Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais"

Transcrição

1 Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais

2 Nota: Isto não se pode considerar uma tradução. Usemos antes a expressão Adaptação de texto. Utilizei a tradução de Inglês para Brasileiro para fazer esta adaptação em Português. Aproveitei partes da nota e da introdução feitas por Halin Vilela (tradutor do texto para brasileiro), visto que contém informação necessária a uma boa execução do programa e explica também a importância e os benefícios do Air Alert. O nome dos exercícios não foi traduzido totalmente visto não haver um correspondente directo em Português. Este treino é o método utilizado pelos jogadores da NBA para poderem saltar mais alto. Se tens entre 11 e 18 anos, deves fazer o programa pelo menos uma vez por ano, visto que os teus músculos ainda têm um potencial de desenvolvimento significativo comparados com os dos atletas mais velhos. Logo, se ainda és jovem, os teus músculos desenvolver- se- ão e os resultados do programa serão mais rentáveis de ano para ano. Lembra- te que a altura que saltas aos 14 anos não é o mais alto que saltarás durante toda a tua vida, mas não te esqueças que cada vez que fizeres o programa os resultados serão menores e irão diminuindo até atingir um certo limite. Faz os exercícios na seguinte ordem: 1.Aquecimento (saltar, correr no mesmo sitio, pequenas corridas em circulo) 2.Alongamento 3.Leap ups 4.Calf rises 5.Stepups 6.Thrustups 7.Burnouts 8.Squat Hops 9.Estiramento ( para arrefecer faz apenas os alongamentos mais uma vez no fim do programa)

3 Aquecimento, alongamento e estiramento são imprescindíveis para evitar lesões. Não entres em desespero quando perceberes que no final da 15ª semana mal consegues saltar ou o teu pulso está muito baixo, isso quer dizer apenas que os teus músculos estão exaustos e precisam de recuperar. Só irás aproveitar os teus novos saltos passado aproximadamente 7 dias do fim do programa. Espero que vos insentive! Se quiserem acrescentar alguma coisa, elogiar, perguntar ou corrigir o meu é: contacto@parkourtelheiras.info ou podem encontrar-me em (Inês Vasconcelos)

4 Air Alert lll: Um programa completo para saltos verticais Introdução: O Air Alert III é um melhoramento do Air Alert II. O número de séries e repetições foi mudado, assim como o número de dias por semana nos quais o programa será concluído, o que ajudará à recuperação dos músculos e ao desenvolvimento da força. Também foi acrescentado um novo exercício:o Squat Hops, que irá melhorar o teu impulso. Qualquer tópico aqui escrito deve ser lido e seguido exactamente como descrito. Quando encontrares a palavra Actualizado a vermelho ao lado do título significa que houve uma mudança em relação ao Air Alert II. Air Alert II vs. Air Alert III: Os exercícios do Air Alert III são exactamente os mesmos que os do Air Alert II excepto um. As técnicas de cada exercício não mudaram. Frequência (Actualizado): O Air Alert foi desenvolvido para ser feito 3 dias por semana excepto na semana 15 (é para ser feito em 4 dias). O programa de 3 dias é alternado de semana para semana, o que permite um restablecimento significativo dos músculos e da força das tuas pernas, o que é muito importante no desenvolvimento da força necessária para dar o impulso de que precisas. Tabela de Exercicios (Actualizado): O programa de exercicios do Air Alert III disponibiliza- te duas tabelas. Irás reparar que as semanas ímpares e pares mostram a sequência dos exercícios na mesma ordem, mas mudam consoante os dias da semana em que são feitos. Faz os exercícios como descritos nos dias da respectiva semana. Os das semanas ímpares

5 devem ser feitos nas 2as 4as e 6as e os das semanas pares nas 3as 4as e 5as. A semana 13 é a semana para uma total recuperação dos músculos, no entanto o programa ainda não estará completo. A semana 15, a última, irá sobrecarregar totalmente os músculos;eles devem ser levados à exaustão e preparados para a recuperação final. Esta última semana ajudar- te- á a ganhares de 2.5 até 5cm nos teus saltos. Na semana 15 tens de fazer os exercícios 4 dias na semana, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª. Descanso entre as séries (Actualizado): O programa de exercício do Air Alert II consiste em multiplas séries e repetições para cada exercício. Quando completares a primeira série de um exercício não descanses mais de 2 minutos antes de completares a 2ª e a 3ª série do respectivo exercício. Durante o tempo de descanso de 2 minutos é importante que massages o músculo que está a ser trabalhado, se estiveres a fazer Leap ups massaja as coxas enquanto descansas. Quando alternares de um exercício para um novo (ex. Leap ups para Calf Raises) não descanses. Passa imediatamente para o próximo exercício. Exercícios Air Alert III: Os exercícios do Air Alert III são muito parecidos com os do Air Alert II, fora o novo Squat Hops (ver em baixo). Confere no Air Alert II as instruções a respeito dos primeiros 5 exercícios. Deves ter a certeza de seguir todas as instruções no aquecimento e esfriamento do corpo descritas no Air Alert II.

