CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI"

Transcrição

1 CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI

2 Prezado colaborador, Seja bem-vindo ao Balaroti! Sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas e contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos serviços. Trabalhamos com empenho para que o cliente tenha sempre a certeza de que fez a melhor escolha. O Manual do Colaborador e Código de Ética foi elaborado como instrumento de sensibilização, conscientização e comunicação. Sendo assim, contamos com o seu auxílio no cumprimento e manutenção das informações contidas neste documento e também com a sua disposição em fazer do Balaroti uma empresa que busca seus objetivos e metas com pro ssionalismo e ética, visando aumentar a satisfação dos clientes e dos colaboradores. É um prazer tê-lo como integrante de nossa equipe. Helio Ballarotti Junior Presidente

3 O BALAROTI O Balaroti, empresa do ramo varejista de materiais de construção, foi fundado no ano de 1975 para satisfazer a demanda local, visando sempre à excelência no atendimento e no relacionamento com seus clientes, colaboradores e parceiros. Com o passar do tempo, a empresa cresceu e especializou-se, e hoje é considerada uma das maiores revendas de materiais de construção do Brasil. Entre suas conquistas, já foi eleito no Top of Mind Paraná como a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria Materiais de Construção e faz parte da lista das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, divulgada pelo Guia Você S/A Exame. A empresa gurou também na lista das 1000 Maiores Empresas do Brasil, divulgada pela mesma revista (Exame), e na lista das 500 Maiores Empresas do Sul do País, divulgada pela revista Amanhã. Fatos como esses evidenciam a coerência entre os objetivos da empresa e a sua trajetória, fortalecendo a cada dia seus valores e preservando o Jeito de Ser Balaroti, que tem como prioridade a valorização das pessoas e o relacionamento humano, que serve de base para a tomada de decisão. Atualmente, sua estrutura é composta por lojas físicas, equipe de televendas e e-commerce. A equipe do Balaroti já ultrapassou o patamar de 2 mil colaboradores (diretos e indiretos). São comercializados, em suas unidades, mais de 50 mil itens em materiais de construção, visando atender os clientes nos diversos estágios das construções e reformas. Para o Balaroti, o reconhecimento dos colaboradores, considerados parceiros de conquistas, é e sempre será sua marca principal, direcionando todas as ações internas e a forma de condução dos negócios. MISSÃO Oferecer aos clientes as melhores soluções para o lar, tornando real o sonho da casa. VISÃO Ser reconhecida pelos clientes, colaboradores, parceiros e por toda a comunidade como a melhor empresa em soluções para o lar, liderando os mercados nos quais está presente.

4 JEITO DE SER BALAROTI Excelência no atendimento, colocando o cliente sempre em primeiro lugar. Reconhecimento e valorização do trabalho. Estímulo ao trabalho em equipe. Espírito familiar. Contínuo desenvolvimento pessoal e pro ssional. Ética em todas as relações. Inovação para garantir o crescimento. Compartilhamento de ideias e troca de informações. Comprometimento com o bem-estar da comunidade. 4 COMUNICAÇÃO DIRETA COM O COLABORADOR O Balaroti preza pela comunicação e ciente em todos os níveis, por isso a facilidade de acesso e a disponibilidade em ouvir o que cada um tem a dizer é uma prática contínua na empresa, gerando resultados positivos e crescimento. Para que todos possam encontrar uma maneira de comunicar-se com a empresa, além do diálogo aberto, presente em nossas relações, o Balaroti dispõe de alguns canais que servem para orientá-lo nesse processo. Balaroti & Você Trata-se de um canal interno de comunicação usado para dúvidas, críticas ou sugestões, um instrumento democrático e aberto, no qual o colaborador pode optar por não se identi car e pelo qual as informações recebidas são avaliadas e solucionadas. As mensagens poderão ser enviadas on-line, através do Programa Anita, no campo Útil Balaroti & Você. O B A L A R O T I Comunicação Interna (CI) Todos os colaboradores poderão acessar a intranet e comunicar-se com seus pares e demais colaboradores sobre assuntos relacionados ao trabalho. As informações podem ser repassadas a todas as unidades da Rede. Plano de Chão Trata-se de uma reunião realizada diariamente entre gestores e suas respectivas equipes, 15 minutos antes das atividades. É um momento para trocar e repassar informações, além de proporcionar o alinhamento da equipe.

