LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I: Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 08.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I: Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 08."

Transcrição

1 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura TEXTO I: LÍNGUA PORTUGUESA Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 08. Um anjo dorme aqui; na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das açucenas sem ter da vida alevantado o véu. - Rosa tocada do cruel granizo - Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu! (Casimiro de Abreu, in Primaveras) 01. O tema do texto é: (A) o nascimento de uma criança; (B) a ressurreição de um menino; (C) a morte de uma mulher; (D) a morte de uma criança; (E) o sono de um anjo. 02. A expressão sem ter da vida alevantado o véu significa: (A) sem ter conhecido bem a vida; (B) viver intensamente; (C) viver por muitos anos; (D) sem viver misteriosamente; (E) sem ter morrido. 03. No trecho Um anjo dorme aqui, a palavra sublinhada indica: (A) tempo (B) lugar (C) ordem (D) modo (E) instrumento 04. A classe gramatical da palavrada sublinhada em Rosa tocada do cruel granizo é: (A) substantivo (B) pronome (C) adjetivo (D) advérbio (E) verbo 05. No trecho disse adeus ao brilhar das açucenas, a expressão destacada indica: (A) causa (B) consequência (C) condição (D) tempo (E) intensidade 06. Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu!. A palavra em destaque tem como sinônimo, EXCETO: (A) morrer (B) falecer (C) afinar (D) findar (E) expirar 07. O texto em questão é um (a): (A) lenda (B) conto (C) notícia (D) reportagem (E) poema 08. A expressão alevantar o véu significa, EXCETO: (A) entregar o ouro; (B) dar com as línguas nos dentes; (C) trazer à tona; (D) por as cartas na mesa; (E) guardar segredo.

2 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura TEXTO II: Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 09 a 13. Os diamantes Um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa braço forte. Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer flor. Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio. Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, para esperar o esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar. Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. E por esse motivo dizem que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira. (Denyse Lage Fonseca) 09. O texto em questão é um (a): (A) lenda (B) conto (C) notícia (D) reportagem (E) poesia 10. Assinale a opção CORRETA. (A) O clímax do texto está no trecho Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. (B) O texto tem por objetivo explicar o surgimento dos diamantes, conforme a cultura popular. (C) Há o predomínio no texto de sequências do tipo descritivo. (D) Itagibá era um índio covarde. (E) Potira recebeu a notícia da morte do esposo pouco tempo depois da guerra. 11. No trecho Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo a palavra sublinhada exerce a função de: (A) objeto direto (B) objeto indireto (C) sujeito (D) predicativo (E) complemento nominal 12. Houve emprego de aposto em: (A) Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes.... (B) Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, para esperar o esposo. (C) Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo.

3 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (D) Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. (E) Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. 13. Em Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira, o pronome sublinhado, considerando-se o contexto, substitui o termo: (A) cascalhos (B) diamantes (C) areias do rio (D) lágrimas (E) índios Acerca de conhecimentos sobre Concordância Nominal, Concordância Verbal, Regência Nominal e Regência Verbal, responda às questões 14 e Houve ERRO de concordância em: (A) O aluno chegou meio-dia e meia. (B) Há cinco horas que ele chegou. (C) É proibido a entrada de estranhos. (D) Existem livros interessantes. (E) Aluno e aluna aplicados. 15. Assinale a alternativa em que a regência verbal está de acordo com a norma culta. (A) As crianças preferem mais os doces do que os legumes. (B) O atleta viajou visando títulos e euros. (C) O atirador visou o alvo. (D) A atendente informou os usuários que não haverá expediente. (E) Vi e gostei muito do filme. CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES 16. O câncer de próstata é o segundo mais comum identificado entre os homens. Levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem revela que 60% dos pacientes só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado. Sobre o câncer de próstata, é CORRETO afirmar que: (A) é a doença que mais atinge e mais mata os homens acima de 50 anos; (B) a maioria dos pacientes só busca o tratamento quando a terrível doença já está instalada; (C) atinge pessoas dos sexos masculino e feminino; (D) Novembro Rosa é uma campanha para prevenir o tumor; (E) atinge a maioria dos brasileiros com idade acima de 60 anos. 17. A canonização de Irmã Dulce foi vista pelos membros da igreja católica do Brasil como um marco na história do cristianismo no País, uma vez que: (A) é condição para a candidatura de um brasileiro nas próximas eleições papais; (B) faz da Irmã Dulce a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa; (C) rendeu milhões de dólares aos cofres da igreja católica no Brasil; (D) eleva o Brasil ao líder no catolicismo mundial; (E) mostrou que o povo brasileiro é o mais católico do mundo.