6 Squat Hops (salto agachado)- Novo exercício Passo 1- Para manter o equilibrio, segura numa bola de basquete ou volley ao nível do peito. Podes segurar a bola com as duas mãos ou abraçá- la. Passo 2- Baixa- te até ficares na posição de sentar (como na figura) enquanto seguras na bola com a coluna direita e elevado na ponta dos pés. O mais importante é teres a certeza de que tens as costas paralelas ao chão. Passo 3- Salta na posição de sentar de 7.5 até 12.5 cm por salto, mantendo as coxas paralelas. Quando aterrares considera a primeira repetição completa. Passo 4- Depois de completares cada repetição, volta à posição inicial (posição de sentar). Salta novamente para a próxima repetição. Passo 5- Quando acabares a última repetição da série, salta para cima o mais alto que conseguires. Por exemplo se tiveres que fazer uma série de 15 repetições, farás 14 saltos agaixado (de 7.5 até 12.5cm) e no 15º saltarás o mais alto que conseguires.

7 Leap Ups (com/sem corda) (Saltos para cima) Este exercício pode ser feito usando uma corda se preferires. Quando estiveres a saltar mantém as mãos de lado ou à tua frente para te ajudar no salto e segue os procedimentos descritos. Passo 1- Para começar, baixa- te até ¼ da posição de sentar (coxas não tão paralelas ao solo) como na figura. Passo 2- Gira a corda e salta até no mínimo 20-25cm de altura ( ou cm se achares muito fácil). Quando aterrares completas a primeira repetição. Passo 3- Continua estes movimentos para cada repetição.

8 Passo 1- Para começar baixa- te até ¼ da posição de sentar (coxas não tão paralelas ao solo) como na figura mantém as mãos à frente e salta. Passo 2- Salta até no mínimo 20-25cm de altura ( ou cm se achares muito fácil). Quando estiveres no ar as tuas mãos devem estar ao teu lado um pouco recuadas (quase nas nádegas). Quando aterrares completas a primeira repetição. Passo 3- O mesmo que no passo 1. No passo 3 começa a 2a repetição. Passo 4- Os mesmos que o passo 2. Calf Raises (suspensão com a ponta dos pés) Passo 1- A tua posição inicial é com o calcanhar para fora pendurado no livro ou degrau com o resto do corpo apoiado na outra metade do pé que estiver no livro ou no degrau. Passo 2- Tenta suspender- te o máximo que conseguires usando apenas um pé. Passo 3- Desce para a posição inicial. Isso completa a 1ª repetição. Passo 4- Começa a 2a repetição

9 Stepups Passo 1- Começa com uma coxa paralela ao chão em cima de uma cadeira. Passo 2- Com toda a tua força, empurra o teu corpo com a perna elevada e salta da cadeira o mais alto que puderes. Passo 3- Alterna as pernas no ar. Passo 4- Aterra com a perna oposta à elevada no Passo 1. Repete o procedimento até voltares ao Passo 1. Isso completa uma repetição.

10 Thrusts Ups Passo 1- Começa com as pernas esticadas. Passo 2- Projecta- te para cima o mais alto que puderes. Passo 3- No momento exacto em que tocares no chão, projecta- te para cima novamente o mais alto que conseguires, tentando não dobrar as pernas. É aconselhável usares os braços para te tentares lançar novamente para cima.

