Reportagem PC Guia Evento Linux 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reportagem PC Guia Evento Linux 2013"

Transcrição

1 2 de :36 1 Tweetar 4 Gosto 0 0 StumbleUpon Submit Reportagem PC Guia Evento Linux Publicado a 26 de Setembro de 2013 por Ricardo Durand em Evento Linux 2013 Pelo 11.º ano consecutivo, a Syone (ex-sybase) organiza o evento Linux, que este ano é dedicado ao tema Winning on Linux. O Auditório Lispolis no Pólo Tecnológico de Lisboa (Telheiras) recebe hoje vários oradores internacionais que vão mostrar casos emblemáticos da aplicação de Linux e software open source em organizações.

2 3 de :36 A PC Guia vai acompanhar in loco o evento Linux 2013 e vai actualizar este post ao longo do dia com os principais soundbites dos oradores e intervenções neste post deste que é o maior acontecimento da comunidade open source em Portugal. Já estamos no Evento Linux 2013! O auditório da Lispólis vai ter lotação esgotada e a PC Guia vai acompanhar este dia em directo. Tristan Nitot (Mozilla), Paulo Trezentos (Caixa Mágica) e Erik Brieva (White Hat) são alguns dos convidados que vão marcar presença hoje no Pólo Tecnológico de Lisboa. já falta pouco para começar o Evento Linux O primeiro convidado a falar vai ser Eduardo Taborda da Syone, uma das organizadoras deste encontro da comunidade open-source. Este responsável vai fazer um enquadramento do mercado para dar início depois às outras intervenções da manhã. Eduardo Taborda Syone

3 4 de :36 O responsável da Syone aplaude a presença do público mais jovem na sala. Isto é um sinal de que o open source tem futuro em Portugal, diz Eduardo Taborda. O conceito Winning on Linux foi um desafio que os organizadores abraçaram em Fevereiro, quando começaram a delinear o Evento Linux Colocámos a fasquia muito alta e trouxemos grandes exemplos a nível mundial da implementaçãp do open source como o da Gendarmerie francesa. Estamos todos de parabéns, diz Eduardo Taborda. Paulo Trezentos CTO Caixa Mágica Paulo Trezentos fala sobre a utilização Linux nos desktops que, em 2003, era superior à do Mac OSX. Aposto um almoço com quem quiser como daqui a cinco anos que o Linux vai ter 50% de quota em PC em 2018, diz Paulo Trezentos. O CTO da Caixa Mágica, uma distribuição de Linux em Portugal, mostra-se bastante confiante. Paulo Trezentos aponta vários problemas que explicaram a dificuldade da adopção de Linux no passado, como a interoperabilidade, falta de apps, suporte de hardware e o design.de acordo com o mesmo, estes problemas não se verificam no mercado mobile. Será que o sucesso do Linux no mobile vai ser transferível para o desktop?, pergunta Paulo Trezentos. Parece que Paulo Trezentos vai ganhar a aposta, pois está a demonstrar que o conceito de desktop vai mudar nos próximos tempos: UbuntuEdge e Chromebook Pixel revolucionaram o paradigma dos desktops com mais poder de processamento num corpo mais compacto.

4 5 de :36 Nos últimos anos a diferança entre o hardware mobile e desktop foi ficando mais pequena, com o aparecimento dos tablets, dos híbridos e dos smartphones: A diferença entre um desktop e um equipamento móvel vai ser nenhuma em 2018, a data do nosso almoço, brinca Paulo Trezentos. Há cinco mudanças que vão aproximar estes dois mundos: SaaS, Cloud, Mobile CPU, flat rates nos smartphones ou tablets, HTML5 e CSS3, segundo Paulo Trezentos. Com estas mudanças, os problmas de penetração do Linux tendem a desaparecer. A única dificuldade deverá ser a compatibilidade de software. Tristan Nitot Evangelista e Firestarter Mozilla Fala agora um dos convidados mais aguardados do dia, um dos principais evangelistas da Mozilla e o seu fundador na Europa, Tristan Nitot. O evangelista da Mozilla começa por fazer o elogio do Firefox e revela que um estudo recente elegeu o Firefox foi o browser mais seguro do Mundo. Se querem ter segurança enquanto navegam na web, o Firefox é a escolha acertada, garante Nitot. Segundo Tristan Nitot, a industria dos PC está morta e os tablets, smartphones e Linux estão em alta. Depois do Android e ios, falta um terceiro grande player, diz Nitot. O responsável da Mozilla parece não dar importância ao Windows Phone. Esperamos que seja o Ubuntu ou o Tizen. Ninguém tem interesse em ser número 3, mas para ser número 1 é preciso matar a Apple e a Google. Boa sorte com isso! Nitot arranca sonoras gargalhadas do auditório da Lispólis. Sobre a falta do Firefox na App Store da Apple, Tristan Nitot diz que a culpa é da Apple, que não autoriza que a Mozilla disponibilize o browser para os idevices. Para a Mozilla, a web é a nova plataforma mobile. Nitot fala numa hipótese de o smartphone não ter sequer um sistema operativo e ter apenas a Web como interface. Queremos que a web compita com outros sistemas operativos como uma plataforma para dispositivos móveis. Já criámos as API e os standarts para conseguir

