MANIFESTO DO PSD AO POVO DE CALHETA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANIFESTO DO PSD AO POVO DE CALHETA"

Transcrição

1

2 MANIFESTO DO PSD AO POVO DE CALHETA AOS MADEIRENSES E PORTOSSANTENSES: O Povo Madeirense vai eleger o Governo que terá de aguentar o período mais duro desde que a Democracia e a Autonomia Política nasceram com a Constituição de Os Madeirenses e os Portossantenses vão eleger o Governo Regional que terá de Os conduzir e defender o melhor possível, face à situação gravíssima que os socialistas criaram, que provocou Portugal ficar sob mando estrangeiro e, se quiser comer, ter de aplicar a política que nos foi imposta pela vergonhosa tutela internacional a que chegámos. Um Governo Regional que terá de demonstrar capacidade para conduzir o arquipélago nas dificílimas situações que, por caírem sobre Portugal, infelizmente caiem também sobre os Madeirenses e os Portossantenses, embora tal não seja justo em relação a um Povo que sempre discordou do que se passava, que foi sempre oposição ao próprio sistema político, que sempre alertou Lisboa para os erros desta. Portanto, o que agora está em jogo para os Madeirenses e os Portossantenses, é escolher um Presidente de Governo Regional que, com o novo Executivo que formar, dê garantias de hábil e inteligentemente enfrentar a situação complicadíssima em que os socialistas nos mergulharam. E logo uma questão salta. É na esquerda, culpada de tudo isto, que pode ser encontrada uma solução?... São os socialistas, autores de todo este desastre, afinal os mais indicados para enfrentar as dificuldades, depois de virmos pagar, todos, as suas incapacidades e irresponsabilidades?... São os socialistas locais que incitaram e cumpliciaram as garotices que o Governo socialista fez ao Povo Madeirense, agora os mais indicados para nos conduzir nas dificuldades que eles são causadores, desde os roubos financeiros até à tentativa de destruição da Zona Franca?...

3 Na Madeira, foi o PSD que travou a Direita e a extrema-direita, e nunca a Esquerda oficial, pois esta, com os seus mitos e disparates, só gerou sustos e incompetência, facilitando assim o instinto de as pessoas aderirem a uma Direita ou extrema-direita, protegendo-se sob o que contrário. Não foi a esquerda, mas sim o Partido Social Democrata que, na Madeira, deu a terra a quem trabalhava, expropriou os mais ricos e possidentes para objectivos de utilidade pública, manteve o imposto progressivo, generalizou um forte sector de habitação social, abriu as acessibilidades internas e exteriores, reordenando o território, estabeleceu áreas protegidas e uma efectiva defesa não demagógica do Ambiente, susteve a emigração, criou mais e novos empresários, bem como mais empregos através de mais investimento, generalizou a Educação, a Cultura e o Desporto e criou uma Universidade no arquipélago, estendeu a todos os cuidados de Saúde, aumentou a classe média sobretudo no mundo rural, estabeleceu um verdadeiro Estado Social, etc. Mas, para fazer isto, os autonomistas sociais-democratas nunca precisaram de se dizer de esquerda. Consideramse sempre o Centro do espectro político madeirense. Porém, ao fazer isto e ao fazê-lo melhor do que a comprovada incompetência desastrosa da esquerda, o PSD/ Madeira retirou conteúdo aos partidos esquerdistas, ocupou-lhes o lugar e, desta forma, anulou-lhes qualquer margem de manobra relevante. Garantiu a paz social, a estabilidade política e uma dinâmica de desenvolvimento. A Direita e a extrema-direita da Região Autónoma viram- -se assim defendidas dos excessos e da incompetência que marcam os conhecidos radicalismos da Esquerda. Mas não gostaram. Não gostaram, porque a política do Partido Social Democrata, embora travando a Esquerda, não era a da Direita e da extrema-direita, na medida em que lhes tocava nos privilégios, na medida em que lhes destruía o seu conceito de sociedade hierarquizada, na medida em que lhes destruía costumes e formas de estar, substituindo-os por outros mais livres, mais igualitários e de menor rigor convencional.

4 Se nos primeiros anos, post-revolução de 1974, a Direita e a extrema-direita, caladinhas, na Madeira deixaram o terreno livre para o Partido Social Democrata suster as ameaças socialistas e comunistas, contornando-as e dominando-as com a política do PSD, já quando perceberam que o Centro social-democrata também não hesitava em pôr em causa os Valores e domínios da Direita, até para derrotar a Esquerda com eficácia, então esbracejou e passou a atacar, não a Esquerda, mas o PSD. Só que, uma vez mais, o Partido Social Democrata, tal como tinha travado a Esquerda, por coerência travou a Direita e a extrema-direita. Aliás, é só esta política de equilíbrios calculados ao Centro, contra a Direita e contra a Esquerda, que justifica, nas características equilibradas e moderadas do Povo Madeirense, um amplo leque popular de apoio ao PSD, entre aquelas Direita e Esquerda. Razão para que, conhecendo-se a Direita e a extrema-direita, não se estranhe o radicalismo e a boçalidade destas, contra o PSD. Queriam se servir de nós, para depois nos despachar quando estivesse feito o trabalhinho de conter e derrotar a Esquerda. Enganaram-se. Apelamos ao eleitorado de esquerda. Estão perante um comprovado falhanço calamitoso dos partidos socialistas e comunistas. Um falhanço calamitoso que piorou substancialmente as condições de vida também aos simpatizantes da Esquerda. Pelo contrário, o Partido Social Democrata, na Madeira, aplicou com sucesso e moderação as políticas que a Esquerda gostaria de ter feito, mas se revelou incapaz e incompetente. Quando a arrogância da Direita e da extrema-direita passou a atacar o PSD, o fito era destruir, contra o interesse dos próprios eleitores de Esquerda, as conquistas sociais e civilizacionais conseguidas na nossa terra.

5 Sempre incompetentes, foram os Partidos de esquerda que, contra os seus próprios Militantes e Simpatizantes, acharam piada e deram força à Direita e à extrema-direita! Que tipo de preconceito, sem sentido, impede os Eleitores de Esquerda de nos dar a sua confiança? Seria uma covardia, Alberto João Jardim recuar ou desistir no presente quadro. Sabe ao que se arrisca, dadas as dificuldades que vamos ter pela frente, risco de saúde inclusive, quando era mais fácil abandonar ante o que aí vem, levando consigo os sucessos e transformações que conseguiu. Mas resolveu tornar a lutar. Para, primeiro, recuperar as finanças da Região Autónoma, depois de aquilo a que, perante os roubos do Governo socialista, tivemos de nos sujeitar para impedir o que eles pretendiam: parar a Economia e destruir o Estado Social, ou seja as acções desenvolvidas no campo da solidariedade social. Depois do agravamento da despesa por causa das catástrofes naturais. Temos de rapidamente recuperar a Zona Franca da Madeira. Segundo, a par da recuperação financeira, necessária porque, para não pararmos, aumentou imprescindivelmente a dívida pública regional, concluir toda a infra-estruturação do arquipélago, programada ou eventualmente interrompida, sem entrar por investimentos dispensáveis na presente situação. Como, terceiro, temos de defender a população, nomeadamente a mais necessitada, mantendo o Estado Social. Defender o Estado Social, afinal é procurar manter e aperfeiçoar, tanto quanto possível, o Sistema Regional de Saúde, quer ao âmbito hospitalar, quer dos Centros de Saúde, quer no quadro da medicina convencionada, quer na complementaridade da medicina e cuidados de saúde privados, quer ainda na estratégia do médico de família. E tudo isto sem submeter o Bem Comum a interesses particulares, nem pressões corporativas, nem chantagens do tipo capitalismo selvagem.

