Esmerilhamento cíclico sob ponto de vista do conforto do usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esmerilhamento cíclico sob ponto de vista do conforto do usuário"

Transcrição

1 Esmerilhamento cíclico sob ponto de vista do conforto do usuário

2 RESUMO Cada vez mais existe uma preocupação das operadoras de transporte metropolitano de passageiros no aumento do conforto e na qualidade do deslocamento dos seus usuários. Um dos requisitos hoje exigidos, tanto pelos usuários, quanto pelos órgãos oficiais, é a redução da emissão de ruídos oriundos da circulação dos trens. Hoje em dia existem sistemas de amortecimento e atenuação do ruído secundário provocado pela passagem dos trens, como por exemplo barreiras acústicas, fixações de via utilizando materiais elastoméricos e sistemas de amortecimento tipo massa-mola, visando principalmente a população vizinha à linha. Porém existe um grande causador na geração do ruído da passagem dos trens, que é a qualidade do contato x trilho. Uma superfície de contato roda x trilho irregular, provoca, além do desgaste prematuro dos componentes envolvidos (fixações, trilhos, rodas, rolamento etc.), grandes acelerações e vibrações no material rodante, provocando falhas em equipamentos e, por final, temos a diminuição do conforto de viagem dos usuários pelo aumento das vibrações e acelerações além do nível de ruído interno no salão de passageiros. Este trabalho mostra a pesquisa, desenvolvimento e estabelecimento de um plano de esmerilhamento cíclico e preventivo da via permanente, com o objetivo da melhoria do contato roda x trilho, levando em conta como parâmetro direto e intrínseco na determinação deste plano, a diminuição do ruído interno dos trens.

3 1 HISTÓRICO A Concessionária onde foi desenvolvido este trabalho, recebeu através do Poder Concedente, um Trem Esmerilhador com características inéditas no Brasil, pois sua operação não era feita através de rebolos rotativos (tecnologia até então utilizada no Brasil), mas sim através de blocos abrasivos que fazem o trabalho de correção através de movimentos oscilatórios provocados pelo sistema hidráulico da máquina. Este veículo de esmerilhamento apresenta as seguintes características : Fabricante : Plasser & Theurer; Modelo : GWM-250; Ano de Fabricação :2009; Tração : Diesel com sistema tipo DPFS para filtragem dos gases do escapamento; Quantidade de carros de esmerilhamento : 2, com operação independente; Quantidade de blocos por carro de esmerilhamento : 12, sendo 6 em cada trilho; Postos de comando : 2. Na figura 1 é possível observar uma visão geral da máquina, onde é também possível observar os carros de esmerilhamento que estão posicionados entre os truques do veículo. Figura 1 : Visão Geral do Trem Esmerilhador GWM-250 durante os testes de fábrica na Áustria em 2009, onde é possível observar na parte central os dois carros de esmerilhamento com 12 blocos cada um.

4 Esta máquina apresenta também como diferencial, a não emissão de fagulhas durante o processo, graças ao modo de esmerilhamento através do movimento oscilatório. Adicionalmente é utilizada água para resfriamento e lubrificação dos blocos abrasivos e do trilho. Na figura 2, podemos observar o detalhe de um dos carros de esmerilhamento, onde é possível observar os blocos abrasivos e o mecanismo de bielas e braços que acionam o conjunto (semelhantes a uma locomotiva a vapor). Figura 2 : Detalhe de um dos carros de esmerilhamento do veículo. Através de pesquisa em bibliografia especializada (MARX, MOSSMAN, KULLMANN, Work Procedures for maintenance of Permanent Way of the DB Netz AG, 2006) foi possível verificar que este tipo de trem esmerilhador foi desenvolvido pela ferrovia Alemã (Deutsche Bahn) exclusivamente para a correção de defeitos superficiais do boleto do trilho tais como : desgaste ondulatório, pequenas deformações, escamações etc, portanto, não permitindo o reperfilamento dos ângulos e demais desgastes, diferentemente dos trens esmerilhadores até então existentes no Brasil. A cada etapa de esmerilhamento a quantidade de material retirada é de aproximadamente 0,03 mm, sendo que os trilhos no caso deste trabalho são do tipo 60E1 (antigo UIC60) com resistência a tração de 880 N/mm² e dureza superficial variando 280 até 310 HB.

5 2 DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO A partir do conhecimento do perfil de operação e capacidade de trabalho desta maquina, a Concessionária iniciou o estudo e plano de utilização do equipamento. A estratégia inicialmente adotada, consistia em fazer levantamentos da ondulação existente nos trilhos, através de equipamento específico para medição deste parâmetro em intervalos trimestrais, e no caso da descoberta de locais com valores de ondulação acima dos estabelecidos, no caso 0,05 mm para a crista de ondas curtas (10 30 cm), era programada uma ordem de esmerilhamento corretivo para aquele local. Figura 3 : Equipamento para medição de corrugação. Esta estratégia logo se mostrou ineficaz, pois a velocidade e produtividade de medição é baixa (por volta de 1,5 km/noite de trabalho), além disso o equipamento não consegue detectar demais defeitos superficiais, como escamações por exemplo. Neste ponto, verificou-se que a qualidade do contato roda x trilho, determinada através da superfície de rolamento, influencia diretamente no ruído interno existente dentro dos trens. Com isso foi iniciado um estudo detalhado como forma de obter uma nova estratégia de esmerilhamento, sendo que o primeiro passo foi a realização de um levantamento detalhado do estado da superfície de rolamento dos trilhos, onde foi detectada a existência de pontos com pequenas escamações e ondulações nas regiões de curva e entrada/ saída de estações. Logo na sequência, foi feito o monitoramento do ruído interno dos trens, através da medição com decibelímetro durante a operação comercial. Essas medições foram comparadas com os dados referentes aos defeitos superficiais, chegando a conclusão que os pontos onde existiam os defeitos, eram os mesmos pontos onde ocorriam os maiores valores para o ruído interno.