5 6 de :36 isto, revela Nitot. Tudo o que usamos a partir de um sistema operativo podemos fazê-lo a partir do Firefox OS, onde tudo é uma app web. O Firefox OS corre em cima de um kernel Linux e sobre o Gecko, a web rendering engine da Mozilla. Para parceiros de hardware, a Mozilla tem a Alcatel, ZTE, LG, Huawei, Sony e Foxconn. Em Portugal, a TMN é apontada como Tristan Nitot como parceira. O responsável acredita que um smartphone com Firefox OS (FOS) chegue a Portugal e a outros restantes mercados até final do ano. Em Espanha, a Telefonica vende um smartphone com FOS por 39 euros, já com comunicações. Raul Oliveira CEO IPBrick Raul Oliveira é um dos convidados crónicos do Evento Linux. Este ano, o CEO da IPBrick, servidores open-source com tecnologia portuguesa, fala sobre empresas nacionais que adoptaram software livre. Este responsável fala no exemplo da Unicer, que instalou vários servidores IPBrick neste empresa que deixou de fora soluções da Siemens, Cisco e Alcatel: Optaram por uma solução 100% nacional e isso é de louvar. Como a Unicer, há outras grandes empresas portuguesas a usar open source e nada de Microsoft, revela Raul Oliveira. Segundo o CEO da IPBrick, empresas como a EFACEC, Brisa e Sodecia (empresa de componentes para automóveis) usam soluções open source baseadas em servidores IPBrick que suportam centrais telefónicas. Em vez de pagarem um milhão de euros por soluções estrangeiras e proprietárias, pouparam 900 mil euros com a nossa tecnologia, revela Raul Oliveira, sobre o caso específico da EFACEC. A mesma solução de central telefónica PBX está na Brisa. Uma central telefónica IPBrick custa 3 mil euros e uma proprietária custa 100 mil. A escolha é difícil, brinca Raul Oliveira. Além dos clientes nacionais, a IPBrick também vende centrais telefónicas Linux Debian para operadora Telefonica, que está aqui ao lado em Espanha e também na América Latina, Intergraph, Konica Minolta e Grupo Logistics, do México, que conta com 11 IPBricks.

6 7 de :36 Tempo agora para uma pausa no Evento Linux 2013 No lobby do Pólo Tecnológico de Lisboa marcam presença pequenos stands das empresas parceiras do Evento Linux 2013: Red Hat, Caixa Mágica e IPBrick esclarecem dúvidas e apresentam as suas soluções. Stéphane Dumond GendBuntu A segunda parte da manhã do Evento Linux 2013 começa com a apresentação do GendBuntu, o maior projecto europeu de migração para Open Source na Administração Pública a nível mundial.

