CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI"

Transcrição

1 CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI

2 Prezado colaborador, Seja bem-vindo ao Balaroti! Sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas e contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos serviços. Trabalhamos com empenho para que o cliente tenha sempre a certeza de que fez a melhor escolha. O Manual do Colaborador e Código de Ética foi elaborado como instrumento de sensibilização, conscientização e comunicação. Sendo assim, contamos com o seu auxílio no cumprimento e manutenção das informações contidas neste documento e também com a sua disposição em fazer do Balaroti uma empresa que busca seus objetivos e metas com pro ssionalismo e ética, visando aumentar a satisfação dos clientes e dos colaboradores. É um prazer tê-lo como integrante de nossa equipe. Helio Ballarotti Junior Presidente

3 O BALAROTI O Balaroti, empresa do ramo varejista de materiais de construção, foi fundado no ano de 1975 para satisfazer a demanda local, visando sempre à excelência no atendimento e no relacionamento com seus clientes, colaboradores e parceiros. Com o passar do tempo, a empresa cresceu e especializou-se, e hoje é considerada uma das maiores revendas de materiais de construção do Brasil. Entre suas conquistas, já foi eleito no Top of Mind Paraná como a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria Materiais de Construção e faz parte da lista das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, divulgada pelo Guia Você S/A Exame. A empresa gurou também na lista das 1000 Maiores Empresas do Brasil, divulgada pela mesma revista (Exame), e na lista das 500 Maiores Empresas do Sul do País, divulgada pela revista Amanhã. Fatos como esses evidenciam a coerência entre os objetivos da empresa e a sua trajetória, fortalecendo a cada dia seus valores e preservando o Jeito de Ser Balaroti, que tem como prioridade a valorização das pessoas e o relacionamento humano, que serve de base para a tomada de decisão. Atualmente, sua estrutura é composta por lojas físicas, equipe de televendas e e-commerce. A equipe do Balaroti já ultrapassou o patamar de 2 mil colaboradores (diretos e indiretos). São comercializados, em suas unidades, mais de 50 mil itens em materiais de construção, visando atender os clientes nos diversos estágios das construções e reformas. Para o Balaroti, o reconhecimento dos colaboradores, considerados parceiros de conquistas, é e sempre será sua marca principal, direcionando todas as ações internas e a forma de condução dos negócios. MISSÃO Oferecer aos clientes as melhores soluções para o lar, tornando real o sonho da casa. VISÃO Ser reconhecida pelos clientes, colaboradores, parceiros e por toda a comunidade como a melhor empresa em soluções para o lar, liderando os mercados nos quais está presente.

4 JEITO DE SER BALAROTI Excelência no atendimento, colocando o cliente sempre em primeiro lugar. Reconhecimento e valorização do trabalho. Estímulo ao trabalho em equipe. Espírito familiar. Contínuo desenvolvimento pessoal e pro ssional. Ética em todas as relações. Inovação para garantir o crescimento. Compartilhamento de ideias e troca de informações. Comprometimento com o bem-estar da comunidade. 4 COMUNICAÇÃO DIRETA COM O COLABORADOR O Balaroti preza pela comunicação e ciente em todos os níveis, por isso a facilidade de acesso e a disponibilidade em ouvir o que cada um tem a dizer é uma prática contínua na empresa, gerando resultados positivos e crescimento. Para que todos possam encontrar uma maneira de comunicar-se com a empresa, além do diálogo aberto, presente em nossas relações, o Balaroti dispõe de alguns canais que servem para orientá-lo nesse processo. Balaroti & Você Trata-se de um canal interno de comunicação usado para dúvidas, críticas ou sugestões, um instrumento democrático e aberto, no qual o colaborador pode optar por não se identi car e pelo qual as informações recebidas são avaliadas e solucionadas. As mensagens poderão ser enviadas on-line, através do Programa Anita, no campo Útil Balaroti & Você. O B A L A R O T I Comunicação Interna (CI) Todos os colaboradores poderão acessar a intranet e comunicar-se com seus pares e demais colaboradores sobre assuntos relacionados ao trabalho. As informações podem ser repassadas a todas as unidades da Rede. Plano de Chão Trata-se de uma reunião realizada diariamente entre gestores e suas respectivas equipes, 15 minutos antes das atividades. É um momento para trocar e repassar informações, além de proporcionar o alinhamento da equipe.

5

6 Balaroti em Foco Informativo interno que busca evidenciar as principais notícias da Rede, além informar sobre iniciativas e novidades. Intranet Criada com o objetivo de divulgar, informar e alinhar a forma de comunicação dentro da empresa. Informativos diversos Objetivam informar e divulgar as práticas da empresa. Reuniões de feedback Encontros individuais mensais com a gerência imediata, que têm como objetivo ressaltar pontos positivos, adequar comportamentos e alinhar a perfomance. FILOSOFIA DE TRABALHO NO BALAROTI 6 Vivencie: procure distinguir o necessário do desnecessário (objetos, métodos, atitudes) e livre-se de desperdícios. Informe-se: quem busca informação organiza-se, vive e trabalha melhor. Equilibre-se: esteja sempre atento ao bem-estar próprio e coletivo, mantendo um bom clima organizacional e saudáveis relações de trabalho. Realize: faça acontecer, a nal, o sucesso é resultado de nossas ações e comportamentos. NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE Promover a excelência no atendimento, direcionando ações focadas nas necessidades dos clientes, visando à melhoria dos serviços ofertados. Manter relações de respeito, ética e transparência, reciprocidade e cordialidade com clientes, pares, parceiros e fornecedores. O B A L A R O T I Valorizar as pessoas, ampliando e fortalecendo suas competências em ambiente adequado.

7 CÓDIGO DE ÉTICA BALAROTI A base de nossos princípios e responsabilidades

8 PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA Ética nos negócios e transparência nas relações são prioridades para nós, princípios que norteiam nossas atividades do dia a dia e fazem do Balaroti uma empresa responsável. A integridade e o respeito são fatores primordiais para nossas práticas e para o relacionamento entre todos. O Balaroti preza pela satisfação de seus clientes, colaboradores e parceiros e deseja estar presente na realização do sonho de muitas pessoas, objetivo que dá sentido e valor ao nosso negócio e nos direciona na busca pela qualidade e excelência. O AMBIENTE DE TRABALHO 08 Para o Balaroti, cada colaborador é um agente facilitador de todas as conquistas da empresa. Por isso, estamos sempre empenhados na busca de um ambiente de trabalho estimulante e saudável. Mantemos, como grande diferencial no planejamento de carreira, um Programa de Recrutamento Interno. Além disso, proporcionamos várias oportunidades de desenvolvimento de competências por meio da Universidade Balaroti. Crescer em conjunto é uma importante diretriz para a empresa, que privilegia a comunicação transparente em todos os níveis.

