XenServer 6 FREE. Autor: Marcos José Andrade Viana Analista de Infraestrutura de TI Embrapa Milho e Sorgo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XenServer 6 FREE. Autor: Marcos José Andrade Viana Analista de Infraestrutura de TI Embrapa Milho e Sorgo"

Transcrição

1 XenServer 6 FREE Autor: Marcos José Andrade Viana Analista de Infraestrutura de TI Embrapa Milho e Sorgo Conteúdo 1. Introdução Requerimentos para o XenServer Baixando Citrix XenServer 6 e XenCenter Resumos da instalação do Xen Instalação e Requerimentos do XenCenter Instalando o XenServer Instalando o XenCenter Conhecendo o XenCenter Criando uma Máquina Virtual (VM) Criando uma Storage NFS Criando uma Storage ISO Clonar uma VM Snapshots de VMs Instalação e utilização do XenServer Tools Introdução Esse tutorial visa descrever a instalação e configuração de um ambiente para virtualização de servidores usando o Xen Server 6, versão FREE. A escolha do Xen Server 6 FREE da Citrix foi devido a essa distribuição possuir várias vantagens em relação a versão FREE de seu maior concorrente da VmWARE, como pode-se verificar no quadro abaixo. Funcionalidades Citrix XenServer 6 VMware ESXi 5 Suporte a Vários Sockets (Processador Físico) Sem restrições Suporte a Somente 01 Socket (Processador Físico) Memória Ram no Host 1 TB RAM no Host 32 GB no Host Tamanho máximo de Memória RAM na VM 128 GB RAM 32 GB RAM

2 Instalação Bare-metal Gratuito Gratuito Ferramentas de migração P2V e V2V Gratuitas Gerenciamento Múltiplo de Servidores Pools de Recursos (Cluster) e Storage Compartilhado Snapshots de máquinas virtuais (VM) Monitoramento de performance em tempo Real Migração a Quente (XenMotion) e Backup de VMs Incluso Quantidade de vcpu (Processador Virtual) por máquina Virtual Gratuito Gratuito Gratuito. Para servidores com mesmo hardware Gratuito Grauito Gratuito Suporte a 16 vcpu para VMs Windows e suporte a 32 vcpu para VMs Linux Gratuito Não possui. Gerenciamento Comprar vcenter Server Não possui Não possui Não possui Não possui 8 vcpu para cada VM Modo Manutenção Incluso Não possui Atualização do Hypervisor Facilitado com Assistentes dentro do XenCenter Linha de comando Templates VMs Gratuito Não Possui Clonar VMs Gratuito Não Possui Suporte a SNMP Gratuito Não Possui Fonte: 2. Requerimentos para o XenServer XenServer é executado diretamente no seu hardware, então não haverá nada entre o hardware e o XenServer. Em outras palavras, o XenServer funcionará literalmente como o sistema operacional. Ele vai falar diretamente com o hardware, incluindo a interface de rede (NIC) e controlador de armazenamento. Ele requer uma CPU 64-bit com a tecnologia Intel VT ou AMD-V habilitado, isso é mais como uma especificação recomendada, não significa que XenServer não será instalado se o seu processador não possuir suporte a Intel VT ou AMD-V habilitado. Porém, ele terá seus recursos e funcionalidades bem limitadas. O XenServer é um hypervisor paravirtualizado, usa a técnica de paravirtualização. Portanto, requer que o processador existente em seu servidor físico possua suporte a tecnologia de virtualização para que você aproveite todas as funcionalidades e vantagens dessa tecnologia. É peciso de um mínimo de 2 GB de RAM só para instalar XenServer, mas o recomendado é de pelo menos 8 GB, especialmente se você pretende hospedar múltiplas máquinas virtuais. XenServer sozinho vai exigir 16 GB de espaço em disco. Mas, novamente, você vai precisar de mais para as máquinas virtuais caso deseje hospedá-las localmente.