6 Defender o Estado Social, significa manter e aperfeiçoar, tanto quanto possível, os apoios sociais e de solidariedade que a Região Autónoma presta, mas não pactuando com as fraudes daqueles que de facto não necessitam de apoios, nem com ameaças e pressões de certas entidades que julgam ter a faca e o queijo na mão, esquecendo que a lei prevê remédios duros para solucionar tais atentados contra o Bem Comum. Defender o Estado Social, implica manter e aperfeiçoar todos os cuidados que são prestados à Terceira Idade. Aliás, nos domínios da Saúde, da Solidariedade Social e da política de Terceira Idade, os Governos sociaisdemocratas da Madeira orgulham-se de ter sido os pioneiros de muitas medidas que hoje são adoptadas na generalidade do território nacional, adoptadas no todo ou em parte. Porém, defender o Estado Social, implica também um enorme esforço de remar contra as tendências crescentes de desemprego, fenómeno não apenas localizado na Madeira, mas espalhado, ainda com maior gravidade, no restante espaço nacional e em toda a Europa. Mas, também, não pactuar com quem não quiser trabalhar. Defender o Estado Social significa prosseguir nas políticas de generalização da Educação, da Cultura e do Desporto, a toda a população. E, quarto, através de uma revisão constitucional, apesar dos integracionistas cá colaboracionistas com Lisboa, conquistar para a Madeira os poderes legislativos sem os quais é uma miragem se falar de Desenvolvimento Integral. Como até temos de assumir a coragem para pensar em caminhos futuros diferentes, se a República nos negar Direitos que são indiscutíveis. São as horas mais difíceis que acabam por propiciar as decisões e as atitudes mais corajosas. Os autonomistas sociais-democratas conseguiram aquilo que há trinta e cinco anos ninguém acreditava.

7 Transformar uma Madeira de economia ruralizada, dominada pelos capitalistas ingleses cá residentes, numa Madeira de economia europeizada, liderada por Empresários madeirenses, e moderna sob o ponto de vista cultural e civilizacional. E apesar da oposição quotidiana mentirosa do diário de notícias do Blandy, da RTP/RDP socialistas e da comunicação social do Continente, todos pelas razões conhecidas. É sob o signo da coragem ante a complexidade das circunstâncias actuais, que o Partido Social Democrata avança para as eleições regionais. As alternativas para governar a Região Autónoma E SOBRETUDO AQUELES QUE SÃO OS SEUS ROSTOS são conhecidas. Depois de tudo, os socialistas? Os fascistas do comunismo ou da extrema-direita? Esta Madeira Velha sob os hábitos conservadores do CDS? Ou nós, com as provas diferentes daqueles, que demos? Depois de trinta e três anos, a Oposição está desesperada. Não captou pessoas com um mínimo de qualidade, alinhou contra o próprio Povo Madeirense, opôs-se sempre a tudo quanto era progresso, praticou um permanente bota-abaixo, não tem alternativas, só fascina os desordeiros, bêbados, drogados e vadios que infelizmente existem em diversas localidades. Nós fizemos as coisas enquanto era tempo. Se o sector empresarial privado for abaixo, o Estado Social é impossível. Todos os Empresários que façam crescer a Madeira e descer o desemprego, estamos de braços abertos para eles. É tempo de acabar com esse ridículo bilhardeiro, feito de invejas, de que todos os Empresários que, trabalhando com a Autonomia desenvolvimentista, fizeram crescer a Madeira, são os maus, os ladrões, os corruptos. Esse ridículo e maldade vergonhosa que é a covardia de acusar, sem provas, os Empresários madeirenses que cresceram, criaram Empregos e desenvolveram a Madeira, destina-se a cobrir os Empresários socialistas, os quais seriam os únicos bonzinhos. E, sobretudo, para fazer crer que os antigos dominadores ingleses, no meio da miséria da Madeira de então, é que seriam os com virtude!

8 A Oposição, desesperada, vai descer o nível a uma baixeza sem precedentes. A Oposição vai explorar o que a coligação PSD-CDS não fizer imediatamente porque não é logo viável ou as decisões que começar a tomar por causa do imperativo controlo internacional, e que não podem ser adiadas. Preparem-se para este tipo de jogo!... Mas, vamos em frente, com confiança na inteligência do Povo Madeirense! É preciso combater a abstenção, porque são precisamente estes que podem comprometer os resultados das próximas eleições, em termos de a não existência de uma maioria, impedir o Governo eficaz de que a Madeira carece nestes tempos gravíssimos. Ajudem! Também para a população do Concelho da Calheta, os últimos seis anos e meio de governação socialista em Lisboa foram muito duros, tal como para o resto dos Madeirense e para todo o Portugal. O Governo socialista roubou-nos centenas de milhões de euros que fizeram falta ao investimento e à criação de emprego. O Governo socialista ficou-nos a dever dinheiro que não entregou à Região Autónoma, proveniente de receitas fiscais e de Fundos que se destinavam à Agricultura. Com estes roubos, o Governo socialista fez-nos perder quase quinhentos milhões de euros de Fundos Europeus. Não tínhamos, por sua causa, o dinheiro para a contrapartida nacional exigida para se poder aproveitar tais Fundos. O Governo socialista tentou destruir a Zona Franca da Madeira, fazendo-nos perder aí, empresas e postos de trabalho. A agravar tudo isto, o dinheiro vindo para a reconstrução por causa dos aluviões do ano passado, não é suficiente para o tamanho da despesa.

