9.ANÁLISE DE REFERENCIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9.ANÁLISE DE REFERENCIAIS"

Transcrição

1 9.ANÁLISE DE REFERENCIAIS 23

2 PRIMETIME CONDICIONANTES - FORMAS, VOLUMES E MATERIALIDADE. 24 ARQUITETO: Arquitetos Marcio Kogan e Lair Reis. ANO: LOCAL: São Paulo. Visão da fachada da escola. Volume cúbico amarelo se projeta além da construção. FONTE: Editora Educacional, Entrada principal iluminada à noite. Destaque nos materiais. FONTE: ArcoWeb, o volume da sala de reunião se destaca por ser saliente e também pela utilização da cor amarela. A circulação da sala de aula do último pavimento, pode ser ampliada através da abertura das portas de correr. A sala pode ser preservada ou integrada. Sala com integração da circulação. O brise-soleil metálico em destaque. FONTE: ArcoWeb, 2008.

3 25 Rampa de acesso ao último pavimento. FONTE: Constructalia, Cubo amarelo que abriga a sala de reunião. FONTE: Constructalia, Rampa com visão para o pátio da escola. FONTE: ArcoWeb, A rampa ganha destaque com a iluminação e com a parede ao fundo na cor amarela. Possui uma pele de vidro por onde podese observar o parque da escola. Abaixo da rampa estão dispostos colchonetes, por onde as crianças podem realizar leituras. Estes jogos de volumes e o contraste das cores é o que será destacado para o projeto. Área embaixo da rampa, com colchonetes onde foi transformada em uma biblioteca, para as crianças poderem manusear os livros. FONTE: ArcoWeb, 2008.

4 26 Planta baixa pavimento térreo. FONTE: Constructalia, Planta baixa pavimento intermediário. FONTE: Constructalia, A escola está localizada em um terreno de esquina e pequeno, motivo pelo qual foi necessário verticalizar a edificação. Os três pavimentos da escola são ligados por rampas. No térreo estão o setor de administração e de serviço, possui também uma sala multiuso para apresentação. Os pavimentos superiores são para as crianças, no segundo para as que já conseguem caminhar e o terceiro para os bebês. Planta baixa pavimento superior. FONTE: Constructalia, 2010.

5 27 PASCHALISSCHOOL CONDICIONANTES - RELAÇÃO INTERIOR E EXTERIOR, PRESERVAÇÃO DA ÁRVORE E ESPAÇOS DE ENTRADA DAS SALAS. ARQUITETO: Atelier PRO Architects. ANO: LOCAL: Holanda. A escola preserva a árvore existente no terreno e dispõe as edificações no entorno dela. As edificações ganham destaque utilizando a cor vermelha, que causa contraste com a árvore. Os corredores das salas também são utilizados para recreação. Árvore preservada na construção da escola. Sala de aula faz ligação direta com o pátio.

6 28 Possui em sua circulação mesas para que as crianças possas fazer pesquisas nos computadores, trabalhos. A circulação é ampla, onde elas podem guardar seus pertences e transitarem tranquilamente. A sala de aula permite visualização da circulação através da porta de vidro, que possui grande dimensão. A vegetação e a relação das salas com a circulação é o que servirá de destaque para o projeto. Passarela ligando os dois blocos da escola. Planta baixa. Sala de aula e o espaço no corredor utilizado para a pesquisa.

7 GALILEE CATHOLIC LEARNING COMMUNITY CONDICIONANTES - ESPAÇOS DE CONTEMPLAÇÃO DOS VISUAIS. 29 ARQUITETO: Russell & Yelland Arquitetos. ANO: LOCAL: Austrália. Espaços salientes da edificação que server para realizar leitura e contemplação. Exploração dos visuais. Sala de aula com aberturas de vidro. Espaços de contemplação do entorno existem em todas as salas de aula, cada uma com direção diferente. Vários visuais são explorados. Estes espaços utilizam a cor azul, que servem de moldura para a paisagem e o azul do céu. Espaço para leitura e contemplação. Exploração dos visuais.

8 30 Há amplos espaços no exterior onde as crianças podem brincar e também contemplar a paisagem. Os volumes de contemplação são salientes e possuem cor diferenciada, que se destacam na fachada da escola por ela ser branca. Estes espaços de contemplação é o que servirá de destaque para o projeto. Planta baixa. A escola possui apenas quatro salas de aula, elas possuem ligações, onde podem serem integradas. Possui um espaço central em comum para as salas de aula. Fachada da escola, espaços para brincadeiras ao ar livre.

