REGISTRO DAS DEMANDAS PROSPECTADAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGISTRO DAS DEMANDAS PROSPECTADAS"

Transcrição

1 REGISTRO DAS DEMANDAS PROSPECTADAS 03/07/2012 Gestão de Pessoas 5 Infraestrutura 6 Infraestrutura 6 Gestão de Materiais 5 Organização e Gestão 13 ÁREA ESTRATÉGICA SETOR OU SEGMENTO DE ORIGEM DEMANDA PROSPECTADA ÁREA ESTRATÉGICA CÓDIGO SETOR/SEGMENTO DEMANDA GRUPO UNIDADE QT/VOL VALOR TOTAL MÊS ANO FONTE FINANC. Servidores Técnico- Espaço para atendimento aos alunos e Espaço Comunit. e Estudantil 5 Administrativos sala de espera, nos departamentos Físico acadêmicos. Organização e Gestão 5 Servidores Técnico- Marketing Institucional Organização Administrativos Comunit. e Estudantil 5 Servidores Técnico- Acolhimento Familiares dos usuários do Espaço Administrativos HC em caso de óbito Físico Servidores Técnico- Sistemática de Pessoal Gestão de Pessoas 5 Administrativos remuneração/gratificação por desempenho global Gestão de Pessoas 5 Servidores Técnico- Instaurar sistemática de Processo Pessoal Administrativos Seletivo Interno Servidores Técnico- Gestão por competências e qualificação Pessoal Administrativos técnica dos servidores face à sua Gestão de Pessoas 5 unidade de lotação, promovendo a real eficiência e eficácia do programa, até então nula. Servidores Técnico- Fomentar gestão descentralizada, Organização Administrativos arguindo o processo atual e tendo como Organização e Gestão 5 parâmetro instrumentos de gestão de entidades privadas. As diretrizes serão implantadas pela PROPLAN, de forma autônoma, sendo os profissionais dessa área dotados de conhecimento técn Servidores Técnico- Contratação e capacitação de Pessoal Administrativos servidores Servidores Docentes Melhora/ampliação espaço físico, Espaço principalmente salas de aula e Físico laboratórios Servidores Docentes Construção de Restaurante Novas Obras Universitário ou cantina (CE e ICTE) Servidores Técnico- Melhora/aumento de Materiais e Novos Administrativos Equipamentos Ambulatório/Hospital Materiais Usuário HC Otimização do processo de marcação Serviços de cirurgias eletivas, face ao grau de necessidade/risco do usuário.

2 Infraestrutura 1 Alunos Graduação Aumento de vagas no estacionamento Novas Obras do CE Alunos Graduação Construção/disponibilização de Novas Obras Infraestrutura 1 papelaria e copiadora no CE e no ICTE (principalmente). Alunos Graduação Construção de área específica para Novas Obras aulas práticas e atividades Infraestrutura 1 extracurriculares para Educação Física (Centro Esportivo, quadra, academia), próxima ao CE. Alunos Graduação Criação de espaço de Espaço Comunit. e Estudantil 1 convivência/socialização de alunos e Físico professores no CE e no ICTE. Gestão Financeira 1 Alunos Graduação Orçamento participativo Organização Ensino Graduação 1 Alunos Graduação Instaurar programas de intercâmbio Serviços Comunit. e Estudantil 1 Alunos Graduação Viabilizar, via FUNEPU, verba para Serviços assistência estudantil Organização e Gestão 1 Alunos Graduação Integração e colaboração entre Organização coordenações e Institutos. Alunos Graduação Disponibilização, adequação e/ou TI ampliação do acesso à internet nas TI 1 unidades acadêmicas fora dos laboratórios, principalmente ICTE, via rede sem fio (wireless). Alunos Graduação Pleiteação de disponibilização de mais Serviços itinerários das linhas de transporte Comunit. e Estudantil 1 público para perto da Universidade, que atendam grandes áreas da cidade. TI 1 Ensino Graduação 1 Infraestrutura 1 Gestão de Pessoas 5 Alunos Graduação Otimização/informatização do processo TI de identificação dos alunos e usuários da biblioteca, reduzindo filas e tempo de espera. Alunos Graduação Aumento do acervo bibliográfico, em Novos especial às disciplinas específicas. Materiais Alunos Graduação Planejamento da expansão física Novas Obras concomitante à expansão acadêmica. Servidores Técnico- Redistribuição de funções e melhora no Organização Administrativos espaço físico no âmbito do DRH, objetivando melhor atendimento e melhor qualidade no serviço desempenhado.