9 Mas, juntos, o Povo da Calheta, a sua Câmara Municipal e o Governo Regional da Madeira, conseguiram levar por diante a realização dos seus programas. Durante o mês de Setembro, abre o Núcleo Infantil do Arco da Calheta. Em Maio passado, houve uma reunião com Sua Excelência Reverendíssima O Senhor Bispo, o Secretário Regional do Equipamento Social, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, o Pároco do Loreto, Técnicos e Comissão Fabriqueira da Paróquia. Ficou finalmente encontrada uma solução para a construção da nova Igreja nos terrenos da Paróquia, mantendo-se o apoio subscrito já pelo Governo Regional. Decorre o concurso para a construção do novo Centro de Saúde e de Segurança Social da Calheta. Em Agosto, foi aberto concurso para a ligação Salão-Levada da Asinha, na Calheta. Em Setembro, é aberto concurso para o alargamento dos túneis entre o Paúl do Mar e a Fajã da Ovelha, enquanto que, em Agosto, foi aberto concurso para a construção da Estrada entre o Cemitério e o Largo, no Paúl do Mar. Também em Agosto, foi já aberto o concurso para bancadas e balneários no Campo de Futebol dos Prazeres. Interrompida a Via Expresso Raposeira-Ponta do Pargo, por falta de financiamento dos Bancos, o Governo chamou a si a retoma dos trabalhos, a partir da Ponta do Pargo. Neste mês de Setembro, abertos os concursos para o Pavilhão do Clube da Ponta do Pargo e para a construção do Interceptor e da Estação de Tratamento de Águas Residuais na mesma Freguesia. Com a colaboração de Fundos Comunitários, no próximo mandato, no concelho da Calheta, serão construídos os seguintes quinze novos caminhos: -Rua da Bica-rua do Ledo, Massapez e Beira do Massapez-Arco da Calheta, Freguesia do Arco da Calheta;

10 -Impasse da Calçada, na Freguesia da Calheta; -Moinhos e Teixeiras, no Estreito da Calheta; -Lanço Este e Lanço Central, no Paúl do Mar; -Travessa da Carreira e Impasse dos Furos, nos Prazeres; -Lombada dos Marinheiros e Aviceiro-Fajã, na Fajã da Ovelha; -Tanque/Aviceiro-Cabo, Achada do Nogueira Amparo e Bica-Cabo, na Ponta do Pargo. Serão ainda feitas reparações nos seguintes caminhos: Vereda do Tomadouro-Igreja da Atouguia e Caminho rural da Serra D`Agua (Freguesia da Calheta). Veredas para fins turísticos no Jardim do Mar. E Caminho Agrícola de S. Lourenço (Fajã da Ovelha).

11 INAUGURAÇÕES REALIZADAS NO CONCELHO DA CALHETA Energia eléctrica - Sítio do Lombo Brasil Asfaltamento do Caminho Dr. José Albuquerque Rocha de Gouveia Energia eléctrica - Sítio da Achada de Santo Antão Posto de transformação da Fajã Energia eléctrica - Sítios do Lameiro e Castanheiros Ambulância para o Hospital da Calheta Energia eléctrica - Sítio da Cova do Arco Agência da Caixa Económica do Funchal - Loreto Junta de Freguesia do Paul do Mar Escola do Lombo da Guiné Escola da Ladeira e Lamaceiros Posto de Venda de Carne e Peixe - Paul do Mar Centro de Saúde do Paul do Mar Posto de recepção de pescado - Paul do Mar Acesso da Estrada Regional 101 ao Paul do Mar Instalações balneares - Vila da Calheta Estrada Municipal do Lameiro e Castanheiros Agência do Banco Português do Atlântico - Arco da Calheta Centro de Saúde da Fajã da Ovelha Escola Preparatória da Calheta Centro de Saúde da Ponta do Pargo Jardim de infância - Sítio da Estrela Lota da Calheta Centro de Saúde dos Prazeres Posto de transformação - Sítio das Quebradas no Paul do Mar Estrada Municipal da Ribeira Funda Energia eléctrica - Sítio de São Lourenço

12 Energia eléctrica - Sítio do Pombal no Arco da Calheta 1ª fase da Estrada Municipal entre a Estrada Regional 101 e o túnel do Rabaçal Estação de correios e telecomunicações dos CTT - Arco da Calheta Pavimentação e beneficiação da Estrada Regional Sítio da Quebrada no Paul do Mar Igreja Paroquial de São Francisco - Lombo do Salão Centro de Segurança Social Rua Dr. Francisco Sá Carneiro Estrada Municipal da Achada de Santo Antão - Arco da Calheta Centro de Extensão Rural Junta de Freguesia da Ponta do Pargo Pavimentação e correcção da Estrada Regional 101 entre a Calheta e o Porto Moniz Caminho Municipal dos Palheiros - Arco da Calheta Tanque de rega - Sítio dos Moinhos no Arco da Calheta Abastecimento de água e energia eléctrica ao sítio da Ribeira Funda Matadouro - Estreito da Calheta Acesso ao Portinho - Jardim do Mar Posto retransmissor da RTP/Madeira - Paul do Mar Posto retransmissor da RTP/Madeira - Fajã da Ovelha Posto Policial da Calheta Arruamento no sítio da Vargem - Mudas Correcção e pavimentação da Estrada Regional 213 entre a Estrela e a Vila da Calheta Pavimentação do Caminho Municipal do Lombo da Igreja Acima - Estreito da Calheta Pavimentação e alargamento do Caminho Municipal do Sítio da Igreja - Arco da Calheta Caminho Municipal do Lombo da Guiné - Arco de Calheta

13 Junta de Freguesia do Arco da Calheta Tanque de rega - Sítio do Salão na Ponta do Pargo Largo Professor Doutor Carlos Alberto Mota Pinto - Prazeres Posto de transformação no sítio do Ledo - Arco da Calheta Campo de jogos da Escola Preparatória da Calheta Tanque de rega - Amoreiras Tanque de rega - Lombo do Doutor Campo de jogos da Escola Primária do Jardim do Mar Caminho Municipal do Lombo dos Moinhos Posto de transformação no sítio dos Moinhos Abaixo - Estreito da Calheta Caminho Municipal do Lombo Velho - Prazeres Campo de Futebol da Calheta Estação de VHF da Companhia Portuguesa Rádio Marconi Caminho Municipal do sítio do Pombal - Arco da Calheta Pavimentação da marginal do Paul do Mar Protecção da orla marítima - Paul do Mar Escola Primária da Lombada dos Marinheiros - Fajã da Ovelha Estação de Correios e Telecomunicações dos CTT Torre de vigilância contra incêndios - Rabaçal Posto de transformação das Laranjeiras 2ª fase da Estrada Municipal entre o Lombo da Guiné e o Pinheiro Recinto desportivo e arranjos exteriores da Escola Primária do Lombo do Atouguia Escola de Condução da Calheta Armazém da Cooperativa Agrícola do Funchal Centro de Formação Agrária Recinto desportivo da Escola Primária da Ladeira e Lamaceiro Subestação da Empresa de Electricidade da Madeira - Prazeres Pavimentação da Estrada Municipal entre os sítios do Rochão e o Pinheiro de Dentro

14 Estrada Municipal entre o sítio do Salão e o sítio da Corujeira Estação automática de telecomunicações dos CTT - Fajã da Ovelha Caminho Municipal do Massapez entre a Estrada Regional 212 e os sítios do Massapez e Falcões Junta de Freguesia e posto de vendas (talho e peixaria) - Estreito da Calheta 11 salas de aula na Escola Preparatória da Calheta Estrada do Jardim Pelado - Prazeres Tanque de rega - Sítio do Lombo do Atouguia Sistema de transmissão telefónica por feixe hertziano entre a Calheta e a Ponta do Pargo Instalações do Banif - Loreto Campo de Futebol do Paul do Mar Reservatório de água - Sítio das Amoreiras Ligação entre a Estrada Municipal da Ribeira Funda e o Caminho Municipal do Lombo dos Moinhos Iluminação do Campo de Futebol dos Prazeres Estrada do sítio do Atouguia - Estreito da Calheta Centro de telecomando e automatização da Central Hidroeléctrica da Calheta Estrada Municipal entre a Estrada Regional 213 e a Igreja do Arco da Calheta Agência do Banif - Estreito da Calheta Escola Primária da Raposeira do Lugarinho - Fajã da Ovelha Centro Clínico da Calheta Subestação da Central Hidroeléctrica de Inverno da Calheta Central Hidroeléctrica do Lombo Brasil Estalagem Onda Azul Caminho Municipal da Lombada dos Cedros Estrada Municipal da Raposeira do Serrado - Fajã da Ovelha Estrada Municipal entre os sítios das Florenças e Faias - Arco da Calheta Central Hidroeléctrica de Inverno da Calheta

