Software de Programação EBPro Linha MT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Software de Programação EBPro Linha MT"

Transcrição

1 Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Software de Programação EBPro Linha MT Tutorial de Programação

2 Tutorial de Programação do Software EBPro IHM s da linha MT Idioma: Português Data da Publicação: 05/2015

3 Índice. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO REQUISITOS DE SISTEMA INSTALAÇÃO DO EASYBUILDER PRO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO EASYBUILDERPRO TELA INICIAL TELA DE EDIÇÃO DE SOFTWARE COMPRESS/UNCOMPRESS COMPRESS UNCOMPRESS... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 5. DESENVOLVENDO UM PROJETO OBJETO DE TEXTO IMPORTANDO IMAGENS DATA E HORA PROPRIEDADES DA TELA SIMULAÇÃO CRIANDO UMA NOVA TELA CRIANDO LEITURA DE TEXTO CRIANDO BOTÕES PARA NAVEGAÇÃO NAS TELAS INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS, ANIMAÇÕES E BOTÕES PARA ACIONAMENTOS BAR GRAPH INSERIR E EXIBIR VALORES UTILIZANDO O NUMERIC POPUP CRIANDO TELA DE MANUTENÇÃO CRIANDO ENTRADA DE ESCRITA CRIANDO SEGURANÇA NA IHM Criando a Lógica de Login ALARME TAGS COM MENSAGENS DE ERRO DOWNLOAD DA APLICAÇÃO PARA A IHM VIA USB VIA ETHERNET COMUNICAÇÃO COM A LINHA TPW CONEXÕES FÍSICAS CABO DE COMUNICAÇÃO RS CABO DE COMUNICAÇÃO RS CONFIGURAÇÃO DA IHM CONFIGURAÇÃO DO TPW CONECTANDO O TPW-04 AO COMPUTADOR CONFIGURANDO A COMUNICAÇÃO CONFIGURANDO ENDEREÇO DA PORTA DE COMUNICAÇÃO... 69

4 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo explicar a utilização das principais funções disponíveis nas IHM s da linha MT. Para melhor compreensão de algumas funcionalidades, recomenda-se seguir a sequência capitular imposta pelo tutorial, bem como o desenvolvimento conjunto da aplicação exemplo. Os recursos serão explorados de forma sucinta, porém funcional. Para uma abordagem completa, consultar o manual do software EBPro. Este tutorial foi desenvolvido com base no software EBPro. Verificar abaixo a tabela com a relação dos modelos de IHM que são programados pelo EBPro. Modelo da IHM MT8100iE MT8150XE A aplicação desenvolvida durante o tutorial apresentará os recursos da IHM de forma didática. As lógicas, animações, cores, tamanho de fonte e demais funções apresentadas são meramente sugestivas.

5 2. INSTALAÇÃO 2.1. REQUISITOS DE SISTEMA Requisitos de hardware (recomendado): CPU: Intel Pentium II ou superior Memória: 256MB ou superior Disco rígido: 2,5 GB ou superior (espaço disponível no disco, pelo menos 500 MB) CD-ROM: 4X ou superior Display: resolução 1024 x 768 ou superior Teclado e mouse Ethernet: para fazer o download do projeto / upload Porta USB 2.0: para fazer o download do projeto / upload RS-232 COM: para simulação on-line Impressora Sistema Operacional: Windows XP / Windows Vista / Windows 7 (32bit / 64bit)/ Windows 8 (32bit / 64bit)/ Windows 8.1 (32bit / 64bit) 2.2. INSTALAÇÃO DO EASYBUILDER PRO Software: Instale utilizando a instalação do EasyBuilder Pro, pode-se efetuar o download através do site Passos para instalar EasyBuilder 1. Instalar EasyBuilder: Inicie a instalação executando o arquivo [Autorun.exe]. A tela de instalação é mostrada abaixo:

6 2. Clique em [Install], o diálogo abaixo é mostrado: 4. Indicar uma nova pasta para a instalação EasyBuilder ou use a pasta recomendada e em seguida, clique em [Next].

7 5. Selecione a pasta do menu Iniciar para salvar o atalho do programa. Clique em [Browser] para escolher uma pasta ou use a pasta recomendada. Em seguida clique em [Next]. 6. Ele verificará se há quaisquer funções adicionais a serem feitas. Por exemplo: [Create a desktop icon]. Selecione-o, se necessário, e clique em [Next] para continuar.

8 7. Quando finalizar as configurações, por favor, verifique se elas estão todas corretas. Se precisar fazer alguma alteração, clique em [Back] para alterar as configurações ou clique em [Install] para iniciar a instalação.