9 NOVA ESCOLA HILLSIDE CONDICIONANTES - COBERTURA VERDE E MATERIALIDADE. 31 ARQUITETO: Arquitetos Stacy Leddy Maytum. ANO: LOCAL: Califórnia. Brises de madeira para proteger as janelas das salas de aula. FONTE: Tah2, A escola possui materiais em harmonia. Brises são utilizados para proteção do sol, mas permitem a passagem da ventilação. Possui espaços para observar a paisagem. Vista aérea da escola. Utilização de telhado verde em um bloco. FONTE: Tah2, A cobertura verde do bloco da administração integra a edificação com a vegetação do entorno. Preserva o entorno e se apropria da vegetação para a criação da escola. A cobertura verde e a harmonia dos materiais é o que servirá de destaque para o projeto. Espaços onde se pode observar a paisagem. FONTE: Tah2, 2010.

10 32 Planta esquemática da escola com alguns condicionantes. FONTE: Tah2, Possui duas edificações com cobertura verde e o bloco das salas de aula possuem placas para captação da energia solar.

11 YUYU-NO-MORI NURSERY SCHOOL AND DAY NURSERY CONDICIONANTES - ESPAÇO DE RECREAÇÃO ESTRUTURA DE REDE. 33 ARQUITETO: Meio Ambiente Instituto de Design (Escritório de design arquitetônico e paisagístico, no Japão, que é especializada na criação de ambientes de crianças através de pesquisa e concepção). ANO: LOCAL: Japão. Harmonia nos materiais utilizados. Big estrutura de jogo de rede. Espaço de recreação. A escola possui uma rede para a recreação das crianças, onde elas podem brincar nas horas livres. pode ser observada da escada. Possui dois níveis onde podem ser transitados através de passagens ao longo da rede. Escada embaixo da estrutura de rede.

12 34 A rede está localizada no centro da escola, as crianças para chegarem as salas de aula passam pela escada onde passam embaixo da rede. Planta baixa pavimento térreo. projeto. Espaços lúdicos para as crianças é o que será destacado para o Planta baixa pavimento superior.

13 ARRELETES DAY CARE CENTRE CONDICIONANTES - COBERTURA VERDE E DINAMISMO NA CIRCULAÇÃO. 35 ARQUITETO: Studio Xavier Vilalta. ANO: LOCAL: Espanha. Implantação esquemática da escola. Relação campos e casas da aldeia. FONTE: XVstudio, Localização da escola. FONTE: XVstudio, A escola foi inspirada na experiência pessoal do arquiteto da sua infância: memórias de árvores de fruto incontáveis, a sombra das árvores e espaços perfeitamente organizados com uma geometria calculada Xavier Vilalta. Isto foi materializado no volume das salas de aula. Vista das janelas redondas do exterior. FONTE: Dezeen, 2009.

14 36 Os materiais utilizados foram o aço, concreto, vidro e a madeira. Possui em sua fachada sudeste uma pele de vidro que permite o visual do entorno. Alguns vidros coloridos no corredor de acesso faz com que o mesmo se torne divertido para as crianças e torna o edifício com um caráter representativo para acolher a população e os visitantes. A circulação possui cor forte, a parede é pintada de verde com as janelas com vidros coloridos o que ajuda as crianças no seu desenvolvimento e a despertar diferentes sensações. Janelas redondas com vidro coloridos, transforma a circulação em uma diversão. FONTE: Dezeen, Jardim no terraço para os habitantes da aldeia continuarem a olhar para o campo. FONTE: Dezeen, Janelas ao alcance das crianças, para que possam desfrutar dos visuais. FONTE: XVstudio, 2010.

15 37 O lobby e a primeira sala de aula podem ser transformados em um salão amplo. As salas de aula são conectadas pela circulação onde as crianças podem desfrutar de excelentes visuais através da janela horizontal ao alcance delas. A cobertura verde e salas de aula com bastante cores é o que servirá de destaque para o projeto. Corte da escola, relação com o terreno e as janelas circulares da circulação. FONTE: XVstudio, Corte da escola, relação entre os dois pavimentos e a entrada das salas. FONTE: XVstudio, As janelas da circulação horizontal tem como idéia geradora um punhado de folhas, que é transmitida através de uma imagem pixelada que é executada por janelas circulares com vidros coloridos. Planta baixa térreo ( acima), planta baixa pavimento superior (embaixo). FONTE: Dezeen, Imagem pixelada geradora da ideia de um punhado de folhas, que foi executada nas janelas circulares com vidros coloridos. FONTE: XVstudio, 2010.

16 38 O projeto cria dois volumes, um na parte inferior que são as salas de aula, o pátio que é apoiado pela parede agrícola existente e seguindo a orientação dos campos agrícolas. E outro volume acima onde localiza-se a sala dos professores que segue a direção das casas da vila, possui vista para o pátio onde ficam as crianças. No lado exterior da circulação a parede é de concreto aparente onde as janelas circulares com vidros coloridos ganham maior destaque. Sala de aula com utilização de cores, portas que permitem a abertura total para o corredor. Pilares com proteção na altura das crianças. FONTE: Dezeen, As salas de aula utilizam bastante cores, que ajudam a estimular as crianças no interesse por coisas novas. As salas também permitem uma boa insolação onde as crianças podem brincar tomando banho de sol. Vista das janelas redondas do exterior. FONTE: XVstudio, Sala de aula com espaços amplos e dinâmicos. FONTE: Dezeen, 2009.