9 RESPEITO ÀS LEIS O Balaroti preza pelo respeito às leis que regem nosso país. Por isso, asseguramos transparência e veracidade nas relações estabelecidas, seguimos os padrões de qualidade e de segurança vigentes e respeitamos o meio ambiente onde vivemos. Assim, garantimos que, na medida do possível, nossos parceiros também respeitem as leis e os regulamentos vigentes. RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL O Balaroti, como exemplo de empresa socialmente responsável, é mantenedora de alguns projetos socioambientais. Da mesma forma, incentivamos e esperamos comportamento similar de nossos colaboradores, como cidadãos que se preocupam com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das pessoas. Acreditamos em um futuro melhor para todos e queremos que a nossa empresa esteja sempre à frente, realizando projetos que façam a diferença, além de compartilhar valores e compromissos éticos como pilares da nossa responsabilidade. Esse é o jeito de ser do Balaroti: excelente e responsável! 09

10 1 INTRODUÇÃO A seguir, apresentamos o Código de Ética Balaroti, que está pautado em questões que direcionarão nossa performance dentro da empresa. É importante ressaltar que este código tem por objetivo desenvolver e direcionar atitudes moralmente corretas que envolvem todas as nossas ações, promover valores e comportamentos que respeitem os direitos humanos e de participação na sociedade de um modo geral, ressaltar a necessidade de respeito ao meio ambiente como contribuição prioritária e promover o desenvolvimento humano e econômico nos meios onde a empresa está inserida. Neste documento, encontraremos as principais condutas que devem orientar nosso dia a dia no Balaroti, de forma transparente, respeitosa e coerente. Contamos com seu auxílio no cumprimento e multiplicação de todos os princípios A QUEM SE APLICA O Código de Ética Balaroti aplica-se a todos os colaboradores, sejam eles efetivos, temporários, terceirizados, estagiários ou jovens aprendizes. Seus preceitos estendem-se a fornecedores, parceiros, clientes e demais partes envolvidas nos negócios da empresa.

11 3 O QUE É ÉTICA A palavra ética deriva do grego e signi ca aquilo que pertence ao caráter. A ética fundamenta-se no modo de viver pelo pensamento humano. De acordo com o Dicionário Aurélio, trata-se do estudo dos juízos de apreciação, que se referem à conduta humana susceptível de quali cação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. De modo geral, a ética é direcionada por ações corretas e justas e pode ser representada pela honestidade e integridade em todos os âmbitos de nossa vida. 4 DIRETRIZES GERAIS 4.1 Respeito às pessoas O Balaroti preza pelo trabalho em equipe e pelo respeito às pessoas. Acreditamos que diferentes talentos podem representar uma grande evolução quando unidos na busca de um objetivo comum. O respeito aos colegas e às políticas e normas da empresa é condição necessária para as atividades diárias. 11 A gestão do Balaroti é orientada pelo respeito aos Direitos Humanos e essa loso a compõe a essência da nossa empresa e re ete-se na adesão de compromissos, como: Conduta empresarial voltada à erradicação do trabalho infantil. Valorização da convivência de ideias variáveis no local de trabalho. Cumprimento das leis trabalhistas vigentes. Ainda assim, assegure-se sempre de que não existe discriminação baseada em crença religiosa, capacidade, origens raciais, opiniões, origens sociais e orientação sexual. Acreditamos no valor das diferenças e apostamos no sucesso resultante da união delas.

12 4.2 Relacionamento com os colaboradores O Balaroti preocupa-se com o desenvolvimento dos seus colaboradores, com a formação de novos líderes e com a retenção de seus talentos. Para isso, a empresa busca continuamente proporcionar um ambiente harmonioso, saudável e com oportunidades de desenvolvimento para todos. Os líderes do Balaroti são orientados a incentivar e a desenvolver pro ssionais de todos os níveis hierárquicos, visando à melhoria do ambiente e dos processos, além do desenvolvimento e da evolução pessoal e pro ssional das equipes de trabalho. O relacionamento com os colaboradores é acolhedor àqueles que trabalham com senso de justiça, respeito e igualdade de direitos. O respeito ao próximo é condição essencial para um ambiente harmonioso e saudável. 12 O convívio entre as equipes de trabalho facilita a comunicação e os processos, além de tornar os resultados muito mais satisfatórios. A liberdade de pensamento, de expressão e de direitos substitui qualquer tipo de discriminação e trabalho forçado. O equilíbrio físico, mental e intelectual garante o bem-estar e intensi ca o relacionamento entre as pessoas. Por isso, o Balaroti incentiva a prática de atividades físicas (seja por meio de cartazes, campeonatos ou atividades pontuais) e não aceita qualquer tipo de violência (física ou verbal). Aprender constantemente e utilizar os conhecimentos adquiridos, de forma responsável e criativa, levam ao sucesso pessoal e empresarial. Dinamismo e adaptação às mudanças nos ajudam a superar desa os e a nos desenvolvermos constantemente. Criar sintonia com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia torna o ambiente favorável e facilita os relacionamentos interpessoais.

13 4.2.1 Trabalho e comunicação O Balaroti não aprova nenhum tipo de trabalho forçado, compulsório ou infantil. Para que todos possam trabalhar sob o mesmo ritmo, a empresa dispõe de algumas iniciativas com o objetivo de envolver os setores de forma dinâmica e aperfeiçoar continuamente nossas atividades. Todos os colaboradores têm à disposição canais de comunicação interna (consulte a página 4 deste manual), mas não será permitido o uso deles para divulgar ou levantar dúvidas sobre conduta, caráter e comportamento de terceiros Utilização de recursos Os recursos devem ser utilizados com responsabilidade, observando as formas corretas de uso e evitando desperdícios. O meio ambiente, os processos empresariais e a saúde nanceira da empresa agradecem. É preciso estar atento aos seguintes aspectos: 13 O uso ilimitado de recursos como telefone, internet e outros pode ser aceitável desde que esteja diretamente ligado às suas responsabilidades no trabalho. Evitar o uso inapropriado de ferramentas como computador e correio eletrônico. Essas ferramentas estão disponíveis para facilitar a operacionalidade das suas atividades. Reconhecer que todos os bens e documentos da empresa pertencem ao Balaroti, por isso, é importante respeitálos e protegê-los, lembrando que devem ser devolvidos à empresa no caso de término do contrato de trabalho.

14 4.2.3 Comportamento e vestuário No Balaroti, todos são tratados com respeito e qualquer tipo de assédio é inaceitável. Valorizamos a variedade de estilos e entendemos que roupas e acessórios são manifestações de personalidade. No entanto, a empresa orienta seus colaboradores a usarem roupas adequadas ao ambiente de trabalho. Como a maioria da equipe está em contato direto com consumidores, clientes, fornecedores e parceiros, recomendamos evitar exageros para que a roupa não se sobreponha ao pro ssionalismo. Assim, cabe à liderança orientar* os colaboradores que não estiverem se portando ou vestindo-se de maneira adequada ao ambiente de trabalho. 14 De qualquer forma, espera-se sempre: Ausência de comportamentos agressivos ou qualquer forma de assédio. Cordialidade no relacionamento entre pares e colegas de trabalho. Ausência de ações com o intuito de causar humilhação ou intimidação. Ausência de ações que induzam ao erro ou a atos não apropriados. Ausência de qualquer forma de assédio sexual. Um ambiente livre, para que todos possam crescer pessoal e pro ssionalmente. *Consulte o Manual de Vestuário e de Comportamento do Balaroti.