6 Para efeito de comparação as medições feitas com o trem parado na estação, durante o embarque / desembarque de usuários, tinham como valor médio de 70 db, em circulação num trecho onde não existiam a ocorrência de defeitos superficiais, o valor médio encontrado foi de 80 db, porém, já nos trechos onde existiam defeitos superficiais, foram encontrados valores de até 100 db. Figura 4 : Ensaios de medição com o trem parado (E), em um trecho sem ocorrência de defeitos (C) e num trecho onde foram constatados defeitos superficiais (D). A origem dos defeitos superficiais encontrados, basicamente são interferências causados pelo contato roda x trilho, sendo eles : Corrugações no trilho interno em curvas com raio abaixo de 900 m, devido ao escorregamento causado pela diferença na velocidade angular nas rodas de um mesmo eixo, pela diferença dos raios entre o trilho externo (que causa uma velocidade angular maior) e o trilho interno (que causa uma velocidade angular menor). Ondulações com padrão curto, em locais de aceleração e frenagem constante dos trens, como por exemplo, entrada e saída de estações e região de aparelhos de mudança de via AMV s, pelo fato do alto torque exigido das rodas nessas regiões, provocar micro pantinações que não são percebidas pelos sistemas de proteção de frenagem e aceleração do material rodante, porém devido a sua alta freqüência, fazem surgir este tipo de defeito na via. As inspeções feitas na via, demonstraram também uma diferença na qualidade de fabricação dos trilhos que foram laminados por duas empresas distintas, sendo que um deles apresenta uma maior ocorrência de defeitos superficiais. Um parâmetro que pode ser utilizado para julgar os esforços do contato roda x trilho é o valor da aceleração lateral não compensada, sendo que então foram classificadas as curvas no trecho de operação comercial e definida uma periodicidade para o esmerilhamento preventivo, levando em conta o fabricante do trilho instalado naquele ponto, o raio da curva e o valor da aceleração lateral resultante do trem naquele ponto, tendo como origem a seguinte equação matemática :

7 Onde : α = aceleração lateral não compensada; g = aceleração da gravidade; V = velocidade do trem naquele ponto; R = Raio da Curva; S = Superelevação da Curva Com base nas variáveis definidas (fabricante do trilho, raio de curva e aceleração lateral), foi elaborada uma matriz para o estabelecimento das periodicidades de esmerilhamento através da soma da nota relativa ao raio da curva e da aceleração calculada. Classificação dos Raios de Curva R 400 m nota 2 400<R 600 m nota 1 R> 600 m nota 0 Classificação da Aceleração Calculada (a) a 0,6 m/s² nota 2 0,4 m/s² a < 0,6 m/s² nota 1 a < 0,4 m/s² nota 0 Nota global Trilho tipo A Trilho tipo B 0 12 meses 9 meses 1, 2 9 meses 6 meses 3, 4 6 meses 3 meses Em via reta 18 meses 12 meses Em plataforma 12 meses 9 meses Tabela 1 : Classificação e definição das periodicidades para as curvas Além da periodicidade e classificação das curvas, foram elaboradas periodicidades para as tangentes e região de plataformas de estação (aceleração e frenagem). Na tabela 2 é possível verificar uma parte do trabalho feito para classificação das curvas e estabelecimento da periodicidade do esmerilhamento cíclico preventivo.

8 LOCAL DE INSTALAÇÃO SP04-3-VPR-V02-T10-01CUR2029 SP04-3-VPR-V01-T10-01CUR1030 SP04-3-VPR-V01-T07-08CUR1019 SP04-3-VPR-V01-T10-07CUR1033 SP04-3-VPR-V02-T07-09CUR2019 SP04-3-VPR-V02-T10-08CUR2032 SP04-3-VPR-V01-T05-04CUR1011P SP04-3-VPR-V02-T06-03CUR2013 SP04-3-VPR-V01-T02-08CUR1005 SP04-3-VPR-V01-T02-11CUR1006 SP04-3-VPR-V01-T09-09CUR1028 SP04-3-VPR-V01-T06-02CUR1013 SP04-3-VPR-V02-T02-09CUR2005 SP04-3-VPR-V02-T02-11CUR2006 SP04-3-VPR-V02-T05-04CUR2011P SP04-3-VPR-V02-T09-10CUR2027 SP04-3-VPR-V01-T04-06CUR1011A SP04-3-VPR-V01-T05-01CUR1011A SP04-3-VPR-V01-T05-02CUR1011A SP04-3-VPR-V02-T04-06CUR2011A SP04-3-VPR-V02-T05-01CUR2011A SP04-3-VPR-V02-T05-02CUR2011A SP04-3-VPR-V01-T01-05CUR1002 SP04-3-VPR-V02-T01-03CUR2002 RAIO SUPERELEVAÇÃO VELOCIDADE DEF SUPERELEVAÇÃO ACELERAÇÃO LATERAL (M/S2) 300, ,5 0,53 303, ,9 0,52 350, ,8 0,69 350,1 114,8 0,75 353, ,9 0,67 353,6 112,9 0,74 400, ,9 0,69 400,0 89,9 0,59 400,1 89,9 0,59 400,1 89,9 0,59 400,1 89,9 0,59 403,5 88,4 0,58 403,6 88,3 0,58 403,6 88,3 0,58 403, ,3 0,68 403,6 88,3 0,58 420, ,6 1,09 420, ,6 0,94 420, ,6 0,63 423, ,2 1,08 423, ,2 0,93 423, ,2 0,62 500, ,3 0,43 500, ,3 0,43 Tabela 2 : Classificação das curvas para definição das periodicidades. Na figura 5, é possível observar a superfície de rolamento antes e após o esmerilhamento, sendo notável a mudança na qualidade do contato roda x trilho. Figura 5 : Aspecto da superfície de rolamento antes (E) e depois (D) do esmerilhamento

