inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial"

Transcrição

1 inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial LISBOA Setembro 2009

2 Curso Prático de CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS LISBOA Rua Rodrigues Sampaio De 14 de Setembro a 21 de Outubro (9h às 11h 18h às 20h) 44 Horas Curso completo para quem quer ter conhecimentos aprofundados e pretenda executar uma contabilidade e analisar os dados fornecidos pela mesma. Pequenos e médios empresários; contabilistas; advogados; licenciados em Gestão e Economia sem prática; escriturários de contabilidade Organizar, desenvolver e fechar uma contabilidade; Utilizar os instrumentos da análise económico financeira para melhorar a gestão de uma empresa. 1ª Parte. Contabilidade Financeira Sem conhecimentos prévios aprende se a executar a contabilidade 1. Introdução ao Balanço: Activo, Capital Próprio e Passivo 2. Activo Imobilizado Corpóreo. Amortizações 3. Activo Imobilizado: Outras Contas 4. Activo Circulante 5. Capital Próprio e Passivo 6. Outras contas. Prática geral do Balanço 7. A técnica de registo contabilístico: contas e subcontas 8. Contas de Resultados: Custos e Perdas 9. Contas de Resultados: Proveitos e Ganhos 10. Livros Obrigatórios. Diário. Movimentação de Mercadorias 2ª Parte. Trabalho Prático Prática com um programa informático de contabilidade. Cada formando fecha a contabilidade 3ª Parte. Análise de Balanços A partir dos dados obtidos no trabalho prático analisa se a empresa para melhorar a sua gestão. FORMADORES 11. Introdução à análise. Fundo de Maneio. Mapa de Origem e Aplicação de Fundos 12. Diferenças económico financeiras 13. Análise Financeira: Rácios. Cash Flow e o grau de Alavancagem Financeira 14. Rotação de Existências. Ciclo de exploração da empresa 15. Análise Económica: Rácios. Custos Fixos e Variáveis. Ponto crítico das vendas 16. Previsões de Tesouraria. Fundo de Maneio Óptimo e Coeficiente Básico de Financiamento 17. Conclusões Finais ao Estudo Económico Financeiro da Empresa PEDRO OTÃO. Técnico Oficial de Contas. Responsável dos trabalhos de contabilidade, processamento de remunerações e das obrigações fiscais. Licenciado em Administração e Controlo Financeiro pelo ISCAL e bacharel em Contabilidade e Administração. E VERA PINTO. Licenciada em Estatística e Gestão da Informação, Bacharel em Contabilidade e Administração. Mestranda em Gestão e Planeamento estratégico. Docente no ISCAL Preço: 475 (Antigos Alunos: 380)

3 Curso Prático de TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO LISBOA Dia 14 de Setembro (09h30 18h00) 7 Horas Transmitir confiança e credibilidade é a base do sucesso de qualquer ser humano e de qualquer profissional. Nesta formação vamos ter consciência do impacto da nossa comunicação nos outros e vamos melhorá la. Empresários, advogados; profissionais em geral com necessidade de comunicar com clientes internos e externos. Preparar e estruturar uma apresentação Ultrapassar o medo de falar em público Controlar a comunicação não verbal: voz, postura, gestos e olhar Usar técnicas para captar a atenção da audiência Evitar erros e vícios comuns Preparação e estruturação de uma apresentação Importância das duas formas de comunicação: verbal e não verbal Domínio da comunicação não verbal: voz, postura, gestos e olhar Gestão da tensão e da ansiedade Gestão eficaz dos momentos chave de uma apresentação Técnicas para conquistar a audiência Treino de competências Formadora: Graça Oliveira. Licenciada em Gestão e Administração Pública, com especialização em Recursos Humanos é consultora de Recursos Humanos e Formação em várias multinacionais, formadora e coach, com ampla experiência prática. Preço: 200 (Antigos Alunos: 160). VAGAS LIMITADAS Rua Joaquim António de Aguiar 43, 2ºEsq LISBOA

