A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA"

Transcrição

1 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA BRASIL

2 TENDÊNCIAS DE TI RELATÓRIO 2016: O QUE ABORDAMOS NESTE RELATÓRIO A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA Introdução Principais conclusões Recomendações Resultados do estudo completo

3 INTRODUÇÃO Este relatório não só revela a realidade da TI híbrida que a grande maioria das organizações estão experimentando mas também explora os obstáculos para a expansão da adesão à tecnologia de nuvem. Nós estamos no meio de uma mudança, daquelas que acontecem uma vez a cada dez anos, no horizonte tecnológico. Esta realidade ficou conhecida como TI híbrida: a transferência de parte da infraestrutura para a nuvem paralelamente à manutenção de alguns serviços fundamentais no local. No centro desta mudança encontrase a necessidade de assegurar o desempenho permanente de aplicativos, seja qual for a localização. O crescimento do negócio de aplicativos críticos criou uma maior consciência em relação ao desempenho. Os usuários finais esperam uma experiência contínua, que torne imperceptíveis as mudanças que acontecem nos ambientes de TI. Para os profissionais de TI, o trabalho se tornou cada vez mais tenso e complexo, e as mudanças são para sempre. Este relatório não só revela a realidade da TI híbrida que a grande maioria das organizações está experimentando mas também explora os obstáculos para a expansão da adesão à tecnologia de nuvem, bem como os desafios da migração para a nuvem e do gerenciamento do desempenho dos ambientes de TI híbridos. 3 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

4 PRINCIPAIS CONCLUSÕES As infraestruturas de TI evoluíram do sistema tradicional exclusivo no local para estratégias híbridas que vinculam serviços de TI internos e externos, motivados pela existência da nuvem. Os profissionais de TI são confrontados com uma dupla incumbência: aumentar a eficiência através de serviços em nuvem e garantir a segurança dos sistemas, das bases de dados e dos aplicativos críticos. 98% dos profissionais de TI dizem que aderir às tecnologias de nuvem é importante para o sucesso de longo prazo do seu negócio; 31% dizem que isso é extremamente importante. Apenas 43% avaliam que a metade ou mais da infraestrutura completa de TI das suas organizações estará na nuvem nos próximos 3-5 anos. 6 dizem que é improvável que toda a infraestrutura das suas organizações seja um dia transferida para a nuvem. O numero total de empresas que não migraram nenhuma informação para a nuvem caiu de 21% em 2015 para somente 15% em Três principais vantagens da TI híbrida*: 1) maior flexibilidade/agilidade da infraestrutura 2) redução de custos da infraestrutura 3) mais opções de serviços escalonáveis 6 dizem que a segurança é o principal desafio associado ao gerenciamento dos ambientes de TI híbridos atuais. Três principais obstáculos para aumentar a adesão à nuvem*: 1) questões de segurança/adequação 2) questões envolvendo o gerenciamento de ambientes onde operam vários fornecedores 3) convencimento dos líderes empresariais sobre a necessidade e/ou vantagem Três principais áreas de infraestrutura que migraram para a nuvem: 1) aplicativos 2) armazenamento 3) bancos de dados Três principais prioridades para a migração permanente ou futura*: 1) armazenamento 2) aplicativos 3) base de dados *Por classificação ponderada 4 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Os profissionais de TI necessitam de novas competências, ferramentas e recursos para proceder de forma bem-sucedida à migração para o sistema de TI híbrido, garantindo que as suas organizações cumpram com os seus objetivos empresariais. Apenas 31% estão certos de que as suas organizações de TI possuem atualmente recursos adequados para gerenciar um ambiente de TI híbrido. Cinco principais competências necessárias para gerenciar melhor ambientes de TI híbridos: 1) ferramentas e métricas de monitoramento/gerenciamento de TI híbrida 2) arquiteturas distribuídas 3) arquiteturas orientadas a serviços 4) migração de aplicativos 5) gerenciamento de fornecedores 35% acreditam que recebem o nível de assistência necessário por parte da chefia e do conjunto da organização para desenvolver/aprimorar as competências necessárias ao melhor gerenciamento de ambientes de TI híbridos. 5 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