11 Burnouts Passo 1- Suspende- te o máximo possível na ponta dos pés para assegurar o trabalhar da parte superior da planta do pé. Passo 2- Salta repetidamente não mais que 1-2.5cm do chão o mais rápido que puderes, mantendo- te sempre elevado o máximo possível na ponta dos pés para trabalhar os músculos superiores da tua planta do pé. Descanse 1-2 min entre as séries

12 Nos dias em que não estiveres a fazer o Air Alert III, é importante ajudares as tuas pernas a habituarem- se às situações normais de saltos. O Air Alert III vai aumentar a tua capacidade de saltos verticais, mas tens de treinar as tuas pernas para outros tipos de saltos. Portanto, nos dias em que não estiveres a fazer o Air Alert, sai e casa e vai treinar. Treina os teus saltos agressivamente, isso ajuda o desenvolvimento da memória muscular. Nota: Nas próximas páginas estão as tabelas do programa que no fundo é o programa em si, como é recomendado no ínicio, segue à risca o que é estipulado nas tabelas para que não haja nem lesões e nem efeitos abaixo do esperado.

13

14 Semana 14- É designada para preparar as tuas pernas para a semana final, por isso as repetições foram reduzidas. Semana 15- Deve ser feita nas 2as 3as 5as 6as Nota: A quarta que aparece ao lado do nome do exercício é uma suposição do Halien Vilela. No original aparece um Wed que é quarta-feira abreviado. Podem ignorar essa quarta e fazerem o exercíicio junto com os outros, ou como preferirem.

15 A última semana é usada para levar os músculos à exaustão e prepará- los para a última recuperação. Por isso as repetições aumentaram e são exigidos 4 dias e não 3. Passado 4 até 7 dias depois do fim do programa é que notarás todos os progressos e a evolução dos teus saltos. Manutenção Depois de completares o programa Air Alert III podes manter os teus saltos praticando algum desporto que envolva pulos umas 2-3 vezes por semana. Podes também repetir a 8ª semana alternando uma rotina de 3 dias por semana. Se quiseres voltar a fazer todo o programa para evoluções adicionais deves esperar no mínimo um mês antes de recomeçares.é importante descançar adequadamente as tuas pernas para esse tipo de exercícios se quiseres que seja produtivo. Não te esqueças que os resultados serão cada vez menos significantes cada vez que fizeres o programa. Bons treinos!!

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais

Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Air Alert III: Um programa completo para saltos verticais Introdução: O Air Alert III é um melhoramento do Air Alert II. O número de séries e repetições foi mudado, assim como o número de dias por semana

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA)

RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE. Regulamento (FIBA) RESUMO DAS REGRAS DO BASQUETE Regulamento (FIBA) Equipe Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar. Deve ter um técnico, e se o time preferir

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / PROPOSTA - VELOCIDADE - ESTAFETAS - BARREIRAS - ALTURA - C OMPRIMENTO - PESO - D ARDO - MARTELO - MEIO-FUNDO - MARCHA A TLÉTICA 178 VELOCIDADE 179

Leia mais

MÉTODOS de Treinamento

MÉTODOS de Treinamento Metodologia do TREINAMENTO FÍSICO AULA 7 MÉTODOS de Treinamento MÉTODOS de Treinamento Métodos CONTÍNUOS Métodos INTERVALADOS Métodos FRACIONADOS Métodos em CIRCUITO Métodos ADAPTATIVOS São as DIFERENTES

Leia mais

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro 0. Objectivo Vamos ver como algumas situações nos jogos de futebol podem ser estudadas de um ponto de vista matemático. Para isso, vamos considerar um modelo muito simplificado do que acontece realmente

Leia mais

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a) Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em

Leia mais

AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais

AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais AIR ALERT III : Um Programa Completo Para Saltos Verticais Traduzido por: Halian Vilela Original em inglês retirado do link http://www.home.no/slominski/air%20alert%20iii.htm

Leia mais

Jogo do Lencinho. Material necessário Um lenço.

Jogo do Lencinho. Material necessário Um lenço. Jogos tradicionais O jogo popular é uma da mais espontânea e belas formas de expressão da alma popular. Nele se exprime a necessidade de lazer, a alegria do trabalho, transfigurado em festa e a imaginação

Leia mais

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Classic Kosmodisk Programa Básico de Exercícios NOVA EDIÇÃO Kosmodisk 2 Programa Básico de Exercícios Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Bem-vindo para o PROGRAMA KOSMODISK BASIC EXERCÍCIO, especialmente

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

summer edition vol. 2 home workout

summer edition vol. 2 home workout summer edition vol. 2 home workout My secret O que é? O MIB - Made in Brasil é caracterizado por ser um produto simples, divertido e eficaz, usando músicas brasileiras. É uma aula pré-coreografada de tonificação

