Biodiversity Check. Output n.º 3. Ana Cristina Duarte UTAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biodiversity Check. Output n.º 3. Ana Cristina Duarte UTAD"

Transcrição

1 Biodiversity Check Output n.º 3 Ana Cristina Duarte UTAD

2 Em que consiste o BC? Questionário complementado por uma entrevista e visita às instalações. Identifica os potenciais impactos negativos da viticultura sobre a biodiversidade. A par do levantamento de aspetos relacionados diretamente com o cultivo da vinha, todas as áreas operacionais são minuciosamente analisadas, incluindo a vinificação, os fornecimentos, a logística e o marketing.

3 Em que consiste o BC? Como resultado, os viticultores recebem um relatório com recomendações sobre a forma de promover a biodiversidade na sua atividade empresarial e acerca de como reduzir os impactos negativos sobre a diversidade de espécies e sobre os ecossistemas.

4 Estrutura do BC Biodiversidade na Gestão Viticultura Estruturas ecológicas na vinha, áreas de compensação da biodiversidade Vindima, Adega/Vinificação, Engarrafamento/Embalagem Vendas/Logística Energia, Água, Efluente Área envolvente / Instalações da empresa Marketing / Comunicação

5 Principais resultados obtidos com o BC CULTIVO DE RELATÓRIO DE VINHA CS NA PROTEÇÃO PRESERVAÇÃO EMPRESAS AUMENTO CASTAS USO DE BIODIVERSIDADE CERTIFICADA ENRELVAMENTO CONTRA A IEES DOS MUROS DE MARKETING ENTREVISTADAS DOS CUSTOS AUTÓCTONES HERBICIDA E/OU EM MPB TRAÇA-DA-UVA PEDRA POSTA E/OU MINOR. SUSTENTABILIDADE EMPRESA A X 0 X X 0 X X X 0 0 EMPRESA B X 0 X X X X X X 0 0 EMPRESA C X X X X X 0 X X 0 X EMPRESA D X 0 X X 0 0 X X 0 0 EMPRESA E 0 X X X X 0 X X 0 0 EMPRESA F 0 X X X X X X X 0 0 EMPRESA G X 0 X X 0 0 X X 0 0 EMPRESA H 0 X X X X 0 X X 0 0 EMPRESA I 0 X X X X 0 X X 0 0 EMPRESA J 0 0 X X X 0 X X X X

6 Principais recomendações apresentadas nos Relatórios Criar objetivos/metas no plano anual de gestão no contexto da biodiversidade. Implementar objetivos claros na redução de pesticidas (herbicidas e inseticidas) dando maior importância ao enrelvamento e à confusão sexual. Alternar os cortes da vegetação (ex. entrelinha sim/entrelinha não) para manter constante a flora e preservar a fauna auxiliar, em especial nas parcelas onde não existe vegetação nos taludes. A altura mínima de corte deve ser de 10 cm, evitando a destruição do coberto vegetal e dos artrópodes existentes no mesmo.

7 Principais recomendações apresentadas nos Relatórios Tentar encontrar uma solução mais sustentável para reduzir a aplicação de herbicidas, por exemplo, usar equipamentos que detetam as infestantes no solo, através de sensores, aplicando o produto apenas de forma localizada. Quando necessário, recomenda-se a utilização de agentes de controlo biológico para as pragas e doenças da vinha. Reutilização dos resíduos das adegas, nomeadamente dos bagaços para a produção de um composto fertilizante para aplicar nas vinhas. Produção de energias renováveis.

8 Principais recomendações apresentadas nos Relatórios Promover ações de formação, para os trabalhadores agrícolas, sobre como promover práticas culturais com menor mortalidade para a fauna (ex. como fazer o correto corte da vegetação com roçadoras, a trituração das vides, não matar as cobras, não mexer nos ninhos, não destruir a vegetação dos muros, identificação e proteção de espécies raras, etc.). Ao nível do marketing, apostar numa maior disseminação das atividades desenvolvidas, em especial, pela área da viticultura da empresa, já que é uma boa oportunidade de diferenciar os produtos pela positiva, sendo uma área em que há clientes sensibilizados para estas questões do ambiente.

9 Análise SWOT do Biodiversity Check Strengths (Pontos Fortes) O Biodiversity Check está adaptado para a realidade da viticultura Duriense. O Biodiversity Check abrange todas as fases da cadeia de produção de um vinho. O Biodiversity Check foi o primeiro passo que permitiu a elaboração do Plano de Ação para a Biodiversidade, que elenca medidas concretas, orientando de forma clara o viticultor. O Biodiversity Check é compatível e complementar com a execução de Relatórios de Sustentabilidade (Sistema GRI).