9 8. Processo de Instalação. 9. Clique em [Finish] para concluir a instalação.

10 3. SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO EASYBUILDERPRO 3.1. TELA INICIAL Depois de instalar EasyBuilder Pro, clique duas vezes no atalho na área de trabalho para iniciar o [Utilility Manager]. Select model Design Analysis & Testing Publish Selecione o modelo HMI. Por favor, note que, se o modelo é incorreto, alguns recursos podem não funcionar corretamente. EasyBuilder Pro: Inicia o EasyBuilder Pro para editar projetos. EasyAddressViewer: Lê o alcance e formato dos endereços das PLCs suportadas. Simulation: Simula uma HMI no PC por Simulação On-line (com PLC) ou Simulação Off-line (sem PLC). EasyDiagnoser: Monitoração on-line e uma ferramenta de depuração. Faz o diagnóstico do status da conexão entre o PC / HMI e a PLC. EasyWatch: Permite aos usuários monitorar valores de endereço HMI ou PLC via Ethernet no PC. Reboot HMI: Reinicia a HMI à sua condição inicial por Ethernet ou Conexão USB. Pass-Through: Permite aplicações do PC a controlar a PLC via HMI. Neste Caso a HMI é um adaptador. Download: Baixa arquivo do projeto para a HMI via Ethernet. Upload: Faz upload de arquivos da HMI para o PC via Ethernet. Build Download Data for SD/USB Disk: Constrói os dados a serem salvos na unidade de cartão USB / SD e então insira o

11 dispositivo para a HMI baixar os dados. Este recurso não é suportado pela linha CMT. Maintenance EasyPrinter, Backup/Printer Server: Um servidor de backup / impressora em PC, que recebe backups da HMI e executar um lote definido para converter, ou screenshots da HMI para imprimir no PC. Administrator Tools: Permite armazenar os dados de [Contas de usuário], [Segurança USB Key], [Configurações do servidor SMTP ] e [ Contatos] para USB. Este recurso não é suportado pela linha CMT. CloudHMI: Conecta a uma máquina CMT-SVR. O PC funciona como um visor terminal para CMT-SVR. EasyAccess: Controle a HMI remotamente e instantaneamente, de maneira convenientemente, não importando em qual canto do mundo que você está. Data/Event log Information: Conecta com a HMI via cabo USB ou Ethernet para verificar o número de arquivos de histórico na HMI. Esse recurso é não é suportado pela linha CMT. Data Conversion Database Editor: Usado para editar os dados de receita. Easy Converter: Lê o arquivo de amostra de dados (.dtl) e arquivo de registro de eventos (.evt) em HMI e converte os arquivos para o formato Excel (.xls). Recipe Editor: Usado para criar, visualizar e editar dados de receita TELA DE EDIÇÃO DE SOFTWARE 1. Clique em [EasyBuilder Pro] para abrir a tela de edição:

12 2. Se quiser criar um novo projeto, selecione New, se quiser abrir um projeto existente clique em Open Existing Project, ou selecione um programa recentemente aberto na opção Open Recent Project. Para este tutorial deixe a opção New marcada e clique em [OK]. 3. Agora irá aparecer uma janela pedindo o modelo da IHM utilizada: Selecione a IHM que você está utilizando e clique em [OK]. 4. Abrirá a aba System Parameter Settings. Clique em [OK].

13 5. Agora podemos analisar a interface de programação do EBPRO: Barra de Título Menu Ferramentas Nome da tela Janela de lista de telas

14 Barra de Título: Na barra de título podemos vizualizar o diretório onde a aplicação está localizada. Menu: A barra de menus possui opções de acesso a todas as funções do EBPRO, seleção de objetos, gerenciamento dos arquivos de programa, etc. Ferramentas: São as barras de atalhos para os objetos e ferramentas do EBPRO. Nome da tela: No nome da tela podemos ver o nome e número da tela. Janela de lista de telas: No lado esquerdo da tela encontramos a janela onde está listada as telas que temos na aplicação. 4. COMPRESS/UNCOMPRESS 4.1. COMPRESS Para armazenar o arquivo corretamente com suas bibliotecas e figuras deve-se utililizar o comando compress. Vá na aba de tarefas no comando Compress/Uncompress, e selecione ele., então aparecerá a seguinte janela. Após clique em compressing

15 E pronto a biblioteca de símbolos que você utilizou está salva UNCOMPRESS Para abrir o Backup da IHM em outro computador corretamente, é necessário utilizar o comando Uncompress.Para que esse comando funcione corretamente é necessário que o backup tenha sido gerado com o comando Compress. Na barra de menus>>tools>>compress/uncompress abria está janela:

16 E faça Uncompressing: Após isso o programa está pronto para ser usado. 5. DESENVOLVENDO UM PROJETO

17 5.1. OBJETO DE TEXTO Vamos criar um objeto de texto para colocar um Título nesta tela. Selecione o ícone Text. Após clicar nele, ele abrirá a janela New Text Object, onde você pode mudar a fonte, cor do texto, tamanho, localização e, no campo Content, você escreve o texto desejado: Insira-o na parte superior da tela, como mostrado pela figura abaixo:

18 Para editar o texto, dê dois cliques em cima dele que abrirá novamente a tela de edição de texto IMPORTANDO IMAGENS Para adicionar imagens à aplicação, clique no ícone Picture. Irá abrir uma janela chamada New Picture Object, onde, para adicionar uma imagem ou uma biblioteca, deve clicar em Picture Library.... Abrirá a biblioteca onde encontramos imagens já prontas:

19 Para importar uma nova imagem, selecione o Add New Picture, clique em New e escolha a imagem de preferência, desde que a extensão da mesma seja.bmp,.jpg,.gif,.dpd,.png. Clique em [Next] e selecione a imagem no local salvo. Após selecionar a imagem, clique em [Finish] e [OK] então posicione a imagem.

20 5.3. DATA E HORA Para adicionar Data e Hora na IHM precisamos inserir o Date/Time.

21 5.4. PROPRIEDADES DA TELA As telas da IHM possuem propriedades específicas, como: cor de fundo, título, número de referência, etc. Iremos definir as propriedades de nossa primeira tela, clicando com o botão direito do mouse sobre a tela e escolhendo a opção Atribute.

22 Você pode mudar a cor conforme achar melhor. OBS: a cor do Data/Time da figura acima foi alterada, para uma melhor vizualização.

23 5.5. SIMULAÇÃO Salve o arquivo no ícone para salvar, depois clique no ícone para compilar. Na próxima tela, clique em [Compilar] e depois em [Close]. Selecione o ícone para a monitoração offline 5.6. CRIANDO UMA NOVA TELA Clique com o botão direito do mouse na janela de lista de telas em um numero vago e selecione New.

24 No campo Name, coloque Tela_base.

25 Adicione uma figura através da ferramenta Shape no final da tela. Adicione data e hora, como já especificado acima.

26 1. Crie uma nova tela replicando a tela base Clique com o botão direito e selecione New crie a tela1 e em Top selecione a tela_base. A tela1 será igual à tela_base. É possível alterar a cor de fundo da mesma, porém os ícones não poderão ser alterados.

27 5.7. CRIANDO LEITURA DE TEXTO Na tela WINDOW_010, selecione o ícone ASCII selecione o endereço desejado., desabilite o Allow input e

28 Na aba Settings >> Address >> No. Of word. Selecione a quantidade de words desejada. Cada word equivale a 2 letras CRIANDO BOTÕES PARA NAVEGAÇÃO NAS TELAS Na tela WINDOW_010, clique no ícone Function Key tela 1. e mande o botão para a

29

30 Na tela base, crie um botão chamado exit, e configure-o para voltar à tela inicial.

31 5.9. INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS, ANIMAÇÕES E BOTÕES PARA ACIONAMENTOS Na tela1, crie um Toggle Switch e uma Lamp. Quando o Toggle switch estiver acionado, a lâmpada pisca 0,5 segundos. Pode usar figuras da biblioteca para fazer este botão e lâmpada.

32 No Toggle Switch coloque o marcador do escravo que você vai utilizar. Escolha a imagem de preferência para o botão e a lâmpada. As imagens da biblioteca já vem pré configurada os dois estados.

33 5.10. BAR GRAPH Selecione o ícone Bar Graph escolhido: e adicione a barra gráfica, conforme o marcador

34

35 5.11. INSERIR E EXIBIR VALORES UTILIZANDO O NUMERIC Selecione o ícone Numeric e utilize o mesmo marcador da barra gráfica. Na aba Numeric Format >> Number of digits >> Left of decimal PT., deixe o valor em 3.

36

37 5.12. POPUP Um Popup é uma tela com tamanho reduzido. Para exercitar a criação de Popups, crie uma tela conforme exemplo: Criar um Function Key na tela1, com as seguintes configurações:

38 Na tela de popup, adicione um Slider e um Numeric Object para mostrar o valor que está no Slider. Depois crie um botão para voltar desta popup.