9 3 - CONCLUSÃO Foi possível observar uma melhora significativa na superfície de contato roda x trilho após o estabelecimento do plano de esmerilhamento cíclico. O resultado imediato foi a diminuição do ruído interno dentro do salão de passageiros do trem para um nível de aproximadamente db, com o aumento do conforto dos usuários, como é possível observar nas figuras abaixo. O desgaste do trilho não é alterado em função do esmerilhamento cíclico, pois a quantidade de material retirada em cada ciclo, aproximadamente 0,03 mm, é menor do que o efeito provocado pelo desgaste do trilho em virtude de uma qualidade do contato roda x trilho ruim. Além disso, como conseqüência indireta deste trabalho, houve uma diminuição (não mensurada) das acelerações que o trem é submetido, ajudando a preservação e disponibilidade dos sistemas embarcados. Figura 6 : Comparação das medições antes (E) e após o esmerilhamento cíclico (D).

Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo.

Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo. Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo. Leonardo Hideyoshi Ueda (1) (1) Companhia do Metropolitano e São Paulo Gerência de Operações Departamento de Controle Centralizado e Tráfego

Leia mais

Objetivos da disciplina:

Objetivos da disciplina: Aplicar e utilizar princípios de metrologia em calibração de instrumentos e malhas de controle. Objetivos da disciplina: Aplicar e utilizar princípios de metrologia calibração de instrumentos e malhas

Leia mais

Procedimento para aplicação de ultra-som em engates rotativos montados.

Procedimento para aplicação de ultra-som em engates rotativos montados. Procedimento para aplicação de ultra-som em engates rotativos montados. Resumo O presente trabalho mostra o estudo desenvolvido para aplicação de ensaio não destrutivo em engates rotativos montados no

Leia mais

Melhorando a qualidade de energia elétrica para o sistema de sinalização metroferroviário

Melhorando a qualidade de energia elétrica para o sistema de sinalização metroferroviário Melhorando a qualidade de energia elétrica para o sistema de sinalização metroferroviário Resumo A sinalização é um dos sistemas vitais mais importante numa ferrovia, pois ela é responsável pela operacionalidade

Leia mais

CRONOGRAMA DE PROJETO, FABRICAÇÃO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA MONOTRILHO PARA A LINHA 17 - OURO DO METRÔ DE SÃO PAULO Nº 4220921301

CRONOGRAMA DE PROJETO, FABRICAÇÃO, FORNECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA MONOTRILHO PARA A LINHA 17 - OURO DO METRÔ DE SÃO PAULO Nº 4220921301 1 LINHA 17 - OURO 1037 dias 30/07/11 31/05/14 2 ASSINATURA DO CONTRATO 0 dias 30/07/11 30/07/11 30/Jul 3 DATAS MARCO E ORDENS DE SERVIÇO 1000 dias 11/08/11 07/05/14 4 Obra Civil 255 dias 11/08/11 22/04/12

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA

ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO DE UMA ESTRADA Introdução Um bom projeto de uma estrada procura evitar: Curvas fechadas e frequentes Greide muito quebrado Declividades fortes Visibilidade deficiente Elementos

Leia mais

Aula 10 e 11: Engrenagens e conjuntos Engrenagens Conjuntos de engrenagens

Aula 10 e 11: Engrenagens e conjuntos Engrenagens Conjuntos de engrenagens Aula 10 e 11: Engrenagens e conjuntos Engrenagens Conjuntos de engrenagens Quando se fala em variadores e redutores de velocidade, não se pode esquecer de um elemento fundamental desses conjuntos: a engrenagem.

Leia mais

Capítulo 4 - Medição de rotação, torque e potência

Capítulo 4 - Medição de rotação, torque e potência Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência 5.1 - Medição de rotação Os instrumentos usados para medir a velocidade angular de eixos rotativos são chamados tacômetros. Existem basicamente três tipos

Leia mais

Arquitetura e Acústica

Arquitetura e Acústica Arquitetura e Acústica Instituto de Engenharia de São Paulo 28/04/2016 Ricardo Siqueira Engenharia de Aplicação 1 Sala São Paulo Antiga Estação Ferroviária transformada em Sala de Espetáculo. Problema:

Leia mais

Guia de avaliação Bearing Tester. Instrumento para o monitoramento da condição de rolamentos

Guia de avaliação Bearing Tester. Instrumento para o monitoramento da condição de rolamentos Presente em todo movimento Guia de avaliação Bearing Tester. Instrumento para o monitoramento da condição de s Rolamentos. Aço. Componentes de Precisão Lubrificação Retentores Recondicionamento e reparo

Leia mais

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON

ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON ELIPSE E3 OTIMIZA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DOS PROCESSOS AUTOMATIZADOS NA RANDON Este case apresenta a utilização do E3 para monitorar os processos de abastecimento de água, tratamento de efluentes, climatização

Leia mais

Ondas. Ondas termo genérico com relação ao meio marinho, vários mecanismos de formação.

