Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 8"

Transcrição

1 Tópico 8 1. (ESAF/ 2001/ SEFAZ-PI) A dívida pública, também chamada de dívida passiva, compreende os compromissos assumidos pelo Estado para com terceiros, no país ou no exterior, bem como os valores referentes a receitas extraorçamentárias. Acerca da dívida pública é incorreto afirmar que: a) classifica-se como dívida fundada (ou consolidada) e dívida flutuante. b) a dívida flutuante pode ser contraída sem expressa autorização legislativa. c) a dívida fundada pode ser contraída no exterior, carecendo, porém, de autorização legislativa. d) os resíduos passivos são classificados como dívida consolidada. e) o resgate anual da dívida fundada constitui despesa orçamentária do exercício. 2. (ESAF/ 2001/ SEFAZ-PI) De acordo com o Decreto no /86, não integra( m) a dívida flutuante: a) os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida b) os serviços da dívida a pagar c) a dívida mobiliária d) os depósitos e) o papel-moeda

2 3. (ESAF/2001/SFC/AFC) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a escrituração e consolidação das contas, além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, observará o seguinte: a) A disponibilidade orçamentária constará de registro próprio, de modo que as dotações vinculadas a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificadas e escrituradas de forma individualizada. b) A despesa e a assunção de compromissos, bem como, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros, serão registrados segundo o regime de competência. c) As demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente. d) As receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em conjunto com os demonstrativos financeiros e orçamentários do orçamento fiscal. e) Apenas as operações de crédito e as inscrições em Restos a Pagar deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor. 4. (ESAF/STN/2002) De acordo com o disposto pelo art. 115 do Decreto nº /86, a dívida flutuante compreende os seguintes compromissos, exceto: a) o papel-moeda. b) os serviços da dívida a pagar. c) os depósitos (de terceiros). d) os restos a pagar. e) os precatórios.

3 5. (ESAF/ 2003/ Prefeitura do Recife/ Auditor) A Dívida Pública contraída a curto prazo, para fazer face a despesas imediatas de Caixa, denomina- se: a) Dívida Flutuante b) Dívida Consolidada c) Dívida Fundada d) Dívida Suplementar e) Dívida Ativa 6. (ESAF/ 2003/ Prefeitura do Recife/ Auditor) Sobre a dívida flutuante, é correto afirmar que sua constituição e liquidação: a) dependem de autorização legislativa. A dívida flutuante pode ser tanto dívida interna como externa e seu resgate é sempre programado a curto prazo. O resgate da dívida flutuante constitui despesa orçamentária do exercício. b) dependem de autorização legislativa. A dívida flutuante restringese à área internacional e seu resgate é sempre programado a curto prazo. c) não dependem de autorização legislativa. A dívida flutuante pode ser dívida interna ou externa e seu resgate é sempre programado a curto prazo. d) não dependem de autorização legislativa. A dívida flutuante só pode ser externa, o seu resgate é sempre programado a curto prazo, e constitui despesa orçamentária do exercício. e) não dependem de autorização legislativa. A dívida flutuante restringe-se à área nacional e seu resgate é sempre programado a curto prazo.

4 7. (ESAF/2005/STN/AFC) A Lei Complementar n 101/ LRF, entre outras disposições, define normas de escrituração e consolidação das contas. Assinale a opção falsa em relação a essas disposições. a) Cabe ao órgão central de contabilidade da União, a edição de normas gerais de consolidação das contas públicas, enquanto não for implantado o Conselho de Gestão Fiscal. b) Os fluxos financeiros devem ser apurados pelo regime de caixa. c) O sistema de custo da administração pública exclui a gestão orçamentária. d) As despesas e receitas previdenciárias devem constar de demonstrativo específico. e) Cabe ao Poder Executivo da União a consolidação das contas nacionais. 8. (ESAF/CGU/2006/AFC) A respeito da contabilidade orçamentária e financeira a Lei n /64 determina, exceto que a) os depósitos de terceiros não integram a dívida flutuante. b) deve ser evidenciado o montante dos créditos orçamentários vigentes. c) as operações não compreendidas na execução orçamentária que resultem débitos ou créditos de natureza financeira serão também objeto de registro contábil. d) os débitos de tesouraria integram a dívida flutuante. e) o registro contábil da receita será realizado de acordo com as especificações da Lei Orçamentária Anual.