3 TI 6 Ensino Graduação 1 Organização e Gestão 1 Comunit. e Estudantil 1 Comunit. e Estudantil 1 Infraestrutura 1 Infraestrutura 1 Infraestrutura 2 Gestão de Pessoas 6 Organização e Gestão 5 Ensino Graduação 6 TI 1 Servidores Docentes Melhora, atualização e adequação do TI sistema de informação (intranet/extranet) em relação às reais necessidades da universidade, no âmbito administrativo e acadêmico. Alunos Graduação Qualificação didática dos docentes, com Pessoal reciclagem periódica. Alunos Graduação Normatização do acesso e trânsito de Organização alunos e servidores das áreas médicas e de pesquisa patológica nas demais áreas da universidade, no que tange aos riscos de infecção e propagação de infecções. Alunos Graduação Designar equipe de médicos e Serviços enfermeiros para atendimentos clínicos ou de primeiros socorros nas dependências acadêmicas. Alunos Graduação Promover maior apoio cultural às Serviços atividades extracurriculares. Alunos Graduação Expansão da biblioteca (CEA e ICTE) Espaço Físico Alunos Graduação Instalação e/ou melhora no sistema de Equipamento ar-condicionado em todas as unidades s da UFTM. Alunos Ensino Gestão eficiente do serviço de limpeza Serviços Profissional Técnico e higienização, com fiscalização das atividades das empresas terceirizadas e seus funcionários e devido cumprimento das cláusulas contratuais. Servidores Docentes Instalação e controle de ponto Serviços eletrônico aos servidores da UFTM. Servidores Técnico- Normatizar o processo de concessão de Organização Administrativos bolsas institucionais à pesquisa e extensão. Servidores Docentes Sistematização e otimização do Organização processo de matrículas dos cursos e disciplinas. Alunos Graduação Modernização e aquisição de Equipamento equipamentos de informática (uso s administrativo e acadêmico).

4 Infraestrutura 1 Infraestrutura 5 Gestão de Pessoas 5 Gestão de Pessoas 5 TI 5 TI 5 Alunos Graduação Serviço de manutenção predial em Serviços caráter preventivo e não corretivo. Servidores Técnico- Ampliação e modernização do Hospital Novas Obras Administrativos de Clínicas Servidores Técnico- Estabelecimento de critérios para a Pessoal Administrativos distribuição de FG's e CD's. Deve haver capacitação contínua dos mesmos, com cursos ofertados dentro da universidae, evitando o deslocamento dos mesmos. Servidores Técnico- Aumento da oferta de cursos de Organização Administrativos capacitação e melhora na qualidade dos mesmos. Servidores Técnico- Reestruturação do DTI (antigo DSIM), TI Administrativos com contratação de funcionários/estagiários mais capacitados e redistribuição física das unidades de apoio/suporte. Servidores Técnico- Criação/aquisição e implantação de um TI Administrativos sistema interno de comunicação (acadêmico e administrativo), evitando o uso desnecessário de memorandos, ofícios e formulários impressos, procurando atender, também, as demandas de informações e promover a divulgação Infraestrutura 1 Alunos Graduação Melhora na segurança ou solicitação de Serviços maior policiamento nos entornos da universidade, principalmente no turno da noite, á partir de convênio com a PM. Infraestrutura 17 Prestadores Serviços de Reforma do CEA, com ênfase na Reformas acessibilidade, contando também com a instalação de mais elevadores.

5 Gestão de Pessoas 5 Organização e Gestão 6 Organização e Gestão 6 TI 17 Infraestrutura 17 Infraestrutura 5 Servidores Docentes Autonomia dos Institutos no que tange à Organização decisões cotidianas e necessárias ao bom funcionamento das atividades acadêmicas. Servidores Docentes Atuar, de forma normativa e punitiva Pessoal quanto à execução dos procedimentos ambulatoriais, clínicos e até cirúrgicos no que diz respeito à higiene, segurança biológica e rotinas diárias, com fiscalização constante. Prestadores de Criação de um banco de dados para TI Serviços uso interno com todas as informações referentes a servidores (TA e docentes), discentes, pesquisadores, dados financeiros e orçamentários, cursos (ensino, pesquisa, extensão e capacitação) e demais indicadores quantitativ Prestadores de Adequação da fiscalização nas portarias Organização Serviços em todas as unidades da UFTM, com instalação de catracas eletrônicas, gerando mais segurança e restringindo o acesso a pessoal não autorizado. Servidores Técnico- Trabalhar com a interação/socialização Pessoal Administrativos dos servidores técnico-administrativos, reduzindo conflitos e melhorando o ambiente organizacional. Trabalhar com atividades motivacionais e dinâmicas de grupo periodicamente. Servidores Técnico- Ampliação das copas no CEA e criação Reformas Administrativos destas no CE para os servidores que se alimentam nas dependências do prédio, com equipamentos essenciais (microondas, geladeira) em todos os andares. Infraestrutura 5 Servidores Técnico- Melhorar e/ou adequar a acessibilidade Espaço Administrativos nas dependências do HC. Físico