6 RECOMENDAÇÕES Como ilustrado nas conclusões do estudo, os profissionais de TI precisam prover-se com novos conjuntos de competências, produtos e recursos para serem bem-sucedidos na era da TI híbrida. Eles devem considerar as seguintes recomendações: ESTABELECER O FOCO NO USUÁRIO FINAL E ORIENTAÇÃO AO SERVIÇO O objetivo principal da TI moderna é oferecer uma qualidade de serviço superior aos usuários finais, de modo a assegurar a produtividade do negócio. Para este propósito, a minimização dos atritos entre silos departamentais acelerará as atualizações, as mudanças, as implantações e o tempo de resolução de problemas, o que permitirá ao usuário final uma melhor experiência. Os profissionais de TI que operam em ambientes de TI híbrida devem considerar o aproveitamento dos princípios de uma abordagem DevOps para chegar a escolhas mais rápidas e que permitam melhor abastecimento, maior agilidade e eficiência organizacional. Assim é possível implementar, de forma rápida, atualizações e mudanças à infraestrutura, o que torna os serviços de TI, locais ou em nuvem, mais ágeis, simples e escalonáveis. OTIMIZAR A VISIBILIDADE Tanto com os recursos no local quanto com os recursos em nuvem de um ambiente de TI híbrida, é essencial um gerenciamento e monitoramento do conjunto de ferramentas que reveste um ponto de verdade único entre aquelas plataformas. A normalização da métrica, de alertas e de outros dados recolhidos de aplicativos e de fluxos de trabalho, independentemente da sua localização, permitirá uma abordagem mais eficaz à reparação, solução de problemas e otimização. APLICAR O MONITORAMENTO COMO UMA DISCIPLINA No mundo da TI híbrida, repleto de novas complexidades, o monitoramento não pode mais ser algo acessório. Ao estabelecer o monitoramento como uma função de TI essencial (ou, por outras palavras, o monitoramento como uma disciplina), as organizações 6 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 podem se beneficiar de uma estratégia de TI preventiva, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam o desempenho, o custo e a segurança da infraestrutura. APRIMORAR O TINO COMERCIAL À medida que os serviços de TI são viabilizados pelos fornecedores, os profissionais de TI precisam melhorar a seguinte tríade: o tino comercial para a negociação de contratos, o conhecimento técnico para entender e utilizar os serviços em nuvem disponíveis, e o gerenciamento de projetos. Isto exigirá a habilidade para gerenciar de forma eficaz orçamentos de projetos, fluxos de trabalho e prazos; dissecar termos e condições; e entender contratos de nível de serviço. ENFATIZAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTO TÉCNICOS FUNDAMENTAIS Para serem bem-sucedidos no mundo da TI híbrida, os profissionais de TI da atualidade precisam ir além dos papéis tradicionais e se tornar especialistas em múltiplas áreas, transitando por diversos domínios. As mais importantes competências e conhecimentos que os profissionais de TI precisam desenvolver ou aprimorar para serem bem-sucedidos no gerenciamento de ambientes de TI híbrida são: arquiteturas orientadas a serviços, automação, gerenciamento de fornecedores, migração de aplicativos, arquiteturas distribuídas, ferramentas e métricas de gerenciamento e monitoramento de TI híbrida e API. Saiba mais aqui sobre como a SolarWinds pode ajudar os profissionais de TI a monitorar e gerenciar melhor a sua infraestrutura, tanto no local quanto em nuvem. 7 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

8 RESULTADOS DO ESTUDO COMPLETO 8 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 PERFIL DEMOGRÁFICO 111 profissionais de TI, gerentes e diretores de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil participaram de um estudo online, em dezembro de TAMANHO DA EMPRESA número de funcionários 7% 12% Funcionários em tempo integral Funcionários em tempo integral Funcionários em tempo integral Funcionários em tempo integral 9% Funcionários em tempo integral Funcionários em tempo integral 19% 1 7% Funcionários em tempo integral Funcionários em tempo integral PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE TI 12% Profissional 53% Gerente Diretor Consultor de TI Outro, relacionado à área de TI 23% 9 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM IMPORTÂNCIA DA ADESÃO 5 75% 10 31% Extremamente importante 2 4 Total Overall Importante 42% 4 39% 4 Pequeno negóciosmall Bus Médio negócio Mid-Size Bus Grande empresa Enterprise Ligeiramente importante 1 29% Nada importante 1% Não tenho certeza 1% Em geral, qual é a importância de aderir a (o processo de adquirir e implementar) tecnologias de nuvem para o sucesso de longo prazo do seu negócio? 10 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

11 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM CINCO PRINCIPAIS VANTAGENS 5 75% 10 Contribui para aliviar o trabalho do pessoal de TI do gerenciamento diário de parte da infraestrutura 33% 51% 53% 6 #4 por classificação ponderada Redução de custos da infraestrutura 6 73% 78% 75% #2 por classificação ponderada Mais opções de serviços escalonáveis 5 68% 67% 72% #3 por classificação ponderada Elimina a responsabilidade de manutenção de infraestrutura de base 45% 4 6 #5 por classificação ponderada Trabalha conjuntamente e/ou integra as últimas tecnologias/funções com a totalidade dos aplicativos 41% % Proporciona aplicativos mais confiáveis 12% 1 33% Total Terceiriza o conhecimento de TI dos provedores de serviços em nuvem 3 29% Pequeno negócio Médio negócio Facilidade para atualizar e instalar novos códigos para correções mais rápidas de software. 38% 42% 48% 5 Grande empresa Facilidade para compilar aplicativos e colaborar com outras equipes 35% 4 Aumenta a flexibilidade e agilidade da infraestrutura % 9 #1 por classificação ponderada Quais você considera como as cinco principais vantagens de aderir às tecnologias de nuvem? 11 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

12 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM MIGRAÇÃO DE INFRAESTRUTURA 3% 15% % DA INFRAESTRUTURA DE TI QUE MIGROU PARA A NUVEM (TOTAL) 12% 12% 8% 1 POR TAMANHO DO NEGÓCIO: PEQUENO migrou migrated 1-9% migrou 1-9% migrated 10-2 migrated 10-2 migrou 25-49% migrated 25-49% migrou 50-7 migrated 11% 1 POR TAMANHO DO NEGÓCIO: MÉDIO 1% 1 1 POR TAMANHO DO NEGÓCIO: GRANDE EMPRESA 50-7 migrou 75-99% migrated 10 migrated 75-99% migrou Not sure 10 migrou Não tenho certeza 33% 12% 35% 3 19% Qual a sua avaliação mais otimista sobre a porcentagem da infraestrutura de TI da sua organização que já migrou para a nuvem (pública ou privada)? 12 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