4 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura 18. Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para aqueles homicídios que se encaixam na definição de feminicídio. Os casos mais comuns ocorrem por motivos de: (A) separação; (B) dívida; (C) divisão de bens; (D) aceitação da mulher no mercado de trabalho; (E) guarda dos filhos menores. 19. O Município mais populoso do Estado de Mato Grosso é: (A) Cuiabá (B) Rondonópolis (C) Sorriso (D) Lucas do Rio Verde (E) Paranatinga 20. Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em Porém, foi em 1965 que o vírus foi descrito na qualidade de coronavírus, devido ao perfil parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam os seres humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63, e o beta coronavírus OC43 e HKU1. ( A transmissão do vírus a que se refere o texto acima pode se dar por todas as formas a seguir, EXCETO: (A) por meio de tosse ou espirro; (B) por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; (C) por contato físico com objetos já contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; (D) em locais com ambiente aberto e bem longe do contato com objetos e pessoas já contaminados; (E) em locais fechados e contaminados. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão brasileiro, mediante: I. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; II. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; III. o enfraquecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se assenta a vida social. Está (ão) CORRETA (S): (E) apenas a II e a III.

5 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura 22. Considere as afirmativas seguintes sobre a Educação Básica: I. Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente facultativo da Educação Básica. III. No Ensino Fundamental, a partir do primeiro ano, será ofertada a Língua Inglesa. (E) apenas a II e a III. 23. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a única afirmativa INCORRETA: (A) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (B) O dever do Estado com educação escolar pública efetivar-se-á mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. (C) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (D) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei. (E) Os docentes devem notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei. 24. O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído nos currículos do Ensino Fundamental como: (A) Tema Transversal (B) Ensino a Distância (C) Disciplina Optativa (D) Componente Obrigatório (E) Matrícula Facultativa 25. Segundo a Lei nº 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos deverá, na forma do regulamento, articular-se, preferencialmente, com o (a): (A) Ensino Superior (B) Educação Profissional (C) Ensino a Distância (D) Ensino Médio (E) Ensino Fundamental 26. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica. Por isso, as crianças e adolescentes passam, ao longo desse período, por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos: (A) sociais e religiosos; (B) econômicos e religiosos;

6 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (C) físicos, cognitivos, afetivos, sociais e emocionais; (D) econômicos e físicos; (E) sociais, individuais e legais. 27. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a área denominada Linguagens é composta pelos componentes curriculares que se seguem, EXCETO: (A) Língua Portuguesa (B) Língua Estrangeira (C) Matemática (D) Educação Física (E) Arte 28. A elaboração do Projeto Político- Pedagógico e o Regimento Escolar são de competência do(a): (A) Escola (B) Município (C) Estado (D) Ministério da Educação e Cultura (E) União 29. Sobre os temas que devem constar no Regimento Escolar, analise as afirmativas a seguir: I. Devem constar as atribuições de cada um dos órgãos que integram a estrutura da escola. II. Devem constar as iniciativas individuais dos alunos em suas participações no desenvolvimento comunitário do entorno da escola. III. Devem constar as normas para a convivência harmônica entre as pessoas que participam da ação educativa. (E) apenas a I e a III. 30. Sobre Projetos de Ensino na Educação Infantil, todas as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO: (A) O projeto substitui as rotineiras tarefas de treino e repetição, criando um ambiente de investigação e solução de problemas. (B) O trabalho por meio de projetos demanda escuta e envolvimento do professor com a turma. (C) No projeto, o professor partilha situações de aprendizagem e instiga a efetiva participação. (D) Os projetos se confundem com trabalhos em datas comemorativas. (E) A aprendizagem no projeto ocorre em todas as etapas e não envolve apenas conteúdos científicos, pois auxilia também no desenvolvimento de habilidades afetivas e emocionais. 31. Considere as afirmativas a seguir: I. A aprendizagem eficaz promove a autoestima do aluno; o fracasso ameaça o aprender, sendo o primeiro passo para o desinteresse. II. A avaliação é um instrumento de melhoria do ensino, e não uma ameaça ao aluno. III. Um dos princípios do ensino é garantir a solidez dos conhecimentos. (E) a I, a II e a III.