7 8 de :36 O projecto GendBuntu, cujo objectivo é a migração de 72 mil desktops e laptops da Gendarmerie Nationale, força policial francesa com estatuto militar, teve início em 2008 e irá decorrer até o final de 2014, data que coincide com o término do suporte dado pela Microsoft ao Windows XP. Segundo Dumond, este projecto serve 95 mil utilizadores, dos quais 37 mil já usam Linux Unbuntu. A principal estratégia do GendBuntu é ter um sistema totalmente centralizado e a utilização de standards abertos, o que vai ao encontro das ideias do Primeiro-Ministro francês que incentiva a utilização de software livre na Administração Pública gaulesa, revela Dumond. Na Gendarmerie francesa, a migração para Linux começou em 2004, com a adopção do OpenOffice. Na altura trocámos 20 mil suites Office da Microsoft por 90 mil OpenOffices, diz Stéphane Dumond. Na altura, o XML passou a ser a base de todos os relatórios oficiais da Gendarmerie. Ao passar totalmente para software livre, Gendarmerie vai ficar livre das decisões comerciais dos editores de software proprietário, aponta Dumond. Entre os outros benefícios está a descida de 40% no TCO dos desktops em 2014 e menos intervenções técnicas nos PC. Vamos conseguir implementar novas tecnologias com controlo total de custos e vamos ter o apoio da Canonical Ltd, acrescenta Stéphane Dumond. Frank Siebert Trinuts GmbH Frank Siebert vai conduzir uma apresentação sobre o uso de Linux na Administração Pública. É consultor da Câmara de Munique (Alemanha) e responsável pela migração dos sistemas para software livre.

8 9 de :36 O processo na Câmara de Munique começou de forma muito lenta, diz Siebert, pois o ambiente não era propício a mudanças drásticas. Começámos pela introdução do OpenOffice e fomos fazendo a mudança de forma muito gradual. O projecto open source implementado no município de Munique, oa maior da Alemanha, chama-se Limux e teve início em Desde então, Frank Siebert diz que form criados 21 mil macros e formulários em software livre assim como 300 novas apps de negócio. Os novos temolates foram criados com recurso a uma extenção de OpenOffice criada especialmente para o efeito denominada Wollmux. Com a adopção do open source a Câmara de Munique passou a configurar em vez de programar e passou a tirar partido de uma plataforma rápida, segura e de confiança, confessa Siebert, que diz ainda que as poupanças com manutenção e licenças desceram na ordem dos milhões de euros desde Um excelente exemplo a terminar esta parte da manhã do Evento Linux 2013 que devia ser tido em conta pelos principais municípios portugueses nesta altura de campanha. Mas a tecnologia ainda não é uma garantia de votos O Evento Linux faz agora uma pausa para almoço. Junte-se à PC Guia durante a tarde para acompanhar a parte final que vai contar com as intervenções de Erik Brieva (Red Hat), Chris Dressel e Kim Hansen (que vão falar do Fairphone), Hugo Pedro (Syone), José Soares (IPBrick) e Álvaro Pinto (ESOP). Tudo a postos para dar início à parte da tarde do Evento Linux 2013 que vai começar com a apresentação de Erik Brieva, gestor de produto sénior da Red Hat!

9 10 de :36 Erik Brieva Senior Product Manager Red Hat Erik Brieva Billar abre a parte da tarde do Evento Linux Considerado como um empresário de referência em Espanha (Empreendedor do Ano em 2006), fundou a Polymita e criou depois outras empresas na área do software empresarial e internet. O tema da sua intervenção é o middleware JBoss, baseado em Open Source empresarial, como ferramenta que pode ajudar a optimizar o ambiente de TI das organizações e a aumentar a flexibilidade e escalabilidade das estruturas, poupar em custos, aumentar o ROI e gerar valor para o negócio. The JBoss Way é o conceito de software livre para gestão apresentado por Brieva. Esta solução funciona como integrador de dados nos vários departamentos de uma empresa: financeiro, CRM, aplicações on-line e distribuição, por exemplo. É uma forma simples de gerir eventos complicados dentre do processo de negócio de uma empresa, caracteriza Erik Brieva. Segundo Brieva, no futuro vamos ver o mobile, o social e o big data lado a lado nas empresas, a correr sobre serviços cloud.

10 11 de :36 Christopher Dressel Kwamecorp Já ouviram falar do Fairphone? Este é um smartphone ecológico, ético e justo que já vendem maios de 15 mil unidades na Internet e que vai começar a ser enviado aos seus compradores em Dezembro. Com Android, este smartphone é feito com um mineral chamado Coltan e é feito na China em fábricas onde os trabalhadores têm excelentes condições e um salário mais alto que o normal. Christopher Dressel acredita que o Fairphone é um statment político e uma escolha consciente, uma vez que são conhecidas todas as origens dos seus materiais e quem o fez: Temos de entender os sistemas que estão por trás da produção dos objectos. Se não abrirmos e não pudermos ver o que lá está dentro, então o smartphone não é nosso, acredita Dressel. Basicamente, o Fairphone é um produto com origens onde não há conflitos humanos ou condições humanas degradantes. Como diz Dressel, é um smartphone feito com o conceito de uma ONG. Já 16 mil pessoas fizeram a pré-encomenda de um telemóvel que não existe e de uma empresa que nunca fez smartphones. Isto é fantástico!, diz Chris Dressel.