13 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM ESTIMATIVA DE INFRAESTRUTURA 3% 5% 7% % DA INFRAESTRUTURA TOTAL DE TI NA NUVEM NOS PRÓXIMOS 3-5 ANOS (TOTAL) 18% 18% 8% 12% POR TAMANHO DO NEGÓCIO: PEQUENO 23% 2 2 migrou migrated 1-9% migrou 1-9% migrated 10-2 migrated 10-2 migrou 25-49% migrated 25-49% migrou 50-7 migrated 50-7 migrou 75-99% migrated 10 migrated 75-99% migrou Not sure 10 migrou Não tenho certeza 27% 17% POR TAMANHO DO NEGÓCIO: MÉDIO 13% 21% 1% 9% 3% 9% 19% POR TAMANHO DO NEGÓCIO: GRANDE EMPRESA Qual a sua avaliação mais otimista sobre a porcentagem total da infraestrutura de TI da sua organização que estará na nuvem (pública ou privada) nos próximos 3-5 anos? 13 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

14 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM PROBABILIDADE DE MIGRAÇÃO TOTAL PARA A NUVEM 5 75% 10 9% Muito provável 11% 17% Total Ligeiramente provável 2 21% 39% Pequeno negócio Médio negócio Grande empresa 3 Pouco provável 17% 43% 3 Muito improvável 17% 42% 3% Não tenho certeza 3% Qual a probabilidade de a infraestrutura de TI da sua organização migrar inteiramente para a nuvem no futuro? 14 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

15 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM ÁREAS DA INFRAESTRUTURA DE TI QUE MIGRARAM 5 75% 10 35% Base de dados 52% 6 Aplicativos 38% 9 68% 17% Segurança (testada como um serviço) 29% 1 3 Armazenamento 31% 33% 48% 1 Total Overall Outra Ainda não migrou nada para a nuvem 1 13% 1 Pequeno negócio Small Bus Médio negócio Mid-Size Bus Grande empresa Enterprise 7% Quais as áreas da infraestrutura de TI da sua organização que já migraram para a nuvem (pública ou privada)? 15 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

16 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM PRIORIDADES PARA A MIGRAÇÃO FUTURA 5 75% 10 Banco de dados 29% 4 #3 por classificação ponderada Aplicativos 39% 43% 4 52% #2 por classificação ponderada Segurança (testada como um serviço) 19% 23% #4 por classificação ponderada 48% Armazenamento 4 47% 5 #1 por classificação ponderada 17% Outra Nenhuma 13% 1 11% 12% 2 Overall Total Pequeno negócio Small Bus Médio negócio Mid-Size Grande empresa Bus Enterprise Dentre as áreas da infraestrutura de TI da sua organização que ainda não migraram para a nuvem, quais apresentam maior prioridade para a migração futura para a nuvem? 16 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

17 VANTAGENS E OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM CINCO PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA A ADESÃO À NUVEM 5 75% 10 Limitações de orçamento Convencimento dos responsáveis pelas decisões dos negócios sobre a necessidade e/ou vantagem 41% % #3 por classificação ponderada Falta de competências necessárias para implementar/ gerenciar Adoção da cultura DevOps 11% 21% Total Pequeno negócio Incapacidade para demonstrar o ROI % Médio negócio Grande empresa Interferência no desempenho do negócio/do usuário final durante a implementação 35% 35% 4 Necessidade de continuar a oferecer suporte à tecnologia herdada mais antiga 51% 48% 5 53% #4 por classificação ponderada Questões de segurança/adequação 72% 8 81% 8 #1 por classificação ponderada Questões envolvendo o gerenciamento de ambientes com vários/diferentes fornecedores 5 62% 6 6 #2 por classificação ponderada Trabalho exigido para mudar a infraestrutura existente 41% 47% 48% 67% #5 por classificação ponderada Outro 8% 9% 12% Quais são/foram os cinco principais obstáculos enfrentados pela sua organização para aderir às tecnologias de nuvem? 17 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

18 DESAFIOS DA MIGRAÇÃO PARA A NUVEM PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS AO MIGRAR 5 75% 10 Interferência em fluxo de trabalho/usuários finais 31% 3 38% Total Obtenção de novas competências de TI/treinamentos de TI 43% 38% 4 5 Pequeno negócio Médio negócio Teste 1 13% 1 2 Grande empresa Treinamento do usuário final 12% 18% 19% 33% Reestruturação de aplicativos para o funcionamento adequado na nuvem 4 69% 67% 77% Entendimento sobre os contratos de licença dos serviços/gerenciamento de custos 37% 4 57% 63% Desenvolvimento do entendimento sobre os elementos dinâmicos e em permanente mudança potencialmente relacionados com a computação em nuvem 41% 43% 4 4 Desenvolvimento do entendimento sobre novas tecnologias/fornecedores e sobre a sua relevância para a organização 38% 47% 5 49% Outro 5% 7% Quais dos seguintes foram os principais desafios que a sua organização experimentou ao migrar infraestrutura para a nuvem? 18 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