5

6 Balaroti em Foco Informativo interno que busca evidenciar as principais notícias da Rede, além informar sobre iniciativas e novidades. Intranet Criada com o objetivo de divulgar, informar e alinhar a forma de comunicação dentro da empresa. Informativos diversos Objetivam informar e divulgar as práticas da empresa. Reuniões de feedback Encontros individuais mensais com a gerência imediata, que têm como objetivo ressaltar pontos positivos, adequar comportamentos e alinhar a perfomance. FILOSOFIA DE TRABALHO NO BALAROTI 6 Vivencie: procure distinguir o necessário do desnecessário (objetos, métodos, atitudes) e livre-se de desperdícios. Informe-se: quem busca informação organiza-se, vive e trabalha melhor. Equilibre-se: esteja sempre atento ao bem-estar próprio e coletivo, mantendo um bom clima organizacional e saudáveis relações de trabalho. Realize: faça acontecer, a nal, o sucesso é resultado de nossas ações e comportamentos. NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE Promover a excelência no atendimento, direcionando ações focadas nas necessidades dos clientes, visando à melhoria dos serviços ofertados. Manter relações de respeito, ética e transparência, reciprocidade e cordialidade com clientes, pares, parceiros e fornecedores. O B A L A R O T I Valorizar as pessoas, ampliando e fortalecendo suas competências em ambiente adequado.

7 CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI A base de nossos princípios e responsabilidades

8 PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA Ética nos negócios e transparência nas relações são prioridades para nós, princípios que norteiam nossas atividades do dia a dia e fazem do Balaroti uma empresa responsável. A integridade e o respeito são fatores primordiais para nossas práticas e para o relacionamento entre todos. O Balaroti preza pela satisfação de seus clientes, colaboradores e parceiros e deseja estar presente na realização do sonho de muitas pessoas, objetivo que dá sentido e valor ao nosso negócio e nos direciona na busca pela qualidade e excelência. O AMBIENTE DE TRABALHO 08 Para o Balaroti, cada colaborador é um agente facilitador de todas as conquistas da empresa. Por isso, estamos sempre empenhados na busca de um ambiente de trabalho estimulante e saudável. Mantemos, como grande diferencial no planejamento de carreira, um Programa de Recrutamento Interno. Além disso, proporcionamos várias oportunidades de desenvolvimento de competências por meio da Universidade Balaroti. Crescer em conjunto é uma importante diretriz para a empresa, que privilegia a comunicação transparente em todos os níveis.

9 RESPEITO ÀS LEIS O Balaroti preza pelo respeito às leis que regem nosso país. Por isso, asseguramos transparência e veracidade nas relações estabelecidas, seguimos os padrões de qualidade e de segurança vigentes e respeitamos o meio ambiente onde vivemos. Assim, garantimos que, na medida do possível, nossos parceiros também respeitem as leis e os regulamentos vigentes. RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL O Balaroti, como exemplo de empresa socialmente responsável, é mantenedora de alguns projetos socioambientais. Da mesma forma, incentivamos e esperamos comportamento similar de nossos colaboradores, como cidadãos que se preocupam com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das pessoas. Acreditamos em um futuro melhor para todos e queremos que a nossa empresa esteja sempre à frente, realizando projetos que façam a diferença, além de compartilhar valores e compromissos éticos como pilares da nossa responsabilidade. Esse é o jeito de ser do Balaroti: excelente e responsável! 09

10 1 INTRODUÇÃO A seguir, apresentamos o Código de Ética Balaroti, que está pautado em questões que direcionarão nossa performance dentro da empresa. É importante ressaltar que este código tem por objetivo desenvolver e direcionar atitudes moralmente corretas que envolvem todas as nossas ações, promover valores e comportamentos que respeitem os direitos humanos e de participação na sociedade de um modo geral, ressaltar a necessidade de respeito ao meio ambiente como contribuição prioritária e promover o desenvolvimento humano e econômico nos meios onde a empresa está inserida. Neste documento, encontraremos as principais condutas que devem orientar nosso dia a dia no Balaroti, de forma transparente, respeitosa e coerente. Contamos com seu auxílio no cumprimento e multiplicação de todos os princípios A QUEM SE APLICA O Código de Ética Balaroti aplica-se a todos os colaboradores, sejam eles efetivos, temporários, terceirizados, estagiários ou jovens aprendizes. Seus preceitos estendem-se a fornecedores, parceiros, clientes e demais partes envolvidas nos negócios da empresa.