15 Caminho Municipal entre Cales e Chada e a Cova do Arco Posto retransmissor da RTP/Madeira Ampliação do Lar Nossa Senhora da Conceição - Arco da Calheta Parque Eólico do Paul da Serra Escola Básica do Estreito da Calheta Melhoramentos no Caminho Municipal do sítio da Igreja Aparthotel Jardim do Atlântico - Prazeres Pavimentação do Caminho Municipal entre a Estrada Regional 101 e o sítio do Amparo Homenagem ao Cónego António Homem de Gouveia Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal da Estacada Pavimentação do Caminho Municipal do Lombo do Salão Estação digital da PT - Arco da Calheta 1ª fase da ampliação do Porto da Calheta Tanque de rega do Amparo - Ponta do Pargo Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal do Lombo do Atouguia Tanque de rega de São Lourenço - Fajã da Ovelha Remodelação das instalações do Serviço de Segurança Social Caminho Municipal dos Casais da Serra - Fajã da Ovelha Caminho Municipal do Lombo Girão - Estreito da Calheta Tanque de rega da Fonte do Folhado - Fajã da Ovelha Tanque de rega da Maloeira - Fajã da Ovelha Caminho Municipal da Estacada - Prazeres Tanque de rega - Sítio dos Moinhos Ampliação da Escola Preparatória da Calheta Caminho Municipal da Ladeira e Lamaceiros - Arco da Calheta Pousada da Juventude - Estreito da Calheta

16 Tanque de rega - Prazeres Pavimentação do Caminho Municipal do Lombo do Brasil até ao Lombo do Salão Escola Básica do Paul do Mar Viatura pronto-socorro para os Bombeiros Voluntários da Calheta Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal dos Moinhos Alargamento e pavimentação do Caminho Municipal da Estrela Estrada Municipal de ligação entre a Gafaria, Lombo do Doutor e Lombo do Atouguia Melhoramentos na Escola Básica do Salão - Ponta do Pargo Estrada Municipal entre a Estrada Regional e o sítio do Maçapez - Fajã da Ovelha Subestação da Empresa de Electricidade da Madeira Estrada Municipal entre o Lombo dos Moinhos e o Caminho da Igreja Acima Estrada Regional entre os Prazeres e a Fonte do Bispo Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Calheta Apartamentos Palmasol Junta de Freguesia e Centro Social da Estrela Pavilhão Gimnodesportivo da Calheta Estrada Municipal entre a Raposeira do Lugarinho e a Raposeira do Serrado Beneficiação e pavimentação da Estrada Municipal entre o Centro Social e a Igreja dos Prazeres Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal do Lombo do Coelho de Dentro Junta de Freguesia, Serviço de Segurança Social e Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres Estalagem da Quinta da Vinhas - Estreito da Calheta Estalagem do Jardim do Mar Busto do Cónego Felix Beneficiação e pavimentação da Estrada Municipal entre o Serrado e o Cabo

17 Estrada Municipal das Laranjeiras Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal da Referta - Prazeres Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal da Maloeira - Fajã da Ovelha Caminho Municipal entre o Lombo do Doutor e o sítio da Atouguia Caminho Municipal entre o Lombo dos Moinhos e Serrões - Estreito da Calheta Beneficiação e pavimentação do Caminho Municipal dos Castanheiros Caminho Municipal da Cova do Arco Centro de Desenvolvimento Social - Arco da Calheta Tanques de rega - Sítio de Cales e Chada Beneficiação e pavimentação da Estrada Municipal entre o Serrado e Cabo - Ponta do Pargo Atelier de Artesanato - Ponta do Pargo Centro de Apoio Psicopedagógico da Calheta 2ª fase da ampliação do Cais da Calheta Estrada Municipal entre o Lombo da Guiné, Maçapez e o Ledo - Arco da Calheta Estalagem do Pico da Urze - Paul da Serra Agência do Banif - Loreto Agência do Banif - Estreito da Calheta Serviço de Segurança Social e Centro de Saúde - Paul do Mar Centro de Abastecimento Horto-Frutícola dos Prazeres Melhoramentos na Estrada Municipal da Raposeira do Lugarinho - Fajã da Ovelha Melhoramentos no Caminho Municipal do Lombo da Velha Calheta Beach Hotel Estrada Municipal das Florenças - Arco da Calheta 1ª fase da Via Expresso entre a Vila da Calheta e os Prazeres Via Expresso entre o Jardim do Mar e o Paul do Mar Estação de Tratamento de Água da Ponta do Pargo

18 Estação de Tratamento de Água do Estreito da Calheta Beneficiação do Caminho Municipal entre o Farol e o Miradouro da Ponta do Pargo Centro de Maricultura da Calheta Auto-tanque para os Bombeiros Voluntários da Calheta Conjunto Habitacional do Paul do Mar Sede do Grupo Coral do Arco da Calheta Espaço multimédia - Arco da Calheta 2ª fase do Caminho Municipal entre a Igreja da Atouguia e a Estrada Regional 101 Agência do Banif - Paul do Mar Pavimentação do Caminho Municipal do Lombo da Rocha - Prazeres Repavimentação do Caminho Municipal do Pico e Referta - Prazeres Tanque de rega - Ribeiro Chão Pavimentação do Caminho Municipal da Lombada dos Marinheiros Rádio Calheta Caminho Municipal entre o Lombo do Doutor e o Lombo do Atouguia Espaço multimédia - Sítio do Loreto Estação de Tratamento de Água dos Prazeres Estação de Tratamento de Água da Fajã da Ovelha Reconstrução da Igreja do Paul do Mar Pavimentação e alargamento da Marginal da Ribeira das Galinhas - Paul do Mar Empresa Panoeste - Fajã da Ovelha Ramal do Caminho Municipal do Pombal - Arco da Calheta Repavimentação do Caminho Municipal do Pombal - Arco da Calheta Recuperação da Igreja da Ponta do Pargo Estrada Municipal entre o sítio da Estrela e o Lombo do Salão Arrelvamento sintético do Campo de Futebol dos Prazeres