Ondas. Ondas termo genérico com relação ao meio marinho, vários mecanismos de formação. Ondas Ondas termo genérico com relação ao meio marinho, vários mecanismos de formação. Tipos de ondas: capilares e de gravidade (de vento, de longo período e maré astronômica) Ondas de gravidade Formadas

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força

Mecânica Geral. Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força Aula 04 Carregamento, Vínculo e Momento de uma força 1 - INTRODUÇÃO A Mecânica é uma ciência física aplicada que trata dos estudos das forças e dos movimentos. A Mecânica descreve e prediz as condições

Leia mais

SE E SEL CARACTERÍSTICAS

SE E SEL CARACTERÍSTICAS SE E SEL CARACTERÍSTICAS PB PBL SB SBL SE SEL SD SDL SF SFL ST ENGRENAGENS DE DENTES HELICOIDAIS Mecanismos de redução de primeira linha empregar engrenagens de dentes helicoidais, que fornecem uma taxa

Leia mais

Desenvolvimento de Veículos Autônomos em Escala. Identificação de Parâmetros e Calibração dos Modelos dos Sistemas de Propulsão, Frenagem e Direção

Desenvolvimento de Veículos Autônomos em Escala. Identificação de Parâmetros e Calibração dos Modelos dos Sistemas de Propulsão, Frenagem e Direção Desenvolvimento de Veículos Autônomos em Escala. Identificação de Parâmetros e Calibração dos Modelos dos Sistemas de Propulsão, Frenagem e Direção Aluno: Thais Barreto Joffe Orientador: Mauro Speranza

Leia mais

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão:

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão: PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR 96/97 DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (03/12/96) 1 a Questão: Valor : 1,0 Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da

Leia mais

Turbina eólica: conceitos

Turbina eólica: conceitos Turbina eólica: conceitos Introdução A turbina eólica, ou aerogerador, é uma máquina eólica que absorve parte da potência cinética do vento através de um rotor aerodinâmico, convertendo em potência mecânica

Leia mais

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi

ESTRADAS E AEROPORTOS. Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi 1. SISTEMA DE PISTA: O sistema de pistas de pouso e decolagem de um aeroporto consiste do pavimento estrutural (a pista propriamente dita), os acostamentos,

Leia mais

INTRODUÇÃ.D 2.1 Escalas de movimento do ar, 7 2.2 As radiações solar e terrestre como causas do vento, 7 2.3 Movimento do ar causado pelas forças do g

INTRODUÇÃ.D 2.1 Escalas de movimento do ar, 7 2.2 As radiações solar e terrestre como causas do vento, 7 2.3 Movimento do ar causado pelas forças do g INTRODUÇÃ.D 2.1 Escalas de movimento do ar, 7 2.2 As radiações solar e terrestre como causas do vento, 7 2.3 Movimento do ar causado pelas forças do gradiente de pressão atmosférica, 9 2.4 A força de Coriolis,

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO. Erros de Medição. Cedtec 2007/2. Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível

CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO. Erros de Medição. Cedtec 2007/2. Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO Erros de Medição Cedtec 2007/2 Sem equivalente na Apostila 1 Pressão e Nível DEFINIÇÕES Valor Real (Vr) O valor real de uma grandeza física é aquele aceito por todo mundo como sendo

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

Projeto de Ferrovias - Parte 1

Projeto de Ferrovias - Parte 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estrada 1 Projeto de Ferrovias - Parte 1 Aula 8 Recife, 2016 Conteúdo 1. Elementos básicos do projeto geométrico 2. Elaboração do

Leia mais

Evolução da Acessibilidade

Evolução da Acessibilidade Evolução da Acessibilidade no Metrô de São Paulo Rampas Estação São Joaquim Estação Saúde Rampas Estação Sumaré Estação São Bento Rampas Elevadores Estação Brigadeiro Elevadores Estação Armênia Elevadores

Leia mais

5. Derivada. Definição: Se uma função f é definida em um intervalo aberto contendo x 0, então a derivada de f

5. Derivada. Definição: Se uma função f é definida em um intervalo aberto contendo x 0, então a derivada de f 5 Derivada O conceito de derivada está intimamente relacionado à taa de variação instantânea de uma função, o qual está presente no cotidiano das pessoas, através, por eemplo, da determinação da taa de

Leia mais

DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ROTORES DE GRANDE PORTE. Letícia de Carvalho de Souza Insight Energy Sergio Fagundes Insight Energy

DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ROTORES DE GRANDE PORTE. Letícia de Carvalho de Souza Insight Energy Sergio Fagundes Insight Energy DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ROTORES DE GRANDE PORTE Letícia de Carvalho de Souza Insight Energy Sergio Fagundes Insight Energy RESUMO Geradores de energia elétrica e motores de grande porte exigem uma manutenção

Leia mais

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a

e a parcela não linear ser a resposta do sistema não linear com memória finita. Isto é, a 189 Comparando-se as figuras anteriores, Figura 5.15 a Figura 5.18, nota-se que existe uma correlação entre os valores das funções auto densidade espectrais lineares e não lineares. Esta correlação é devida