17 TAKA TUKA LAND CONDICIONANTES - ESPAÇOS DE RECREAÇÃO. 39 ARQUITETO: Baupiloten (Grupo de estudantes na faculdade de arquitetura da Universidade Técnica de Berlim que realizam projetos de construção). ANO: LOCAL: Alemanha. Espaço que estimula a criatividade através da brincadeira. FONTE: Archdaily, Espaço de diversão com a entrada dos raios solares. FONTE: Archdaily, Possui espaços dinâmicos para que as crianças possam explorar totalmente ambiente, realizando novas descobertas. No exterior as aberturas também estão ao alcance das crianças. Espaços dinâmicos e para lazer das crianças é o que servirá de destaque para o projeto. Integração interior com o exterior, janelas no nível das crianças. FONTE: Archdaily, 2008.

18 40 Fachada da escola. Espaço de brincadeiras. Espaços para brincadeiras e estímulo para a imaginação. FONTE: Archdaily, FONTE: Archdaily, Explora os ambientes e os objetos na altura das crianças. A criança é a prioridade da escola. Planta baixa. FONTE: Archdaily, Painéis com exposição dos trabalhos na altura das crianças. FONTE: Archdaily, 2008.

Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida

Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida Um registro da arquitetura moderna Residência Austregésilo Freitas Alanna Maria Ribeiro Eduardo Pinto Nathalia Nishida Residência Austregésilo Freitas, 1958. Av. Cabo Branco 2332, Tambaú, João Pessoa-PB.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL DIVISÃO DE PROJETOS E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS REGIÃO SÃO GIÁCOMO ADMINISTRAÇÃO COMUNITÁRIA MARÇO/2009 PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

Implantação e Partido Formal

Implantação e Partido Formal CASA ATELIER Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 CASA MÍNIMA CASA RIO BONITO Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Ano 2005 CASA VARANDA Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Local Itanhangá, Rio de Janeiro

Leia mais

Loja Carmim. Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos. c a s e. Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves

Loja Carmim. Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos. c a s e. Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves c a s e Loja Carmim Projeto de iluminação cria efeitos assimétricos e destaca produtos Por Rodrigo Casarin Fotos: Rita Gonçalves A LOJA CARMIM, QUE HÁ 10 ANOS OCUPA O MESMO ESPAÇO EM uma esquina do Shopping

Leia mais

CASA EM PINHEIROS CASA BOAÇAVA

CASA EM PINHEIROS CASA BOAÇAVA CASA EM PINHEIROS CASA BOAÇAVA Local: Pinheiros - SP Local: São Paulo - SP Ano: 2007 Ano: 2009 Escritório UNAArquitetos Escritório UNAArquitetos Autoras: Ana Elísia da Costa e Nathália Striebel A análise

Leia mais

ESTAGIO SUPERVISIONADO V

ESTAGIO SUPERVISIONADO V Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia Departamento de Arquitetura Coordenação de Arquitetura e Urbanismo ESTAGIO SUPERVISIONADO V Estagiário: Armando Augusto Rodrigues Mariano Matrícula:

Leia mais

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo)

Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) LOCALIZAÇÃO BLOCO 04 BLOCO 03 BLOCO 02 BLOCO 01 Área do Terreno: 5.000,00 m² Nº Vagas: 136 (68 Vagas no Subsolo / 68 Vagas no Térreo) TÉRREO TOTAL PAVIMENTO: 1.406,98 m² 25,50 m 20,20 m 11,60 m 12,73

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL

ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL SEMINÁRIO 1 ARQUITETURA RESIDENCIAL O que é uma casa? O que é uma casa? O que é uma casa? O que é uma casa? OBRA ARQUITETÔNICA BELEZA TÉCNICA FUNÇÃO COMPOSIÇÃO ESTÉTICA APARÊNCIA CONSTRUÇÃO MATERIAIS REALIZAÇÃO

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA PLANAR

ANÁLISE COMPARATIVA PLANAR ANÁLISE COMPARATIVA PLANAR CASA EM JOINVILLE Local: Joinville, SC Ano: 2009 Escritório: UNA Arquitetos CASA EM JOANÓLOPIS Local: Joanópolis, SP Ano:2005 A análise comparativa de duas casas projetadas pelo

Leia mais

torre eólica para ventos de alta velocidade anéis com perfis aerodinâmicos, girando ao redor de uma torre fixa que abriga os geradores e as baterias

torre eólica para ventos de alta velocidade anéis com perfis aerodinâmicos, girando ao redor de uma torre fixa que abriga os geradores e as baterias auto-suficiência energética limpa utilizando energia geotérmica, solar e eólica para ventos de alta velocidade associada à racionalização do uso e do descarte BASE ANTARTICA torre eólica para ventos de

Leia mais

Um bairro com novas cores e bem pertinho da praia.