3 Pode-se instalar até 1 TB de RAM, 16 placas de rede, e 64 processadores lógicos em um host físico que executa o XenServer. Lembre-se que os processadores lógicos é uma combinação dos núcleos, o hyperthreading que está ativado, etc. É recomendado que você verifique a lista de compatibilidade de hardware (HCL) no hcl.xensource.com antes de comprar qualquer do hardware ou periféricos que você pretende anexar ao seu servidor. 3. Baixando Citrix XenServer 6 e XenCenter Você pode baixar XenServer e XenCenter de Ou se você tiver uma conta MyCitrix, você pode ir para e baixálo de lá. XenServer 6 é um 508 MB download (ISO), enquanto XenCenter é uma descarga 41 MB. 4. Resumos da instalação do Xen Configurar o XenServer é rápido e fácil e leva aproximadamente 10 minutos. Abaixo estão os passos: 1. Queime o ISO baixado para um CD e insira em sua unidade óptica. 2. Certifique-se de VT (ou AMD-V) está ativado no BIOS do seu servidor. 3. Inicialize o CD. 4. Responda às perguntas básicas de instalação e reinicie. 5. Realizar configurações iniciais, como atribuir um endereço IP, um nome de host, senha, e assim por diante. 6. Conecte o seu XenServer usando XenCenter. 5. Instalação e Requerimentos do XenCenter Citrix XenCenter é um aplicativo baseado no Windows que pode ser instalado em uma máquina física ou virtual. Deve ser instalado em qualquer um dos seguintes Windows: Windows XP, Vista, 7, Server 2003, 2008 e 2008R2. Ele requer.net Framework 3.5. O requisito de CPU mínima é de 750 MHz e 1 Ghz é o mais recomendado. RAM mínima exigida é de 1 GB, mas o recomendado é 2 GB. Ocupa 100 MB de espaço em disco e funciona com uma placa de rede com pelo menos 100 Mb de velocidade. Finalmente, a resolução mínima exigida é de tela de 1024 x 768. Mais adiante será demonstrado o processo de instalação. 6. Instalando o XenServer Monte o ISO CD que queimou em seu servidor físico.

4 Uma vez que ele inicia já vai começar a instalar automaticamente o XenServer. A primeira informação que será solicitada é o tipo de teclado que pretende utilizar. Escolha um e clique em OK.

5 Clique OK novamente na tela seguinte que é apenas informativa sobre instalação do XenServer. Sinta-se a vontade para ler o Contrato de Licença e clique em Aceitar EULA quando você estiver pronto clique em Accept EULA.

6 A CPU desse servidor já está com a tecnologia Intel VT habilitada. No entanto, propositalmente ela foi desativada, a fim de mostrar o que você vai encontrar ao instalar XenServer em um sistema que não tem Intel VT (ou AMD-V) habilitado. Assim como, se seu sistema já possui Intel VT (ou AMD-V), porém você se esqueceu de ativá-lo. Então é isso que você vai ver. Tudo que você tem a fazer é voltar para a BIOS e habilitá-lo lá. Agora, vamos ver o que acontece quando você clica em OK. O sistema irá continuar a ser instalado normalmente e a próxima pergunta é referente ao lugar onde você gostaria de instalar o XenServer. Em nosso caso, existe 50 GB de espaço em disco local livre, então vamos em frente e instalar XenServer lá. Eu só selecionar a e clique em OK. Não vamos marcar a opção Enable....XenDesktop ela só deve ser marcarda para otimizar

7 a utilização de virtualização de Desktops no XEN e isso não é nosso foco no momento. Selecione a fonte de sua mídia de instalação. Em nosso caso, é a mídia local, mas pode ser HTTP, FTP ou NFS para você. Clique em OK. Em seguida, você será perguntado se deseja instalar quaisquer pacotes adicionais, como drivers. Em nosso caso, não temos nenhum, então só selecione Não.

8 Depois disso, você será perguntado se deseja verificar a integridade da ISO que você baixou para se certificar de que não está corrompido e que ele é um bom ISO para efetuar a instalação. Desde que se tenha certeza que o ISO está ok não é preciso realizar esse teste, então vamos optar por pular esta parte e clique em OK. Configure uma senha para a conta de root.

