turma:

Goiânia, de de Valor: Nota: Aluno (a): Série: 1º Ano Turma: Início da menstruação Pico de LH Ocorre a ovulação Início da menstruação Disciplina: BIOLOGIA Goiânia, de de 2017. Valor: Nota: Aluno (a): Série: 1º Ano Turma: Professor (a) : GABRIELE RAMOS Usar caneta

Leia mais

OS VÍRUS. Um Caso à Parte

OS VÍRUS. Um Caso à Parte OS VÍRUS Um Caso à Parte CARACTERÍSTICAS São extremamente pequenos (medem menos que 0,2 um) e acelulares São considerados como a nova descoberta de seres vivos, porém possuem muitas características de

Leia mais

Sistema Reprodutor Humano

Sistema Reprodutor Humano Agradecimento: Ao Professor Paulo Roberto que disponibilizou esta aula: http://pt.slideshare.net/biologia_ PreFederal/aula-sistemareprodutor-14165294 Muito Obrigado! Introdução O sistema reprodutor humano

Leia mais

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria.

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. ////////////////////////////////// AIDS& hepatites //// Saúde corporativa Especial Carnaval // Na folia ou na calmaria o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. Paraná AIDS/

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA EDUCAÇÃO SEXUAL DST S. Prof.ª: Leila Fritz Ciências

REPRODUÇÃO HUMANA EDUCAÇÃO SEXUAL DST S. Prof.ª: Leila Fritz Ciências REPRODUÇÃO HUMANA EDUCAÇÃO SEXUAL DST S Prof.ª: Leila Fritz Ciências Pavilhão da tuba Ovário Tuba uterina Útero Coluna vertebral Colo do útero Vagina Orifício urinário Bexiga Intestino Ânus Orifício genital

Leia mais

Métodos Contracetivos E IST S

Métodos Contracetivos E IST S Métodos Contracetivos E IST S 1. Introdução Muitos fatores determinam a escolha de um contracetivo. O aconselhamento é fundamental para uma boa adesão a um método de contraceção. Os utentes devem ser informados

Leia mais

Métodos contracetivos

Métodos contracetivos Métodos contracetivos Os futuros pais podem e devem planear a sua família Assim, para evitar uma gravidez indesejada, devem recorrer a métodos contracetivos. podem ser Naturais Não Naturais Calculam o

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 19. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 19. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 19 Profª. Lívia Bahia Métodos Cirúrgicos São métodos contraceptivos definitivos esterilização que podem ser realizados na mulher, por meio da ligadura

Leia mais

Vírus. Prof. Fernando Belan - Classe A

Vírus. Prof. Fernando Belan - Classe A Vírus Prof. Fernando Belan - Classe A 2018 Introdução Vírus São genes móveis que se multiplicam usando a maquinaria de síntese das células. Vírus - estrutura São seres acelulares; Somente visualizados

Leia mais

PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça SISTEMA REPRODUTOR E SEXUALIDADE

PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça SISTEMA REPRODUTOR E SEXUALIDADE PIBID Biologia 3 Coordenadora: Professora Márcia Mendonça UNIDADE DIDÁTICA Autor: Amanda Conor Coraiola Luana Kamarowski Tainá Schlosser SISTEMA REPRODUTOR E SEXUALIDADE 1. INTRODUÇÃO O estudo do Sistema

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

Fone: (51) Fone/fax: (51) Cel.: (51)

Fone: (51) Fone/fax: (51) Cel.: (51) Fale c o m Thiag Rua Dr. Mário Totta, 1824 CEP 91920-130 - Porto Alegre/RS E-mail: duharte@terra.com.br Fone: (51) 3220.4305 Fone/fax: (51) 3220.4307 Cel.: (51) 9134.2147 Site: www.drthiagoduarte.com.br

Leia mais

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada. Quais os contributos da Ciência e da Tecnologia para a regulação dos nascimentos? São utilizados para prevenir uma São utilizados para prevenir uma gravidez indesejada. Mét. Contracepção A - Não Naturais

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Planejamento Familiar Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Planejamento Familiar Parte 2 Profª. Lívia Bahia Métodos naturais e comportamentais Tabelinha (Ogino- Knaus); Muco cervical (Billings); Curva térmica basal; Sintotérmico; Método

Leia mais

Sobre doenças sexualmente transmissíveis

Sobre doenças sexualmente transmissíveis FICHA DE INFORMAÇÃO Sobre doenças sexualmente transmissíveis As infecções sexualmente transmissíveis (STI s, abreviatura em inglês para Sexually Transmitted Infections (Infecções Sexualmente Transmissíveis)

Leia mais