19 DESAFIOS DA MIGRAÇÃO PARA A NUVEM IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM LÍDERES EMPRESARIAIS 5 75% 10 6 Extremamente importante 5 57% 78% Importante 35% Total 5% Pequeno negócio Ligeiramente importante 8% Médio negócio Grande empresa 1% Nada importante 2% Não tenho certeza 3% Qual é a importância de trabalhar com líderes executivos empresariais ao desenvolver e executar uma estratégia de nuvem? 19 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

20 DESAFIOS DA MIGRAÇÃO PARA A NUVEM OS ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA DE NUVEM Diretor de informações/diretor de tecnologia/diretor de segurança de informações Outros diretores além do Diretor de informações/diretor de tecnologia/diretor de segurança de informações Ramo dos gerentes de negócios 5 75% % 31% 41% 48% 5 63% 69% 69% 8 Diretores/vice-presidentes de TI Administradores de sistemas Administradores de rede Administradores de armazenamento Administradores de virtualização 43% 39% 39% 38% 3 43% 38% 41% 48% 5 52% 57% % % 69% 81% Total Pequeno negócio Médio negócio Grande empresa Programadores 19% 19% 29% Engenheiros % 18% Arquitetos 29% 31% 37% 41% Provedores de nuvem 29% 31% 43% Integradores de sistemas 15% 1 18% Consultores 19% 29% 3 Engenheiros de DevOps 5% 11% 1 Analistas 19% 27% Outro Nenhuma das alternativas 5% 2% Não há estratégia de nuvem 5% Quem esteve envolvido no desenvolvimento da estratégia de nuvem da sua organização? 20 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

21 REALIDADES DO GERENCIAMENTO DE TI HÍBRIDA RECURSOS PARA GERENCIAR AMBIENTES DE TI HÍBRIDA 5 75% % 10 31% Certamente Definitely 2 3 Total Maybe Talvez 31% 4 39% 6 Pequeno negócio Médio negócio Grande empresa 1 Não tenho Not certeza Sure 8% 18% 13% Talvez Maybe não Not 13% 3% Absolutamente Definitely Not 1% A sua organização de TI possui recursos adequados para gerenciar um ambiente de TI híbrido? 21 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

22 REALIDADES DO GERENCIAMENTO DE TI HÍBRIDA PRINCIPAIS DESAFIOS DOS AMBIENTES DE TI HÍBRIDA 5 75% 10 Problemas de compatibilidade com o provedor de nuvem 37% 41% 4 48% Migração de aplicativos 39% 47% 4 51% Carga de trabalho/responsabilidades Complexidade de gerenciamento e monitoramento % 6 Controle sobre serviços e aplicativos baseados em nuvem 33% 35% 37% Visibilidade dos serviços e aplicativos baseados em nuvem 3 33% 4 Novo conjunto de competências técnicas e/ou de gerenciamento % Segurança 52% % Adoção da cultura DevOps 17% Total Pequeno negócio Outro 9% Médio negócio Grande empresa Quais dos seguintes você considera os principais desafios relacionados com ambientes de TI híbrida? 22 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

23 REALIDADES DO GERENCIAMENTO DE TI HÍBRIDA COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA GERENCIAR MELHOR AMBIENTES DE TI HÍBRIDA 5 75% 10 Arquiteturas orientadas a serviços 3 51% 5 57% Automação 48% Análise de dados 18% 3 39% Migração de aplicativos 43% 45% 5 Uso de contêineres e microsserviços 2 Arquiteturas distribuídas 48% 55% 57% 61% API 2 19% Gerenciamento de fornecedores 3 39% 3 61% DevOps 3 33% Ferramentas e métricas de monitoramento/gerenciamento híbridos 65% 6 63% 78% Codificação e roteirização 17% 1 21% 3 Total Outro Já possui todas as competências necessárias 3% 1% 1% Pequeno negócio Médio negócio Grande empresa Quais são as competências mais importantes que devem ser desenvolvidas/aprimoradas de forma a gerenciar melhor um ambiente de TI híbrida? 23 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

24 REALIDADES DO GERENCIAMENTO DE TI HÍBRIDA APOIO DA CHEFIA PARA APRIMORAR AS COMPETÊNCIAS NÍVEL DO APOIO DA CHEFIA E DA ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (TOTAL) 39% 4 35% POR TAMANHO DO NEGÓCIO: PEQUENO Sim Não Não tenho certeza POR TAMANHO DO NEGÓCIO: MÉDIO 37% 38% 37% POR TAMANHO DO NEGÓCIO: GRANDE EMPRESA 5 Você conta com o nível de apoio necessário por parte da chefia e da organização como um todo para desenvolver/aprimorar estas competências? 24 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI SOLARWINDS 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA 2016 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

25 RELATÓRIO DAS TENDÊNCIAS DE TI 2016: A EVOLUÇÃO DA TI HÍBRIDA Veja o estudo online em it-trends.solarwinds.com As marcas SolarWinds e SolarWinds & Design são propriedade exclusiva da SolarWinds Worldwide, LLC e das suas filiais, estão registradas no Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, e podem estar registradas ou aguardando o registro em outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviços e logotipos da SolarWinds podem ser marcas legais comuns, registradas ou que aguardam registro nos Estados Unidos ou em outros países. Todos as outras marcas comerciais aqui mencionadas são utilizadas apenas para propósito de identificação e podem ser marcas comerciais ou marcas comerciais registradas das suas respectivas empresas.