11 12 de :36 A Kwamecorp é uma empresa social com escritórios em Lisboa, Londres, Seul e São Francisco e que participou em projectos como o Meego, TouchWiz e o sistema operativo Tizen que tem andado a ser testado pela Samsung. Chris Dressel revela que o SO do Fairphone vai ser uma versão simplificada do Android, já que este é, na sua opinião, um sistem um pouco complicado de usar. O Fairphone OS vai ter as widgets a funcionar como apps, com scroll vertical em vez do horizontal que vemos no ios ou Android. Todo o código fonte e as widgets do Fairphone OS vão ser disponibilizados ao público, revela Chris Dressel. Eduardo Taborda Syone O director da Syone volta ao palco da Lispólis para falar sobre um case study com Raspberry Pi model B que tinha de ser ligado a uma porta VGA: Este era o nosso grande desafio, diz Eduardo Taborda. No entanto, a empresa conseguiu satifazer esta condição do cliente. José Soares Key Account Manager IPBrick José Soares traz ao Evento Linux 2013 uma apresentação de soluções VDI assentes em plataformas de virtualização Open Source. Segundo o mesmo, as vantagens são as reduções de cistos com a manutenção do parque e com a sua renovação e redução de custos de licenciamento. O objectivo da IPBrick é tornar tudo muito fácil de gerir, diz José Soares. O facto de instalar uma máquina virtual permite ter múltiplos sistemas operativos numa só máquina e permite ter a gestão centralizada em alta disponibilidade, destaca o KAM da IPBrick. Álvaro Pinto ESOP O Evento Linux 2013 entra na sua recta final, com a participação do responsável da ESOP Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, que vai dar a conhecer o vencedor dos Prémios Abertura, que premieam empresas ou organizações que adoptaram software Open Source.

12 13 de :36 O vencedor são os Seviços Partilhados do Ministério da Saúde, um organismo do Ministério da Saúde que gere as TIC neste organismo. O Evento Linux 2013 chega ao fim! Obrigado a todos os que nos acompanharam, durante o dia de hoje aqui no site da PC Guia. Evento Linux, Linux, Open Source Acerca do Autor Ricardo Durand Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria. Mais artigos por Ricardo Durand»

Com esta tecnologia Microsoft, a PHC desenvolveu toda a parte de regras de negócio, acesso a dados e manutenção do sistema.

Com esta tecnologia Microsoft, a PHC desenvolveu toda a parte de regras de negócio, acesso a dados e manutenção do sistema. Caso de Sucesso Microsoft Canal de Compras Online da PHC sustenta Aumento de 40% de Utilizadores Registados na Área de Retalho Sumário País: Portugal Industria: Software Perfil do Cliente A PHC Software

Leia mais

Fundamentos da Computação Móvel

Fundamentos da Computação Móvel Fundamentos da Computação Móvel (Plataformas Sistemas Operacionais e Desenvolvimento) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

E QUANDO O OPEN SOURCE ENTRA PELA PORTA GRANDE... WINNING ON LINUX - EVENTO LINUX 2013 XI ENCONTRO NACIONAL SOBRE A TECNOLOGIA ABERTA

E QUANDO O OPEN SOURCE ENTRA PELA PORTA GRANDE... WINNING ON LINUX - EVENTO LINUX 2013 XI ENCONTRO NACIONAL SOBRE A TECNOLOGIA ABERTA E QUANDO O OPEN SOURCE ENTRA 2 Introdução Existem grandes a apostar no Open Source? Podem confiar no Open Source? Quem gere estas soluções Open Source Conclusões 3 Existem grandes a apostar no Open Source?