Leia mais

1.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades

1.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades CAPÍTULO 1 Grandezas, Unidades e Dimensões 1.1. Medidas Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo, ou particularidade de um fenómeno, susceptível de ser medida, i.e. à qual se pode atribuir um

Leia mais

Regulador Analógico de Posição Tipo VT-MACAS

Regulador Analógico de Posição Tipo VT-MACAS RP 30 050/03.04 Substitui: 11.02 Regulador Analógico de Tipo VT-MACAS Série 1X Tipo VT-MACAS Índice Características Conteúdo Características Dados para pedido Placa frontal Diagrama de blocos Dados técnicos

Leia mais

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10

Informação do Produto Máquina de ensaios eletrodinâmicos LTM 5/10 Linha de aplicação A LTM é uma máquina de ensaio eletrodinâmico com acionamento baseado na tecnologia de motor linear. O novo e patenteado conceito Zwick de acionamento possibilita a utilização da LTM

Leia mais

Para cada partícula num pequeno intervalo de tempo t a percorre um arco s i dado por. s i = v i t

Para cada partícula num pequeno intervalo de tempo t a percorre um arco s i dado por. s i = v i t Capítulo 1 Cinemática dos corpos rígidos O movimento de rotação apresenta algumas peculiaridades que precisam ser entendidas. Tem equações horárias, que descrevem o movimento, semelhantes ao movimento

Leia mais

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 35 DC

Especificação Técnica. Fresadora a frio W 35 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 35 DC Especificação Técnica Fresadora a frio W 35 DC Largura de fresagem máx. Profundidade de fresagem * 1 350 mm (opcionalmente 500 mm) 0 110 mm Tambor fresador

Leia mais

Inspeção de Qualidade

Inspeção de Qualidade Roteiro Inspeção de Qualidade 1. Inspeção para Aceitação 2. Planos de Amostragem Simples 3. Determinação Plano de Amostragem 4. Inspeção Retificadora 5. Plano de Amostragem Dupla 6. Planos de Amostragem

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 9 Análise Aerodinâmica da Asa

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 9 Análise Aerodinâmica da Asa Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 9 Análise Aerodinâmica da Asa Tópicos Abordados Asas de Envergadura Finita. Forma Geométrica e Localização da Asa na Fuselagem. Alongamento e Relação de Afilamento.

Leia mais

Guia Linear. Tamanho. Curso 07 20. Patins. Características Técnicas Material das guias DIN 58 CrMoV4 Material dos patins DIN 16 MnCr5

Guia Linear. Tamanho. Curso 07 20. Patins. Características Técnicas Material das guias DIN 58 CrMoV4 Material dos patins DIN 16 MnCr5 Guias Lineares - Série GH G H Guia Linear - Guia Linear Tamanho Curso 07 20 Máx. 4000mm 09 25 12 35 Exemplo: GH20-200 15 45 GH35-100 Patins G H P - Guia Linear Tamanho 07 20 09 25 12 35 15 45 Patins ---

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Grupo Casassanta Representante exclusivo SP/RJ Vanguardia Tecnológica al Servicio del Cliente QUEM SOMOS ONYX ONYX Solidez empresarial CONSTRUÇÃO CONCESSÕES MEIO AMBIENTE SERVIÇOS

Leia mais

Análise de Projetos: BALANÇAS

Análise de Projetos: BALANÇAS Análise de Projetos: BALANÇAS BALANÇAS Medição de Força: Direta: comparação através de balanças de alavancas com peso morto. Indireta: a partir da medição de outras grandezas (deformações, velocidade acústica,

Leia mais

3 Modelo Cinemático do Veículo

3 Modelo Cinemático do Veículo 3 Modelo Cinemático do Veículo Nesse capítulo se faz uma breve apresentação do modelo cinemático do veículo, descrito em (Speranza,Spinola, 2005) e em seguida projeta-se a malha de controle onde são feitos

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-OPERACIONAIS ON-LINE

SISTEMA DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-OPERACIONAIS ON-LINE SISTEMA DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-OPERACIONAIS ON-LINE São Paulo - 2011 Resumo Sistema de Informações On-line em ambiente Windows (utilizando Windows Media Player ou Power Point) com atualização remota, para

Leia mais

G.P.A.A. AEAMESP AGOSTO 2007

G.P.A.A. AEAMESP AGOSTO 2007 G.P.A.A. AEAMESP AGOSTO 2007 Diretrizes para Conservação da Via Permanente Metrô-SP Engº Sérgio Luís Silva Tec. Esp.. Márcio Satoshi Torii DO/GMT/MTC/EPV Fotografias: Frederico (VPN) e André Calçada ada

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MANUTENÇÃO DOSADOR MICRO-ESFERA E MOTOR DE PASSO

MANUAL DE OPERAÇÃO MANUTENÇÃO DOSADOR MICRO-ESFERA E MOTOR DE PASSO MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DOSADOR MICRO-ESFERA E MOTOR DE PASSO MODELO: N O DE SÉRIE: FABRICAÇÃO: / / 1 INTRODUÇÃO É com grande satisfação que a INEAL ALIMENTADORES LTDA coloca mais um equipamento

Leia mais

Movimento uniformemente variado. Capítulo 4 (MUV)

Movimento uniformemente variado. Capítulo 4 (MUV) Movimento uniformemente variado Capítulo 4 (MUV) Movimento uniformemente variado MUV aceleração escalar (α) é constante e não nula. O quociente α = v t é constante e não nulo. Função horária da velocidade

