The sw!tch newsletter

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "The sw!tch newsletter"

Transcrição

1 COMP. DE ELECTRICIDADE // México: Homologação CFE-LAPEM. // Suíça: Conferência de Redes inteligentes. // Espanha: Novo contrato da Iberdrola por 19 milhões de euros. // Austrália: Evento ENA / Q2 PT Links interessantes Feiras Y EVENTOS RES // Canadá: Primeiro parque eólico para a Ormazabal. // EUA: O maior parque eólico do mundo. // Reino Unido: Parque eólico marinho Rhyl Flats. USUÁRIOS DE MÉDIA-TENSÃO // México: Primer centro de seccionamiento Ormazabal. // Alemanha: Células ea para a Universidade da Baviera. // Argentina: Abrimos o pano do teatro nacional Cervantes. aniversários GERAL // China: 20.º aniversário da Ormazabal NRG. // Latam: Formações para partners e clientes. // Alemania: Escritórios novos em Leipzig. // Espanha: Prémios PREVER autores L GLOM m Escreva um artigo: Torne-se um membro da equipa da Newsletter The SW!TCh. Junte-se a nós!

2 México: Homologação CFE-LAPEM A Ormazabal obteve recentemente a homologação CFE-LAPEM para s células de isolamento integral a gás cpg no México, consoante a norma VM , Tableros Aislados en Gas SF 6 para Media Tensión (Quadros isolados a gás SF 6 para Média Tensão). A LAPEM (Laboratório de Testes de Equipamentos e Materiais) é uma organização da Comissão Federal de Electricidade, que proporciona estudos de engenharia especializada, testes de laboratório e de campo para os equipamentos e materiais, bem como a gestão da qualidade de fornecimentos e sistemas. Para a Ormazabal, este êxito é um marco muito importante no México, visto que poucas empresas do sector obtêm esta certificação ea Ormazabal conta com ela nos seus sistemas de produto mais representativos, o que nos coloca como um jogador relevante nas células de média tensão para subestações, de CFE ou do sector privado e renovável. COMP. DE ELECTRICIDADE Suíça: Conferência de Redes inteligentes No passado mês de Abril a Ormazabal participou numa conferência sobre as redes inteligentes na Suíça. Lars Andersson, director da unidade de negócio da Ormazabal Currente, explicou aos mais de 100 assistentes a nossa avalizada experiência neste sector. O objectivo das redes inteligentes leva a uma geração e partilha da energia eléctrica de uma forma mais eficiente, fiável, limpa e segura. Na Ormazabal proporcionamos soluções de alta eficiência para a integração das redes inteligentes nas actuais redes eléctricas urbanas. A nossa participação no projecto star de Iberdrola despertou um grande interesse nas pessoas presentes. Este projecto nasce no momento em que a Iberdrola, seguindo as directrizes da união europeia de modernizar as redes eléctricas, pensa mais além do sistema de medida e exige soluções de gestão e controlo dos centros de transformação para distribuição. Dentro deste projecto somos fornecedores de equipamentos e software para o sistema de medida avançada, a supervisão do centro de transformação e as comunicações de rede. Através do concentrador de dados inteligente idc, com capacidade de comunicação PLC, com base em PRIME. Dispomos também de software avançado para proporcionar a plataforma de recolha, relatório e análise para o desenvolvimento de infraestruturas de medida avançadas, oferecendo uma funcionalidade melhorada na rede de distribuição eléctrica de Castelló (Espanha). Após a conferência, os visitantes que tiveram um contacto directo com as nossas soluções e produtos mais significativos, expressaram o seu interesse em conhecer mais sobre as nossas soluções para redes inteligentes.

3 Espanha: Novo contrato da Iberdrola por 19 milhões de euros A Iberdrola efectuou uma importante adjudicação com a Ormazabal para o fornecimento de celas automatizadas para centros de transformação dentro do projecto STAR de Iberdrola. Nestes centros vão ser instaladas celas de média tensão, modulares e compactas, com todos os equipamentos e sistemas electrónicos necessários para a evolução da rede e de forma a proporcionar um maior grau de inteligência à mesma. A Ormazabal centra a sua actividade no fabrico e instalação de bens de equipamento eléctrico, como postos de transformação, celas de distribuição primária e secundária, transformadores de distribuição e equipamento de controlo remoto e automatização para a rede, bem como tecnologia e soluções smart grid para a passagem da rede eléctrica para as redes inteligentes. Todos estes produtos dentro do âmbito da distribuição de rede eléctrica de média tensão. COMP. DE ELECTRICIDADE Este contrato significativo, de 19 milhões de euros e com uma duração de 13 meses, implica um importante impulso económico e reduz o impacto da descida dos investimentos noutros sectores, como o de infra-estruturas, de construção, de energias renováveis ou o sector terciário no mercado espanhol. Redes Inteligentes: Projecto STAR. A Iberdrola continua com o Projecto STAR (Sistema de Telegestão e Automatização da Rede), uma iniciativa ambiciosa com o objectivo de transformar a tecnologia no campo das redes inteligentes. O projecto, já em funcionamento em Castela-La Mancha, Castela e Leão, Estremadura, Comunidade de Madrid, País Basco, Múrcia, Navarra, La Rioja e na Comunidade Valenciana, vai permitir substituir 10,3 milhões de contadores tradicionais por novos equipamentos inteligentes e adaptar cerca de postos de transformação, aos quais se incorporarão capacidades de telegestão, supervisão e automatização. Nesta mesma linha, executa-se o projecto Bidelek-Sareak no território de Biscaia. Austrália: Evento ENA A Ormazabal participou do evento semestral organizado pela ENA - Energy Network Association - em Melbourne, Austrália. O evento tem como alvo o setor de serviços e, mais especificamente, o de redes inteligentes. Mais uma vez, a Ormazabal provou sua presença local e sua capacidade para fornecer soluções completas, oferecendo os produtos e serviços que fornecemos aos nossos clientes. Nossos compartimentos cgm.3 e gae completamente isolados a gás para distribuição secundária e a faixa familiar atual de análises e soluções de detecção, que fornece soluções focadas em melhorar a eficiência de distribuição de energia, estavam presentes em nossa banca.