Leia mais

Wall Street Institute resolve necessidades complexas de e-mail com solução Microsoft Exchange Online

Wall Street Institute resolve necessidades complexas de e-mail com solução Microsoft Exchange Online Wall Street Institute resolve necessidades complexas de e-mail com solução Microsoft Exchange Online Além da poupança na infra-estrutura física dos servidores e do preço das licenças, há reduções de custos

Leia mais

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Projecto SDAC 2010 Sistema Operativo Open Source Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Disciplina: Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores Professores: Catarina Santos/Paulo Guimarães

Leia mais

Os bloqueios tecnológicos na AP

Os bloqueios tecnológicos na AP Como ultrapassar e como agravar os danos colaterais Infraestrutura de software da Administração Pública A Administração Pública portuguesa está, em grande medida bloqueada num único fornecedor no que respeita

Leia mais

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS CORPORATIVOS

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS CORPORATIVOS PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS CORPORATIVOS SUA EMPRESA PRECISA DE SOLUÇÕES MÓVEIS? O NOVO PERFIL DO CLIENTE Aumento do número de Smartphones com acesso a dados;" Migração de Buscas no PC

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY 1 GravityZone Advanced Business Security O Bitdefender GravityZone Advanced Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade

Leia mais

Open source como estratégia

Open source como estratégia Open source como estratégia Introdução Objectivo Discussão do Open Source como estratégia no mundo empresarial; Diferentes abordagens; Exemplos; Introdução Introdução O que entendem sobre o uso de Open

Leia mais

Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web.

Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web. Programador Web (m/f) Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web. Integrado na equipa de desenvolvimento será responsável pelo desenvolvimento de aplicações web.

Leia mais

Web Designer (m/f) Lisboa

Web Designer (m/f) Lisboa Web Designer (m/f) Integre uma prestigiada instituição assumindo a função de Web Designer. Este profissional será responsável pelo desenvolvimento de conteúdos gráficos adequados aos meios de comunicação,

Leia mais

Software Livre Vs. Software Proprietário Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica

Software Livre Vs. Software Proprietário Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Software Livre Vs. Software Proprietário Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Faculdade de Ciências e Tecnologias Univ. Nova de Lisboa 12 de Maio de 2004 Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Agenda

Leia mais

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE O QUE É O ZIMBRA? Zimbra é uma solução corporativa de e-mail, calendário e colaboração criado para a nuvem. Com uma interface web totalmente redesenhada, o Zimbra oferece, atualmente, a experiência com

Leia mais

Implementação de Soluções de VDI assentes em Plataforma de virtualização Open Source

Implementação de Soluções de VDI assentes em Plataforma de virtualização Open Source Implementação de Soluções de VDI assentes em Plataforma de virtualização Open Source Sumário VDI: Porquê? VDI: Como? Porque já não consigo viver sem VDI? Conclusões VDI: Porquê? Redução dos custos de manutenção/administração

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business 1 2 Cloud Backup info@bms.com.pt Tel.: 252 094 344 www.bms.com.pt Quem é a Infrascale? Um Pioneiro Global em Cloud Storage A Infrascale é uma empresa de Platform-as-a- Service (PaaS) (Plataforma como um

Leia mais

Interface gráfica. Figura 1: MS DOS

Interface gráfica. Figura 1: MS DOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Informática Básica Sistemas Operacionais Sistema operacional é um programa que gerencia o hardware

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY 1 A solução GravityZone Business Security O Bitdefender GravityZone Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade e flexibilidade

Leia mais

PT Web Conference. DGO Gestão de Oferta Empresarial Setembro de 2009

PT Web Conference. DGO Gestão de Oferta Empresarial Setembro de 2009 PT Web Conference Versão 1.0 DGO Gestão de Oferta Empresarial Setembro de 2009 Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita.

Leia mais

6/06/2012 09h26 - Atualizado em 26/06/2012 12h30 Boot to Gecko: o futuro celular da Mozilla

6/06/2012 09h26 - Atualizado em 26/06/2012 12h30 Boot to Gecko: o futuro celular da Mozilla 6/06/2012 09h26 - Atualizado em 26/06/2012 12h30 Boot to Gecko: o futuro celular da Mozilla O mercado brasileiro de dispositivos móveis em breve ganhará mais uma grande plataforma. Anunciado oficialmente

Leia mais

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA EMPRESAS

PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA EMPRESAS PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA EMPRESAS SUA EMPRESA PRECISA DE SOLUÇÕES MÓVEIS? O NOVO PERFIL DO CLIENTE Aumento do número de Smartphones com acesso a dados; Migração de Buscas no PC