Um bairro com novas cores e bem pertinho da praia. Com acesso facilitado pela orla, o Imbuí sempre se destacou pela sua praticidade. Próximo a grandes shoppings, faculdades e ao principal centro financeiro da cidade, o bairro foi completamente revitalizado,

Leia mais

01 de Agosto Inicio das Aulas. 10 a 26 Setembro - Avaliação Oficial do 1 Bimestre (data no calendário oficial)

01 de Agosto Inicio das Aulas. 10 a 26 Setembro - Avaliação Oficial do 1 Bimestre (data no calendário oficial) ATELIÊ DE PROJETO DE ARQUITETURA 1 01 de Agosto Inicio das Aulas. 10 a 26 Setembro - Avaliação Oficial do 1 Bimestre (data no calendário oficial) 6 aulas até 19 de Setembro data da entrega dos trabalhos

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório de Rio D Ouro. Localização: Rio D Ouro Município:

Leia mais

Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação

Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação Centro Cultural Multiuso E. M. Prof. Laércio Fernandes Zona Norte Nossa Senhora da Apresentação Área de intervenção do PAC em Natal-RN Objetivo geral do Programa Mais Cultura Contribuir para a qualificação

Leia mais

UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01

UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01 UG000715D-Book Expansao.indd 1 4/14/16 17:01 DETALHE TORRE. IMAGEM ILUSTRATIVA. UG000715D-Book Expansao.indd 2-3 4/14/16 17:01 A SUA EMPRESA NO ENDEREÇO MAIS EXCLUSIVO DA CIDADE. A globalização e a tecnologia

Leia mais

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO Reproduzir as plantas baixa, de cobertura e de localização, cortes e fachada frontal da residência apresentada abaixo. O projeto pode sofrer mudanças,

Leia mais

m e u p r o j e t o Condor Champagnat Verticalidade e aproveitamento de luz natural Da Redação Fotos: Divulgação A R Q U I T E T U R A

m e u p r o j e t o Condor Champagnat Verticalidade e aproveitamento de luz natural Da Redação Fotos: Divulgação A R Q U I T E T U R A m e u p r o j e t o Condor Champagnat Da Redação Verticalidade e aproveitamento de luz natural Fotos: Divulgação 68 INAUGURADO RECENTEMENTE EM CURITIBA, o supermercado Condor Champagnat fica localizado

Leia mais

sistema construtivo Steel Frame

sistema construtivo Steel Frame sistema construtivo Steel Frame A Allmas é uma indústria da construção civil, especializada na fabricação de estruturas e na construção em Steel Frame ou Light Steel Frame (LSF). Atua nos segmentos residenciais,

Leia mais

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo

Professores Regentes: Angela Aparecida Bernegozze Marlei Aparecida Lazarin Asoni Marlene Antonia de Araujo 4 1. IDENTIFICAÇÃO Título do Projeto: Trabalhando a tabuada através de jogos on-line Público Alvo: Alunos do 3º e 5º do Ensino Fundamental Turno: Matutino Disciplinas Envolvidas: Matemática Professores

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 )

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA / CP-CEM/2016 ) NÃO ESTÁ AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL EXTRA PROVA ESCRITA OBJETIVA

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LUMÍNICA NATURAL DE UMA SALA DE AULA COM JANELAS VOLTADAS AO SUDESTE 1 Elói Bedendo Júnior 2, Lucas Diego Riske 3, Rodrigo Henrique Puhl 4, Marcelo Antonio De Conti 5, Fabio Pisoni

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10

Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10 C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E U R B A N I S M O Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10 Componente Curricular: DESENHO ARQUITETÔNICO II Código: ARQ021 Pré-requisito:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PARA O PRINCIPAL RIO DE PARIS, O SENA.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA PARA O PRINCIPAL RIO DE PARIS, O SENA. FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA Avenida

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.6. OBRAS DE CONTENÇÃO Sempre que a movimentação de terra implicar em riscos de perda de estabilidade do solo, há a necessidade da execução de estruturas ou obras de contenção para segurança da própria

Leia mais

Incorporação e Construção: Projeto: Financiamento:

Incorporação e Construção: Projeto: Financiamento: Projeto: Incorporação e Construção: Financiamento: Av. Tarumã, n.757 - Praça 4 de Janeiro CEP: 69.020-440 - Manaus - Amazonas (92) 20-425 20-4208 9245-0273 www.jnasser.com.br reprint_residencial_alvorada_2.indd

Leia mais

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda

Abril de 2015. projeto de arquitectura de interiores. CASA MAIA Luanda Abril de 2015 projeto de arquitectura de interiores CASA MAIA Luanda SALA DE ESTAR SALA DE REFEIÇÕES ZONA DE LEITURA Abril de 2015 HALL /SALA DE ESTAR O hall de entrada é contíguo à sala de estar. Para

Leia mais

Faça seu evento ser memorável.