4 Canadá: Primeiro parque eólico para a Ormazabal Foi recentemente colocado em funcionamento o parque eólico de Hermanville, na ilha de Prince Edward, no Canadá, para o qual a Ormazabal forneceu células de isolamento integral em gás cgmcosmos, certificadas para o mercado canadiano. Este parque, que tem 10 aerogeradores de 3MW de potência, é a nossa primeira referência no segmento de energias renováveis no Canadá. Devido à localização do parque eólico, os equipamentos fornecidos, além de cumprirem todas as normas e exigências do mercado canadiano, devem estar preparados para suportar umas condições ambientais muito adversas, destacando as temperaturas baixas e a salinidade elevada a que vão estar submetidos. A Ormazabal participou na instalação e colocação em funcionamento dos equipamentos, contribuindo com a sua experiência de mais de 11 anos neste tipo de instalações, para que tudo funcionasse correctamente. Com esta referência continuamos a crescer no mercado de energias renováveis, concretamente no sector eólico norteamericano, tendo sido em 2013 uma dos primeiras fornecedoras de aparelhagem de média tensão nos EUA. RES Contrariamente ao que acontece com a tecnologia tradicionalmente utilizada na América do Norte, a Ormazabal instala dentro dos próprios aerogeradores a respectiva aparelhagem de média tensão, cgm.3 e cgmcosmos (de acordo com a norma IEEE e CSA), melhorando assim a segurança e maximizando a fiabilidade de todo o sistema. Em 2013 liderámos o mercado de fornecimento deste tipo de instalações nos Estados Unidos da América.

5 EUA: O maior parque eólico do mundo Estamos presentes no maior parque eólico do mundo que se encontra nas colinas das Montanhas Tehachapi (Alta, Oak Creek Mojave, Califórnia). A Alta Wind Energy Center é um projecto de referência a nível mundial. Entre 2010 (fases I-V) e 2011 (fases VI-VIII) foram instalados cerca de 300 aerogeradores de 1,5 MW e 3 MW, contando na actualidade com uma capacidade de 1320 MW. Para 2015 está prevista a conclusão do projecto com a instalação de mais 300 aerogeradores, de forma a poder abranger as necessidades de lares. Graças a que dispomos de produtos de classe mundial, de alta fiabilidade, com dimensões muito compactas e que satisfazem todas as normas de segurança, fomos seleccionados para fornecer a aparelhagem de média tensão em várias fases do parque. Neste caso, foram fornecidas células de isolamento integral em gás, cgm.3, de acordo com as normas IEEE e certificadas pelo mercado norte-americano. Também se realizou uma formação em campo para as equipas de instalação, operação e manutenção, tendo em consideração as necessidades específicas do cliente. Este projecto permite continuar com o aumento da nossa presença no mercado norte-americano e mostra o nosso compromisso a longo prazo com o mesmo. RES Reino Unido: Parque eólico marinho Rhyl Flats O parque eólico marinho Rhyl Flats encontra-se a 5 milhas (8 km) da costa norte do País de Gales, com uma superfície de 3,9 milhas quadradas (10,1 km2). A Ormazabal UK forneceu toda a aparelhagem de média tensão utilizada para interligar as 25 turbinas off-shore. A aparelhagem, o sistema de protecção e o sistema de controlo SCADA integraram-se num módulo unitário concebido para que seja directamente instalado na base da turbina. A aparelhagem, protegida das baixas temperaturas através de um revestimento específico, foi instalada dentro das bases das turbinas em terra. As bases, depois de equipadas, foram colocadas no altomar, 12 meses antes que as turbinas fossem instaladas. Deste modo, proporcionamos uma solução completa que reduz consideravelmente os trabalhos em alto-mar no que diz respeito à instalação e colocação em funcionamento. O desenvolvimento da rede interna de média tensão reafirmou a Ormazabal como um dos líderes no fornecimento de soluções à medida para a geração de energia no alto-mar. O nível de especialização exigido em Rhyl Flats melhora a nossa capacidade de adaptar os nossos serviços às necessidades da instalação, bem como a nossa flexibilidade no diálogo com o cliente.

6 México: Primer centro de seccionamiento Ormazabal Tras nuestra reciente homologación por CFE (Comisión Federal de Electricidad) para el suministro de los sistemas de aparamenta integral en gas cgmcosmos y cgm.3, hemos suministrado el primer centro de seccionamiento en México. Destinado al Call Center de Banamex en la ciudad de Querétaro, el centro de seccionamiento, formado por equipos cgm.3, según normativa IEEE, ha cubierto las necesidades requeridas para esta instalación alimentada por una red de 34,5 kv. Nuestro suministro está compuesto por tres celdas de interruptor automático, dos de ellas con mecanismo de maniobra motorizado y unidad electrónica de protección ekor.rpg-ci programadas para operar como transferencia automática de líneas, y una tercera con mecanismo de maniobra manual y con unidad electrónica de protección ekor.rpg. Junto a los equipos se ha suministrado la unidad compacta de telemando ekor.uct. Estos equipos están preparados para operar en condiciones exteriores debido a la envolvente metálica que los recubre. USUÁRIOS DE MÉDIA-TENSÃO La estrecha relación con la compañía eléctrica CFE y nuestro enfoque innovador se combinan con éxito en los productos y servicios adaptados, de acuerdo con normativas y especificaciones particulares que cumplen los estándares locales e internacionales. Alemanha: Células ea para a Universidade da Baviera A Universidade Técnica de Ingolstadt, fundada em 1994, acordou com o Ministério da Ciência da Baviera que se duplicassem as vagas para os estudantes do primeiro ano, até chegar às A Ormazabal foi a escolhida para fornecer a aparelhagem de média tensão que fará frente a esta nova demanda eléctrica. Devido às dimensões da instalação dentro da universidade, foram necessárias células modulares e ampliáveis. Na primeira fase desta ampliação fornecemos o centro de interligação da universidade equipado com células de isolamento de ar ea de 20 kv. O desenho modular da aparelhagem eléctrica ea oferece numerosos benefícios: O interruptor automático amovível possibilita uma elevada continuidade no serviço de fornecimento. Esta característica também facilita os trabalhos de manutenção, localização e resolução de problemas. design à prova de arco interno que garante a protecção adequada para a passagem frequente de pessoas no local.

7 Argentina: Abrimos o pano do teatro nacional Cervantes O teatro nacional Cervantes, situado no coração da cidade de Buenos Aires, é um símbolo da intensa actividade teatral da cidade. Fundado pela actriz dramática espanhola María Guerrero e o seu marido, o também espanhol Fernando Díaz de Mendoza, a edificação do teatro ficou concluída em 1921 e foi então doado ao estado nacional argentino. Em 1995 foi declarado Monumento Histórico Nacional. A Ormazabal foi encarregada de fornecer a aparelhagem de média tensão, que será instalada no novo centro de transformação do qual vai dispor o teatro. USUÁRIOS DE MÉDIA-TENSÃO O fornecimento consta de dois conjuntos idênticos de aparelhagem modular integral em gás cgmcosmos, que integram unidades electrónicas de protecção ekor.rpg.ci, que protegem e alimentam 2 transformadores média tensão/baixa tensão. Estes conjuntos idênticos, formados cada um por uma função de remonte dos cabos, duas funções de protecção com interruptor automático de vácuo e uma função de medida, estão unidos através de uma função de acoplamento longitudinal. O sistema cgmcosmos está formado por uma ampla gama de funções modulares com isolamento em gás, capazes de configurar qualquer sistema eléctrico em redes de distribuição secundária até 24 kv. Este produto, isento de manutenção, foi especialmente concebido e desenvolvido para ser insensível a alterações ambientais, ambientes agressivos, etc. A unidade de protecção digital comunicável ekor.rpg.ci foi concebida para que se possa integrar nas nossas funções de interruptor automático de vácuo, proporcionando a protecção contra cargas excessivas e curto-circuitos, funções de controlo integrado que permitem detectar a presença e ausência de tensão, controlo remoto, medida de intensidade e de tensão através de sensores, etc.