6 Infraestrutura 5 TI 1 Comunit. e Estudantil 1 Alunos Graduação Disponibilização de recursos em braile. Serviços Comunit. e Estudantil 1 Alunos Graduação Elaboração de critérios mais específicos Serviços para concessão de auxílios bem como uma maior análise dos candidatos, evitando o uso indevido de recursos a quem não necessita do benefício. Ensino Graduação 1 Pesquisa 5 Comunit. e Estudantil 1 Infraestrutura 1 Ensino Graduação 1 Ensino Graduação 1 Servidores Técnico- Elaboração e padronização de placas Organização Administrativos de identificação/sinalização interna à todas as unidades da UFTM, incluindo HC. Alunos Graduação Informatização da biblioteca do ICTE, TI com mais computadores e com sistema de Internet adequado à demanda. Alunos Graduação Reestruturação dos planos de ensino e Organização grade curricular, adequando-os às reais necessidades do mercado e às mudanças constantes no perfil do profissional, face a permissibilidade do MEC. Servidores Técnico- Articular os trabalhos entre os Organização Administrativos professores e pesquisadores, independente do instituto a qual estejam vinculados. Alunos Graduação Melhora e ampliação dos programas de Serviços assistência estudantil. Alunos Graduação Ampliação ou construção de outro Novas Obras estacionamento no ICTE de acordo com a demanda dos docentes e discentes, em virtude da localização da unidade (afastada e insegura). Alunos Graduação Critérios mais rígidos para monitoria de Organização ensino, com fiscalização frequente do programa. Alunos Graduação Tratando-se de uma universidade Serviços pública deve haver isenção de taxas de matrícula e outros requerimentos eventuais.

7 Comunit. e Estudantil 1 Comunit. e Estudantil 1 Gestão Financeira 1 Pesquisa 6 Ensino Graduação 1 Ensino Graduação 1 Extensão 1 Infraestrutura 1 Infraestrutura 5 Alunos Graduação Pleiteação de instalação de caixas Serviços eletrônicos (multisserviços) dos principais bancos na unidade ICTE. Alunos Graduação Disponibilização/pleiteação de Serviços transporte em horários alternativos na unidade ICTE. Alunos Graduação Estabelecimento de critérios e clareza Organização na distribuição de verbas aos institutos, prevalecendo o princípio da igualdade, salvo casos específicos. Servidores Docentes Disponibilizar espaços exclusivos à Espaço pesquisa científica, além das inerentes Físico à área da saúde, com mobiliário e equipamentos suficientes. Alunos Graduação Maior oferta de optativas ligadas à Serviços prática, á partir de um programa de estágio supervisionado no âmbito da instituição. Alunos Graduação Adequação do horário de atendimento Serviços dos departamentos diretamente ligados às atividades acadêmicas, em especial o DRCA, em função dos horários de maior necessidade do alunado, nos turnos ofertados. Alunos Graduação Ampliação do número de vagas e Organização bolsas nos projetos de extensão universitária. Alunos Graduação Reforma dos laboratórios da Unidade Reformas Manoel Terra Servidores Técnico- Reestruturação das unidades da UFTM, Novas Obras Administrativos visando integrá-las fisicamente (através de um projeto), facilitando o acesso e trânsito de alunos, servidores e usuários, criando um formato "real" de campus universitário. A proposta se aplica às unidades CE, CEA, Sa

8 TI 5 Servidores Técnico- Modernizar a interface do site da UFTM, TI Administrativos criando, inclusive domínios próprios à cada Pró-Reitoria, como muitas outras universidades federais já o fazem. E eliminação do ".edu" do endereço e dos 's institucionais (principalmente). Infraestrutura 17 Prestadores Serviços de Melhorar/aumentar a iluminação das Equipamento unidades da UFTM, tanto internamente s quanto, principalmente, na área externa, no entorno dos prédios. Organização e Gestão 13 Infraestrutura 17 Organização e Gestão 13 Gestão de Pessoas 1 Gestão de Pessoas 13 Usuário HC Redução do rodízio de médicos e Serviços residentes à cada paciente, procurando "humanizar" o tratamento e deixar os pacientes mais seguros quanto ao mesmo. Prestadores de Reforma das guaritas e portarias, com Reformas Serviços instalação de banheiros e mini-copas para refeição e lanches e proteção contra intempéries (chuvas, ventos, frio). Usuário HC Criação de uma unidade de pronto Serviços atendimento, anexa ao HC, mas com função diferente da já existente e semelhante às unidades municipais já existentes, a fim de auxiliar no processo de triagem dos pacientes a serem encaminhados do HC. Alunos Graduação Coibir relacionamento afetivo entre Pessoal servidores dentro da instituição, principalmente no HC, á partir de ações punitivas. Usuário HC Instaurar medidas punitivas/corretivas Pessoal quanto à não conformidade da execução diária das atividades inerentes ao cargo ocupado pelo servidor, principalmente no quesito "atendimento" àqueles que lidam diretamente com os usuários, em especial os médicos e re