Leia mais

TECNOLOGIA HIDRÁULICA. Fagner Ferraz

TECNOLOGIA HIDRÁULICA. Fagner Ferraz TECNOLOGIA HIDRÁULICA Fagner Ferraz Potência x Eficiência 2 Cavitação 3 Causas da cavitação Tecnologia Hidráulica Filtro da linha de sucção saturado Linha de sucção muito longa Muitas curvas na linha de

Leia mais

2 Limites e Derivadas. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

2 Limites e Derivadas. Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 2 Limites e Derivadas Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. 2.7 Derivadas e Taxas de Variação Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados. Derivadas e Taxas de Variação

Leia mais

Análise de Regressão. Notas de Aula

Análise de Regressão. Notas de Aula Análise de Regressão Notas de Aula 2 Modelos de Regressão Modelos de regressão são modelos matemáticos que relacionam o comportamento de uma variável Y com outra X. Quando a função f que relaciona duas

Leia mais

Estrada de Rodagem Superlargura e superelevação

Estrada de Rodagem Superlargura e superelevação Porf. odrigo de Alvarenga osa 3/03/01 Estrada de odagem e superelevação Prof. r. odrigo de Alvarenga osa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (7) 9941-3300 1 Um veículo tipo pode ser considerado como um retângulo

Leia mais

Relatório 4 Planejamento e Execução das Pesquisas: Parte 2: Tomo II Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas

Relatório 4 Planejamento e Execução das Pesquisas: Parte 2: Tomo II Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas Relatório 4 Planejamento e Execução das Pesquisas: Parte 2: Tomo II Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas Maio de 2016 Histórico do Documento Parte 2: Tomo II - Pesquisa nas Estações de Metrô e Barcas

Leia mais

5 - Tipos de Defeitos em Estradas Nãopavimentadas

5 - Tipos de Defeitos em Estradas Nãopavimentadas 55 5 - Tipos de Defeitos em Estradas Nãopavimentadas - Bibliografia 5.1 - Introdução Entende-se por defeito qualquer alteração na superfície da estrada que influencie negativamente as suas condições de

Leia mais

6. Conceito e dimensionamento do tronco em uma residência

6. Conceito e dimensionamento do tronco em uma residência AULA 7 6. Conceito e dimensionamento do tronco em uma residência Vamos pegar como primeiro exemplo uma residência térrea abastecida por um único reservatório superior. Esse reservatório vai atender um

Leia mais

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho De olho na segurança da população, a Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região

Leia mais

TSR 3 Eixos Matriz Única Comando PC (2 servos)

TSR 3 Eixos Matriz Única Comando PC (2 servos) TSR www.dsm.com.br - dsm@dsm.com.br - PABX: (11) 5049-2958 TSR Tipo Movimentos Automáticos Número Máximo de Matrizes Sentido de dobra Software Comando Visualizador 3D Raio Variável Booster Pressão Longitudinal

Leia mais

ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08

ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08 ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTUM ANGULAR Física Geral I (1108030) - Capítulo 08 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 21 Sumário Rolamento Rolamento como rotação e translação combinados e como uma

Leia mais

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o.

r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. r o d e s e m p r e. r o d e c o m a v o l v o. EDIÇÃO 2004 REVISADA 14 O DIFERENCIAL É O QUE FAZ A DIFERENÇA! olá! nesta edição, vamos conhecer um pouco mais sobre o diferencial do seu volvo! manutenção

Leia mais

A UEAF marca 1 modelo 1.1, proporciona corte e coagulação em saídas monopolares ou bipolares.

A UEAF marca 1 modelo 1.1, proporciona corte e coagulação em saídas monopolares ou bipolares. 53 4 Metodologia No presente trabalho foram realizadas avaliações da confiabilidade metrológica de 14 unidades eletrocirúrgicas de três diferentes marcas, em uso em três hospitais, sendo dois destes da

Leia mais

Exercícios sobre ondulatória

Exercícios sobre ondulatória Exercícios sobre ondulatória 1. Vulcões submarinos são fontes de ondas acústicas que se propagam no mar com frequências baixas, da ordem de 7,0 Hz, e comprimentos de onda da ordem de 220 m. Utilizando

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

Data: Experiência 01: LEI DE OHM

Data: Experiência 01: LEI DE OHM ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 29 Diagrama v-n de Manobra e de Rajada

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 29 Diagrama v-n de Manobra e de Rajada Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 29 Diagrama v-n de Manobra e de Rajada Tópicos Abordados Diagrama v-n de Manobra. Diagrama v-n de Rajada. Extensão para o Diagrama v-n de Rajada Esta aula repete

Leia mais

LEIS DE NEWTON. a) Qual é a tensão no fio? b) Qual é a velocidade angular da massa? Se for necessário, use: sen 60 = 0,87, cos 60 = 0,5.

LEIS DE NEWTON. a) Qual é a tensão no fio? b) Qual é a velocidade angular da massa? Se for necessário, use: sen 60 = 0,87, cos 60 = 0,5. LEIS DE NEWTON 1. Um pêndulo cônico é formado por um fio de massa desprezível e comprimento L = 1,25 m, que suporta uma massa m = 0,5 kg na sua extremidade inferior. A extremidade superior do fio é presa

Leia mais

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL POSIÇÃO. Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema 22/02/2016.