8 CHINA: 20.º aniversário da Ormazabal NRG A Ormazabal NRG (Pequim) Switchgear Limited (Ormazabal NRG) celebrou o seu 20.º aniversário com os seus trabalhadores em Pequim. A Ormazabal NRG, antes denominada como Beijing NRG Switchgear Limtited, era uma empresa conjunta entre a Ormazabal e a Beijing Power Supply Company e tornou-se. em 2008, a empresa de produção com capital integralmente detido por investidores estrangeiros (WFOE) da Ormazabal. Nos últimos 20 anos, a Ormazabal NRG tem exercido a maior parte da sua actividade na área de Pequim e foi a fornecedora para a maioria dos projectos locais. Foi, por exemplo, a primeira a introduzir centros de transformação compactos no mercado de Pequim. Participou no primeiro projecto sobre a melhoria da rede de alimentação de ChangAn Annenue em 1999, quando o país celebrou o seu 50.º aniversário. A Ormazabal NRG foi também um dos principais fornecedores dos Jogos Olímpicos de Pequim em Com mais de 20 anos de exp eriência na rede de distribuição de energia da China, a Ormazabal teve sempre como prioridade as necessidades do mercado, os projectos eléctricos exigentes e os clientes. Com a introdução da nossa tecnologia mais avançada a nível mundial no mercado chinês, tornámo-nos num sócio fiável e flexível para os clientes. GERAL LATAM: FORMAÇÕES PARA PARTNERS E CLIENTES Realizamos diferentes eventos de formação, enfocando os nossos sistemas para distribuição secundária cgmcosmos e cgm.3, na Colômbia e no Equador. Os cursos dados por Andoni Rivero, técnico do serviço de pós-venda da Ormazabal, tiveram como objectivo proporcionar o enriquecimento dos conhecimentos sobre os nossos produtos, dando especial importância às funções de interruptor automático. Na Colômbia, e em colaboração com o nosso distribuidor Industrias Ectricol S.A.S., participaram um total de 20 pessoas, todas engenheiros e técnicos dos nossos partners no Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela. Em Quito, no Equador, a formação foi dada aos 80 trabalhadores da Empresa Eléctrica Quito S.A. (EEQ), a que foi proporcionada a oportunidade de manusear in situ os nossos equipamentos. O principal objectivo era a antecipação de todas as casuísticas que podem ocorrer em campo. As formações contaram com o apoio de documentação, em formato de papel e digital, referente aos temas abordados. Uma vez concluídos os encontros, foi entregue um certificado de formação a cada um dos assistentes

9 Alemania: Escritórios novos em Leipzig No mês de Maio vamos inaugurar um novo escritório perto da cidade alemã Leipzig, o que vai consolidar a nossa presença na Alemanha. Este marco reforça a nossa posição no sector alemão de bens de equipamento eléctrico, no qual esperamos continuar a crescer, seguindo a trajectória dos últimos anos. Somos uno dos três principais fornecedores de soluções de média tensão no mercado alemão, graças à nossa vasta experiência, e aos produtos e serviços para a distribuição de energia. Estas previsões realizam-se no ano em que a Ormazabal regista uma década na cidade de Krefeld, com uma fábrica onde trabalham 250 pessoas, e que oferece os serviços necessários para satisfazer as exigências de um mercado exigente como o alemão. Com o objectivo de seguir com a nossa consolidação no país alemão, estamos a modernizar as instalações da fábrica de Krefeld para personalizar produtos como células de isolamento em gás, para distribuição primária e aplicações de redes inteligentes, para a distribuição secundária, de acordo com os requisitos de qualidade alemães. O que vai permitir também aumentar o catálogo de produtos para o mercado alemão. GERAL Graças a um acordo de colaboração com um distribuidor local, a Ormazabal prevê aumentar a sua venda de transformadores de distribuição. Presença internacional da Ormazabal Consolidamos deste modo a nossa expansão internacional que foi adquirindo relevância nos últimos anos. De facto, contamos com uma presença importante por todo o mundo: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, França, México, Polónia, Portugal e Turquia e estamos presentes em mais de 50 países através de filiais e distribuidores. Espanha: Prémios PREVER 2013 A nossa fábrica de Igorre (Biscaia - Espanha) recebeu a menção honrosa pela gestão de boas práticas e indicadores positivos, no âmbito da prevenção de riscos profissionais, dentro dos PREVER 2013, prémios outorgados pelo Conselho Geral de Relações Industriais e Ciências do Trabalho (CGRICT). A entrega, num âmbito espanhol, e também com reconhecimento na América Latina, teve lugar em Múrcia e contou com a presença da Ormazabal, com Javier López, responsável pela Prevenção de riscos profissionais na fábrica de Igorre, com Iker Cano, delegado da prevenção de riscos profissionais e com José María Torres, director gerente da Ormazabal e Cia S.L.U. Na Ormazabal, preocupamo-nos com as pessoas e a segurança das mesma, porque acreditamos que os nossos trabalhadores são os recursos mais importantes que temos.

The sw!tch newsletter

The sw!tch newsletter COMP. DE ELECTRICIDADE // México: Homologação CFE-LAPEM. // Suíça: Conferência de Rede Inteligente. // Espanha: Novo contrato de 19M com Iberdrola. // Austrália: Evento ENA. 2014 / Q2 BR Links interessantes

Leia mais

The sw!tch newsletter

The sw!tch newsletter 2014 / Q1 BR LINKS COMP. DE ELECTRICIDADE // Turquia: 37 compartimentos cpg.0 para Baskent // China: tecnologia inovadora para CSG // Estados Unidos da América: Primeira subestação com compartimentos cpg

Leia mais

RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS

RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS RELIABLE INNOVATION PERSONAL SOLUTIONS PT COMO UM FORNECEDOR GLOBAL DE SOLUÇÕES PARA A PRODUÇÃO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DE REDE ELÉTRICA, CONTRIBUÍMOS PARA UMA UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL E SUSTENTÁVEL DE