9 Você pode então escolher se deve permitir que o DHCP atribua a esta instalação um endereço IP ou se vai atribuir um endereço IP manualmente. Em nosso caso, vamos deixar o DHCP fazer a atribuição. Mas quando for usar em um ambiente de produção é aconselhado que se destine um ip estático para o servidor. Em seguida será a configuração do host. Novamente, você pode deixar DHCP cuidar disso, caso deseje, ou pode atribuir um nome manualmente ao host. Escolhemos atribuir um, dando-lhe o nome de "xs.trainsignal.com". No entanto, vamos deixar para DHCP definir a configuração de DNS. Como você pode ver, você também pode fazer as coisas manualmente. Clique em OK.

10 Encontre sua localização geográfica, selecione e clique OK. Encontre sua cidade ou área e clique em OK.

11 Se você tiver um servidor NTP, é fundamental que você configure as definições de tempo em seu XenServer corretamente. E recomendado, que se você vai fazer várias instalações do XenServer deve ter um servidor NTP de algum tipo rodando em sua rede. Selecionar a opção using NTP na tela e digite o endereço IP do servidor NTP na tela seguinte e clique em OK. Neste ponto, você deve estar pronto para instalar XenServer, então vá em frente e clique em Install XenServer.

12 Em seguida, você verá a preparação para a tela de instalação. Se você optar por definir a hora manualmente, como fizemos, você verá algo como isto:

13 Digite o horário correto (ou fazer com que tudo está bem) e clique em OK. Quando você chegar à tela de Instalação Concluída, clique em OK para concluir o processo. Você vai então passar por uma reinicialização final, imediatamente após o qual o XenServer deve ser instalado e pronto. Só não se esqueça de ejetar a mídia ótica que continham o seu instalador.

14 O que fizemos até agora foi cobrir a configuração básica do servidor. Ele já incluiu uma atribuição de endereço IP, assim você pode se conectar a esse servidor imediatamente apóso boot. Tome nota de que o endereço IP, porque você vai precisar dele logo a afrente nesse tutorial.

15 7. Instalando o XenCenter Então, agora vamos mostrar o processo de instalação do XenCenter e como conectar ao seu servidor recém-configurado. Baixe o arquivo de instalação para XenCenter em um ambiente Windows. Pode ser qualqeur estação de sua rede. Quando ele estiver pronto, inicie o instalador. É apenas uma simples instalação, então basicamente você só precisa continuar clicando em Next até chegar à tela com o botão Install e clicar nele. Clique Yes.

16 Então clique em Finish. 8. Conhecendo o XenCenter Vamos dar um breve passeio no XenCenter. Para isso, inicialmente Inicie o programa no menu Iniciar.

17 A primeira coisa que vai lhe será pergunto é se você quer verificar periodicamente a Internet para atualizações. Eu sugiro que você clique em Yes. Veja como XenCenter parece (vide imagem abaixo) antes de qualquer host ou pools de servidroes serem adicionados a ele. Para se conectar ao host XenServer que você configurou anteriormente, clique em Adicionar um servidor.

18 Digite o endereço IP do servidor e também a senha que você atribuiu para a sua conta root. Depois clique em Add. Uma das primeiras coisas que você deve ter certeza é de que você realmente dicionou um novo XenServer no XenCenter, para isso é necessário salvar e restaurar o estado de conexão do servidor. Marque a caixa abaixo que vai fazer exatamente isso.

19 Depois disso você terá permissão para configurar uma senha mestre para todos os XenServers você estará associando com este XenCenter. Clique Require a master password e em seguida, digite sua senha mestra desejada nos campos fornecidos. Após clicar em OK, você será levado de volta à tela principal, onde você verá o seu XenServer já adicionado XenCenter.

20 9. Criando uma Máquina Virtual (VM) No XenCenter Clique com o botão direito do mouse sobre o servidor físico que você deseja instalar uma nova máquina virtual. Quando fizer isso, surgirá um menu suspenso, nele escolha a opção New VM...

21 Surgirá uma tela com várias Templates, você deve escolher uma delas, vamos escolher o Debian Squeeze 64 bits, depois clique em Next. Na próxima tela você vai escolher um nome e escrever um comentário para a máquina virtual que está sendo criada.

22 Na próxima tela escolha o dispositivo onde você vai colocar o CD/DVD de instalação do Sistema Operacional que você está instalado na máquina virtual, em nosso caso, Debian Squeeze. Na próxima tela você vai escolher o local onde vai instalar a máquina virtual, se existisse um pool de servidores configurado, nessa tela seriam mostrados todos os servidores desse pool pra que você escolhesse onde desejava colocar a máquina virtual. No entanto como não temos só surgirá o servidor no qual clicamos com o botão direto para iniciar a instalação da VM.