19 Pavimentação do Caminho Municipal do Lameiro - Estreito da Calheta Caminho Municipal entre o Lombo Brasil e a Estrada Regional Estrada Municipal entre os sítios do Girão e Moinhos - Estreito da Calheta Hotel do Paul do Mar Estrada Municipal entre a Lombada Velha e o Serrado - Ponta do Pargo Miradouro dos Prazeres Quinta Pedagógica dos Prazeres, Espaço multimédia - Estreito da Calheta Centro de Saúde, Serviço de Segurança Social e Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha Praça do Loreto Praça do Arco da Calheta Casa da Fajã - Turismo Rural Espaço multimédia - Quinta Pedagógica dos Prazeres Polidesportivo da Fajã da Ovelha Quinta de São Lourenço - Turismo Rural Cartório Notarial da Calheta Melhoramentos no Caminho Municipal das Eirinhas e Lombada dos Marinheiros Caminho Municipal da Maloeira - Fajã da Ovelha Caminho Municipal entre os sítios das Eirinhas e o Massapez - Fajã da Ovelha Melhoramentos da rede de água nos sítios do Lombo da Guiné, Massapez e Ledo Exploração agrícola - Estreito da Calheta Pavimentação do Caminho Municipal da Lombadinha - Ponta do Pargo Estrada Municipal entre o Centro de Saúde e a Rua Sá Carneiro Pavimentação do Caminho Municipal entre o Salão e a Corujeira - Ponta do Pargo Residencial Quinta Alegre - Estreito da Calheta Pavimentação do Caminho Municipal dos Reis

20 Pavimentação da Estrada Regional entre o Fanal e o Paul da Serra Quinta das Anoneiras - Turismo Rural Escola Básica do 1o Ciclo do Lombo do Salão Casa do Povo da Fajã da Ovelha Delegação do Conservatório de Música da Madeira Instalações da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Calheta Recuperação e alargamento da marginal do Paul do Mar Ampliação do cais do Paul do Mar Caminho Municipal entre os sítios de Cales e Chada e Lombo da Guiné Via Expresso Calheta - Prazeres Beneficiação do Caminho Municipal da Lombada dos Cedros - Fajã da Ovelha Caminho Agrícola da Faveira - Fajã da Ovelha Escola Básica do 2o e 3o Ciclos da Fajã da Ovelha Homenagem ao Pescador - Paúl do Mar Porto de Recreio da Calheta Protecção e Passeio Marítimo do Jardim do Mar Parque Empresarial da Calheta Reservatório de água do sítio do Serrado - Ponta do Pargo Centro de Saúde e Segurança Social do Estreito da Calheta Enrocamento e solário da Praia da Calheta Estrada Regional entre o Chão do Paul da Serra e o Sítio do Ovil Centro das Artes Casa das Mudas Via Expresso entre a Calheta e os Prazeres - Variante à vila da Calheta Tanque de rega - Sítio da Moleira na Fajã da Ovelha Caminho Municipal da Igreja ao Fio - Ponta do Pargo Caminho Municipal do Amparo - Ponta do Pargo

21 Beneficiação do Caminho Municipal do Lameiro - Estreito da Calheta Praceta 24 de Junho Casa das Faias - Turismo Rural Caminho Municipal entre os sítios das Faias e as Florenças Centro Cívico do Estreito da Calheta Caminho Municipal entre a Estrada Regional e o sítio da Fajã - Arco da Calheta Caminho Municipal do Salão Reforço da adução de água ao Paul do Mar Largo do Jardim do Mar Beneficiação da Praia das Galinhas - Paul do Mar Pavimentação da Estrada Municipal entre os sítios da Ribeira da Vaca e o Lombo Queimado - Ponta do Pargo Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres Escola Básica do 1o Ciclo, Pré-Escolar e Creche dos Prazeres - Externato de São Francisco de Sales Loja de artigos náuticos no Porto de Recreio da Calheta Estrada entre o sítio do Rochão e o Paul da Serra - Arco da Calheta Caminho Municipal entre a Igreja e a Lombada do Loreto Clínica do Farol - Ponta do Pargo Auto-Tanque-Pesado para os Bombeiros Voluntários da Calheta Zona balnear do Jardim do Mar Centro Cívico da Ponta do Pargo Piscina da Escola Secundária da Calheta Beneficiação da Estrada Regional entre a rotunda da Calheta e o Centro das Artes - Casa das Mudas Rocha e Gonçalves - Loja de Venda de Produtos Horto-Frutícolas Exploração agrícola Floricultura da Junqueira Exploração agrícola Ecortíola Caminho Municipal entre Cales, Chada e Cova do Arco

22 Sistema final de águas resíduais - Prazeres, Jardim do Mar e Paul do Mar Caminho Municipal da Vargem Estação de Tratamento de Águas Residuais do Estreito da Calheta Residencial Vila Mia Beneficação da Estrada entre a Igreja Abaixo, Capela do Livramento Capela dos Reis Magos e Reis Centro Social e Paroquial da Ponta do Pargo Exploração agrícola - Sítio da Estrela Via Expresso Prazeres - Fajã da Ovelha Empresa Dourada dos Prazeres - Parque Empresarial da Calheta Veículos motorizados de apoio ao regadio - Arco da Calheta Centro de Saúde, Segurança Social e Centro de Dia dos Prazeres Exploração agrícola - Ponta do Pargo Exploração agrícola - Arco da Calheta Auto Maca Socorro para os Bombeiros Voluntários da Calheta Recuperação da Levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo - 1a fase Pavimentação do Caminho Municipal entre os sítios do Atalhinho e a Estação de Tratamento de Águas - Estreito da Calheta Beneficiação do Caminho Municipal entre os sítios do Atouguia e do Cabeço Auto Maca Socorro para os Bombeiros Voluntários da Calheta Parque Eólico da Sociedade ENEREEM-Energias Renováveis do Grupo da EEM Parque Eólico do Grupo Sousa Melhoramentos no Caminho Municipal entre a Travessa da Figueira, o Lombo da Rocha, a Igreja e a Estacada - Prazeres Beneficiação do Caminho Municipal do Lombo Queimado - Ponta do Pargo

23 Arrelvamento Sintético do Campo de Futebol do Paul do Mar Beneficiação do Caminho Municipal da Lombada dos Marinheiros - Fajã da Ovelha Beneficiação do Caminho Municipal das Florenças entre a Rua da Laje e a Vereda do Junqueira Percurso Pedonal do Paul da Serra à Ribeira da Janela e Recuperação da Levada Nova Pronto Socorro Pesado Florestal para os Bombeiros Voluntários da Calheta Parque Desportivo do Arco da Calheta Exploração agrícola - Prazeres Recuperação da Levada Calheta - Ponta do Sol Lota do Paul do Mar Quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta Recuperação da Levada Calheta - Ponta do Pargo 5 Pavilhões MPE

24

MANIFESTO DO PSD AO POVO DE MACHICO

MANIFESTO DO PSD AO POVO DE MACHICO MANIFESTO DO PSD AO POVO DE MACHICO AOS MADEIRENSES E PORTOSSANTENSES: O Povo Madeirense vai eleger o Governo que terá de aguentar o período mais duro desde que a Democracia e a Autonomia Política nasceram

Leia mais

São Vicente, 1 de Julho de 2012. - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência. - Senhor Presidente do Governo Regional, Excelência