9 Organização e Gestão 13 Comunit. e Estudantil 5 Ensino Graduação 1 Organização e Gestão 1 Organização e Gestão 5 Gestão de Pessoas 1 Usuário HC Criar um mecanismo constante de Serviços consulta pública à comunidade, a fim de evidenciar os problemas (demandas) emergenciais, provendo os meios necessários para correção à curto prazo, como uma espécie de ouvidoria. Servidores Técnico- Designar servidor(es) técnicoadministrativo(s) especializado(s) para Pessoal Administrativos execução de serviços de inspetoria de alunos, a fim de disciplinar e/ou coibir qualquer ato danoso à instituição ou que prejudiquem o bom funcionamento das atividades acadêmicas e orien Alunos Graduação Aquisição de equipamentos didáticos, Equipamento consoante às necessidades s acadêmicas. Alunos Graduação Difundir a estrutura organizacional da Organização UFTM. Servidores Técnico- Instaurar diálogo e participação Organização Administrativos contínua entre todas as áreas da universidade, difundindo conhecimento e promovendo gestão integrada, com base em uma comunicação eficaz, tendo como diretrizes, instrumentos que norteiam as ações ao objetivo comum. Alunos Graduação Promover treinamento contínuo em Pessoal atendimento ao público aos servidores técnico-administrativos, independente da área/setor/departamento em que esteja lotado. Alunos Graduação Instalar sistema de identificação TI TI 1 biométrica na biblioteca. Comunit. e Estudantil 1 Alunos Graduação Elaborar "Código de Ética" da UFTM Organização Alunos Graduação Incentivar a Pesquisa, com contratação Serviços de mais pesquisadores ou professores Pesquisa 1 pesquisadores e criar ações que a "culturalize" entre os discentes.

10 Gestão de Materiais 5 Ensino Graduação 1 Ensino Graduação 6 Comunit. e Estudantil 1 Ensino Técnico 2 Infraestrutura 5 Infraestrutura 5 Infraestrutura 17 Gestão de Pessoas 5 Servidores Técnico- Estabelecimento de critérios mais Novos Administrativos exigentes quanto à qualidade dos Materiais materiais licitados ou comprados, em atendimento ao preceito "custobenefício", elaborando, inclusive, cláusulas contratuais que especifiquem a devolução dos itens caso a qualidade seja in Alunos Graduação Criação do curso de Cinema e TV, em Serviços atendimento à crescente demanda da região e a inexistência de um programa semelhante fora dos grandes centros. Servidores Docentes Implantar curso de Direito, Serviços Administração, Economia e Ciências Contábeis (cursos mais procurados). Alunos Graduação Criação de política/sistema de acesso Organização (ação afirmativa) que atenda aos alunos oriundos da rede pública de ensino, com reserva de vagas exclusivas à estes. Alunos Ensino Material de apoio às aulas (teóricas e Novos Profissional Técnico práticas). Materiais Servidores Técnico- Instalação de cerca elétrica e Equipamento Administrativos monitoramento por câmeras na Unidade s Manoel Terra, provendo maior segurança ao prédio à comunidade interna. Servidores Técnico- Construção de banheiros no prédio Novas Obras Administrativos principal da Unidade Manoel Terra. Prestadores de Adaptar, nas unidades da UFTM e do Reformas Serviços HC, as portarias divididindo-as entre ENTRADA e SAÍDA, facilitando o fluxo de pessoas. Servidores Técnico- Requerer, junto ao governo, auxíliocultura Serviços Administrativos aos servidores, como já acontece com outros órgãos, como o BB, por exemplo.