7 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura 32. Sobre a importância da Didática no ensino/aprendizagem, considere as afirmativas a seguir: I. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo de decisões filosóficas, políticas e epistemológicas, assim sendo tradutora de posturas teóricas em práticas educativas. II. A didática, para assumir um papel significativo na formação do educador, deve dedicar-se somente ao ensino dos meios e mecanismos pelos quais se desenvolve um processo de ensinoaprendizagem. III. Não se faz necessário ter presente a dimensão cultural para potencializar processos de aprendizagem mais significativos e produtivos para todos os alunos e alunas. (E) apenas a I e a III. 33. Com relação ao cuidar e educar, considere as afirmativas a seguir: I. Educar implica preparar as situações como organização do tempo e do espaço dando condições para que as crianças criem os seus próprios conhecimentos por meio das interações com as pessoas, o meio físico, social e cultural. II. O cuidar é essencial para a formação da criança enquanto um ser em desenvolvimento contínuo e deve ser aliado ao processo educativo. III. Cuidar e educar são, ao mesmo tempo, princípios e atos que orientam e dão sentido aos processos de ensino, de aprendizagem e de construção da pessoa humana em suas múltiplas dimensões. (E) a I, a II e a III. 34. São cuidados com as crianças, EXCETO: (A) Jamais deixar o bebê sozinho na banheira ou em lugares altos. (B) Não usar objetos que podem levar à sufocação no berço. (C) Evitar pegar as crianças no colo. (D) Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança. (E) Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos maiores e resistentes, que não possam ser engolidos. 35. Assinale a alternativa CORRETA a respeito de higiene e limpeza de crianças em creches: (A) Manter as janelas fechadas o tempo todo. (B) Ambientes úmidos não influenciam na transmissão de doenças. (C) Manter a limpeza, sem se preocupar se o ambiente está arejado ou não. (D) Ambientes fechados e úmidos não influenciam na transmissão de doenças. (E) Manter os ambientes limpos e arejados.

8 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura 36. Sobre o cuidar/educar, analise as afirmativas seguintes: I. O cuidar e o educar devem ser indissociáveis. II. Os profissionais da Educação Infantil devem apenas cuidar das crianças. III. Crianças de três a cinco anos não precisam de projetos pedagógicos. (E) apenas a I e a III. 37. Uma escola comum se torna inclusiva quando: (A) aceita todos os alunos deficientes da comunidade local; (B) reconhece as diferenças dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, buscando práticas pedagógicas que atendam às diferentes necessidades apresentadas por eles; (C) contrata profissionais no assunto; (D) implanta salas multiuso, permitindo a utilização de inovações tecnológicas; (E) todos os professores são pessoas com deficiência. 38. A respeito de novas tecnologias aplicadas à educação, considere as afirmativas seguintes: I. O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos não requer a assimilação da tecnologia pelos professores. II. As tecnologias da comunicação modificam as funções do docente de tal modo que substituem o professor. III. As listas de e as videoaulas são duas formas de comunicação assíncronas que podem ser utilizadas para possibilitar um contato mais constante entre os professores e os estudantes. (E) apenas a I e a III. 39. Considere as afirmativas sobre princípios na elaboração de proposta de interação escola-família. I. A escola é somente um espaço de transmissão de cultura, cabendo à família atuar na construção da identidade do aluno. II. É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos. III. O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede de proteção integral que visa assegurar direitos de crianças e adolescentes. (E) apenas a II e a III.

9 Professor A Secretaria Municipal de Educação e Cultura 40. Sobre o brincar na escola, considere as afirmativas seguintes: I. A brincadeira é considerada uma atividade universal que assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural. II. O brincar é uma forma de expressão e comunicação com o meio. III. O brinquedo pode ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico. (E) a I, a II e a III.

10 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura TEXTO I: LÍNGUA PORTUGUESA Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 01 a 08. Um anjo dorme aqui; na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das açucenas sem ter da vida alevantado o véu. - Rosa tocada do cruel granizo - Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu! (Casimiro de Abreu, in Primaveras) 01. O tema do texto é: (A) o nascimento de uma criança; (B) a ressurreição de um menino; (C) a morte de uma mulher; (D) a morte de uma criança; (E) o sono de um anjo. 02. A expressão sem ter da vida alevantado o véu significa: (A) sem ter conhecido bem a vida; (B) viver intensamente; (C) viver por muitos anos; (D) sem viver misteriosamente; (E) sem ter morrido. 03. No trecho Um anjo dorme aqui, a palavra sublinhada indica: (A) tempo (B) lugar (C) ordem (D) modo (E) instrumento 04. A classe gramatical da palavrada sublinhada em Rosa tocada do cruel granizo é: (A) substantivo (B) pronome (C) adjetivo (D) advérbio (E) verbo 05. No trecho disse adeus ao brilhar das açucenas, a expressão destacada indica: (A) causa (B) consequência (C) condição (D) tempo (E) intensidade 06. Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu!. A palavra em destaque tem como sinônimo, EXCETO: (A) morrer (B) falecer (C) afinar (D) findar (E) expirar 07. O texto em questão é um (a): (A) lenda (B) conto (C) notícia (D) reportagem (E) poema 08. A expressão alevantar o véu significa, EXCETO: (A) entregar o ouro; (B) dar com as línguas nos dentes; (C) trazer à tona; (D) por as cartas na mesa; (E) guardar segredo.

