Gráficos de controle de médias móveis exponencialmente ponderadas no processo de aplicação de insumos agrícolas: um estudo de caso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gráficos de controle de médias móveis exponencialmente ponderadas no processo de aplicação de insumos agrícolas: um estudo de caso"

Transcrição

1 Gráficos de controle de médias móveis exponencialmente ponderadas no processo de aplicação de insumos agrícolas: um estudo de caso Natália da Silva Martins 1, Erik Augusto Barreto Jr. 2, Marcos Milan 2, Gabriel A. Sarries 2 Resumo: Gráficos de controle de qualidade são utilizados com o objetivo de monitorar parâmetros do processo. Geralmente, esses gráficos são fundamentados nas suposições de normalidade e independência entre as unidades amostrais. No entanto, existem situações tais como em processos agrícolas, que estas suposições não se verificam, inviabilizando a utilização das técnicas paramétricas usuais e consequentemente o monitoramento dos parâmetros do processo. Deste modo, este artigo objetiva utilizar a metodologia de médias móveis exponencialmente ponderadas (MMEP), a qual não necessita das referidas suposições, para o monitoramento de processos agrícolas. Com os resultados obtidos, verificou-se que a estatística MMEP é um modelo simples que produz bons resultados e sua utilização vem sendo uma alternativa para o monitoramento de processos que não apresentam normalidade. Observou-se, também, que o processo estudado não se encontra sob o processo estatístico de qualidade, sendo necessárias correções. Palavras-chave: controle estatístico de processo, variabilidade, processos agrícolas. 1 UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas. natalia.martins@unifal-mg.edu.br 2 ESALQ/USP - Universidade de São Paulo.

2 Exponentially-weighted moving average chart in the process of application of agricultural fertilizers: a case study Natália da Silva Martins 1, Erik Augusto Barreto Jr. 2, Marcos Milan 2, Gabriel A. Sarries 2 Abstract: Quality control charts are used in order to monitor process parameters. The charts are based on the assumptions of normality and independence of the sample units. However, in agricultural processes these assumptions do not occur, preventing the use of these techniques. This article aims to use EWMA methodology for the evaluation of these processes. The studied process is not under statistical quality control, and necessary corrections. Key-words: statistical quality control, variability, agricultural processes. 1 UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas. natalia.martins@unifal-mg.edu.br 2 ESALQ/USP - Universidade de São Paulo.

3 Gráficos de controle de médias móveis exponencialmente ponderadas no processo de aplicação de insumos agrícolas: um estudo de caso Natália da Silva Martins 1, Erik Augusto Barreto Jr. 2, Marcos Milan 2, Gabriel A. Sarries 2 1 Introdução O crescimento econômico atrelado à acirrada competição por mercados faz com que cada vez mais o aperfeiçoamento de processos e produtos, seja indispensável à sobrevivência do setor industrial. Assim, um dos pontos fundamentais para a eficiência do processo é a estabilização, o que garante a qualidade do produto. Qualidade essa definida por Montgomery (2004) como a redução da variabilidade na produção de um produto ou realização de um serviço, pois quanto menor a variabilidade maior será a confiabilidade e a aceitação dos mesmos. Porém, segundo Silva et al. (2004) na produção ou realização de um serviço, as características destes embutem variações inevitáveis devido aos diversos fatores que compõem o processo produtivo. Deste modo, torna-se necessário o controle dessa variabilidade de maneira que os produtos ou serviços apresentem uma qualidade satisfatória e garantam uma maior adequação ao seu uso. Nesses termos, de acordo com Mingoti e Yassukawa (2008) e Martins, Godoy e Lopes (2012), o controle estatístico de processos (CEP) é uma ferramenta de grande importância para o monitoramento de um processo produtivo ou serviços. Essa ferramenta é representada por meio dos gráficos de controle desenvolvido por Shewhart (1941) e permite processar e dispor informações que podem ser utilizadas na identificação dos tipos de causas para a variação da qualidade dos produtos resultantes de um processo. Os gráficos de controle visam monitorar as características dos produtos com relação aos limites de tolerância ou de especificação. Esses gráficos, também conhecidos na literatura como cartas de controle, buscam encontrar variabilidades no processo, aumentando a produtividade e, prevenindo com isso, possíveis ajustes desnecessários nos equipamentos monitorados. As cartas de controle desenvolvidas por Shewharts (1941) partem do pressuposto que a característica da qualidade que está sendo monitorada apresente, enquanto o processo estiver sob 1 UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas. natalia.martins@unifal-mg.edu.br 2 ESALQ/USP - Universidade de São Paulo.

4 o estado de controle estatístico, uma distribuição normal com média µ e variância σ 2. No entanto, essa pressuposição nem sempre é satisfeita. Para contornar essa situação Roberts (1959) propôs a carta de médias móveis exponencialmente ponderadas (MMEP), com o objetivo suprir a limitação apresentada pela carta de Shewhart. Pasqua et al. (1996), por exemplo, utilizaram técnicas estatísticas de controle de qualidade em operações agrícolas de semeadura, adubação de cobertura e pulverizações. Com os resultados obtidos, na pulverização, mais especificamente a regularidade de vazão pelos bicos, verificaram que o processo não se encontrava sob controle estatístico e que o mesmo não atendia às especificações determinadas pelo fabricante. Sarriés (1997) aplicou o CEP durante o processo de carregamento da cana-de-açúcar, avaliando impurezas minerais provenientes dessa operação. Concluiu que a utilização do CEP, principalmente a ferramenta de gráfico de controle, possibilitou identificar as cargas com impurezas minerais elevadas e também identificar as causas especiais, que geraram o excesso de impureza nas cargas. Rouverson et al. (2007) avaliaram as perdas quantitativas, no solo e na planta, de uma colheita mecanizada de algodão em Goiás. Gráficos de controle foram elaborados para verificar a qualidade da operação de colheita e constatou-se que as perdas provenientes da colheita do algodão foram elevadas, principalmente as perdas no solo (algodão que caiu no solo), indicando que a colhedora apresentava deficiência na operação, isto é, o processo de colheita de algodão não estava dentro dos padrões de qualidade, sob o ponto de vista do CEP, o que implica, segundo o autor em uma revisão nas condições de colheita. Passos et al. (2010) demonstram a importância da utilização do CPE como um instrumento para a tomada de decisão em uma empresa de extração de óleo vegetal em Juazeiro-BA. Como resultados os autores verificaram o quanto essa ferramenta pode subsidiar a tomada de decisão dos gestores da empresa. Posto o crescimento e a importância da utilização do CEP no setor agrícola, este estudo visa aplicar tais ferramentas estatísticas para monitorar a eficiência da aplicação de insumos agrícolas realizado por uma carreta adubadora a taxa variável e utilizar o Gráfico de Controle MMEP, uma vez que este não pressupõe normalidade, para avaliar a estabilidade do processo, obtendo um maior controle sobre a aplicação.

5 2 Materiais e métodos Os dados utilizados neste estudo são referentes à 2588 diferenças das quantidades de insumos agrícolas que uma carreta adubadora a taxa variável deveria aplicar e o que foi aplicado. A quantidade de insumo que deveria ser aplicado foi especificada por meio de estudos de propriedades do solo segundo a teoria de agricultura de precisão, para maiores detalhes consultar Batchelor et al. (1997). Em relação às quantidades aplicadas, estas foram obtidas por meio de um sensor presente na carreta capaz de calculá-las. Os métodos estatísticos a serem empregados nas analises dos dados foram às análises descritivas, como medidas de posição e dispersão, os teste de igualdade de variâncias (F) e t-student a fim de verificar a homogeneidade de variâncias e se as médias das quantidades aplicadas são iguais às medias das quantidades recomendadas, respectivamente. Para verificar se o processo de distribuição de insumos agrícolas está sob CEP aplicar-se-á os gráficos de controle MMEP nas diferenças das quantidades de insumos, (quantidades recomendadas-quantidades aplicadas). Na construção destes gráficos de controle a MMEP é definida por Montgomery (2004) como: i 1 z i = λ (1 λ)x i j + (1 λ) i z o (1) 0 Sendo: z i = média ponderada de todas as médias anteriores; z 0 = média alvo do processo; x i = valor da característica medida; λ = peso da média, sensibilidade em captar mudanças. Neste processo, os limites superiores e inferiores do gráfico de controle são definidos na equação (2) e (3), respectivamente: λ LSC = µ + 3 σ (2 λ) [1 (1 λ)2i ] (2) λ LIC = µ 3 σ (2 λ) [1 (1 λ)2i ] (3) Após a avaliação do processo é necessário verificar a sua capacidade de confiança, que

6 é utilizado para verificar se o processo é potencialmente capaz de produzir itens ou realizar serviços dentro dos limites especificados. A capacidade de confiança (Cpc) é definida de acordo com a equação (4): Cpc = LSC LIC 6 π E X T (4) 2 Em que T é o valor alvo: T = (LSE+LIE) 2 ; E X T é a esperança da distribuição da variável aleatória X, estimada por: c = 1 n n i=1 X i T Para a realização das análises utilizou-se o software R versão e o aplicativo estatístico Statistica versão 11, disponibilizado pela Universidade de São Paulo. 3 Resultados e Discussão As análises apresentadas neste estudo foram realizadas seguindo os métodos descritos na seção de materiais e métodos. A Tabela 1 refere-se às análises descritivas das quantidades de insumos, em quilogramas por hectare, que deveriam ser aplicados e as doses que foram aplicadas. Tabela 1: Medidas descritivas das quantidades de insumos que deveriam ser aplicadas e das quantidades que foram aplicadas. Parâmetros Dose recomendada Dose aplicada Média 80,74 79,87 Desvio padrão 16,96 17,35 Máximo Mínimo Amplitude Por meio da Tabela 1, observa-se que as médias, máximos, mínimos das quantidades que deveriam ser aplicadas e as que foram aplicadas não apresentam, aparentemente, diferenças nas quantidades. No entanto, para verificar se as quantidades de insumos que deveriam ser aplicadas e as quantidades que foram aplicadas são estatisticamente iguais realizou-se o teste t-student para a comparação das médias.

7 Na realização do teste de comparação de médias, faz-se necessário o teste F para testar a igualdade das variâncias. Com a aplicação do teste F, constatou-se que as variâncias das quantidades de insumos que deveriam ser aplicadas e as quantidades que foram aplicadas são estatisticamente iguais, com um nível de significância de 5%. Por intermédio do teste t-student, considerando homogeneidade de variâncias, averiguou-se que as médias das quantidades testadas são estatisticamente iguais, com um valor de p>0,05. Para verificar se o processo de distribuição de insumos agrícolas está sob CEP aplicou-se os gráficos de controle MMEP nas diferenças das quantidades de insumos. O gráfico é apresentado na Figura 1. Figura 1: Gráfico de controle MMEP aplicado nas diferenças das quantidades de insumos agrícolas. Ao se observar a Figura 1, nota-se que há diversos pontos fora dos limites superior e inferior de controle, indicando que o processo não está sob controle. A falta do controle estatístico de processo revela que o mesmo não realiza o trabalho conforme deveria, isto é, a carreta adubadora a taxa variável não está realizando o processo ao qual foi destinada de maneira satisfatória. A realização não conforme da aplicação de insumos agrícolas realizada pela carreta adubadora a taxa variável implica em um desperdício de insumos quando a mesma aplica uma quantidade maior que a necessária, bem como uma deficiência de nutrientes no solo quando é aplicada uma quantidade menor que a necessária.

8 4 Considerações finais Com os resultados obtidos, verificou-se que a estatística MMEP é um modelo simples que produz bons resultados e sua utilização vem sendo uma alternativa para o monitoramento de processos que não apresentam normalidade. Deste modo, neste estudo, aplicaram-se ferramentas estatísticas de CEP, gráfico de controle MMEP, para monitorar a eficiência da aplicação de insumos agrícolas realizado por uma carreta adubadora a taxa variável. Por intermédio dos resultados, verificou-se que a carreta adubadora a taxa variável não está aplicando as quantidades corretas de insumos, não apresentando um desempenho satisfatório. A realização não satisfatória deste processo de aplicação de insumos pode ser decorrente de alguns fatores, tais como: velocidade em que a carreta adubadora realiza a operação, desnível do solo, característica física do insumo a ser aplicado, entre outros. Deste modo, torna-se relevante realizar um estudo a fim de descrever a implicação destes fatores no processo de adubação realizado pela carreta adubadora a taxa variável. Referências BATCHELOR. B.; WHIGHAM, K.; DEWITT, J., et al. Precision agriculture: introduction to precision agriculture. lowa Cooperative Extension, p. MARTINS, S. L. M.; GODOY, L.P.; LOPEZ, F. D. Monitoramento do controle estatístico do processo utilizando ferramentas estatísticas. Espacios. v. 33 n. 6, p , MINGOTI, S. A.; YASSUKAWA, F. R. S. Uma comparação de gráficos de controle para a média de processos autocorrelacionados. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão v. 3 n.1, p , MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico de Qualidade, 4 ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, p. PASQUA, S.E. et al. Controle de qualidade em operações agrícolas mecanizadas na cultura do milho (Zea mays L.) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1996, Bauru. Anais... Bauru: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, CD-ROM. PASSOS, F. G. Controle Estatístico do Processo (CEP) como instrumento para a tomada de decisão: estudo de caso em uma empresa de extração de óleo vegetal em Juazeiro-BA p. TCC (Trabalho de conclusão de curso)? Universidade Federal do Vale do São Francisco,

9 Juazeiro, ROBERTS, S. W. Control Chart Tests Based on Geometric Moving Averages, Technometrics, v. 1, p ROUVERSON P. S. et al. Variabilidade espacial e controle estatístico do processo de perdas na colheita mecanizada do algodoeiro. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 27, n. 3, p , SARRIÉS, G. A. Controle estatístico da qualidade para impurezas minerais em carregamento de cana-de-açúcar p. Tese (Doutorando em Ciências)? Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SILVA, W. V. et al. Aplicação do Gráfico de Controle Ewma no Processo Produtivo de uma Indústria de Alumínio: Um Estudo de Caso. XI SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, SHEWHART, W. A. Contributions of Statistics to thescience of Engineering. Fluid Mechanics and Statistical Methods in Engineering. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, p. 97? R Core Team (2014). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL

Um Estudo do Comportamento dos Gráficos de Controle Construídos Via Metodologia de Geoestatística

Um Estudo do Comportamento dos Gráficos de Controle Construídos Via Metodologia de Geoestatística XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 006 Um Estudo do Comportamento dos Gráficos de Controle Construídos Via Metodologia de Geoestatística Fabiane Renata de Santana Yassukawa (UFMG) fabianesy@yahoo.com.br

Leia mais

Controle Estatístico de Qualidade para Processos Climatológicos Autocorrelacionados

Controle Estatístico de Qualidade para Processos Climatológicos Autocorrelacionados Controle Estatístico de Qualidade para Processos Climatológicos Autocorrelacionados Luiz André R. dos Santos 1, Fábio C. Conde 1, Mozar de A. Salvador 1, Andrea M. Ramos 1, Larissa S. F. C. dos Santos

Leia mais

Palavras-Chave: Gráficos de Controle Especiais, Geoestatística.

Palavras-Chave: Gráficos de Controle Especiais, Geoestatística. Estudo de Cartas Especiais e Geoestatística no Controle Estatístico de Processos Bruna Fernanda Viotto Oliveira¹ Edilson Ferreira Flores² RESUMO O presente estudo teve como objetivo explorar as técnicas

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE

CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE Ralph S. Silva http://www.im.ufrj.br/ralph/ceq.html Departamento Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Março-Julho/2012 Sumário

Leia mais

Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA) Jean Carlos Teixeira de Araujo

Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA) Jean Carlos Teixeira de Araujo Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA) Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Gráficos X e R; Gráficos X e S; Gráfico CUSUM; Gráfico EWMA; Exemplos utilizando a ferramenta

Leia mais

Título - Actas das 4. as Jornadas de Engenharia Hidrográfica Autor - Instituto Hidrográfico Tiragem exemplares Edição e paginação - Instituto

Título - Actas das 4. as Jornadas de Engenharia Hidrográfica Autor - Instituto Hidrográfico Tiragem exemplares Edição e paginação - Instituto ACTAS Lisboa Título - Actas das 4. as Jornadas de Engenharia Hidrográfica Autor - Instituto Hidrográfico Tiragem - 230 exemplares Edição e paginação - Instituto Hidrográfico, 2016 Impressão e acabamento

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DADOS AUTOCORRELACIONADOS NO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DADOS AUTOCORRELACIONADOS NO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DADOS AUTOCORRELACIONADOS NO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO Fernando de Jesus Moreira Junior (UFSM) fmjunior@smail.ufsm.br Enio Junior Seidel (UFSM)

Leia mais

Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA)

Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA) Gráficos de Controle (X, R, S, CUSUM e EWMA) Alunos: Ahyalla Riceli Anderson Elias Professor: Paulo Maciel Ricardo Massa Roteiro Introdução Gráficos de Controle CEP Controle Estatístico de Processo Gráfico

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE VERIFICAÇÃO DO AJUSTE DA DISTRIBUIÇÃO GUMBEL A DADOS EXTREMOS CARLOS JOSÉ DOS REIS 1, LUIZ ALBERTO BEIJO 2,GILBERTO RODRIGUES LISKA 3 RESUMO A distribuição Gumbel é muito aplicada

Leia mais

Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência

Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência Teste modificado de Tukey: avaliação do poder e eficiência Paulo César de Resende Andrade 1 Alailson França Antunis 1 Douglas Mendes Cruz 1 Jéssica Rodrigues Andrade 1 Valdeane Figueiredo Martins 1 1 Introdução

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO AO PROCESSO DE COLHEITA MECANIZADA DE MILHO.

CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO AO PROCESSO DE COLHEITA MECANIZADA DE MILHO. CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO AO PROCESSO DE COLHEITA MECANIZADA DE MILHO. Cláudio Magela Soares¹* (PG), Dra. Sueli Martins Freitas Alves¹ (PQ) 1. Universidade Estadual de Goiás UEG, Rodovia BR 153, Km

Leia mais

Avaliação do coeficiente de variação na experimentação com cana-de-açúcar. Introdução

Avaliação do coeficiente de variação na experimentação com cana-de-açúcar. Introdução Avaliação do coeficiente de variação na experimentação com cana-de-açúcar Introdução Rubens L. do Canto Braga Jr. 12 Jaime dos Santos Filho 3 Joel Augusto Muniz 3 Na experimentação agronômica, em geral,

Leia mais

Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento

Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento Modificação do teste de Tukey para uso sob heterocedasticidade e desbalanceamento Paulo César de Resende Andrade 1 Lucas Luciano Barbosa 1 Regiane Teixeira Farias 1 Ana Luisa de Castro Pereira Martins

Leia mais

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Roteiro 1. Introdução 2. Monitoramento de Processos 3. Etapa Inicial: Estabilização e Ajuste do Processo 4. Estimação da Variabilidade 5. Referências Introdução

Leia mais

Gráficos de controle Cusum e MMEP

Gráficos de controle Cusum e MMEP Gráficos de controle Cusum e MMEP CE219 - Controle Estatístico de Qualidade Prof. Cesar Taconeli taconeli@ufpr.br Prof. Walmes Zeviani walmes@ufpr.br Laboratório de Estatística e Geoinformação Departamento

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO: ABORDAGEM MULTIVARIADA PARA MEDIDAS INDIVIDUAIS

CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO: ABORDAGEM MULTIVARIADA PARA MEDIDAS INDIVIDUAIS CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO: ABORDAGEM MULTIVARIADA PARA MEDIDAS INDIVIDUAIS Liane Werner Departamento de Estatística / UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 - Porto Alegre -RS E-mail: WERNER@MAT.UFRGS.BR

Leia mais

Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco

Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco Tamanho de amostra para estimação de medidas de tendência central de caracteres de tremoço branco Cláudia Burin 1 Alberto Cargnelutti Filho 2 Marcos Toebe 3 Bruna Mendonça Alves 2 André Luis Fick 4 1 Introdução

Leia mais

STATISTICAL QUALITY CONTROL AND PROCESS CAPABILITY ANALYSIS FOR VARIABILITY REDUCTION OF THE TOMATO PASTE FILLING PROCESS

STATISTICAL QUALITY CONTROL AND PROCESS CAPABILITY ANALYSIS FOR VARIABILITY REDUCTION OF THE TOMATO PASTE FILLING PROCESS STATISTICAL QUALITY CONTROL AND PROCESS CAPABILITY ANALYSIS FOR VARIABILITY REDUCTION OF THE TOMATO PASTE FILLING PROCESS Grupo 4: André Andrejewski, Gregóryo Pacheco, Jessica Santos e Marina Costa CE219

Leia mais

VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NO SOLO EM UM TALHÃO DE LARANJA: AMOSTRAS EM GRIDES REGULARES. Lucas Santana da Cunha 1 RESUMO

VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NO SOLO EM UM TALHÃO DE LARANJA: AMOSTRAS EM GRIDES REGULARES. Lucas Santana da Cunha 1 RESUMO VARIABILIDADE ESPACIAL DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA NO SOLO EM UM TALHÃO DE LARANJA: AMOSTRAS EM GRIDES REGULARES Lucas Santana da Cunha 1 RESUMO Todas as atividades que giram em torno dos conceitos da agricultura

Leia mais

Eficiência do gráfico de controle EWMA em função de diferentes quantidades e posições de causas especiais

Eficiência do gráfico de controle EWMA em função de diferentes quantidades e posições de causas especiais Eficiência do gráfico de controle EWMA em função de diferentes quantidades e posições de causas especiais João Marcos Ramos de Moraes (UFV) jaum_55@hotmail.com José Ivo Ribeiro Júnior (UFV) jivo@ufv.br

Leia mais

Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo

Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo Marcela Costa Rocha 1 Maria de Lourdes Lima Bragion 1 1 Introdução A perda de

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO 1. Introdução; DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL. Teorema Central do Limite; 3. Conceitos de estimação pontual; 4. Métodos de estimação pontual; 5. Referências. 1 POPULAÇÃO E AMOSTRA População:

Leia mais

Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas ANÁLISE DE PARÂMETROS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS GRÁFICOS CUSUM E EWMA

Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas ANÁLISE DE PARÂMETROS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS GRÁFICOS CUSUM E EWMA Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas ANÁLISE DE PARÂMETROS DA QUALIDADE DA ÁGUA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS GRÁFICOS CUSUM E EWMA CHEMICAL WATER PARAMETERS INVESTIGATED BY CUSUM AND

Leia mais

The use of the Exponentially Weighted Moving Average statistical for the predictive control, monitoring and adjustment processes

The use of the Exponentially Weighted Moving Average statistical for the predictive control, monitoring and adjustment processes A estatística Média Móvel Exponencialmente Ponderada para o controle preditivo, monitoramento e ajuste de processos Custodio da Cunha Alves Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Depto de Engenharia

Leia mais

Uma Análise de Desempenho de Gráficos de Controle Multivariados. Rodrigo Luiz P. Lara 1, José Ivo Ribeiro Júnior 2, Rafael L. R.

Uma Análise de Desempenho de Gráficos de Controle Multivariados. Rodrigo Luiz P. Lara 1, José Ivo Ribeiro Júnior 2, Rafael L. R. ISSN: 2317-0840 Uma Análise de Desempenho de Gráficos de Controle Multivariados Rodrigo Luiz P. Lara 1, José Ivo Ribeiro Júnior 2, Rafael L. R. Oliveira 3 1,2 DET-UFV: Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG.

Leia mais

Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão

Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão 1 Introdução Laís Mesquita Silva 1 Allan Alves Fernandes 2 Filipe Rizzo 3 Augusto Ramalho de Morais 4 O feijoeiro-comum

Leia mais

Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real

Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real Marina Rodrigues Maestre 1 Jayane Pereira de Oliveira 2 Raquel Castellucci Caruso Sachs 3 Vitor Augusto Ozaki 4 1 Introdução Durante a década de

Leia mais

Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais

Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais Cristina Henriques Nogueira 1 3 Thelma Sáfadi 2 1 Introdução A energia elétrica é, sem dúvida, um recurso indispensável

Leia mais

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE AMOSTRAGENS PARA REDUZIR O EFEITO DA AUTOCORRELAÇÃO NO DESEMPENHO DO GRÁFICO DA MÉDIA

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE AMOSTRAGENS PARA REDUZIR O EFEITO DA AUTOCORRELAÇÃO NO DESEMPENHO DO GRÁFICO DA MÉDIA XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 2 a5 de outubro

Leia mais

GRÁFICOS DE CONTROLE 3D APLICADOS A PROCESSOS PARALELOS EM UMA INDÚSTRIA MANUFATUREIRA DO ESTADO DO CEARÁ

GRÁFICOS DE CONTROLE 3D APLICADOS A PROCESSOS PARALELOS EM UMA INDÚSTRIA MANUFATUREIRA DO ESTADO DO CEARÁ XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. GRÁFICOS DE CONTROLE 3D APLICADOS A PROCESSOS PARALELOS EM UMA INDÚSTRIA MANUFATUREIRA DO ESTADO DO CEARÁ João Welliandre Carneiro Alexandre (UFC) jwca@ufc.br

Leia mais

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 5 (montgomery)

Controle Estatístico de Qualidade. Capítulo 5 (montgomery) Controle Estatístico de Qualidade Capítulo 5 (montgomery) Gráficos de Controle para Variáveis Relembrando Dois objetivos do CEP: Manter o processo operando em condição estável durante maior parte do tempo;

Leia mais

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Processos.

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Processos. Roteiro da apresentação 1 Controle de Qualidade Lupércio França Bessegato 2 3 4 UFMG Especialização em Estatística Setembro/2008 5 6 7 8 Gráfico de Controle de Shewhart Hipóteses do gráfico de controle

Leia mais

Aumento amostral via arquétipos na avaliação do potencial hídrico de espécies de eucalipto

Aumento amostral via arquétipos na avaliação do potencial hídrico de espécies de eucalipto Aumento amostral via arquétipos na avaliação do potencial hídrico de espécies de eucalipto Pórtya Piscitelli Cavalcanti 1 4 Carlos Tadeu dos Santos Dias 2 4 Patrícia Andressa de Ávila 3 4 José Leonardo

Leia mais

5. Carta de controle e homogeneidade de variância

5. Carta de controle e homogeneidade de variância 5. Carta de controle e homogeneidade de variância O desenvolvimento deste estudo faz menção a dois conceitos estatísticos: as cartas de controle, de amplo uso em controle estatístico de processo, e a homogeneidade

Leia mais

Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo

Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo João Vitor Teodoro¹ Jefferson Vieira José² 1 Doutorando em Estatística e Experimentação Agronômica (ESALQ/USP). 2 Doutorando em Irrigação e Drenagem

Leia mais

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Inspeção de qualidade

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Inspeção de qualidade Roteiro da apresentação Controle de Qualidade 2 3 Lupércio França Bessegato UFMG Especialização em Estatística 4 5 Abril/2007 6 7 Exemplo: Sacos de Leite : Volume de cada saco (ml) do Controle Estatístico

Leia mais

METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL

METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL George Cavalcanti de Albuquerque Júnior 1; Getúlio José Amorim do Amaral 2 1 Estudante do Curso de Estatística - CCEN UFPE; E-mail: gcdaj1@de.ufpe.br, 2 Docente/pesquisador

Leia mais

TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS.

TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS. TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS. 1. INTRODUÇÃO Nosso planeta seguiu uma evolução desde sua origem, passando por transformações significativas em sua

Leia mais

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA.

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO

Leia mais

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Cláudio José Soriano Cordeiro; 1 Guilherme

Leia mais

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo

Fundamentos do Controle Estatístico do Processo Fundamentos do Controle Estatístico do Processo 1. Introdução Roteiro 2. Monitoramento de Processos 3. Etapa Inicial: Estabilização e Ajuste do Processo 4. Estimação da Variabilidade 5. Referências Introdução

Leia mais

Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper

Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper Evelyn Souza Chagas 1 Lêda Valéria Ramos Santana 1 Hérica Santos da Silva 1 Dra. Suzana Leitão Russo 2 Msc. Vitor

Leia mais

Palavras-chave: Helianthus annuus L. Vigor de sementes. Reamostragem.

Palavras-chave: Helianthus annuus L. Vigor de sementes. Reamostragem. Dimensionamento amostral para determinação da condutividade elétrica individual de sementes de girassol Fernando Machado Haesbaert *; Sidinei José Lopes ; Liliane Marcia Mertz ; Alessandro Dal Col Lúcio

Leia mais

Obtenção do NMA do Gráfico de Controle de Regressão

Obtenção do NMA do Gráfico de Controle de Regressão Obtenção do NMA do Gráfico de Controle de Regressão Danilo Cuzzuol Pedrini (UFRGS) danilo@producao.ufrgs.br Carla Schwengber ten Caten (UFRGS) tencaten@producao.ufrgs.br Resumo: Para a aplicação dos gráficos

Leia mais

Aplicação do gráfico de controle por grupos em uma indústria manufatureira do estado do Ceará

Aplicação do gráfico de controle por grupos em uma indústria manufatureira do estado do Ceará Aplicação do gráfico de controle por grupos em uma indústria manufatureira do estado do Ceará João Welliandre Carneiro Alexandre (UFC) jwca@ufc.br Luiz Fernando M. Rodrigues (ESMALTEC) qualidade@esmaltec.com.br

Leia mais

Distribuição Amostral e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuição Amostral e Estimação Pontual de Parâmetros Roteiro Distribuição Amostral e Estimação Pontual de Parâmetros 1. Introdução 2. Teorema Central do Limite 3. Conceitos de Estimação Pontual 4. Métodos de Estimação Pontual 5. Referências Estatística Aplicada

Leia mais

UM ESTUDO DO ERRO TIPO II EM UM TESTE DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA

UM ESTUDO DO ERRO TIPO II EM UM TESTE DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA UM ESTUDO DO ERRO TIPO II EM UM TESTE DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA CARRASCO, Cleber Giugioli 1 SILVA, Luciano Amaral da 2 7 Recebido em: 2013-04-29 Aprovado em: 2013-09-29 ISSUE DOI: 10.3738/1982.2278.894

Leia mais

Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do

Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do número de ácaros Ana Paula Coelho Madeira Silva 12 Fabrício Oliveira Fernandes 12 Marcos Antonio Matiello Fadini 12 1 Introdução O estudo das

Leia mais

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO GERAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FERTILIDADE PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE MANEJO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO ¹L.M.Gimenez, ²J.P. Molin (orientador): Departamento de Engenharia Rural ESALQ/USP RESUMO: A realização

Leia mais

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Gráficos com.

Qualidade na empresa. Fundamentos de CEP. Gráfico por variáveis. Capacidade do processo. Gráficos por atributos. Gráficos com. Roteiro da apresentação 1 Controle de Qualidade Lupércio França Bessegato 2 3 4 UFMG Especialização em Estatística Setembro/2008 5 6 7 8 Monitoramento da Média Gráfico de Controle de CUSUM e de EMWA Além

Leia mais

CAPABILIDADE DO PROCESSO DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA COM MECANISMO DOSADOR TIPO PNEUMÁTICO

CAPABILIDADE DO PROCESSO DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA COM MECANISMO DOSADOR TIPO PNEUMÁTICO CAPABILIDADE DO PROCESSO DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA COM MECANISMO DOSADOR TIPO PNEUMÁTICO Jorge Wilson Cortez (1),Cristiano Márcio Alves de Souza (1), Roberto Carlos Orlando (2), Leidy Zulys Leyva

Leia mais

2 FUNDAMENTACÃO TEÓRICA

2 FUNDAMENTACÃO TEÓRICA 2 FUNDAMENTACÃO TEÓRICA Este capítulo apresenta os modelos de séries temporais chamados estruturais, nos quais o valor das observações é visto como composto de uma parte sistemática, modelada por uma equação

Leia mais

Aplicação de gráficos de controle em redes de abastecimento predial de água

Aplicação de gráficos de controle em redes de abastecimento predial de água Aplicação de gráficos de controle em redes de abastecimento predial de água Elisa Henning, Andréa Cristina Konrath, Andreza Kalbusch, Isadora Mezzari Zoldan, Nathalia Miranda Correa Bruno Geronymo Hermann

Leia mais

Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação

Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação Rafael Lédo Rocha de Oliveira DET, UFV 1 Anderson Rodrigo da Silva DET, UFV Cosme Damião Cruz DBG, UFV Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA Relatório da aula prática nº 1, da disciplina LCE602 - Estatística

Leia mais

O pacote CEPpt na análise de dados de resfriamento de aves

O pacote CEPpt na análise de dados de resfriamento de aves O pacote CEPpt na análise de dados de resfriamento de aves Rafael Lemos Bastos 1 Eric Batista Ferreira 2 1 Introdução A utilização de pacotes computacionais tem sido cada vez mais frequente nas empresas

Leia mais

Gráficos alternativos ao gráfico de R

Gráficos alternativos ao gráfico de R Gráficos alternativos ao gráfico de R Tiago M. Magalhães Departamento de Estatística - ICE-UFJF Juiz de Fora, 16 de abril de 2019 Tiago M. Magalhães (ICE-UFJF) Gráficos alternativos ao gráfico de R 16

Leia mais

Gráficos de Controle para Variáveis

Gráficos de Controle para Variáveis Gráficos de Controle para Variáveis CE219 - Controle Estatístico de Qualidade Prof. Cesar Taconeli taconeli@ufpr.br Prof. Walmes Zeviani walmes@ufpr.br Laboratório de Estatística e Geoinformação Departamento

Leia mais

Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES

Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES Gizella Carneiro Igreja 1,5, José Geraldo Ferreira da Silva 2,6, Eduardo Morgan Uliana

Leia mais

Análise de resíduos e transformação de dados em variáveis de tomateiro

Análise de resíduos e transformação de dados em variáveis de tomateiro Análise de resíduos e transformação de dados em variáveis de tomateiro Diogo Vanderlei Schwertner 1 Rélia Rodrigues Brunes 1 Fernando Machado Haesbaert 1 Daniel Santos 1 Denison Esequiel Schabarum 1 Alessandro

Leia mais

MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MODELO LOGÍSTICO DE CRESCIMENTO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 2 Constantino Antonio Cavalcante Junior; 1 Aristides Constantino Cavalcante; 1 Allan

Leia mais

Um estudo da variabilidade espacial de condutividade elétrica do solo

Um estudo da variabilidade espacial de condutividade elétrica do solo Um estudo da variabilidade espacial de condutividade elétrica do solo Natália da Silva Martins 1 André Freitas Colaço 2 Paulo J. Ribeiro Jr. 3 1 Introdução Atualmente há uma necessidade do aumento da eficiência

Leia mais

QUALIDADE DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA POR SEMEADORA PNEUMÁTICA

QUALIDADE DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA POR SEMEADORA PNEUMÁTICA QUALIDADE DE SEMEADURA DO MILHO SAFRINHA POR SEMEADORA PNEUMÁTICA Leonardo da Silva Ramos (1), Renan Miranda Viero (1), Eduardo Freitas Rodrigues (1), Paulo Henrique Nascimento de Souza (1), Jorge Wilson

Leia mais

GRÁFICOS DE SHEWHART BASEADOS NA ESTATÍSTICA DE QUI- QUADRADO E COM REGRA ESPECIAL DE DECISÃO

GRÁFICOS DE SHEWHART BASEADOS NA ESTATÍSTICA DE QUI- QUADRADO E COM REGRA ESPECIAL DE DECISÃO 7 a 3/9/5, Gramado, RS GRÁFICOS DE SHEWHART BASEADOS NA ESTATÍSTICA DE QUI- QUADRADO E COM REGRA ESPECIAL DE DECISÃO Marcela Aparecida Guerreiro Machado Departamento de Produção, UNESP Guaratinguetá, 1516-41,

Leia mais

APLICAÇÃO DO CEP EM UM PROCESSO DE USINAGEM DE PEÇA EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

APLICAÇÃO DO CEP EM UM PROCESSO DE USINAGEM DE PEÇA EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA APLICAÇÃO DO CEP EM UM PROCESSO DE USINAGEM DE PEÇA EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA Cássia da Silva Castro Arantes (PUC) -cassiadasilva_16@hotmail.com Rafael Gomes Loiola (PUC) -rafaelgo.eng@gmail.com

Leia mais

Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear

Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear João Flávio A. Silva 1 Tatiane Gomes Araújo 2 Janser Moura Pereira 3 1 Introdução Visando atender de maneira simultânea e harmônica

Leia mais

QUALIDADE DE APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM LAVOURA DE TRIGO

QUALIDADE DE APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM LAVOURA DE TRIGO QUALIDADE DE APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM LAVOURA DE TRIGO JORGE M. SUGUISAWA 1, FABIANA N. FRANCO 2, SAULO S. S. SILVA 3, AFONSO PECHE FILHO 4 RESUMO: O objetivo deste trabalho foi analisar a operação de

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO

AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO Tipos de controladores Estes controladores nada mais são do que microprocessadores que utilizam a informação (ou dos sensores em tempo real ou da leitura do mapa da variabilidade

Leia mais

Teste para a diferença entre duas distribuições espaciais de vespas (Hymenoptera: Vespidae) predadoras do bicho-mineiro do cafeeiro

Teste para a diferença entre duas distribuições espaciais de vespas (Hymenoptera: Vespidae) predadoras do bicho-mineiro do cafeeiro Teste para a diferença entre duas distribuições espaciais de vespas (Hymenoptera: Vespidae) predadoras do bicho-mineiro do cafeeiro Franciella Marques da Costa 1,2 Gabriella de Freitas Alves 2 João Domingos

Leia mais

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Fábio Hideto Oki 1 1 Introdução O câncer é uma doença de proporção mundial, atingindo só no Brasil cerca de 350 mil pessoas por ano e é caracterizado pela mutação

Leia mais

Definição. Os valores assumidos pelos estimadores denomina-se estimativas pontuais ou simplesmente estimativas.

Definição. Os valores assumidos pelos estimadores denomina-se estimativas pontuais ou simplesmente estimativas. 1. Inferência Estatística Inferência Estatística é o uso da informção (ou experiência ou história) para a redução da incerteza sobre o objeto em estudo. A informação pode ou não ser proveniente de um experimento

Leia mais

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção

Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção Projetos de Experimento e Confiabilidade de Sistemas da Produção Prof. Claudio Luis C. Frankenberg 3ª parte Conforme foi apresentado

Leia mais

Transformação de dados como alternativa a análise variância. univariada

Transformação de dados como alternativa a análise variância. univariada Transformação de dados como alternativa a análise variância 1 Introdução univariada 1 Katia Alves Campos 1 Crysttian Arantes Paixão 2 Augusto Ramalho Morais 3 Normalmente nos experimentos, realizados em

Leia mais

CEP: Controle Estatístico de Processo

CEP: Controle Estatístico de Processo CEP: Controle Estatístico de Processo CEP: Controle Estatístico de Processos CEP (SPC Statistical Process Control) é uma técnica estatística para verificar a qualidade de um produto, durante o processo

Leia mais

Gestão da Confiabilidade de Usinas Hidrelétricas Aplicando Algoritmo de Reamostragem de Dados

Gestão da Confiabilidade de Usinas Hidrelétricas Aplicando Algoritmo de Reamostragem de Dados Gestão da Confiabilidade de Usinas Hidrelétricas Aplicando Algoritmo de Reamostragem de Dados Jorge Coelho 1,2, Fabrício Bernardelli 1, Celso de Brasil 2, Augusto C. Gregatti 3 (1) Dep. de Ingeniería Eléctrica,

Leia mais

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 COMPARAÇÃO EM LARGA ESCALA ENTRE FERTILIZAÇÃO VARIÁVEL E CONVENCIONAL NA CULTURA DA LARANJA ANDRÉ

Leia mais

Controle Estatístico de Processo

Controle Estatístico de Processo Prof. Edson Marcos Leal Soares Ramos, Dr. Profa. Silvia dos Santos de Almeida, Dra. Profa. Adrilayne dos Reis Araújo, M.Sc. Belém 2012 Índice 1 Gráficos de Controle Para Variáveis 2 1.1 Gráficos de Controle

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 6

Engenharia da Qualidade I Aula 6 Engenharia da Qualidade I Aula 6 Ferramentas para o Controle e Melhoria da Qualidade Gráfico de Controle Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Os gráficos de controle surgiram devido à necessidade de introduzir

Leia mais

Controle Estatístico da Qualidade

Controle Estatístico da Qualidade Controle Estatístico da ESQUEMA DO CAPÍTULO 15.1 MELHORIA E ESTATÍSTICA DA QUALIDADE 15.2 CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE 15.3 CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO 15.4 INTRODUÇÃO AOS GRÁFICOS DE CONTROLE

Leia mais

Análise de modelos lineares mistos com dois fatores longitudinais: um fator quantitativo e um qualitativo ordinal.

Análise de modelos lineares mistos com dois fatores longitudinais: um fator quantitativo e um qualitativo ordinal. Anais do XII Encontro Mineiro de Estatística - MGEST 013. Uberlândia - 0 e 06 de setembro de 013. Revista Matemática e Estatística em Foco - ISSN:318-0 Análise de modelos lineares mistos com dois fatores

Leia mais

Análise de agrupamento dos dados sedimentológicos da plataforma e talude continentais da Bahia

Análise de agrupamento dos dados sedimentológicos da plataforma e talude continentais da Bahia Análise de agrupamento dos dados sedimentológicos da plataforma e talude continentais da Bahia ÂNGELA CRISTINA DA FONSECA MIRANTE 1 2 4 JOÃO DOMINGOS SCALON 2 4 TÂNIA MARIA FONSECA ARAÚJO 3 TÂNIA JUSSARA

Leia mais

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DO GRÁFICO DE CONTROLE POR GRUPOS (GG) QUANDO HÁ PRESENÇA DE CORRELAÇÃO ENTRE OS FLUXOS DO PROCESSO

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DO GRÁFICO DE CONTROLE POR GRUPOS (GG) QUANDO HÁ PRESENÇA DE CORRELAÇÃO ENTRE OS FLUXOS DO PROCESSO ESTUDO DA EFICIÊNCIA DO GRÁFICO DE CONTROLE POR GRUPOS (GG) QUANDO HÁ PRESENÇA DE CORRELAÇÃO ENTRE OS FLUOS DO PROCESSO MA BRANDAO DE OLIVEIRA (UFPI ) maxbrandao@gmail.com NUBIA DA SILVA BATISTA BRANDAO

Leia mais

Aplicação de Planejamento de Experimentos Fatorial para verificação do peso final de três marcas de Macarrão Instantâneo

Aplicação de Planejamento de Experimentos Fatorial para verificação do peso final de três marcas de Macarrão Instantâneo Aplicação de Planejamento de Experimentos Fatorial para verificação do peso final de três marcas de Macarrão Instantâneo Introdução Aline dos Santos Ferreira André Luis Alves Costa Elaine do Carmo de Lima

Leia mais

Capítulo 4 Inferência Estatística

Capítulo 4 Inferência Estatística Capítulo 4 Inferência Estatística Slide 1 Resenha Intervalo de Confiança para uma proporção Intervalo de Confiança para o valor médio de uma variável aleatória Intervalo de Confiança para a diferença de

Leia mais

VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR

VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR Edílson Aparecido de Lima 1, Gustavo Kimura Montanha 2 1 Tecnólogo em Agronegócio, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, edilsonlima_agro12@hotmail.com

Leia mais

Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil

Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil Como fazer a Agricultura de Precisão avançar no Brasil USP/ESALQ/LAP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Roteiro Revendo os conceitos Breve histórico Mercado de AP Desafios e perspectivas As

Leia mais

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Controle Estatístico do Processo (CEP) Controle Estatístico do Processo (CEP) CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO É UM MÉTODO QUE PERMITE CONTROLAR CONTÍNUAMENTE AS CARACTERÍSTICAS CHAVES DE UM PRODUTO E PROCESSO, VISANDO A SUA MELHORIA. ORIGEM

Leia mais

CEQ aplicado na saúde pública

CEQ aplicado na saúde pública Revisão de artigo: CEQ aplicado na saúde pública Trabalho apresentado à disciplina CE219 Alunos: Igor Holtrup Horrocks Rafael Buttini Salviato Sumário 1. O artigo; 2. O porquê de utilizar CEQ; 3. Métodos

Leia mais

Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem

Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem Olinda Fátima dos Santos 1 Carla Regina Guimarães Brighenti 1 1-Introdução A utilização de informação a priori em inferência

Leia mais

Variabilidade espacial da condutividade elétrica em pomares de laranja

Variabilidade espacial da condutividade elétrica em pomares de laranja Variabilidade espacial da condutividade elétrica em pomares de laranja Natalia da Silva Martins 1, André Freitas Colaço 2, Paulo R. Justiniano Jr. 3, Paulo Molin 4 Resumo: O mapeamento de atributos químicos

Leia mais

Um comparativo de desempenho entre gráficos de controle univariados e multivariados

Um comparativo de desempenho entre gráficos de controle univariados e multivariados Um comparativo de desempenho entre gráficos de controle univariados e multivariados Rodrigo Luiz Pereira Lara 3 Vladimir Barbosa Carlos de Souza 3. Introdução O Controle Estatístico do Processo (CEP) é

Leia mais

PHD 5742 Estatística Aplicada ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos. 6 a aula Testes de Hipóteses

PHD 5742 Estatística Aplicada ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos. 6 a aula Testes de Hipóteses PHD 5742 Estatística Aplicada ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos 6 a aula Testes de Hipóteses Mario Thadeu Leme de Barros Luís Antonio Villaça de Garcia Abril / 2007 Estatística Aplicada ao Gerenciamento

Leia mais

4 Aplicação para o mercado brasileiro

4 Aplicação para o mercado brasileiro 4 Aplicação para o mercado brasileiro 4.1 Dados Uma aplicação da metodologia de Simulação Histórica Filtrada (SHF) foi realizada, a partir dos preços de opções do mercado brasileiro, como forma de verificar

Leia mais

Uma Avaliação do Erro Tipo II no Uso do Teste t-student

Uma Avaliação do Erro Tipo II no Uso do Teste t-student Uma Avaliação do Erro Tipo II no Uso do Teste t-student Cleber Giugioli Carrasco Thiago Santana Lemes 1 Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás, UnUCET/UEG,

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Controle de Qualidade II 1. Capacidade de Processo Roteiro 2. Avaliação da Qualidade de Medidas 3. Inspeção por Amostragem 4. Referências Capacidade de Processo Prof. Lupércio F. Bessegato 1 Roteiro 1.

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S.

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. GOMES 1. Instituto Tecnológico de Aeronáutica Pós- Graduação

Leia mais

Agricultura de Precisão situação e tendências

Agricultura de Precisão situação e tendências Agricultura de Precisão situação e tendências Seminário de Agricultura de Precisão 2012 José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br O que é Agricultura de Precisão? Diferentemente

Leia mais

O EFEITO DA AUTOCORRELAÇÃO NO DESEMPENHO DO GRÁFICO DE CONTROLE EWMA

O EFEITO DA AUTOCORRELAÇÃO NO DESEMPENHO DO GRÁFICO DE CONTROLE EWMA O EFEITO DA AUTOCORRELAÇÃO NO DESEMPENHO DO GRÁFICO DE CONTROLE EWMA ROBERTO CAMPOS LEONI (UNESP) rcleoni@yahoo.com.br Antonio Fernando Branco Costa (UNESP) fbranco@feg.unesp.br Gráficos de controle são

Leia mais