11 Organização e Gestão 5 Organização e Gestão 5 Gestão de Materiais 5 Gestão Financeira 5 Gestão de Pessoas 5 Organização e Gestão 13 Organização e Gestão 13 Servidores Técnico- Na distribuição de cargos de chefia, Pessoal Administrativos exigir formação específica à area que será subordinada à supervisão do servidor. O ocupante do cargo deverá ter conhecimento técnico para exercer as atividades requeridas à nova função. Servidores Técnico- A gestão da universidade deverá ser Organização Administrativos guiada por profissionais especializados e com formação específica. Médicos, educadores e pesquisadores não possuem capacidade técnica para promover o desenvolvimento da instituição, nem lidar com aspectos correlatos à g Servidores Técnico- Comprar mais equipamentos para Equipamento Administrativos exames específicos, principalmente s endoscopia e colonoscopia, pois há carência nessa área. Servidores Técnico- O Reitor deverá se articular mais (e Pessoal Administrativos melhor) junto ao MEC e ao MPOG quanto à distribuição de verbas e vagas para concursos públicos. Outras universidades que aderiram ao REUNI tem conseguido mais recursos e vagas graças à uma gestão eficiente. Servidores Técnico- Promover atendimento psicológico de Serviços Administrativos forma periódica aos servidores. Usuário HC Promover agendamento de consultas, Serviços retornos pelo próprio médico, durante o atendimento, através do sistema, otimizando e processo e reduzindo filas. Usuário HC Não estabelecer horários para Serviços agendamento de consultas. Estes deverão ser feitos durante o expediente de trabalho dos servidores. Isso evitaria que as pessoas passassem a madrugada na fila para conseguir um agendamento, que é feito somente pela manhã.

12 Infraestrutura 5 Organização e Gestão 5 Ensino Graduação 1 Gestão de Pessoas 5 Servidores Técnico- Construir novo prédio administrativo, Novas Obras Administrativos mais amplo, moderno e que atenda à demanda da universidade, atual e a longo prazo. O CEA poderia ser reformado e centralizar apenas as aulas teóricas dos cursos de pós-graduação. Alunos Graduação Promover parcerias com outras Serviços Pesquisa 1 universidades para o desenvolvimento de pesquisas. Organização e Gestão 1 Alunos Graduação Rever normas da Biblioteca Organização Servidores Técnico- Rever e readequar as Normas Organização Administrativos Procedimentais da Universidade e Organização e Gestão 5 disponibilizá-las, em sua totalidade, no site, e através de um livro, a ser entregue aos servidores e prestadores de serviços (terceirizados e FUNEPU), com assinatura de termo de compromisso, ob Ensino Graduação 5 Servidores Técnico- Atualização do plano pedagógico dos Organização Administrativos cursos de graduação. Servidores Técnico- Melhorar as condições dos móveis Serviços Administrativos (cadeiras, assentos), equipamentos Infraestrutura 5 (bebedouros, ventiladores, etc),visando maior conforto dos pacientes nas salas de espera, em virtude do longo tempo que aguardam atendimento. Servidores Técnico- Rever todos os procedimentos Organização Administrativos administrativos, com o possível auxílio de uma consultoria externa, visando eliminar ou ao menos reduzir todos os problemas e gargalos encontrados da instituição, como já aconteceu em outras universidades de renome. Alunos Graduação Adequação da matriz curricular de Organização acordo com as necessidades da região e dos conselhos regionais. Servidores Técnico- Disponibilizar, em cada departamento, Serviços Administrativos itens básicos de segurança, principalmente EPI's.

13 Gestão de Pessoas 6 Infraestrutura 6 Infraestrutura 5 Organização e Gestão 13 Extensão 1 Organização e Gestão 5 Infraestrutura 1 Servidores Docentes Pagamento de insalubridade para Serviços docentes e técnicos de laboratório na área química. Servidores Docentes Limitar salas dos professores à no Espaço máximo 3 docentes. Para tanto, seria Físico necessário mais salas. Servidores Técnico- Profissionais especializados em Pessoal Administrativos manutenção de equipamentos elétricos, eletrônicos e hospitalares, dentro da instituição. Usuário HC Horário de funcionamento dos Serviços Ambulatórios deve ser estendido para maior atendimento à população, inclusive aos finais de semana. Alunos Graduação Criar uma unidade específica para Organização coordenação de eventos, desde sua concepção, até na distribuição de certificados, quando for o caso. Servidores Técnico- Realizar treinamento/oficinas em Serviços Administrativos Planejamento Estratégico e Gestão Administrativa aos servidores, com auxílio de consultores externos e/ou palestrantes. Esse treinamento, seria realizado em etapas, de modo a fixar conceitos e ações na rotina diária do ser Alunos Graduação Ampliar o número de laboratórios de TI informática nas unidades acadêmicas da UFTM, principalmente no CE.

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Plano de Trabalho Gestão 2012 2015 Diretor Candidato ao cargo de Diretor-Geral do Campus Uberaba do IFTM Professor Rodrigo Afonso

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 4.059, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 CRIA OS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Estrutura do PDI 2014-2018

Estrutura do PDI 2014-2018 APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo

Leia mais

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20 Orgão Programa 0008 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E TECNOLÓGICA Objetivo 0307 - Fortalecer a política de ensino superior de graduação e pós-graduação, por meio da sua interiorização, do desenvolvimento da pesquisa,

Leia mais

DIRETRIZES DIRETRIZES

DIRETRIZES DIRETRIZES A grande entrada de novos Doutores pelo REUni nas IFES, bem como a capacitação proposta nos âmbitos pré e pós PAPG, deve gerar um aumento significativo na demanda para financiamento de Projetos de Pesquisa.