Leia mais

NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME

NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME NewVision Enquadramento do projecto de Qualificação e Internacionalização de PME 15.06.2010 Institucional \ Breve Introdução A NEWVISION é uma empresa Portuguesa de base tecnológica, que tem como objectivo

Leia mais

Postos de transformação. PFS Cabinas Subterrâneas para Postos de Transformação Até 36 kv

Postos de transformação. PFS Cabinas Subterrâneas para Postos de Transformação Até 36 kv Postos de transformação PFS Cabinas Subterrâneas para Postos de Transformação Até 36 kv PFS CABINAS SUBTERRÂNEAS PARA POSTOS DE TRANSFORMAÇÃO DESCRIÇÃO A cabina PFS é uma envolvente monobloco de betão

Leia mais

SOLUÇÕES DE ARMAZENAGEM

SOLUÇÕES DE ARMAZENAGEM SOLUÇÕES DE ARMAZENAGEM O GRUPO MECALUX O GRUPO MECALUX A segunda maior empresa do setor a nível mundial. Faturamento EUR 531,1 milhões em 2006. Vendas em mais de 70 países de todo o mundo. Posição dominante

Leia mais

Energias renováveis. Soluções para energia fotovoltaica. Reliable innovation. Personal solutions. www.ormazabal.com

Energias renováveis. Soluções para energia fotovoltaica. Reliable innovation. Personal solutions. www.ormazabal.com Energias renováveis Soluções para energia fotovoltaica Reliable innovation. Personal solutions. www.ormazabal.com Soluções para energia fotovoltaica Energias renováveis Com a instalação de mais capacidade

Leia mais

Soluções de armazenagem

Soluções de armazenagem Soluções de armazenagem Seja qual for o seu produto, temos a solução ideal para o armazenar 50 anos a oferecer soluções de armazenagem 3 Presença em mais de 70 países 3 11 centros de produção 3 4 centros

Leia mais

A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis.

A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis. A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis. É por essa razão que estamos a construí-las hoje, com clientes em todo o continente. www.siemens.co.ao As actividades da Siemens em África remontam

Leia mais

ÍNDICE. Liderança mundial em soluções energéticas inteligentes. Por que os serviços globais da SunEdison se destacam? Serviços Globais da SunEdison

ÍNDICE. Liderança mundial em soluções energéticas inteligentes. Por que os serviços globais da SunEdison se destacam? Serviços Globais da SunEdison SUNEDISON SERVIÇOS GLOBAIS 2015 2 ÍNDICE Liderança mundial em soluções energéticas inteligentes 1. Sobre a SunEdison 2. Dados relevantes da SunEdison 5 6 Por que os serviços globais da SunEdison se destacam?

Leia mais

Gestores mundiais mais confiantes na recuperação económica

Gestores mundiais mais confiantes na recuperação económica 27 de Janeiro, 2010 13ª edição Anual do CEO Survey da PricewaterhouseCoopers em Davos Gestores mundiais mais confiantes na recuperação económica Cerca de 40% dos CEOs prevê aumentar o número de colaboradores

Leia mais

Aparelhagem de Média e Alta Tensão

Aparelhagem de Média e Alta Tensão Aparelhagem de Média e Alta Tensão Grupo Efacec, Breve Descrição Efacec é uma organização mundial presente em 65 países dos cinco continentes (com instalações industriais em nove países), que emprega milhares

Leia mais

Acumulando Riqueza BEM VINDO Á GOLDBEX

Acumulando Riqueza BEM VINDO Á GOLDBEX Acumulando riqueza BEM VINDO Á GOLDBEX Goldbex proporciona uma excelente OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO NO SECTOR DO OURO PARA INVESTIMENTO a qualquer pessoa que deseje obter grandes volumes de rendimentos através

Leia mais

Catálogo de produtos 2012

Catálogo de produtos 2012 CATÁLOGO DE PRODUTOS 2012 Catálogo de produtos 2012 Módulos Fotovoltaicos Suntech Hanwha SolarOne Yingli Solar Solar Frontier Panasonic / Sanyo Inversores Fotovoltaicos SMA Danfoss 3 Módulos Fotovoltaicos

Leia mais

O seu projeto em boas mãos

O seu projeto em boas mãos O seu projeto em boas mãos revergy@revergy.es ESPANHA Edificio BLUENET Avda. Isaac Newton, 3 Parque Tecnológico Cartuja 93 41092 Sevilla Tel: +34 955 024 681 Fax: +34 955 036 849 MEXICO Manuel Ma. Contreras

Leia mais

Modernização dos Sistemas de Informação do Grupo Prosegur

Modernização dos Sistemas de Informação do Grupo Prosegur Modernização dos Sistemas de Informação do Grupo Prosegur Rogério Machado Director Técnico José Monteiro Ferreira Director Informática e Telecomunicações AGENDA 1. A APR 2. APRESENTAÇÃO DO PROJECTO 3.

Leia mais

DOSSIER DE MEDIOS AVANCE. El Programa de Instaladores Cualificados de PROINSO supera las 2.000 empresas integradas en todo el mundo

DOSSIER DE MEDIOS AVANCE. El Programa de Instaladores Cualificados de PROINSO supera las 2.000 empresas integradas en todo el mundo DOSSIER DE MEDIOS AVANCE El Programa de Instaladores Cualificados de PROINSO supera las 2.000 empresas integradas en todo el mundo 9 de julio de 2012 1 PROINSO reforça a sua posição no Brasil com o seu

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Audiência Pública P - Senado Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Brasília/DF 19 de junho de 2008 Energia: importância

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

CHINA Apresentação de Casos de Sucesso

CHINA Apresentação de Casos de Sucesso CHINA Apresentação de Casos de Sucesso Parceiro e membro da IMCN: KK Yeung Management MERCAL CONSULTING GROUP A Member of IMCN- International Management Consultancies Network ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO 1.

Leia mais

RESULTADOS ANUAIS 2011

RESULTADOS ANUAIS 2011 RESULTADOS ANUAIS 2011 15 de Fevereiro de 2011 VAA - Vista Alegre Atlantis, SGPS, SA sociedade aberta com sede no Lugar da Vista Alegre em Ílhavo, com o número de contribuinte 500 978 654, matriculada

Leia mais

KidZania Lisboa Portugal

KidZania Lisboa Portugal KidZania Lisboa Portugal Acrescentando valor à indústria de entretenimento com soluções de Self-Service Este projecto representava um desafio real para nós, por isso, era necessário encontrar não só uma

Leia mais

A importância da marca

A importância da marca A importância da marca Vantagens dos compressores BOGE Eficiência energética, optimização de custos e fiabilidade Todos os compressores e acessórios BOGE são desenhados para obter a melhor relação qualidade

Leia mais

Operação e manutenção

Operação e manutenção Operação e manutenção Todo o apoio de que necessita de um parceiro energético Apoio à operação e manutenção Apoio à operação e manutenção de fonte única fiável para garantia total Ganhar o máximo de tempo