Leia mais

Soluções em Mobilidade

Soluções em Mobilidade Soluções em Mobilidade Soluções em Mobilidade Desafios das empresas no que se refere a mobilidade em TI Acesso aos dados e recursos de TI da empresa estando fora do escritório, em qualquer lugar conectado

Leia mais

Os Desafios do Novo Paradigma Tecnológico Mobilidade, Consumerização das TI, Cloud, Social Business e Big Data

Os Desafios do Novo Paradigma Tecnológico Mobilidade, Consumerização das TI, Cloud, Social Business e Big Data Os Desafios do Novo Paradigma Tecnológico Mobilidade, Consumerização das TI, Cloud, Social Business e Big Data Gabriel Coimbra Country Manager, IDC Portugal Copyright 2011 IDC. Reproduction is forbidden

Leia mais

Caixa Mágica e Paulo Trezentos Caixa Mágica Software / ADETTI / ISCTE

Caixa Mágica e Paulo Trezentos Caixa Mágica Software / ADETTI / ISCTE Caixa Mágica e Paulo Trezentos Caixa Mágica Software / ADETTI / ISCTE 2º Workshop Nucleos de Software Livre 17 de Novembro de 2004 Inst. Politécnico de Beja Agenda Software Livre Linux Caixa Mágica Escolas

Leia mais

Podemos Confiar no Open Source?

Podemos Confiar no Open Source? Podemos Confiar no Open Source? Fernando Fernández Associação de Empresas de Open Source Portuguesas - ESOP Uma nota e duas perguntas Podem interromper à vontade! Quem já trabalha com OSS? No servidor,

Leia mais

06/06/2013. O que é Software de Sistema? Sistema Operacional (SO) Tipos de Software de Sistema. Fatia de Mercado :: SO Desktop

06/06/2013. O que é Software de Sistema? Sistema Operacional (SO) Tipos de Software de Sistema. Fatia de Mercado :: SO Desktop 2 O que é Software de Sistema? SOFTWARES DE SISTEMA Introdução à Microinformática Softwares base para utilização do computador Podem ter as seguintes funções: Operar e controlar hardware Prover plataforma

Leia mais

O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL

O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL Divisão de Informática - António Cardoso Martins (informatica@hal.min-saude.pt) 1 Agenda Apresentação do Hospital Amato Lusitano A Divisão

Leia mais

Workshop de Virtualização de Desktops. Braga, 12 de Junho de 2013

Workshop de Virtualização de Desktops. Braga, 12 de Junho de 2013 Workshop de Virtualização de Desktops Braga, 12 de Junho de 2013 AGENDA AGENDA 09h30 Welcome Coffee Sala contígua ao Auditório do ILCH-UMinho, no piso 0 09h50 Boas Vindas Luís Costa, Senior Account Manager,

Leia mais

O seu escritório na nuvem - basta usar o browser.

O seu escritório na nuvem - basta usar o browser. 02 O seu escritório na nuvem - basta usar o browser. As soluções tecnológicas que encontra para melhorar a colaboração na sua empresa são muito caras e complexas? Pretende tornar as suas equipas mais ágeis

Leia mais

O NOVO SISTEMA FIREFOX OS PARA CELULARES

O NOVO SISTEMA FIREFOX OS PARA CELULARES Escola Superior Aberta do Brasil ESAB Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Sistemas O NOVO SISTEMA FIREFOX OS PARA CELULARES Jack Suslik Pogorelsky Junior Vila Velha ES 2014 PROBLEMA Qual

Leia mais

Section 01. Letter. Preliminary. Y Proyecto. PLAKO Título: WAPPY

Section 01. Letter. Preliminary. Y Proyecto. PLAKO Título: WAPPY Section 01 Letter Preliminary Y Proyecto PLAKO Título: WAPPY Section 01 Letter Preliminary BY PLAKO ALL RIGHTS RESERVED Section 01 Letter Preliminary Enriquecemos aos nossos clientes com produtos e tecnologia.