15 4.2.4 Relacionamento afetivo entre colaboradores No ambiente empresarial, os relacionamentos pro ssionais podem coexistir com os afetivos. Entretanto, questões particulares não devem interferir nas relações de trabalho. O Balaroti adota a conduta de não permitir relacionamentos no mesmo ambiente de trabalho, caracterizados por atuação na mesma unidade de trabalho (seja por subordinação direta ou indireta e em atividades que gerem con itos de interesses). No caso de pares de trabalho, a empresa fará, assim que possível, a transferência de unidade de um dos envolvidos. Vale ressaltar que qualquer atitude contrária às responsabilidades e à moral da família não será permitida no ambiente de trabalho, podendo a empresa optar pelo desligamento do colaborador, se necessário, resultante do comportamento antiético estabelecido Con dencialidade 15 Em algumas rotinas de trabalho, é natural que o colaborador tenha acesso a informações que digam respeito à estratégia da empresa. As informações de cunho empresarial devem ser tratadas com ética e con dencialidade, não podendo ser divulgadas nem gerenciadas para que o colaborador possa obter qualquer tipo de vantagem ou favorecimento pessoal. Portanto: Limite a divulgação de informações corporativas a pessoas que estejam relacionadas com a empresa e necessitem saber determinada informação. Proteja documentos e registros con denciais, sejam eles de colaboradores, clientes e/ou fornecedores. Evite discutir ou tratar de informações con denciais em locais públicos. Certi que-se de que não está divulgando alguma informação con dencial. Atente-se à circulação de s e de documentos, não os deixando expostos na tela do computador ou na mesa. Certi que-se de que estes chegarão ao destinatário sem desvios. Devolva todo material que for con dencial ao término do contrato de trabalho.

16 4.2.6 Imagem institucional e postura perante a mídia O Balaroti zela por sua reputação e imagem institucional, sempre mantendo a veracidade das informações. Como processo interno, o contato com qualquer órgão de imprensa deverá ser realizado por meio do setor de comunicação da empresa. Por isso, esteja sempre atento ao uso das informações e: Nunca dê informações ou entrevistas sem ser autorizado. Ao identi car uma informação incorreta sobre a empresa, comunique imediatamente o setor de comunicação. Ao ser convidado a prestar informações sobre o Balaroti, para ns acadêmicos ou quaisquer outros, solicite autorização prévia ao seu gestor imediato que, juntamente ao setor de comunicação da empresa, de nirá o que pode ser divulgado sem ferir critérios de con dencialidade e sem causar prejuízos à imagem da empresa. 16 Oriente fornecedores e parceiros sobre a necessidade de manter os projetos empresariais em sigilo.

17 4.2.7 Responsabilidade socioambiental O Balaroti mantém e/ou apoia constantemente projetos socioambientais, ressaltando sua preocupação com o futuro da empresa e da sociedade. Da mesma forma, encorajamos, bem como patrocinamos, nossos colaboradores a desempenhar em um papel ativo na comunidade onde vivemos por meio de projetos diversos. Dentro desse contexto, espera-se que: Participem de projetos socioambientais promovidos pelo Balaroti. Busquem ações que re itam nossos valores empresariais e nosso compromisso com a comunidade. 17 Preocupem-se constantemente com o impacto ambiental que pode ser gerado pela má conduta laboral. Comuniquem seu gestor sempre que tiverem alguma ideia e/ou identi quem uma necessidade de desenvolvimento de atividades sociais e ambientais que possam envolver a empresa. Tornem-se exemplo em nossa empresa, comunicando quaisquer formas de desperdícios, agressão ao meio ambiente ou gestão irresponsável dos recursos Apropriação de bens O Balaroti não tolera a apropriação indevida de bens da empresa ou de qualquer outra pessoa. Todos os bens deverão ser entregues à empresa, que, por sua vez, irá responsabilizar-se pelo destino nal, seja entrega, distribuição, sorteio ou mesmo doação.

18 4.3 Relacionamento com o público externo Relacionamento com clientes O Balaroti busca constantemente a satisfação total de seus clientes. Por isso, praticar um atendimento de excelência é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento duradouro com eles. Realizamos treinamentos constantes, buscando oferecer sempre a melhor solução. Nesse sentido, precisamos nos comprometer a: Utilizar da sinceridade, demonstrando e entregando sempre o que prometemos. 18 Auxiliar na solução dos eventuais problemas, encaminhando fatos, reclamações ou sugestões às áreas responsáveis da empresa, ou utilizando os canais de comunicação disponíveis. Buscar a melhoria da qualidade dos serviços ofertados. Conhecer nossos clientes e suas necessidades, deixando-os cada vez mais próximos da nossa empresa. Manter um relacionamento ético, duradouro e de con ança com todos os clientes Balaroti. Superar as expectativas de quem entra em contato com o Balaroti, por qualquer uma das vias disponíveis, mantendo todos os direitos do consumidor previstos em lei. Não denegrir outros departamentos da empresa para livrar-se da culpa perante o cliente. Devemos sempre cultivar o espírito de que as conquistas e falhas pertencem a todos os departamentos, pois fazemos parte da mesma equipe.

19 4.3.2 Relacionamento com fornecedores Prezamos pela transparência em todas as relações e garantimos legalidade em todas as transações, de acordo com diretrizes claras e as melhores práticas comerciais. As relações com os fornecedores devem sempre obedecer às seguintes condições: Nunca aceite presentes de fornecedores, a não ser que sejam simbólicos em valor. Prêmios ou presentes de fornecedores só serão aceitos democraticamente, de forma que todos possam receber ou concorrer. Nunca aceite ou ofereça quantias em dinheiro a nossos fornecedores, a funcionários governamentais ou a outros funcionários, nas negociações estabelecidas. Ao estabelecer uma nova parceria, certi que-se de que o fornecedor conhece todas as políticas do Balaroti. Além disso, procure também conhecer as políticas do fornecedor. 19 Informe imediatamente à sua gestão quando da oferta de algum prêmio ou benefício que tenha recebido. Jamais use seu cargo ou o nome da empresa em benefício próprio ou de outras pessoas. Não é tolerada a obtenção de benefícios individuais com o uso do nome Balaroti, tampouco a manipulação de seleção de fornecedores a partir de critérios pessoais. Todo e qualquer tipo de negociação para contratação de pro ssionais (provedores de bens ou serviços) deve ocorrer por meio de um diálogo sustentado na con ança e no relacionamento duradouro, além de estar de acordo com os requisitos apresentados pela empresa.

20 4.3.3 Mercado e concorrência O Balaroti acredita que a concorrência serve como estímulo à inovação e à melhoria contínua dos processos. Entretanto, é necessário sempre mantermos con dencialidade nas informações e, também, não divulgar, sob hipótese alguma, o planejamento estratégico da empresa, normas e procedimentos internos, técnicas e demais situações de rotina. Aconselhamos todos os colaboradores a não denigrirem a imagem de concorrentes nem de marcas e produtos comercializados no Balaroti. Ao contrário, procuramos ressaltar nossos pontos fortes, nossas qualidades e realizações, criando, assim, relacionamentos saudáveis e duradouros com todos os clientes Meio ambiente 20 O Balaroti assegura a preservação do meio ambiente com práticas que reforçam uma cultura de respeito aos recursos naturais. Nossas instalações contemplam: Coleta seletiva de lixo. Torneiras com temporizador. Vasos sanitários com caixas acopladas. Iluminação natural por meio de claraboias. Captação e reutilização da água da chuva. Reutilização de paletes. Utilização de sacolas oxibiodegradáveis. Além disso, o Balaroti comercializa madeira apenas de fornecedores credenciados pelo Ibama.