39

40

41 5.13. CRIANDO TELA DE MANUTENÇÃO Crie a tela de manutenção e insira um botão de atalho na tela base. Crie um objeto com a função Shape, e dois com a função Text. Para adicionar uma entrada de hora e data no EBPro, clique no ícone Numeric. Abrirá a janela New Numeric Object :

42 Clique em [Settings]. Abrirá uma nova janela chamada Address, selecione o campo System tag, como na figura abaixo: Após confirmar, vá na aba Numeric Format >> Number of digits >> Left of decimal Pt. e deixe em 2: OBS: No objeto que for configurado com o valor do ano, deixe o número de dígitos em 4 (Numeric Format >> Number of digits >> left of decimal Pt em 4). Clique em [Settings]. A janela Address abrirá. Em Device Type, selecione as opções de acordo com a aplicação do objeto numérico: NE_0 NE_1 NE_2 LW-9017(16bit):local second LW-9018(16bit):local minute LW-9019(16bit):local hour

43 NE_3 LW-9020(16bit):local day NE_4 LW-9021(16bit):local mouth NE_5 LW-9022(16bit):local year CRIANDO ENTRADA DE ESCRITA Crie mais um Shape e um Text. Selecione o ícone ASCII. Selecione o endereço que deseja armazenamento e na opção Settings >> Address >> No. Of word. Cada word equivale a duas letras. Na aba ASCII Object s Proprieties >> Data Entry >> Keyboard >> Window no. utilize o 60. ASCII Middle. OBS: certifique-se de que o allow input está selecionado.

44

45

46 5.15. CRIANDO SEGURANÇA NA IHM Na tela base no botão de manutenção selecione na aba Security >> User Restriction >> Object class, selecione a Class A. Na opção Edit >> System parametres >> Security, defina a senha no campo password.

47

48 Criando a Lógica de Login Crie uma tela como POPUP com o nome login. Na pagina inicial crie um botão de estado da lógica para login.

49 Para criar as tags para a senha e para o usuário, clique no ícone User-defined tags e clique em [New]. Tags, vá para

50 Crie duas tags como a imagem abaixo:

51 Na tela login Crie um Option list Na opção Monitor address >> Settings:

52 Na aba address, marque a opção User-defined tag. Logo abaixo, selecione o ícone ASCII, e, no campo Read Address >> Settings, selecione o User-defined tag e a tag criada.

53

54 Clique em Set Word para configurar o objeto que se digita a senha.

55 5.16. ALARME Crie duas telas. Uma chamada Alarme e a outra chamada Histórico Alarme. Na tela Alarme, clique no ícone Alarm Display, para adicionar um objeto que mostra os alarmes atuais.

56 Na tela Histórico Alarme, clique no ícone Event Display objeto que mostra o histórico de alarmes., para adicionar um

57 Obs: Adicione botões de alarme na Tela_base, para poder acessar as telas de histórico e de alarmes atuais.

58 5.17. TAGS COM MENSAGENS DE ERRO Clique no ícone Address Tag Library Manager e crie as tags para os erros.

59 6. DOWNLOAD DA APLICAÇÃO PARA A IHM 6.1. VIA USB Para fazer o download para a IHM via USB, após conectar a IHM ao computador, salve o projeto, compile e clique no ícone Download, depois selecione o modo USB e clique no botão [Download] e o programa será transferido para a IHM.

60 Quando o download estiver concluído, mostrará as seguintes mensagens:

61 Para finalizar, após terminar o download, clique em [Exit] VIA ETHERNET Para fazer o download para a IHM via Ethernet, após conectar a IHM ao computador, salve o projeto, compile e clique no ícone Download, depois selecione o modo Ethernet, na aba Name, clique em [Search]. Se a IHM estiver conectada, ele irá a reconhecer. Após selecioná-la, clique em [Download].