10 Análise SWOT do Biodiversity Check Strengths (Pontos Fortes) No Relatório a forma como a informação se encontra organizada, nomeadamente a apresentação das recomendações sob a forma de tabela, permite ao viticultor ter uma perceção rápida e eficaz das medidas mais relevantes que deve implementar na sua exploração e qual a prioridade com que cada uma deve ser adotada. O Relatório não se limita a fazer recomendações, aqui o viticultor pode encontrar as alternativas mais viáveis para a correta implementação de cada recomendação e sugestões práticas e específicas de como deve proceder. O Relatório propões determinadas metas que a empresa deve procurar atingir e apresenta os meios para se obter esse fim.

11 Análise SWOT do Biodiversity Check Weaknesses (Pontos Fracos) O Biodiversity Check não está associado a nenhum sistema de certificação. A realização do Biodiversity Check é demasiado longa e implica a colaboração de vários departamentos de uma mesma empresa. Verifica-se a repetição de informação em diferentes temas do Biodiversity Check. O Biodiversity Check não aborda a questão dos incêndios. O Relatório não aborda a questão das alterações climáticas.

12 Análise SWOT do Biodiversity Check Opportunities (Oportunidades) Ao nível da comunicação e marketing, o produtor pode utilizar os textos descritivos da sua atividade, presentes no Relatório, no seu site, folhetos e/ou nas próprias instalações de forma a divulgar/destacar as suas boas praticas. O viticultor pode aproveitar as recomendações sugeridas e implementá-las, bem como tentar melhorar/corrigir o que não é bem aplicado.

13 Análise SWOT do Biodiversity Check Threats (Ameaças) O aparecimento de uma outra forma de avaliação de biodiversidade que seja menos extensa e mais imediata. A atual preponderância da temática das alterações climáticas pode sobrepor-se à preocupação com a temática da biodiversidade, quer ao nível das empresas como dos consumidores de vinho.

14 Análise SWOT do Biodiversity Check Pontos Fortes - O Biodiversity Check está adaptado para a realidade da viticultura Duriense. - O Biodiversity Check abrange todas as fases da cadeia de produção de um vinho. - O Biodiversity Check foi o primeiro passo que permitiu a elaboração do Plano de Ação para a Biodiversidade, que elenca medidas concretas, orientando de forma clara o viticultor. - O Biodiversity Check é compatível e complementar com a execução de Relatórios de Sustentabilidade. - No Relatório a forma como a informação se encontra organizada, nomeadamente a apresentação das recomendações sob a forma de tabela, permite ao viticultor ter uma perceção rápida e eficaz das medidas mais relevantes que deve implementar na sua exploração e qual a prioridade com que cada uma deve ser adotada. - O Relatório não se limita a fazer recomendações, aqui o viticultor pode encontrar as alternativas mais viáveis para a correta implementação de cada recomendação e sugestões práticas e específicas de como deve proceder. - O Relatório propões determinadas metas que a empresa deve procurar atingir e apresenta os meios para se obter esse fim. Pontos Fracos - O Biodiversity Check não está associado a nenhum sistema de certificação. - A realização do Biodiversity Check é demasiado longa e implica a colaboração de vários departamentos de uma mesma empresa. - Verifica-se a repetição de informação em diferentes temas do Biodiversity Check. - O Biodiversity Check não aborda a questão dos incêndios. - O Relatório não aborda a questão das alterações climáticas. Oportunidades - Ao nível da comunicação e marketing, o produtor pode utilizar os textos descritivos da sua atividade, presentes no Relatório, no seu site, folhetos e/ou nas próprias instalações de forma a divulgar/destacar as suas boas praticas. - O viticultor pode aproveitar as recomendações sugeridas e implementá-las, bem como tentar melhorar/corrigir o que não é bem aplicado. Ameaças - O aparecimento de uma outra forma de avaliação de biodiversidade que seja menos extensa e mais imediata. - A atual preponderância da temática das alterações climáticas pode sobrepor-se à preocupação com a temática da biodiversidade, quer ao nível das empresas como dos consumidores de vinho.