Leia mais

Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica. 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja

Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica. 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja Agenda Situação Actual da Utilização Linux Desenvolvimento Regional Estratégia Linux

Leia mais

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Big Data Num futuro próximo, toda a informação vai ser Big Data. Já não existe pouca

Leia mais

Paulo César Especialista de Soluções da ATM informática paulo.cesar@atminformatica.pt

Paulo César Especialista de Soluções da ATM informática paulo.cesar@atminformatica.pt Desktop Virtual Paulo César Especialista de Soluções da ATM informática paulo.cesar@atminformatica.pt Tendo em conta que a Virtualização será um dos principais alvos de investimento para o ano 2009 (dados

Leia mais

ganham espaço virtualizados Desktops virtualizados, ou seja, 100% dos existentes no espaço. PÁG. 12

ganham espaço virtualizados Desktops virtualizados, ou seja, 100% dos existentes no espaço. PÁG. 12 Desktops virtualizados ganham espaço Apesar de não ser ainda prática comum, são já várias as empresas que começam a optar por trabalhar co-n desktops v\rtua\\zaàos. A escolha parte essencialmente de sectores

Leia mais

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO MICROSOFT OFFICE 365 FACILIDADES DE COLABORAÇÃO Março 2012 A CLOUD365 estabeleceu acordos estratégicos com os principais fornecedores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre os quais destacamos

Leia mais

Programador Web (m/f) Lisboa. Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web.

Programador Web (m/f) Lisboa. Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web. Programador Web (m/f) Junte-se a uma empresa sólida no nosso mercado, assumindo a função de Programador Web. Integrado na equipa de desenvolvimento será responsável pelo desenvolvimento de aplicações web.

Leia mais

A PHC atingiu recentemente os 400 clientes Licença Garantida. No mercado há pouco mais de um ano, a modalidade que permite os clientes PHC renovarem a licença do seu software por três anos já representa

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

ANEXO 1. Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI. Instituição de acolhimento. Supervisor nomeado pela instituição

ANEXO 1. Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI. Instituição de acolhimento. Supervisor nomeado pela instituição INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação DCTI Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI ANEXO 1 Instituição

Leia mais

Paulo Trezentos (Paulo.Trezentos@iscte.pt) 29/9/2005

Paulo Trezentos (Paulo.Trezentos@iscte.pt) 29/9/2005 Open-Source na Administração Pública Accenture Paulo Trezentos (Paulo.Trezentos@iscte.pt) 29/9/2005 Agenda / Terminologia / Contexto open source Modelos de desenvolvimento Estratégia Empresarial Razões

Leia mais

Aimetis Symphony. Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis.

Aimetis Symphony. Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis. Aimetis Symphony Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis.com Vigilância com vida útil prolongada Migre do CCTV analógico para vigilância

Leia mais

JOHN DOE INC. ENJOYS TRUSTFUL KONICA MINOLTA

JOHN DOE INC. ENJOYS TRUSTFUL KONICA MINOLTA USUFRUA DE UMA FORMA DE TRABALHO FLEXÍVEL COM JOHN DOE INC. ENJOYS TRUSTFUL RELATIONSHIP IMPRESSÃO MÓVEL WITH KONICA MINOLTA Global technology leader profits from document security, lower costs, greener

Leia mais

CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DO PANDA MANAGED OFFICE PROTECTION. 1. Resumo Executivo

CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DO PANDA MANAGED OFFICE PROTECTION. 1. Resumo Executivo 1. Resumo Executivo As empresas de todas as dimensões estão cada vez mais dependentes dos seus sistemas de TI para fazerem o seu trabalho. Consequentemente, são também mais sensíveis às vulnerabilidades

Leia mais

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Dia da Engenharia Informática Semana das Engenharias 27 de Abril de 2004 ESTiG/IPB - Bragança Agenda Situação Actual da Utilização

Leia mais

Projecto de Reengenharia dos Postos de Trabalho BANIF e BCA

Projecto de Reengenharia dos Postos de Trabalho BANIF e BCA Projecto de Reengenharia dos Postos de Trabalho BANIF e BCA 19 November 2007 Objectivos para o BANIF Standardização dos postos de trabalho Focar a equipa de IT em tarefas pro-activas de gestão, minimizando

Leia mais

Relatório de Progresso

Relatório de Progresso Luís Filipe Félix Martins Relatório de Progresso Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Preparação para a Dissertação Índice Introdução... 2 Motivação... 2 Cloud Computing (Computação

Leia mais

Software Livre em fase de maior maturidade no sector académico, empresarial e na Administração Pública