4 GESTÃO DE EMPRESAS: CURSO INTENSIVO DE IRC LISBOA Rua Joaquim António de Aguiar, 43 2º Esq. 15 e 16 de Setembro, das 9h30 às 18h30 15 Horas Curso para quem pretenda conhecer em profundidade este imposto e pretenda optimizar as decisões da empresa reduzindo o custo fiscal e aumentando a rentabilidade da empresa Quadros Directivos e Empresários; responsáveis financeiros; trabalhadores e responsáveis de departamentos de contabilidade; responsáveis e trabalhadores associados à gestão e planificação fiscal. Visão geral do sistema tributário, incidindo, neste curso no IRC Saber preencher o modelo 22 do imposto. Perante várias opções, saber qual a mais proveitosa para a empresa. Saber medir as consequências fiscais das decisões a tomar nas diferentes áreas da gestão empresarial. Saber realizar a planificação e orçamentação anual das retenções e do pagamento do imposto. Melhorar a rentabilidade e o cash flow da empresa 1. FISCALIDADE E GESTÃO FISCAL a. Introdução. b. Fiscalidade e gestão fiscal. c. A planificação/gestão fiscal como ferramenta para aumentar a rentabilidade da empresa. A sua incidência na optimização da gestão da tesouraria. 2. CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA FISCAL PORTUGUÊS. a. Actual enquadramento fiscal b. Principais obrigações contributivas das empresas. 3. O IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO COLECTIVO. a. Definição e incidência b. Diferença entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal. c. O período de tributação. d. O modelo 22; apresentação. e. Esquema do apuramento do imposto. i. Apuramento 1. As variações patrimoniais e os ajustamentos extra contabilísticos. ii. Apuramento 2. Obtenção do resultado tributável e da matéria colectável iii. Apuramento 3. A taxa do imposto; regime geral e regimes especiais. Obtenção da colecta. iv. Apuramento 4. As deduções. A dupla tributação internacional. Os benefícios fiscais. O pagamento especial por conta (o seu cálculo e métodos). Cálculo do imposto liquidado. v. Apuramento 5. As retenções e os pagamentos por conta (o seu cálculo e métodos). Obtenção do imposto a pagar ou a recuperar. vi. Apuramento 6. IRC de anos anteriores, a derrama e as tributações autónomas (o seu cálculo); os juros de mora e compensatórios. O total a pagar ou a recuperar. f. Diferentes medidas e alternativas para a optimização do cálculo (a estudar no desenvolvimento do apuramento). 4. EXERCÍCIO PRÁTICO (caso real): Trata se de um exercício a realizar preferencialmente em grupos. Com um balancete, uma demonstração dos resultados e informação complementar de uma empresa real, os grupos de trabalho deverão preencher o modelo 22, procedendo ao cálculo do imposto. Serão discutidos os trabalhos e comparados com o imposto de facto pago. FORMADOR: Jorge Scharfhausen. Director Geral de Inedem e de Lax Consultores. Consultor Financeiro Internacional e professor em escolas de negócios em Portugal e Espanha. Preço: 400 (Antigos Alunos: 320)

5 Curso de COACHING PARA A DIRECÇÃO DE PESSOAS 15 Horas Empresários, quadros directivos, profissionais em geral e particulares. LISBOA 24 e 25 de Setembro h30 18h30 Em tempos de mudança, mais do que nunca os quadros directivos e profissionais sentem a necessidade de equilibrar a pressão pela obtenção de resultados, a visão a longo prazo, e a estabilidade emocional e familiar. As ferramentas de coaching são um excelente contributo para este equilíbrio. Obtenção e aplicação de ferramentas de coaching para a direcção de equipas e organizações; Obtenção e aplicação de ferramentas para incrementar a efectividade do próprio desempenho; Tomada de consciência das próprias atitudes em relação aos processos de mudança e estabelecimento de planos individuais de trabalho 1. INTRODUÇÃO Necessidades das empresas que deram origem ao coaching. O que é o coaching e o que não é Objectivos do coaching 2. COMO FUNCIONA UM PROCESSO DE COACHING: Estabelecimento da META Análise do ponto de partida: recursos e aptidões Entrada na acção Medição e avaliação de resultados e correcção de objectivos Visão alternativa do processo do coaching 3. FERRAMENTAS DE TRABALHO Ferramentas a utilizar com colaboradores Ferramentas ao serviço do desenvolvimento dos quadros directivos 4. MOTIVAÇÃO E MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL Criação de responsabilidade e proactividade através da motivação Fases de integração de um profissional numa organização Erros habituais na gestão de equipas 5. MELHORAR A COMUNICAÇÃO. Ferramentas de coaching na comunicação FACILITADOR Mário Madrigal. Licenciado em Economia e Mestre em Política Económica pela Universidade de Valladolid, onde foi professor de Economia Regional, Urbana e do Ambiente. Master em Coaching pela Universidade Camilo José Cela (Madrid). Residente em Portugal desde 1996 onde dirigiu o Instituto Empresarial de Contabilidade e Economia entre 1997 e Actualmente é director do INEDEM. Local Formação: Rua Joaquim António de Aguiar, 43 2º Esq. Preço: 350 (Antigos Alunos: 280).