Faça seu evento ser memorável. 1 Caza Wilfrido...4 Infraestrutura...6 Jardim das Lavandas...8 Espaço Teramo...10 Hall de entrada...12 Salão Navona...13 Salão Bári...14 Salão Duomo...15 Salão Verità...16 Salão Monte Allegro...17 Capacidade

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

Projecto para um conjunto de habitações unifamiliares, São Luís, Maranhão, Brasil

Projecto para um conjunto de habitações unifamiliares, São Luís, Maranhão, Brasil , SUMÁRIO 3 Introdução 5 Contexto Local 10 Projecto 21 Considerações Finais 23 Agradecimentos 2 INTRODUÇÃO Como a Prova Final é um trabalho individual, de livre escolha do aluno, relacionado com futuras

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI. Laudo de Avaliação

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI. Laudo de Avaliação ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE GURUPI JÚNIA OLIVEIRA DE ANUNCIAÇÃO, Oficial de Justiça/Avaliador, desta Comarca, em cumprimento ao respeitável mandado expedido nos autos de nº 5000881-90.2013.827.2722

Leia mais

Ficha Técnica. Descrição. 256 Unidades. 256 Unidades. 16 Unidades. 16 Unidades. 02 QUARTOS (01 suíte) COBERTURA (4Q) (01 suíte) 03 QUARTOS

Ficha Técnica. Descrição. 256 Unidades. 256 Unidades. 16 Unidades. 16 Unidades. 02 QUARTOS (01 suíte) COBERTURA (4Q) (01 suíte) 03 QUARTOS Ficha Técnica Descrição - TERRENO: 16.259,64m² - 04 EDIFÍCIOS (ED. DALÍ, ED. GAUDÍ, ED. PICASSO, ED. MIRÓ) - 2 SUBSOLOS + TÉRREO + MEZANINO + 17 PAVIMENTOS + DEPENDÊNCIA - 977 VAGAS (SENDO 44 PARA VISITANTES)

Leia mais

Casa tem teto especial e pátio interno para combater calor do interior de SP

Casa tem teto especial e pátio interno para combater calor do interior de SP Uol - SP 28/05/2015-09:42 Casa tem teto especial e pátio interno para combater calor do interior de SP Da Redação A fachada frontal da casa Madrid, projetada pela arquiteta Monica Drucker, exibe muitas

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

Bairro Ficha Técnica Terreno TERRENO TOTAL: 115.000m² 7 Subcondominios, sendo 5 residenciais e 2 comerciais Parque Privativo Parque interno, com 24.000m², sendo 15.500m² de áreas verdes e lazer Acessos

Leia mais

REDUZIDO! LAGOS. Moradia com character, T3 com piscina. Apenas 3 minutos da Praia. VILLA EM LAGOS

REDUZIDO! LAGOS. Moradia com character, T3 com piscina. Apenas 3 minutos da Praia. VILLA EM LAGOS REDUZIDO! LAGOS. Moradia com character, T3 com piscina. Apenas 3 minutos da Praia. VILLA EM LAGOS ref. S2750 480.000 3 3 165 m2 400 m2 Utilização Tipo Cidade Freguesia Concelho Região Ano Construção 2006

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo INTRODUÇÃO O intenso e desordenado crescimento das cidades com edifícios cada vez mais altos, mal planejados

Leia mais

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 205 ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE Beatriz

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Apresentação Disciplina: CONFORTO AMBIENTAL Bibliografia Professora: Elena M. Duarte de Oliveira Apresentação Bibliografia,

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE BINETE DO SECRETÁRIO REPUBLICADA EM 04-06-09 SEÇÃO I PÁG. 44 RESOLUÇÃO SMA Nº 31, DE 19 DE MAIO DE 2009 Dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento

Leia mais

PLANO NACIONAL DE LEITURA

PLANO NACIONAL DE LEITURA PLANO NACIONAL DE LEITURA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PROJETO LEITURA EM VAI E VEM PNL ANO LETIVO 2012/2013 1 INTRODUÇÃO A leitura constitui uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de capacidades cognitivas

Leia mais

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado Casa SmartHOME Brasil construída para a Feira Technohab/FEHAB 2003 Autor: Guilherme Corrêa Stamato arquitetura e engenharia Esta casa é um protótipo de residência utilizando as mais modernas tecnologias

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA condicionantes do projeto arquitetônico

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA condicionantes do projeto arquitetônico FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA condicionantes do projeto arquitetônico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Civil Profª. Raquel Portes AR SOL VEGETAÇÃO SOLO ÁGUA Imagem:

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003703A - Paisagismo I: Percepção da Paisagem Docente(s) Norma Regina Truppel Constantino Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e