23 Nessa próxima tela, você vai escolher o número de CPUs e quantidade de memória que deseja destinar a maquina virtual. Agora você vai informar o tamanho do disco que deseja destinar a maquina virtual. Por padrão surgira um disco de 8GB você pode clicar sobre ele depois no botão

24 Proprierties e alterar o tamanho desse disco. Assim como você também pode adicionar um novo disco clicando em Add... Depois vai escolher qual a placa de rede que deseja utilizar. No caso abaixo estão sendo exibidas as 4(quatro) interfaces que nosso servidor possui.

25 E então, na próxima janela clique em Finish para finalizar a instalação. Perceba que a opção para deixar a maquina virtual startar automaticamente após sua criação ficou selecionada. Depois de finalizada, certifique-se de que o disco de instalação está dentro da unidade de CD/DVD para iniciar a instalação do sistema operacional na VM, o processo de instalação pode ser acompanhado pela console no XenCenter. Para isso, clique na maquina virtual que você acabou de criar e depois na aba console. Dê prosseguimento a instalação normalmente como se instala em qualquer máquina física. Depois de finalizada voe poderá fazer acesso a máquina virtual via SSH ou pelo próprio console do XenCenter.

26 Obs.: Caso ocorra algum erro na primeira inicialização da maquina virtual você deve executar o comando abaixo dentro da console do Servidor(Máquina Física e não virtual) no XenCenter, no caso acima o servidor físico é o xenserver2, então clique nele e depois na aba Console. O número uuid é o da máquina virtual e você pode coletá-lo clicando na aba General da máquina virtual. xe vm-param-set uuid=2e6340b8-30ec-30a9-126f-d10201ab4f28 HVM-bootpolicy="BIOS order" HVM-boot-params:order="dc" 10. Criando uma Storage NFS Abaixo será demonstrado como criar um Storage NFS para ser utilizado pelas máquinas virtuais a serem criados em um servidor XenServer. Como não temos um pool de servidores o storage será criado individualmente só para um XenServer e consequentemente as VMs que serão criadas nele. OBS.: Se houvesse um pool de servidores ele poderia ser criado para esse pool e a migração de maquina virtuais entre servidores do pool seria feita de forma trivial, mesmo na versão free do XenServer. O Primeiro passo é instalar e configurar o NFS no Storage para que seja possível o acesso a partir do XenSever. Em nosso caso instalamos o NFS em um Storage(que na realidade é um servidor Linx Debian) e criamos um compartilhamento NFS chamado storage. Depois disso é só clicar como botão direito do mouse sobre o XenServer para o qual deseja disponibilizar um storage e escolher a opção New SR...

27 Surgirá uma tela onde você poderá escolher o tipo de conexão com o Storage, perceba que o XenServer possui suporte a várias conexões, aqui vamos usar a NFS escolhendo a opção NFS VHD e depois clicando em Next. Na próxima tela você irá digitar um nome para o Storage.

28 Agora é necessário informar o nome ou ip do Storage e o compartilhamento NFS que você deseja conectar. Para certificar-se que o acesso ao compartilhamento NFS está ok clique no botão Scan. Se não surgir nenhum erro basta clicar em Finish para finalizar a instalação do Storage.

29 O Sotrage criado agora será exibido na tela do XenCenter como mostramos na figura abaixo. Com um storage configurado agora quando for criar uma máquina virtual e chegar na janela de criar o disco da maquina virtual você poderá optar por criar o disco localmente ou no storage. Como pode-se perceber na janela abaixo. Obs: Se o disco for criado no Storage, pricipalment usando tecnologia NFS, o acesso aos dados ficará mais lento. O ideal é usar tecnologias Fiber Channel ou iscsi para fazer conexão a um Storage. 11. Criando uma Storage ISO

30 Um Storage de ISOs facilita o processo de instalação do Sistema Operacional em máquinas virtuais, com ele configurado não é preciso inserir o CD/DVD do SO sempre que for iniciar a instalação de uma nova VM. O Procedimento é muito parecido com o de criar um Storage NFS. Clique com o botão direito sobre o XenServer e escolha New SR... Na próxima janela escolha a opção NFS ISO e clique em Next. Escolha um nome para o Storage de ISOs