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL POSIÇÃO. Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema 22/02/2016. FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL Cinemática 1D POSIÇÃO Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema Reta numérica real com origem Crescimento para direita, decrescimento para esquerda

Leia mais

Folga Interna e Pré-carga dos Rolamentos

Folga Interna e Pré-carga dos Rolamentos Folga Interna e Précarga dos Rolamentos. Folga Interna e Précarga dos Rolamentos. Folga interna dos rolamentos A folga interna de um rolamento (folga inicial) é a folga que um rolamento tem antes de ser

Leia mais

ANEXO XI INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

ANEXO XI INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ANEXO XI INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO O Sistema de Avaliação de Desempenho do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Goiás TRIP/GO visa a controlar a qualidade da prestação

Leia mais

FÍSICA. Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2.

FÍSICA. Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. FÍSICA Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. 1. As faixas de aceleração das auto-estradas devem ser longas o suficiente para permitir que um carro partindo do repouso atinja a velocidade de 100

Leia mais

Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas. Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação

Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas. Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação Gestão de Trilhos EFT - Estrada de Ferro Trombetas Processo de implantação de esmerilhamento de trilhos em avaliação Sumário 1. Introdução 2. Gestão de Trilhos 3. Estudo de Contato Roda-Trilho FASE I 4.

Leia mais

Precisão do fuso de esferas

Precisão do fuso de esferas Precisão do ângulo de avanço A precisão do fuso de esferas no ângulo de avanço é controlado de acordo com os padrões JIS (JIS B 1192-1997). As classes de precisão C0 a C5 são defi nidas na linearidade

Leia mais

Rolamentos. Diógenes Bitencourt. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre. Page 1

Rolamentos. Diógenes Bitencourt. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre. Page 1 Rolamentos Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Diógenes Bitencourt Page 1 Rolamentos Para que utilizamos os rolamentos? Quando é necessário reduzir o atrito de escorregamento entre a superfície

Leia mais

A) -5,5i - 4,3j - 8,8k B) -19,5i - 16,7j - 14,9k. 5,3i - 1,2j + 4,3k. 0,5i + 6,0j - 4,5k. 9,5i - 6,1j - 4,0k

A) -5,5i - 4,3j - 8,8k B) -19,5i - 16,7j - 14,9k. 5,3i - 1,2j + 4,3k. 0,5i + 6,0j - 4,5k. 9,5i - 6,1j - 4,0k Page 1 of 13 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 6: Propriedades Mecânicas Ensaios Propriedades de Tração Dureza CEPEP - Escola Técnica Prof.: Propriedades Mecânicas dos Materiais Muitos materiais, quando em serviço, são

Leia mais

1) Cálculo do tempo de subida do objeto: V y. = V 0y. + γt s 0 = 4 10t s. t s. = 0,4s. 2) Cálculo do tempo total de vôo : t total.

1) Cálculo do tempo de subida do objeto: V y. = V 0y. + γt s 0 = 4 10t s. t s. = 0,4s. 2) Cálculo do tempo total de vôo : t total. 46 e FÍSICA No interior de um ônibus que trafega em uma estrada retilínea e horizontal, com velocidade constante de 90 km/h, um passageiro sentado lança verticalmente para cima um pequeno objeto com velocidade

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

São Paulo - Rio de Janeiro Transrapid - Trem ultrarápido

São Paulo - Rio de Janeiro Transrapid - Trem ultrarápido São Paulo - Rio de Janeiro - Trem ultrarápido São Paulo 1½ hora com 500 km/h Rio de Janeiro Aer o t r em T r a n s r a pi d Sã o P a ulo - Ri o Folie 1 São Paulo - Rio de Janeiro Rede São Paulo 1½ hora

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estrada 1. Projeto Geométrico das Estradas. Aula 5.

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estrada 1. Projeto Geométrico das Estradas. Aula 5. UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Glauber Carvalho Costa Estrada 1 Projeto Geométrico das Estradas Aula 5 Recife, 2014 Elementos Geométricos das Estradas de Rodagem Planimétricos (Projeto

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO Fixação 1) O bloco da figura, de peso P = 50N, é arrastado ao longo do plano horizontal pela força F de intensidade F = 100N. A força de

Leia mais

Manual de Serviço. Transmissões Eaton. Desmontagem/Montagem Retarder. Julho 2010 FSBO 9406

Manual de Serviço. Transmissões Eaton. Desmontagem/Montagem Retarder. Julho 2010 FSBO 9406 Manual de Serviço Transmissões Eaton Desmontagem/Montagem Retarder Julho 2010 FSBO 9406 Índice Introdução... 3 Objetivo e escopo do manual... 3 Como usar o manual... 3 Precauções na desmontagem... 3 Precauções

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio 1 - Equilíbrio de um Ponto Material (Revisão) Condição de equilíbrio de um Ponto Material Y F 0 F X 0 e F 0 Exemplo 01 - Determine a tensão nos cabos AB e AD para

Leia mais

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 13 Aceleração escalar média classificação dos movimentos. Página - 181

Professora Bruna FÍSICA A. Aula 13 Aceleração escalar média classificação dos movimentos. Página - 181 FÍSICA A Aula 13 Aceleração escalar média classificação dos movimentos Página - 181 PARA COMEÇAR Você sabe o que é um porta-aviões? Você sabia que a pista de um porta-aviões tem cerca de 100 metros de

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE:1º PLANO DE ESTUDO PROFESSOR:MARCÃO DATA DA AVALIAÇÃO: 30/09/16 CONTEÚDO(S) A SER(EM) COBRADO(S) NA AVALIAÇÃO: DISCIPLINA:

Leia mais

Circuitos com Diodo. Prof. Jonathan Pereira

Circuitos com Diodo. Prof. Jonathan Pereira Circuitos com Diodo Prof. Jonathan Pereira Introdução Figura 1 Válvula hidráulica uidirecional 2 Sinal Senoidal Sinal elétrico alternado pode ser representado matematicamente

Leia mais

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Página 1 de 5 Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Capitulos 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traçado 04 - Trafego e Clssificação 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Técnicas 07 - Distancia

Leia mais

E o que estamos fazendo sobre os pneus?