21 5 COMPROMISSOS ASSUMIDOS 5.1 Segurança e qualidade O Balaroti mantém normas de segurança com o objetivo de preservar a saúde e a integridade física de todos os seus colaboradores e clientes. Por isso, a empresa comercializa produtos que tenham e cácia e segurança comprovadas, assim cabe à nossa empresa e a nossos colaboradores: Manter todos os padrões de segurança nas lojas, estoque e demais dependências da empresa. Assegurar alto padrão de higiene em todos os setores. Garantir que todas as situações adversas identi cadas por consumidores sejam registradas e acompanhadas pelo setor responsável. 21 Responder a quaisquer dúvidas sobre a segurança dos produtos comercializados. Respeitar as regras quanto à saúde e à segurança no trabalho. Saber como agir em caso de emergência no local de trabalho. Informar à gestão ou ao representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) sobre qualquer anormalidade que possa comprometer a segurança de colaboradores e clientes. Respeitar o limite pessoal das outras pessoas. Não operar máquinas ou equipamentos sem estar habilitado. Utilizar trajes adequados e de acordo com as regras de segurança, conforme área ou atividade.

22 5.2 Integridade A responsabilidade está presente em todas as nossas ações e em todos os nossos argumentos. Assim, esperamos que todos: Tenham e promovam uma conduta ética. Orientem e apoiem, sempre que necessário, pares, clientes, consumidores e parceiros. Mantenham tratamento de igualdade e trabalhem com lealdade e honestidade. Não estendam a terceiros benefícios oferecidos para colaboradores do Balaroti, tais como descontos na compra de materiais de construção. Direcionem esforços no sentido de que os clientes e os consumidores também sejam respeitados. 5.3 Informações nanceiras e registros contábeis 22 Todas as transações realizadas pelo Balaroti, assim como relatórios nanceiros, deverão estar de acordo com as leis vigentes e com as práticas de contabilidade usualmente aceitas, de forma que a exposição dos dados seja verídica e compreensível. 6 GESTÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA 6.1 Conduta ou violação ao Código de Ética Esperamos dos colaboradores o cumprimento e a observação dos princípios que orientam nossas atividades. As infrações observadas no Código de Ética Balaroti estão sujeitas a medidas corretivas ou penalidades, com base na legislação vigente trabalhista, civil ou criminal, conforme o caso. Condutas inadequadas poderão ser comunicadas por meio do canal Balaroti & Você, sem a necessidade de identi cação e com total garantia de plena con dencialidade. Para que possamos garantir que o Código de Ética seja uma fonte de orientação e manutenção da integridade ética do Balaroti, utilize os canais de comunicação apresentados para qualquer manifestação a respeito deste material.

23 6.2 Compromisso Balaroti Código de Ética Revisar periodicamente o Código de Ética Balaroti. Avaliar e de nir ações cabíveis às violações do Código. Sanar eventuais dúvidas com relação às informações apresentadas no Código. Divulgar o Código de Ética a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa, através dos meios de comunicação disponíveis. Manter arquivada a declaração de recebimento e cumprimento do Código de Ética no prontuário dos colaboradores. 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Balaroti compromete-se a fortalecer e ressaltar ainda mais as relações e os valores presentes no dia a dia da empresa por meio de revisões neste Código. Para isso, entretanto, contamos com a participação de todos, seja por meio dos canais de comunicação disponíveis, ou mesmo pelo contato direto com nossos dirigentes. Acreditamos que o sucesso empresarial é resultado de um trabalho conjunto, por isso a participação de todos nesse processo é essencial. 23 Juntos, trabalharemos em direção à excelência pessoal e pro ssional, para que possamos criar, a cada dia, uma empresa ainda melhor.

24

NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA.

NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA. NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA. SUMÁRIO Carta do Diretor / Conselho de Administração... 03 Diretrizes... 04 Introdução... 05 Missão e Visão... 06 Valores... 07 Princípios e Condutas... 08 Comitê de Conduta

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta O Código de Ética e Conduta do ESA - Externato Santo Antônio estabelece o comportamento esperado de todos aqueles que trabalham na, para e com a instituição, e tem por objetivo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. ANS nº 41431.0

CÓDIGO DE ÉTICA. ANS nº 41431.0 CÓDIGO DE ÉTICA Aprovado pelo Conselho Consultivo da Saúde BRB Caixa de Assistência em sua 37ª Reunião Extraordinária, realizada em 10.12.2010. Brasília, 22 de fevereiro de 2011 I - APRESENTAÇÃO CÓDIGO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA

CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA APRESENTAÇÃO O Banco da Amazônia S.A., consciente da importância da ética nas relações com a comunidade em que atua, divulga este Código de Ética, que contém os padrões

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RESPONSABILIDADE DA EMPRESA

CÓDIGO DE ÉTICA RESPONSABILIDADE DA EMPRESA A Alvarez & Muniz Engenheiros Associados Ltda. vêm através deste Código de Ética valorizar a conduta correta de seus colaboradores e tentar reprimir ações ilícitas e comportamentos danosos que possam dificultar

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA G UPO

CÓDIGO DE ÉTICA G UPO CÓDIGO DE ÉTICA G UPO 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 2 1. APLICABILIDADE... 3 ESCLARECIMENTOS... 3 O COMITÊ DE ÉTICA... 3 ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ... 3,4 2. ASSUNTOS INTERNOS... 4 OUVIDORIA... 4 PRECONCEITO...

Leia mais

Código de Ética do Grupo Pirelli

Código de Ética do Grupo Pirelli Código de Ética do Grupo Pirelli A identidade do Grupo Pirelli fundamenta-se historicamente em um conjunto de valores sempre seguidos e apoiados por todos nós. Esses valores, ao longo dos anos, permitiram

Leia mais

Código de ética e Conduta

Código de ética e Conduta DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS GlobalPET Reciclagem S.A Agosto /2014 Código de ética e Conduta Sumário 1. Introdução 2. Objetivos 3. Código de Conduta 4. Código de Ética 5. Valores éticos 6. Princípios

Leia mais

Índice. Missão, Visão, Valores e Princípios Objetivo Aplicabilidade Organização Interna Relacionamento Externo

Índice. Missão, Visão, Valores e Princípios Objetivo Aplicabilidade Organização Interna Relacionamento Externo Código de Conduta Índice Missão, Visão, Valores e Princípios Objetivo Aplicabilidade Organização Interna Relacionamento Externo 3 4 5 6 9 Missão, Visão, Valores e Princípios Missão Visão Princípios Valores

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA. Apresentação

NORMAS DE CONDUTA. Apresentação NORMAS DE CONDUTA Apresentação Adequando-se às melhores práticas de Governança Corporativa, a TITO está definindo e formalizando as suas normas de conduta ( Normas ). Estas estabelecem as relações, comportamentos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Por estar inserida em uma sociedade, a Interact Solutions preza por padrões de conduta ética em suas atividades, quando se relaciona com clientes, fornecedores, canais de distribuição,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O JEITO BRASAL DE SER

