** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,31 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6, **

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,31 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6,02.10 23 **"

Transcrição

1 BC 33: Fenômenos Térmicos a Lista de Exercícios ** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,3 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6,. 3 ** Caminho Livre Médio. Em um dado experimento, certo gás é mantido em uma câmara na pressão de. 6 mmhg e na temperatura de 9 K. a) Calcule o número de moléculas por centímetro cúbico dentro da câmara supondo que o gás é ideal. b) Qual é o livre caminho médio das moléculas do gás sob essas condições se o diâmetro molecular é de, aproximadamente, 8 cm?. Moléculas de hidrogênio (diâmetro. -8 cm) escapam de um forno a uma temperatura de 4K e entram em uma câmara que contém átomos de argônio (diâmetro cm), com densidade de 4. 9 átomos/cm 3. a) Qual a velocidade típica das moléculas de hidrogênio ao deixarem o forno? b) Considerando a molécula de hidrogênio e os átomos de argônio como esferas, qual será a distância mínima de aproximação de seus centros em uma colisão? c) Qual o número inicial de colisões por unidade de tempo que sofre a molécula de hidrogênio? Distribuição de Velocidades Moleculares 3. Seja N i o número de partículas com velocidade v i, dadas na tabela abaixo. N i v i (m/s),5,8, 3, 3,5,5,8 Determine a velocidade média das partículas, a velocidade quadrática média e a velocidade mais provável. 4. Um certo gás com N partículas tem a seguinte distribuição de velocidades: c p( v) = v para! v! v v p ( v) = c para v! v! v c p ( v) = (3v! v) para v! v! 3v v p ( v) = para v! 3v onde c e v são constantes. a) Expresse c em termos de N e v. b) Quantas moléculas tem velocidades entre.5v e v? c) Expresse a velocidade média das moléculas em termos de v. d) Encontre a velocidade quadrática média, v rms.

2 5. Mostre que a velocidade mais provável de uma molécula de um gás obedecendo a distribuição de velocidades de Maxwell-Boltzman é dada por kt v mp = m Observe que a velocidade mais provável corresponde ao ponto em que a inclinação da curva da distribuição de velocidades é nula. 6. A velocidade de escape na superfície de um planeta de raio R é: ve = g P R onde g p, é a aceleração da gravidade na superfície do planeta. Se a velocidade média quadrática de um gás estiver acima de 5% da velocidade de escape, virtualmente todas as moléculas de gás escaparão da atmosfera do planeta. a) Em qual temperatura o O deve estar para que sua velocidade média quadrática seja tal que v rms =.5v e na Terra (R Terra = 6378 km, g Terra = 9,8m/s )? E para o H qual é essa temperatura? b) Calcule as temperaturas para as quais as velocidades médias quadráticas do O e do H são iguais a 5% da velocidade de escape na superfície da lua, onde g lua é cerca de um sexto do valor da gravidade na superfície do planeta Terra ( R lua = 738 km). Isso explica a ausência desses gases na lua? Calores Específicos 7. Considere n moles de um gás ideal constituído por moléculas com f graus de liberdade ativos a uma dada temperatura T. Mostre que: a) a energia interna total do sistema é E int = fnrt/ b) o calor específico molar a volume constante é C V = fr/ c) o calor específico molar a pressão constante é C P = (f+)r/ d) qual a razão γ = C P / C V? 8. Suponha que 6 moles de um gás ideal de atômico, com rotação molecular porém sem oscilação, experimenta um aumento na temperatura de K na condição de pressão constante. a) Quanto calor foi adicionado ao gás? b) Qual foi o aumento da energia interna do gás? c) Quanto trabalho foi feito pelo gás? d) Calcule o aumento na energia cinética translacional do gás. 9. Um mol de oxigênio (O ) é aquecido à pressão constante a partir da temperatura o C. Qual a quantidade de calor necessária para que esse gás duplique seu volume inicial? Suponha que as moléculas do gás tenham rotações, mas que a temperatura não seja suficientemente alta para que elas também possam ter vibrações.. Quando,9J foram adicionados sob a forma de calor a um gás ideal particular, o volume do gás variou de 5cm 3 para cm 3, enquanto que a pressão permaneceu constante em atm. a) De quanto variou a energia interna do gás? b) Se a quantidade de gás presente for de. 3 mol, determine o calor específico do gás à pressão constante e à volume constante.. Um container armazena uma mistura de três gases não interagentes: n moles do primeiro gás com calor específico molar a volume constante C V, e assim por diante. Encontre o calor específico molar a volume constante da mistura, em termos dos calores específicos molares e das quantidades dos três gases separados.