5 9. (ESAF/2006/CGU/AFC) A respeito das regras para a escrituração e consolidação das contas públicas estabelecidas pela Lei Complementar n. 101/ LRF é correto afirmar, exceto que: a) as disponibilidades de caixa devem ser escrituradas de tal forma que os recursos vinculados a fundo, órgão ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada. b) o fluxo financeiro deverá ser registrado pelo regime de competência. c) as demonstrações contábeis do setor público alcançam inclusive as empresas dependentes. d) a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos. e) nas demonstrações conjuntas as operações intragovernamentais devem ser excluídas. 10. (ESAF/2006/ENAP) Assinale a opção que indica um dos aspectos contábeis advindos da Lei Complementar n Lei de Responsabilidade Fiscal. a) As receitas orçamentárias devem ser reconhecidas pelo regime de competência. b) As receitas e as despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos. c) A origem e o destino de recursos oriundos da alienação de ativos deverão ser demonstrados no Balanço Orçamentário. d) A edição de normas gerais para a consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União com a participação dos órgãos correspondentes nos estados e no Distrito Federal. e) Os Municípios são obrigados a encaminhar as suas contas ao Poder Executivo da União até 31 de maio.

6 11. (ESAF/SEFAZ-CE/2007/Analista Contábil) A Lei n /64 classifica a dívida dos entes públicos em dívida flutuante e dívida fundada. Assinale a opção correta em relação à dívida flutuante. a) A dívida flutuante depende de autorização legislativa para que ocorra o seu pagamento. b) Os depósitos de terceiros integram a dívida flutuante. c) Restos a Pagar Não-Processados não integram a dívida flutuante por se tratarem de despesas ainda não liquidadas. d) A rubrica "Dívida Flutuante" consta do Passivo Permanente do Balanço Patrimonial. e) Os Serviços da Dívida a Pagar não integram a dívida flutuante por se tratarem de passivo de longo prazo. 12. (ESAF/ANA/2009/Contador) Assinale a opção que indica uma exceção ao conceito de Dívida Flutuante de que trata o art. 92 da Lei n /64. a) Os débitos de tesouraria. b) Os depósitos. c) Os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida. d) Os serviços da dívida a pagar. e) A dívida mobiliária de curto prazo.

7 13. (ESAF/ANA/2009/Contador) Assinale a opção falsa a respeito das disposições contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.101/2000, disciplinando a contabilidade no setor público. a) Os fluxos de caixa devem ser apurados pelo regime de caixa. b) Nas demonstrações contábeis conjuntas, as operações intergovernamentais devem ser excluídas. c) O órgão central de contabilidade da União detém as prerrogativas para a edição de normas gerais destinadas à consolidação das contas públicas enquanto o Conselho de Gestão Fiscal não for instituído. d) A consolidação das contas nacionais é atribuição do Poder Executivo Federal, a quem cabe a divulgação dessas contas. e) Os recursos provenientes da alienação de ativos, bem como a sua destinação, devem ser demonstrados com destaque na Demonstração das Variações Patrimoniais.

8 14. (ESAF/2012/CGU/AFC) Assinale a opção correta a respeito das regras sobre a escrituração contábil e consolidação das contas públicas determinadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. a) As receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários separados quando seus valores superarem em trinta por cento as despesas totais do ente. b) O regime de competência deve ser observado tanto para as receitas quanto para as despesas e também na assunção de compromissos. c) Os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória devem ser identificados na demonstração das disponibilidades de caixa. d) Os recursos oriundos da alienação de ativos podem ser evidenciados na demonstração das variações patrimoniais pelos seus valores globais juntamente com os demais recursos. e) As transações das empresas estatais dependentes não integram as demonstrações contábeis consolidadas em razão de o seu regime contábil ser diferenciado dos demais entes públicos.

9 15. (ESAF/2014/Ministério do Turismo/Contador) A respeito da consolidação das contas de que trata o art. 51 da Lei Complementar n. 101/2000 e sua repercussão na consolidação das demonstrações contábeis, é correto afirmar: a) o processo de consolidação abrangerá inicialmente todas as entidades integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social. b) a consolidação das demonstrações contábeis abrangerá, de início, a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios com mais de 100 mil habitantes. c) as demonstrações contábeis serão inicialmente consolidadas sem a exclusão das transações entre entidades em razão da complexidade dessa operação. d) as contas consolidadas do exercício anterior devem estar disponíveis para consulta inclusive por meio eletrônico a partir do mês de maio de cada ano. e) a consolidação das demonstrações contábeis implica que o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP no 3º nível deve ser aplicado obrigatoriamente por todos os entes.