62

63 Para finalizar, após terminar o download, clique em [Exit].

64

65 7. COMUNICAÇÃO COM A LINHA TPW04 Este capítulo mostrará detalhadamente os requisitos para a comunicação da linha de IHMs MT com a linha de CLPs TPW-04. Como exemplo, foi utilizado um CLP TPW-04 da linha MT com uma IHM 8150XE, aproveitando a aplicação gerada no tutorial acima. O capítulo está dividido em três partes: Conexões físicas entre os equipamentos; Configurações da IHM; Configurações do TPW CONEXÕES FÍSICAS Para a comunicação direta entre o TPW-04 e as IHMs da linha MT, deve-se utilizar a porta serial da IHM ou a porta Ethernet. O TPW-04 possui as portas RS-485, RS-232 e a expansão para Ethernet, ficando a critério de cada aplicação o uso de qualquer porta CABO DE COMUNICAÇÃO RS-485 Para conectar a MT8150XE e a TPW-04 via RS-485, é necessário um cabo com a configuração dos pinos abaixo: Cabo de comunicação serial RS-485 para a linha MT Conecte o conector DB9 na porta COM1 da IHM e, na outra ponta, conecte os terminais T/R+ (2) e T/R-(1) nos terminais A e B, respectivamente, do conector RS-485 do TPW-04. A malha do cabo deve ser ligada no terminal SG, aterrando apenas uma das extremidades da rede. É importante lembrar que, entre os terminais A e B, deve ser ligado um resistor de terminação de 120 Ω CABO DE COMUNICAÇÃO RS-232 Para a conexão via RS-232, a mesma pinagem do cabo de programação do TPW-04 é utilizada.

66 Cabo de comunicação serial RS-232 entre a IHM e o TPW CONFIGURAÇÃO DA IHM A configuração da comunicação da IHM será feita pelo software EBPro, na aba Edit >> System Parameters >> Device>> New. Isto abrirá a tela Device Properties. NA opção COM >> Settings, temos: Default Adress: Define o endereço de rede do CLP; Baud Rate: É a taxa de comunicação serial entre a IHM e o CLP; Data Bits: Define quantidade de bits de dados; Parity: Determina se a paridade é par, ímpar ou não utilizada. Stop Bits: Define quantidade de bits de parada; Turn around delay(ms): Define um tempo de atraso para enviar comandos ao CLP, no caso de botões de acionamento; Time-out (sec): É o tempo limite para reconhecer falha na comunicação entre o CLP e a IHM;

67 Se as configurações estiverem de acordo com as de seu hardware, clique em [OK] e transfira o programa CONFIGURAÇÃO DO TPW CONECTANDO O TPW-04 AO COMPUTADOR Instale o software TPW-PCLINK e execute-o. Clique no ícone para criar um novo projeto. O programa perguntará qual o modelo de TPW-04 você possui. Selecione o modelo que será utilizado e clique em [OK]. Clique em PLC(P) >> Connect para abrir a janela de conexão do programa com o CLP. Em Com Port, selecione a porta do PC em que você ligou o cabo de programação do TPW-04.

68 Clique em [Link] para iniciar a conexão. Deverá aparecer uma caixa de mensagem informando que a conexão foi bem sucedida CONFIGURANDO A COMUNICAÇÃO Para configurar a porta de comunicação do TPW-04, criaremos um programa básico que definirá estas configurações. Se você conectou a IHM na porta RS-485 incorporada ao TPW-04, deve configurar o registrador D8120. Se a conexão for realizada pela porta RS-485 de expansão, deve ser configurado o registrador D8320. Para a porta RS-232, configurar o registrador D8321. No manual do TPW-04, podemos verificar as possíveis configurações da porta de comunicação, conforme figura abaixo:

69 De acordo com a configuração definida no ADP, iremos configurar o TPW-04 conforme abaixo: Baud Rate: 9600 (0,1,1,1); Stop Bits: 1 (1) Parity: Even (1,0) Data Bits: 8 (1) Sendo assim, temos o valor , em binário. Convertendo esse número de binário para decimal, temos o valor 125. Esse valor deve ser transferido para o registrador de configuração da porta serial utilizada (D8120 / D8320 / D8321). Para isso, iremos criar uma linha de programa no TPW-04, transferindo este valor para o registrador correspondente. Após criar o programa, transfira-o para o TPW-04 e mantenha-o em modo RUN CONFIGURANDO ENDEREÇO DA PORTA DE COMUNICAÇÃO O TPW-04 utiliza o mesmo endereço para todas as suas portas seriais. Por padrão, o endereço vem configurado em 1. Para conferir, clique em PLC(P) >> ID Set. Abrirá uma janela exibindo o endereço de rede atual e permitindo a alteração, caso necessário.

Software de Programação EB8000 Linha MT

Software de Programação EB8000 Linha MT Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Software de Programação EB8000 Linha MT Tutorial de Programação Tutorial de Programação do Software EB8000 IHM s da linha MT Idioma: Português

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO. Apostila de Programação Ativa XPANEL Cód MTXXTSC-ET. Programação Básica. IHM ATIVA Xpanel. Software Xpanel Designer

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO. Apostila de Programação Ativa XPANEL Cód MTXXTSC-ET. Programação Básica. IHM ATIVA Xpanel. Software Xpanel Designer Apostila de Programação Ativa XPANEL Cód MTXXTSC-ET Programação Básica IHM ATIVA Xpanel Software Xpanel Designer 1 1. Conectividade IHM Xpanel MANUAL DE PROGRAMAÇÃO (1) USB Client Upload and Download project.