6 Curso de ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA LISBOA 29 de Setembro de 2009 (09h30 18h30) 8 Horas Num mercado cada vez mais competitivo o comprometimento dos profissionais com as empresas, com o mercado e com o cliente é crucial. Este curso pretende assim, dotá los de estratégias e técnicas fundamentais à melhoria dos seus comportamentos, desempenho e competências a serem aplicadas durante um serviço de atendimento ao público e no tratamento de reclamações visando a satisfação e fidelização dos clientes. Colaboradores com funções de atendimento nas seguintes áreas: atendimento geral, recepção, comercial, qualidade, marketing, assistência técnica, serviço de apoio ao cliente, serviço pós venda, tratamento de reclamações. Desenvolver e melhorar competências dos profissionais que desempenham funções de atendimento, afim de, atender eficazmente às exigências de um mercado global; Utilizar e aplicar as técnicas que permitem prestar um serviço de atendimento de qualidade visando a satisfação dos clientes e o incremento dos resultados da organização; Reconhecer a importância das técnicas de atendimento de qualidade para a promoção e projecção da organização; Gerir adequadamente conflitos e as reclamações, garantindo um serviço eficaz e eficiente junto do cliente; Implementar um processo de tratamento de reclamações focalizado no cliente e na melhoria contínua dos produtos, serviços e atendimento 1. ATENDIMENTO AO PÚBLICO Conceito de atendimento Imagem e postura do pessoal de atendimento A comunicação e sua importância na interacção com o cliente Informação Vs conhecimentos do pessoal de atendimento O marketing relacional com os clientes Atendimento de qualidade como estratégia de fidelização de clientes A qualidade do atendimento na política de qualidade total da empresa 2. TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES Atendimento e comunicação na recepção de reclamações Tratamento de reclamações seus processos e procedimentos A reclamação como uma oportunidade de melhoria e satisfação do cliente Medir a satisfação do cliente Criar uma política de reclamações FORMADORA Patrícia Seabra. Licenciada em Gestão de Marketing. Ampla experiência prática na direcção comercial, de marketing e de serviço após venda em várias organizações Preço: 275 (Antigos Alunos: 220) Local: Rua Joaquim António de Aguiar, 43 2º Esq.

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial Índice: Curso de Atendimento de Excelência (8h) 2 Curso de Inteligência Emocional (15h) 3 Curso de Gestão de Equipas (15h) 4 Preços, Datas,

Leia mais

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial LISBOA Outubro 2009 Curso de LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS LISBOA 8 e 9 de Outubro de 2009 09h30 18h30 As práticas de gestão de pessoas e

Leia mais

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO

inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO inedem Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Empresarial PORTO Julho 2009 COACHING PARA A DIRECÇÃO DE PESSOAS 15 Horas O coaching está na moda entre os líderes empresariais porque revela as capacidades

Leia mais

PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa

PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa APOTEC Apresenta: PORTA DE ESPANHA: A Expansão Natural Abril 2009 Palácio da Bolsa FORMAÇÕES EXECUTIVE CLASS PARA A SUA EXPANSÃO EM ESPANHA CRIAÇÃO DE EMPRESAS EM ESPANHA 8 Horas Dirigido a empresas e

Leia mais

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade

CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade CONTABILIDADE (NíVEIS 1,2 E 3) Curso Geral de Contabilidade Duração: 8 dias Tipologia: Curso Presencial Para quem?: Colaboradores dos Departamentos de Contabilidade, Financeiro e Controlo de Gestão. Secretárias

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE LICENCIATURA EM GESTÃO ANO LECTIVO 2006/2007 A - DESCRIÇÃO A parte