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O JEITO BRASAL DE SER CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O JEITO BRASAL DE SER Código de Ética e Conduta 1 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O JEITO BRASAL DE SER 8ª EDIÇÃO Código de Ética e Conduta 3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 COLABORADORES 6 Respeito

Leia mais

Código de Ética. Rio Bravo Investimentos

Código de Ética. Rio Bravo Investimentos Código de Ética Rio Bravo Investimentos Sumário Palavra do CEO 5 i. Do Código de Ética 10 ii. Visão Geral 14 iii. Filosofia Corporativa 16 iv. Valores 20 v. Do Relacionamento Interno, Externo e Políticas

Leia mais

Aliança do Brasil. É assim que a gente faz. Código de Conduta Ética

Aliança do Brasil. É assim que a gente faz. Código de Conduta Ética Aliança do Brasil. É assim que a gente faz. Código de Conduta Ética SUMÁRIO CONCEITO OBJETIVO ABRANGÊNCIA PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTOS CONFLITOS DE INTERESSE CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESERVAÇÃO

Leia mais

Apresentação... 4 A Companhia... 5 O Objetivo... 5 Missão, Visão, Valores... 5 Abrangência...6 Integração... 6 Conflito de Interesses...

Apresentação... 4 A Companhia... 5 O Objetivo... 5 Missão, Visão, Valores... 5 Abrangência...6 Integração... 6 Conflito de Interesses... Código de de ética Ética Adubos Sudoeste Ltda Gestão de Recursos Humanos Telefone: (64) 2102-2000 E-mail: ética@adubossudoeste.com.br 1ª Edição Maio 2011 Apresentação... 4 A Companhia... 5 O Objetivo...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014

CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014 CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014 PALAVRA DA DIRETORIA Apresentamos, com muito prazer, o do Grupo Galvão, que foi elaborado de maneira participativa com representantes dos colaboradores

Leia mais

POLÍTICA EMRPESARIAL DA INT.4

POLÍTICA EMRPESARIAL DA INT.4 POLÍTICA EMRPESARIAL DA INT.4 INTRODUÇÃO Desde que foi fundada em 2001, a ética, a transparência nos processos, a honestidade a imparcialidade e o respeito às pessoas são itens adotados pela interação

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00 Páginas 1/8 1. OBJETIVO O Código de Ética é um conjunto de diretrizes e regras de atuação, que define como os empregados e contratados da AQCES devem agir em diferentes situações no que diz respeito à

Leia mais

Código de Ética e Conduta Empresarial

Código de Ética e Conduta Empresarial Código de Ética e Conduta Empresarial Índice 1. Introdução 2. Guia para o uso do Código de Conduta e Ética - O que é o Código? - Onde se aplica o Código? - Onde se pode ser encontrado o Código? - O Código

Leia mais

Código de Ética e Conduta do grupo Invepar

Código de Ética e Conduta do grupo Invepar Código de Ética e Conduta do grupo Invepar Edição: agosto/2014 1 ÍNDICE Visão, Missão e Valores 6 Fornecedores e prestadores de serviço 14 Objetivos 7 Brindes, presentes e entretenimento 15 Princípios

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS AGI.01 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. INTRODUÇÃO... 2 3. ABRANGÊNCIA E APLICABILIDADE... 2 4. PRINCÍPIOS GERAIS... 2 5. COLABORADORES... 3 A Conduta Pessoal e Profissional... 3 B Condutas não Aceitáveis...

Leia mais

CÓDIGO CÓDIGO DE. CONDUTAÉtic

CÓDIGO CÓDIGO DE. CONDUTAÉtic CÓDIGO CONDUTAÉtica DE CÓDIGO DE CONDUTAÉtic Mensagem do Presidente Este Código de Conduta tem como objetivo formalizar questões éticas criadas a partir dos valores e princípios da Cury Construtora e Incorporadora.

Leia mais

Código de Ética. Âmbito de aplicação

Código de Ética. Âmbito de aplicação Código de Ética Âmbito de aplicação O Código de Ética agora publicado busca orientar as ações da Energias do Brasil S.A. e de suas Controladas ( Energias do Brasil ) cujo âmbito de aplicação considera

Leia mais

Apresentação...4. Glossário...5. Princípios Éticos Suzano...6. Governança Corporativa...6. Integridade...7. Igualdade...9. Transparência...

Apresentação...4. Glossário...5. Princípios Éticos Suzano...6. Governança Corporativa...6. Integridade...7. Igualdade...9. Transparência... Índice Apresentação...4 Glossário...5 Princípios Éticos Suzano...6 Governança Corporativa...6 Integridade...7 Igualdade...9 Transparência...10 Desenvolvimento Sustentável...10 Valorização Profissional...11

Leia mais

MENSAGEM DO PRESIDENTE

MENSAGEM DO PRESIDENTE Ética para viver Ética para viver MENSAGEM DO PRESIDENTE Caro colaborador, A Bandeirante possui missão, visão e valores definidos. Eles estão discriminados em um documento amplamente difundido dentro e

Leia mais

código de ética e conduta empresarial da prodesp ética onduta rodesp

código de ética e conduta empresarial da prodesp ética onduta rodesp onduta ética rodesp ética ordem valorativa e moral de um e (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) empresarial desp Ética Conjunto de regras e preceitos de indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Leia mais

Código de. Ética e Conduta. de Fornecedores

Código de. Ética e Conduta. de Fornecedores Código de Ética e Conduta de Fornecedores Fev/2012 Caro Fornecedor, Palavra do Presidente Este Código de Ética e Conduta de Fornecedores busca orientá-lo sobre as diretrizes da relação entre a Cielo e

Leia mais

PROGRAMA COMPLIANCE VC

PROGRAMA COMPLIANCE VC Seguir as leis e regulamentos é ótimo para você e para todos. Caro Colega, É com satisfação que compartilho esta cartilha do Programa Compliance VC. Elaborado com base no nosso Código de Conduta, Valores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA SISTEMA FIERGS

CÓDIGO DE ÉTICA SISTEMA FIERGS CÓDIGO DE ÉTICA SISTEMA FIERGS CÓDIGO DE ÉTICA SISTEMA FIERGS Sumário 1. Objetivo...7 2. Entidades...9 2.1. Missão... 10 2.2. Visão... 11 2.3. Valores e Princípios... 12 3. Abrangência... 15 3.1 Aplicação...