15 FIM Obrigada pela atenção!

Parceria Europeia para a protecção da biodiversidade em viticultura

Parceria Europeia para a protecção da biodiversidade em viticultura Parceria Europeia para a protecção da biodiversidade em viticultura Projectos que permitiram recolher informação sobre a Biodiversidade das vinhas da RDD IMPACTO DE PRÁTICAS CULTURAIS Maximização dos serviços

Leia mais

Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional

Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional Biodiversidade em Viticultura: Criação de valor entre Ecologia e Economia Biodiversity in Viticulture: Creating value between Ecology and Economy Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional Cristina

Leia mais

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento Quadro 10 - Medidas de Gestão por Unidade de Gestão e respetivas metas/objetivos na Quinta da Fonte do Ouro. UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento Objetivo: > 95% de

Leia mais

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento Quadro 9 Medidas de Gestão por Unidade de Gestão e respetivas metas/objetivos na Quinta da Giesta. UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento Objetivo: > 95% de Conformidade

Leia mais

A importância das infra-estruturas ecológicas no ecossistema vitícola. Cristina Carlos

A importância das infra-estruturas ecológicas no ecossistema vitícola. Cristina Carlos A importância das infra-estruturas ecológicas no ecossistema vitícola Cristina Carlos Infra-estrutura ecológica Qualquer infra-estrutura, existente na exploração ou num raio de cerca de 150 m, que tenha

Leia mais

Biodiversidade e protecção biológica de conservação contra pragas da vinha, na Região Demarcada do Douro

Biodiversidade e protecção biológica de conservação contra pragas da vinha, na Região Demarcada do Douro Biodiversidade e protecção biológica de conservação contra pragas da, na Região Demarcada do Douro CARLOS, C. 1, VAL, M.C. 1, MEIRELES, S. 1, CRESPI, A. 2 & TORRES, L. 2 12º Encontro Nacional de Ecologia,

Leia mais

A importância das infra-estruturas ecológicas na conservação do solo. Cristina Carlos

A importância das infra-estruturas ecológicas na conservação do solo. Cristina Carlos A importância das infra-estruturas ecológicas na conservação do solo Cristina Carlos Alteração da forma de condução do solo vitícola na Região Demarcada do Douro (RDD) Domingos Alvão Sogrape Vinhos SA

Leia mais

Cluster da Vinha e do Vinho Plataforma de ligação entre as empresas e os investigadores. Cristina Carlos, Rosa Amador

Cluster da Vinha e do Vinho Plataforma de ligação entre as empresas e os investigadores. Cristina Carlos, Rosa Amador Cluster da Vinha e do Vinho Plataforma de ligação entre as empresas e os investigadores Cristina Carlos, Rosa Amador 25 de outubro de 2018 Associação privada sem fins lucrativos criada em 1982 com o objectivo

Leia mais

PROTOCOLO DE PARCERIA. Celebrado ao abrigo de projecto de Demonstração

PROTOCOLO DE PARCERIA. Celebrado ao abrigo de projecto de Demonstração PROTOCOLO DE PARCERIA Celebrado ao abrigo de projecto de Demonstração LIFE + BIODIVINE Demonstrating biodiversity in viticulture landscapes ENQUADRAMENTO GERAL (LIFE09 NAT/FR/000584) Este projecto tem

Leia mais

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento Quadro 11 - Medidas de Gestão por Unidade de Gestão e respetivas metas/objetivos na Herdade da Gâmbia. UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objetivos e Rastreamento Objetivo: > 95% de Conformidade

Leia mais

Biodiversidade*Funcional*na*Vi1cultura* Duriense:*valor*acrescentado*ao*vinho?*

Biodiversidade*Funcional*na*Vi1cultura* Duriense:*valor*acrescentado*ao*vinho?* Biodiversidade*Funcional*na*Vi1cultura* Duriense:*valor*acrescentado*ao*vinho?* Rui Soares Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 05/11/2013 Fundação 10/09/1756 Empresa Majestática (disciplina e fiscalização

Leia mais

Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade na Quinta dos Murças (Esporão)

Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade na Quinta dos Murças (Esporão) Gestão de Ecossistemas e Biodiversidade na Quinta dos Murças (Esporão) O Desafio da Viticultura Biológica no Douro Nuno Gaspar de Oliveira Gestão de Ecossistemas Porquê Agroecologia, porquê Biológico?

Leia mais

Projecto BioDivine Acções de monitorização da Biodiversidade Artrópodes, plantas e Aves. Cristina Carlos

Projecto BioDivine Acções de monitorização da Biodiversidade Artrópodes, plantas e Aves. Cristina Carlos Projecto BioDivine Acções de monitorização da Biodiversidade Artrópodes, plantas e Aves Cristina Carlos Infra-estruturas ecológicas e serviços do ecossistema Objectivos: favorecer a presença de infra-estruturas

Leia mais

Grupo Operacional. Cristina Carlos, ADVID. Quinta do Vallado, 13/02/2019. C. Carlos/ADVID. C. Carlos/ADVID

Grupo Operacional. Cristina Carlos, ADVID. Quinta do Vallado, 13/02/2019. C. Carlos/ADVID. C. Carlos/ADVID C. Carlos/ADVID C. Carlos/ADVID Grupo Operacional Confusão sexual contra a traça-da-uva, Lobesia botrana em viticultura de montanha: Caso particular da Região Demarcada do Douro (RDD) Quinta do Vallado,