Retrato De Uma Organização De Ti Híbrida

Retrato De Uma Organização De Ti Híbrida Retrato De Uma Organização De Ti Híbrida Brasil 2017 Brasil 2017 INTRODUÇÃO PRINCIPAIS CONCLUSÕES RECOMENDAÇÕES PERFIL DEMOGRÁFICO RESULTADOS DA PESQUISA COMPLETA 3 4 7 9 10 Introduction A importância

Leia mais

Acelere sua jornada para a nuvem

Acelere sua jornada para a nuvem Acelere sua jornada para a nuvem Migrar para a nuvem permite transferir cargas de trabalho de sistemas únicos para uma plataforma híbrida. Ela fornece um método estruturado para a migração junto com diversos

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

Cada vez mais empresas optam pela nuvem

Cada vez mais empresas optam pela nuvem Todos estão buscando usá-la, alguns usufruindo seus benefícios, mas poucos maximizando seu valor Setembro 2016 Resumo executivo A adoção da nuvem aumentou 61% desde o ano passado, sendo que 73% das empresas

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? Houve uma proliferação das ofertas de nuvem pública, e a nuvem privada se popularizou. Agora, a questão é como explorar o potencial

Leia mais

Perguntas a fazer ao seu fornecedor

Perguntas a fazer ao seu fornecedor A ESCOLHA DE UMA PLATAFORMA DE ECM Perguntas a fazer ao seu fornecedor Guia para identificar o que o produto faz e como o faz Parabéns por dar seus primeiros passos rumo a uma organização melhor, mais

Leia mais

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Como uma empresa de cosméticos líder do segmento

Leia mais

SERVIÇOS DA EMC PARA O UNITY

SERVIÇOS DA EMC PARA O UNITY SERVIÇOS DA EMC PARA O UNITY Aproveite ao máximo o valor da sua solução EMC Unity PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Garantia do desempenho ideal da sua solução EMC Unity Maximização do retorno sobre o investimento

Leia mais

Otimize Seu Armazém De Dados Corporativos Com O Hadoop

Otimize Seu Armazém De Dados Corporativos Com O Hadoop Otimize Seu Armazém De Dados Corporativos Com O Hadoop COMEÇAR A tecnologia de armazém de dados corporativos (EDW) é um recurso confiável para as organizações há mais de dez anos. Com ela, as unidades

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

nddprint MPS Eventos da monitoração Métricas de fechamento de contratos Monitoramento Da operação Controle de estoques

nddprint MPS Eventos da monitoração Métricas de fechamento de contratos Monitoramento Da operação Controle de estoques nddprint MPS Monitoramento Da operação Controle de estoques Eventos da monitoração Métricas de fechamento de contratos Muitas possibilidades em uma única ferramenta. Definimos a substituição do suprimento

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

As certificações no mercado de ECM

As certificações no mercado de ECM As certificações no mercado de ECM Walter W. Koch Evolução do mercado Baseado em Atle Skjekkeland Era Main frame Mini PC Inter net Nuvem Social Ano 1960 1975 1975 1992 1992 2001 2001 2009 2010 2015 Gestão

Leia mais

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI).

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). PDI Plano Diretor de Informática O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). O PDI proporciona à empresa ordens sobre o futuro

Leia mais

A solução cloud mais eficiente para administrar as equipes de trabalho móveis

A solução cloud mais eficiente para administrar as equipes de trabalho móveis A solução cloud mais eficiente para administrar as equipes de trabalho móveis Nos próximos 4 anos, quase 70% das grandes empresas com serviços de campo, fornecerão a seus técnicos com aplicativos móveis

Leia mais

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços:

1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: Questões de múltipla escolha 1. A função DevOps, que se concentra principalmente em Produtos & Serviços: a) Desenvolvimento Ágil b) Melhoria Contínua c) Automatizar tudo d) Centralizar o Desenvolvimento

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Relatório TechInsights Setembro de Relatório TechInsights: o que empresas inteligentes sabem sobre o DevOps

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Relatório TechInsights Setembro de Relatório TechInsights: o que empresas inteligentes sabem sobre o DevOps DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Relatório TechInsights Setembro de 2013 Relatório TechInsights: o que empresas inteligentes sabem sobre o DevOps 2 Relatório TechInsights Setembro de 2013 Resumo executivo O DevOps

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

CA Business Service Insight

CA Business Service Insight FOLHA DE PRODUTOS: CA Business Service Insight CA Business Service Insight agility made possible Com o CA Business Service Insight, é possível saber quais serviços estão sendo usados dentro de sua empresa,

Leia mais

Cloud Computing CIAB 22 de Junho de Marcelo Medeiros Diretor Executivo & Gerente Geral Enterprise Solutions, Dell Brasil

Cloud Computing CIAB 22 de Junho de Marcelo Medeiros Diretor Executivo & Gerente Geral Enterprise Solutions, Dell Brasil Cloud Computing CIAB 22 de Junho de 2016 Marcelo Medeiros Diretor Executivo & Gerente Geral Enterprise Solutions, Dell Brasil 2 A fronteira entre o negócio e a TI no setor financeiro do Brasil 3 Até o