Leia mais

PLANO DE GESTÃO 2015-2016

PLANO DE GESTÃO 2015-2016 PLANO DE GESTÃO 2015-2016 FAUSTO DE MARTTINS NETTO Candidato a Diretor Geral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Muriaé Construção coletiva do caminho

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250 PROGRAMA Nº- 250 QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEPENDENTES QUÍMICOS SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA Realizar Cursos de Capacitação para Profissionais que atuam na área de reabilitação

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL

CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL NOME DO CANDIDATO: SUSANA SLOGAN: TRABALHO QUE FAZ EDUCAÇÃO PERFIL DA CANDIDATA SUSANA LAGO MELLO SOARES, 50 anos, casada, mãe de 3 filhas.

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA CAPÍTULO I - DA LIGA E SEUS FINS Artigo 1º - A Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (LCP) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES UNIDADE DE CAMPO GRANDE

DIAGNÓSTICO DE FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES UNIDADE DE CAMPO GRANDE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ASSESSORIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS DIAGNÓSTICO DE FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES UNIDADE DE CAMPO GRANDE LINHA TEMÁTICA (PROBLEMAS)

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD

NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD 1 Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 05.428.075/0001-91 NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE E DISCENTE - NADD MANGUEIRINHA PARANÁ

Leia mais

I - Suporte Acadêmico Administrativo

I - Suporte Acadêmico Administrativo I - Suporte Acadêmico Administrativo MISSÃO Desenvolver, de modo harmônico e planejado, a educação superior, promovendo a formação e o aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico dos recursos

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

Introdução. Laboratórios de informática

Introdução. Laboratórios de informática Descrição da infraestrutura física destinada aos cursos, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação. Introdução Relação de laboratórios, oficinas

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO I - DA FINALIDADE 1. Este Normativo de Pessoal tem por finalidade estabelecer, definir e disciplinar os procedimentos para criação, extinção, remuneração, designação, contratação, substituição, dispensa

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA

RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Ministério da Educação Universidade Federal da Grande Dourados Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário RELATÓRIO DE GESTÃO 2015 OUVIDORIA Dourados/MS Janeiro de 2016 1. EQUIPE

Leia mais

Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva

Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva Artigo A GESTÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL REGULADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE João Marcelo Barreto Silva Introduzir ações de regulação em um sistema de saúde requer um diagnóstico apurado de uma série de processos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011 ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 26/2011-CUn ANÁLISE DOS PROJETOS DO PDTIC 2006-2011 I) Arquitetura e segurança de rede 1. Ampliar a Rede UFES a. Elaboração de projeto de ampliação da Rede UFES com vistas à disponibilização

Leia mais

Fomento a Projetos Culturais na Área do Livro e da Leitura

Fomento a Projetos Culturais na Área do Livro e da Leitura Programa 0168 LIVRO ABERTO Objetivo Estimular o hábito da leitura, facilitando o acesso às bibliotecas públicas e propiciar a difusão do conhecimento científico, acadêmico e literário. Indicador(es) Taxa

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL Isabel Cristina Adão Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 APRESENTAÇÃO A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, Internet.

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Padrões de Qualidade

Leia mais

Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro de 2011.

Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro

Leia mais

PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS - QUADRO RESUMO

PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS - QUADRO RESUMO AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 3.1 Objetivos e Metas Específicos para Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Institucional O Programa de Avaliação Institucional resulta de um

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA - UNIBAHIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CORPO DISCENT APRESENTAÇÃO 1. A Avaliação Institucional com o corpo discente é parte do processo de

Leia mais

Programa 1017 Infraestrutura Pública

Programa 1017 Infraestrutura Pública Órgão 20570 Junta Comercial do Estado do Tocantins - JUCETIS Programa 1017 Infraestrutura Pública Ação 3033 Construção da Sede da JUCETIS Elaboração de projetos estruturais, arquitetônicos, hidro-sanitário

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável Rodovia CE 292, KM 15, Gisélia Pinheiro - CEP 63.115-500 - Crato - Ceará Fone (88) 3586 8100 1. Introdução

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Sugestões Apresentadas pelos funcionários da USP para a nova carreira

Sugestões Apresentadas pelos funcionários da USP para a nova carreira Sugestões Apresentadas pelos funcionários da USP para a nova carreira Criar um link na página do DRH para responder a todas as dúvidas. Aguardar um tempo para que a nova carreira seja regulamentada junto

Leia mais

ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Este instrumento deverá ser utilizado para a elaboração de processos para reconhecimento ou de renovação de reconhecimento de curso de graduação da UDESC (com avaliação

Leia mais

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários

Leia mais

Câmpus FLORIANÓPOLIS. 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade 0 0,00%

Câmpus FLORIANÓPOLIS. 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade 0 0,00% Diagnóstico Planejamento PDI 2014-2018 Período de respostas: 05/09/13 a 18/09/13 Questionários Respondidos 52 Docentes 30 57,69% Técnicos-Administrativos 12 23,08% Discentes (alunos) 10 19,23% Comunidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PLANO DE TRABALHO DE CANDIDATURA AO CARGO DE DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com.