Leia mais

OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: Trabalho com ÉTICA HONESTIDADE HUMILDADE TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE EMPREENDEDORISMO

OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: Trabalho com ÉTICA HONESTIDADE HUMILDADE TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE EMPREENDEDORISMO OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: O CÓDIGO DE CONDUTA do GRUPO BAHAMAS, composto pelo Supermercado Bahamas e Bahamas Card (BTR), foi elaborado com o objetivo de orientar o trabalho de forma que as nossas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA BB PREVIDÊNCIA FUNDO DE PENSÃO BANCO DO BRASIL INTRODUÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA DA BB PREVIDÊNCIA FUNDO DE PENSÃO BANCO DO BRASIL INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA DA BB PREVIDÊNCIA FUNDO DE PENSÃO BANCO DO BRASIL INTRODUÇÃO Este Código de Ética é público e reúne diretrizes que norteiam o comportamento dos Conselheiros, Dirigentes e Colaboradores

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética MENSAGEM DA DIRETORIA A todos os dirigentes e empregados A Companhia de Seguros Aliança do Brasil acredita no Respeito aos princípios éticos e à transparência de conduta com as

Leia mais

Código de Ética. Responsabilidades: Lideranças Colaboradores. Aplicação do Código de Ética

Código de Ética. Responsabilidades: Lideranças Colaboradores. Aplicação do Código de Ética Código de Ética Sobre nossos Relacionamentos: Relacionamento com Clientes Relacionamento com Acionistas Relacionamento com Colaboradores Relacionamento com Parceiros de Negócio e Fornecedores Relacionamento

Leia mais

MENSAGEM DO PRESIDENTE

MENSAGEM DO PRESIDENTE CÓDIGO DE CONDUTA 1 MENSAGEM DO PRESIDENTE Caro funcionário, Você recebe agora o novo Código de Conduta da Brasil Kirin. Esse documento, que é alinhado à nossa Visão, à Missão e aos nossos Valores, traduz

Leia mais

Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global.

Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global. Código de Ética C 2 O conteúdo deste documento é destinado apenas a visualização, sendo expressamente proibido o uso não autorizado, reprodução, cópia, distribuição, publicação ou modificação por terceiros

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor 03/2014 Índice 1. Considerações... 03 2. Decisões... 04 3. Diretrizes... 05 3.1. Quanto à Integridade nos Negócios... 05 3.2. Quanto aos Direitos Humanos Universais... 06

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 7ª EDIÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 7ª EDIÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 7ª EDIÇÃO 3 SUMÁRIO Introdução 6 Respeito ao indivíduo 7 Colaboradores 7 Liderança 8 Carreira Profissional 9 Conduta e Integridade 10 Zelo Patrimonial Físico e Intelectual 10

Leia mais

Raul Anselmo Randon Presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon

Raul Anselmo Randon Presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon Palavra do Presidente É com satisfação que editamos o Guia de Conduta Ética das Empresas Randon, um instrumento de comunicação que traduz os nossos valores e dá as diretrizes para as nossas ações profissionais,

Leia mais

Princípios de Conduta e Ética

Princípios de Conduta e Ética Princípios de Conduta e Ética Índice 2 Visão, Missão e Valores da Alpargatas 4 Apresentação 6 O que são princípios éticos A quem eles se aplicam O Comitê de Ética da Alpargatas 8 Compromisso com nosso

Leia mais

Cartilha para os. Colaboradores. Rua 105-C, nº 16 Setor Sul - Goiânia/GO CEP: 74.080-310. 62 3224-4767 www.pontaleng.com.br contato@pontaleng.com.

Cartilha para os. Colaboradores. Rua 105-C, nº 16 Setor Sul - Goiânia/GO CEP: 74.080-310. 62 3224-4767 www.pontaleng.com.br contato@pontaleng.com. Cartilha para os 62 3224-4767 www.pontaleng.com.br contato@pontaleng.com.br Rua 105-C, nº 16 Setor Sul - Goiânia/GO CEP: 74.080-310 Colaboradores Cartilha para o colaborador A PONTAL ENGENHARIA acredita

Leia mais

Prezado colaborador, Receba estes Princípios Éticos e de Conduta, que resumem o que já somos e pregam o que nunca devemos deixar de ser.

Prezado colaborador, Receba estes Princípios Éticos e de Conduta, que resumem o que já somos e pregam o que nunca devemos deixar de ser. Prezado colaborador, Fazemos parte de empresas que já nasceram comprometidas com os princípios éticos do exercício da verdade, fundamentais para a nossa credibilidade. Uma identidade cristalina, que nos

Leia mais

Écom muito prazer que divulgo nosso Código de Ética e Conduta.

Écom muito prazer que divulgo nosso Código de Ética e Conduta. Código de Ética e Conduta Carta do Presidente Écom muito prazer que divulgo nosso Código de Ética e Conduta. Procuramos refletir todos os princípios éticos e padrões de conduta emanados pela nossa fundadora

Leia mais

Normas e Procedimentos Éticos do Grupo Atlas Atlas Comércio Exterior Ltda ATL Cargo Ltda.

Normas e Procedimentos Éticos do Grupo Atlas Atlas Comércio Exterior Ltda ATL Cargo Ltda. Normas e Procedimentos Éticos do Grupo Atlas Atlas Comércio Exterior Ltda ATL Cargo Ltda. 1 Palavra da Diretoria Desde a sua criação, o Grupo Atlas tem exercido suas atividades fundamentado em quatro pilares:

Leia mais

Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re.

Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re. 1. Código de Ética 1.1. Introdução Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re. O IRB-Brasil Re valoriza a reflexão ética como forma de aprimorar comportamentos

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

Código de Ética AccessBrasil 1

Código de Ética AccessBrasil 1 Código de Ética AccessBrasil 1 Sumário 01. Objetivos 02. Estrutura Operacional e Fluxo de Informações 03. Missão e Valores 04. Relações com Fornecedores 05. Relações com Clientes e Consumidores 06. Negociações

Leia mais

C Da Nome D Empr PRO idade epar ta esa tamen T OC to OL O DE ENTRE GA Estado RG A C ssina ar go tur a CÓDIGO DE ÉTICA

C Da Nome D Empr PRO idade epar ta esa tamen T OC to OL O DE ENTRE GA Estado RG A C ssina ar go tur a CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA Prezados, O Código de Ética apresenta os princípios éticos que devem orientar as decisões e a conduta dos funcionários do Ultra e parceiros da companhia. Além de expressar os compromissos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CAPANEMA DUARTE ADVOGADOS

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CAPANEMA DUARTE ADVOGADOS CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CAPANEMA DUARTE ADVOGADOS I. Preâmbulo 1.1 Temos como objetivo ser um escritório de advocacia altamente conceituado e referência em nossa área de atuação, o que requer, além de

Leia mais

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL Na ASBRASIL, já foram estabelecidas as direções básicas da ação empresarial, conforme estabelecido em nosso plano de negócios que deseja se consolidar em uma cultura

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta 1 2 Código de Ética e Conduta Índice Considerações Gerais... 5 Carta da Administração... 7 Cultura Corporativa... 8 Código de Ética e Conduta... 10 Associados...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S.A. - CENIBRA

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S.A. - CENIBRA CELULOSE NIPO-BRASILEIRA S.A. - CENIBRA Belo Oriente, 24 de julho de 2014. A todos os empregados e parceiros, Ao elaborar este Código de Conduta Ética, a CENIBRA reafirma o seu compromisso público com

Leia mais

Código de Conduta Ética do Laboratório Sabin. Nossos Princípios, Valores e Crenças

Código de Conduta Ética do Laboratório Sabin. Nossos Princípios, Valores e Crenças Código de Conduta Ética do Laboratório Sabin Nossos Princípios, Valores e Crenças Gestão Empresarial e Práticas Organizacionais 1. Relacionamentos 1.1. Com colaborador 1.2. Com clientes e fornecedores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA Para a QUAY, o Código de Ética e Conduta evidencia o propósito da empresa de buscar o constante aperfeiçoamento de seus valores, respeitando a