31 Informe o caminho de acesso. Perceba que criamos um repositório dentro do nosso Storage NFS, mas poderia ser em qualquer outro local que use NFS para conexão. Depois clique em Finish. Agora, quando for criar uma máquina virtual e chegar na janela onde escolhe o dispositivo onde está o CD/DVD de instalação do Sistema Operacional poderá optar por

32 apontar para um ISO que deve estar armazenada no Storage ISO que acabamos de criar. O procedimento é exibido na janela abaixo. 12. Clonar uma VM A funcionalidade de clonar VM é trivial usando o XenCenter. Bastar clicar com o botão diretito sobre a VM que deseja clonar e escolher a opção Copy VM....

33 Depois é só escolher o local para onde deseja copiar a VM, perceba que você também tem a opção de copiá-la para o Storage. Se tivéssemos um pool de servidores poderíamos copiar para qualquer outro servidor do pool. 13. Snapshots de VMs Podemos realizar backups de VMs por meio de snapshots mesmo com ela em pleno funcionamento. Basta ir a guia Snapshots e depois escolher a opção Take Snapshot..

34 Será solicitado um nome para o snapshot e logo depois ele será criado. Depois de criado o snapshot ele pode ser utilizado como template para criar outras VMs ou mesmo ser exportada para outro repositório. Para exportar basta clicar com o botão direito sobre o snapshot, como exibimos na imagem abaixo

35 14. Instalação e utilização do XenServer Tools Sem o XenServer Tools não podemos: - Efetuar shutdown, reboot ou suspend em VM. - Visualizar desempenho de dados das VMs no XenCenter - Migrar uma VM online com o XenMotion - Criar snapshot em memória ou reverter para snapshot - Ajustar o número de vcpus em uma VM rodando Linux (VM Windows requerem reboot para surtir efeito) - Criação de um único pool com todos os servidores Para instalar Xenserver Tools clique com botão direito na máquina virtual e escolher a opção Instalar XenServer Tools. Ele deve ser instalado para cada máquina virtual.

36 Então o XenCenter abrirá automaticamente a console da VM na qual deseja instalar o XenServer Tools. Execute os comandos abaixo para completar a instalação: cd /mnt/ mkdir xs-tools mount /dev/scd0 xs-tools/ cd xs-tools/linux/ Para versões baseadas em Debian:./install.sh Para versões baseadas em RedHat: rpm -Uhv xe*x86_64.rpm Depois de instalado o XenServer Tools você poderá acompanhar a performance de vários aspectos de hardware de sua VM, como: Processador, Memória e Placas de Rede. É importante ressaltar que também podemos instalar o pacote para acompanhar o desempenho do Servidor Físico. Abaixo exibimos a tela de performance para o servidor físico e para uma máquina virtual.

37 FIM Referências:

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi A virtualização de desktops pode ser trabalhada sobre servidores virtuais e esta técnica torna nossa tecnologia ainda mais atraente. Certifique-se que o seu

Leia mais

INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE

INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE A Microsoft disponibilizou em seu site, o link para download da versão Preview do Windows Server 2012 R2. A licença do produto irá expirar somente

Leia mais

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro?

Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Como criar uma máquina virtual para instalar o Windows XP ou outro? Existem vários programas para isso, entre eles o Parallels que é pago, o VMWare, o Virtual Box e outros. Hoje vamos abordar o Virtual

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

VMware vcenter Converter TM

VMware vcenter Converter TM VMware vcenter Converter TM Esta pode ser uma ótima ferramenta a ser utilizada durante validação de software de terceiros com a tecnologia NComputing. Vmware Converter é uma ferramenta gratuita que permite

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple 1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple Requisitos mínimos: Conhecimentos intermediários de informática, uma cópia genuína do Microsoft Windows. 1. Certifique-se de que seu sistema

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR Talegal Services +258 820271343 +258 848162924 +258 844459500 www.deogracio-e-raquinha.webnode.pt Aprenda a usar um pen drive como