11 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura TEXTO II: Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 09 a 13. Os diamantes Um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa braço forte. Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer flor. Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio. Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, para esperar o esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar. Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. E por esse motivo dizem que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira. (Denyse Lage Fonseca) 09. O texto em questão é um (a): (A) lenda (B) conto (C) notícia (D) reportagem (E) poesia 10. Assinale a opção CORRETA. (A) O clímax do texto está no trecho Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. (B) O texto tem por objetivo explicar o surgimento dos diamantes, conforme a cultura popular. (C) Há o predomínio no texto de sequências do tipo descritivo. (D) Itagibá era um índio covarde. (E) Potira recebeu a notícia da morte do esposo pouco tempo depois da guerra. 11. No trecho Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo a palavra sublinhada exerce a função de: (A) objeto direto (B) objeto indireto (C) sujeito (D) predicativo (E) complemento nominal 12. Houve emprego de aposto em: (A) Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes.... (B) Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, para esperar o esposo. (C) Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo.

12 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura (D) Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. (E) Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. 13. Em Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira, o pronome sublinhado, considerando-se o contexto, substitui o termo: (A) cascalhos (B) diamantes (C) areias do rio (D) lágrimas (E) índios Acerca de conhecimentos sobre Concordância Nominal, Concordância Verbal, Regência Nominal e Regência Verbal, responda às questões 14 e Houve ERRO de concordância em: (A) O aluno chegou meio-dia e meia. (B) Há cinco horas que ele chegou. (C) É proibido a entrada de estranhos. (D) Existem livros interessantes. (E) Aluno e aluna aplicados. 15. Assinale a alternativa em que a regência verbal está de acordo com a norma culta. (A) As crianças preferem mais os doces do que os legumes. (B) O atleta viajou visando títulos e euros. (C) O atirador visou o alvo. (D) A atendente informou os usuários que não haverá expediente. (E) Vi e gostei muito do filme. CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES 16. O câncer de próstata é o segundo mais comum identificado entre os homens. Levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem revela que 60% dos pacientes só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado. Sobre o câncer de próstata, é CORRETO afirmar que: (A) é a doença que mais atinge e mais mata os homens acima de 50 anos; (B) a maioria dos pacientes só busca o tratamento quando a terrível doença já está instalada; (C) atinge pessoas dos sexos masculino e feminino; (D) Novembro Rosa é uma campanha para prevenir o tumor; (E) atinge a maioria dos brasileiros com idade acima de 60 anos. 17. A canonização de Irmã Dulce foi vista pelos membros da igreja católica do Brasil como um marco na história do cristianismo no País, uma vez que: (A) é condição para a candidatura de um brasileiro nas próximas eleições papais; (B) faz da Irmã Dulce a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa; (C) rendeu milhões de dólares aos cofres da igreja católica no Brasil; (D) eleva o Brasil ao líder no catolicismo mundial; (E) mostrou que o povo brasileiro é o mais católico do mundo.

13 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura 18. Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para aqueles homicídios que se encaixam na definição de feminicídio. Os casos mais comuns ocorrem por motivos de: (A) separação; (B) dívida; (C) divisão de bens; (D) aceitação da mulher no mercado de trabalho; (E) guarda dos filhos menores. 19. O Município mais populoso do Estado de Mato Grosso é: (A) Cuiabá (B) Rondonópolis (C) Sorriso (D) Lucas do Rio Verde (E) Paranatinga 20. Os coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em Porém, foi em 1965 que o vírus foi descrito na qualidade de coronavírus, devido ao perfil parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam os seres humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63, e o beta coronavírus OC43 e HKU1. ( A transmissão do vírus a que se refere o texto acima pode se dar por todas as formas a seguir, EXCETO: (A) por meio de tosse ou espirro; (B) por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; (C) por contato físico com objetos já contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; (D) em locais com ambiente aberto e bem longe do contato com objetos e pessoas já contaminados; (E) em locais fechados e contaminados. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão brasileiro, mediante: I. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; II. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; III. o enfraquecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se assenta a vida social. Está (ão) CORRETA (S): (E) apenas a II e a III.

14 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura 22. Considere as afirmativas seguintes sobre a Educação Básica: I. Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente facultativo da Educação Básica. III. No Ensino Fundamental, a partir do primeiro ano, será ofertada a Língua Inglesa. (E) apenas a II e a III. 23. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a única afirmativa INCORRETA: (A) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (B) O dever do Estado com educação escolar pública efetivar-se-á mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. (C) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (D) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei. (E) Os docentes devem notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei. 24. O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído nos currículos do Ensino Fundamental como: (A) Tema Transversal (B) Ensino a Distância (C) Disciplina Optativa (D) Componente Obrigatório (E) Matrícula Facultativa 25. Segundo a Lei nº 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos deverá, na forma do regulamento, articular-se, preferencialmente, com o (a): (A) Ensino Superior (B) Educação Profissional (C) Ensino a Distância (D) Ensino Médio (E) Ensino Fundamental 26. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica. Por isso, as crianças e adolescentes passam, ao longo desse período, por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos: (A) sociais e religiosos; (B) econômicos e religiosos;