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS relativo às contas individuais do exercício de dois mil e oito do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, pessoa colectiva de direito público

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS Formação Presencial 60 Horas 4,5 Créditos ENQUADRAMENTO A Gestão Financeira é uma ferramenta fundamental para qualquer executivo. Os Farmacêuticos têm uma excelente

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS relativo às contas individuais do exercício de dois mil e seis, do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, pessoa colectiva de direito público

Leia mais

Atendimento ao Cliente_

Atendimento ao Cliente_ ACPUBRH_AC_DEZ13 Atendimento ao Cliente_ Código do Curso: AC Colaboradores com responsabilidade na interação com o Cliente atendimento presencial, atendimento telefónico, resposta a carta, e-mail, fax

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 202 848-I0636-96

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS relativo às contas individuais do exercício de dois mil e nove do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, pessoa colectiva de direito público

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS

GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS GESTÃO FINANCEIRA PARA NÃO FINANCEIROS ORDEM DE TRABALHOS 1. BALANCETE 2. BALANÇO 3. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 4. CONCLUSÃO Documento contabilístico; 1. BALANCETE A lista do total dos débitos e dos créditos;

Leia mais

- Identificar as formas de tributação aplicáveis aos diferentes tipos de sujeitos passivos

- Identificar as formas de tributação aplicáveis aos diferentes tipos de sujeitos passivos IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO I [12100] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A presente unidade curricular combina o estudo sobre a aplicação e funcionamento do IRS com uma visão ampla da teoria do direito

Leia mais

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 0 DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS 0 DESIGNAÇÃO 0 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO De / / a / / 0 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB ESTÁVEL SERVIÇO DE FINANÇAS CÓDIGO IRC MODELO

Leia mais

Objetivos Gerais: Formação integrada em Contabilidade, Finanças e Fiscalidade Este Curso pretende dotar e consolidar nos participantes os conhecimentos avançados para desempenho das suas atividades profissionais

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 04 848-I036-9 05-07-06

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS EM GESTÃO FINANCEIRA PARA FARMACÊUTICOS Formação b-learning 60 Horas 5 Créditos ENQUADRAMENTO A Gestão Financeira é uma ferramenta fundamental para qualquer executivo. Os Farmacêuticos têm uma excelente

Leia mais

Contabilidade e Gestão, Lda O FUTURO DO SEU NEGÓCIO COMEÇA AQUI! CRIAMOS SOLUÇÕES PARA A SUA EMPRESA!

Contabilidade e Gestão, Lda O FUTURO DO SEU NEGÓCIO COMEÇA AQUI! CRIAMOS SOLUÇÕES PARA A SUA EMPRESA! Contabilidade e Gestão, Lda O FUTURO DO SEU NEGÓCIO COMEÇA AQUI! CRIAMOS SOLUÇÕES PARA A SUA EMPRESA! QUEM SOMOS A Gonti, é uma empresa de contabilidade e gestão, especializada na prestação de serviços

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE CAPÍTULO I. DEFINIÇÕES E DIVISÕES DA CONTABILIDADE 1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE 2 DIVISÕES DA CONTABILIDADE CAPÍTULO II. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS CONTABILÍSTICOS

Leia mais

Empreendedorismo e Gestão de PME

Empreendedorismo e Gestão de PME Empreendedorismo e Gestão de PME Nome do Curso Empreendedorismo e Gestão de PME Objectivos do Curso Este curso é especialmente vocacionado para os empreendedores, para todos aqueles que pretendem iniciar

Leia mais

- Distinguir o balanço como documento contabilístico do balanço para fins de análise económica e financeira;

- Distinguir o balanço como documento contabilístico do balanço para fins de análise económica e financeira; GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA [11710] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS É objectivo desta disciplina que os alunos fiquem a conhecer e dominem um conjunto de teorias e técnicas relacionadas com a função

Leia mais

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS Caso Prático nº 4 Determinação da Matéria Colectável Curso EFA NS Técnicas Administrativas Formadora: Dra. Susana Rodrigues Formanda:

Leia mais

Estudo Económico / Financeiro. Setor das Farmácias em Portugal Dados reais de 2013 e previsão para 2014