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com. LEI 646 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. O Prefeito Municipal de Chácara, MG, faço saber que a Câmara Municipal de Chácara decreta e eu sanciono a seguinte Lei: INSTITUI

Leia mais

Caros Servidores Docentes, Técnicos Administrativos e queridos Discentes.

Caros Servidores Docentes, Técnicos Administrativos e queridos Discentes. Caros Servidores Docentes, Técnicos Administrativos e queridos Discentes. Neste momento, vivemos mais uma vez um processo democrático de escolha de dirigentes em nossa Instituição. Devemos valorizar a

Leia mais

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. )

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) 2015 DOCENTES_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2015_E_DE_CURSO (PRE-TESTE) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por

META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro)

Leia mais

ADILSON PASINI PLANO DE TRABALHO APRESENTAÇÃO

ADILSON PASINI PLANO DE TRABALHO APRESENTAÇÃO ADILSON PASINI Unioeste Direção Geral do Campus de Foz do Iguaçu PLANO DE TRABALHO 2016 / 2019 APRESENTAÇÃO O Campus de Foz do Iguaçu é uma unidade que precisa se fortalecer no âmbito da Unioeste e da

Leia mais

Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão

Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão Guia para o desenvolvimento de Projetos de Extensão A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES

RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES Dispõe sobre o Regimento Interno do Laboratório de Topografia e Geoprocessamento LABGEO, do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES. O Presidente do Conselho de

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 03 Fragilidades; 04 Sugestões de Superação de Fragilidade; 03 Potencialidades. A CPA identificou

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 Dispõe sobre as normas gerais para a celebração de contratos ou convênios da Universidade

Leia mais

SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO.3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO.4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES.21 14.22 14.

SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO.3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO.4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES.21 14.22 14. SUMÁRIO RELAÇÃO DE PONTUAÇÃO...3 01 AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES PELA DIREÇÃO......4 02 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE PELOS COORDENADORES...5 03 AVALIAÇÃO DA DIREÇÃO PELA COORDENAÇÃO...6 04 AVALIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

COGRAD: propostas para o EaD no Ensino Superior Público no Brasil Prof. Marcelo P. de Andrade

COGRAD: propostas para o EaD no Ensino Superior Público no Brasil Prof. Marcelo P. de Andrade SEMINÁRIO EAD: virtudes e desafios COGRAD: propostas para o EaD no Ensino Superior Público no Brasil Prof. Marcelo P. de Andrade Em 2015, o GTEaD apresentou a síntese da produção do grupo ao COGRAD. O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 014, DE 29 DE ABRIL DE 2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerências da ESJUD Aprovado por: Escola do Poder Judiciário 1 OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que norteiam a capacitação no

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação

Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Capacitação de Usuários no uso de Sistemas de Informação Projeto Básico (pdf) A Gerência de Sistemas GESIS, da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento e Documentação- GGCON, tem como objetivo Implantar

Leia mais

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento)

Padrões de Qualidade e Roteiro para Avaliação dos Cursos de Graduação em Artes Visuais (Autorização e Reconhecimento) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS Padrões de Qualidade e Roteiro

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 969/2012

DELIBERAÇÃO Nº 969/2012 DELIBERAÇÃO Nº 969/2012 Ementa: Cria o Selo de Qualidade em Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro. O ESTADO DO RIO DE JANEIRO CRF-RJ, no uso de suas atribuições

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) Por favor, continue respondendo. A seguir, breves questões relacionados ao seu perfil. Agradecemos a atenção as questões que

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Projeto do Plano Municipal de Educação Conferência Municipal de Educação Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano Municipal

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 20.01.005 1/10 1. FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a concessão de bolsas de extensão universitária destinadas a discentes da UFTM, oriundas de recursos financeiros da própria instituição.

Leia mais

ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL)

ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL) ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL) PROPOSTAS PARA SAÚDE Temos plena convicção de que uma ambulância com destino à capital não pode ser considerada como um tratamento

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco. Regimento Interno do Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco. Regimento Interno do Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Regimento Interno do Centro de Informática TÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR SUMÁRIO 2 TÍTULO II DA FINALIDADE DO CENTRO TÍTULO III DOS CURSOS DO CENTRO TÍTULO IV DA ESTRUTURA

Leia mais

Criar cursos de graduação, tanto presenciais quanto à distância, e pós-graduação multidisciplinares.