15 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura (C) físicos, cognitivos, afetivos, sociais e emocionais; (D) econômicos e físicos; (E) sociais, individuais e legais. 27. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a área denominada Linguagens é composta pelos componentes curriculares que se seguem, EXCETO: (A) Língua Portuguesa (B) Língua Estrangeira (C) Matemática (D) Educação Física (E) Arte 28. A elaboração do Projeto Político- Pedagógico e o Regimento Escolar são de competência do(a): (A) Escola (B) Município (C) Estado (D) Ministério da Educação e Cultura (E) União 29. Sobre os temas que devem constar no Regimento Escolar, analise as afirmativas a seguir: I. Devem constar as atribuições de cada um dos órgãos que integram a estrutura da escola. II. Devem constar as iniciativas individuais dos alunos em suas participações no desenvolvimento comunitário do entorno da escola. III. Devem constar as normas para a convivência harmônica entre as pessoas que participam da ação educativa. (E) apenas a I e a III. 30. Sobre Projetos de Ensino na Educação Infantil, todas as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO: (A) O projeto substitui as rotineiras tarefas de treino e repetição, criando um ambiente de investigação e solução de problemas. (B) O trabalho por meio de projetos demanda escuta e envolvimento do professor com a turma. (C) No projeto, o professor partilha situações de aprendizagem e instiga a efetiva participação. (D) Os projetos se confundem com trabalhos em datas comemorativas. (E) A aprendizagem no projeto ocorre em todas as etapas e não envolve apenas conteúdos científicos, pois auxilia também no desenvolvimento de habilidades afetivas e emocionais. 31. Considere as afirmativas a seguir: I. A aprendizagem eficaz promove a autoestima do aluno; o fracasso ameaça o aprender, sendo o primeiro passo para o desinteresse. II. A avaliação é um instrumento de melhoria do ensino, e não uma ameaça ao aluno. III. Um dos princípios do ensino é garantir a solidez dos conhecimentos. (E) a I, a II e a III.

16 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura 32. Sobre a importância da Didática no ensino/aprendizagem, considere as afirmativas a seguir: I. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo de decisões filosóficas, políticas e epistemológicas, assim sendo tradutora de posturas teóricas em práticas educativas. II. A didática, para assumir um papel significativo na formação do educador, deve dedicar-se somente ao ensino dos meios e mecanismos pelos quais se desenvolve um processo de ensinoaprendizagem. III. Não se faz necessário ter presente a dimensão cultural para potencializar processos de aprendizagem mais significativos e produtivos para todos os alunos e alunas. (E) apenas a I e a III. 33. Com relação ao cuidar e educar, considere as afirmativas a seguir: I. Educar implica preparar as situações como organização do tempo e do espaço dando condições para que as crianças criem os seus próprios conhecimentos por meio das interações com as pessoas, o meio físico, social e cultural. II. O cuidar é essencial para a formação da criança enquanto um ser em desenvolvimento contínuo e deve ser aliado ao processo educativo. III. Cuidar e educar são, ao mesmo tempo, princípios e atos que orientam e dão sentido aos processos de ensino, de aprendizagem e de construção da pessoa humana em suas múltiplas dimensões. (E) a I, a II e a III. 34. São cuidados com as crianças, EXCETO: (A) Jamais deixar o bebê sozinho na banheira ou em lugares altos. (B) Não usar objetos que podem levar à sufocação no berço. (C) Evitar pegar as crianças no colo. (D) Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança. (E) Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos maiores e resistentes, que não possam ser engolidos. 35. Assinale a alternativa CORRETA a respeito de higiene e limpeza de crianças em creches: (A) Manter as janelas fechadas o tempo todo. (B) Ambientes úmidos não influenciam na transmissão de doenças. (C) Manter a limpeza, sem se preocupar se o ambiente está arejado ou não. (D) Ambientes fechados e úmidos não influenciam na transmissão de doenças. (E) Manter os ambientes limpos e arejados.

17 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura 36. Sobre o cuidar/educar, analise as afirmativas seguintes: I. O cuidar e o educar devem ser indissociáveis. II. Os profissionais da Educação Infantil devem apenas cuidar das crianças. III. Crianças de três a cinco anos não precisam de projetos pedagógicos. (E) apenas a I e a III. 37. Uma escola comum se torna inclusiva quando: (A) aceita todos os alunos deficientes da comunidade local; (B) reconhece as diferenças dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, buscando práticas pedagógicas que atendam às diferentes necessidades apresentadas por eles; (C) contrata profissionais no assunto; (D) implanta salas multiuso, permitindo a utilização de inovações tecnológicas; (E) todos os professores são pessoas com deficiência. 38. A respeito de novas tecnologias aplicadas à educação, considere as afirmativas seguintes: I. O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos não requer a assimilação da tecnologia pelos professores. II. As tecnologias da comunicação modificam as funções do docente de tal modo que substituem o professor. III. As listas de e as videoaulas são duas formas de comunicação assíncronas que podem ser utilizadas para possibilitar um contato mais constante entre os professores e os estudantes. (E) apenas a I e a III. 39. Considere as afirmativas sobre princípios na elaboração de proposta de interação escola-família. I. A escola é somente um espaço de transmissão de cultura, cabendo à família atuar na construção da identidade do aluno. II. É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos. III. O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede de proteção integral que visa assegurar direitos de crianças e adolescentes. (E) apenas a II e a III.