Leia mais

Não fique para trás. Os benefícios comerciais da ampliação da adoção da nuvem. Um InfoBrief da IDC, patrocinado pela Cisco Agosto de 2015

Não fique para trás. Os benefícios comerciais da ampliação da adoção da nuvem. Um InfoBrief da IDC, patrocinado pela Cisco Agosto de 2015 Agosto de 2015 Atingir níveis mais elevados de adoção da nuvem permite que as empresas melhorem concretamente a alocação estratégica de orçamentos de TI, reduzam os custos e o tempo para provisionar serviços

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

VERDADES OCULTAS SOBRE O SUPORTE AO BANCO DE DADOS ORACLE

VERDADES OCULTAS SOBRE O SUPORTE AO BANCO DE DADOS ORACLE RELATÓRIO AS DE PESQUISA VERDADES OCULTAS SOBRE O SUPORTE AO BANCO DE DADOS ORACLE Resumo executivo Sobre a pesquisa No final de 2016, a Rimini Street realizou uma pesquisa com o intuito de mapear os serviços

Leia mais

Tufin Orchestration Suite. Orquestração de Políticas de Segurança em Redes Físicas e Plataformas em Nuvem

Tufin Orchestration Suite. Orquestração de Políticas de Segurança em Redes Físicas e Plataformas em Nuvem Tufin Orchestration Suite Orquestração de Políticas de Segurança em Redes Físicas e Plataformas em Nuvem Tufin Orchestration Suite O Tufin Orchestration Suite provê Cyber Resiliência & Agilidade com a

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Guidewire Digital Portals. Adapt and succeed

Guidewire Digital Portals. Adapt and succeed Guidewire Digital Portals Adapt and succeed Nossa visão dos meios digitais Para ajudar seguradoras a se adaptarem e terem sucesso em um momento de crescentes expectativas dos meios digitais, fornecemos

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Tecnologia da Informação Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - TI É o conjunto de recursos não humanos dedicados ao

Leia mais

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para configurar e

Leia mais

D E S T A Q U E D E M E R C A D O. N u ve m c o n d u z g r a n d e s mudanças nas h a b i l i d a d e s das organiz ações d e T I

D E S T A Q U E D E M E R C A D O. N u ve m c o n d u z g r a n d e s mudanças nas h a b i l i d a d e s das organiz ações d e T I D E S T A Q U E D E M E R C A D O D A I D C N u ve m c o n d u z g r a n d e s mudanças nas h a b i l i d a d e s das organiz ações d e T I Fevereiro de 2016 Adaptado de IDC FutureScape: Worldwide Cloud

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM Marcia Carvalho de Almeida, André Lucio de Oliveira Leonardo Soares Vianna Rodrigo de Paula Cordeiro RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar um problema na

Leia mais

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 1 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 Organizações globais que trabalham com times distribuídos

Leia mais

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade

Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade Indústria 4.0 A nova fronteira da competitividade João Emilio Gonçalves Gerente Executivo - Unidade de Política Industrial Diretoria de Desenvolvimento Industrial - DDI CNI - Confederação Nacional da Indústria

Leia mais

SEU FUTURO DEPENDE DAS SUAS AÇÕES HOJE

SEU FUTURO DEPENDE DAS SUAS AÇÕES HOJE SEU FUTURO DEPENDE DAS SUAS AÇÕES HOJE Painel de Clientes: Como as empresas estão se preparando para a transformação digital BORIS KUSZKA Solution Architect Director São Paulo, 19 de Setembro de 2017 90%

Leia mais

Autonomia para equipes e departamentos com visualizações rápidas

Autonomia para equipes e departamentos com visualizações rápidas da solução SAP SAP Lumira, edição edge Autonomia para equipes e departamentos com visualizações rápidas A solução de visualização de dados para equipes e departamentos A solução de visualização de dados

Leia mais

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO Conheça o ondemand da Lionbridge Todas as empresas usam serviços de tradução Não é apenas a sua organização, a maioria das empresas enfrenta a crescente

Leia mais

Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado

Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado Por que você deve gerenciar o desempenho dos serviços? A TI não gerencia a

Leia mais

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos.

BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. BANCO DE DADOS NA NUVEM (DbaaS) Escalabilidade, performance e segurança com custos reduzidos. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO De acordo com um estudo da TechNavio, a taxa de crescimento anual do mercado global de

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

Cases de Sucesso Google Apps

Cases de Sucesso Google Apps Cases de Sucesso Google Apps Saiba na prática como a solução corporativa da Google está contribuindo para otimizar e melhorar a comunicação das empresas Google Apps for Work: a integração na prática que

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

RELATÓRIO DA THALES SOBRE AMEAÇAS A DADOS DE Tendências em Criptografia e Segurança de Dados

RELATÓRIO DA THALES SOBRE AMEAÇAS A DADOS DE Tendências em Criptografia e Segurança de Dados RELATÓRIO DA THALES SOBRE AMEAÇAS A DADOS DE 2017 Tendências em Criptografia e Segurança de Dados EDIÇÃO PARA MÉXICO E FOCO NO www.thales-esecurity.com RELATÓRIO DA THALES SOBRE AMEAÇAS A DADOS DE 2017

Leia mais

como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo?

como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo? RESUMO DA SOLUÇÃO CA Business Service Insight para Gerenciamento do nível de serviço como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo? agility made

Leia mais

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos?

você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? RESUMO DA SOLUÇÃO: Soluções de Gestão de Projetos e Portfólios para Inovação de Produtos você consegue aumentar a inovação em todo o seu portfólio de produtos? you can As soluções de Gestão de Projetos

Leia mais

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Melhore Estenda Reduza a experiência do cliente e aumente

Leia mais

POR QUE OS LÍDERES DO VAREJO ESTÃO MUDANDO PARA O PONTO DE VENDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO?