Leia mais

Software Ativo. Operação

Software Ativo. Operação Software Ativo Operação Página deixada intencionalmente em branco PROTEO MANUAL OPERAÇÃO SUMÁRIO 1 - INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ATIVO... 5 2 CRIANDO PROJETO UVS/ TMS PROTEO... 10 2.1 - Estrutura do Projeto...

Leia mais

LIÇÃO 42: APLICAÇÃO SIMPLES CLP-IHM. Projeto botão na IHM que aciona uma saída do CLP. Vá em menu > File > New. Nome do projeto

LIÇÃO 42: APLICAÇÃO SIMPLES CLP-IHM. Projeto botão na IHM que aciona uma saída do CLP. Vá em menu > File > New. Nome do projeto LIÇÃO 42: APLICAÇÃO SIMPLES CLP-IHM O software de edição da IHM KINKO, já instalado na lição anterior, é de uso bastante simples. Ele contém menus padrão Windows bem conhecidos dos alunos. As funções simples

Leia mais

Manual de Instalação da VPN

Manual de Instalação da VPN Manual de Instalação da VPN Windows Vista e Windows 7 Sumário: Manual de instalação da VPN 1. OBJETIVO... 3 2. EFETUANDO O DOWNLOAD DO INSTALADOR DA VPN... 3 3. INSTALANDO A VPN... 6 4. CONFIGURANDO A

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Todas as etapas do fluxograma da figura x.x foram realizada no PC. O código de máquina foi criado no PC na pasta Resource. O arquivo a ser transferido

Leia mais

Procedimento de Atualização - ONECLICK

Procedimento de Atualização - ONECLICK Procedimento de Atualização - ONECLICK Para começarmos a atualizar o equipamento, precisamos primeiramente realizar o download do programa necessário em sua sala de downloads. Para isso, realize o procedimento

Leia mais

Nota de Aplicação IHM 002

Nota de Aplicação IHM 002 N.A 002 Comunicação IHM M e PLC PM serial RS485 Protocolo MODBUS RTU Objetivo: Este documento descreve os procedimentos a serem realizados para fazer a comunicação MODBUS entre PLC e IHM Ativa. Este driver

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

NETALARM GATEWAY. Manual do Usuário

NETALARM GATEWAY. Manual do Usuário Índice 1. Introdução...3 2. Requisitos Mínimos de Instalação...3 3. Instalação...3 4. Inicialização do Programa...5 5. Abas de Configuração...6 5.1 Aba Serial...6 5.2 Aba TCP...7 5.2.1 Opções Cliente /

Leia mais

Nota de Aplicação IHM 001

Nota de Aplicação IHM 001 N.A 001 Comunicação IHM M e PLC PM via Ethernet Objetivo: Este documento descreve o procedimento para realizar a comunicação entre os CLPs PM da Ativa com as IHM Xpanel. Os requisitos para este procedimento

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9 INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Novembro de 2014 Benício Alves de Souza benicio@ufmg.br 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação...

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

APOSTILA NOVUS PARA CLPs E IHMs

APOSTILA NOVUS PARA CLPs E IHMs APOSTILA NOVUS PARA CLPs E IHMs MAURICIO DE LUCCA (GERENTE DE PRODUTOS CLP & IHM) Mauricio@novus.com.br RODRIGO REIS (APLICAÇÕES CLP & IHM) rodrigo@novus.com.br ISP Soft (CLP) e Screen Editor (IHM) INTRODUÇÃO

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104

MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 MANUAL DE INSTALAÇÃO DVR-USB ST-104 Obrigado por escolher o DVR USB ST-104 DIMY S. Por favor, certifique-se que a operação do produto esta de acordo com este manual para garantir a estabilidade do sistema

Leia mais

Tutorial 160 CP FBs - Elipse Scada (RS232 Protocolo MODBUS)

Tutorial 160 CP FBs - Elipse Scada (RS232 Protocolo MODBUS) Tutorial 160 CP FBs - Elipse Scada (RS232 Protocolo MODBUS) Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

MANUAL. Objetivo: Descrever o procedimento de instalação e uso do equipamento e software.