10 16. (ESAF/2015/APO) A Lei de Responsabilidade Fiscal, ao estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade fiscal, contém vários conceitos de Contabilidade Pública, entre os quais, é correto afirmar que: a) as operações de cada fundo são contabilizadas à conta dos órgãos pelos quais são geridas. b) o resultado dos fluxos financeiros é apurado segundo o regime de competência. c) nas demonstrações conjuntas, excluem-se as transações intergovernamentais. d) as normas gerais para consolidação das contas públicas estão sendo editadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. e) as disponibilidades de caixa, ao final do exercício, são reunidas em uma única conta, na qual não se identifica mais a origem dos recursos.

11 Gabarito das questões de apresentadas 1-D 2-C 3-C 4-E 5-A 6-C 7-C 8-A 9-B 10-B 11-B 12-E 13-B 14-C 15-A 16-D

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 8

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 8 Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 8 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Turma IGEPP 2016 Dicas on line no Periscope: @GiovanniPacelli

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves De acordo com a NBC T 16.7 Consolidação das Demonstrações Contábeis, Resolução DFC 1.134/08, a consolidação das demonstrações contábeis

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2 Tópico 7 Parte 2 1. (ESAF/2003/Prefeitura Municipal do Recife/Auditor) Quanto ao Balanço Patrimonial exigido pela Lei nº 4.320/64, é correto afirmar que: a) no passivo financeiro, encontram-se contas que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 4 Professor Sergio Barata 4) (CESPE - Analista Judiciário Administrativa - STJ - 2018) O parecer prévio emitido

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 1

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 1 Tópico 7 Parte 1 1. (ESAF/SEFAZ-PI/2001/Auditor). Com base no critério verdadeiro (V) ou falso (F), julgue as seguintes afirmações e assinale a opção que indica a sequência correta. ( ) Na inscrição de

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Dívida Pública. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Dívida Pública. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2008 2016 1) FCC - Analista Controle Externo TCE AP-2012 Os compromissos assumidos por entidade pública gerando a obrigação de pagamento do principal e acessórios,

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves DÍVIDA PÚBLICA FUNDADA OU CONSOLIDADA Esta dívida é constituída pelas obrigações de pagamento de longo prazo, exigíveis em prazo

Leia mais

Tópico 5: RREO e RGF.

Tópico 5: RREO e RGF. Tópico 5: RREO e RGF. 1. (Cespe/2007/TCM-GO/Procurador) Determinado município brasileiro, ao final do primeiro quadrimestre do exercício, providenciou a elaboração de seu relatório de gestão fiscal. Todavia,

Leia mais

Questões de Contabilidade Pública - ACI-DF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli

Questões de Contabilidade Pública - ACI-DF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli Tópico 1: Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo de aplicação (NBCT 16.1). Regimes contábeis na CASP (Lei 4320/1964; LRF; NBCT 16.5; MCASP). Tópicos selecionados da Lei Complementar nº 101/2000:

Leia mais

Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF

Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF Prova Comentada Consultor Legislativo Finanças Públicas CLDF - 2018 1 Considerações... 2 2 Questões Comentadas... 2 3 Lista das Questões... 11 4 Gabarito... 1 1 CONSIDERAÇÕES Prezados, a seguir comentamos

Leia mais

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade : Auditoria de Controle Externo - Contabilidade Olá pessoal, tudo bem? Nosso simulado de hoje será a prova do TCE-PA. Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli).

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas,

Leia mais

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a) Toda receita orçamentária efetiva é uma receita primária, mas nem toda

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceitua-se Dívida Pública como sendo a obrigação passiva contraída pelos entes públicos com outros Estados, instituições financeiras,

Leia mais

Prova de Noções de Auditoria Governamental TRT-20 comentada gabarito preliminar.

Prova de Noções de Auditoria Governamental TRT-20 comentada gabarito preliminar. Prova de Noções de Auditoria Governamental TRT-20 comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Noções de Auditoria Governamental TRT-20, aplicada em 04/12, pela banca FCC.

Leia mais

Receita: classificações e etapas.

Receita: classificações e etapas. Receita: classificações e etapas. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a) Toda receita orçamentária efetiva é uma receita

Leia mais

Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita.

Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita. Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a)

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 6 Tópico 6 1. (ESAF/APO/2010) Assinale a opção cujo fato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que afeta positivamente a situação patrimonial líquida do ente. a) Recebimento,

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 01

PROVA ESPECÍFICA Cargo 01 18 PROVA ESPECÍFICA Cargo 01 QUESTÃO 41 Em um determinado patrimônio, a soma do Ativo é igual ao dobro da soma das obrigações. Sabendo-se que o Patrimônio Líquido é igual a R$ 150.000,00, indique qual

Leia mais

AULA 15: Fundos Especiais

AULA 15: Fundos Especiais AULA 15: Fundos Especiais SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Conceito 2 3. Tipos de Fundos 2 4. Características gerais dos fundos 3 5. Lista das questões apresentadas 6 6. Lista das questões 8 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Tópico 4: Balanço Financeiro.

Tópico 4: Balanço Financeiro. Tópico 4: Balanço Financeiro. (Dom Cintra/2012/Prefeitura de BH/ Analista Fazendário/Contador) Analise os dados apresentados abaixo para responder às questões 1 a 3: Durante o exercício financeiro de 2011

Leia mais

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina

Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria. Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Acompanhamento da Contabilidade e Tesouraria Edilmar Oliveira Carlos Antonio Hulle Alves Naiara Cristina Classificação da Receita Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas:

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (ESAF/CVM/2001/Analista/Adaptada) Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Dito isso, não se pode

Leia mais

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Contabilidade Pública ACI DF/2013 Tópico 5 Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Projeto do curso Tópico Itens do edital Aulas 1 Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo de aplicação (NBCT 16.1).

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 5

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 5 Tópico 5 1. (ESAF/2008/MPOG) A respeito dos sistemas de contas que compõem o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar: a) são três os subsistemas previstos no Plano de Contas. b) no

Leia mais

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 03 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 03 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli 1. (VUNESP/2013/ITESB) De acordo com a Lei n.º 4.320/64, em seu art. 11, são Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie,

Leia mais

MUNICIPIO DE JUINA RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL

MUNICIPIO DE JUINA RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DEMONSTRATIVO DA DISPONIBILIDADE DE CAIXA JANEIRO A ABRIL DE 2015 LRF, art. 55, Inciso III, alínea "a" - Anexo V R$ 1,00 ATIVO VALOR PASSIVO VALOR DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

Leia mais

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade : Auditoria de Controle Externo - Contabilidade Olá pessoal, tudo bem? Nosso simulado de hoje será a prova do TCE-PA. Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli).

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrativos Fiscais Prof. Cláudio Alves RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, concernente às

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1 Professor Sergio Barata Dívida Pública Dívida Flutuante - Art. 92, Lei 4.320/64 A dívida flutuante compreende:

Leia mais

PROVA CONTADOR AGU NCE/UFRJ 19/11/2006 COMENTÁRIOS PARTE 2

PROVA CONTADOR AGU NCE/UFRJ 19/11/2006 COMENTÁRIOS PARTE 2 PROVA CONTADOR AGU NCE/UFRJ 19/11/2006 PARTE 2 66 Sobre as Despesas Extra Orçamentárias, é correto afirmar que: (A) são contabilizadas no Balanço Orçamentário, no grupo das Despesas Extra Orçamentárias;

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF

CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF CONSÓRCIOS PÚBLICOS REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação CCONF 1 Consórcios Públicos Legislação Aplicável Lei 11.107/05 Regras de direito financeiro

Leia mais

AULA 14: Consolidação das Demonstrações Contábeis. (NBCT 16.7).

AULA 14: Consolidação das Demonstrações Contábeis. (NBCT 16.7). AULA 14: Consolidação das Demonstrações Contábeis. (NBCT 16.7). SUMÁRIO PÁGINA 1.Apresentação 1 2.Demonstrações contábeis: consolidação 2 2.1.Conceitos MCASP 2 2.2.Conceitos NBCT 16.7 6 4.Lista das questões

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Lei n 4.320-1964 Parte 2 Prof. Cláudio Alves Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço

Leia mais

ISS-Recife Auditor. Pessoal, vou comentar as questões da prova.

ISS-Recife Auditor. Pessoal, vou comentar as questões da prova. ISS-Recife Auditor Pessoal, vou comentar as questões da prova. 61. O princípio contábil que serve de base à integridade e à fidedignidade dos registros contábeis dos atos e fatos que afetam o patrimônio

Leia mais

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016.

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o empenho de despesas, a inscrição de restos a pagar e o encerramento das atividades com repercussão orçamentária, financeira e patrimonial do

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS 2015/2016 DÍVIDA PÚBLICA E OPERAÇÕES DE CRÉDITO Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Nunca

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 2

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 2 Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 2 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Turma IGEPP 2016 Dicas on line no Periscope: @GiovanniPacelli

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 3 Prof. Cláudio Alves Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes (Lei nº 4.320/64) Ativo Financeiro Representam os

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 3

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 3 Tópico 7 Parte 3 1.(FMP/2012/ISS-POA/Contador) A movimentação de recursos financeiros que não representam arrecadação ou aplicação direta representa. (A) um desembolso de financiamento. (B) um desembolso

Leia mais

PAINEL 3: "Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais"

PAINEL 3: Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais PAINEL 3: "Desafios e Perspectivas face a Nova lei de finanças públicas e o processo de Convergência aos padrões internacionais" PLS 229: Inovações, Riscos e oportunidades NATAL - RN 20 de Outubro de 2016

Leia mais

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO 3.0.0.6 Pág.: 1/6 Nome da Entidade: CNPJ: 87613485000177 ORGÃO Nº: 63200 Código de Barras do RGF que originou o Relatório: 31602013085682765 (Modelo 9) Possui RPPS? Sim Forma de Organização? Fundo Responsável

Leia mais

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 3

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 3 Tópico 3 1.(TCU/2006) Consoante o disposto na Lei Federal n. 4.320/64 a receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Aponte a opção falsa com

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Crédito Público. Dívida Ativa, Consolidada e Pública. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Crédito Público. Dívida Ativa, Consolidada e Pública. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Crédito Público Prof. Thamiris Felizardo -Dívida Pública A Dívida Pública é a dívida contraída pelo Tesouro Nacional para financiar o déficit orçamentário do Governo, nele incluído

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014 DIRETRIZES CONTÁBEIS Tendo em vista as inovações da Contabilidade no Setor Público, o Poder Legislativo

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Balanço Orçamentário Professor Gabriel Antunes www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade Pública BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Composto por (MCASP, 7ª Ed.) Quadro Principal Quadro de Execução

Leia mais

Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública.

Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública. Tópico 4. Classificação econômica da Despesa. Conceito e estágios da Despesa pública. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Despesa Pública, assinale a opção correta.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público GT DAS NBC T SP GT DA CONVERGÊNCIA DA ÁREA PÚBLICA Há mudança no Brasil.

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Dívida Pública e Endividamento Público: Crédito público: é a faculdade que tem o Estado de, com base na confiança que

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Princípios da LRF Período 2006 2016 Princípios da LRF 1) FCC - AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL - PREFEITURA DE SÃO PAULO (2007) Analise as afirmações

Leia mais

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 02 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli

Turma de Exercícios ACI/DF Aula 02 Prof. M.Sc. Giovanni Pacelli 1. (2013/Cespe/TCE-ES) Acerca das demonstrações contábeis, assinale a opção correta. a) No balanço patrimonial, o ativo financeiro abrange os créditos e valores realizáveis, independentemente de autorização

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Corresponde ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL DECRETO Nº 533/2001. APROVA O REGIMENTO INTERNO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRA PROVIDÊNCIAS.-.- ANILDO CARLOS BORGES, Prefeito Municipal de Morrinhos do Sul, Estado do Rio Grande

Leia mais

Em 25 de janeiro de 2011.

Em 25 de janeiro de 2011. Nota Técnica nº 73/2011/CCONF/STN Em 25 de janeiro de 2011. ASSUNTO: Demonstrativos da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar - Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF). - Esclarecimentos sobre o

Leia mais

DECRETO Nº. 987/2006

DECRETO Nº. 987/2006 DECRETO Nº. 987/2006 APROVA O REGIMENTO INTERNO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO DE EUGÊNIO DE CASTRO. CARLOS LUIZ PINHEIRO DE FREITAS, Prefeito Municipal de Eugênio de Castro, Estado do Rio

Leia mais

Balanço Patrimonial.

Balanço Patrimonial. Balanço Patrimonial. 1. (FMP/2012/ISS-POA/Contador) De acordo com a Portaria STN 406/2011, qual dos itens abaixo não integra o patrimônio líquido de uma entidade? (A) Patrimônio Social e Capital Social.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves A dívida pública abrange a dívida flutuante e a dívida fundada ou consolidada. A dívida flutuante compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Lei nº 4.320/64 Controle da Execução Orçamentária Contabilidade Orçamentária, Financeira e Patrimonial das Autarquias e de Outras Entidades Professor Gabriel Antunes www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001. Prof. Dr. Giovanni Pacelli ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte Ciências Contábeis FCC Prova tipo 001 Prof. Dr. Giovanni Pacelli Agradecimentos aos alunos: Andressa Giglioli, Lin Chan, Regiane Aparecida pelo envio da

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv Sumário Apresentação, xv Prefácio à 6ª Edição, xix Prefácio à 5ª Edição, xxi Prefácio à 4ª Edição, xxiii Prefácio à 3ª Edição, xxv Prefácio à 2ª Edição, xxvii Prefácio à 1ª Edição, xxix Agradecimentos,

Leia mais

RECEITA ORÇAMENTÁRIA

RECEITA ORÇAMENTÁRIA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 2 Professor Sergio Barata 2 DÍVIDA Art.92, Lei 4.320/64 A dívida flutuante compreende: I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; II - os serviços

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 2 Prof. Cláudio Alves Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN),

Leia mais

Uberlândia Carmos Pereira MARLON SILVA TRINDADE PAULO ROGÉRIO DE ALMEIDA Prefeita Municipal TESOUREIRO CONTADOR CRC-BA

Uberlândia Carmos Pereira MARLON SILVA TRINDADE PAULO ROGÉRIO DE ALMEIDA Prefeita Municipal TESOUREIRO CONTADOR CRC-BA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JUCURUÇU RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL MAIO de 2016 A ABRIL de 2017 LRF, art. 55, inciso

Leia mais

Receitas Tributaria Contribuições Melhorias 1.000, ,00. Despesas Empenhadas

Receitas Tributaria Contribuições Melhorias 1.000, ,00. Despesas Empenhadas BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RREO - Anexo 1 (LRF, Art. 52, inciso I, alíneas "a" e "b" do inciso II e 1º) Previsão Previsão Receitas Realizadas Receitas Inicial Atualizada (a) No Período (b) %(b/a) Até o Período

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2017

PROJETO DE LEI Nº /2017 PROJETO DE LEI Nº /2017 Estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2018. FELIPE AUGUSTO, Prefeito Municipal de São Sebastião no exercício de suas atribuições, faz saber que a Câmara

Leia mais

"A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público".

A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público. "A Lei de Responsabilidade Fiscal Frente às Alterações na Contabilidade Aplicada ao Setor Público". Prof. Lino Martins da Silva smartins@uninet.com.br SUMÁRIO PRINCIPAL CRITICA À LEI DE RESPONSABILIDADE

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS 3º TRIMESTRE DE 2018

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS 3º TRIMESTRE DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECONLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS 3º TRIMESTRE DE Maceió-AL,.

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 255914 De conformidade com a Lei no 4.320/64, o documento contábil que "demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária,

Leia mais

Resolução de questões de concursos públicos Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF

Resolução de questões de concursos públicos Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF Resolução de questões de concursos públicos Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus objetivos e o pleno alcance de suas metas.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 6 Professor Sergio Barata 20) (CESPE - Auditor Controle Interno - CGM/JP - 2018) O relatório de gestão fiscal,

Leia mais

3.0 DOS BALANÇOS 3.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

3.0 DOS BALANÇOS 3.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO 3.0 DOS BALANÇOS 3.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO O Balanço Orçamentário é a Demonstração sintética do confronto entre a Receita Prevista, a Despesa Fixada e o que foi realizado no exercício, tanto em receitas

Leia mais

AULA 23: Prova Comentada.

AULA 23: Prova Comentada. AULA 23: Prova Comentada. Pessoal, na aula de hoje vamos resolver questões do ISS/SP 2014. QUESTÕES COMENTADAS 71. Sobre o conceito de Conta apresentado no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017 ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE AGUAS DE CHAPECO AUDIÊNCIA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE/2017 EXIGÊNCIA LEGAL Lei Complementar n 101, de 04 de Maio de 2000,

Leia mais

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 2. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 2. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Contabilidade Pública ACI DF/2013 Tópico 2 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Projeto do curso Tópico Itens do edital Aulas 1 Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2016 PREFEITO:Mamoud Amed Filho SECRETÁRIO DE FINANÇAS :Arleyce Raimunda Michiles Pedrosa O Executivo Municipal de Itacoatiara, em

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016 PREFEITO:Mamoud Amed Filho SECRETÁRIO DE FINANÇAS :Arleyce Raimunda Michiles Pedrosa O Executivo Municipal de Itacoatiara, em

Leia mais

RECEITA PÚBLICA PROFESSOR DR. CARLOS LOPATIUK

RECEITA PÚBLICA PROFESSOR DR. CARLOS LOPATIUK RECEITA PÚBLICA PROFESSOR DR. CARLOS LOPATIUK Receita, pelo enfoque orçamentário, são todos os ingressos disponíveis para cobertura das despesas públicas, em qualquer esfera governamental. Fonte: Apresentação

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Professor Gabriel Antunes www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade Pública PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO Objetivo da Contabilidade

Leia mais

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade Pública...7 1.5. Objetivo...9

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2211 Prefeitura Municipal de publica: Republicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária - 6º Bimestre 2016 Decreto Financeiro n 368/2016, 01 de dezembro de 2016

Leia mais

2 CONTABILIZAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS RELACIONADAS A CONTRATO DE RATEIO

2 CONTABILIZAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS RELACIONADAS A CONTRATO DE RATEIO CONTABILIZAÇÃO DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS REFERÊNCIA: IPC 10 STN (MINUTA) 1 INFORMAÇÕES GERAIS O reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE O PLANO DE CONTAS ÚNICO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE O PLANO DE CONTAS ÚNICO MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE O PLANO DE CONTAS ÚNICO 1 - APRESENTAÇÃO O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, no exercício de sua atividade conferida pelo artigo 71 da CF/88, edita o presente manual

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública APO 2015 Contabilidade Pública Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 4 26/08/2015 Balanço patrimonial de acordo com a Lei n.º 4.320/1964: estrutura, características. Nova estrutura do BP (MCASP 6ª

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Tendo em vista as significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais, a ciência contábil no Brasil vem passando por muitas

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3 Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 3 Turma IGEPP 2016 Dicas on line no Periscope: @GiovanniPacelli Dicas no Face: https://www.facebook.com/groups/dicasgiovannipacelli/

Leia mais

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL A cada fechamento mensal, para a conferência dos saldos contábeis das contas (principalmente as da execução orçamentária e financeira), podem

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 7

Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 7 Contabilidade Aplicada ao Setor Público voltada ao cargo de Analista Administrativo/ Área 1 da ANAC Tópico 7 Turma IGEPP 2016 Dicas on line no Periscope: @GiovanniPacelli Dicas no Face: https://www.facebook.com/groups/dicasgiovannipacelli/

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves II - Quadro de Receitas Derivadas e Originárias QUADRO DE RECEITAS DERIVADAS E ORIGINÁRIAS RECEITAS DERIVADAS E ORIGINÁRIAS

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Demonstrativos Fiscais Relatório Resumido da Execução Orçamentária RREO Prof. Cláudio Alves Relatório Resumido da Execução Orçamentária O RREO é exigido pela Constituição

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ Pacote I Área Nº Disciplinas Horas / Aula 03 Procedimentos Contábeis Orçamentários I PCO I Procedimentos Contábeis Orçamentários II PCO II 05 Procedimentos Contábeis Patrimoniais I PCP I Fundamentos 06

Leia mais

RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$ 1,00

RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea a) R$ 1,00 - PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ABARÉ RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DEMONSTRATIVO CONSOLIDADO DA DESPESA COM PESSOAL MAIO/2016 A ABRIL/2017 RGF - ANEXO 1 (LRF, art. 55, inciso I, alínea "a") R$

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 592252 Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética acerca de pagamentos de prestações e empréstimos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um empréstimo no valor de

Leia mais

Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal.

Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal. Tópico 2: Sistema de Contabilidade Federal. 1.(INMETRO/CESPE/2009/AEMQ/Contador) O Sistema de Contabilidade Federal tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária,

Leia mais