São Vicente, 1 de Julho de 2012. - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência. - Senhor Presidente do Governo Regional, Excelência São Vicente, 1 de Julho de 2012 - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência - Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Excelência - Senhor Presidente do Governo Regional,

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 SUMÁRIO BOLETIM INFORMATIVO EDITORIAL JULHO AGOSTO SETEMBRO A Rua principal, a Dr Jaime Cortesão tem estado cortada EDITORIAL MANIFESTAÇÃO EM LISBOA POSTO MÉDICO ao trânsito, devido

Leia mais

1.1.1. 0103/070109 04 2002 142 AQUISICAO E REPARACAO DE OUTRA 100.0 CM 2014/01/01 2014/12/31 9 5.000,00 5.000,00 5.000,00

1.1.1. 0103/070109 04 2002 142 AQUISICAO E REPARACAO DE OUTRA 100.0 CM 2014/01/01 2014/12/31 9 5.000,00 5.000,00 5.000,00 MUNICIPIO SAO DO ANO 2014 PÁGINA : 1 1. Funções gerais 114.600,00 114.600,00 114.600,00 1.1. Serviços gerais de 52.200,00 52.200,00 52.200,00 administração pública 1.1.1. Administracao geral 52.200,00

Leia mais

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura e Senhores Membros do Governo Plano Intervenção sobre as Flores 2003/12/10 Paulo Valadão Estamos a analisar o último Plano desta

Leia mais

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente.

Porto Alegre, 13 de abril de 2004. À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. 1 Porto Alegre, 13 de abril de 2004 À COSMAM COM. SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE At. VEREADOR SEBASTIÃO MELLO PRESIDENTE. Senhor Presidente. A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DAS ADJACÊNCIAS DO LIXÃO DE

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

MENSAGEM DE NATAL PM

MENSAGEM DE NATAL PM MENSAGEM DE NATAL PM Boa noite, Como todos sabemos, os últimos 3 anos foram fortemente marcados pela resposta ao colapso financeiro de 2011. Todos sentimos no nosso dia-a-dia as dificuldades e como nos

Leia mais

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos AÇORES MANIFESTO VERDE Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores Pela Produção e Consumo de Produtos Locais e Regionais Pela

Leia mais

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas

Psicologia Educacional I. Violência nas escolas Psicologia Educacional I Violência nas escolas Objectivos Analisar algumas das causas que levam à violência nas escolas. Analisar a forma como esta se manifesta, nomeadamente nas relações professor/aluno,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

MUNICIPIO DE CALHETA DO ANO 2016

MUNICIPIO DE CALHETA DO ANO 2016 PÁGINA : 1 1. Funções gerais 415.272,00 415.272,00 331.772,00 78.772,00 78.772,00 157.540,71 1.062.128,71 1.1. Serviços gerais de 400.272,00 400.272,00 325.772,00 78.772,00 78.772,00 157.540,71 1.041.128,71

Leia mais

Conheça o melhor sistema educacional do mundo

Conheça o melhor sistema educacional do mundo Conheça o melhor sistema educacional do mundo Artigo publicado em 03/03/2008 Como a Finlândia criou, com medidas simples e focadas no professor, o mais invejado sistema educacional Aula no ensino fundamental:

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Senhor Presidente Do Governo Senhores membros do Governo Senhoras e senhores deputados

Senhor Presidente da Assembleia Senhor Presidente Do Governo Senhores membros do Governo Senhoras e senhores deputados Senhor Presidente da Assembleia Senhor Presidente Do Governo Senhores membros do Governo Senhoras e senhores deputados Tem vindo a ficar claro que o orçamento para 2016 agora proposto está longe de corresponder

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO...

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E JOVENS PROJETO É TEMPO... O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre

Leia mais

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA ATA Nº 8/2013 - ABRIL --- DATA DA REUNIÃO: Nove de Abril de dois mil e treze. ---------------------------------- ---- LOCAL DA REUNIÃO:

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais

Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais Conferência sobre a Nova Lei das Finanças Locais Exmo. Sr. Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Dr. Domingues de Azevedo, Exmos. Senhores Presidentes de Câmaras Municipais, Demais Entidades,

Leia mais

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO Começo por saudar os presentes e agradecer a disponibilidade demonstrada pelos distintos oradores que

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa

Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa Artigo Opinião AEP /Novembro 2010 Por: Agostinho Costa COMO ESTIMULAR A MUDANÇA NA SUA EMPRESA Parte II «O novo líder é aquele que envolve as pessoas na acção, que transforma seguidores em líderes, e que

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL

POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL POSIÇÃO DA UGT SOBRE A ACTUAÇÃO DO FMI EM PORTUGAL O crescimento económico e a redução do desemprego são hoje os grandes desafios que a Europa enfrenta. Em Portugal, a situação económica e social é hoje

Leia mais

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires CLC UFCD6 Pedro Pires Processo nº21359 EFA S13 Violações das regras do ordenamento

Leia mais

Discurso do Comissário Hahn, Lisboa, 11/4/2014. Senhor Presidente, senhor Primeiro-Ministro, senhores Ministros, caros amigos,

Discurso do Comissário Hahn, Lisboa, 11/4/2014. Senhor Presidente, senhor Primeiro-Ministro, senhores Ministros, caros amigos, Discurso do Comissário Hahn, Lisboa, 11/4/2014 Senhor Presidente, senhor Primeiro-Ministro, senhores Ministros, caros amigos, Portugal venceu a tormenta. Portugal atravessou a pior crise financeira da

Leia mais

região madeira acaporama adrama madeira leste e porto santo madeira norte e oeste projetos leader 122

região madeira acaporama adrama madeira leste e porto santo madeira norte e oeste projetos leader 122 TERRITÓRIO região madeira madeira leste e porto santo acaporama 124 madeira norte e oeste adrama 126 projetos leader 122 minha terra 123 acaporama território madeira leste e porto santo www.acaporama.org

Leia mais

OS NOSSOS SERVIÇOS! TIROMATO Limpeza e Proteção Florestal, Lda. Qualidade e Profissionalismo

OS NOSSOS SERVIÇOS! TIROMATO Limpeza e Proteção Florestal, Lda. Qualidade e Profissionalismo TIROMATO Limpeza e Proteção Florestal, Lda. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. OS NOSSOS SERVIÇOS! Qualidade e Profissionalismo TIROMATO, Lda. A limpeza

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

AUTÁRQUICAS 2013 CONFIANÇA NA CDU. Linhas Programáticas para a futura acção dos eleitos CDU na Câmara e na Assembleia Municipais

AUTÁRQUICAS 2013 CONFIANÇA NA CDU. Linhas Programáticas para a futura acção dos eleitos CDU na Câmara e na Assembleia Municipais 1 AUTÁRQUICAS 2013 CONFIANÇA NA CDU Linhas Programáticas para a futura acção dos eleitos CDU na Câmara e na Assembleia Municipais 1.Medidas de Urgência Encontrar soluções para a dívida municipal de 47

Leia mais

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP

Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP Proposta de ACORDO DE GOVERNO E DE COLABORAÇÃO POLÍTICA ENTRE O PSD E O CDS/PP As eleições do passado dia 4 de Outubro deram à coligação integrada pelo PSD e pelo CDS/PP uma vitória clara, embora sem maioria

Leia mais

PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2012/2013

PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2012/2013 PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2012/2013 ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO INSCRITOS/GALARDOADOS, POR CONCELHO CALHETA EB1/PE da Calheta EB1/PE do Estreito da Calheta EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros EB1/PE do

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Turismo Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, dos Açores Com a intenção de contrariar a desertificação, fenómeno preocupante nas ilhas pequenas com especial incidência na

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 24 de setembro de 2014. Série. Número 144

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 24 de setembro de 2014. Série. Número 144 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução n.º 905/2014 Altera a redação do n.º 1 da Cláusula 4.ª,

Leia mais

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Você já parou para pensar no que significa a palavra progresso? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas,cidades, maquinas e muito outras coisas que ainda

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015

GOVERNO. Orçamento Cidadão 2015 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE GOVERNO Orçamento Cidadão 2015 Os recursos públicos do Estado são recursos públicos do povo e para o povo, condição que dá ao cidadão o direito de saber como

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional, Ilhas da Coesão Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exma. e Exmos. Membros do Governo Regional, As Ilhas da Coesão são um conceito recentemente introduzido no dicionário

Leia mais

ANEXO 3. A floresta portuguesa FACTOS E NÚMEROS

ANEXO 3. A floresta portuguesa FACTOS E NÚMEROS ANEXO 3 FACTOS E NÚMEROS A floresta portuguesa 1. Os espaços florestais ocupam 5,4 milhões de hectares e representam cerca de dois terços da superfície de Portugal Continental. Destes, 3,4 milhões de hectares

Leia mais

Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1

Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1 Direito Tributário Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 1 ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO O Estado desenvolve atividades políticas, econômicas, sociais, administrativas, financeiras, educacionais, policiais,

Leia mais

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO SOCIAL PARTICIPADO CONCELHO DE FAFE Com este documento pretende-se, antes de mais, efectuar uma breve e sucinta caracterização do Concelho de Fafe seguido de

Leia mais

Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores,

Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores, Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores, A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia

Leia mais

Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros

Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros Liberalização da escolha «medida inevitável» para uns, «ratoeira» para outros Médicos debatem situação actual do sector da Saúde A liberalização da escolha do doente e as medidas a adotar nesse sentido,

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 8. Ribeira Brava MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) A vila de Ribeira Brava, situada no

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

DECLARAÇÃO POLÍTICA DESAFIOS DO FUTURO NO MAR DOS AÇORES BERTO MESSIAS LIDER PARLAMENTAR DO PS AÇORES

DECLARAÇÃO POLÍTICA DESAFIOS DO FUTURO NO MAR DOS AÇORES BERTO MESSIAS LIDER PARLAMENTAR DO PS AÇORES DECLARAÇÃO POLÍTICA DESAFIOS DO FUTURO NO MAR DOS AÇORES BERTO MESSIAS LIDER PARLAMENTAR DO PS AÇORES Sra. Presidente Sras. e Srs. Deputados Sr. Presidente do Governo Sra. e Srs. Membros do Governo Já

Leia mais

FUNDEP. Pesquisa de Opinião Pública Nacional

FUNDEP. Pesquisa de Opinião Pública Nacional FUNDEP Pesquisa de Opinião Pública P Nacional Junho de 2008 ROTEIRO I. METODOLOGIA II. PERFIL DOS ENTREVISTADOS III. PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO IV. INTERESSE PÚBLICO E CORRUPÇÃO V. COMBATE À CORRUPÇÃO: POLÍCIA

Leia mais

Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente e Senhores Membros do Governo

Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente e Senhores Membros do Governo Intervenção do Deputado José Andrade na apresentação do Projeto de Decreto Legislativo Regional nº28/x Cria o Programa Regional de Apoio aos Grupos Folclóricos da Região Autónoma dos Açores (PSD) Horta,

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2012

PLANO DE ATIVIDADES 2012 PROMOÇÃO DA CIDADANIA SÉNIOR Grupo de trabalho pessoas idosas, envelhecimento e intergeracionalidade PLANO DE ATIVIDADES 2012 Peniche Certos de que estamos perante um dos desafios mais relevantes do século

Leia mais

P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE PONTA DO SOL DO ANO 2009

P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE PONTA DO SOL DO ANO 2009 PÁGINA : 1 1. Funções gerais 84.620,00 84.620,00 84.620,00 1.1. Serviços gerais de administração pública 29.620,00 29.620,00 29.620,00 1.1.1. Administracao geral 29.620,00 29.620,00 29.620,00 1.1.1. SO/0707

Leia mais

UNIDADE 4 A CRISE DO GUERRA MUNDIAL. CAPITALISMO E A SEGUNDA. Uma manhã de destruição e morte.

UNIDADE 4 A CRISE DO GUERRA MUNDIAL. CAPITALISMO E A SEGUNDA. Uma manhã de destruição e morte. UNIDADE 4 A CRISE DO CAPITALISMO E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Uma manhã de destruição e morte. No início de agosto de 1945, os Estados Unidos tentavam, sem resultado, conseguir a rendição japonesa. A solução

Leia mais

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 Marcelo Bispo (1) Projetista Industrial Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde

Leia mais

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO VAGOS DO ANO 2009

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO VAGOS DO ANO 2009 PÁGINA : 1 1. Funções gerais 674.458,82 124.591,58 1.509.000,00 1.509.000,00 2.617.000,00 2.662.000,00 995.000,00 8.582.050,40 1.1. Serviços gerais de 674.458,82 124.591,58 1.504.000,00 1.504.000,00 2.617.000,00

Leia mais

Projeto Pensar Araguaína. Faculdade Católica Dom Orione

Projeto Pensar Araguaína. Faculdade Católica Dom Orione EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Sabemos que uma gestão democrática da educação tem como ponto de partida a escolha do Diretor pela Comunidade. Na sua gestão, como será a escolha dos Diretores das Escolas Municipais?

Leia mais

PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Datas Despesas Anos Seguintes 1. FUNÇÕES GERAIS 938.000 688.000 250.000 125.786 108.000 1.171.786 1.1 SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 938.000 688.000 250.000 125.786 108.000 1.171.786 1.1.1 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 16 de Julho de 2009

Resumo de Imprensa. Quinta-feira, 16 de Julho de 2009 Resumo de Imprensa Quinta-feira, 16 de Julho de 2009 DIÁRIO ECONÓMICO 1. Portugal vai ter em 2010 mais um ano de recessão (pág. 4) No próximo ano, a contracção será menor, mas a economia está longe de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ASSINATURA DO PLANO DE SANEAMENTO

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

Incumbe ao Governo Regional encontrar as respetivas fontes de financiamento.