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional AGROBIO Missão: Promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal Desde 1985 7600 ASSOCIADOS (agricultores; empresas; consumidores)

Leia mais

VITICULTURA FRUTICULTURA

VITICULTURA FRUTICULTURA C Reprodução sujeita a autorização 18/ 2017 Senhora da Hora, 27 de outubro de 2017 CONTEÚDO VITICULTURA/FRUTICULTU RA MANUTENÇÃO DO SOLO, ENRELVAMENTOS. Redação: J. F. Guerner Moreira (Eng.º Agrónomo Responsável

Leia mais

DESDE 1982, RENOVAMOS A TRADIÇÃO

DESDE 1982, RENOVAMOS A TRADIÇÃO DESDE 1982, RENOVAMOS A TRADIÇÃO O trabalho desenvolvido permitiu que em 2009, por iniciativa da ADVID, viesse a ser Quem somos? reconhecido o Cluster dos Vinhos da Região do Douro e a ADVID a sua Entidade

Leia mais

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação

Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água. Memória descritiva da Operação. Descrição sumária do Projeto ou Ação Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água Memória descritiva da Operação Descrição sumária do Projeto ou Ação O Projeto consiste na disponibilização de equipamento, semelhante

Leia mais

Biodiversidade funcional nas vinhas da Região Demarcada do Douro

Biodiversidade funcional nas vinhas da Região Demarcada do Douro Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense Cluster dos vinhos da Região do Douro Biodiversidade funcional nas vinhas da Região Demarcada do Douro Os benefícios ambientais e a criação de

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha 20-03-2014 1 O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos Maria José Cunha 20-03-2014 2 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA MISSÃO Formar profissionais

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 P1 Fomentar a transferência de conhecimentos e a inovação nos setores agrícola e florestal e nas

Leia mais

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas 1 Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira São Paulo - SP 06 Abril 2010 1 PROGRAMA SOJA PLUS Conteúdo Importância da Soja Brasileira Justificativa para o Lançamento Metodologia

Leia mais

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS Rubens C. Garlipp * Reunião Técnica: Certificação Florestal e o Uso de Pesticidas São Paulo/SP Fevereiro 2001 * Superintendente

Leia mais

Check de Biodiversidade Conceitos de formação individuais para viticultores

Check de Biodiversidade Conceitos de formação individuais para viticultores Check de Biodiversidade Conceitos de formação individuais para viticultores Introdução, Explicação e Orientações Os ecossistemas fornecem à espécie humana muitos recursos naturais e serviços. Na Europa

Leia mais

Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora

Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora Monitorização da biodiversidade de artrópodes e flora 2012 BIODIVINE objectivos Perceber o impacto da paisagem na biodiversidade Perceber se a presença de elementos naturais na paisagem (diversidade da

Leia mais

Biodiversidade e serviços ecossistémicos na paisagem do Alto Douro Vinhateiro

Biodiversidade e serviços ecossistémicos na paisagem do Alto Douro Vinhateiro 3rd. Edition infowine.forum 2012 Thinking out of the bottle Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas Biodiversidade e serviços ecossistémicos na paisagem do Alto Douro Vinhateiro

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGROBIO Missão: Promover a agricultura biológica em Portugal, fornecendo meios que auxiliem o consumidor e o produtor a efetuarem as melhores

Leia mais

DIVERSIDADE DA VIDEIRA E SUA CONSERVAÇÃO

DIVERSIDADE DA VIDEIRA E SUA CONSERVAÇÃO DIVERSIDADE DA VIDEIRA E SUA CONSERVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR DO SETOR VITIVINÍCOLA António R. Graça PORVID A cadeia de valor vitivinícola Produção de uvas Vinificação Embalagem Distribuição Marketing Consumo

Leia mais

Divulgação de acções de monitorização e conservação em curso

Divulgação de acções de monitorização e conservação em curso LIFE 09 NAT/FR/000584 Divulgação de acções de monitorização e conservação em curso Cristina Carlos O que é o projecto BIODIVINE? Projecto LIFE + (Nature & Biodiversity 2009) LIFE09NAT/FR/000584 Vigência:

Leia mais

Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007

Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007 Mil Madeiras Preciosas ltda. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PC-007/2007 Versão: 02 Atividade: IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE AAVC Data de Criação: 29/08/2007 Data de Revisão: 03/08/2017 Metodologia voltada

Leia mais

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico

Leia mais

Estimativa do risco de Traça da uva na RDD

Estimativa do risco de Traça da uva na RDD 1º Encontro sobre Estimativa do risco, 20 de Abril de 2006, ESACB Estimativa do risco de Traça da uva na RDD Cristina Carlos Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense Traça da uva - Lobesia

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Política Internacional de Compra de Café

Política Internacional de Compra de Café Política Internacional de Compra de Café Versão: Julho 2016 A n o s s a m i s s ã o Simples, responsável e fiável: há mais de 100 anos os valores comerciais tradicionais são o alicerce do sucesso económico

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

LIFE 13 ENV/ES/ TEXTO DE ACORDO COM A ANTIGA ORTOGRAFIA [Subtítulo do documento]

LIFE 13 ENV/ES/ TEXTO DE ACORDO COM A ANTIGA ORTOGRAFIA [Subtítulo do documento] LIFE 13 ENV/ES/000541 [Subtítulo do documento] PROTOCOLO DE MONITORIZAÇÃO DE BOAS PRÁCTICAS AGRÍCOLAS Com o presente Protocolo de Monitorização pretende-se fornecer aos técnicos e aos agricultores uma

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA CEDOC 47.412 CONSULTA PÚBLICA AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA RESUMO EXECUTIVO 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DURATEX FLORESTAL LTDA... 2 3. CERTIFICAÇÃO

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO PROTECÇÃO DAS PLANTAS Para se proteger é necessário ter inimigos. No caso das culturas agrícolas são as Pragas e as Doenças que ameaçam a qualidade e a quantidade das produções.

Leia mais

Domínios temáticos, Conceitos, Metas de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades. Disciplina de Oferta de Escola

Domínios temáticos, Conceitos, Metas de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades. Disciplina de Oferta de Escola Disciplina de Oferta de Escola 7º e 8º anos do 3º ciclo do Ensino Básico Domínios temáticos, Conceitos, de Aprendizagem e Propostas de Estratégias/Atividades José Carlos Morais Educação Ambiental para

Leia mais

PROGRAMA DE COOPERACIÓN TERRITORIAL DEL ESPACIO SUDOESTE EUROPEO

PROGRAMA DE COOPERACIÓN TERRITORIAL DEL ESPACIO SUDOESTE EUROPEO WINETech - SOE1/P1/E071 PROGRAMA DE COOPERACIÓN TERRITORIAL DEL ESPACIO SUDOESTE EUROPEO 2007-2013 MATRIZ CRUZADA DE OPORTUNIDADES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA (09/06/2011) Entregável E.5.1. 1.

Leia mais

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas Plano de Adaptação às Alterações Climáticas O Município de Alfândega da Fé tem vindo a desenvolver ações no sentido alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental, que têm expressão em áreas

Leia mais

Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro (CPA)

Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro (CPA) 1. OBJECTO A presente norma tem por objeto a definição dos procedimentos a adotar para a atribuição das prioridades de acordo com as regras da União Europeia no desenvolvimento rural e respetivos códigos

Leia mais

Alterações Climáticas, Florestas e Biodiversidade

Alterações Climáticas, Florestas e Biodiversidade Alterações Climáticas, Florestas e Biodiversidade A nossa pegada regista-se Susana Brígido Seia, 16 de Janeiro de 2009 Índice 1. A importância dos ecossistemas florestais, nas alterações climáticas e biodiversidade

Leia mais

Projeto GreenVitis, um desafio para uma melhor produtividade e sustentabilidade do sistema vitivinícola duriense. Afonso Martins UTAD/CITAB

Projeto GreenVitis, um desafio para uma melhor produtividade e sustentabilidade do sistema vitivinícola duriense. Afonso Martins UTAD/CITAB Projeto GreenVitis, um desafio para uma melhor produtividade e sustentabilidade do sistema vitivinícola duriense Afonso Martins UTAD/CITAB 1 Motivações para o projeto 2 Práticas de gestão do solo na vinha

Leia mais

Secção1: Enquadramento Institucional

Secção1: Enquadramento Institucional The Triple Bottom Line Questionário de Investigação no âmbito do projecto: Secção1: Enquadramento Institucional Por favor insira o seu nome Q.1 Título P r i m e i r o N o m e Último Nom e Por favor insira

Leia mais

Gestão para criação de um Destino Sustentável

Gestão para criação de um Destino Sustentável Gestão para criação de um Destino Sustentável Sistema LiderA - Turismo Construção Sistemas - Uso Manuel Duarte Pinheiro Engenheiro do Ambiente (1985), Ph.D., Profº do Departamento de Engenharia Civil,

Leia mais

Apresentação do Projecto WETWINE.

Apresentação do Projecto WETWINE. Apresentação do Projecto WETWINE www.wetwine.eu Precedentes Porque nasceu o WETWINE? A região SUDOE representa 25% da área de vinha europeia. A indústria vitivinícola tem um papel fundamental a desempenhar

Leia mais

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios.

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios. CADERNO FICHA 8. PREVENÇÃO 8.4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado

Leia mais

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade

Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade Projetos contribuem para: aplicação, desenvolvimento, avaliação e seguimento da política e legislação da UE na área da natureza e da biodiversidade, incluindo

Leia mais

Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo

Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo Introdução de Padrões Sociais, Ecológicos & de Qualidade Módulo 9 Garantiade Qualidadepormeiode Padrões de Produto& de Processo Módulos Delimitação do projeto Análise da cadeia e estratégia Implementação

Leia mais

Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas

Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas A COMPETITIVIDADE DA HORTICULTURA ORNAMENTAL Potenciar a comercialização Certificação GLOBALG.A.P. em Flores e Propagação de Plantas Luísa Pestana Bastos Santarém, 22 de fevereiro de 2019 SATIVA - o que

Leia mais

Implicações da aplicação do Plano de Acção Nacional (PAN) para o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos na prática da protecção integrada

Implicações da aplicação do Plano de Acção Nacional (PAN) para o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos na prática da protecção integrada 1 2 Implicações da aplicação do Plano de Acção Nacional (PAN) para o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos na prática da protecção integrada Cristina Carlos 1, Rosa Amador, 1 Laura Torres 2 20

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas - MIP. Eng. Agr. Luiz Paulo

Manejo Integrado de Pragas - MIP. Eng. Agr. Luiz Paulo Manejo Integrado de Pragas - MIP Eng. Agr. Luiz Paulo Introdução AC/DC Introdução O conceito de controle de pragas mudou nas últimas décadas, deixando de ser feito a aplicação de produtos químicos com

Leia mais

PROGRAMA JORNADAS DE TRABALHO EM CABO VERDE NOVEMBRO DE 2017

PROGRAMA JORNADAS DE TRABALHO EM CABO VERDE NOVEMBRO DE 2017 PROGRAMA JORNADAS DE TRABALHO EM CABO VERDE NOVEMBRO DE 2017 Sessões de trabalho a levar a cabo em Cabo Verde durante o mês de novembro, relacionadas com as diferentes atividades do projeto. Lugar: Ilha

Leia mais

Prova Escrita de Geografia A

Prova Escrita de Geografia A EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Geografia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 719/2.ª Fase Critérios de Classificação 8 Páginas 2015 Prova

Leia mais

EcoVitis: projectos SIG e a identificação de locais com aptidão para a instalação de zonas arborizadas e com enrelvamento

EcoVitis: projectos SIG e a identificação de locais com aptidão para a instalação de zonas arborizadas e com enrelvamento EcoVitis: projectos SIG e a identificação de locais com aptidão para a instalação de zonas arborizadas e com enrelvamento José Aranha CITAB j_aranha@utad.pt Juliana Salvação bolseira EcoVitis jlsalvacao@hotmail.com

Leia mais

Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. XII ENCUENTRO DOURO / DUERO Peso da Régua, Junho 2013

Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. XII ENCUENTRO DOURO / DUERO Peso da Régua, Junho 2013 Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense Cluster dos vinhos da Região do Douro XII ENCUENTRO DOURO / DUERO Peso da Régua, 15-16 Junho 2013 FACHGEBIET WEINBAU Institut Weinbau und Rebenzüchtung

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA às Partes Interessadas Florestas de alto valor de conservação da unidade de gestão florestal do grupo Unifloresta Unimadeiras, S.A.

CONSULTA PÚBLICA às Partes Interessadas Florestas de alto valor de conservação da unidade de gestão florestal do grupo Unifloresta Unimadeiras, S.A. CONSULTA PÚBLICA às Partes Interessadas Florestas de alto valor de conservação da unidade de gestão florestal do grupo Unifloresta Unimadeiras, S.A. O grupo Unifloresta foi formalmente constituído em 2007

Leia mais

Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios. Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo

Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios. Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo Que Qualidade? Conjunto de ATRIBUTOS suscetíveis de fazer com que

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL CONCEITOS ELEMENTARES MEIO AMBIENTE Tudo que envolve ou o meio no qual os seres vivos se desenvolvem conjuntamente com fatores abióticos; ECOLOGIA Ciência dos ecossistemas,

Leia mais

GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto. Eng.ª Alexandra Pinto para Douro Dinâmico

GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto. Eng.ª Alexandra Pinto para Douro Dinâmico GLOBALG.A.P. Alexandra Pinto GlobalG.A.P. Global G Good A Agricultural P Practices Boas Práticas Agrícolas GlobalG.A.P. GLOBAL G.A.P. É um organismo privado que estabelece normas voluntárias através das

Leia mais

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural Essa publicação 1 faz parte do Programa de Educação Ambiental previsto no licenciamento ambiental federal conduzido