Leia mais

Transformadores eficientes para integração da energia eólica na rede eléctrica

Transformadores eficientes para integração da energia eólica na rede eléctrica Transformadores eficientes para integração da energia eólica na rede eléctrica Tecnologia de transformadores comprovada duradoura para unidades eólicas e parques eólicos www.siemens.com/energy Answers

Leia mais

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl

CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS. www.prochile.gob.cl CONHECENDO O CHILE ATRAVÉS DE SEU SETOR SERVIÇOS www.prochile.gob.cl O Chile surpreende pela sua variada geografia. Suas montanhas, vales, desertos, florestas e milhares de quilômetros de costa, o beneficiam

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida

Soluções inteligentes em energia. Energia para a vida Soluções inteligentes em energia Energia para a vida O Brasil e o mundo contam com a nossa energia. A Prátil é uma empresa de soluções inteligentes em energia, que atua nos segmentos de infraestrutura

Leia mais

Módulos de serviço de SMA Sunny Central

Módulos de serviço de SMA Sunny Central Módulos de serviço de SMA Sunny Central MÓDULOS de serviço de SMA Sunny Central O serviço prestado por quem melhor conhece os inversores da SMA. NA SMA a segurança e a rentabilidade da sua instalação são

Leia mais

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007

O Mercado de Energia Eólica E e no Mundo. Brasil: vento, energia e investimento. São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 O Mercado de Energia Eólica E no Brasil e no Mundo Brasil: vento, energia e investimento São Paulo/SP 23 de novembro de 2007 Energia: importância e impactos A energia é um dos principais insumos da indústria

Leia mais

O consumidor e a mudança de paradigma

O consumidor e a mudança de paradigma O consumidor e a mudança de paradigma XIV Réunion Anual Iberoamericana de Reguladores de la Energia 28 de Abril Maria Margarida Corrêa de Aguiar Índice 1. Envolvente do sector energético: tendências e

Leia mais

DOSSIER FRANCHISING 3iNFOR

DOSSIER FRANCHISING 3iNFOR DOSSIER FRANCHISING 3iNFOR Rua Henrique Bravo, 6929 e 6967 4465-167 S. Mamede de Infesta Portugal 1 Filosofia/Historial A 3infor é uma empresa especializada em software profissional, com um produto inovador

Leia mais

Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades

Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades Alentejo no horizonte 2020 Desafios e Oportunidades Vendas Novas - 02 de julho de 2013 aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial, cuja missão é: Atrair investimento estrangeiro

Leia mais

Energia, investimento e desenvolvimento económico

Energia, investimento e desenvolvimento económico Energia, investimento e desenvolvimento económico Aníbal Fernandes ENEOP Eólicas de Portugal Mesa Redonda Energia Eólica ERSE, 10 Fevereiro 2010 Prioridades de política energética e benefícios económicos

Leia mais

Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica

Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica Higiene para a indústria alimentar e farmacêutica HIGIENE PARA A INDÚSTRIA ALIMENTAR E FARMACÊUTICA INOVAÇÃO ESPECIALIDADES QUÍMICAS GESTÃO DA HIGIENE ITRAM CLEANING EQUIPMENTS UTENSÍLIOS VIKAN DETECÇÃO

Leia mais

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral

Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral Imprensa São Paulo, 16 de junho de 2015 Digitalização pode impulsionar competitividade brasileira, segundo estudo feito pela Siemens e pela Fundação Dom Cabral O estudo foi baseado em uma pesquisa realizada

Leia mais

title Silca S.p.A. Perfil da Empresa

title Silca S.p.A. Perfil da Empresa title Silca S.p.A. Perfil da Empresa 3 Visão da Silca A Visão da Silca Ser líder mundial na venda de chaves em bruto e máquinas duplicadoras a nível de inovação, cotas de mercado, rentabilidade e serviço

Leia mais

Gestão e tecnologia para PME s

Gestão e tecnologia para PME s www.sage.pt Gestão e tecnologia para PME s Sage Porto Sage Lisboa Sage Portugal A longa experiência que temos vindo a acumular no desenvolvimento de soluções integradas de software de gestão para as pequenas

Leia mais

Aplicação. Eficiência energética, auto-consumo e carregamento de veículo eléctrico. A receita ideal para melhorar a sustentabilidade das empresas

Aplicação. Eficiência energética, auto-consumo e carregamento de veículo eléctrico. A receita ideal para melhorar a sustentabilidade das empresas 2 Tecnologia para a eficiência energética eléctrica www.circutor.pt Aplicação Pere Soria Dpt. Energías Renovables Eficiência energética, auto-consumo e carregamento de veículo eléctrico A receita ideal

Leia mais

Soluções de seguro de créditos no apoio à exportação. COSEC - Estamos onde estiver o seu negócio. www.cosec.pt

Soluções de seguro de créditos no apoio à exportação. COSEC - Estamos onde estiver o seu negócio. www.cosec.pt Soluções de seguro de créditos no apoio à exportação. COSEC - Estamos onde estiver o seu negócio. www.cosec.pt COSEC Companhia de Seguro de Créditos 2012 1 2 Sobre a COSEC O que é o Seguro de Créditos

Leia mais

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança

Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. Fique em segurança Fazemos do seu mundo um abrigo seguro. A Segurança Prosegur no mundo. México Brasil Peru Paraguai Chile Uruguai Argentina Portugal Espanha França Itália Roménia A Segurança Prosegur no mundo. Líder de

Leia mais

TOSHIBA INFRAESTRUTURA AMÉRICA DO SUL. Rafaele D. Nicolotti Abril, 2014

TOSHIBA INFRAESTRUTURA AMÉRICA DO SUL. Rafaele D. Nicolotti Abril, 2014 TOSHIBA INFRAESTRUTURA AMÉRICA DO SUL Rafaele D. Nicolotti Abril, 2014 TOSHIBA CORPORATION Fundada em Tóquio, em 1875 Nr. de funcionários: 206.087 Áreas de atuação: - Infraestrutura e energia - Médica

Leia mais

A Chevron e Angola. Parceiros de Longa Data

A Chevron e Angola. Parceiros de Longa Data A Chevron e Angola Parceiros de Longa Data As oportunidades de crescimento e progresso nunca foram tão vastas nas seis décadas de história da Chevron em Angola. Biliões de dólares estão a ser investidos

Leia mais

Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020) Luis Silva, ADENE Agência para a Energia

Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020) Luis Silva, ADENE Agência para a Energia Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020) Luis Silva, ADENE Agência para a Energia 6º workshop da Plataforma do Empreendedor AIP-CE, 1 Julho 2010 Índice As novas metas EU para as Renováveis Estratégia