POR QUE OS LÍDERES DO VAREJO ESTÃO MUDANDO PARA O PONTO DE VENDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO? POR QUE OS LÍDERES DO VAREJO ESTÃO MUDANDO PARA O PONTO DE VENDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO? A POR QUE OS LÍDERES DO VAREJO ESTÃO MUDANDO PARA O PONTO DE VENDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO? Já que as lojas são fundamentais

Leia mais

Guidewire PolicyCenter. Adapt and succeed

Guidewire PolicyCenter. Adapt and succeed Guidewire PolicyCenter Adapt and succeed P O L I C Y C E N T E R Profissionais de gerenciamento de apólice e subscrição disseram o que eles queriam em um sistema de apólices: automação, unificação de sistemas

Leia mais

Escolhendo uma solução de gerenciamento do desempenho de aplicativos

Escolhendo uma solução de gerenciamento do desempenho de aplicativos DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA ABRIL DE 2016 Escolhendo uma solução de gerenciamento do desempenho de aplicativos Simplifique o processo para encontrar o fornecedor e a tecnologia de APM ideais para sua organização.

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

principais critérios para selecionar um provedor de serviços gerenciados

principais critérios para selecionar um provedor de serviços gerenciados 10 principais critérios para selecionar um provedor de serviços gerenciados Como serviços gerenciados e em nuvem ajudam a TI a entregar serviços de valor de negócios Visão geral 10 principais critérios

Leia mais

Elimine os riscos da migração de redes de data centers

Elimine os riscos da migração de redes de data centers Elimine os riscos da migração de redes de data centers Otimize seu investimento em arquitetura e TI e reduza a complexidade e os riscos Os Cisco Data Center Migration Services ajudam empresas e prestadores

Leia mais

POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT

POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT POR QUE A EMC PARA ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT FUNDAMENTOS ORACLE LIFECYCLE MANAGEMENT Agilidade O AppSync tem as práticas recomendadas das tecnologias de replicação da Oracle e da EMC integradas no produto,

Leia mais

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

PROCESSOS DE NEGÓCIOS GESTÃO DE DE NEGÓCIO UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS PROFESSORA: LUCIANA FORTES FARIAS UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS CONTEÚDO DESTA UNIDADE 2.1 Melhoria de processos e reengenharia organizacional 2.2

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 629 ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL José Miguel Etchalus(1); Antonio augusto de Paula Xavier(2) & Luciano Scandelari(3) (1)Eng. Civil, Especialista em Engenharia

Leia mais

Modernização da Gestão de Compras. Um guia para a Transformação Digital em 7 passos

Modernização da Gestão de Compras. Um guia para a Transformação Digital em 7 passos Modernização da Gestão de Compras Um guia para a Transformação Digital em 7 passos Gestão de Compras e Tecnologias É possível conectar tudo isso! A função de compras em empresas de todos os portes está

Leia mais

INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Os cursos do Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo preparam para as novas exigências do

Leia mais

São Paulo. August,

São Paulo. August, São Paulo August, 28 2018 Transformação da força de trabalho O que isso significa para você e sua empresa? Piero Cabral Gerente de Marketing de Produtos Linha Client A forma como trabalhamos está mudando

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS.

DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS. DESAFIOS VÃO SEMPRE EXISTIR. AS SOLUÇÕES É QUE DEVERÃO SER CADA VEZ MAIS INOVADORAS. PORTfólio Softwares SOLUÇÕES PERSONALIZADAS, SUPORTE DEDICADO, EQUIPE QUALIFICADA E MUITA EXPERIÊNCIA. O QUE A SUA

Leia mais

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL

Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem. Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL Um guia passo a passo para colocar aplicativos COBOL na nuvem Implante em ambientes virtuais e na nuvem com o Visual COBOL 1 As novas possibilidades: COBOL na nuvem Colocar seus aplicativos COBOL na nuvem

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática

Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática Cultura DevOps: desenvolvimento e aplicação na prática Introdução As empresas que dependem de software para entregar novos produtos e serviços devem oferecer soluções inovadoras e com uma boa experiência

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência 1. Análise para tomada de Decisão Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência

Leia mais

Informática, ética e sociedade

Informática, ética e sociedade Informática, ética e sociedade Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Profissional de Informática 2 Agenda Profissional de Informática 3 Profissional de Informática 1. Profissionais

Leia mais

A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios

A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios A TI como uma direcionadora de negócios estratégicos À medida que o mundo se tornou mais conectado

Leia mais

O estado da transformação da TI para serviços financeiros

O estado da transformação da TI para serviços financeiros O estado da transformação da TI para serviços financeiros Uma análise feita pela EMC e pela VMware A EMC e a VMware estão ajudando os departamentos de TI em empresas de serviços financeiros a se transformarem

Leia mais

é possível otimizar o uso de seus recursos de virtualização e na nuvem agora e no futuro?