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0 Procedimento para instalar virtualizado no Página: 1 de 15 Introdução Este documento abordará os procedimentos necessários para instalar o (AFW) virtualizado em um servidor ESXi. Será compreendido desde

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3

Guia do Usuário ProAnalir 2013. Introdução... 2. Liberação das licenças... 3 Área Universidade Prosoft Autor Valquíria Coelho Criação 26/02/2013 Publicação - 28/02/2013 Distribuição Franqueadora, Franquias e Clientes. Guia do Usuário ProAnalir 2013 Conteúdo: Introdução... 2 Liberação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12

PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 PROCESSO DE COMPRA BTRIEVE 12 A Contmatic está disponibilizando para você uma nova opção de banco de dados. Chegou o Btrieve 12, lançado mundialmente em 2016, esta nova versão já está adaptada para os

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do AR Soluti - Goiânia Catalogação do Documento Titulo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do Classificação Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos :

First Step Linux. Instalação do VirtualBox Para instalar o software VirtualBox siga os seguintes passos : First Step LINUX First Step Linux Experimente o Linux É possível experimentar o Linux sem alterar o sistema operativo actual do seu computador. Com o software Virtual Box consegue criar um ambiente virtual

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

Sophos SafeGuard Disk Encryption

Sophos SafeGuard Disk Encryption Sophos SafeGuard Disk Encryption Guia: Este manual irá mostrar os procedimentos necessários para instalar o Sophos SafeGuard Disk Encryption bem como os primeiros passos para a utilização. Data do Documento:

Leia mais

Escrito por Daniel Donda Seg, 27 de Outubro de 2008 17:34 - Última atualização Sáb, 03 de Julho de 2010 23:37

Escrito por Daniel Donda Seg, 27 de Outubro de 2008 17:34 - Última atualização Sáb, 03 de Julho de 2010 23:37 A instalação do Windows Server 2008 é bem simples e sem segredos. O mais importante para uma instalação bem sucedida é o conhecimento dos requisitos mínimos de hardware. Componente Exigência Processador

Leia mais

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server

Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Como instalar o sistema operacional pfsense no Citrix Xen Server Autor: Eder S. G. - edersg@vm.uff.br Versão: 1.2 Data: 21/11/2012 Última atualização: 07/03/2013 Observação: Máquina real: Sistema operacional

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

Guia de instalação do driver RICOH

Guia de instalação do driver RICOH Guia de instalação do driver RICOH Este documento fornece explicações sobre o método de instalação do driver RICOH exigido para usar a impressora jato de tinta RICOH Pro L4130/L4160. O driver RICOH é exigido

Leia mais

AULA 10 TUTORIAL VIRTUALBOX

AULA 10 TUTORIAL VIRTUALBOX AULA 10 TUTORIAL VIRTUALBOX 1 Sumário Tutorial VirtualBox - Configurações e Utilização... 3 Requisitos Mínimos... 3 Compatibilidade... 3 Download... 3 Instalação do VirtualBox... 4 Criando a Máquina Virtual

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

Prezado aluno, 1 - ) Clique no link que segue: http://speedtest.net/ 2 - ) Clique em iniciar teste: 3-) Verifique a velocidade:

Prezado aluno, 1 - ) Clique no link que segue: http://speedtest.net/ 2 - ) Clique em iniciar teste: 3-) Verifique a velocidade: Prezado aluno, Primeiramente sugerimos que utilize o Google Chrome, um navegador mais rápido e seguro. https://www.google.com/intl/pt-br/chrome/browser/?hl=pt-br&brand=chmi Caso não resolva os problemas,

Leia mais

Manual Banco de dados MySQL

Manual Banco de dados MySQL Manual Banco de dados MySQL Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados MySQL. Incluindo a devida forma de criar e restaurar um backup, de ter acesso

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja.

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja. ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO CTRL HORÁRIO A. PREPARATIVO CONTROLE DE HORARIO Antes de fazer a instalação e configuração do Controle de Horário, é necessário que previamente seja

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird.