MANUAL. Objetivo: Descrever o procedimento de instalação e uso do equipamento e software. MANUAL Objetivo: Descrever o procedimento de instalação e uso do equipamento e software. Público alvo: Instaladores, prestadores de serviços, técnicos de manutenção, TI e supervisores. Revisão D 09/02/2011

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Software de Programação ADP 6 Linha PWS

Software de Programação ADP 6 Linha PWS Motores Automação Energia Transmissão e Distribuição Tintas Software de Programação ADP 6 Linha PWS Tutorial de Programação Tutorial de Programação do Software ADP 6 IHMs da Linha PWS Idioma: Português

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Versão 4.10 PDF-SERVER-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação sem aviso

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma Neste STK apresentaremos como configurar seu servidor Windows 2008 R2 para abrir diretamente sua aplicação ao

Leia mais

Manual de instalação e utilização para o celular

Manual de instalação e utilização para o celular Manual de instalação e utilização para o celular 1, definição de DVR-lado Acesso ao menu principal -> Network Settings> Serviços de Rede, dê um duplo clique na célula telefone monitorar> marque habilitado

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MySQL

Manual de Instalação e Configuração MySQL Manual de Instalação e Configuração MySQL Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: 1. Baixar os seguintes arquivos no através do link http://ip.sysfar.com.br/install/ mysql-essential-5.1.46-win32.msi mysql-gui-tools-5.0-r17-win32.msi

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características:

Para que o NSBASIC funcione corretamente em seu computador, você deve garantir que o mesmo tenha as seguintes características: Cerne Tecnologia www.cerne-tec.com.br Conhecendo o NSBASIC para Palm Vitor Amadeu Vitor@cerne-tec.com.br 1. Introdução Iremos neste artigo abordar a programação em BASIC para o Palm OS. Para isso, precisaremos

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Índice 1) Passo: Instalação do MySQL Server... 2 2) Passo: Instalação do MySQL Query Browser... 9 3) Passo: Instalação do Dotnetfx 2.0 ou versão superior.... 13 4) Passo: Instalação

Leia mais

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER?

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER? O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O MEDIA BROWSER? MediaBrowser expande as funcionalidades dos vídeos gravados em sua filmadora. É só seguir as intruções na tela para ususfruir de tais funções. Gravar Dvds Salvar

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização:

Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell. Realização: Guia de Utilização da IHM Touch Screen Rockwell Realização: Thiago de Oliveira Felipe Guilherme Stein Joinville Santa Catarina Outubro de 2010 INTRODUÇÃO Analisando os processos de manufatura e o desenvolvimento

Leia mais

Tutorial GSControl CLP DUO CellControl GPRS. Suporte Técnico Rev: A

Tutorial GSControl CLP DUO CellControl GPRS. Suporte Técnico Rev: A Tutorial GSControl CLP DUO CellControl GPRS Suporte Técnico Rev: A Considerações Gerais Tutorial de Produtos Considerações Gerais Este documento descreve a utilização do CLP Duo e do CellControl GPRS e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX

DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX Guia Instalação PCAUX2075 LINUX DEPARTAMENTO DE VAREJO GUIA DE INSTALAÇÃO PCAUX2075 LINUX Goiânia, 28 março Página 1 Guia Instalação PCAUX2075 LINUX O partamento varejo da PC Sistemas inovou seu produto

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D. (Firmware 1.50)

Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D. (Firmware 1.50) Guia para atualização de Firmware dos racks RIO1608-D & RIO3224-D (Firmware 1.50) PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize o Firmware de uma unidade por vez.

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Este tutorial irá guiá-lo a configurar o Windows Vista para acessar a rede Wi-fi da Faculdade de Educação (fe.unicamp.br). Atenção:

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

Tutorial 122 CP DUO Inversor WEG (RS485 Protocolo MODBUS - DUO Master)

Tutorial 122 CP DUO Inversor WEG (RS485 Protocolo MODBUS - DUO Master) Tutorial 122 CP DUO Inversor WEG (RS485 Protocolo MODBUS - DUO Master) Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus

Leia mais

Guia do Usuário do Servidor do Avigilon Control Center

Guia do Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Guia do Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.0.2 PDF-SERVER5-A-Rev2_PT Copyright 2013 Avigilon. Todos os direitos reservados. A informação apresentada está sujeita a alteração sem aviso

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8 Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Requisitos mínimos de Hardware: Pentium 3 de 500 mhz ou Celeron de 700 mhz ou superior 128 MB de RAM 100 MB livres no disco rígido Requisitos de Software:

Leia mais

Manual de Instalação de Telecentros Comunitários. Ministério das Comunicações

Manual de Instalação de Telecentros Comunitários. Ministério das Comunicações Manual de Instalação de Telecentros Comunitários Ministério das Comunicações As informações contidas no presente documento foram elaboradas pela International Syst. Qualquer dúvida a respeito de seu uso

Leia mais

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Utilitário de Ajuda do Software Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Introdução ao Software O software do registrador de dados é um programa que coleta dados do registrador

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO S501 CONNECT Versão 1.0.1 / Revisão 1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO CONTEMP IND. COM. E SERVIÇOS LTDA. Al. Araguaia, 204 - CEP 09560-580 S. Caetano do Sul - SP - Brasil Fone:

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online.