Criar cursos de graduação, tanto presenciais quanto à distância, e pós-graduação multidisciplinares. 12.1) Otimizar a capacidade instalada da estrutura física e de recursos humanos das instituições públicas de educação superior mediante ações planejadas e coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar

Leia mais

Resumos do V CBA - Palestras. A experiência da REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA no sul do Brasil

Resumos do V CBA - Palestras. A experiência da REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA no sul do Brasil A experiência da REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA no sul do Brasil SANTOS, Luiz Carlos Rebelatto dos. Coordenador do projeto: Certificação Participativa em Rede Um Processo de Certificação Adequado à Agricultura

Leia mais

Planejamento Estratégico da Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia

Planejamento Estratégico da Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia Planejamento Estratégico da Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia Apresentação: O curso de Psicologia da UFPR foi criado em 1976. Até hoje se apresenta como o único curso público e gratuito de

Leia mais

A UNIOESTE E O CAMPUS QUE QUEREMOS

A UNIOESTE E O CAMPUS QUE QUEREMOS REMI SCHORN PLANO DE TRABALHO DO CANDIDATO A DIRETOR DO CAMPUS DA UNIOESTE TOLEDO Docentes, Agentes Universitários e Acadêmicos Unidos Por Um Campus Melhor A UNIOESTE E O CAMPUS QUE QUEREMOS Reunimos e

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CACOAL 2010 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 43/2014, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 43/2014, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

RESOLUÇÃO N 008/2015. A Diretora Geral da Faculdade Unilagos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Legislação em vigor, RESOLVE

RESOLUÇÃO N 008/2015. A Diretora Geral da Faculdade Unilagos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Legislação em vigor, RESOLVE RESOLUÇÃO N 008/2015 Dispõe sobre a inclusão de políticas do aluno autista no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação para a diversidade e Inclusão da Mantida. A Diretora Geral da, no uso das atribuições

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

Estabelecer uma sistemática de acompanhamento, controle e avaliação das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação. Indicadores do PME

Estabelecer uma sistemática de acompanhamento, controle e avaliação das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação. Indicadores do PME EDUCAÇÃO Coordenadora: Vanessa Medianeira da Silva Flôres Visão: Que Santa Maria tenha uma Educação, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, que atenda plenamente as necessidades de sua população,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. 11 4963-5400 / 11 4963-6242 www.gruposec.com.br

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. 11 4963-5400 / 11 4963-6242 www.gruposec.com.br APRESENTAÇÃO COMERCIAL Porque o GrupoSec? Grande parte do combustível das empresas são os seus colaboradores. Para contratá-los e mantê-los treinados e eficientes é trabalhoso e custa caro? E se dissermos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública MINISTERIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública Banco de Dados/Roteiro

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2016 2020 APRESENTAÇÃO

PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2016 2020 APRESENTAÇÃO Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções (...) Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, cooperar, a respeitar, a esperar, saber viver em comunidade,

Leia mais

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes 1) O que é o projeto Inovaeduc? O projeto Inovaeduc é um projeto pedagógico / educacional que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Propor mudanças nas leis que regem a publicação, desenvolvimento e divulgação dos testes no Brasil, de forma que se padronizem e ofereçam subsídios do alcance e limites dos testes. Proposta:

Leia mais

Alternativas de Modelo Institucional e Gerencial

Alternativas de Modelo Institucional e Gerencial Workshop dos Resultados dos Estudos Temáticos 13-14 de dezembro de 2006 Alternativas de Modelo Institucional e Gerencial Grupo Temático 10 Modelos Sumário Objetivos do GT10 Lógica ideal de desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA AVALIAÇÃO DO CEFET-RJ PELOS DISCENTES -2010/2 A avaliação das Instituições de Educação Superior tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como

Leia mais

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS I IDENTIFICAÇÃO ESR Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento

Leia mais

SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE CONVOCAÇ ÃO Nº 001/2016/Progep PROCESSO SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA O BANCO DE TALENTOS DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Progep, por meio da

Leia mais

FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL

FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL Avaliação: DIMENSÃO 1: A MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2º Semestre de 2015 Unidade: (1) - FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL (GRADUAÇÃO) Curso: (32) - ANÁLISE E DES. DE SISTEMAS Indicadores:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA EDITAL N.º 002/ 2010. ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: 012- Ajudante Geral Requisitos: Conhecimentos gerais na área Atribuições do cargo: Proceder a limpeza

Leia mais