11 3 O QUE É ÉTICA A palavra ética deriva do grego e signi ca aquilo que pertence ao caráter. A ética fundamenta-se no modo de viver pelo pensamento humano. De acordo com o Dicionário Aurélio, trata-se do estudo dos juízos de apreciação, que se referem à conduta humana susceptível de quali cação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. De modo geral, a ética é direcionada por ações corretas e justas e pode ser representada pela honestidade e integridade em todos os âmbitos de nossa vida. 4 DIRETRIZES GERAIS 4.1 Respeito às pessoas O Balaroti preza pelo trabalho em equipe e pelo respeito às pessoas. Acreditamos que diferentes talentos podem representar uma grande evolução quando unidos na busca de um objetivo comum. O respeito aos colegas e às políticas e normas da empresa é condição necessária para as atividades diárias. 11 A gestão do Balaroti é orientada pelo respeito aos Direitos Humanos e essa loso a compõe a essência da nossa empresa e re ete-se na adesão de compromissos, como: Conduta empresarial voltada à erradicação do trabalho infantil. Valorização da convivência de ideias variáveis no local de trabalho. Cumprimento das leis trabalhistas vigentes. Ainda assim, assegure-se sempre de que não existe discriminação baseada em crença religiosa, capacidade, origens raciais, opiniões, origens sociais e orientação sexual. Acreditamos no valor das diferenças e apostamos no sucesso resultante da união delas.

12 4.2 Relacionamento com os colaboradores O Balaroti preocupa-se com o desenvolvimento dos seus colaboradores, com a formação de novos líderes e com a retenção de seus talentos. Para isso, a empresa busca continuamente proporcionar um ambiente harmonioso, saudável e com oportunidades de desenvolvimento para todos. Os líderes do Balaroti são orientados a incentivar e a desenvolver pro ssionais de todos os níveis hierárquicos, visando à melhoria do ambiente e dos processos, além do desenvolvimento e da evolução pessoal e pro ssional das equipes de trabalho. O relacionamento com os colaboradores é acolhedor àqueles que trabalham com senso de justiça, respeito e igualdade de direitos. O respeito ao próximo é condição essencial para um ambiente harmonioso e saudável. 12 O convívio entre as equipes de trabalho facilita a comunicação e os processos, além de tornar os resultados muito mais satisfatórios. A liberdade de pensamento, de expressão e de direitos substitui qualquer tipo de discriminação e trabalho forçado. O equilíbrio físico, mental e intelectual garante o bem-estar e intensi ca o relacionamento entre as pessoas. Por isso, o Balaroti incentiva a prática de atividades físicas (seja por meio de cartazes, campeonatos ou atividades pontuais) e não aceita qualquer tipo de violência (física ou verbal). Aprender constantemente e utilizar os conhecimentos adquiridos, de forma responsável e criativa, levam ao sucesso pessoal e empresarial. Dinamismo e adaptação às mudanças nos ajudam a superar desa os e a nos desenvolvermos constantemente. Criar sintonia com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia torna o ambiente favorável e facilita os relacionamentos interpessoais.

13 4.2.1 Trabalho e comunicação O Balaroti não aprova nenhum tipo de trabalho forçado, compulsório ou infantil. Para que todos possam trabalhar sob o mesmo ritmo, a empresa dispõe de algumas iniciativas com o objetivo de envolver os setores de forma dinâmica e aperfeiçoar continuamente nossas atividades. Todos os colaboradores têm à disposição canais de comunicação interna (consulte a página 4 deste manual), mas não será permitido o uso deles para divulgar ou levantar dúvidas sobre conduta, caráter e comportamento de terceiros Utilização de recursos Os recursos devem ser utilizados com responsabilidade, observando as formas corretas de uso e evitando desperdícios. O meio ambiente, os processos empresariais e a saúde nanceira da empresa agradecem. É preciso estar atento aos seguintes aspectos: 13 O uso ilimitado de recursos como telefone, internet e outros pode ser aceitável desde que esteja diretamente ligado às suas responsabilidades no trabalho. Evitar o uso inapropriado de ferramentas como computador e correio eletrônico. Essas ferramentas estão disponíveis para facilitar a operacionalidade das suas atividades. Reconhecer que todos os bens e documentos da empresa pertencem ao Balaroti, por isso, é importante respeitálos e protegê-los, lembrando que devem ser devolvidos à empresa no caso de término do contrato de trabalho.

14 4.2.3 Comportamento e vestuário No Balaroti, todos são tratados com respeito e qualquer tipo de assédio é inaceitável. Valorizamos a variedade de estilos e entendemos que roupas e acessórios são manifestações de personalidade. No entanto, a empresa orienta seus colaboradores a usarem roupas adequadas ao ambiente de trabalho. Como a maioria da equipe está em contato direto com consumidores, clientes, fornecedores e parceiros, recomendamos evitar exageros para que a roupa não se sobreponha ao pro ssionalismo. Assim, cabe à liderança orientar* os colaboradores que não estiverem se portando ou vestindo-se de maneira adequada ao ambiente de trabalho. 14 De qualquer forma, espera-se sempre: Ausência de comportamentos agressivos ou qualquer forma de assédio. Cordialidade no relacionamento entre pares e colegas de trabalho. Ausência de ações com o intuito de causar humilhação ou intimidação. Ausência de ações que induzam ao erro ou a atos não apropriados. Ausência de qualquer forma de assédio sexual. Um ambiente livre, para que todos possam crescer pessoal e pro ssionalmente. *Consulte o Manual de Vestuário e de Comportamento do Balaroti.

15 4.2.4 Relacionamento afetivo entre colaboradores No ambiente empresarial, os relacionamentos pro ssionais podem coexistir com os afetivos. Entretanto, questões particulares não devem interferir nas relações de trabalho. O Balaroti adota a conduta de não permitir relacionamentos no mesmo ambiente de trabalho, caracterizados por atuação na mesma unidade de trabalho (seja por subordinação direta ou indireta e em atividades que gerem con itos de interesses). No caso de pares de trabalho, a empresa fará, assim que possível, a transferência de unidade de um dos envolvidos. Vale ressaltar que qualquer atitude contrária às responsabilidades e à moral da família não será permitida no ambiente de trabalho, podendo a empresa optar pelo desligamento do colaborador, se necessário, resultante do comportamento antiético estabelecido Con dencialidade 15 Em algumas rotinas de trabalho, é natural que o colaborador tenha acesso a informações que digam respeito à estratégia da empresa. As informações de cunho empresarial devem ser tratadas com ética e con dencialidade, não podendo ser divulgadas nem gerenciadas para que o colaborador possa obter qualquer tipo de vantagem ou favorecimento pessoal. Portanto: Limite a divulgação de informações corporativas a pessoas que estejam relacionadas com a empresa e necessitem saber determinada informação. Proteja documentos e registros con denciais, sejam eles de colaboradores, clientes e/ou fornecedores. Evite discutir ou tratar de informações con denciais em locais públicos. Certi que-se de que não está divulgando alguma informação con dencial. Atente-se à circulação de s e de documentos, não os deixando expostos na tela do computador ou na mesa. Certi que-se de que estes chegarão ao destinatário sem desvios. Devolva todo material que for con dencial ao término do contrato de trabalho.

16 4.2.6 Imagem institucional e postura perante a mídia O Balaroti zela por sua reputação e imagem institucional, sempre mantendo a veracidade das informações. Como processo interno, o contato com qualquer órgão de imprensa deverá ser realizado por meio do setor de comunicação da empresa. Por isso, esteja sempre atento ao uso das informações e: Nunca dê informações ou entrevistas sem ser autorizado. Ao identi car uma informação incorreta sobre a empresa, comunique imediatamente o setor de comunicação. Ao ser convidado a prestar informações sobre o Balaroti, para ns acadêmicos ou quaisquer outros, solicite autorização prévia ao seu gestor imediato que, juntamente ao setor de comunicação da empresa, de nirá o que pode ser divulgado sem ferir critérios de con dencialidade e sem causar prejuízos à imagem da empresa. 16 Oriente fornecedores e parceiros sobre a necessidade de manter os projetos empresariais em sigilo.

17 4.2.7 Responsabilidade socioambiental O Balaroti mantém e/ou apoia constantemente projetos socioambientais, ressaltando sua preocupação com o futuro da empresa e da sociedade. Da mesma forma, encorajamos, bem como patrocinamos, nossos colaboradores a desempenhar em um papel ativo na comunidade onde vivemos por meio de projetos diversos. Dentro desse contexto, espera-se que: Participem de projetos socioambientais promovidos pelo Balaroti. Busquem ações que re itam nossos valores empresariais e nosso compromisso com a comunidade. 17 Preocupem-se constantemente com o impacto ambiental que pode ser gerado pela má conduta laboral. Comuniquem seu gestor sempre que tiverem alguma ideia e/ou identi quem uma necessidade de desenvolvimento de atividades sociais e ambientais que possam envolver a empresa. Tornem-se exemplo em nossa empresa, comunicando quaisquer formas de desperdícios, agressão ao meio ambiente ou gestão irresponsável dos recursos Apropriação de bens O Balaroti não tolera a apropriação indevida de bens da empresa ou de qualquer outra pessoa. Todos os bens deverão ser entregues à empresa, que, por sua vez, irá responsabilizar-se pelo destino nal, seja entrega, distribuição, sorteio ou mesmo doação.

18 4.3 Relacionamento com o público externo Relacionamento com clientes O Balaroti busca constantemente a satisfação total de seus clientes. Por isso, praticar um atendimento de excelência é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento duradouro com eles. Realizamos treinamentos constantes, buscando oferecer sempre a melhor solução. Nesse sentido, precisamos nos comprometer a: Utilizar da sinceridade, demonstrando e entregando sempre o que prometemos. 18 Auxiliar na solução dos eventuais problemas, encaminhando fatos, reclamações ou sugestões às áreas responsáveis da empresa, ou utilizando os canais de comunicação disponíveis. Buscar a melhoria da qualidade dos serviços ofertados. Conhecer nossos clientes e suas necessidades, deixando-os cada vez mais próximos da nossa empresa. Manter um relacionamento ético, duradouro e de con ança com todos os clientes Balaroti. Superar as expectativas de quem entra em contato com o Balaroti, por qualquer uma das vias disponíveis, mantendo todos os direitos do consumidor previstos em lei. Não denegrir outros departamentos da empresa para livrar-se da culpa perante o cliente. Devemos sempre cultivar o espírito de que as conquistas e falhas pertencem a todos os departamentos, pois fazemos parte da mesma equipe.

19 4.3.2 Relacionamento com fornecedores Prezamos pela transparência em todas as relações e garantimos legalidade em todas as transações, de acordo com diretrizes claras e as melhores práticas comerciais. As relações com os fornecedores devem sempre obedecer às seguintes condições: Nunca aceite presentes de fornecedores, a não ser que sejam simbólicos em valor. Prêmios ou presentes de fornecedores só serão aceitos democraticamente, de forma que todos possam receber ou concorrer. Nunca aceite ou ofereça quantias em dinheiro a nossos fornecedores, a funcionários governamentais ou a outros funcionários, nas negociações estabelecidas. Ao estabelecer uma nova parceria, certi que-se de que o fornecedor conhece todas as políticas do Balaroti. Além disso, procure também conhecer as políticas do fornecedor. 19 Informe imediatamente à sua gestão quando da oferta de algum prêmio ou benefício que tenha recebido. Jamais use seu cargo ou o nome da empresa em benefício próprio ou de outras pessoas. Não é tolerada a obtenção de benefícios individuais com o uso do nome Balaroti, tampouco a manipulação de seleção de fornecedores a partir de critérios pessoais. Todo e qualquer tipo de negociação para contratação de pro ssionais (provedores de bens ou serviços) deve ocorrer por meio de um diálogo sustentado na con ança e no relacionamento duradouro, além de estar de acordo com os requisitos apresentados pela empresa.

20 4.3.3 Mercado e concorrência O Balaroti acredita que a concorrência serve como estímulo à inovação e à melhoria contínua dos processos. Entretanto, é necessário sempre mantermos con dencialidade nas informações e, também, não divulgar, sob hipótese alguma, o planejamento estratégico da empresa, normas e procedimentos internos, técnicas e demais situações de rotina. Aconselhamos todos os colaboradores a não denigrirem a imagem de concorrentes nem de marcas e produtos comercializados no Balaroti. Ao contrário, procuramos ressaltar nossos pontos fortes, nossas qualidades e realizações, criando, assim, relacionamentos saudáveis e duradouros com todos os clientes Meio ambiente 20 O Balaroti assegura a preservação do meio ambiente com práticas que reforçam uma cultura de respeito aos recursos naturais. Nossas instalações contemplam: Coleta seletiva de lixo. Torneiras com temporizador. Vasos sanitários com caixas acopladas. Iluminação natural por meio de claraboias. Captação e reutilização da água da chuva. Reutilização de paletes. Utilização de sacolas oxibiodegradáveis. Além disso, o Balaroti comercializa madeira apenas de fornecedores credenciados pelo Ibama.

21 5 COMPROMISSOS ASSUMIDOS 5.1 Segurança e qualidade O Balaroti mantém normas de segurança com o objetivo de preservar a saúde e a integridade física de todos os seus colaboradores e clientes. Por isso, a empresa comercializa produtos que tenham e cácia e segurança comprovadas, assim cabe à nossa empresa e a nossos colaboradores: Manter todos os padrões de segurança nas lojas, estoque e demais dependências da empresa. Assegurar alto padrão de higiene em todos os setores. Garantir que todas as situações adversas identi cadas por consumidores sejam registradas e acompanhadas pelo setor responsável. 21 Responder a quaisquer dúvidas sobre a segurança dos produtos comercializados. Respeitar as regras quanto à saúde e à segurança no trabalho. Saber como agir em caso de emergência no local de trabalho. Informar à gestão ou ao representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) sobre qualquer anormalidade que possa comprometer a segurança de colaboradores e clientes. Respeitar o limite pessoal das outras pessoas. Não operar máquinas ou equipamentos sem estar habilitado. Utilizar trajes adequados e de acordo com as regras de segurança, conforme área ou atividade.

22 5.2 Integridade A responsabilidade está presente em todas as nossas ações e em todos os nossos argumentos. Assim, esperamos que todos: Tenham e promovam uma conduta ética. Orientem e apoiem, sempre que necessário, pares, clientes, consumidores e parceiros. Mantenham tratamento de igualdade e trabalhem com lealdade e honestidade. Não estendam a terceiros benefícios oferecidos para colaboradores do Balaroti, tais como descontos na compra de materiais de construção. Direcionem esforços no sentido de que os clientes e os consumidores também sejam respeitados. 5.3 Informações nanceiras e registros contábeis 22 Todas as transações realizadas pelo Balaroti, assim como relatórios nanceiros, deverão estar de acordo com as leis vigentes e com as práticas de contabilidade usualmente aceitas, de forma que a exposição dos dados seja verídica e compreensível. 6 GESTÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA 6.1 Conduta ou violação ao Código de Ética Esperamos dos colaboradores o cumprimento e a observação dos princípios que orientam nossas atividades. As infrações observadas no Código de Ética Balaroti estão sujeitas a medidas corretivas ou penalidades, com base na legislação vigente trabalhista, civil ou criminal, conforme o caso. Condutas inadequadas poderão ser comunicadas por meio do canal Balaroti & Você, sem a necessidade de identi cação e com total garantia de plena con dencialidade. Para que possamos garantir que o Código de Ética seja uma fonte de orientação e manutenção da integridade ética do Balaroti, utilize os canais de comunicação apresentados para qualquer manifestação a respeito deste material.

23 6.2 Compromisso Balaroti Código de Ética Revisar periodicamente o Código de Ética Balaroti. Avaliar e de nir ações cabíveis às violações do Código. Sanar eventuais dúvidas com relação às informações apresentadas no Código. Divulgar o Código de Ética a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa, através dos meios de comunicação disponíveis. Manter arquivada a declaração de recebimento e cumprimento do Código de Ética no prontuário dos colaboradores. 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Balaroti compromete-se a fortalecer e ressaltar ainda mais as relações e os valores presentes no dia a dia da empresa por meio de revisões neste Código. Para isso, entretanto, contamos com a participação de todos, seja por meio dos canais de comunicação disponíveis, ou mesmo pelo contato direto com nossos dirigentes. Acreditamos que o sucesso empresarial é resultado de um trabalho conjunto, por isso a participação de todos nesse processo é essencial. 23 Juntos, trabalharemos em direção à excelência pessoal e pro ssional, para que possamos criar, a cada dia, uma empresa ainda melhor.

24

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA.

NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA. NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA. SUMÁRIO Carta do Diretor / Conselho de Administração... 03 Diretrizes... 04 Introdução... 05 Missão e Visão... 06 Valores... 07 Princípios e Condutas... 08 Comitê de Conduta

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

ABM BLUE CONVÊNIO E PUBLICIDADE - LTDA CNPJ: 22.153.768/0001-38 Endereço: Rua C-5, lote 09, sala 101, Taguatinga - Centro Brasília / Distrito Federal

ABM BLUE CONVÊNIO E PUBLICIDADE - LTDA CNPJ: 22.153.768/0001-38 Endereço: Rua C-5, lote 09, sala 101, Taguatinga - Centro Brasília / Distrito Federal Sumário A. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA... 3 1. Sobre Nós... 3 1.1. - Missão... 3 1.2. - Visão... 3 1.3. - Valores... 3 2. Serviços... 4 2.1. Das atividades da BLUE CONVÊNIO: seus objetivos e finalidade...

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta O Código de Ética e Conduta do ESA - Externato Santo Antônio estabelece o comportamento esperado de todos aqueles que trabalham na, para e com a instituição, e tem por objetivo

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente.

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente. CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL 1 INTRODUÇÃO O Código de Ética Empresarial da COELCE, apresenta os princípios direcionadores das políticas adotadas pela empresa e que norteiam as ações e relações com suas

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução O Código de Ética do BADESUL explicita os valores éticos que regem o desempenho de sua missão: Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, através

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00 Páginas 1/8 1. OBJETIVO O Código de Ética é um conjunto de diretrizes e regras de atuação, que define como os empregados e contratados da AQCES devem agir em diferentes situações no que diz respeito à

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL Na ASBRASIL, já foram estabelecidas as direções básicas da ação empresarial, conforme estabelecido em nosso plano de negócios que deseja se consolidar em uma cultura

Leia mais

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento

ROCK IN RIO LISBOA 2014. Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento ROCK IN RIO LISBOA 2014 Princípios de desenvolvimento sustentável Declaração de propósitos e valores Política de Sustentabilidade do evento PRINCÍPIOS O Sistema de Gestão da Sustentabilidade é baseado

Leia mais

Fatores e Indicadores de Desempenho ADP

Fatores e Indicadores de Desempenho ADP Fatores e Indicadores de Desempenho ADP RESPONSABILIDADE / COMPROMETIMENTO COM A INSTITUIÇÃO - Assumir o compromisso na realização das atribuições - Atuar com disposição para mudanças - Buscar qualidade

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA

CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA 1. Preâmbulo O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto Nº 5.378,

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa CAVACO S Combustível de Biomassa RESPEITANDO A NATUREZA www.cavacos.com EM 2014 OS NOSSOS SONHOS SÃO AINDA MAIORES. APRESENTAMOS AOS NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS UMA NOVA CAVACO S, MUITO MAIS MODERNA, COM

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Código de Conduta do Fornecedor. Em vigor a partir de 2 de julho de 2012. Ethics. Matters

Código de Conduta do Fornecedor. Em vigor a partir de 2 de julho de 2012. Ethics. Matters Código de Conduta do Fornecedor Em vigor a partir de 2 de julho de 2012 Ethics Matters Mensagem do CPO [Chief Procurement Officer - Diretor de Compras] A Duke Energy está comprometida com a segurança,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS MANUAL DE CONDUTA NAS MÍDIAS SOCIAIS A Fibria respeita e apoia a liberdade de expressão. As redes sociais ganham cada vez mais espaço na comunicação entre as pessoas.

Leia mais