O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Webconference Wittel O Webconference é uma ferramenta para realizar reuniões online. Com ele você poderá fazer vídeoconferência, compartilhar arquivos, aplicativos e conteúdo do desktop, além de realizar

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON/SP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA 1. INTRODUCÃO Este manual tem como objetivo orientar o usuário durante o processo de instalação do SIGA Sistema Global de Atendimento. 2 de 27 2. PRÉ-REQUISITOS DE INSTALAÇÃO

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 8 4.1. Tela Principal... 8 4.2. Tela de Pesquisa... 12

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Comunicador Aurora. Ferramenta do monitor para Inversores Aurora. Manual do Usuário

Comunicador Aurora. Ferramenta do monitor para Inversores Aurora. Manual do Usuário Comunicador Aurora Ferramenta do monitor para Inversores Aurora Manual do Usuário Data versão autor obs. 22/11/10 2.4 Nocentini Lorenzo Obs. Para Windows Seven Este é um trabalho não publicado de direito

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 Editor Rápido ipldk Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Edição Data Descrição das Alterações Versão S/W Versão MPB Edição 1 Out/2006 Lançamento Inicial C.7Aa ~ C.7Aa - i - Conteúdo 1.

Leia mais

TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 -

TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 - TopPendrive Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 1 - Índice Manual de Instruções TopPendrive - MP07301-01 Rev 06-03/05/2010 PG - 2 - ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 1.1 ACESSÓRIOS

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

NETALARM GATEWAY Manual Usuário

NETALARM GATEWAY Manual Usuário NETALARM GATEWAY Manual Usuário 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos de Instalação... 3 3. Instalação... 3 4. Iniciando o programa... 5 4.1. Aba Serial... 5 4.2. Aba TCP... 6 4.3. Aba Protocolo...

Leia mais

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão S I S T E M A I R I S Alarmes e Gestão de Serviços Versão 5 MANUAL DO USUARIO S I S T E M A I R I S M O N I T O R A M E N T O E L E T R Ô N I C O D E A L A R M E S INSTALANDO O SISTEMA IRIS W. Security

Leia mais

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000

Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Instalação e Configuração RPM Remote Print Manager para Windows 2000 Antes de iniciar a instalação do RPM Remote Print Manager parar Windows 2000, você necessita ter privilégios de "administrador" devido

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o

Leia mais

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin.

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Download do Dispositivo Criptográfico e-token PRO USB Aladdin:

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51)

Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1. (Firmware 1.51) Guia para atualização de Firmware dos consoles CL5, CL3 e CL1 (Firmware 1.51) Yamaha Musical do Brasil www.yamaha.com.br PRECAUÇÕES 1. O usuário assume total responsabilidade pela atualização. 2. Atualize

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven

STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven STK (Start Kit DARUMA) Driver Spooler para impressoras Não-Fiscais DR700M e DR700H no Windows Seven Driver Spooler é um driver que faz a impressão de um modo gráfico, onde poderá imprimir imagens como

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

O RVSToolKit é uma ferramenta que permite a configuração dos parâmetros do Rastrear Light utilizando uma porta serial do computador.

O RVSToolKit é uma ferramenta que permite a configuração dos parâmetros do Rastrear Light utilizando uma porta serial do computador. 1 ÍNDICE Introdução... 2 Instalação RVSToolKit... 3 Acessando o RVSToolKit... 4 Acesso ao modo de alteração de dados... 6 Opções do RVSToolKit... 7 1 INTRODUÇÃO 1.1 FERRAMENTO RVSTOOLKIT O RVSToolKit é

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

CMS 2.0 NAZDA. Cms2.0 User Manual

CMS 2.0 NAZDA. Cms2.0 User Manual CMS 2.0 NAZDA Cms2.0 User Manual Parabéns por adquirido o nosso DVR! Este manual foi concebido para ser uma ferramenta de referência para a instalação e funcionamento do sistema de monitoramento remoto

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida

ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida ProRAE Guardian V1.5 Guia de referência rápida Para obter uma descrição completa das funções do programa, consulte o guia do usuário do ProRAE Guardian (incluso no CD de software). SUMÁRIO 1. Principais

Leia mais