é possível otimizar o uso de seus recursos de virtualização e na nuvem agora e no futuro? RESUMO DA SOLUÇÃO Solução de Posicionamento e balanceamento virtual é possível otimizar o uso de seus recursos de virtualização e na nuvem agora e no futuro? agility made possible A solução automatizada

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS

Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS Como criar seu ecossistema de dados com o Tableau no AWS Migrando seu BI para a nuvem Seu BI funciona e, provavelmente, funciona muito bem. Porém, continuar capacitando seus colegas com os dados será um

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Veja o alô de John Chambers. O futuro é aqui agora com a Cisco TelePresence.

Veja o alô de John Chambers. O futuro é aqui agora com a Cisco TelePresence. Prospecto da empresa Veja o alô de John Chambers. O futuro é aqui agora com a Cisco TelePresence. 2010 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este é um documento de informações públicas

Leia mais

TECNOLOGIA INTELLIGENT FABRIC DA ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE ELIMINANDO O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA QUE A TI PROPORCIONE AGILIDADE EMPRESARIAL

TECNOLOGIA INTELLIGENT FABRIC DA ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE ELIMINANDO O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA QUE A TI PROPORCIONE AGILIDADE EMPRESARIAL TECNOLOGIA INTELLIGENT FABRIC DA ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE ELIMINANDO O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA QUE A TI PROPORCIONE AGILIDADE EMPRESARIAL APPLICATION NOTE INTRODUÇÃO Este documento explica como a tecnologia

Leia mais

IMAGINE SOLUÇÃO SOLUÇÃO MANUTENÇÃO PREDIAL SEU PROJETO

IMAGINE SOLUÇÃO SOLUÇÃO MANUTENÇÃO PREDIAL SEU PROJETO IMAGINE ENCONTRAR ENCONTRAR A SOLUÇÃO SOLUÇÃO PERFEITA PERFEITA PARA PARA O GERENCIAMENTO GERENCIAMENTO DA DO MANUTENÇÃO SEU PROJETO PREDIAL SOBRE A EMPRESA www.websitename.com 01 A Task Plan Gerenciamento

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Visão Geral dos Paradigmas Quais os paradigmas mais comuns? Do que é composto um programa

Leia mais

Conectando o armazenamento IBM a múltiplos ambientes em nuvem

Conectando o armazenamento IBM a múltiplos ambientes em nuvem Artigo Insights de Tecnologia Conectando o armazenamento IBM a múltiplos ambientes em nuvem O IBM Spectrum Connect simplifica as implementações de armazenamento em nuvem Por Steve Scully, Analista Sênior

Leia mais

Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação

Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação White Paper Deployment Authomation Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação Índice página O valor da entrega contínua.... 1 A desconexão entre criar e implantar.... 3 Automação e integração

Leia mais

Sistemas de. Informações Gerenciais

Sistemas de. Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Apresentação do Oracle Value Chain Execution Sua rede de logística está mudando constantemente e está mais complexa do que nunca. A necessidade

Leia mais

dpvt Cisco Borderless Networks Segurança e vídeo. Gerenciados William Hosokawa

dpvt Cisco Borderless Networks Segurança e vídeo. Gerenciados William Hosokawa dpvt Cisco Borderless Networks Segurança e vídeo. Gerenciados William Hosokawa william.hosokawa@comstor.com.br A nova empresa sem fronteiras Experiência sem fronteiras Segurança Confiabilidade Continuidade

Leia mais

IV Workshop PPI -CIESP

IV Workshop PPI -CIESP IV Workshop PPI -CIESP Por dentro da Segurança 25/10/2016 Por dentro da Segurança Inteligência Competitiva com Sistemas de Câmeras Integrados aaffonso@tpsolutions.com.br 2 a2 a3 Evolução Tecnológica A

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018

SCRUM MASTER PROFESSIONAL CERTIFICATE (SMPC) SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 SIMULADO DO EXAME Sample Test V092018 1. O Scrum Master é responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. 2. Scrum é um(a) que está sendo utilizado para gerenciar o trabalho em

Leia mais

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio Engenharia de Software Gerenciamento de Pessoal Professor Joerllys Sérgio Pessoas no Processo Pessoas constituem o bem mais valioso de uma organização. Atividades de um gerente são fortemente orientadas

Leia mais

ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment

ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment ArcGIS Enterprise: Configuring a Base Deployment Duração: 2 dias (16 horas) Versão do ArcGIS Pro: 10.4 Material didático: Inglês www.academiagis.com.br Descrição Saiba como instalar e configurar uma implantação

Leia mais

IBM Oracle International Competency Center. Minimize os riscos e maximize os resultados

IBM Oracle International Competency Center. Minimize os riscos e maximize os resultados IBM Oracle International Competency Center Minimize os riscos e maximize os resultados Recurso com equipe completa em único local Cada local ICC é composto por equipes de funcionários IBM A frase minimizar

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN

SUPORTE ATLASSIAN 2017 SUPORTE ATLASSIAN SUPORTE ATLASSIAN 2017 1 Se as ferramentas Atlassian são de alto nível de importância dentro da sua organização, considere nosso Suporte Platinum. Mantenha sua equipe focada no que realmente interessa

Leia mais