Leia mais

APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL

APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL O QUE É? O centro PIC é o inovador centro de negócios, no centro de Portugal, 100% dedicado a promover e ajudar o crescimento das

Leia mais

CARLOS BARJAS MILLAN

CARLOS BARJAS MILLAN CARLOS BARJAS MILLAN UnB Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo no Brasil Contemporâneo Prof. Ana Paula Gurgel Seminário: Carlos Barjas Millan Raphael Nogueira Batista Strauss 120133750

Leia mais

O Grupo MB Capital é uma holding com foco em real estate que atua há mais de 13 anos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, hoteleiros,

O Grupo MB Capital é uma holding com foco em real estate que atua há mais de 13 anos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, hoteleiros, O Grupo MB Capital é uma holding com foco em real estate que atua há mais de 13 anos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, hoteleiros, complexos multiuso, shopping centers, parque logístico

Leia mais

Jardim das Japoneiras. Rua Cidade da Beira Aldoar Porto

Jardim das Japoneiras. Rua Cidade da Beira Aldoar Porto Jardim das Japoneiras Rua Cidade da Beira Aldoar Porto Índice Pág. 1 Apresentação 3 2 Localização 5 3 Imagens 7 4 Plantas 10 Implantação 11 Alçados 12 Casa H1 14 Casa H2 16 Casa H5 18 5 Acabamentos 20

Leia mais

Painel dos projetistas

Painel dos projetistas Painel dos projetistas Projetista: João Alberto de Abreu Vendramini Empresa: Vendramini Engenharia Ltda Obra: Sede da SP Categoria: Edifício de Múltiplos Pavimentos Altos - SP ANO 2001 Área: 38.000 m 2

Leia mais

Penthouse Espaçoso com 1 Quarto, pert de Albufeira num complexo com Segurança APARTAMENTO EM ALBUFEIRA

Penthouse Espaçoso com 1 Quarto, pert de Albufeira num complexo com Segurança APARTAMENTO EM ALBUFEIRA Penthouse Espaçoso com 1 Quarto, pert de Albufeira num complexo com Segurança APARTAMENTO EM ALBUFEIRA ref. S5105 150.000 130.000 1 1 65 m2 Utilização Tipo Cidade Freguesia Concelho Região Ano Construção

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Fachada da Unidade Básica de Saúde implanta no RUC Jatobá para os novos moradores. O objetivo dessa unidade é acompanhar o andamento

Leia mais

Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo Conforto Ambiental: Insolação e Iluminação MÓDULO 2: ILUMINAÇÃO NATURAL

Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo Conforto Ambiental: Insolação e Iluminação MÓDULO 2: ILUMINAÇÃO NATURAL Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo Conforto Ambiental: Insolação e Iluminação MÓDULO : INSOLAÇÃO MÓDULO : ILUMINAÇÃO NATURAL MÓDULO : ILUMINAÇÃO DE INTERIORES Docente: Claudete Gebara J. Callegaro

Leia mais

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO Sika FloorJoint Junta Inovadora sem vibração, silenciosa e de rápida entrada em serviço. O RUÍDO E A SENSAÇÃO ao passar

Leia mais

RELATÓRIO DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO EM MUNIQUE/ ALEMANHA SET.2007/ SET.2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) /BRASIL

RELATÓRIO DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO EM MUNIQUE/ ALEMANHA SET.2007/ SET.2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) /BRASIL DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO EM MUNIQUE/ ALEMANHA SET.2007/ SET.2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) /BRASIL FACULDADE TÉCNICA DE MUNIQUE (FHM)/ALEMANHA Estudante: Eduardo Aparecido Moreira

Leia mais

Ficha Técnica do Imóvel*

Ficha Técnica do Imóvel* Ficha Técnica do Imóvel* * relativo ao Lote 4 da Resolução n.º 241/2016, de 12 de maio Identificação do imóvel Localização Prédio urbano localizado na freguesia da Sé, concelho do Funchal, inscrito na

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

ILUMINAÇÃO NATURAL: REFLEXÕES BÁSICAS PARA O ATO DE PROJETAR 1

ILUMINAÇÃO NATURAL: REFLEXÕES BÁSICAS PARA O ATO DE PROJETAR 1 ILUMINAÇÃO NATURAL: REFLEXÕES BÁSICAS PARA O ATO DE PROJETAR 1 Rosana Wendt Brauwers 2, Tarcisio Dorn De Oliveira 3. 1 Projeto de pesquisa desenvolvido no curso de Engenharia Civil da UNIJUI. 2 Aluna do

Leia mais

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual

Leia mais

Calçada de São Francisco

Calçada de São Francisco Calçada de São Francisco Lisboa - portugal Fase do projeto Construção com projeto aprovado para fins residenciais, com 5 pisos acima do solo e licença de construção. Descrição Edifício urbano para apartamentos