Leia mais

Tonificação da musculatura abdominal:

Tonificação da musculatura abdominal: Exercícios sugeridos: No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que forem sedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional

Leia mais

19,4 km. Semana de Adaptação

19,4 km. Semana de Adaptação Semana 38 min Corrida leve + 20min Corrida Moderada + min min + 4 x 1k Forte intervalo de 2 min andando + min 50min Corrida 6,0 km (Pace: 6 40 /km) 6,0 km (Pace: 6 20 /km) 7,4 km (Pace: 6 50 /km) 19,4

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

BA 220 BA 220. Maxi. 15 kg / 33 lbs 129 x 34 x 52 cm 51 x 13 x 21 in. 110 kg 242 lbs 15 min

BA 220 BA 220. Maxi. 15 kg / 33 lbs 129 x 34 x 52 cm 51 x 13 x 21 in. 110 kg 242 lbs 15 min BA 220 BA 220 15 kg / 33 lbs 129 x 34 x 52 cm 51 x 13 x 21 in Maxi 110 kg 242 lbs 15 min WARNING AVERTISSEMENT ADVERTENCIA WARNHINWEIS AVVERTENZA WAARSCHUWING ADVERTÊNCIA UWAGA FIGYELMEZTETÉS ПРЕДУПРЕЖДЕНИЕ

Leia mais

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT OBJETIVO Analisar o nível de habilidade técnica de crianças escolares nas faixas etárias de 06 a 14 anos de idade; através dos procedimentos de avaliação específicos

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física Seguidamente, apresento os elementos gímnicos que seriam abordados nas aulas dos dias 20 e 22 de Outubro. Dada a impossibilidade da vossa presença,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 1.1. GENERALIDADES

1. INTRODUÇÃO 1.1. GENERALIDADES Capítulo 14 Tirolesa 1. INTRODUÇÃO Originada na cidade de Tirol - Áustria, a Tirolesa consiste em, um ou mais cabos aéreos ancorados e tencionados horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o homem ou

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esportes coletivos 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Fundamentos do basquetebol 3 CONTEÚDOS

Leia mais

June 2015 Monstar Games Events

June 2015 Monstar Games Events June 2015 Monstar Games Events SEXTA-FEIRA (05/06) - RX Individual Evento # 1 Fifth Gear 5x for time: 40 Double-Unders 30 Kettlebell Swings (24/16 kg) 20 Push Press (54/36 kg) Time Cap: 15 Minutos Standards

Leia mais

Entrevista a Diogo Carvalho

Entrevista a Diogo Carvalho Entrevista a Diogo Carvalho Campeão Nacional de Ténis de Mesa de Juniores: Individual, pares simples e mistos 2009/2010 1. Com que idade começaste a treinar ténis de mesa? R: Comecei a treinar ténis de

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano

Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano Professor: Pedro Nóia Livro adotado: Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano Elisabete Longo e Isabel Branco Texto Editores Sugestão: Adquira também

Leia mais

6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS)

6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS) 1 6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS) 01 - Em uma rua há 10 casas do lado direito e outras 10 do lado esquerdo. Todas as casas são numeradas de tal forma que, de um lado da rua, ficam

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

GINÁSTICA LOCALIZADA

GINÁSTICA LOCALIZADA GINÁSTICA LOCALIZADA CONCEITO Método de condicionamento físico, que visa desenvolver a resistência muscular localizada de um músculo ou de um grupamento muscular, tornando-o mais tonificado sem com tudo

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

Apoio Teórico de Badminton

Apoio Teórico de Badminton Apoio Teórico de Badminton Caracterização» O badminton é um jogo de raquetas onde se utiliza um volante e pode ser jogado individualmente jogo de singulares e em pares jogo de pares em que o objectivo

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Estudaremos, neste capítulo, várias sequências lógicas e buscaremos explorar quais

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO

INTRODUÇÃO PROTOCOLO DE JOGO INTRODUÇÃO De modo a que sejam uniformizados os procedimentos, os árbitros devem aplicar este modelo de protocolo de antes, durante e no fim de todos os s a realizar em Portugal, tendo em atenção que os

Leia mais

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução Métodos de Programação I 2. 27 Ciclo com Contador : instrução for identificador downto for de variável := expressão to expressão do instrução UMA INSTRUÇÃO (SIMPLES OU COMPOSTA) Neste caso o ciclo é repetido

Leia mais

O que é o alongamento?