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST CONFLITOS DE INTERESSE. 2.1 Missão 2.2 Visão 2.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST CONFLITOS DE INTERESSE. 2.1 Missão 2.2 Visão 2. CÓDIGO DE ÉTICA 1 INTRODUÇÃO 2 DIRETRIZES AO CÓDIGO DE ÉTICA DA EMPRESA 2.1 Missão 2.2 Visão 2.3 Valores SUMÁRIO 1 2 2 2 2 3 COMPROMISSOS ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA AGRINVEST 3.1 No relacionamento com

Leia mais

PSS - Seguridade Social

PSS - Seguridade Social CÓDIGO DE ÉTICA PSS Índice Página 1. Apresentação 2 2. Introdução 3 3. Objetivos Gerais 3 4. Integridades Profissional e Pessoal 4 5. Condutas Não Aceitáveis 5 6. Condutas Esperadas 6 7. Relações com os

Leia mais

PRISMA EDIFICAÇÕES E ENGENHARIA

PRISMA EDIFICAÇÕES E ENGENHARIA PRISMA EDIFICAÇÕES E ENGENHARIA 2 Código de Conduta Prisma Edificações e Engenharia I - O que é o Código de Conduta da Prisma Edificações e Engenharia? O Código de Conduta da Prisma é um instrumento criado

Leia mais

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1 Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 1 CÓDIGO DE ÉTICA GRUPO BONSUCESSO 2 Sumário 1. Introdução...3 2. Postura pessoal e profissional...4 3. Relacionamento com público interno...6 4. Relacionamento

Leia mais

Introdução: Código de Conduta Corporativa

Introdução: Código de Conduta Corporativa Transporte Excelsior Ltda Código de Conduta Corporativa Introdução: A Transporte Excelsior através desse Código Corporativo de Conduta busca alinhar e apoiar o cumprimento de nossa Missão, Visão e Valores,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Laboratório Weinmann Ltda.

CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Laboratório Weinmann Ltda. CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Laboratório Weinmann Ltda. 1 Objetivo Descrever e comunicar os princípios que norteiam o relacionamento do Laboratório Weinmann Ltda. com as suas partes interessadas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO

CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO invepar índice Apresentação Visão, Missão, Valores Objetivos Princípios Básicos Pág. 4 Pág. 6 Pág. 7 Pág. 8 Abrangência / Funcionários Empresas do Grupo Sociedade / Comunidade

Leia mais

MEGAINVEST. Código de Ética

MEGAINVEST. Código de Ética Código de Ética Sumário - Do Código de Ética - Filosofia Corporativa - Valores - Do Relacionamento Interno, Externo e Políticas Relacionadas - Exceções ao Código, Sanções e Punições Acreditamos que, no

Leia mais

Visão, Missão e Valores do Grupo Bravante

Visão, Missão e Valores do Grupo Bravante CÓDIGO DE ÉTICA O Grupo Bravante apresenta a todos os seus colaboradores o seu Código de Ética. O objetivo deste é definir com clareza os princípios e valores éticos que norteiam todos os procedimentos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA SUMÁRIO 1 ÉTICA...03 2 APRESENTAÇÃO...04 3 APLICAÇÃO...05 4 FINALIDADES...06 5 DEFINIÇÕES...07 6 CULTURA ORGANIZACIONAL...08 6.1 MISSÃO...08 6.2 VISÃO...08 6.3 VALORES...08 6.4

Leia mais

Identidade Organizacional. Prezado,

Identidade Organizacional. Prezado, Prezado, Apresentamos a todos os colaboradores, o Código de Conduta da Bolt Transportes, que foi minuciosamente elaborado de acordo com os valores que acreditamos ser essenciais para o um bom relacionamento

Leia mais

MENSAGEM. Para melhor entendimento, a definição dos termos técnicos utilizados está no início deste Código, sob a denominação de glossário.

MENSAGEM. Para melhor entendimento, a definição dos termos técnicos utilizados está no início deste Código, sob a denominação de glossário. MENSAGEM É com satisfação que apresentamos o Código de Conduta da Marcopolo, atualizado pelo Comitê de Recursos Humanos e Ética em Junho de 2014 e aprovado pelo Conselho de Administração em 19 de agosto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA TECNORED

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA TECNORED CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA TECNORED SUMÁRIO Introdução da Diretoria Disposições Gerais Princípios Fundamentais Conformidade com a Lei Confidencialidade das Informações Segurança das Informações da Empresa

Leia mais

6.2.2 RISCO SOCIOAMBIENTAL NA CONCESSÃO DE CRÉDITO 6.3 RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES

6.2.2 RISCO SOCIOAMBIENTAL NA CONCESSÃO DE CRÉDITO 6.3 RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES Índice 1. INTRODUÇÃO 2. PARTES INTERESSADAS. NORMATIVOS. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA. PRINCÍPIOS 6. DIRETRIZES 6.1 NORMATIZAÇÃO 6.2 GERENCIAMENTO DO RISCO SOCIOAMBIENTAL 6.2.1 RISCO SOCIOAMBIENTAL DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Código de Conduta Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Brasil Kirin

Código de Conduta Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Brasil Kirin Código de Conduta Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Brasil Kirin 1 Código de Conduta do Fornecedor Brasil Kirin Introdução O objetivo deste Código de Conduta é orientar os nossos fornecedores

Leia mais

Código de Conduta Empresarial

Código de Conduta Empresarial Código de Conduta Empresarial MENSAGEM DO PRESIDENTE Prezados(as) Colaboradores(as), Todos nós temos uma razão de ser, nossos propósitos de vida e princípios que regem nossos comportamentos, atitudes e

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA 1ª Edição Fevereiro 2013

CÓDIGO DE ÉTICA 1ª Edição Fevereiro 2013 CÓDIGO DE ÉTICA 1ª Edição Fevereiro 2013 Se surgirem dúvidas sobre a prática dos princípios éticos ou desvios de condutas, não hesite em contatar o seu superior ou o Comitê de Ética. SUMÁRIO O CÓDIGO DE

Leia mais

Código de conduta empresarial

Código de conduta empresarial Código de conduta empresarial ÍNDICE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Mensagem do Presidente do Conselho de Administração da InterCement O que é este Código de Conduta Objetivos do Código de Conduta Empresarial

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria 2007 A Mensagem da Diretoria história da Responsabilidade Social na Copacol está intrínseca desde que abriu as portas do cooperativismo no Oeste do Paraná, em 1963. Com a assinatura do Pacto Global, essa

Leia mais

A missão da Itapoços é transformar, através da prestação de serviços de qualidade, água em prosperidade e desenvolvimento sustentável, contribuindo

A missão da Itapoços é transformar, através da prestação de serviços de qualidade, água em prosperidade e desenvolvimento sustentável, contribuindo ITAPOÇOS POÇOS ARTESIANOS DE ITABIRA NASCIMENTO LTDA Introdução A missão da Itapoços é transformar, através da prestação de serviços de qualidade, água em prosperidade e desenvolvimento sustentável, contribuindo

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética Jeito de Ser Índice 3 Introdução 3 Carta do Presidente 3 Missão do Grupo Marisa 3 Valores do Grupo Marisa 3 Código de Conduta Ética v Áreas de Relacionamento Colaboradores Fornecedores