Leia mais

Disciplina: Engenharia Civil Integrada

Disciplina: Engenharia Civil Integrada Disciplina: Engenharia Civil Integrada Aula 01 Indústria da Construção Civil Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. Notas de aula (bibliografia consultada) do Prof. Dr. Marcelo Medeiros UFPR 2016. É

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA AS QUAIS POSSUEM UM GABARITO APROXIMADO AO DA SCHINDLER

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA AS QUAIS POSSUEM UM GABARITO APROXIMADO AO DA SCHINDLER FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA IMAGEM

Leia mais

Organização da informação: proximidade e afastamento no texto sobre o

Organização da informação: proximidade e afastamento no texto sobre o Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa B Tema: Organização da informação: proximidade e afastamento no Texto sobre o Museu do amanhã Aluno: Maykon dos Santos Marinho 1. Resumo Organização da

Leia mais

Droga Raia Morumbi Shopping

Droga Raia Morumbi Shopping m e u p r o j e t o Droga Raia Morumbi Shopping Por Claudia Sá Fotos: Maurício Pimentel Iluminação proporciona atmosfera leve e confortável à loja 58 Iluminação dos nichos da fachada destacam produtos

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório Localização: Rua do Morro do Pinto Monte

Leia mais

Uma casa ampla e. Projeto combina o estilo das casas de campo europeias com linhas contemporâneas. Casas de Campo

Uma casa ampla e. Projeto combina o estilo das casas de campo europeias com linhas contemporâneas. Casas de Campo Casas de Campo Com o charme Projeto combina o estilo das casas de campo europeias com linhas contemporâneas Uma casa ampla e confortável, para reunir família e amigos nos fins de semana, era o desejo do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado Utilização das técnicas de cartografia temática na construção de banco de dados geográficos. Autor: André dos Santos Ribeiro Co-Autor

Leia mais

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico: Cortes Professora Valéria Peixoto Borges DEFINIÇÃO Os CORTES são representações de vistas ortográficas

Leia mais

Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser. Juiz de Fora, 3 de março de 2015

Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser. Juiz de Fora, 3 de março de 2015 Prefeitura de Juiz de Fora Subsecretaria de Planejamento do Território - SSPLAT Sra. Cristiane Nasser Prezada Sra. Cristiane Nasser, Juiz de Fora, 3 de março de 2015 No âmbito do projeto Escritório-Escola

Leia mais

Praia da Luz. Deslumbrante apartamento T1. Fantástica oportunidade de investimento! APARTAMENTO EM PRAIA DA LUZ

Praia da Luz. Deslumbrante apartamento T1. Fantástica oportunidade de investimento! APARTAMENTO EM PRAIA DA LUZ Praia da Luz. Deslumbrante apartamento T1. Fantástica oportunidade de investimento! APARTAMENTO EM PRAIA DA LUZ ref. S2782 139.000 1 1 81 m2 Utilização Habitação Tipo Apartamento Cidade Praia da Luz Freguesia

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reparos na Escola Municipal Marinho Fernandes. A planilha

Leia mais

Atividades realizadas entre a 7ª e 8ª séries, visando a compreensão com operações entre números inteiros.

Atividades realizadas entre a 7ª e 8ª séries, visando a compreensão com operações entre números inteiros. Atividades realizadas entre a 7ª e 8ª séries, visando a compreensão com operações entre números inteiros. ATIVIDADE 1: 1. Um navio perdeu um container na costa brasileira, com a carga avaliada em R$5.000.000,00,.000,00,

Leia mais

é bom saber que existe um boulevard esperando por você.

é bom saber que existe um boulevard esperando por você. Imagem ilustrativa é bom saber que existe um boulevard esperando por você. A Melnick Even traz, com exclusividade para você, o VIDAVIVA Boulevard. Um projeto com apenas 2 torres, lazer qualificado e lojas

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais

Remoção de ruído devido a baixa luminosidade utilizando imagens infravermelho

Remoção de ruído devido a baixa luminosidade utilizando imagens infravermelho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO CÉSAR GARCIA DAUDT VINICIUS DA COSTA DE AZEVEDO Remoção de ruído devido a baixa luminosidade utilizando

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS

ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS ENERGIA SOLAR E AQUECIMENTO EM EDIFÍCIOS Maio de 2006 enquadramento legal / regulamentar publicada recentemente nova legislação há muito aguardada enquadramento legal / regulamentar... SCE Dec. Lei nº

Leia mais

HETEROGENEIDADE REGIONAL

HETEROGENEIDADE REGIONAL HETEROGENEIDADE REGIONAL Miguel Matteo*1 Uma das faces da heterogeneidade estrutural é representada pela profunda desigualdade regional brasileira. A distribuição dos setores é profundamente desigual em

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 17 Instalações de Esgoto Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento sanitário Objetivo