18 Professor I Secretaria Municipal de Educação e Cultura 40. Sobre o brincar na escola, considere as afirmativas seguintes: I. A brincadeira é considerada uma atividade universal que assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural. II. O brincar é uma forma de expressão e comunicação com o meio. III. O brinquedo pode ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico. (E) a I, a II e a III.

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil Profº Carlinhos Costa Níveis Etapas Fases Idade / Duração EDUCAÇÃO BÁSICA Educação Infantil Ensino Fundamental Creche

Leia mais

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO

CURRÍCULO MANIFESTAÇÕES DO CURRÍCULO CURRICULO FORMAL CURRICULO REAL CURRICULO OCULTO CURRÍCULO O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Libâneo (2007, p. 362) entende que o currículo é a concretização, a viabilização

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º 1 TÍTULO V Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino CAPÍTULO I Da Composição dos Níveis Escolares Art. 21. A educação escolar

Leia mais

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 01. As Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA (CNE,2000) preconizam princípios norteadores da ação pedagógica da escola: (A) éticos, políticos e estéticos; (B)

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe que: a) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente,

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre

Leia mais

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa Exercícios LDB Prof. Carlinhos Costa Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade

Leia mais

POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EERP Bacharelado e Licenciatura em enfermagem 2º ano Profa. Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Leia mais

Leia atentamente a canção a seguir, interpretada por Cazuza e escrita por Cazuza, George Israel e Nilo Romero, para responder às questões de 1 a 3.

Leia atentamente a canção a seguir, interpretada por Cazuza e escrita por Cazuza, George Israel e Nilo Romero, para responder às questões de 1 a 3. P Língua Portuguesa Leia atentamente a canção a seguir, interpretada por Cazuza e escrita por Cazuza, George Israel e Nilo Romero, para responder às questões de 1 a 3. Brasil Não me convidaram Pra esta

Leia mais

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na (CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na educação mantida pelos estados. C) ( ) optativo, desde

Leia mais

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Base Nacional Comum ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Uma Agenda Educacional Para quem? Para que? O que deve ser ensinado? (BNCC) Como ensinar? A construção de uma

Leia mais

Modalidades de Ensino

Modalidades de Ensino A Secretaria Municipal de Educação oferece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, respeitando sua finalidade primordial que é o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados

A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados A implementação da base nacional comum curricular da educação infantil nos sistemas de ensino - estudo em cinco estados Projeto MEC/Coedi / Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Sumário Executivo A implementação

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Elcio Cecchetti elcio.educ@terra.com.br ENSINO RELIGIOSO? Como? Outra vez? O quê? Por quê? Para quê? O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO PASSADO

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 5 A RESPEITO DA LEI Nº 6.362 DE 2018 DO RIO DE JANEIRO JULGUE O ITEM A SEGUIR: De acordo com o Art. 6º

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

VMSIMULADOS. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA 1

VMSIMULADOS. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA     1 LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: CF/88 LDBEN ECA www.vmsimulados.com.br E-mail: contato@vmsimulados.com.br 1 LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL CF-88 LDB ECA CF/88 Constituição Federativa do Brasil de 1988 Educação 01. A Constituição

Leia mais

X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO

X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO Diretrizes Curriculares de Formação de Professores do Ensino Religioso no Brasil: identidade e fundamentos. Texto: Ângela Maria Ribeiro

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Domínio da ortografia oficial... 21 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da estrutura morfossintática

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO

MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA. Processo Seletivo - 001/2018 RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO Solicitado em: 08/01/2019-19:11 A alternativa c da questão numero 11 que completa a lacuna do art. 2 possui erro, onde diz classificação a palavra correta é qualificação como citado a baixo, podendo ser

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção do brincar. (B) uso de diferentes linguagens

Leia mais

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem crescendo no mundo inteiro, com base no pressuposto

Leia mais

Projeto de Financiamento para Aquisição de Transporte

Projeto de Financiamento para Aquisição de Transporte Projeto de Financiamento para Aquisição de Transporte Objetivo Geral:Agilizar e dinamizar ações no atendimento às crianças/adolescentes e familiares, assistidos pela OSCIP/FEAS Fundação Educativa Albert