Estudo Económico / Financeiro. Setor das Farmácias em Portugal Dados reais de 2013 e previsão para 2014 Estudo Económico / Financeiro Setor das Farmácias em Portugal Dados reais de 2013 e previsão para 2014 1 Sumário Executivo Os últimos anos têm sido pautados por uma forte queda no volume de negócios das

Leia mais

Plano de Formação 2009

Plano de Formação 2009 Vicentina- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste Plano de Formação 2009 Formações Modulares Certificadas Quer elevar as suas qualificações? Temos a formação ideal para si 812- Turismo e Lazer Qualidade

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

Ano Letivo: Grupo Disciplinar: Fiscalidade ECTS: 6,5. Regime: PL. Semestre: S1

Ano Letivo: Grupo Disciplinar: Fiscalidade ECTS: 6,5. Regime: PL. Semestre: S1 TRIBUTAÇÃO DO RENDIMENTO [9291112] GERAL Ano Letivo: 201718 Grupo Disciplinar: Fiscalidade ECTS: 6,5 Regime: PL Semestre: S1 OBJETIVOS A presente UC visa proporcionar uma valorização profissional e um

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GAZA DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS ESTUDANTÍS E REGISTO ACADÉMICO COMISSÃO DE TRABALHOS DE CULMINAÇÃO DE CURSO Ficha de Avaliação de Trabalho Escrito de Culminação de Curso Usando

Leia mais

CURSO BREVE. Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística

CURSO BREVE. Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística CURSO BREVE Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística JUSTIFICAÇÃO DO CURSO Na sequência do Projecto de linhas de orientação para um novo modelo de normalização contabilística,

Leia mais

Escola Secundária de Francisco Franco Curso de Educação e Formação. Matriz da Prova de Avaliação Final

Escola Secundária de Francisco Franco Curso de Educação e Formação. Matriz da Prova de Avaliação Final UFCD 6222 INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE CONTAS E NORMAS CONTABILÍSTICAS Código de Contas (CC) Meios Financeiros Líquidos Contas a Receber e a Pagar Inventários e Ativos Biológicos Investimentos Capital, reservas

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade. 3.ª Edição

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade. 3.ª Edição CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE INGRESSO NA INSPEÇÃO TRIBUTÁRIA: Área de Economia, Gestão e Contabilidade 3.ª Edição Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão setembro de 2013

Leia mais

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS

CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS CURSO LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS CONTABILÍSTICOS E FINANCEIROS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa

FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa FUNDAMENTOS DE FINANÇAS EMPRESARIAIS 6 Crescimento sustentável e fluxos de caixa João Carvalho das Neves Professor catedrático em gestão, ISEG jcneves@iseg.ulisboa.pt Índice 6ª aula Análise da taxa de

Leia mais

Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial

Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial www.pwc.com/ao/academy Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial PwC s Academy Angola Formação de profissionais para profissionais Luanda, 10 de Abril de 2019 Declaração Modelo 1 de Imposto Industrial

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO Artigo 1.º - Objecto.................................................... 18 Artigo 2.º - Alterações ao Código do IRC................................... 18 Artigo

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

Compreender a interligação entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal;

Compreender a interligação entre o resultado contabilístico e o resultado fiscal; IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO II [12101] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A presente unidade curricular visa dotar o aluno de um conhecimento abrangente da tributação das pessoas coletivas no contexto do

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax:

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax: 1 SIFIDE Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial amrconsult 2010 2 3-5- Despesas Obrigações Elegíveis e 3-6- Despesas Processo Elegíveis de Enquadramento: A Lei n.º 40/2005 de 3 de Agosto repõe

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CAOMZ22 Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 17h00 Destinatários Profissionais que exerçam funções nas áreas da contabilidade e fiscalidade que pretendam atualizar

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Gestão da Empresa Agrícola - Planeamento, Controlo e Análise de Investimentos Nº OBJECTIVO GERAL Capacitar

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola ANGOLA CABO-VERDE MOÇAMBIQUE PORTUGAL SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Curso de Especialização Novo Regime IVA em Angola Duração Total 40 Horas Das 08h00 às 16h00 Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que querem adquirir conhecimentos no novo regime

Leia mais

A Sociedade Jota, Lda. vendeu em 2008 uma viatura pesada de mercadorias 4. Justificação e Cálculos:

A Sociedade Jota, Lda. vendeu em 2008 uma viatura pesada de mercadorias 4. Justificação e Cálculos: Considere os seguintes limites fixados para os funcionários públicos (P 30-A/2008): Subsídio de Refeição (4,11 ). O SP A está sujeito à seguinte tabela de retenções (escalões de) rendimentos da cat. A

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Gestão Financeira e Contabilidade LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Gestão Financeira Tipos de Organizações: Sem fins lucrativos: associações, serviços públicos, fundações, Com fins

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appearse Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Regime Fiscal do CINM Catarina Gonçalves Agenda 1 Região Autónoma da Madeira 2 Centro

Leia mais

Formação Financiada Formação Modular Gratuita

Formação Financiada Formação Modular Gratuita Formação Financiada Formação Modular Gratuita 2018 CONTABILIDADE E FISCALIDADE FORMAÇÃO EM: Ideias e oportunidades de negócio (h) Princípios de fiscalidade (h) Métodos e técnicas de análise Económica e

Leia mais

IREI RELATÓRIO DE ESTÁGIO. folitécnico i dajguarda Polyteelinic of Guarda - Licenciatura em Contabilidade. Patrícia Alexandra Cristóvão Pereira

IREI RELATÓRIO DE ESTÁGIO. folitécnico i dajguarda Polyteelinic of Guarda - Licenciatura em Contabilidade. Patrícia Alexandra Cristóvão Pereira r e folitécnico i dajguarda Polyteelinic of Guarda - IREI 1 RELATÓRIO DE ESTÁGIO Licenciatura em Contabilidade Patrícia Alexandra Cristóvão Pereira novembro 1 2O1 fl Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Leia mais

FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS MODULO V e VI FERRAMENTAS DE ANALISE FINANCEIRA & COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS CURSO INTENSIVO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EMPRESARIAL António Gaspar / antonio.gaspar@spgm.pt Rui Ferreira /

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 NOTA INTRODUTÓRIA A RUMO 2020, E.M. é uma empresa pública de âmbito municipal constituída em 16 de Outubro de 2006. Tem a sua

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwcacademy.pt Finanças para Não Financeiros Lisboa, 5 e 16 de Março de 2012 Academia da PwC Lisboa, 5ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados

Leia mais

Índice PPU CD Controlador de Gestão Introdução

Índice PPU CD Controlador de Gestão Introdução Índice PPU CD 1. Introdução 1.1. Contabilidade 1.1.1. Importância da Contabilidade 1.1.2. Plano de Negócios e Orçamento 1.1.3. Contabilidade de Gestão ou Analítica 1.1.4. Os Preparadores da Informação

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

MBA020 PT: AO: MZ:

MBA020  PT: AO: MZ: Índice Duração Total do Mini-MBA... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária... 3 Conteúdos programáticos... 4 Metodologia...

Leia mais

Caderno de Exercícios Práticos. Imposto sobre o Rendimento. das Pessoas Singulares (IRS)

Caderno de Exercícios Práticos. Imposto sobre o Rendimento. das Pessoas Singulares (IRS) INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Caderno de Exercícios Práticos Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) UC: Fiscalidade Empresarial Curso: Gestão Docentes:

Leia mais

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006 NOTA INTRODUTÓRIA A FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, S.A.), é uma sociedade anónima com sede em Lisboa, foi constituída em 30 de Julho de 1987 e tem como actividade

Leia mais

GESTÃO EFICAZ DE CLIENTES NA ÁREA DA SAÚDE SOLUÇÃO INTEGRADA CAPTAR, GERIR E FIDELIZAR CLIENTES

GESTÃO EFICAZ DE CLIENTES NA ÁREA DA SAÚDE SOLUÇÃO INTEGRADA CAPTAR, GERIR E FIDELIZAR CLIENTES GESTÃO EFICAZ DE CLIENTES NA ÁREA DA SAÚDE SOLUÇÃO INTEGRADA CAPTAR, GERIR E FIDELIZAR CLIENTES >Identificar >Segmentar >Conquistar >Gerir >Dinamizar >Fidelizar CLIENTES SOLUÇÃO SAÚDE >Análise Serviços

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras (Com a respectiva Declaração dos Auditores) Março de 2011 Este relatório contém 10 páginas Balanço em (Valores expressos em ) Amortizações e Activo Notas Activo Bruto Ajustamentos

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 :: NOTA INTRODUTÓRIA A Mundicâmbios Agência de Câmbios, Lda. foi constituída por escritura

Leia mais

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.

Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais. Contabilidade Geral Nome do Curso Contabilidade Geral Objectivos do Curso O curso de Contabilidade Geral (ou Financeira) estruturado pelo INEPI, baseado no SNC Sistemas de Normalização Contabilística,

Leia mais

Um olhar sobre a Gestão Financeira de uma nova empresa

Um olhar sobre a Gestão Financeira de uma nova empresa Um olhar sobre a Gestão Financeira de uma nova empresa 17 junho 2017 Ana Isabel Martins Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) 1 A Função Financeira de uma empresa

Leia mais

NOÇÃO DE COOPERATIVA

NOÇÃO DE COOPERATIVA NOÇÃO DE COOPERATIVA As cooperativas são pessoas colectivas autónomas, de livre constituição, de capital e composição variáveis, que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência

Leia mais

Reconciliação do Imposto do Exercício e do Imposto Corrente Exercício 2008 Movimentação noutras Rubricas do Capital Próprio Total Operações na D.R. Reavaliação Outras n n - 1 n n - 1 n n - 1 n n - 1 I

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 LICENCIATURA EM GESTÃO 2006/2007 EXAME FINAL - 9 Janeiro 2007 TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. Não é permitida a consulta de elementos

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO

CURSO PRÁTICO DE GESTÃO +351 21 00 33 892 CURSO PRÁTICO DE GESTÃO Código da Formação: 1660614 Preço: 1995 (+iva) Preço para particulares: 1535 Duração: 6 dias - 42 horas Local: LISBOA INSCREVA-SE LISBOA 1 até 31 Maio 2017 1 até

Leia mais

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES

Gestão Eficaz de MÚLTIPLAS PRIORIDADES Evento útil na definição de prioridades e gestão das mesmas na conciliação da vida pessoal com a vida profissional GENERIS FARMACÊUTICA Assistente da Primerira Edição 3ª Edição do curso Habilidades chave

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II. 1ª Frequência

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais CONTABILIDADE FINANCEIRA II. 1ª Frequência CONTABILIDADE FINANCEIRA II Data: 5 de Novembro de 2009 Duração: 2 horas e 30 minutos 1ª Frequência Responda a cada grupo em folhas separadas Grupo I (45 minutos 5,5 valores) Realize no diário todos os

Leia mais

ERRATA RELATÓRIO E CONTAS

ERRATA RELATÓRIO E CONTAS ERRATA RELATÓRIO E CONTAS 2011 INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA - Balanço em 31 de Dezembro de 2011 - Demonstração de Resultados em 31 de Dezembro de 2011 - Anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados

Leia mais

C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S

C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S C U R S O I N T E N S I V O D E G E S T Ã O I N T E G R A D A D E R E C U R S O S H U M A N O S 0 4 a 1 5 d e M a r ç o d e 2 0 1 9 1 ÍNDICE O que traz esta apresentação SOBRE O CURSO Enquadramento Objectivos

Leia mais

Análise Financeira II. Exercícios de Aplicação

Análise Financeira II. Exercícios de Aplicação Análise Financeira II Exercícios de Aplicação EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Nº 1 A Empresa A apresenta a 31 de Dezembro de 2004 o seguinte Balanço Histórico: Activo Activo Bruto Amort/ Provis. Activo Líquido

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2009

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2009 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2009 1 Apresentação das Demonstrações Financeiras As Demonstrações Financeiras foram elaboradas de acordo com os princípios contabilísticos

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras (Com a respectiva Declaração dos Auditores) Março de 2012 Este relatório contém 10 páginas Balanço em (Valores expressos em ) Amortizações e Activo Notas Activo Bruto Ajustamentos

Leia mais

NOTAS ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2*

NOTAS ! ! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ # * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* ! "! #$%&'( )*!*+,, - &!.&! */ "# * $%&' */ ( )*+ *0,! * - 0/*1./ /* 0!1 1*/ 2! 2* 345! *+ 3 "6*+ *1 $ /* (7! *,1 * -)8 */.! 1* 0%+ 2/* 2%+ *1 "3 *+ *2 " 9: /* ""; *+ /*/ "$6) *+ / 4456 $ 7) 9 P: 7)