Incumbe ao Governo Regional encontrar as respetivas fontes de financiamento. Debate potestativo sobre o novo hospital Senhor Presidente da Assembleia Senhor Secretário Regional Senhoras e senhores deputados O Partido Socialista requereu este debate potestativo sobre o novo hospital

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e senhores Deputados Senhoras e senhores membros do Governo

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e senhores Deputados Senhoras e senhores membros do Governo Intervenção proferida pelo Deputado Regional Rui Ramos na sessão Plenária de Fevereiro de 2009. Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e senhores Deputados Senhoras e senhores membros do Governo Todos

Leia mais

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5

Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul. Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Escola E.B. 2/3 Ciclos do Paul Trabalho elaborado por: Frederico Matias 8ºA nº8 João Craveiro 8ºA nº5 Introdução Este trabalho foi-nos proposto na aula de Área de Projecto pela Professora. Pretendemos

Leia mais

2. FICHAS DE PROJECTO NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VAGOS... 4

2. FICHAS DE PROJECTO NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VAGOS... 4 1. PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO... 2 2. FICHAS DE PROJECTO NO ÂMBITO DA REVISÃO DO PDM DE VAGOS... 4 2.1 FICHA 1 - REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DESPORTIVO E DE LAZER DA VILA DE SOSA...6 2.2

Leia mais

Análise da proposta de deliberação das alterações do Preçário da Universidade Aberta

Análise da proposta de deliberação das alterações do Preçário da Universidade Aberta Análise da proposta de deliberação das alterações do Preçário da Universidade Aberta A Associação Académica da Universidade Aberta analisou com atenção a proposta de deliberação da alteração ao Preçário

Leia mais

Empreendedorismo social

Empreendedorismo social Empreendedorismo social Piedade Lalanda Grupo Parlamentar do Partido Socialista Se há conceito e vocábulo que passou a fazer parte do discurso político é o termo empreendedor ou empreendedorismo. Apesar

Leia mais

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct

Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct Levantamento dos Temas Prioritários 2006 nos Programas de Trabalho dos Centros Europe Direct CENTROS Europe Direct 9 de Maio 20 anos de adesão Primavera da Europa Estratégia de Lisboa (Crescimento & Emprego)

Leia mais

MUN I C Í P I O D E S Á T Ã O

MUN I C Í P I O D E S Á T Ã O DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÁTÃO REALIZADA NO DIA 18-09-2015 PRESENTES ATA Nº. 19/2015 PRESIDENTE Alexandre Vaz VICE- PRESIDENTE Paulo Santos VEREADORES Zélia Silva Rosa Carvalho Fernando

Leia mais

Com a discussão do Plano Regional para o ano 2012 damos início ao último ano do período de programação do X Governo dos Açores e da IX legislatura.

Com a discussão do Plano Regional para o ano 2012 damos início ao último ano do período de programação do X Governo dos Açores e da IX legislatura. INTERVENÇÃO DE TRIBUNA PLANO REGIONAL ANUAL 2012 Agricultura Programa 7 e 8 Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores IX Legislatura Horta, 28 a 30 de Novembro de 2011 Deputado: Duarte Moreira

Leia mais

Programação de equipamentos colectivos

Programação de equipamentos colectivos Programação de equipamentos colectivos Definição e tipologia Conceitos associados à programação de equipamentos Critérios de programação, dimensionamento e localização; exemplos Instituto Superior Técnico/Departamento

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO 2 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Artigo 1.º Destino e funcionamento... 4 Artigo 2.º Época de funcionamento... 5 Artigo 3.º Interrupção

Leia mais

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO Estudantes à Saída do Secundário 12/13 RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 12/13 Código da Escola OTES1213 N.º de respostas 41658 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES

Leia mais

Abertura da Exposição Álvaro Cunhal, no Porto Segunda, 02 Dezembro 2013 17:57

Abertura da Exposição Álvaro Cunhal, no Porto Segunda, 02 Dezembro 2013 17:57 Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Porto, Acto de abertura da Exposição «Álvaro Cunhal Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projecta na Actualidade e no Futuro» Em nome do Partido Comunista

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL A Amnistia Internacional Portugal defende a manutenção Formação Cívica nos 2.º

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 351/XI

PROJECTO DE LEI N.º 351/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 351/XI ALTERA A FORMA DE DESIGNAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL, S.A. E ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA ESTRATÉGICO

Leia mais

Miguel Poiares Maduro. Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Discurso na Tomada de Posse do Presidente da Comissão de

Miguel Poiares Maduro. Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Discurso na Tomada de Posse do Presidente da Comissão de Miguel Poiares Maduro Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional Discurso na Tomada de Posse do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte CCDR Norte Lisboa, 09 de agosto

Leia mais

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS -------------------- ACTA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -------------------- -----------------------------------------------ACTA Nº 5---------------------------------------------------- ------Aos trinta

Leia mais

Conseguimos te ajudar?

Conseguimos te ajudar? Controlar suas finanças deve ser um hábito. Não com o objetivo de restringir seus sonhos de consumo, mas sim de convidá-lo a planejar melhor a realização da cada um deles, gastando o seu dinheiro de maneira

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º /XII-4ª PELA REVOGAÇÃO DO PROCESSO DE SUBCONCESSÃO A PRIVADOS DA STCP E METRO DO PORTO Exposição de motivos A Sociedade de Transportes

Leia mais

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014

Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 Census 2014 Angola Informação Geral:- Recenseamento Geral da População e Habitação 2014 A República de Angola vai efectuar, de 16 a 31 de Maio de 2014, o Recenseamento Geral da População e Habitação, aquela

Leia mais

E N T I D A D E P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ÍLHAVO DO ANO 2015

E N T I D A D E P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ÍLHAVO DO ANO 2015 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 995.500,00 995.500,00 50.000,00 50.000,00 50.000,00 1.145.500,00 1.1. SERVIÇOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 995.500,00 995.500,00 50.000,00 50.000,00 50.000,00 1.145.500,00

Leia mais

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008

Resumo de Imprensa. Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008 Resumo de Imprensa Sábado e domingo, 12 e 13 de Julho de 2008 DIÁRIO DE NOTÍCIAS (domingo, 13) 1. Código do Trabalho. Empresas vão poder impor período de férias a trabalhadores (pág. 1 e 40) Patrões livres

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

MOÇÃO Solidariedade com os trabalhadores da Gestnave/Ereta

MOÇÃO Solidariedade com os trabalhadores da Gestnave/Ereta Deliberações de 1 de Fevereiro de 2008 1 de Fevereiro de 2008 Auditoria externa das Contas Aprovada a contratação da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas Sebastião & Santos, para prestação de serviços

Leia mais

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Começo por agradecer a todos terem vindo a este seminário. Em especial à Senhora Secretária de Estado que muito nos honra com a sua presença

Leia mais

Esta esperança, este sonho e este legado aos vindouros também tem de ser concretizado no Cartaxo.

Esta esperança, este sonho e este legado aos vindouros também tem de ser concretizado no Cartaxo. Trinta e quatro anos depois do 25 de Abril de 1974, importa comemorar Abril e afirmar os valores da Democracia e da Liberdade. Nada pode motivar ou impedir o livre exercício dos direitos e deveres de cidadania.

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP INTERVENÇÃO DO SENHOR EMBAIXADOR DOMINGOS DIAS PEREIRA MASCARENHAS, CHEFE DA DELEGAÇÃO, SOBRE O TEMA CENTRAL OS DESAFIOS

Leia mais