E o que estamos fazendo sobre os pneus? PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I PNEUS Vamos aos pneus! E o que estamos fazendo sobre os pneus? - O CONPET, programa criado pelo Governo Federal em 1991 e executado pela Petrobras, promove a eficiência

Leia mais

Introdução TRANSOESTE. Ilustração 3D

Introdução TRANSOESTE. Ilustração 3D Cidade Integrada Introdução A cidade do Rio de Janeiro passa por uma mudança de paradigma na mobilidade, com um grande ciclo de investimentos em transporte de alta capacidade. O processo envolve obras

Leia mais

New Holland TT TT4030

New Holland TT TT4030 New Holland TT TT4030 VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,

Leia mais

Aula 6 Propagação de erros

Aula 6 Propagação de erros Aula 6 Propagação de erros Conteúdo da aula: Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular a incerteza de C, se

Leia mais

Gestão de Trilhos. EFVM - Vale. Esmerilhamento Preventivo de Trilhos

Gestão de Trilhos. EFVM - Vale. Esmerilhamento Preventivo de Trilhos Gestão de Trilhos EFVM - Vale de Trilhos A Estrada de Ferro Vitoria a Minas - EFVM EFVM em números: A Ferrovia - Bitola métrica; - 27,5 toneladas por eixo; - Velocidade máxima autorizada de 65 km/h; -

Leia mais

ANALISE DAS ANOMALIAS DAS TEMPERATURAS NO ANO DE 2015

ANALISE DAS ANOMALIAS DAS TEMPERATURAS NO ANO DE 2015 ANALISE DAS ANOMALIAS DAS TEMPERATURAS NO ANO DE 2015 O ano de 2015 foi marcado pela sensação de calor maior que em anos recentes, também muito quentes. Segundo a Agência Espacial Americana (NASA), o ano

Leia mais

Introdução à Oceanografia Física. Oceanos e Sazonalidade. Circulação e Movimentos de Massas de Água. Circulação e Movimentos de Massas de Água

Introdução à Oceanografia Física. Oceanos e Sazonalidade. Circulação e Movimentos de Massas de Água. Circulação e Movimentos de Massas de Água Introdução à Oceanografia Física Este material é um material didático de apoio, visando facilitar o estudo do aluno, sem entretanto estar diretamente associado ao plano de curso da disciplina. Circulação

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

A VALE. É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia.

A VALE. É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia. Planejamento e Gestão da Dragagem de Manutenção: Porto de Tubarão A VALE É uma empresa de mineração diversificada com foco global e negócios em logística e geração de energia. É um dos maiores produtores

Leia mais

12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Trabalho Técnico. Modernização dos Sistemas de Transporte sobre Trilhos de Passageiros de Natal,

12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Trabalho Técnico. Modernização dos Sistemas de Transporte sobre Trilhos de Passageiros de Natal, 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Trabalho Técnico TEMA Modernização dos Sistemas de Transporte sobre Trilhos de Passageiros de Natal, João Pessoa e Maceió. RESUMO O trabalho analisa as influências

Leia mais

MANUTENÇÃO PREVENTIVA 16.04.09

MANUTENÇÃO PREVENTIVA 16.04.09 1 MANUTENÇÃO PREVENTIVA Manutenção Preventiva: conceito 2 Obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II COMENTÁRIOS Norma NBR 6118/2007 Prof. Eduardo Giugliani 1 0. COMENTÁRIOS

Leia mais

Difração. Página 1 de 7

Difração.  Página 1 de 7 Difração 1. (Ufu 2015) Um feixe de elétrons incide sobre uma superfície, demarcando os lugares onde a atinge. Todavia, há um anteparo com duas aberturas entre a fonte emissora de elétrons e a superfície,

Leia mais

Objetivos da segunda aula da unidade 6. Introduzir a classificação da perda de carga em uma instalação hidráulica.

Objetivos da segunda aula da unidade 6. Introduzir a classificação da perda de carga em uma instalação hidráulica. 370 Unidade 6 - Cálculo de Perda de Carga Objetivos da segunda aula da unidade 6 Introduzir a classificação da perda de carga em uma instalação hidráulica. Caracterizar as condições para ocorrer à perda

Leia mais

FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV

FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV Alexandre Santos (Xandão) 9º FICHA DE ATIVIDADE - FÍSICA: MRU E MRV 1 Assinale na coluna I as afirmativas verdadeiras e, na coluna II as falsas. A velocidade da partícula varia de acordo com o gráfico

Leia mais

Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento

Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento Contribuição da Endesa Brasil a Consulta Pública 043/2009 Qualidade do Fornecimento Este documento encaminha as contribuições das distribuidoras da Endesa Brasil, Ampla e Coelce, no que se refere aos questionamentos

Leia mais

Representação de rugosidade

Representação de rugosidade Representação de rugosidade A UU L AL A Existem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfícies? Essa questão foi resolvida

Leia mais