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2007

RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2007 Introdução: RELATÓRIO DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2007 Nos termos dos artigos 65º e 66º do Código das Sociedades Comerciais, apresentamos o relatório da gestão e os documentos de prestação de contas do exercício

Leia mais

CAOMZ05 PT: AO: MZ:

CAOMZ05  PT: AO: MZ: Índice Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE PLANO DE FORMAÇÃO 2014 2º SEMESTRE PLANO DE FORMAÇÃO 2014 2º SEMESTRE Como parte integrante do grupo Moneris, líder nacional na prestação de serviços de Contabilidade, Consultoria e Apoio à Gestão, a Moneris

Leia mais

2004 Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial (INEDEM) Curso de Contabilidade e Análise de Balanços

2004 Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial (INEDEM) Curso de Contabilidade e Análise de Balanços Amândio Fernandes Silva 15 de novembro de 1975. Formação e Percurso Académico 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Título de Especialista em Direito Fiscal e Fiscalidade 2014 (em curso) Doutorando em Ciências

Leia mais

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA

EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA EXAME COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE PÚBLICA Nota: A prova é constituída por três partes Parte 1: Cotação: 8 valores (4* 2 valores por questão) Questão 1 Desenvolva o tema: Formas de registo

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012 INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO BANCÁRIA Ano Lectivo 2011/2012 CONTABILIDADE FINANCEIRA II Exame Parte I Duração: 75 minutos mais 15 minutos de tolerância NOTA IMPORTANTE: Obrigatória a apresentação de

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2008

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2008 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2008 1 Apresentação das Demonstrações Financeiras As Demonstrações Financeiras foram elaboradas de acordo com os princípios contabilísticos

Leia mais

APESPE-RH-Assoc.Port.das Emp.do Sector Priv.de Emp.e dos Rec.Humanos ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 ÍNDICE

APESPE-RH-Assoc.Port.das Emp.do Sector Priv.de Emp.e dos Rec.Humanos ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 ÍNDICE (Montantes expressos em euros) ÍNDICE Páginas 1. Nota introdutória 2 2. Referencial contabilístico de preparação nas demonstrações financeiras 2 3. Principais políticas contabilísticas 2 4. Políticas contabilísticas,

Leia mais

Avaliação de Desempenho para Responsáveis de equipas

Avaliação de Desempenho para Responsáveis de equipas 1 ª Edição WORKSHOP PRATICO Lisboa, 12 de Abril de 2018 Aperfeiçoe as suas habilidades para realizar entrevistas eficazes e dar um feedback proveitoso e motivador Avaliação de Desempenho para Responsáveis

Leia mais

Especificidades do sector mineiro

Especificidades do sector mineiro www.pwc.com/ao/academy Especificidades do sector mineiro Luanda, 24 de Abril de 2019 PwC s Academy Angola Formação de profissionais para profissionais Especificidades do sector mineiro A tributação das

Leia mais

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido / Nome próprio Amândio Amadeu Fernandes Silva Morada Telemóvel Correio electrónico Cartão do Cidadão n.º Data de nascimento 15 de Novembro de 1975 Nacionalidade

Leia mais

Contabilidade e Gestão Financeira

Contabilidade e Gestão Financeira Contabilidade e Gestão Financeira Contabilidade Demonstrações Financeiras MESG - Mestrado Engenharia de Serviços e Gestão FEUP 2010 Rui Padrão Funções Património Passivo Eq. Fund. Factos patr. Inventário

Leia mais

A Tributação da Actividade dos Advogados. Manuel Ribeiro Sebastião - PhD

A Tributação da Actividade dos Advogados. Manuel Ribeiro Sebastião - PhD A Tributação da Actividade dos Advogados Manuel Ribeiro Sebastião - PhD Autor Doutorado em Finanças Empresariais; Mestre em Finanças; MBA em Projectos de Investimentos; Pós-graduado em Gestão de Pessoas;

Leia mais

Telf:

Telf: Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Mini-MBA... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária... 3 Conteúdos

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS Sistemas de Informação Contabilística e Financeira Documentação avulsa de apoio 2007/2008 Contabilidade O que é? Ciência? Técnica? Instrumento? uma boa solução, como sistema

Leia mais