Leia mais

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Da Educação Art. 1 - EDUCAÇÃO ABRANGE PROCESSO FORMATIVO ONDE SE DESENVOLVE? NA VIDA FAMILIAR NA CONVIVÊNCIA HUMANA NO TRABALHO; NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA;

Leia mais

IPET ED INFANTIL. Prof Zeza

IPET ED INFANTIL. Prof Zeza IPET ED INFANTIL Prof Zeza A importância da Práxis Pedagógica na Educação Infantil: Vencendo os desafios Educação Infantil e o Fazer Pedagógico Evolução teórico-prática da Infância Do assistencialismo

Leia mais

PROFESSOR I e II PROVA DE PORTUGUÊS

PROFESSOR I e II PROVA DE PORTUGUÊS PROFESSOR I e II PROVA DE PORTUGUÊS Texto 1: Estou com saudade de ficar bom. Escrever é consequência natural. Jorge Amado, na Folha de São Paulo, 22/10/96. 1) O autor na verdade tem saudade: a) de viajar

Leia mais

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a organização

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação daeducação Diretrizes Curriculares NacionaisParaa EducaçãoBásica Prof. StephanieGurgel O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN s? Diretrizes Curriculares

Leia mais

Simulado Prova de Mérito LDB (Lei de Diretrizes e Bases)

Simulado Prova de Mérito LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Simulado Prova de Mérito LDB (Lei de Diretrizes e Bases) 1. (VUNESP/2013) O ensino fundamental, com o advento da LDBEN, teve o regime seriado substituído pela organização em ciclos em várias partes do

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 01, de 12 de dezembro de 2012. Fixa Normas e Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos EJA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018:

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: DIDÁTICA II 68 h/a 3403 A Didática na prática educativa no contexto das diferentes abordagens, modalidades de ensino e realidades

Leia mais

CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO X INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO X INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO X INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR MARIA ESTER GALVÃO CARVALHO PRESIDENTE DO CEE-GO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO TERESINA-PI, JUNHO DE 2016 ... Mire veja: o

Leia mais

CURIOSIDADES. VOCÊ SABE O QUE TEM EM COMUM TODOS ESSES PROJETOS DE LEI (PL)? Projeto de Lei

CURIOSIDADES. VOCÊ SABE O QUE TEM EM COMUM TODOS ESSES PROJETOS DE LEI (PL)? Projeto de Lei CURIOSIDADES Roseli Nazario NUPEIN / UFSC VOCÊ SABE O QUE TEM EM COMUM TODOS ESSES PROJETOS DE LEI (PL)? Projeto de Lei Projeto de Lei 6.755/2010 (Senador Flávio Arns, PSDB/PR originário do PLS 414/2008)

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS. Magistério - Bahia

CONHECIMENTOS GERAIS. Magistério - Bahia CONHECIMENTOS GERAIS Magistério - Bahia 01. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem da seguinte forma: a) na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2018 CADERNO DE QUESTÕES

EDITAL Nº 02/2018 CADERNO DE QUESTÕES PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASSOLÂNDIA/SP CADERNO DE QUESTÕES FUNÇÃO: NÚMERO DA INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: ORGANIZAÇÃO: Página 1 de 6 PORTUGUÊS - Questões

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara 1992 Darcy Ribeiro, apoiado por

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira

BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador. Profa. Maria Regina dos P. Pereira BNCC e a Educação da Infância: caminhos possíveis para um currículo transformador Profa. Maria Regina dos P. Pereira Oficina Escuta, fala, pensamento e imaginação É preciso transformar a forma. Zilma de

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO DO ESTÁGIO Artigo 01 - O Estágio Supervisionado constitui disciplina obrigatória do Currículo dos Cursos de Licenciatura.

Leia mais

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - ENSINO FUNDAMENTAL

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - ENSINO FUNDAMENTAL P.M. CAJURU PSS 01/2013 CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - ENSINO FUNDAMENTAL Inscrição nº: Assinatura do Candidato: Conrio Concursos Públicos e Assessoria www.conrio.com.br 1 Cargo: Professor de

Leia mais

GT 01 Formação de Professores

GT 01 Formação de Professores APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CONPEDUC 2013 (COMUNICAÇÕES ORAIS) GT 01 Formação de Professores O OLHAR DO PROFESSOR FORMADOR DOS CEFAPROS SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SEDUC/SUFP-MT AS BASES EPISTEMOLÓGICAS

Leia mais

LDB. Prof. Hélio Taques LDB

LDB.   Prof. Hélio Taques LDB Prof. Hélio Taques TÍTULO I Da Educação Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa,

Leia mais

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSOR - ENSINO FUNDAMENTAL I CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE POÇÃO (PE) - SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 010/SMAd/2017 Conhecimentos comuns a todas as áreas: LÍNGUA PORTUGUESA: * Compreensão e interpretação de texto; * Fonologia: acentuação,

Leia mais

PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS

PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR (A) DE PORTUGUÊS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e Avaliação: coerência entre o discurso

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

SUPERVISOR DE ENSINO

SUPERVISOR DE ENSINO SUPERVISOR DE ENSINO 01. A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) NÚMERO 17016 18171 TÍTULO "(RE)PENSANDO O NÃO APRENDER PELO OLHAR DE SEUS PROTAGONISTAS: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?"

Leia mais

Educação financeira. Preparação para o futuro

Educação financeira. Preparação para o futuro Educação financeira Preparação para o futuro Finanças para novas gerações Ensino aproxima crianças e jovens de temas econômicos e ideias sustentáveis I ndivíduos bem informados e conscientes quanto ao

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br LDB 01. (Ano: 2012 - Banca: CESPE - Órgão: PRF - Prova: Técnico em Assuntos

Leia mais

PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP Site: 1

PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP   Site:  1 PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP E-mail: vmsimulados@hotmail.com.br Site:www.VMSIMULADOS.COM.BR 1 Reservados todos os direitos. É proibida a publicação ou reprodução total ou parcial sob quaisquer

Leia mais

SUPERVISOR DE ENSINO

SUPERVISOR DE ENSINO SUPERVISOR DE ENSINO 01. A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como

Leia mais

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II

GABARITO. Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO. Professor II Prefeitura Municipal de Queimados NÍVEL MÉDIO Professor II QUESTÃO QUESTÃO 1 A 26 D 2 B 27 A 3 D 28 D 4 B 29 C 5 A 30 B 6 B 31 A 7 A 32 D 8 D 33 A 9 D 34 D 10 C 35 ANULADA 11 A 36 A 12 C 37 B 13 B 38 D

Leia mais

PROFESSOR (A) DO ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSOR (A) DO ENSINO FUNDAMENTAL I CONCURSO PÚBLICO SERTÂNIA (PE) - PROFESSOR (MÉDIO - TARDE) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no

Leia mais

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto Multidisciplinar Departamento de Tecnologias e Linguagens Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE REJO SANTO - PMBS

SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE REJO SANTO - PMBS PEDAGOGO 21. (CONCURSO BREJO SANTO/2019) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9.596/1996, no seu Art. 58, afirma que entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Atualidades e mundo do trabalho

Atualidades e mundo do trabalho EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO Conteúdo interdisciplinar Atualidades e mundo do trabalho De acordo com a BNCC OBJETIVOS DESSE PROJETO O projeto tem o objetivo de oferecer ao jovem e ao adulto

Leia mais

Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo

Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo Projeto Pedagógico Associação Escola Graduada de São Paulo DA IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E DA ENTIDADE MANTENEDORA A ASSOCIAÇÃO ESCOLA GRADUADA DE SÃO PAULO tem sua sede na cidade de São Paulo, na Rua José

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Conforme pesquisa, entende-se por Qualidade de Vida com Amor Exigente, segundo o projeto, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 205 a 214) CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais Como ficou a LDB após a Lei nº13.415, de 2017 Reforma do Ensino Médio Capítulo II Educação Básica SeçãoI DasDisposiçõesGerais Art. 24-1º - Carga horária mínima anual a partir de 02 de março de 2017, passaaserde1.000horas,devendoser

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 11) O Programa Pedagógico da Política de Educação Especial de Santa Catarina prevê a implantação de Serviços de Atendimento Educacional Especializado-SAEDE e também de Atendimentos em Classe- AC. O Segundo

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Ensino Médio EDUCAÇÃO, TRABALHO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO MÉDIO Prof. Stephanie Gurgel Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA Página 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA Página 1 ANEXO I - RETIFICADO PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017 O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA tendo em vista a Lei Municipal nº 2.183 de 27 de janeiro de

Leia mais

LDB -- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

LDB -- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB -- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1 SINTESE - PUBLICAÇÕES Apresentação Também conhecida como LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Lei no 9.394/1996 regulamenta o

Leia mais

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5.1 MÓDULO 18 Índice 1. Níveis de Ensino...3 2. Educação Infantil...3 4. Ensino Médio...6 5. Modalidades de Educação...9 5.1. Educação de Jovens e Adultos... 9 5.2. Educação Especial... 9 5.3. Educação

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 08/2016 Aprova a estrutura curricular do Curso de Letras Libras, modalidade

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Prof. Me. Luana Serra Secretaria Municipal de Educação de Santos DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Material adaptado de Beatriz Ferraz Educação Infantil na BNCC A Base Nacional

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96 CURSO PREPARATÓRIO A LDB 9394/96 trouxe muitas inovações para a Educação brasileira é uma Lei norteada em três princípios : Flexibilidade Descentralização

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. (Vide Decreto nº 3.860, de 2001) (Vide Lei nº 10.870, de 2004) (Vide Adin 3324-7, de 2005)

Leia mais