Leia mais

Energias Renováveis O ponto de vista da edp distribuição

Energias Renováveis O ponto de vista da edp distribuição Energias Renováveis O ponto de vista da edp distribuição A edp em várias geografias Situação Portuguesa As metas da renovável A edp A produção em regime especial O Operador da Rede de Distribuição e a

Leia mais

DS AGILE SISTEMA DIGITAL INTEGRADO PARA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA

DS AGILE SISTEMA DIGITAL INTEGRADO PARA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA DS AGILE SISTEMA DIGITAL INTEGRADO PARA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA A nova era de Smart Grids inteligentes exige subestações que possuam sistemas de automação mais sofisticados, permitindo aos operadores de

Leia mais

Encontro Nacional de Instaladores da APIRAC-Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado. Batalha, 8 Julho de 2010

Encontro Nacional de Instaladores da APIRAC-Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado. Batalha, 8 Julho de 2010 Encontro Nacional de Instaladores da APIRAC-Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado Batalha, 8 Julho de 2010 As vossas necessidades... O apoio aos Empreendedores e às PME s

Leia mais

Náutica. Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012

Náutica. Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima. Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012 Náutica Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima Lisboa, 8 de Fevereiro de 2012 Aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial, cuja missão é: Atrair investimento estrangeiro para

Leia mais

Energia das Ondas: Estado de desenvolvimento e perspectivas antonio.sarmento@ist.utl.pt

Energia das Ondas: Estado de desenvolvimento e perspectivas antonio.sarmento@ist.utl.pt O recurso energético e o mercado potencial Estado actual da tecnologia Custos A Energia das Ondas em Portugal Conclusões Energia das Ondas: Estado de desenvolvimento e perspectivas antonio.sarmento@ist.utl.pt

Leia mais

Estrutura da ERI. Administração. Direção Geral. Qualidade, Ambiente e Segurança. Comercial & Marketing. Departamento de Compras

Estrutura da ERI. Administração. Direção Geral. Qualidade, Ambiente e Segurança. Comercial & Marketing. Departamento de Compras At tud p rm t! ERI Engenharia SA A ERI Engenharia S.A. é uma empresa que está no mercado desde 1995. A nossa estratégia de actuação pauta-se pela flexibilidade e ajustamento face às necessidades e exigências

Leia mais

NFPA-APSEI Prevenção e Segurança Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho no Grupo EDP. Outubro 2014

NFPA-APSEI Prevenção e Segurança Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho no Grupo EDP. Outubro 2014 NFPA-APSEI Prevenção e Segurança Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho no Grupo EDP Outubro 2014 EDP Valor Direção de Segurança e Saúde Outubro de 2014 Agenda 1. O Grupo EDP 2. O Sistema de Gestão da

Leia mais

Apresentação da empresa Setembro de 2013

Apresentação da empresa Setembro de 2013 Apresentação da empresa Setembro de 2013 1 ORGANIZAÇÃO DA R&C SGPS R&C, SGPS 80% RARI 80% CEDI 78% OVO Solutions 80% VSD 100% RARI GmbH 100% OVO Solutions S.L 100% OVO Service 2 HISTÓRIA DA R&C SGPS A

Leia mais

-AUDITORIA- PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS. A sua protecção, com os melhores especialistas.

-AUDITORIA- PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS. A sua protecção, com os melhores especialistas. -AUDITORIA- PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS A sua protecção, com os melhores especialistas. Porquê a auditoria ao tratamento de dados pessoais? A regulamentação do tratamento de dados pessoais é uma área complexa

Leia mais

Redes Inteligentes de Energia Smart Grids

Redes Inteligentes de Energia Smart Grids Redes Inteligentes de Energia Smart Grids 9.º Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Electrotécnica António Aires Messias Lisboa, 19 de Junho de 2009 ENQUADRAMENTO O contexto macroeconómico está a

Leia mais

UNIDADE OFFSHORE TECHINT - UOT TECNOLOGIA COM CONTEÚDO LOCAL COMPETITIVO

UNIDADE OFFSHORE TECHINT - UOT TECNOLOGIA COM CONTEÚDO LOCAL COMPETITIVO UNIDADE OFFSHORE TECHINT - UOT TECNOLOGIA COM CONTEÚDO LOCAL COMPETITIVO 1 2 _ 22.000 COLABORADORES _ 70.000 KM DE DUTOS (18 DOS QUAIS CRUZAM A CORDILHEIRA DOS ANDES) _ 450 PLANTAS DE PROCESSAMENTO DE

Leia mais

Plataformas Elevador de Escada V64 Escadas a direito V65 Escadas com curva(s)

Plataformas Elevador de Escada V64 Escadas a direito V65 Escadas com curva(s) A c e s s i b i l i d a d e U m a s o l u ç ã o p a r a t o d a s a s b a r r e i r a s Plataformas Elevador de Escada V64 Escadas a direito V65 Escadas com curva(s) V64 Acessibilidade em espaços públicos

Leia mais

SI I&DT PROJECTOS INDIVIDUAIS

SI I&DT PROJECTOS INDIVIDUAIS SI I&DT PROJECTOS INDIVIDUAIS CRITÉRIOS DE INSERÇÃO DE PROJECTOS NAS EEC-CLUSTERS RECONHECIDAS ÁREAS TECNOLÓGICAS E DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS OU SISTEMAS ELEGÍVEIS 1. No âmbito do

Leia mais

Powered by. Desenvolvimento

Powered by. Desenvolvimento Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis 1 Urbancraft Energia, S.A. FDO INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES, SGPS, S.A. ALEXANDRE BARBOSA BORGES, SGPS, S.A. 50% 50% A URBANCRAFT ENERGIA, S.A é uma sociedade

Leia mais

Jayme da costa. A Jayme da Costa desenvolve a sua actividade em várias áreas

Jayme da costa. A Jayme da Costa desenvolve a sua actividade em várias áreas SOMOS ENERGIA Jayme da costa Ao longo dos seus 95 anos de actividade, a Jayme da Costa tornou-se numa das mais conceituadas empresas no ramo da Engenharia. As suas realizações ao nível das instalações

Leia mais

VÁLVULAS SÉRIES VM ADVANTAGE

VÁLVULAS SÉRIES VM ADVANTAGE Faixa de fluxo insuperável: opções de 430 e 1,000 l/min Conexão individual, multipolo e fieldbus Altamente flexível e versátil Leve e compacto Fácil de configurar e ligar Milhões de opções disponíveis

Leia mais

SOLUÇÕES DATA CENTER GROUP

SOLUÇÕES DATA CENTER GROUP SOLUÇÕES DATA CENTER SOLUÇÕES EFICIENTES - PROJECTOS COMPETITIVOS Na SENSYS todos os esforços estão concentrados num elevado grau de qualidade e especialização. Aliada a vários parceiros tecnológicos,

Leia mais

Missão & Visão. Missão. Visão

Missão & Visão. Missão. Visão Missão & Visão Missão -- Prestação de Serviços, com elevados padrões de diferenciação, associados a Sistemas de Protecção, Comando e Controlo (SPCC) de Sistemas de Energia Eléctrica de Muito Alta Tensão

Leia mais

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade.