O que é o alongamento? De todos os aspectos envolvidos na atividade física, o alongamento parece ser um dos mais subestimados. Ninguém parece ter tempo ou paciência para manter um programa de alongamento regular, porque geralmente

Leia mais

Aula 6 Medidas de Tendência Central

Aula 6 Medidas de Tendência Central 1 Estatística e Probabilidade Aula 6 Medidas de Tendência Central Professor Luciano Nóbrega Somatório Quando queremos representar uma soma de valores que obedecem à uma sequência, podemos codificá-la através

Leia mais

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais.

IDENTIDADE. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome dentre os demais. PLANEJAMENTO (IDENTIDADE) Professor(a) :Carina Robetti Canei IDENTIDADE Competências Objetivos -Oralidade; -Leitura; -Análise linguística. -Identificar seu nome e a história do mesmo. -Reconhecer seu nome

Leia mais

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO ESPORTIVO Índice TESTE DE AGILIDADE... 3 TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL... 4 TESTE DE IMPULSÃO VERTICAL (SARGENT JUMP TEST)... 5 TESTE

Leia mais

Lista de Exercícios - Subtração

Lista de Exercícios - Subtração Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 5 - Subtração - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=eedxautqdaa Gabaritos nas últimas páginas!

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA

PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA PROCEDIMENTOS PARA UMA LESÃO QUE REQUER ASSISTÊNCIA MÉDICA A ser utilizado sob a regra 21.1 1. INTRODUÇÃO O protocolo médico de Lesão é uma série de passos estruturados para permitir a resolução bem sucedida

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014 Agrupamento de Escolas de Abação Escola EB 2,3 Abação Informação n.º 1 Data: 12/05/14 Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Código: 28 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/12,

Leia mais

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda.

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda. A Lei da Transparência Fiscal e como aplicar no Sistema PlugSys A lei 12.741/2012 já está em vigor para as empresas de comércio que destinam suas mercadorias ao CONSUMO. Por inúmeros pedidos que recebemos,

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Atenção: este guião e o próximo trabalho implicam a utilização de auriculares. Deves trazer de casa este material. Cria um diretório (pasta) na tua pen de

Leia mais

SPALLA Curso online de Violino. Spalladibase Grade e Metodologia

SPALLA Curso online de Violino. Spalladibase Grade e Metodologia SPALLA Curso online de Violino Spalladibase Grade e Metodologia O que é e porque você deve se matricular? O Spalla di base é o primeiro curso do projeto violinando, neste curso online você tem acesso a

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.

Leia mais

CONDICIONAMENTO FÍSICO JIU JITSU

CONDICIONAMENTO FÍSICO JIU JITSU CONDICIONAMENTO FÍSICO JIU JITSU Condicionamento Físico Jiu Jitsu Introdução O Jiu Jitsu é um esporte que exige muito dos atletas. Em um só campeonato, o lutador pode fazer uma série de combates no mesmo

Leia mais

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16

Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Programa Nacional de Ginástica Aeróbica 2015_16 Edição provisória - Setembro 2015 Introdução O foi criado com a finalidade de divulgar a Ginástica Aeróbica, aumentar o número de praticantes, e simultaneamente,

Leia mais

Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável

Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável Hipertrofia muscular - o livro O livro que você precisa para aprender a ganhar massa muscular em pouco tempo e de uma forma saudável Índice do livro Hipertrofia Muscular Neste livro, Rodrigo Polesso reúne

Leia mais

A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE IMPULSÃO

A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE IMPULSÃO ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DA LOUSÃ SALTO EM COMPRIMENTO A Técnica do Salto em Comprimento CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS DA TÉCNICA DO SALTO EM COMPRIMENTO CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SALTADOR FORÇA DE

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais

Linguagens de Programação:

Linguagens de Programação: Capítulo I : Noções Gerais 11 Linguagens de Programação: Como comunicar com o computador? Linguagem Máquina: Conjunto básico de instruções, em código binário, características de cada computador, correspondentes

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ICMS-PE Neste artigo, farei a análise das questões de Matemática

Leia mais

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Use o Menu Configuração para configurar diversos recursos da impressora. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Controle Alarme Economizador de energia Continuar Autom. Tempo de espera de

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Problemas de 3 pontos 1. Qual letra do quadro ao lado não está na palavra LAGOA? (A) B (B) L (C) G (D) N (E) O 1. Alternativa D A letra N não aparece

Leia mais

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE

1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE TRABALHOS TÉCNICOS PARA O DESEVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL 1- CONDUÇÃO NO BAMBOLE Alguns bamboles espalhados pela quadra, ao sinal do professor os alunos deverão conduzir a bola e parar dentro

Leia mais

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque)

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque) 1. Um ponto material está parado sobre uma prancha rígida horizontal, de massa desprezível, apoiada nas extremidades. O comprimento da prancha é de 3,0 m. O peso do ponto material é de 60 N e este está

Leia mais

Carregando o alimentador multiuso

Carregando o alimentador multiuso O alimentador multiuso pode reter diversos tamanhos e tipos, como transparências e envelopes. Ele é útil para impressão em uma página timbrado, papel colorido ou outro tipo especial. Consulte a Guia de

Leia mais

TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO

TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO TORNEIO DE MALHA REGULAMENTO Benfeita 2013 Torneio de Malha de Agosto 2013 - Regulamento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. INSCRIÇÕES......... 3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS...... 3 4. CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL

Leia mais

Lista de Exercícios MMC e MDC

Lista de Exercícios MMC e MDC Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 11 MMC e MDC (parte 1 de 1) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=l2k66gp-sm4 Gabarito e Resolução nas últimas

Leia mais

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Ano Lectivo 2009 / 2010 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas,

Leia mais

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO É uma das fracturas mais frequentes em idosos, habitualmente resultado de um traumatismo por queda

Leia mais

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Existem situações onde é necessário repetir um determinado trecho de um programa um certo número de vezes. Assim,

Leia mais

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano Informação DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica, Pêro de Alenquer Ano letivo 0/6 Código:6 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade:

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA 1. A MESA 1.1.1 A superfície superior da mesa conhecida como superfície de jogo deverá ser rectangular, com 2,74 m de comprimento, 1,525 m de largura e estar a 76 cm acima do pavimento, em plano horizontal.

Leia mais

OBI2013 Caderno de Tarefas

OBI2013 Caderno de Tarefas OBI2013 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 2 31 de agosto de 2013 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira)

Centro de Treinos do Núcleo de Árbitros de Futebol da Zona dos Mármores Professor Jorge Pombo Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Semana de Treinos Nº37 14 Abril 2014 (Segunda-Feira) Tarefa Objetivo Tempo 1. Sessão de natação/hidroginástica (Piscina Municipal Coberta de Borba) com exercícios orientados - Recuperação 50 pelo próprio,

Leia mais

Miguel Baracho Plano de Unidade de Ensino 10º ano Turma 3. Descrição/ Organização. Esquema Instrução T P T T

Miguel Baracho Plano de Unidade de Ensino 10º ano Turma 3. Descrição/ Organização. Esquema Instrução T P T T Miguel Baracho Plano de Unidade de Ensino 10º ano Turma 3 G3 Objetivos Consolidação do Sariquité e a Erva Cidreira. Desenvolvimento dos elementos da ginástica de solo identificados para cada aluno. Desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de TEMPO

Gerenciamento de TEMPO Gerenciamento de TEMPO Gerenciamento de tempo Estratégia é a arte de usar o tempo e o espaço. Eu sou mais ligado ao primeiro que ao último: espaço podemos recuperar, o tempo, jamais. Napoleão Bonaparte

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA A Ginástica Acrobática é um desporto bonito, dinâmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades

Leia mais

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões Texto de apoio ao Curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: sugestões Características do Desenvolvimento do Deficiente

Leia mais

DESPORTO E BEM-ESTAR

DESPORTO E BEM-ESTAR DESPORTO E BEM-ESTAR ATLETISMO SALTO EM COMPRIMENTO Docente: Paulo Reis SALTO EM COMPRIMENTO Objectivo Saltar de uma só vez, a maior distância horizontal possível! HISTÓRIA DO SALTO EM COMPRIMENTO HISTÓRIA

Leia mais

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade.

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Valores: Competências -chave: Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Ser capaz de gerir a frustração; Resistir à tentação e esperar pela recompensa; Reduzir riscos praticando o auto-controlo;

Leia mais

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL

EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL EDITAL DE RETI-RATIFICAÇÃO N 005/2015 DO EDITAL DO CONCURSO PUBLICO MUNICIPAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que retifica o Edital

Leia mais

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares

Projetos CUSTOS. Prof. Anderson Valadares Projetos CUSTOS Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de custo O gerenciamento de custos visa essencialmente assegurar aos patrocinadores que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Gerenciamento

Leia mais

Medidas e Escalas: Escalas não Comparativas

Medidas e Escalas: Escalas não Comparativas Medidas e Escalas: Escalas não Comparativas 1-1 Sumário do Capítulo 1) Escalas não comparativas 2) Escalas de rácios contínuos 3) Escalas de Itens i. Escala de Likert ii. iii. Escala de Diferencial semântico

Leia mais

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Calendário de Competições de Ginástica Rítmica 2008/2009 Introdução O presente documento regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os intervenientes (Associações e Clubes) nas Competições

Leia mais

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

Experiências Algarve Nature Week

Experiências Algarve Nature Week Experiências Algarve Nature Week Mergulho Easydivers Batismo Mergulho Piscina Este programa é composto pela prática de piscina, onde se realizam alguns exercícios de segurança, o primeiro contacto com

Leia mais

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES

AUTOR(ES): AMANDA CARINE DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA ZAGALLO GUARITA RODRIGUES TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O MARKETING CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): AMANDA CARINE

Leia mais

Taekwondo e a criança: O que ensinar? Professsor Maicon Rodrigues Albuquerque Faixa Preta de Taekwondo Mestre em Ciências do Esporte

Taekwondo e a criança: O que ensinar? Professsor Maicon Rodrigues Albuquerque Faixa Preta de Taekwondo Mestre em Ciências do Esporte Taekwondo e a criança: O que ensinar? Professsor Maicon Rodrigues Albuquerque Faixa Preta de Taekwondo Mestre em Ciências do Esporte Resumo por: Diomar Renato Material metodológico: raquete, bola de tênis,

Leia mais

Árvores de Decisão Matemática Discreta

Árvores de Decisão Matemática Discreta Bruno Duarte Eduardo Germano Isolino Ferreira Vagner Gon Árvores de Decisão Matemática Discreta 28/04/2011 Serra IFES Definição de Árvores de Decisão: Arvore de Decisão é uma árvore em que seus nós internos

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Análise Combinatória Lista A Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Análise Combinatória Lista A Professor Marco Costa 1 1. (Cesgranrio) Durante a Copa do Mundo, que foi disputada por 24 países, as tampinhas de Coca- Cola traziam palpites sobre os países que se classificariam nos três primeiros lugares (por exemplo: 1º

Leia mais

Treinamento de Força

Treinamento de Força Treinamento de Força O B J E T I V O Possibilitar aos alunos de educação física uma experiência teórica e prática no estudo generalizado da ciência dos exercícios contra-resistência. Apresentar em linhas

Leia mais

Regulamento Prova SQUASH

Regulamento Prova SQUASH Regulamento Prova SQUASH Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto GADUP Rua da Boa Hora n.º 18-A 4050-099 Porto Telefone: 222 074 164 Fax: 222 003 067 E-mail: gadup@sas.up.pt Web: www.sas.up.pt

Leia mais

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada

relatam sentir somente a dor irradiada, não percebendo que sua origem está na coluna. Portanto, todo indivíduo com queixa de dor irradiada FISIOTERAPIA Coluna e Dores Irradiadas Dores musculoesqueléticas localizadas em pontos distantes da coluna podem ser causadas por distúrbios da própria coluna. Márcia Maria Cruz Problemas da coluna se

Leia mais

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5.

TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS. 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. TAG-RUGBY REGULAMENTO DOS TORNEIOS 1. Organização dos Torneios 2. Leis de Jogo 3. Arbitragem 4. Deveres e Tarefas das Escolas 5. Anexos ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2

Leia mais

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Recordando operações básicas 01. Calcule as expressões abaixo: a) 2254 + 1258 = b) 300+590 = c) 210+460= d) 104+23 = e) 239 54 = f) 655-340 = g) 216-56= h) 35 x 15 = i) 50 x 210 = j) 366 x 23 = k) 355

Leia mais

AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++

AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++ AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++ Instruções: Os algoritmos deverão ser desenvolvidos em C++ com o Code::Blocks; Exercícios em grupos de até 6 participantes; Colocar

Leia mais

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores Instituto de Ciências Eatas e Biológicas ICEB Lista de Eercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores 1) Escreva um programa que armazene em um vetor todos os números inteiros de 0 a 50. Após isso,

Leia mais