Leia mais

Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós

Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós Requalificação da Zona Ribeirinha de Porto de Mós PROJECTO DE EXECUÇÃO Projecto de Requalificação Urbana outubro 2011 MEMÓRIA DESCRITIVA e JUSTIFICATIVA A presente Memória Descritiva e Justificativa refere-se

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa

MESTRADO ACADÊMICO. 1. Proposta do programa MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados por uma comissão de avaliação da área de antropologia/arqueologia com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios abaixo relacionados

Leia mais

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de Aspectos sociais em projetos de restauração de áreas degradadas Maria Castellano CTR Campinas Gestão de recursos naturais Os recursos naturais são passíveis de serem utilizados por muitos indivíduos; É

Leia mais

Curso de. rquitetura. e urbanismo

Curso de. rquitetura. e urbanismo Curso de rquitetura e urbanismo Características gerais Projetar e construir edificações de diferentes portes e planejar o espaço urbano e regional são as atribuições mais conhecidas do Arquiteto e Urbanista.

Leia mais

Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325. Um novo conceito de construir e de se viver bem!

Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325. Um novo conceito de construir e de se viver bem! Condomínio registrado e incorporado no cartório de registo de imóveis sobre o número 28.325 Um novo conceito de construir e de se viver bem! Um novo conceito de construir e de se viver bem! DOSSIÊ DE VENDAS

Leia mais

Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações

Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações Catálogo de Produto Andaimes Andaime Multidirecional BRIO O andaime de grande flexibilidade para todo tipo de aplicações Andaime baseado em postes verticais que dispõem de um disco com 8 alojamentos a

Leia mais

KKR Financial. Minimalismo na arquitetura e na iluminação. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard

KKR Financial. Minimalismo na arquitetura e na iluminação. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard c a s e KKR Financial Por Claudia Sá Fotos: Jody Pritchard Minimalismo na arquitetura e na iluminação Área de estar da recepção: iluminação destaca elementos decorativos e os painéis de madeira das paredes

Leia mais

O Parque oferece ainda a Casa do Mel, com pratos, meleiras, canecas e peças exclusivas das abelhinhas. Para os mais aventureiros existe o arbelhismo,

O Parque oferece ainda a Casa do Mel, com pratos, meleiras, canecas e peças exclusivas das abelhinhas. Para os mais aventureiros existe o arbelhismo, Cidade das Abelhas Localizado em uma extensa área de preservação ambiental de 150 mil metros quadrados no meio da Mata Atlântica, o Parque Ecológico, Cultural e de Lazer Cidade das Abelhas é o lugar ideal

Leia mais

quartier vila mascote

quartier vila mascote quartier vila mascote quartier vila mascote Onde a vida acontece A vida é feita de grandes momentos. E nada como estar no lugar certo para viver cada um deles. Está nascendo um empreendimento que valoriza

Leia mais

O sistema de cofragem para oaredes e pilares

O sistema de cofragem para oaredes e pilares O sistema de cofragem para oaredes e pilares Sistema de módulos adaptável a cada obra Stem ofrece soluções de cofragem para paredes de qualquer dimensão e forma, acoplando os seus paineis no sentido vertical

Leia mais

Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA

Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA Autoras: Caroline Bohrer do Amaral, Daisy Schneider e Sílvia Meirelles Leite. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Alejandra

Leia mais

Harmonização de cores

Harmonização de cores www.casa.com.br/curso-cores Aula 4 por Regina Adorno Para explicar a arte de orquestrar matizes na decoração, a arquiteta Regina Adorno preparou uma aula dinâmica, recheada de bons exemplos, que espantam

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 1. Objeto Contratação de serviço especializado de topografia plani-altimétrica

Leia mais

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO

PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PROTENSÃO AULA 2 PONTES DE CONCRETO ARMADO PONTE - DEFINIÇÃO Construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que serão tratados neste texto,

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

Legislação. Iluminação de Emergência

Legislação. Iluminação de Emergência Nos estabelecimentos que recebem público e no caso de haver uma interrupção da iluminação normal, é obrigatório existir um sistema de iluminação alternativo, que auxilie as pessoas a procederem à sua evacuação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XIX Workshop ANPROTEC. Conhecimento em ação

XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XIX Workshop ANPROTEC. Conhecimento em ação TERRITÓRIO E INOVAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DE DESIGN NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XIX Workshop ANPROTEC OUTUBRO

Leia mais

Dossier Promocional. Quinta Casal das Faias Porto de Muge - Valada do Ribatejo

Dossier Promocional. Quinta Casal das Faias Porto de Muge - Valada do Ribatejo Dossier Promocional Quinta Casal das Faias Porto de Muge - Valada do Ribatejo 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Edifício 4. Descrição Detalhada 5. Contactos

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO

Área de CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS S E N A I C I M A T E C REALIZAÇÃO Palestra - NBR 15575 Desempenho das Edificações RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS REALIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO A Construtora Lage foi fundada em

Leia mais