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird. Instalação do Sirius sem estações 1. Instalando o Firebird...1 2. Instalando o Sirius...7 3. Configurações do Sirius:...11 Configuração dos arquivos do Sirius e Firebird...12 Firebird:...12 Sirius:...13

Leia mais

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Esse tutorial mostra os procedimentos a serem realizados para atualização correta do Laboratório de Informática. Leia atentamente o passo a passo

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela:

Instalação FreeBSD 9. 2 - Inicialização do CD/DVD! Ao colocar o CD/DVD como boot principal na BIOS, aparecerá a seguinte tela: Instalação FreeBSD 9 1 - Introdução! O Sistema de Instalação do FreeBSD basicamente utilizará as setas do teclado, barra de espaço ou enter para executar determinada ação. Toda vez que encontrar alguma

Leia mais

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização Hyper-V e Intel HAXM Neste texto iremos tratar de dois softwares utilizados para virtualização, o Hyper-V da Microsoft e o Intel HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manager). O Hyper-V é utilizado

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação

TransactionCentre - Módulo Client.exe Manual de Instalação . Introdução A finalidade deste documento é apresentar passo-a-passo o processo de instalação do TransactionCentre Client. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o seu suporte técnico, o

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação

Gerenciamento de Redes de Computadores. Pfsense Introdução e Instalação Pfsense Introdução e Instalação Introdução A utilização de um firewall em uma rede de computadores possui o objetivo básico de proteção relacionado a entrada e saída de dados. Introdução O pfsense é um

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44

Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44 Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44 2015 Autoria: Flávio Henrique Somensi Colaboradores: Jean Carlos Coelho, Kauê Santos, Urik Barbosa da Silva, Eduardo Sotero por OpenS Tecnologia LTDA. Rua

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS INSTALAÇÃO DO SISTEMA E CONFIGURAÇÃO PARA USO EM REDE Versão 1.1 Instalação Programa Cartosoft 1 INICIANDO 1.1 Instalando o Programa Clique no programa InstaladorCartosoft.exe.

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Conhecendo o seu E173

Conhecendo o seu E173 Obrigado por escolher o Modem USB Huawei E173 (aqui denominado E173). Com o E173, você pode acessar a Internet por meio da rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO NComputing Brasil - #110502 Instalando o Oracle Virtualbox 4.0.2 e Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox O que é virtualbox? O virtualbox é um aplicativo de virtualização multi-plataforma

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 INTRODUÇÃO AO POSTGRES...3 2 INSTALAÇÃO...3 2.1 Download...3 2.2 Instalação...4 3 CONFIGURAÇÃO...7 3.1 CIDR-ADDRESS...8 3.2 Biometria...9 4 LINHA DE COMANDO...10

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no

Leia mais

Como criar máquinas virtuais no Virtual Box

Como criar máquinas virtuais no Virtual Box Como criar máquinas virtuais no Virtual Box A virtualização de desktops pode ser trabalhada sobre servidores virtuais e esta técnica torna nossa tecnologia ainda mais atraente. Certifique-se que o seu

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY

INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY INSTALANDO SISTEMA PFSENSE COMO FIREWALL/PROXY Gerson R. G. www.websolutti.com.br PASSO A PASSO PARA INSTALAÇÃO DO PFSENSE 1. BAIXANDO O PFSENSE 2. INICIANDO A INSTALAÇÃO 3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA INICIAL

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão

S I S T E M A I R I S. Alarmes e Gestão de Serviços. Versão S I S T E M A I R I S Alarmes e Gestão de Serviços Versão 5 MANUAL DO USUARIO S I S T E M A I R I S M O N I T O R A M E N T O E L E T R Ô N I C O D E A L A R M E S INSTALANDO O SISTEMA IRIS W. Security

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL 16 DE ABRIL DE 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DO MÓDULO... 3 2

Leia mais

Marcos Vinicios Marques Professor Cidão. Professor Marcelo Neves

Marcos Vinicios Marques Professor Cidão. Professor Marcelo Neves Virtualização Marcos Vinicios Marques Professor Cidão Professor Marcelo Neves Virtualizar??? Executar várias instâncias de um sistema operacional, ou vários sistemas operacionais em instâncias distintas,

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008

INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008 INSTALANDO O WINDOWS SERVER 2008 Objetivo Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar o Windows Server 2008 no Microsoft Virtual Server 2005 R2 de forma rápida e fácil. Nesse artigo não abordaremos

Leia mais