Leia mais

Código de Conduta Corporativa

Código de Conduta Corporativa Código de Conduta Corporativa Código de Conduta Corporativa 04 Introdução 05 Objetivo 06 Razão de Ser 07 Princípios de Comportamento 16 Confidencialidade 18 Relacionamentos 23 Gestão do Código de Conduta

Leia mais

MANUAL DE ASPECTOS JURÍDICOS DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CEMIG SAÚDE

MANUAL DE ASPECTOS JURÍDICOS DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CEMIG SAÚDE Av. Barbacena, 472 8º andar Barro Preto CEP: 30190-130 Belo Horizonte/MG Tel.: 3253.4917 E-mail: renata.gontijo@cemigsaude.org.br Portal Corporativo: www.cemigsaude.org.br MANUAL DE ASPECTOS JURÍDICOS

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA GSIME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA LTDA Nome Fantasia: GTI Solution

CÓDIGO DE ÉTICA DA GSIME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA LTDA Nome Fantasia: GTI Solution CÓDIGO DE ÉTICA DA GSIME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA LTDA Nome Fantasia: GTI Solution GTI Solution Código de Ética: GSIME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA LTDA 1. INTRODUÇÃO A GSIME TECNOLOGIA E INFORMÁTICA LTDA

Leia mais

Manual de Conduta LOGÍSTICA

Manual de Conduta LOGÍSTICA Manual de Conduta LOGÍSTICA Manual de Conduta do GRUPO PACER 1. Mensagem do Presidente 2. Apresentação 3. A Empresa 4. Uso da Marca Pacer 5. Uso de Recursos de Informática 2 6. Boas Práticas: Uniforme,

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

Princípios de Conduta e Ética

Princípios de Conduta e Ética Princípios de Conduta e Ética Índice 2 Apresentação 4 Visão, Missão e Valores da Alpargatas 6 O que são princípios éticos A quem eles se aplicam O Comitê de Ética da Alpargatas 8 Compromisso com nosso

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética MENSAGEM DO PRESIDENTE O Código de Conduta Ética das Empresas Concremat contempla os princípios que devem estar presentes nas relações da empresa com seus colaboradores, clientes,

Leia mais

Código de Conduta e Ética

Código de Conduta e Ética Código de Conduta e Ética 2014 1. Introdução ao Código de Conduta e Ética A Ávato preocupa-se em manter a qualidade de seus produtos e serviços, bem como, sua imagem no mercado. Assim, construiu o Código

Leia mais

O QUE SE ESPERA DE UMA GERENTE BARRED S

O QUE SE ESPERA DE UMA GERENTE BARRED S O QUE SE ESPERA DE UMA GERENTE BARRED S Ela lidera a equipe, contrata, acompanha e desenvolve equipes, faz o plano de vendas, cuida do ponto de venda e da vitrine, controla o estoque, monitora e motiva

Leia mais

Diretoria. DC 41 Rev.: 01 Página 1 de 15. Sumário

Diretoria. DC 41 Rev.: 01 Página 1 de 15. Sumário DC 41 Rev.: 01 Página 1 de 15 Sumário Parte 1 - Fundamentação do Código de Ética Societário 1.1 - Conceito 02 1.2 - Objetivos 02 1.3 - Princípios 02 1.4 - Governança Corporativa 04 1.5 - Diferencial Competitivo

Leia mais

Os Valores e o Código ético do Grupo Pirelli

Os Valores e o Código ético do Grupo Pirelli Os Valores e o Código ético do Grupo Pirelli Os valores éticos como base da ação. Aidentidade de nosso Grupo assenta-se historicamente num conjunto de valores que foram ao longo dos anos visados e tutelados

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ÍNDICE I. Introdução... 6 II. Carta de Apresentação... 7 III. Diretrizes Gerais... 8 IV. Ambiente de Trabalho... 10 a) Utilização e Preservação de Bens... 10 b) Segurança e

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

Visão Ser reconhecida pelos nossos clientes como uma das melhores provedoras brasileiras de serviços logísticos integrados.

Visão Ser reconhecida pelos nossos clientes como uma das melhores provedoras brasileiras de serviços logísticos integrados. 1. INTRODUÇÃO Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Este Código de Ética reúne as diretrizes que devem ser observadas em nossa ação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1. Introdução Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Este Código de Ética e Conduta da UTC Participações

Leia mais

Política Corporativa Setembro 2012. Política de Recursos Humanos da Nestlé

Política Corporativa Setembro 2012. Política de Recursos Humanos da Nestlé Política Corporativa Setembro 2012 Política de Recursos Humanos da Nestlé Autoria/Departamento Emissor Recursos Humanos Público-Alvo Todos os Colaboradores Aprovação Concelho Executivo, Nestlé S.A. Repositório

Leia mais

Política de Ética Política de Ética de Negócios de Negócios

Política de Ética Política de Ética de Negócios de Negócios Política de de Ética Ética de de Negócios Política de Ética de Negócios Política de Ética de Negócios A fi losofi a de negócios da G4S foi desenvolvida em torno de um conjunto de valores que são fundamentais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ÍNDICE Carta da Administração...3 1) Os nossos Princípios...4 2) O Comitê de Ética...4 3) Responsabilidades...4 4) Penalidades...4 5) Comunicação das Transgressões...5 6) Denúncias...5

Leia mais

Código de Conduta. Conduta Empresarial Excelência na Administração. Relações do Trabalho

Código de Conduta. Conduta Empresarial Excelência na Administração. Relações do Trabalho A primeira frase deste documento sintetiza os objetivos desse trabalho, quando abrimos o tema Conduta Empresarial. Está lá: Mantemos a Governança Corporativa da Seguros Unimed alinhada com as boas práticas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DEFENDA BUSINESS PROTECTION SERVICES & SOLUTIONS Direitos Autorais Este documento contém informações de propriedade da Defenda Business Protection Services & Solutions. Nenhuma

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2013

CÓDIGO DE CONDUTA 2013 CÓDIGO DE CONDUTA 2013 CARTA DO PRESIDENTE A, traduzimos nossos valores e damos diretrizes à, de modo a garantir um relacionamento transparente e harmonioso com clientes, e e cotidianas de trabalho., aqui

Leia mais

17 DE. Política de Relacionamento com Fornecedores

17 DE. Política de Relacionamento com Fornecedores 17 DE NOVEMBRO DE 1889 Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES A Empresa A Centrais Elétricas de Santa Catarina

Leia mais

PRINCIPAIS NORTEADORES ESTRATÉGICOS DA UNIMED VALE DAS ANTAS/RS.

PRINCIPAIS NORTEADORES ESTRATÉGICOS DA UNIMED VALE DAS ANTAS/RS. UNIMED VALE DAS ANTAS, RS - COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE LTDA Ramo: Cooperativa Médica de Serviços de Saúde Período de Relato: de 27/02/2014 a 24/02/2015 E-mail: rh@valedasantas.unimed.com.br / gerencia@valedasantas.unimed.com.br

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta visa dar a conhecer de forma inequívoca aos colaboradores, clientes, entidades públicas, fornecedores e, de uma forma geral, a toda a comunidade os valores preconizados, vividos e exigidos pela empresa,

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais