BALANÇO SOCIAL: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS REALIZADAS NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BALANÇO SOCIAL: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS REALIZADAS NO BRASIL"

Transcrição

1 BALANÇO SOCIAL: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS REALIZADAS NO BRASIL Sara Abreu Henn Mestranda em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL Brasil Ademar Dutra Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL Brasil Taisa Dias Professora do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL Brasil Vicente Mateo Ripoll-Feliu Professor Titular da Universidade de Valencia - Espanha vicente.ripoll@uv.es ÁREA TEMÁTICA: A10) Responsabilidade Social Corporativa PALAVRAS-CHAVE: Balanço Social, Responsabilidade Social, Transparência. METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO USADA: Outras não especificadas Trata-se de uma pesquisa bibliométrica, a partir de um estudo descritivo, envolvendo abordagem quantitativa de dados secundários.

2 RESUMO: As organizações vêm reafirmando seu compromisso para com a sociedade, no sentido de buscar esforços para contribuir com o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas e cumprirem com o seu papel social. A Responsabilidade Social das organizações está também associada à melhoria da qualidade de vida das partes relacionadas com a organização, no sentido de atendimento às suas necessidades. Neste contexto, o Balanço Social passa a ser utilizado como uma demonstração voltada à prestação de contas para com a sociedade e o tema vem sendo abordado em diversas pesquisas científicas, a fim de discutir o conceito e aplicabilidade deste importante instrumento de informações endereçadas à comunidade e aos demais stakholders da organização. O presente estudo tem como objetivo identificar as principais características das publicações sobre o tema Balanço Social até o ano de 2013, no Brasil, realizadas na base Scielo e nos anais do ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica, a partir de um estudo descritivo, envolvendo abordagem quantitativa dos dados. A amostra compreendeu o total de 12 artigos, por meio dos quais se destacam algumas conclusões: (i) a maior parte dos artigos analisados, 75%, possui autoria de mais de um pesquisador, (ii) as Universidades UNISINOS e UFRJ são as instituições que possuem maior número de pesquisadores em Balanço Social, com 21,43% dos autores da amostra em cada das instituições, seguidas da Fundação Carlos Chagas com 14,29%. (iii) 83,33% das pesquisas possuem evidências empíricas, o que demonstra uma forte tendência em pesquisas aplicadas em relação ao tema Balanço Social. (iv) o pesquisador Tinoco foi o autor mais citado acerca do tema Balanço Social em 75% dos artigos da amostra. Palavras-chave: Balanço Social, Responsabilidade Social, Transparência. 1.INTRODUÇÃO A prática da gestão das organizações com ênfase na responsabilidade social vem se tornando uma prática comum, com o intuito de as empresas afirmarem seu compromisso para com a sociedade e contribuírem com o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas. O Balanço Social torna-se, portanto, uma importante ferramenta para as organizações, no que tange a divulgação de ações voltadas ao desenvolvimento da sociedade.

3 O Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas, financeiras e sociais do desempenho das entidades aos mais diferenciados usuários da informação (TINOCO, 2001). Considerando a tendência das organizações em utilizarem o Balanço Social como instrumento de gestão e prestações de contas à sociedade, surge a necessidade da busca por conhecimento e informações do que vem se pesquisando no Brasil, em relação ao tema. Assim, tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as principais características das publicações científicas sobre o tema Balanço Social realizadas até ano de 2013? Para responder a esta pergunta de pesquisa, determinou-se como objetivo geral identificar as principais características das publicações científicas sobre o tema Balanço Social até o ano de 2013, realizadas na base Scielo e nos anais do ENANPAD. Com o intuito de atingir ao objetivo principal, estabeleceu-se como objetivos específicos: (a) identificar os autores mais prolíficos (b) verificar a quantidade de autores que publicam por artigo (c) realizar um levantamento das instituições de origem dos autores que compõem os artigos da amostra (d) observar as modalidades das pesquisas analisadas (teórico/empírica) (e) avaliar a origem das organizações exploradas pelos artigos (pública/privada) (f) identificar os autores mais citados no referencial teórico dos artigos analisados. A relevância do estudo justifica-se na medida em que contribui para a evidenciação das principais características em publicações sobre Balanço Social, possibilitando uma reflexão sobre a produção de conhecimento existente, dando assim, continuidade e consolidação a esta área do conhecimento. A presente pesquisa demilita-se em artigos publicados nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), até o ano de O artigo está dividido em cinco partes, iniciando com esta introdução, seguido do referencial teórico, dos procedimentos metodológicos, da análise dos dados levantados e, por fim, as considerações finais da pesquisa. 2. REFERENCIAL TEÓRICO O tema Responsabilidade Social começou a ser discutido devido aos esforços do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que trouxe para o Brasil a campanha contra a fome e a miséria. No início da década de 1980, fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), para se dedicar à democratização da informação sobre as realidades econômicas, políticas e sociais no Brasil (IBASE, 1998).

4 No entanto, a divulgação de uma demonstração que evidenciasse informações e ações voltadas ao desenvolvimento social, veio somente em 1997, no Brasil. O sociólogo Betinho, juntamente com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas IBASE, lançaram uma campanha em prol da publicação anual do Balanço Social, alegando ser o primeiro passo para uma empresa tornar-se uma verdadeira empresa cidadã. Assim, foi lançado o selo Balanço Social IBASE/BETINHO, que é conferido anualmente a todas as empresas que publicam o Balanço Social nos moldes propostos pelo IBASE. (MARTINS e BERNARDO, 2003). Portanto, ainda é recente a publicação do Balanço Social no Brasil e não há uma padronização para divulgação das informações que devem constar na demonstração. No entanto, as organizações vêm reafirmando seu compromisso para com a sociedade, no sentido de buscar esforços para publicar relatórios que elucidem o cumprimento com seu papel social. Para Ashley (2003) a Responsabilidade Social é um compromisso da organização com a sociedade, expresso em atitudes que a afetam positivamente, de modo amplo. As organizações, ao agirem pró - ativamente e com coerência no que tange a seu papel na sociedade, prestam contas a ela. Enfim, entende-se que a Responsabilidade Social está relacionada com todas as ações organizacionais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de seus públicos-alvos, ou seja, de seus stakeholders. Conforme Oliveira (2002, p. 205), responsabilidade social é o objetivo social da empresa somado à sua atuação econômica. É a inserção da organização na sociedade como agente social e não somente econômico. Neste sentido, as organizações passam a ter como foco não somente os resultados decorrentes de suas atividades, mas também ações que contribuam ao desenvolvimento da sociedade. A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização, com necessidades que precisam ser atendidas. Significa, ainda, a responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das obrigações legais decorrentes das próprias atividades e produtos da organização. E também o exercício de sua consciência moral e cívica, advém da ampla compreensão de seu papel no desenvolvimento da sociedade. Tinoco (2001, p.116).

5 Neste sentido, Vergara e Branco (2001, p. 22) destacam que a empresa socialmente responsável é aquela que está voltada para seus empregados e para seu ambiente, procurando agregação de valores humanos, além de lucros e retornos a seus acionistas. Assim, uma empresa socialmente responsável é aquela que tem como objetivos não somente os resultados econômicos, mas também o desenvolvimento humano e social. Ter responsabilidade social é ser uma empresa que cumpre seus deveres, busca seus direitos e divide com o Estado a função de promover o desenvolvimento da comunidade; enfim, é ser uma empresa cidadã que se preocupa com a qualidade de vida do homem na sua totalidade. (OLIVEIRA, 2002, p. 205). É neste contexto de desenvolvimento social e de prestação de contas das atividades desenvolvidas, que o Balanço Social torna-se uma importante ferramenta de transparência para as organizações. Para Iudícibus et al. (2000, p. 31), o Balanço Social busca demonstrar o grau de responsabilidade social assumido pela empresa e assim prestar contas à sociedade pelo uso do patrimônio público, constituído dos recursos naturais, humanos e o direito de conviver e usufruir dos benefícios da sociedade em que atua. Conforme Vasconcelos (2001, p. 83) o Balanço Social visa, aprioristicamente, demonstrar ou simplesmente mostrar (relatar) o quão a empresa, célula social, cria, influencia e transforma a realidade social. Para Iudícibus e Marion (2001, p. 25), o Balanço Social é um relatório que contém dados, os quais permitem identificar o perfil da atuação social da empresa durante o ano, a qualidade de suas relações com os seus empregados, a participação dos empregados nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de sua interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente. Além disso, Sucupira (2001) destaca que o Balanço Social é um conjunto de informações sobre as atividades desenvolvidas por uma empresa, em promoção humana e social, dirigidas a seus empregados e à comunidade onde está inserida. Portanto, o Balanço Social configura-se como uma importante ferramenta para prestar contas à sociedade de ações desenvolvidas pela empresa. No entanto, o Balanço Social pode também ser entendido como uma demonstração que engloba tanto informações sociais, como também dados econômicos, permitindo maior evidenciação de informações gerenciais.

6 Segundo Freire & Rebouças (2001, p. 69), o Balanço Social pode ser considerado como uma demonstração técnico-gerencial que engloba um conjunto de informações sociais da empresa, permitindo que os agentes econômicos visualizem suas ações em programas sociais para os empregados (salários e benefícios), entidades de classe (associações, sindicatos), governo (impostos) e cidadania (parques, praças, meio ambiente etc.). Neste sentido, Kroetz (1999) destaca que o Balanço Social, antes de ser uma demonstração endereçada à sociedade, é considerado uma ferramenta gerencial, pois reúne dados qualitativos e quantitativos sobre as políticas administrativas e sobre as relações entidade/ambiente que podem ser comparados e analisados por usuários internos, para fins de controle, de auxílio para a tomada de decisões e de adoção de estratégias. Além disso, sob a ótica gerencial, Tinoco (2001) destaca ainda que é possível extrair uma vasta gama de indicadores, tanto de ordem quantitativa como de ordem qualitativa do Balanço Social e obter indicadores de ordem econômica e social. Portanto, o Balanço Social além de ser uma importante demonstração para divulgação de ações sociais, é também um instrumento de apoio à gestão, no sentido de evidenciar dados que podem servir de base à tomada de decisão. Segundo Koetz (2001), antes de ser uma demonstração que procura evidenciar a transparência da gestão, é na verdade, um grande instrumento de apoio à gestão. O Balanço Social agrupa um grande número de informações que servem de suporte para análise da realidade organizacional, consequentemente, gerando subsídios para o processo de controle, planejamento e tomada de decisão. Portanto, o Balanço Social complementa o sistema de informação contábil, permite aos usuários conhecer a atuação social da empresa, seu posicionamento perante a comunidade e o meio ambiente, bem como o seu relacionamento com os empregados. Para tanto, o Balanço Social possui quatro vertentes que ao atuarem de forma complementar, deverão evidenciar as informações necessárias ao entendimento de como a empresa está se relacionando com a sociedade e o meio ambiente. Estas vertentes são: (i) o Balanço Ambiental, que se refere a todos os gastos e investimentos que envolvam recursos naturais ou estejam voltados para está área, (ii) o Balanço de Recursos Humanos, que demonstra o perfil da força de trabalho, remuneração e benefícios concedidos, bem como gastos com a comunidade que cerca a organização, (iii) a Demonstração do Valor Adicionado DVA que visa demonstrar o valor da riqueza gerada pela organização e como ela foi distribuída a sociedade, (iv) os Benefícios e Contribuição à Sociedade em

7 geral, que evidencia o que a organização tem feito em termos de benefícios sociais. (IUDÍCIBUS, MARTINS E GELBCKE, 2003). Tinoco (2001, p. 43) ressalta ainda que a inserção das questões econômicas, ambientais e de cidadania às sociais ampliaram o escopo do Balanço Social, denominando-o de Balanço Social em sentido amplo. Para o autor, o relatório envolve o desenvolvimento de quatro vértices: o Balanço Social em sentido restrito (balanço das pessoas); demonstração do valor adicionado; o balanço ecológico e a responsabilidade social da empresa. Neste sentido, Iudícibus et al. (2000, p. 32), complementa que o Balanço Social tem por objetivo a evidenciação do que a empresa faz em termos de benefícios sociais como contribuições a entidades assistenciais e filantrópicas, preservação de bens culturais, educação de necessitados etc. Assim, o Balanço Social reúne informações econômicas e sociais, configurando-se como uma importante ferramenta de apoio à gestão, bem como instrumento de transparência. Para Tinoco (2001), o Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações socioeconômicas do desempenho das entidades aos mais diferenciados usuários. 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Nesta seção apresenta-se o que se entende por bibliometria, o enquadramento metodológico da pesquisa e os procedimentos da pesquisa. 3.1 Bibliometria Segundo Araújo (2006) a bibliometria consiste na aplicação de técnicas estatísticas e matemáticas para descrever aspectos da literatura e outros meios de comunicação (análise quantitativa da informação). Assim sendo, a bibliometria utiliza métodos estatísticos e matemáticos, a fim de quantificar e verificar características das publicações acerca de um dado assunto. A bibliometria, enquanto método quantitativo de investigação da ciência utiliza a análise de citações como uma de suas ferramentas, a fim de medir o impacto e a visibilidade de determinados autores dentro de uma comunidade científica, verificando quais escolas do pensamento vigoram dentro das mesmas (VANZ; CAREGNATO, 2003).

8 Além disso Figueiredo (1998, p. 79) conceitua bibliometria como sendo a análise estatística dos processos de comunicação escrita, tratamento quantitativo (matemático e estatístico) das propriedades e do comportamento da informação registrada Dessa forma, a bibliometria contribui ao avanço do conhecimento acerca do tema analisado, visto que permite a reflexão do que se publicou até o momento na área e de que forma a pesquisa ainda pode ser explorada. 3.2 Enquadramento Metodológico A natureza desde estudo é descritiva, dado que segundo Cervo et al. (2007, p. 61) "a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los". Neste sentido, Andrade (2005, p. 124) afirma que nas pesquisas descritivas os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles Quanto à coleta de dados, o estudo configura-se como um levantamento de dados secundários, por meio das bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e nos anais do ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Já em relação à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa, uma vez que utiliza ferramentas estatísticas para coletar e analisar os dados. Segundo Richardson (1999), os estudos quantitativos empregam instrumentos estatísticos, tanto na coleta quanto no tratamento dos dados. 3.2 Procedimentos da Pesquisa Primeiramente foram escolhidas as seguintes bases de dados para a pesquisa: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e os anais do ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A partir dos termos balanço social, responsabilidade social e transparência, foi realizada uma pesquisa no título dos artigos. Na base de dados SciELO, encontrou-se 7 artigos, dos quais 4 foram selecionados. Destaca-se que os artigos foram analisados e, em função do alinhamento com a pesquisa, fez-se a seleção de apenas 4. Posteriormente, foram levantadas as publicações, a partir dos mesmos procedimentos de busca, nos anais do ENANPAD, cujo resultado foi um total de 10 artigos, dos quais todos foram selecionados. No entanto, 2 não estavam disponíveis para acesso.

9 Portanto, com base nesta estrutura, foram selecionados para análise 12 artigos alinhados com o foco deste estudo, acerca do tema Balanço Social. Pesquisa de palavras chave no título das publicações - Pesquisa na base de dados Scielo; - 7 artigo s encontrado s, dos quais 4 alinhados com a pesquisa. - Pesquisa nos anais do ENAMPA D; - 10 artigos encontrados, dos quais 2 não disponíveis para download. Amostra Final (12 artigos) Figura 1: Design da pesquisa Fonte: Elaborado pelos autores, ANÁLISE DOS RESULTADOS Após o processo de coleta e seleção de dados que resultou em uma amostra final composta por 12 artigos, serão apresentados nesta seção: (a) os autores mais prolíficos (b) a quantidade de autores que publicam por artigo (c) instituições de origem dos autores dos artigos analisados (d) modalidade da pesquisa (teórico/empírica) (e) origem das organizações (pública/privada) pesquisadas (f) autores mais citados no referencial teórico dos artigos. Autores mais prolíficos De acordo com dados levantados pela pesquisa, percebeu-se que não há nenhuma relevância considerável quanto aos autores que mais publicam na área, conforme demonstra o quadro a seguir: AUTORES QUANTIDADE José Ricardo Maia de Siqueira 2 Anacleto Laurino Pinto 1 Maisa de Souza Ribeiro 1 Fernando Augusto Trevisan 1 José Antônio Puppim de Oliveira 1 Elvira Cruvinel Ferreira Ventura 1 Mariangela Kretzer Martins 1

10 Elaine Ferreira 1 Max Gondim de Albuquerque 1 Alzenir Morais Ferreira 1 Mônica Valesca Veras Machado 1 Aline Bonatto 1 Cézar Volnei Mauss 1 Juliano Machado de Magalhães 1 Lidiane Nazaré da Silva Dias 1 Monica Zaidan Gomes Rossi 1 Alessandra Mello da Costa 1 Carla Danielle Coloia de Carvalho 1 Thiago Maximiano de Oliveira da Silva 1 Sady Mazzioni 1 Antonio Benedito Silva Oliveira 1 João Eduardo Prudencio Tinoco 1 Fernando Caputo Zanella 1 Afonso Rodrigo de David 1 Silvane Maria Taiarol 1 Simone Letícia Raimundini 1 Ariel Behr 1 TOTAL 28 Quadro 1: Autores mais prolíficos Fonte: Elaborado pelos autores Destaca-se o autor José Ricardo Maia de Siqueira, com publicação de dois artigos do total da amostra, correspondendo a 16,67% do total dos artigos explorados. Tal resultado pode ser decorrente do fato de que o tema Balanço Social ainda é recente no contexto organizacional e, portanto, não há autores com considerável predominância em publicações sobre o tema. Quantidade de autores por publicação Quanto à quantidade de autores por publicação, nota-se que apenas 25% dos artigos da amostra possuem somente um autor, prevalecendo a publicação em conjunto, com dois autores ou mais. AUTORES QUANTIDADE José R. M. de Siqueira, Alessandra M. da Costa, Carla D. C. de Carvalho e Thiago M. de O. da Silva 4 Max G.de Albuquerque, Alzenir M. Ferreira e Mônica V. V. Machado 3

11 Aline Bonatto, Cézar V. Mauss e Juliano M. de Magalhães 3 Lidiane N. da S. Dias, José R. M. de Siqueira e Monica Zaidan Gomes Rossi 3 Sady Mazzioni, Antonio B. S. Oliveira e João E. P. Tinoco 3 Silvane Maria Taiarol, Simone Letícia Raimundini e Ariel Behr 3 Anacleto Laurino Pinto e Maisa de Souza Ribeiro 2 Mariangela Kretzer Martins e Elaine Ferreira 2 Fernando Caputo Zanella e Afonso Rodrigo de David 2 Fernando Augusto Trevisan 1 José Antônio Puppim de Oliveira 1 Elvira Cruvinel Ferreira Ventura 1 TOTAL 28 Quadro 2: Quantidade de autores por publicação Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Pode-se destacar ainda que, dos artigos analisados, 41,67% correspondem a publicações com três autores, 25% referem-se a publicações com duas autorias e, apenas 8,33% possuem quatro autores. Instituições dos autores que publicam Em relação à Instituição de origem dos autores da amostra, há destaque para as Universidades UNISINOS e UFRJ, com o maior número de autores pesquisados, conforme apresentado abaixo: INSTITUIÇÕES QUANTIDADE UNISINOS 6 UFRJ 6 FGV 4 UFC 3 UFRGS 3 UNIVALI 2 USP 1 UFSC 1 PUC/SP 1 FURB 1 TOTAL 28 Quadro 3: Instituições dos autores que publicam Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Pode-se destacar que as Instituições com o maior número de autores correspondem a 21,43% dos autores da amostra, seguida da Fundação Getúlio Vargas, com 14,29% dos

12 pesquisadores Apresentam ainda um percentual relevante as Universidades UFC e UFRGS, correspondendo a 10,71%. Modalidade das pesquisas (teórico/empírica) Neste item, analisou-se a classificação das pesquisas em relação à modalidade empírica ou teórica. Para fins de análise, se considerou como evidências empíricas artigos que abordaram estudos de casos e/ou análises de instituições em relação a uma dada característica. Foram classificadas como pesquisas teóricas, publicações que realizaram uma discussão em relação a conceitos e revisões bibliográficas acerca do tema Balanço Social. TEÓRICA TEÓRICA/EMPÍRICA TOTAL Quadro 4: Modalidade das pesquisas (teórico/empírica) Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Percebe-se que 83,33% das publicações são relativas a estudos de casos e pesquisas empíricas, em contraponto com apenas 16,67% que se configuram como uma revisão teórica acerca do tema Balanço Social. Origem das Organizações (público/privadas) A fim de verificar se há alguma predominância em relação à origem das organizações pesquisadas, acerca do tema Balanço Social, fez-se a distinção em organizações de origem pública ou privada. Pública Privada Pública/Privada Não se aplica TOTAL Quadro 5: Origem das Organizações (público/privadas) Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Com base na amostra da pesquisa, se verificou que não há predominância em relação à origem das organizações em pesquisas em Balanço Social. Evidencia-se um percentual de 33,33% para ambas as origens, públicas ou privadas. Cabe ressaltar que foram classificados como de origem pública/privada, os artigos que exploram um levantamento de dados em instituições de ambas as origens (públicas e privadas). Observa-se ainda que os artigos que evidenciam este tipo de análise são do setor bancário, perfazendo um percentual de 16,67%.

13 Destaca-se ainda, que os artigos que desenvolveram pesquisas na modalidade teórica, não fizeram distinção quanto à origem das organizações ao discutir e analisar o tema Balanço Social. Autores mais citados no Referencial Teórico Com o intuito de verificar quais os autores mais referenciados acerca dos termos adotados para este estudo, foram examinados os autores mais citados no referencial teórico dos artigos da pesquisa. A partir das palavras chaves balanço social, responsabilidade social e transparência, se observou a quantidade de citações de cada autor por artigo, em cada um dos termos citados. Apresenta-se a seguir, os dados mais relevantes acerca de cada termo selecionado. Assim sendo, são apresentados os seguintes resultados em relação ao termo Balanço Social. Autor Número de artigos Total de Citações Tinoco 9 29 Kroetz 7 13 IBASE 8 8 De Luca 5 8 Vasconcelos 2 7 Siqueira e Vidal 4 7 Freire e Rebouças 4 6 Sucupira 3 5 Santos 3 4 Iudícibus 3 3 Quadro 6: Autores mais citados no Referencial Teórico em Balanço Social Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 De acordo com os dados acima, destaca-se Tinoco, citado em 75% da amostra, com um total de 29 citações nos 9 artigos em que foi referenciado. Em seguida, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), com 66,67% dos artigos selecionados. Destaca-se ainda o autor Kroetz citado em 58,33% dos artigos analisados. Outro dado interessante a ser discutido é a predominância de autores brasileiros como referências em relação ao tema Balanço Social. No que tange a publicações acerca do tema Responsabilidade Social, na amostra analisada não houve predominância de nenhum autor em relação aos demais. Foram selecionados os autores mais citados em relação a frequência em número de artigos, dos quais Tinoco e Melo Neto e Froes aparecem em 16,67%.

14 Autor Número de artigos Total de Citações Melo Neto e Froes 2 5 Tinoco 2 2 Quadro 7: Autores mais citados no Referencial Teórico em Responsabilidade Social Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Já quanto a referências acerca do tema Transparência, percebe-se que também não há destaque em relação a nenhum autor em relação aos demais, sendo que cada autor corresponde a 8,33% dos artigos explorados por este estudo. Autor Número de artigos Total de Citações Siqueira e Vidal 1 2 David e Ott 1 1 Pinto e Ribeiro 1 1 Grau 1 1 Quairel 1 1 Beets e Souther 1 1 Reis e Medeiros 1 1 Quadro 8: Autores mais citados no Referencial Teórico em Transparência Fonte: Elaborado pelos autores, 2013 Conforme discutido em seções anteriores, ainda é recente no Brasil a publicação e a utilização de Balanços Sociais. Dessa forma, a pesquisa sobre o tema ainda é um campo a ser explorado, visto que, com base nos dados levantados pela pesquisa, não se identificou uma relevante predominância de autores que publiquem na área. Cabe ressaltar ainda, que a maior parte das publicações analisadas refere-se a pesquisas empíricas- 83,33% -, evidenciando que há carências em pesquisas teóricas acerca do tema, podendo ser um campo a ser desenvolvido, com o intuito de contribuir para a evolução do conhecimento na área. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como objetivo identificar as principais características das publicações em Balanço Social até o ano de Pode-se destacar que uma limitação encontrada na presente pesquisa foi a falta de acesso a dois artigos, restringindo os dados

15 levantados. Assim sendo, de acordo com os dados anteriormente elucidados, pôde-se chegar a algumas conclusões que serão por hora elucidadas. Quanto aos autores mais prolíficos, não há nenhum autor predominante em publicações acerca do tema Balanço Social até o ano de Já em relação à quantidade de autores por publicação, observou-se que 75% das publicações possuem mais de um autor, enquanto que 25% dos artigos da amostra são de autoria individual. Além disso, as Universidades UNISINOS e UFRJ são as instituições que possuem maior número de pesquisadores em Balanço Social, com 21,43% e, em seguida a Fundação Carlos Chagas com 14,29%. No que tange às modalidades de pesquisas publicadas, se verificou 83,33% das pesquisas possuem evidências empíricas, o que demonstra uma forte tendência em pesquisas aplicadas em relação à utilização do Balanço Social como ferramenta. Quanto à origem das organizações abordadas, se percebeu que há pesquisas publicadas com base na utilização do Balanço Social, tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas, não havendo prevalência quanto a sua origem, correspondendo a 33,33% para cada uma das organizações. As referências mais utilizadas em relação ao tema Balanço Social são: Tinoco, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e Kroetz, com 75%, 66,67% e 58,33%, respectivamente, em relação a número de artigos citados do total da amostra. Já quanto ao tema Responsabilidade Social e Transparência, não houve predomínio de nenhum autor, dentre os artigos analisados na presente pesquisa. Portanto, são destacados alguns aspectos que visam contribuir para próximas pesquisas acerca do tema abordado. A maior parte das pesquisas publicadas em Balanço Social apresentam evidências empíricas, podendo existir novas publicações que discutam teorias e reflexões bibliográficas, a fim de avançar neste campo ainda em construção. Observa-se ainda oportunidades de universidades e autores investirem em pesquisas sobre este tema, visando aprimorar ainda mais os conhecimentos na área. REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

16 ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p , jan./jun ASHLEY, P. A. Responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Thesaurus, FREIRE, Fátima de Souza, REBOUÇAS, Tereza Raquel da Silva. Uma descrição sucinta do balanço social francês, português, belga e brasileiro. In: SILVA, César Augusto Tibúrcio, FREIRE, Fátima de Souza (Orgs.). Balanço social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, IBASE. Cidadania e Transparência Pública das empresas. Seminário de Balanço Social. p.11 a 98. Ibase, IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5. ed. São Paulo: Atlas, _. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável também as demais sociedades. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003 KROETZ, César Eduardo S. Temática Contábil e Balanços. Boletim IOB _. Balanço social: uma proposta de normatização. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, n. 129, p , maio/jun MARTINS, Caroline Miriã Fontes; BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis, MADEIRA, Geová José. Origem e evolução do Balanço Social no Brasil. Revista Mineira de Contabilidade, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p 6-11, jan./mar

17 OLIVEIRA, Fábio Risério Moura de. Responsabilidade Social das Empresas. São Paulo: Peirópolis, RICHARDSON, Robert Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, SUCUPIRA, João A. Ética nas empresas e balanço social. In: SILVA, César Augusto Tibúrcio; FREIRE, Fátima de Souza. (Org.). Balanço social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social. São Paulo: Atlas, VASCONCELOS, Yumara Lúcia. Melhorando a qualidade da informação no Balanço Social. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, p , nov/dez VANZ, Samile Andréa de Souza; CAREGNATO, Sônia Elisa. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p , jul./dez VERGARA, S. C.; BRANCO, P. D. Empresa humanizada: a organização necessária e possível. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41 n. 2, p , abr./jun

ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR

ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR GASTALDO, Felipe Bueno 1 ; MORAES, Geisiane Kralike de 2 ; SANTOS, Rozali Araújo dos 3 ; CAMPOS, Alessandro Silva de 4 1 INTRODUÇÃO A rapidez das transformações

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

CONTABILIDADE RURAL: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS RURAIS. Palavras-chave: Contabilidade rural, Empresas rurais, Gestão de custos.

CONTABILIDADE RURAL: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS RURAIS. Palavras-chave: Contabilidade rural, Empresas rurais, Gestão de custos. CONTABILIDADE RURAL: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA AS EMPRESAS RURAIS Ana Paula Matte 1 ; Odir Luiz Fank 2 ; Adilson José Fabris 3 Palavras-chave: Contabilidade rural, Empresas rurais, Gestão de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA RESUMO

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA RESUMO 1 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA Ezequiel Benjamin Dionisio 1 Marina Machado das Dores 2. RESUMO DIONISIO, Ezequiel Benjamin e DAS DORES, Marina Machado.

Leia mais

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 Bruna Faccin Camargo 2, Jaciara Treter 3, Daniel Knebel Baggio 4. 1 Artigo de Conclusão do Curso em Ciências Contábeis 2 Aluna do Curso de

Leia mais

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM. NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM. NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO 1 INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO CAMPINA GRANDE-PB 2014 2 NOME DOS ALUNOS (equipe de 4

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ NO MERCADO DE TRABALHO 1

PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ NO MERCADO DE TRABALHO 1 PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ NO MERCADO DE TRABALHO 1 Ana Cláudia Bueno Grando 2, Eliana Ribas Maciel 3. 1 Trabalho de Conclusão de curso apresentado a banca

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA 1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO E APOIO À QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA Renato Cislaghi, UFSC, cislaghi@inf.ufsc.br Silvia Modesto Nassar, UFSC, silvia@inf.ufsc.br Beatriz Wilges, UFSC, beaw@inf.ufsc.br Introdução

Leia mais

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA DALCAR NA CIDADE DE BACABAL MA MOURA, Íthalo Bruno Grigório de

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Resumo Gestão de Pessoas por Competências

Resumo Gestão de Pessoas por Competências Resumo Gestão de Pessoas por Competências A coordenação técnica e acompanhamento especializado para a realização do projeto são realizados pela consultora e professora Sonia Goulart, da SG Educação Empresarial.

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil Heliana de Moraes Alves Graduanda em Geografia Bacharelado da Universidade Federal

Leia mais

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis - SEPesq A produção Científica em Programas de Stricto Sensu em Design no Brasil 1 André Luis Marques da Silveira 2 Bruna Borges 3 1. Introdução Este texto descreve o projeto de pesquisa intitulado Dissertações

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013

FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 FACULDADE LEGALE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2014 REFERENTE A 2013 ELABORADO DE ACORDO COM O MODELO DO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES/INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria Aline Fernanda de Oliveira Castro Michelle de Lourdes Santos A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Leia mais

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÕES TEMÁTICAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS? Ilma Regina Castro Saramago de Souza 1 (UFGD) Marilda Moraes Garcia Bruno 2 (UFGD) Palavras-chave: Escolarização

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SOUZA, Daiane Fagundes de 2 ; SCHIMITH, Maria Denise 2 ; SEGABINAZI, Aline Dalcin 3 ; ALVES, Camila Neumaier 2 ; WILHELM,

Leia mais

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3.

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1 Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. 1 Resultados do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq 2 Bolsista PIBIC/CNPq,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA MOVELEIRA NAS REGIÕES FRONTEIRA NOROESTE E CELEIRO RS, NO ÂMBITO DO PROJETO EXTENSÃO PRODUTIVA E INOVAÇÃO.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA MOVELEIRA NAS REGIÕES FRONTEIRA NOROESTE E CELEIRO RS, NO ÂMBITO DO PROJETO EXTENSÃO PRODUTIVA E INOVAÇÃO. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA MOVELEIRA NAS REGIÕES FRONTEIRA NOROESTE E CELEIRO RS, NO ÂMBITO DO PROJETO EXTENSÃO PRODUTIVA E INOVAÇÃO. 1 Maria Aparecida Da Silva Buss 2, Pedro Luís Büttenbender

Leia mais

A OFERTA DE CURSOS DE CIENCIAS CONTÁBEIS NO SUDOESTE GOIANO

A OFERTA DE CURSOS DE CIENCIAS CONTÁBEIS NO SUDOESTE GOIANO 1 A OFERTA DE CURSOS DE CIENCIAS CONTÁBEIS NO SUDOESTE GOIANO Juliene Rezende Cunha 1, Reuber da Cunha Luciano 2, Paulo César Ribeiro Quintairos 3, Marilsa de Sá Rodrigues 4. RESUMO A Contabilidade é uma

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

Despesas com a Educação

Despesas com a Educação Despesas com a Educação Heraldo da Costa Reis Coordenador de ensino ENSUR/IBAM Prof. UFRJ Preliminarmente, veja-se o que dispõe o art. 212 da Constituição da República, a seguir transcrito: Art. 212 A

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções de Administração Pública 31. Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto,

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DILERMANDO DE AGUIAR/RS

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DILERMANDO DE AGUIAR/RS UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DILERMANDO DE AGUIAR/RS Vagner Hörz - Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Maiara Talgatti - Universidade Federal

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ Elisiane Ap. Antoniazzi (UNICENTRO), Sílvio Roberto Stefano (Orientador), e-mail: elisianeantoniazzi@yahoo.com.br

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO

A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO Joatan Trade Alves Agente Local de Inovação atuante na região Noroeste de Goiás do Programa ALI (2013-2015), formado em Administração de Empresas atuante

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA RENATO MARTINEZ REBELLATO ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA BETA RESUMO: Apresentar a responsabilidade social relacionada ao planejamento estratégico de uma organização do ramo varejista de móveis e eletros da cidade de Guarapuava,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: AÇÕES PRATICADAS POR EMPRESAS DA CIDADE DE PASSO FUNDO 1

RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: AÇÕES PRATICADAS POR EMPRESAS DA CIDADE DE PASSO FUNDO 1 RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: AÇÕES PRATICADAS POR EMPRESAS DA CIDADE DE PASSO FUNDO 1 Maicon Lambrecht Kuchak 2, Pauline Costa 3, Alessandra Costenaro Maciel 4, Daniel Knebel Baggio 5, Bruna Faccin

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO

A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO A IMPORTÃNCIA DO CAPITAL DE GIRO E ALGUMAS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE CAPITAL DE GIRO Este artigo cientifico, apresenta de maneira geral e simplificada, a importância do capital de giro para as empresas,

Leia mais

REDE SOCIAL DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E URBANOS NAS CIDADES Resultados preliminares

REDE SOCIAL DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E URBANOS NAS CIDADES Resultados preliminares REDE SOCIAL DE MAPEAMENTO COLABORATIVO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E URBANOS NAS CIDADES Resultados preliminares Sergio Henrique Silva 1 ; Angelo Frozza 2 ; Reginaldo Rubens da Silva 3 RESUMO Este trabalho

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1

A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 A importância do comprometimento com a Responsabilidade Social e o com a preservação do Meio Ambiente 1 Fernanda Dias Franco 2 Resumo: O presente artigo busca discutir a importância do comprometimento

Leia mais

Notas sobre a exclusão social e as suas diferenças

Notas sobre a exclusão social e as suas diferenças Notas sobre a exclusão social e as suas diferenças Ana Paula Gomes Daniel e-mail: anapauladnl@gmail.com Acadêmica do curso de Ciências Econômicas /UNICENTRO Flavia Diana Marcondes dos Santos e-mail: flaviadianam@gmail.com

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO. Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05

RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO. Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05 RSA NAS EMPRESAS: CONSTRUÇÃO DO CAMPO Responsabilidade Social e Ambiental Aula 05 2 / 21 TENSÕES CONTEMPORÂNEAS Como gerir o conflito proveniente das tensões contemporâneas entre o público e o privado?

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS. ZANARDI, Gisele. 1,1

A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS. ZANARDI, Gisele. 1,1 A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA NAS INSTITUIÇÕES DA MACRORREGIÃO DE CAMPINAS ZANARDI, Gisele. 1,1 1 Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Americana, SP.; 2 Discente, Programa de

Leia mais

7 Conclusões e caminhos futuros

7 Conclusões e caminhos futuros 7 Conclusões e caminhos futuros Esta pesquisa teve como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a

Leia mais

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD 1. CONCEPÇÃO Esta nova concepção de educação e aprendizagem tem seu eixo centrado no aluno, no professor e na gestão escolar (Paulo Sérgio). Diante disso, torna-se relevante

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

Nº 27 Março 2012 Análise da Evolução das Características dos Domicílios Cearenses em Termos da Existência de Bens Duráveis na Década de 2000

Nº 27 Março 2012 Análise da Evolução das Características dos Domicílios Cearenses em Termos da Existência de Bens Duráveis na Década de 2000 Nº 27 Março 2012 Análise da Evolução das Características dos Domicílios Cearenses em Termos da Existência de Bens Duráveis na Década de 2000 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Cid Ferreira Gomes Governador Domingos

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Contabilidade Gerencial PROFESSOR - PAULO NUNES 1 1. Conceito e caracterização CONTABILIDADE GERENCIAL A Contabilidade

Leia mais

Recrutamento e seleção de pessoal: análise comparativa entre a iniciativa privada e a pública

Recrutamento e seleção de pessoal: análise comparativa entre a iniciativa privada e a pública Recrutamento e seleção de pessoal: análise comparativa entre a iniciativa privada e a pública ADRIANO SÉRGIO DA CUNHA * & FERNANDO ROSSONI CAVALCANTI ** Resumo Este artigo objetiva comparar características

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade

UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade UNIDADE 1 ESTÁTICA PATRIMONIAL Aula 01 Introdução - A linguagem da contabilidade Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Graduação em Ciências Contábeis (UFES) Especialista em Contabilidade Gerencial

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo INTRODUÇÃO:

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo INTRODUÇÃO: Título da Pesquisa: Análise da gestão financeira e previsão de liquidez em micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte Palavras-chave: Risco de liquidez, gestão financeira de curto

Leia mais

Palavras-chave: Museu do Minério e das Minas; Educação; Redes Sociais; Redes Digitais; Comunicação Social

Palavras-chave: Museu do Minério e das Minas; Educação; Redes Sociais; Redes Digitais; Comunicação Social O USO DAS REDES DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO: A COMUNICAÇÃO DOS NOVOS TEMPOS Case Museu das Minas e do Metal Rede MMM e Midiateca Camila Vieira Dutra¹ Resumo: Este trabalho visa

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X SUGESTÃO DE METODOLOGIA PARA INVENTÁRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO

A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO A DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO Franciele Ribeiro Lima 1 1. Mestranda em Educação do PPGEdu da UFGD, bolsista CAPES. RESUMO: A docência discutida no âmbito

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE Os custos das instituições Dra Janice Donelles de Castro - Professora do Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

Mayalú Tameirão de Azevedo

Mayalú Tameirão de Azevedo Mayalú Tameirão de Azevedo A avaliação dos controles internos no âmbito das Auditorias de Natureza Operacional, realizadas pelo Tribunal de Contas da União, destacando a abordagem dos componentes do COSO

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Prof a Lillian Alvares. Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília. Gestão da Informação

Prof a Lillian Alvares. Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília. Gestão da Informação Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Gestão da Informação Conceito Apesar de numerosas discussões acerca do significado, conteúdo e uso da Gestão da Informação......

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Débora Noronha¹; Jasmin Lemke¹; Carolina Vergnano¹ ¹Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Diretoria Técnica de Estudos, Projetos

Leia mais

UMA CÂMERA NA MÃO DE QUEM? UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PROFISSIONAL, O MERCADO AUDIOVISUAL E A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 1

UMA CÂMERA NA MÃO DE QUEM? UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PROFISSIONAL, O MERCADO AUDIOVISUAL E A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 1 - SEPesq UMA CÂMERA NA MÃO DE QUEM? UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PROFISSIONAL, O MERCADO AUDIOVISUAL E A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA 1 Daniela Israel 2 1. Introdução O setor audiovisual compreende atividades

Leia mais

EVOLUÇÃO E DESAFIOS DA GESTÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Breno Luiz Lagreca Dias da Costa 1 Larissa Disconzi Perufo 2

EVOLUÇÃO E DESAFIOS DA GESTÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Breno Luiz Lagreca Dias da Costa 1 Larissa Disconzi Perufo 2 EVOLUÇÃO E DESAFIOS DA GESTÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Breno Luiz Lagreca Dias da Costa 1 Larissa Disconzi Perufo 2 1 INTRODUÇÃO Empresas familiares distinguem-se das demais

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS

Leia mais