3 . Para um gás diatômico ideal, C V = 5R/. Um mol deste gás exerce uma pressão p e ocupa um volume V. Quando o gás é aquecido, sua pressão triplica e o seu volume duplica. Se esse processo de aquecimento inclui dois passos, o primeiro à pressão constante e o segundo à volume constante, determine a quantidade de energia transferida para o gás sob a forma de calor. Transformações Adiabáticas 3. Um gás ideal inicialmente na pressão p realiza uma expansão livre (adiabática, sem trabalho externo) até um volume final que é três vezes o valor do volume inicial. a) Qual é a pressão do gás depois da expansão livre? b) O gás é então comprimindo de forma lenta e adiabática de volta ao seu volume inicial. A pressão depois da compressão é p = 3 3 p. Esse gás é monoatômico, diatômico ou poliatômico? c) Qual é a energia cinética média por molécula no estado final comparado com aquela do estado inicial? 4. Um gás ideal diatômico se expande adiabaticamente para um volume,35 vezes maior que seu volume inicial. A temperatura inicial é de 8 o C. Encontre a temperatura final. 5. Mostre que as seguintes relações valem para uma expansão reversível adiabática de um gás ideal: "! TV = c Tp! " A bola de fogo da bomba de fissão de urânio consiste de uma esfera de gás de raio de m e temperatura de 3 K imediatamente após a detonação. Supondo que a expansão é adiabática e que a bola de fogo permanece esférica, estime o raio da bola de fogo quando a temperatura é de 3 K e quando é de 3 K.(Considere γ=,4) 6. Uma câmara termicamente isolada contém n moles de gás hélio em alta pressão p e temperatura T. O gás é então permitido escapar lentamente para a atmosfera, cuja pressão é p, através de uma pequena válvula. Mostre que a temperatura final dos n moles restantes na câmara é = c " ( p! % T = T & # com p ' $ n ' p! " $ = n % & p # 7. Durante uma expansão adiabática reversível de um gás ideal, a pressão e o volume obedecem a relação pv γ = const. Mostre que o trabalho realizado por um gás expandindo-se adiabaticamente do estado (p, V ) até o estado (p,v ) é dado por: W = pv! pv "! Entropia 8. Determine a variação na entropia que ocorre quando um cubo de gelo de 7g a - o C é transformado, à pressão constante, em vapor a temperatura de 5 o C.

4 9. Um cubo de gelo de g a - o C é colocado em um lago cuja temperatura é 5 o C. Calcule a variação na entropia do sistema cubo de gelo/lago quando o cubo de gelo atingir o equilíbrio térmico com o lago. O calor específico do gelo é J/kg K.. Em um experimento, g de alumínio (com calor específico de 9 J/kg K) a o C são misturados com 5g de água (calor específico 4 J/kg K) a o C, com a mistura termicamente isolada. a) Qual a temperatura de equilíbrio? b) Quais as variações de entropia do alumínio, da água e do sistema água-alumínio?. Um mol de um gás monoatômico ideal, inicialmente à pressão de atm e com um volume de,5 m 3, é aquecido até um estado final com pressão de atm e um volume de,4 m 3. Determine a variação da entropia do gás neste processo.. Duas quantidades iguais de água, de massa m e temperaturas T e T, são adiabaticamente misturadas, com a pressão mantida constante. Mostre que a mudança de entropia no universo é ' S univ = mc P & $ T + T ln $ % TT #!! " onde c P é o calor específico da água a pressão constante. Mostre que ΔS univ >. 3. Um mol de hidrogênio gasoso é mantido no lado esquerdo de um recipiente isolado, constituído por dois compartimentos iguais, ligados por uma válvula que se encontra fechada. Inicialmente o compartimento do lado direito está completamente vazio. Abre-se a válvula permitindo que o gás possa fluir para o lado direito. Qual a variação total da entropia quando o sistema atingir o estado de equilíbrio? Há alguma variação de temperatura? Ciclos e Máquinas Térmicas 4. Um mol de um gás ideal monoatômico é submetido ao seguinte ciclo: transformação isocórica (volume constante) de volume V a = 3 m 3 de um estado A até o estado B onde a pressão é p b = atm; expansão adiabática do estado B até o estado C onde o volume é 8V b ; transformação isobárica do estado C de volta ao estado A. Calcule : a) o calor adicionado ao gás, b) o calor perdido pelo gás c) o trabalho líquido realizado pelo gás e a eficiência do ciclo. 5. Um mol de um gás ideal monoatômico é submetido a seguinte ciclo: expansão isobárica à pressão p de um ponto A onde o volume é V até o ponto B onde volume é 4V ; transformação isocórica do ponto B até o ponto C, onde a pressão é p ; e uma compressão do ponto C de volta ao ponto A. a) Quanto trabalho é realizado pelo gás partindo de A até C na trajetória abc? b) Quais são as mudanças na energia interna e na entropia indo de B até C? c) Quais são as mudanças na energia interna e na entropia ao se realizar o ciclo completo? Expresse todas as respostas em termos da pressão p, do volume V e da temperatura inicial T no ponto A.

5 6. No ponto A de um ciclo de Carnot,,34 moles de um gás ideal monoatômico tem uma pressão de 4 kpa, volume de litros e uma temperatura de 7K. Ele se expande isotermicamente até o ponto B e, então, expande-se adiabaticamente até o ponto C, onde o seu volume é de 4 litros. Uma compressão isotérmica o leva ao ponto D, onde seu volume passa a ser de 5 litros. Um processo adiabático faz o gás retornar ao ponto A. a) Determine a todas as pressões, volumes e temperaturas desconhecidos na tabela abaixo. b) Encontre a energia adicionada na forma de calor, o trabalho realizado pela máquina e a mudança na energia interna para cada uma das etapas de A para B, de B para C, de C para D, de D para A. c) Calcule o rendimento W maq / Q abs. Demonstre que ele é igual ao rendimento da máquina de Carnot. estado P (kpa) V (litros) T (K) A 4 7 B C 4 D 5 7. Demonstre que para um refrigerador ideal de Carnot o trabalho realizado pelo motor, W, relaciona-se com o calor absorvido do reservatório frio, Q f, e as temperaturas dos reservatórios frio e quente, T f e T q, respectivamente, da seguinte forma: W = Q f T q! T T f f a) Para um refrigerador cujas bobinas de refrigeração estão na temperatura de -3 o C, e cujo gás comprimido no condensador encontra-se na temperatura de 6 o C, qual é o coeficiente teórico de rendimento? b) Se o motor do refrigerador estiver com potência de W, qual é a quantia máxima de calor que pode ser extraída do congelador em dez minutos quando a temperatura do congelador é de 7K e a temperatura do exterior de 3K? 8. Uma máquina de Carnot que funciona entre as temperaturas T e T (T > T ), fornece trabalho a um refrigerador de Carnot, que trabalha entre as temperaturas T 3 e T 4 (T 3 > T 4 ), conforme ilustra a figura. Encontre a razão do calor liberado pelo refrigerador para o reservatório na temperatura T3 em relação ao calor absorvido do reservatório à temperatura T pela máquina, isto é, Q 3 / Q em termos das quatro temperaturas.

6 9. Em 87, Robert Stirling, um clérigo escocês, inventou a máquina de Stirling, para a qual se tem encontrado uma variedade de aplicações desde então. O combustível é queimado externamente para aquecer um dos dois cilindros da máquina. Uma quantidade fixa de gás inerte move-se ciclicamente entre os cilindros, expandindo-se no quente e se contraindo no frio. A figura abaixo representa um modelo para seu ciclo termodinâmico. Considere n moles de um gás monoatômico ideal que está atravessando uma vez o ciclo, consistindo em dois processos isotérmicos às temperaturas 3T i e T i e em dois processos a volume constante. Determine, em termos de n, R e T i, o calor líquido transferido ao gás e o rendimento da máquina. 3. O ciclo de Otto na figura abaixo modela a operação do motor de combustão interna de um automóvel. Uma mistura de vapor de gasolina e ar é injetada em um cilindro enquanto o pistão abaixa durante o curso A da entrada. O pistão sobe para a extremidade fechada do cilindro para comprimir adiabaticamente a mistura no processo de A para B. A razão r = V /V é a razão de compressão do motor. Em B a gasolina é inflamada pela vela e a pressão eleva-se rapidamente enquanto ela se queima no processo de B para C. No curso de potência de C para D, os produtos da combustão se expandem adiabaticamente enquanto forçam o pistão para baixo. Os produtos da combustão esfriam mais ainda em um processo isocórico de D para A e no curso de A para O da exaustão, quando os gases de exaustão são eliminados do cilindro. Suponha que um único valor da razão de capacidades caloríficas caracteriza tanto a mistura ar-combustível quanto os gases de exaustão após a combustão. Prove que o rendimento do motor é " r "! Interpretação Estatística da Entropia 3. Considere o lançamento de dois dados. Construa uma tabela com o número de microestados correspondentes a cada macroestado possível. Quais são os macroestados mais e menos prováveis? Em termos de entropia qual o macroestado mais desordenado? E o mais ordenado?

7 3. Uma caixa fechada contém N moléculas idênticas. Considere três configurações: a configuração A com uma divisão igual de moléculas entre as duas metades da caixa, a configuração B com 6% das moléculas na metade esquerda da caixa e 4% na metade direita e a configuração C com todas as moléculas na metade esquerda da caixa. Determine a multiplicidade (o número de microestados independentes) para cada configuração e as razões entre o tempo que o sistema passa na configuração A e o tempo que passa em cada uma das outras configurações B e C (t A /t B e t A /t C ), quando: a) N = 5 b) N = Potenciais Termodinâmicos 33. Um mol de calcita, CaCO 3, transforma-se em aragonita com um aumento ΔU =, kj na energia interna. Calcule as variações na entalpia e na entropia quando esse processo se realiza a uma pressão constante p =, bar. As densidades da calcita e da aragonita são ρ c =,7 g/cm 3 e ρ a =,93 g/cm 3, respectivamente. 34. Calcule a diferença entre ΔU e ΔH quando um mol de estanho escuro (densidade de 5,75 g/cm 3 ) transforma-se em estanho branco (densidade de 7,3 g/cm 3 ) a uma pressão de, bar. 35. A variação de entalpia acompanhando a formação de um mol de NH 3 na forma gasosa a partir de seus elementos é dada por ΔH = - 46, kj. Qual a variação da energia interna quando esse processo ocorre a 3K? 36. Utilize o princípio de Clausius, ds! dq/t, e a definição da energia livre de Gibbs para mostrar que dg! SdT pdv. 37. Calcule a variação da energia livre de Gibbs para formar N O 4 gasoso a partir de NO gasoso em condições normais de temperatura e pressão. Sabe-se que a variação de entropia nessa reação é de + 75,8 J/ K.mol. 38. Medidas calorimétricas mostram que a variação da entropia na oxidação do ferro em Fe O 3 sólido é de ΔS = - 7 J/Kmol. Esse processo ocorre espontaneamente à o C? A entalpia de formação de um mol de óxido de ferro no processo é de ΔH = - 84, kj/mol.

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios BC 33: Fenômenos Térmicos a Lista de Exercícios ** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,3 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6,. 3 ** Caminho Livre Médio. Em um dado experimento,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A VIII Capítulo 21 Entropia e a Segunda

Leia mais

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades.

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. Fenômenos Térmicos - 2014: segundo conjunto de problemas Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. 1. Num período de 1.00 s, 5.00 10 23 moléculas de nitrogênio atingem

Leia mais

Capítulo 20: Entropia e segunda Lei da Termodinâmica

Capítulo 20: Entropia e segunda Lei da Termodinâmica Capítulo 20: Entropia e segunda Lei da ermodinâmica Resumo Processos irreversíveis e Entropia A xícara a transfere calor para sua mão. Processo irreversível. Mão Q Q Xícara(Quente) Como saber se um processo

Leia mais

Exercícios Gases e Termodinâmica

Exercícios Gases e Termodinâmica Exercícios Gases e Termodinâmica 1-O gás carbônico produzido na reação de um comprimido efervescente com água foi seco e recolhido àpressão de 1 atm e temperatura de 300K, ocupando um volume de 4 L. Se

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES GASOSAS

TRANSFORMAÇÕES GASOSAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS 01. A pressão do ar no interior dos pneus é recomendada pelo fabricante para a situação em que a borracha está fria. Quando o carro é posto em movimento, os pneus se aquecem, seus

Leia mais

Física 2 - Termodinâmica

Física 2 - Termodinâmica Física 2 - Termodinâmica Calor e Temperatura Criostatos de He 3-272.85 C Termodinâmica Energia Térmica Temperatura, Calor, Entropia... Máquinas Térmicas : Refrigeradores, ar-condicionados,... Física Térmica

Leia mais

Apostila de Física 12 Leis da Termodinâmica

Apostila de Física 12 Leis da Termodinâmica Apostila de Física 12 Leis da Termodinâmica 1.0 Definições Termodinâmica estuda as relações entre as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados num processo físico, envolvendo um/um sistema

Leia mais

Termodin Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2014)

Termodin Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2014) Questão 01 - (UEM PR/2014) Com relação à Teoria Cinética dos Gases, aplicada a um gás ideal rarefeito, contido em um recipiente hermeticamente fechado, analise as alternativas abaixo e assinale o que for

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES

COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES 1 T.1 (CESCEM/66) Em uma transformação isobárica, o diagrama de pressão volume de um gás perfeito: a) é uma reta paralela ao eixo das pressões; b) é uma hipérbole equilátera;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas

LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas - 1 - LISTA DE EXERCÍCIOS Trabalho, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica para Sistemas 1. Um aquecedor de ambientes a vapor, localizado em um quarto, é alimentado com vapor saturado de água a 115 kpa.

Leia mais

O estado de um gás ideal é caracterizado pelas grandezas pressão, volume e temperatura.

O estado de um gás ideal é caracterizado pelas grandezas pressão, volume e temperatura. O estado de um gás ideal é caracterizado pelas grandezas pressão, volume e temperatura. pv = nr n = m M ol R = 0,08atm l / mol K p = pressão V = volume n = número de moles R = constante universal dos gases

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES

COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES www.agraçadaquímica.com.br COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES 1. (UNIPAC-96) Um mol de gás Ideal, sob pressão de 2 atm, e temperatura de 27ºC, é aquecido até que a

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Física Série: 2ª Ensino Médio Professor: Marcelo Chaves Física Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a):

Leia mais

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K MODELO 1 1) Suponha que um gás ideal tenha sofrido uma transformação isobárica, na qual sua temperatura varia de 27 C para 57 C. Qual seria a porcentagem de variação que o volume do gás iria experimentar?

Leia mais

Problemas ",. 2 ~ 20 ... 1--- g- 40. o 0,8. Fig. 20-22 Problema 10.

Problemas ,. 2 ~ 20 ... 1--- g- 40. o 0,8. Fig. 20-22 Problema 10. Problemas 0_ 000 o número de pontos indica o nível de dificuldade do problema. Seção20-3 Variação de Entropia o 1 Suponha que 4,00 moles de um gás ideal sofrem uma expansão isotérmica reversível do volume

Leia mais

Termodinâmica Aplicada I Lista de exercícios 1ª Lei para Volume de Controle

Termodinâmica Aplicada I Lista de exercícios 1ª Lei para Volume de Controle Termodinâmica Aplicada I Lista de exercícios 1ª Lei para Volume de Controle 1. Água evapora no interior do tubo de uma caldeira que opera a 100 kpa. A velocidade do escoamento de líquido saturado que alimenta

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE A SEGUNDA E TERCEIRA LEiS DA TERMODINÂMICA, ENERGIA LIVRE E POTENCIAL QUÍMICO

ATIVIDADES SOBRE A SEGUNDA E TERCEIRA LEiS DA TERMODINÂMICA, ENERGIA LIVRE E POTENCIAL QUÍMICO ATIVIDADES SOBRE A SEGUNDA E TERCEIRA LEiS DA TERMODINÂMICA, ENERGIA LIVRE E POTENCIAL QUÍMICO Aula 9 Metas Apresentar os conceitos relacionados à segunda e terceira leis; Apresentar as aplicações conjuntas

Leia mais

Diagrama de Fases e Estudo dos gases perfeitos

Diagrama de Fases e Estudo dos gases perfeitos Diagrama de Fases e Estudo dos gases perfeitos Diagrama de fases O estado físico de uma substância depende da temperatura e da pressão a que a substância está submetida. Assim, existem infinitos pares

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e ª Leis da Termodinâmica A primeira lei da termodinâmica Alguns casos particulares Primeira lei em um ciclo termodinâmico Exercícios Primeira lei da termodinâmica

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas: ª e ª Leis da Termodinâmica A primeira lei da termodinâmica Alguns casos particulares Primeira lei em um ciclo termodinâmico Primeira lei da termodinâmica quantidade líquida

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

Aula 16 A Regra das Fases

Aula 16 A Regra das Fases Aula 16 A Regra das Fases 1. Introdução Poderíamos especular se quatro fases de uma única substância poderiam estar em equilíbrio (como, por exemplo, as duas formas sólidas do estanho, o estanho líquido

Leia mais

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura.

ENERGIA TÉRMICA: A Energia Térmica de um corpo é a energia cinética de suas moléculas e corresponde à sua temperatura. CALOR 1 ENERGIA: É a capacidade de se realizar um trabalho. Ela se apresenta sob várias formas: cinética (de movimento), gravitacional, elástica (de molas), elétrica, térmica, radiante e outras. Mede-se

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE - ESTÁTICA DOS FLUIDOS -

LISTA DE EXERCÍCIOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE - ESTÁTICA DOS FLUIDOS - LISTA DE EXERCÍCIOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE - ESTÁTICA DOS FLUIDOS - 1) Um reservatório de água possui formato cilíndrico com altura de 20m e diâmetro de 5m. Qual a pressão efetiva no fundo do reservatório

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica

Segunda Lei da Termodinâmica Segunda Lei da Termodinâmica (Análise restrita a um ciclo) Da observação experimental, sabe-se que se um dado ciclo termodinâmico proposto não viola a primeira lei, não está assegurado que este ciclo possa

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Entropia e a Segunda Lei da ermodinâmica Introdução Muitos processos termodinâmicos ocorrem naturalmente em um dado sentido, mas não ocorrem em sentido oposto. Por exemplo, o calor sempre flui de um corpo

Leia mais

Pelo que foi exposto no teorema de Carnot, obteve-se a seguinte relação:

Pelo que foi exposto no teorema de Carnot, obteve-se a seguinte relação: 16. Escala Absoluta Termodinâmica Kelvin propôs uma escala de temperatura que foi baseada na máquina de Carnot. Segundo o resultado (II) na seção do ciclo de Carnot, temos que: O ponto triplo da água foi

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS Termoquímica: Estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante os processos de interesse da Química,

Leia mais

LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 4: A Segunda Lei: Conceitos

LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 4: A Segunda Lei: Conceitos LOQ - 4007 Físico-Química Capítulo 4: A Segunda Lei: Conceitos Atkins & de Paula (sétima edição) Profa. Dra. Rita de Cássia L.B. Rodrigues Departamento de Biotecnologia LOT E-mail: rita@debiq.eel.usp.br

Leia mais

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre 1. Se a reação A + B C tiver uma constante de equilíbrio maior do que 1, qual das seguintes indicações está correta? a) A reação não é espontânea.

Leia mais

8ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC

8ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC 8ª Série de Problemas Termodinâmica e Estrutura da Matéria MEBM, MEFT e LMAC 1 Considere um sistema de N =3 partículas distinguíveis que se podem distribuir por três estados i = 1,2,3 1ai) Qual é número

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 3º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel almaço e deverá conter

Leia mais

Física 2 - Termodinâmica

Física 2 - Termodinâmica Física 2 - Termodinâmica Calor e Temperatura Criostatos de He 3-272.85 C Física II 1º. Lei da Termodinâmica Calor: Energia em trânsito T c >T ambiente T c

Leia mais

Data: / /2013 Bateria de Exercícios de Física

Data: / /2013 Bateria de Exercícios de Física Sem limite para crescer Nome: nº Professor(a): Série: 2ª EM Turma: Data: / /2013 Bateria de Exercícios de Física 1. (Pucrj 2013) Um sistema termodinâmico recebe certa quantidade de calor de uma fonte quente

Leia mais

Propriedades de Misturas. Parte 2

Propriedades de Misturas. Parte 2 Propriedades de Misturas Parte 2 Exemplo: cálculo de M do ar seco M = y i M i 0,78M N2 + 0,21M O2 + 0,0093M Ar + 0,0003M CO2 0,78.28 + 0,21.32 + 0,0093.40 + 0,0003.44 = 28,97kg/kmol Exemplo A análise

Leia mais

Prática 04 Determinação Da Massa Molar De Um Líquido Volátil

Prática 04 Determinação Da Massa Molar De Um Líquido Volátil UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 04 Determinação Da Massa Molar De Um Líquido

Leia mais

Vestibular Comentado - UVA/2011.1

Vestibular Comentado - UVA/2011.1 Vestibular Comentado - UVA/011.1 FÍSICA Comentários: Profs.... 11. Um atirador ouve o ruído de uma bala atingindo seu alvo 3s após o disparo da arma. A velocidade de disparo da bala é 680 m/s e a do som

Leia mais

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica Geração de Energia Elétrica Geração Termoelétrica a Gás Joinville, 02 de Maio de 2012 Escopo dos Tópicos Abordados Conceitos básicos de termodinâmica; Centrais Térmicas a Gás: Descrição de Componentes

Leia mais

Energia e a Primeira Lei da Termodinâmica

Energia e a Primeira Lei da Termodinâmica Energia e a Primeira Lei da Termodinâmica Objetivos de aprendizagem Demonstrar conhecimento dos conceitos fundamentais relacionados à energia e à primeira lei da termodinâmica. Aplicar balanços de energia

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1

FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 FÍSICO-QUÍMICA TERMOQUÍMICA Aula 1 A termoquímica é parte da termodinâmica e corresponde ao segmento da química que compreende as trocas de calor e seus efeitos nas substâncias e reações químicas. Os primeiros

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA ESTUDOS DILATAÇÃO TÉRMICA

EXERCÍCIOS PARA ESTUDOS DILATAÇÃO TÉRMICA 1. (Unesp 89) O coeficiente de dilatação linear médio de um certo material é = 5,0.10 ( C) e a sua massa específica a 0 C é ³. Calcule de quantos por cento varia (cresce ou decresce) a massa específica

Leia mais

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA

Leia mais

PROBLEMAS DE TERMOLOGIA

PROBLEMAS DE TERMOLOGIA PROBLEMAS DE TERMOLOGIA 1 - Numa estação meteorológica, foi registrada uma temperatura máxima de 25ºC. Qual é a indicação da máxima na escala Fahrenheit? 2 - Numa escala termométrica X, marca-se -10ºX

Leia mais

QUÍMICA O 1 PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA. ENERGIA E ENTALPIA

QUÍMICA O 1 PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA. ENERGIA E ENTALPIA O RINCÍIO DA TERMODINÂMICA. ENERGIA E ENTALIA . - Conversão de trabalho em energia mecânica. Fig.... Trabalho de uma força dw QUÍMICA F cosθdx ou dw fdx, onde f é o componente da força F na direção do

Leia mais

INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA

INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA Principios de Termodinâmica Termodinamica determina se um processo fisicoquímico é possível (i.e. espontaneo) Termodinamica não providencia informação sobre

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano 27. Ciclos de propulsão a jacto Ciclos de propulsão a jacto Funcionamento da turbina a gás Principio de funcionamento Turbo Compressor Combustor turbina à gás de fluxo

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Objetivos Aplicar as equações de balanço de massa e de energia para quantificar trocas de matéria e de energia Usar conceitos já conhecidos Desenvolver novos conceitos A Primeira

Leia mais

1. Escolha o termo melhor associado com cada exemplo, símbolo ou relação:

1. Escolha o termo melhor associado com cada exemplo, símbolo ou relação: 1. Escolha o termo melhor associado com cada exemplo, símbolo ou relação: (A) endotérmico (1) ΔS (B) calor de formação (2) ΔH < 0 (C) estado padrão (3) ΔH para C (grafite) + 2 H 2 (g) CH 4 (g) (D) exotérmico

Leia mais

Desafio em Física 2015 PUC-Rio 03/10/2015

Desafio em Física 2015 PUC-Rio 03/10/2015 Desafio em Física 2015 PUC-Rio 03/10/2015 Nome: GABARITO Identidade: Número de inscrição no Vestibular: Questão Nota 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Nota Final Questão 1 No circuito elétrico mostrado na figura abaixo

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

Aula 5 Lei zero da termodinâmica

Aula 5 Lei zero da termodinâmica Aula 5 Lei zero da termodinâmica 1. Introdução A termodinâmica tem por objetivo o estudo das transformações de energia, em particular da transformação de calor em trabalho e vice-versa. A termodinâmica

Leia mais

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento Ar de combustão O ar de combustão contém 21% de oxigênio, que é necessário para qualquer combustão. Além disso, 78% de nitrogênio está incorporado no ar. São requeridos aproximadamente 10 metros cúbicos

Leia mais

Introdução à Psicrometria. Parte1

Introdução à Psicrometria. Parte1 Introdução à Psicrometria Parte1 Introdução Estudo de sistemas envolvendo ar seco e água Ar seco + vapor d água (+ eventualmente condensado) Importante na análise de diversos sistemas Ar condicionado Torres

Leia mais

Aula 11 Mudança de Estado Físico Questões Atuais Vestibulares de SP

Aula 11 Mudança de Estado Físico Questões Atuais Vestibulares de SP 1. (Fuvest 011) Um forno solar simples foi construído com uma caixa de isopor, forrada internamente com papel alumínio e fechada com uma tampa de vidro de 40 cm x 50 cm. Dentro desse forno, foi colocada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro... Porque eu não posso ter nenhum filho e três dinheiros? - Homer J. Simpson UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Calorimetria

Nome: Nº: Turma: Calorimetria Física Lista de exercícios 1 os anos Hugo mar/11 Nome: Nº: Turma: Calorimetria 1. Um corpo de massa 200 g é constituído por uma substância de calor específico 0,4 cal/g ºC. Determine: a) a quantidade de

Leia mais

Vestibular Nacional Unicamp 1998. 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998. Física

Vestibular Nacional Unicamp 1998. 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998. Física Vestibular Nacional Unicamp 1998 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998 Física 1 FÍSICA Atenção: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão nos espaços reservados para as mesmas. Adote a aceleração da gravidade

Leia mais

Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes

Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes Ano lectivo 2005-2006, 1º semestre Docentes: Prof. Dr. Mikhail Benilov (aulas teóricas, regência

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 15 TURBINAS A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 15 TURBINAS A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 15 TURBINAS A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA Usinas Termoelétricas As turbinas a vapor são máquinas que utilizam a elevada energia cinética da massa de vapor expandido em trabalho de

Leia mais

Física Térmica Exercícios. Dilatação.

Física Térmica Exercícios. Dilatação. Física Térmica Exercícios. Dilatação. Dilatação linear 1- Uma bobina contendo 2000 m de fio de cobre medido num dia em que a temperatura era de 35 C. Se o fio for medido de novo em um dia que a temperatura

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo.

EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo. IV INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO QUÍMICO IV.1 Definição EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo. Equilíbrio químico equilíbrio

Leia mais

I) RESUMO DE FÓRMULAS DE TERMODINÂMICA (PRIMEIRA E SEGUNDA LEI)

I) RESUMO DE FÓRMULAS DE TERMODINÂMICA (PRIMEIRA E SEGUNDA LEI) TERMODINÂMICA wwwnilsongcombr I) RESUMO DE FÓRMULAS DE TERMODINÂMICA (PRIMEIRA E SEGUNDA LEI) A) PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Estuda a relação entre as trocas de calor ocorridas entre o meio externo e

Leia mais

física caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo

física caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo 2ª fase exame discursivo 13/12/2009 física caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial Mecânica dos Fluidos Lista 03 página 1/5

Tecnologia em Automação Industrial Mecânica dos Fluidos Lista 03 página 1/5 Curso de Tecnologia em utomação Industrial Disciplina de Mecânica dos Fluidos prof. Lin Lista de exercícios nº 3 (Estática/manometria) 1. Determine a pressão exercida sobre um mergulhador a 30 m abaixo

Leia mais

2. (G1) Quando uma máquina recebe trabalho e transforma este trabalho em calor, dizemos que essa máquina é um motor ou refrigerador?

2. (G1) Quando uma máquina recebe trabalho e transforma este trabalho em calor, dizemos que essa máquina é um motor ou refrigerador? EXERCÍCIOS 1. (G1) Quando uma máquina recebe calor e transforma parte deste calor em trabalho útil, dizemos que essa máquina é um motor ou refrigerador? 2. (G1) Quando uma máquina recebe trabalho e transforma

Leia mais

1) Cálculo do tempo de subida do objeto: V y. = V 0y. + γt s 0 = 4 10t s. t s. = 0,4s. 2) Cálculo do tempo total de vôo : t total.

1) Cálculo do tempo de subida do objeto: V y. = V 0y. + γt s 0 = 4 10t s. t s. = 0,4s. 2) Cálculo do tempo total de vôo : t total. 46 e FÍSICA No interior de um ônibus que trafega em uma estrada retilínea e horizontal, com velocidade constante de 90 km/h, um passageiro sentado lança verticalmente para cima um pequeno objeto com velocidade

Leia mais

Água na atmosfera. Capítulo 5 - Ahrens

Água na atmosfera. Capítulo 5 - Ahrens Água na atmosfera Capítulo 5 - Ahrens Propriedades da água Estados Físicos Única substântica natural que ocorre naturalmente nos três estados sobre a superfície da terra Capacidade Térmica Mais alta se

Leia mais

ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIO DE REVISÃO I UNIDADE FÍSICA 2º ANO B ENSINO MÉDIO

ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIO DE REVISÃO I UNIDADE FÍSICA 2º ANO B ENSINO MÉDIO ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIO DE REVISÃO I UNIDADE FÍSICA 2º ANO B ENSINO MÉDIO 1 ) Considere que o calor específico de um material presente nas cinzas seja c = 0,8 J/g C.

Leia mais

Sumário do Volume. Física. Fenômenos Térmicos Termodinâmica 5. Fenômenos Eletrodinâmicos I 90

Sumário do Volume. Física. Fenômenos Térmicos Termodinâmica 5. Fenômenos Eletrodinâmicos I 90 Sumário do olume Física Fenômenos Térmicos Termodinâmica 5 1. rimeira lei da termodinâmica 5 1.1 O gás também realiza trabalho 5 1.2 Quanto vale a energia de um gás? 7 2. Segunda lei da Termodinâmica 17

Leia mais

Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica

Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica Definição Pressão exercida por fluídos Teorema de Stevin Pressão atmosférica Vasos comunicantes Princípio de Pascal Aplicação prensa hidráulica PRESSÃO Suponhamos que sobre uma superfície plana de área

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

Lista de exercícios LOB1019 Física 2

Lista de exercícios LOB1019 Física 2 Lista de exercícios 02 1. Tão rapidamente a Terra foi formada, o calor liberado pelo decaimento de elementos radioativos elevaram a sua temperatura média interna de 300 para 3000K (valor atual). Supondo

Leia mais

Capítulo 10. 2005 by Pearson Education

Capítulo 10. 2005 by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Gases David P. White Características dos gases Os gases são altamente compressíveis e ocupam o volume total de seus recipientes. Quando um gás é submetido à pressão,

Leia mais

Professor: Ramon Neiva

Professor: Ramon Neiva MÓDULO DE EXTS FÍSI TERMODINÂMI Física Prof. Ramon Neiva Física Prof. Ramon Neiva Física Prof. Ramon Neiva Física Prof. Ramon Neiva TERMODINÂMI É a parte da física que estuda as transformações e as relações

Leia mais

Termologia. Ramo da física que estuda o. relacionados.

Termologia. Ramo da física que estuda o. relacionados. Termologia Termologia Ramo da física que estuda o calor e os fenômenos relacionados. TEMPERATURA ATemperatura é uma grandeza física que mede o nível de agitaçãodas partículas (átomos ou moléculas) que

Leia mais

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas.

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas. Estequiometria Introdução Estequiometria É derivada da palavra grega STOICHEON (elemento) e METRON (medida) significa medida dos elementos químicos", ou ainda medir algo que não pode ser dividido. É o

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

Climatização e Refrigeração EXERCÍCIOS PSICROMETRIA

Climatização e Refrigeração EXERCÍCIOS PSICROMETRIA EXERCÍCIOS PSICROMETRIA Quantidade de vapor de água no ar ambiente 1. Uma sala com 5m x 5m x 3m contém ar a 25ºC e 100kPa com uma humidade relativa de 75%. Determine: a) Pressão parcial do ar seco (97,62kPa).

Leia mais

Aula 01 QUÍMICA GERAL

Aula 01 QUÍMICA GERAL Aula 01 QUÍMICA GERAL 1 Natureza da matéria Tales de Mileto (624-548 a. C.) Tudo é água Anaxímenes de Mileto (585-528 a. C.) Tudo provém do ar e retorna ao ar Empédocle (484-424 a. C.) As quatro raízes,

Leia mais

LEIS DA TERMODINÂMICA

LEIS DA TERMODINÂMICA LEIS DA TERMODINÂMICA A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA Há cerca de duzentos anos, o calor era encarado como um fluido invisível denominado calórico, que fluía como água de objetos quentes para objetos frios.

Leia mais

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II FEP 112 2º Semestre de 2012 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdir.guimaraes@usp.br Fone: 3091-7104 Aula 3 Irreversibilidade e Segunda Lei

Leia mais

Unidade 10 Estudo dos Gases. Introdução Equação dos gases Transformação Isotérmica Transformação Isobárica Transformação Isocórica Diagrama de Fases

Unidade 10 Estudo dos Gases. Introdução Equação dos gases Transformação Isotérmica Transformação Isobárica Transformação Isocórica Diagrama de Fases Unidade 0 Estudo dos Gases Introdução Equação dos gases ransformação Isotérmica ransformação Isobárica ransformação Isocórica Diagrama de Fases Introdução Equação Geral dos Gases Na Química, aprendemos

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) 1) Na Figura 1, uma esfera lisa pode ser lançada por três escorregadores polidos. Ordene os escorregadores de acordo com o trabalho que a força gravitacional

Leia mais

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão:

Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da massa específica do meio µ, de acordo com a expressão: PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR 96/97 DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (03/12/96) 1 a Questão: Valor : 1,0 Suponha que a velocidade de propagação v de uma onda sonora dependa somente da pressão P e da

Leia mais

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA FÍSICA COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

Segunda Etapa SEGUNDO DIA 2ª ETAPA FÍSICA COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Segunda tapa SGUNDO DIA ª TAPA FÍSICA COMISSÃO D PROCSSOS SLTIVOS TRINAMNTOS FÍSICA Dados: Aceleração da gravidade: 1 m/s Velocidade da luz no vácuo: 3 x 1 8 m/s. Constante de Planck: 6,63 x 1-34 J.s k

Leia mais

Propriedades de Misturas. Parte 1

Propriedades de Misturas. Parte 1 Propriedades de Misturas Parte 1 Introdução Muitos sistemas de interesse empregam misturas de substâncias Misturas de gases são de particular interesse É necessário saber avaliar propriedades de misturas

Leia mais

Termologia Parte 1. . Se sua temperatura fosse medida por um termômetro graduado na escala Fahrenheit, qual seria a leitura?

Termologia Parte 1. . Se sua temperatura fosse medida por um termômetro graduado na escala Fahrenheit, qual seria a leitura? 1.Um doente está com febre de 40 C. Se sua temperatura fosse medida por um termômetro graduado na escala Fahrenheit, qual seria a leitura? 2.A temperatura normal do corpo humano é de 36 C, em média. Qual

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica 5910170 Física II Ondas, Fluidos e ermodinâmica USP Prof. Antônio oque Entropia e a Segunda Lei da ermodinâmica Uma formulação alternativa da segunda lei da termodinâmica, sem fazer menção a máquinas térmicas,

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DIFUSÃO ATÔMICA

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DIFUSÃO ATÔMICA ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DIFUSÃO ATÔMICA Prof. Rubens Caram 1 DIFUSÃO ATÔMICA DIFUSÃO ATÔMICA É O MOVIMENTO DE MATÉRIA ATRAVÉS DA MATÉRIA EM GASES, LÍQUIDOS E SÓLIDOS, OS ÁTOMOS ESTÃO EM

Leia mais

Estudo dos gases perfeitos. Comportamento térmico dos gases

Estudo dos gases perfeitos. Comportamento térmico dos gases Capítulo 22 Estudo dos gases perfeitos Comportamento térmico dos gases O modelo do gás perfeito ou gás ideal O gás perfeito ou gás ideal é um modelo teórico usado para estudar, de maneira simplificada,

Leia mais

Exercícios sobre Gases

Exercícios sobre Gases 1. (Unicamp 94) O gás hidrogênio é constituído por moléculas diatômicas, H. Sua densidade, a 0 C e 1 atm de pressão, é 0,090 g/l. Cada átomo de hidrogênio é formado por 1 próton e por 1 elétron. Sabendo

Leia mais

A atmofera em movimento: força e vento. Capítulo 9 - Ahrens

A atmofera em movimento: força e vento. Capítulo 9 - Ahrens A atmofera em movimento: força e vento Capítulo 9 - Ahrens Pressão Lembre-se que A pressão é força por unidade de área Pressão do ar é determinada pelo peso do ar das camadas superiores Uma variação da

Leia mais

TC 3 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 3 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo . (Epcar (Afa) ) O diagrama abaixo representa um ciclo realizado por um sistema termodinâmico constituído por n mols de um gás ideal. Sabendo se que em cada segundo o sistema realiza 4 ciclos iguais a

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES. Segmento temático:

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES. Segmento temático: LISTA: 06 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (Mackenzie SP/2015) COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e)

Leia mais

Física. A) retilíneo uniforme. A) 3g B) retilíneo com aceleração de módulo constante. B) 4g C) circular com aceleração de módulo constante.

Física. A) retilíneo uniforme. A) 3g B) retilíneo com aceleração de módulo constante. B) 4g C) circular com aceleração de módulo constante. Física 26) A velocidade de um carro de Fórmula Um é reduzida de 324km/h para 108km/h num intervalo de tempo igual a 1,0s. Sua aceleração tangencial, em módulo, quando comparada com a aceleração da gravidade

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

Características dos gases

Características dos gases Características dos gases Os gases são altamente compressíveis e ocupam o volume total de seus recipientes. Quando um gás é submetido à pressão, seu volume diminui. Os gases sempre formam misturas homogêneas

Leia mais