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade. Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora www.omnitrade.pt Quality Media Press O que representa a empresa o mercado português? R.

Leia mais

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) O papel do PCTE na energia solar em Portugal 8 e 9 de Fevereiro de 2010 António Mano - EDP Antonio.ermidamano@edp.pt A VISÃO do ENERGYIN Motivos da

Leia mais

BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta COMUNICADO

BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta COMUNICADO BANCO BPI, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Tenente Valadim, 284, Porto Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o número único de matrícula e identificação fiscal 501 214 534 Capital

Leia mais

RENEX SOUTH AMERICA 2014

RENEX SOUTH AMERICA 2014 RENEX SOUTH AMERICA 2014 O mercado sul-americano de energia renovável em um só lugar 26a 28 Novembro 2014 Porto Alegre - 14h às 20h no Centro de Eventos FIERGS Entre em contato e acompanhe a RENEX pelas

Leia mais

ESTUDO IDC/ACEPI. Economia Digital em Portugal 2009-2017

ESTUDO IDC/ACEPI. Economia Digital em Portugal 2009-2017 ESTUDO IDC/ACEPI Economia Digital em Portugal 2009-2017 ECONOMIA DIGITAL NO MUNDO (2012) 2.5 mil milhões de internautas no mundo 850 mil milhões de euros 300 mil milhões de euros Europa maior mercado de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA -

PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - PROCEDIMENTOS DE MUDANÇA DE COMERCIALIZADOR - CONSULTA PÚBLICA - 1. ENQUADRAMENTO Na sequência da consulta pública acima mencionada, promovida conjuntamente pelos reguladores português e espanhol, vem

Leia mais

"Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade." (Adaptado livremente de A. Einstein)

Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade. (Adaptado livremente de A. Einstein) Fácil assim. 12345 "Faça tudo o mais simples possível, mas com qualidade." (Adaptado livremente de A. Einstein) 12345 Tudo é mais fácil com Lenze. O forte dinamismo dos tempos atuais o coloca em confronto

Leia mais

Catálogo de Serviços de Assistência. Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos

Catálogo de Serviços de Assistência. Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos Catálogo de Serviços de Assistência Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos ABB em Portugal A nossa organização Power Products Power Systems Discrete Automation & Motion Low Voltage Products

Leia mais

Boletim Informativo do CEPA Edição de Dezembro de 2004 Número 7 Publicação da Direcção de Serviços de Economia de Macau

Boletim Informativo do CEPA Edição de Dezembro de 2004 Número 7 Publicação da Direcção de Serviços de Economia de Macau Boletim Informativo do CEPA Edição de Dezembro de 2004 Número 7 Publicação da Direcção de Serviços de Economia de Macau Índice: 1. Assinatura do Suplemento ao CEPA com maior liberalização 2. Conferência

Leia mais

WEBSITE SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

WEBSITE SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE WEBSITE SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Novo Website Vulcano 03 Descubra toda a informação do website Vulcano 04 Área de acesso profissional 06 E-Newsletter Vulcano também com nova imagem 07 02 SOLUÇÕES

Leia mais

Cambambe I Uma parceria para fornecer energia a Angola

Cambambe I Uma parceria para fornecer energia a Angola Cambambe I Uma parceria para fornecer energia a Angola II A Voith apoia plenamente Angola e o seu povo no processo de reconstrução após três décadas de guerra civil. Temos dado a nossa contribuição nos

Leia mais

REDEMPRENDIA: UMA APOSTA NO EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO

REDEMPRENDIA: UMA APOSTA NO EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO REDEMPRENDIA Dossier de informação 2013 REDEMPRENDIA: UMA APOSTA NO EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO A RedEmprendia (www.redemprendia.org) é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência

Leia mais

CONTROLADOR DE TEMPERATURA E5_C

CONTROLADOR DE TEMPERATURA E5_C CONTROLADOR DE TEMPERATURA E5_C Alto desempenho com simplicidade»» Desempenho único em controlo de temperatura»» Configuração e utilização fáceis 2 O novo standard em controlo de temperatura A Omron tem

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa CEPSA INICIA UMA NOVA ETAPA APÓS A SAÍDA DA TOTAL Santiago Bergareche continuará como Presidente e o Conselho nomeia H.E. Khadem Al Qubaisi como Conselheiro Delegado Pedro Miró será

Leia mais

FIT FOR A NEW ERA ECONOMIA DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA LÍNGUA, COMÉRCIO EXTERNO E INVESTIMENTO ESTRANGEIRO PERSPECTIVAS EMPRESARIAIS

FIT FOR A NEW ERA ECONOMIA DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA LÍNGUA, COMÉRCIO EXTERNO E INVESTIMENTO ESTRANGEIRO PERSPECTIVAS EMPRESARIAIS LÍNGUA, COMÉRCIO EXTERNO E Paternoster Square Londres ECONOMIA DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA INVESTIMENTO ESTRANGEIRO PERSPECTIVAS EMPRESARIAIS Francisco Cary 19 de Maio de 2011 O Mercado dos Países

Leia mais

1. Em que consiste o Resumo Não Técnico?

1. Em que consiste o Resumo Não Técnico? 1. Em que consiste o Resumo Não Técnico? Este Resumo Não Técnico é um volume independente que integra o Estudo de Impacte Ambiental do Parque Eólico de S. Lourenço da Montaria. Destina-se, como o nome

Leia mais

A 1ª Cidade Inteligente da América Latina

A 1ª Cidade Inteligente da América Latina A 1ª Cidade Inteligente da América Latina Imagine... gerar somente a energia que precisamos em nossas casas através de fontes renováveis... saber o consumo de energia de cada aparelho elétrico conectado

Leia mais

PAÍSES PRESENTES. República Tcheca. Coreia do Sul. Alemanha. Inglaterra. Angola. Equador. Suiça. Israel. Argentina. Espanha. Itália. Taiwan.