Leia mais

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo Professora Associada (DN/CCS/UFPI) Alimentos Orgânicos e Qualidade de Vida Na

Leia mais

Olivicultura sustentável e produção de azeite de qualidade

Olivicultura sustentável e produção de azeite de qualidade Olivicultura sustentável e produção de azeite de qualidade José Alberto Pereira Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Bragança jpereira@ipb.pt Lisboa, 04.07.2016 Oliveira (Olea europaea L.)/azeitona/azeite

Leia mais

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

G_PublicSummary. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria para Administradores de Grupo Resumo Público Grupo Ruiz Coffees Brasil Produto(s) do grupo: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco

Plano de Gestão Ambiental. Unidade São Francisco Plano de Gestão Ambiental Unidade São Francisco Unidade São Francisco Fundada em 1948 como Usina Açucareira São Francisco, é voltada exclusivamente para a produção de açúcar refinado granulado, cristal

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

Workshop Maximização dos serviços do ecossistema vinha. UTAD, 13 e 14 de Novembro de 2013

Workshop Maximização dos serviços do ecossistema vinha. UTAD, 13 e 14 de Novembro de 2013 Workshop Maximização dos serviços do ecossistema vinha. UTAD, 13 e 14 de Novembro de 2013 Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas Co-financiamento: Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Rita Calca. 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro Castro Verde

Rita Calca. 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro Castro Verde 1ª Sessão de trabalho 21 Novembro 2012 - Castro Verde No âmbito do Projecto Capacitação de explorações agrícolas para a certificação de sustentabilidade Apresentação: CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO FLORESTAL FSC

Leia mais

Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade em Viticultura. Guião de entrevista para agentes do sector vitivinícola em Portugal

Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade em Viticultura. Guião de entrevista para agentes do sector vitivinícola em Portugal Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade em Viticultura Guião de entrevista para agentes do sector vitivinícola em Portugal Direito autoral Este documento foi elaborado pelos parceiros do projeto

Leia mais

SUMÁRIO: O MARKETING E A ATIVIDADE HOTELEIRA: STUDY CASE DE UM CASO DE SUCESSO - Hotel Caracol E SUA ANÁLISE SWOT TRABALHO DE GRUPO - ORIENTAÇÕES

SUMÁRIO: O MARKETING E A ATIVIDADE HOTELEIRA: STUDY CASE DE UM CASO DE SUCESSO - Hotel Caracol E SUA ANÁLISE SWOT TRABALHO DE GRUPO - ORIENTAÇÕES MARKETING MIX NA ATIVIDADE HOTELEIRA SUMÁRIO: O MARKETING E A ATIVIDADE HOTELEIRA: STUDY CASE DE UM CASO DE SUCESSO - Hotel Caracol E SUA ANÁLISE SWOT TRABALHO DE GRUPO - ORIENTAÇÕES Docente: MARÇO/2013

Leia mais

Curso Avançado em Gestão da Formação de Julho

Curso Avançado em Gestão da Formação de Julho Curso Avançado em Gestão da Formação 2011 18 de Julho 1 Gestão Integrada da Formação Ciclo integrado de formação Levantamento necessidades Avaliação resultados Elaboração Planos de Formação Gestão Operacional

Leia mais

Os desafios do uso eficiente do solo e da água na cultura da vinha. Rosa Amador, Cristina Carlos

Os desafios do uso eficiente do solo e da água na cultura da vinha. Rosa Amador, Cristina Carlos Os desafios do uso eficiente do solo e da água na cultura da vinha Rosa Amador, Cristina Carlos Intensificação sustentável e eficiência na utilização dos recursos na agricultura portuguesa Lisboa, 11 Maio

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica www.econewfarmers.eu

Leia mais

Desenvolvimento Local. Aula 15. Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período

Desenvolvimento Local. Aula 15. Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período Desenvolvimento Local Aula 15 Política de desenvolvimento Rural em Portugal: Principais instrumentos de financiamento para o período 2014-2020. PAC 2014-2020 Desafios e objetivos Desafios Objetivos políticos

Leia mais

Política Internacional de Compra de Chá

Política Internacional de Compra de Chá Política Internacional de Compra de Chá Versão: Fevereiro de 2017 Política Internacional de Compra de Chá Fevereiro de 2017 Índice 1. Âmbito de aplicação 2. Antecedentes 3. Responsabilidade 4. Objetivos

Leia mais

CASO PRÁTICO: Vinho de baixo carbono

CASO PRÁTICO: Vinho de baixo carbono CASO PRÁTICO: Vinho de baixo carbono Conferências Vida Rural 6º edição Vinha e Vinho com valor Bruno Caldeira 21/06/2016 Temas a abordar Alterações climáticas Enquadramento Vertentes das alterações climáticas

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5

MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5 MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5 CONHECER E VALORIZAR OS SERVIÇOS DE ECOSSISTEMA: CONCEITOS

Leia mais

Colégio F3: FOOD, FARMING & FORESTRY. IGOT 22 abril 2016

Colégio F3: FOOD, FARMING & FORESTRY. IGOT 22 abril 2016 Colégio F3: FOOD, FARMING & FORESTRY IGOT 22 abril 2016 A Terra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável QUAIS AS TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS, NA PERSPETIVA DOS PARTICIPANTES NO EVENTO? Alterações Globais

Leia mais

Controlo de Invasoras. A experiência de Montemor-o-Novo

Controlo de Invasoras. A experiência de Montemor-o-Novo Controlo de Invasoras A experiência de Montemor-o-Novo SEMINÁRIO BIODISCOVERIES BARREIRO 10 DE MAIO DE 2018 Invasoras em Montemor-o-Novo» Grande preocupação da autarquia» Desde 2003 que se tem vindo a

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Santa Helena Plano de Gestão Ambiental Unidade Santa Helena Unidade Santa Helena Fundada em 1951, a usina Santa Helena está localizada em Rio das Pedras, cuja cidade está inserida na mais tradicional região canavieira

Leia mais

Áreas de Alto Valor de Conservação

Áreas de Alto Valor de Conservação Mil Madeiras Preciosas ltda. Áreas de Alto Valor de Conservação Resumo para Consulta Pública Acervo Área de Manejo PWA Setor de Sustentabilidade Itacoatiara/AM- Brasil. Agosto de 2017. SOBRE ESTE RESUMO

Leia mais

Biodiversidade e prosperidade económica

Biodiversidade e prosperidade económica Biodiversidade e prosperidade económica Helena Castro e Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Universidade de Coimbra O que é a biodiversidade? Biodiversidade é a variedade de seres vivos. Aqui se

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda da Nossa Senhora da Guia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Maracaí Plano de Gestão Ambiental Unidade Maracaí Unidade Maracaí Localizada na região oeste do estado de São Paulo, no município de Maracaí (a 30 km de Assis), a unidade Maracaí trouxe à região alento aos agricultores

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

Sessão 4 - Critérios de Sustentabilidade

Sessão 4 - Critérios de Sustentabilidade IMPLEMENTANDO COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NO ESTADO DA BAHIA (CPS-BA) Sessão 4 - Critérios de Sustentabilidade Salvador, 15 de dezembro de 2010. O que são critérios de sustentabilidade? Quais são os

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Ipaussu Plano de Gestão Ambiental Unidade Ipaussu Unidade Ipaussu A unidade Ipaussu foi fundada em 1982 no município de Ipaussu e durante 13 anos funcionou como destilaria autônoma produzindo apenas álcool combustível.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Dia de Campo sobre Olival Tradicional

Dia de Campo sobre Olival Tradicional Dia de Campo sobre Olival Tradicional Vila Verde de Ficalho, 23 de setembro de 2014 José Francisco Ferragolo da Veiga jfveiga@drapal.min-agricultura.pt DRAP Alentejo Direção Regional de Agricultura e Pescas

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí

Plano de Gestão Ambiental. Unidade Jataí Plano de Gestão Ambiental Unidade Jataí Unidade Jataí Localizada na região centroeste do estado de Goiás, no município de Jataí, a unidade é considerada uma das mais modernas do Brasil e do mundo devido

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuário Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Leia mais

A ÁGUA ÉUM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL ÉFUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA

A ÁGUA ÉUM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL ÉFUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA 1 A ÁGUA ÉUM RECURSO ESCASSO E FUNDAMENTAL PARA A AGRICULTURA NUMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL ÉFUNDAMENTAL REDUZIR O RISCO DE POLUIÇÃO DA ÁGUA OS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOSSÃO FUNDAMENTAIS PARA A PRODUÇÃO

Leia mais

Diagnóstico e estratégias caso de estudo

Diagnóstico e estratégias caso de estudo Diagnóstico e estratégias caso de estudo 2012-08-27 Nível estratégico Missão e Visão Objetivos > critérios de avaliação > métricas > metas Diagnóstico Revisão Produção do Plano Implementação do Plano Plano

Leia mais

Promoção do uso sustentável da biomassa florestal para fins energéticos

Promoção do uso sustentável da biomassa florestal para fins energéticos Focus Group IV Sustentabilidade Energética na Agricultura e Florestas Promoção do uso sustentável da biomassa florestal para fins energéticos Ponte de Lima, 03 de outubro de 2013 2000 2003 Comissão de

Leia mais