PAÍSES PRESENTES. República Tcheca. Coreia do Sul. Alemanha. Inglaterra. Angola. Equador. Suiça. Israel. Argentina. Espanha. Itália. Taiwan. 1 O EVENTO 3 4 PAÍSES PRESENTES Alemanha Coreia do Sul Inglaterra República Tcheca Angola Equador Israel Suiça Argentina Espanha Itália Taiwan Áustria EUA Japão Turquia Brasil Finlândia México Uruguai

Leia mais

SUMÁRIO RELATÓRIO WIND FORCE 12

SUMÁRIO RELATÓRIO WIND FORCE 12 SUMÁRIO RELATÓRIO WIND FORCE 12 OS IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL SÃO DE TAL MAGNITUDE QUE EU NÃO HESITARIA EM CONSIDERÁ-LOS UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA. Sir John Houghton, The Guardian, 28 de julho

Leia mais

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor

Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos de valor Sistema inteligente de gestão de chaves e objectos Onde estão as cópias de segurança das chaves? Quem foi a última pessoa a utilizar o carro? Quando foi a última vez que o técnico esteve na cave? RFid

Leia mais

Cork Information Bureau 2015. Informação à Imprensa 28 de Agosto de 2015. EXPORTAÇÕES DE CORTIÇA CRESCEM 7,8% (1º. Semestre 2015) apcor.

Cork Information Bureau 2015. Informação à Imprensa 28 de Agosto de 2015. EXPORTAÇÕES DE CORTIÇA CRESCEM 7,8% (1º. Semestre 2015) apcor. Informação à Imprensa 28 de Agosto de 2015 EXPORTAÇÕES DE CORTIÇA CRESCEM 7,8% (1º. Semestre 2015) apcor.pt Exportações de Cortiça crescem 7,8% As exportações portuguesas de cortiça registaram, no primeiro

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais

ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho

ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho Sumário País Portugal Sector Saúde Perfil do Cliente O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho envolve

Leia mais

O importante: o ser humano Consultadoria e Engenharia de Segurança

O importante: o ser humano Consultadoria e Engenharia de Segurança O importante: o ser humano Consultadoria e Engenharia de Segurança Soluções seguras para a sua indústria Soluções seguras para a indústria. Referências Legais e Standards Técnicos. Assumimos responsabilidades

Leia mais

CONFERÊNCIA. Biomassa Financiar uma Fonte Limpa de Produção Energética FINANCIAMENTO DE CENTRAIS DE BIOMASSA. Lisboa, 7 de Julho de 2010

CONFERÊNCIA. Biomassa Financiar uma Fonte Limpa de Produção Energética FINANCIAMENTO DE CENTRAIS DE BIOMASSA. Lisboa, 7 de Julho de 2010 CONFERÊNCIA Biomassa Financiar uma Fonte Limpa de Produção Energética FINANCIAMENTO DE CENTRAIS DE BIOMASSA Lisboa, 7 de Julho de 2010 Luís Sousa Santos lsantos@besinv.pt Financiamento de Centrais de Biomassa

Leia mais

Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras

Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras Tecnologias da Elipse Software permitem controlar os sistemas de refrigeração e distribuição de energia elétrica aos

Leia mais

Banco Popular, Espanha

Banco Popular, Espanha Banco Popular, Espanha Tecnologia avançada de automação do posto de caixa para melhorar a eficiência e beneficiar a saúde e segurança dos funcionários O recirculador de notas Vertera contribuiu para impulsionar

Leia mais

Decisão da Autoridade da Concorrência PROCESSO AC-I-CCENT/28/2003-DENDRITE INTERNATIONAL INC./SYNAVANT INC.

Decisão da Autoridade da Concorrência PROCESSO AC-I-CCENT/28/2003-DENDRITE INTERNATIONAL INC./SYNAVANT INC. Decisão da Autoridade da Concorrência PROCESSO AC-I-CCENT/28/2003-DENDRITE INTERNATIONAL INC./SYNAVANT INC. I INTRODUÇÃO 1. Em de 16 de Junho de 2003, a Autoridade da Concorrência recebeu uma notificação

Leia mais

Consultadoria e Serviços Energéticos, lda ENERGIA PARA A VIDA. Energy for life

Consultadoria e Serviços Energéticos, lda ENERGIA PARA A VIDA. Energy for life ENERGIA PARA A VIDA Energy for life A GREEN SOLUTIONS A ambição de uma empresa não se reflecte nos seus feitos individuais, mas antes na realização de projectos marcantes para sua indústria. O reconhecimento

Leia mais

EcoEMOS. produção com inteligência. www.durr.com

EcoEMOS. produção com inteligência. www.durr.com EcoEMOS produção com inteligência www.durr.com EcoEMOS facilidade no controle da controle da producão produção Na Dürr, nós trabalhamos de forma contínua para aperfeiçoar nossos produtos, sistemas e conceitos

Leia mais

VIABILIDADE DA CAPTAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NOS OCEANOS ( CAPTAÇÃO OFFSHORE ) JOSÉ RAFAEL PORTELLA

VIABILIDADE DA CAPTAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NOS OCEANOS ( CAPTAÇÃO OFFSHORE ) JOSÉ RAFAEL PORTELLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAS ALTERNATIVAS DE ENERGIA VIABILIDADE DA CAPTAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NOS OCEANOS ( CAPTAÇÃO OFFSHORE )

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP

A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP Conteúdos A MOBILIDADE NAS EMPRESAS E A TRANSFORMAÇÃO DOS ERP... 3 PREPARA-SE PARA UMA MAIOR MOBILIDADE... 4 O IMPACTO DOS ERP NO MOBILE... 5 CONCLUSÕES...

Leia mais

JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 19 de Setembro

JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 19 de Setembro JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 19 de Setembro HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 07h00 Café da Manhã Restaurante Principal 08h45 Abertura Brasoftware Salão Tangará 10h00 Business Suite Salão Nobre 13h00 Almoço

Leia mais

Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha. Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços

Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha. Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha Publicação, road-show com missão empresarial e outros serviços Promoção das exportações de Portugal para a Alemanha Publicação, road-show com missão

Leia mais

180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004. Fornecedores

180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004. Fornecedores 180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004 09 Fornecedores Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004 Telefónica, S.A. 181 09/01 Grande número de fornecedores 09/02

Leia mais

Compressores de pistão AIRBOX/AIRBOX CENTER

Compressores de pistão AIRBOX/AIRBOX CENTER www.kaeser.com Compressores de pistão AIRBOX/ Caudal, a,9 m /min, pressão, bar O que espera de um compressor de pistão? A resposta é simples: sobretudo, elevada rentabilidade e fiabilidade. Parece ser

Leia mais

PONTDOC. Sistema de Gestão Documental. Dossier de Produto 02.01.2009 DP10.02. www.pontual.pt UGD 1 de 13

PONTDOC. Sistema de Gestão Documental. Dossier de Produto 02.01.2009 DP10.02. www.pontual.pt UGD 1 de 13 PONTDOC Sistema de Gestão Documental Dossier de Produto DP10.02 02.01.2009 www.pontual.pt UGD 1 de 13 PONTDoc Sistema de Gestão Documental A Pontual A Pontual é uma empresa de capitais 100% nacionais,

Leia mais