Software Livre em fase de maior maturidade no sector académico, empresarial e na Administração Pública Software Livre em fase de maior maturidade no sector académico, empresarial e na Administração Pública Lisboa, 21 de Setembro de 2007 A Software Livre Expectativas e realidades, organizada ontem pela APDSI

Leia mais

APPY DAY 24 HORAS PARA CRIAR A MELHOR APP */ /** Parceiros:

APPY DAY 24 HORAS PARA CRIAR A MELHOR APP */ /** Parceiros: APPY DAY /** 24 HORAS PARA CRIAR A MELHOR APP */ O que é o APPY DAY BPI O APPY DAY BPI é uma competição no formato de maratona de 24 horas para a criação de aplicações mobile, onde só os melhores podem

Leia mais

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone

Android. 10 vantagens do sistema Android em relação ao iphone Android Android é um sistema operacional do Google para smartphones, TVs e tablets. Baseado em Linux e de código aberto, o sistema móvel é utilizado em aparelhos da Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola, Positivo,

Leia mais

Estado da Nação das TIC em Angola

Estado da Nação das TIC em Angola Estado da Nação das TIC em Angola CIO AGENDA ANGOLA 2013 AS TI TI COMO ALAVANCA DE CRESCIMENTO DO NEGÓCIO 21 de Maio, Hotel Sana Epic, Luanda Gabriel Coimbra General Manager, IDC Angola gcoimbra@idc.com

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Prof. Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho Tecnologia Vestível Tecnologia vestível (wearable technology) são acessórios diretamente

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

Aplicações Móveis e sua aplicação na saúde: micd, exemplo prático

Aplicações Móveis e sua aplicação na saúde: micd, exemplo prático Aplicações Móveis e sua aplicação na saúde: micd, exemplo prático Leonel Machava Email: leonelmachava@gmail.com MOZAMBICAN OPEN ARCHITECTURES STANDARDS AND INFORMATION SYSTEMS Conteúdo Definição de aplicação

Leia mais

SOI. Sistema OpenSource Integrado

SOI. Sistema OpenSource Integrado SOI Sistema OpenSource Integrado A substituição de programas informáticos proprietários por outros de código aberto nos computadores existentes, além de proporcionar poupanças elevadas, permite tirar partido

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

O último suporte para o Windows Server 2003 é este folheto.

O último suporte para o Windows Server 2003 é este folheto. O último suporte para o Windows Server 2003 é este folheto. 14 de julho de 2015: um dia de mudança para a sua empresa. Na data referida, a Microsoft termina o suporte para os seus servidores Windows 2003/R2.

Leia mais

MOBILE MARKETING O Mobile Marketing é a divulgação de um negócio dirigida aos dispositivos móveis (Smartphones/Tablets), com funcionalidades específicas e estruturadas, pensadas para angariação e retenção

Leia mais

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade.

Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA. Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora. www.omnitrade. Entrevista com Omnitrade, Revestimentos Metálicos, SA Diogo Osório Administrador Patrícia Carvalho Administradora www.omnitrade.pt Quality Media Press O que representa a empresa o mercado português? R.

Leia mais

ANEXO 1. Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI. Instituição de acolhimento. Supervisor nomeado pela instituição

ANEXO 1. Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI. Instituição de acolhimento. Supervisor nomeado pela instituição INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação DCTI Formulário de Candidatura da Instituição Projecto Final de Curso de IGE/ETI ANEXO 1 Instituição

Leia mais

Tiago Eugenio de Melo

Tiago Eugenio de Melo "TCO: Reduzindo custos com Software Livre*" Tiago Eugenio de Melo *original elaborado por Marcelo de Jesus Ferreira1 Por que usar Software (Livre )? 2 Software livre x Software gratuito 3 4 Medidas quantitativas

Leia mais

ISHIFT: Informação em Movimento

ISHIFT: Informação em Movimento ISHIFT: Informação em Movimento Contato: www.ishift.com.br +55 51 32798159 contato@ishift.com.br Somos uma empresa completa de produtos e serviços ligados à tecnologia, que procura apresentar soluções

Leia mais

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a programação de dispositivos móveis. Prof. Me. Hélio Esperidião Windows Mobile O Windows Mobile é um sistema operacional compacto, desenvolvido para rodar em dispositivos móveis como Pocket

Leia mais

Workshop Nacional sobre o Koha

Workshop Nacional sobre o Koha O open-source ao serviço das bibliotecas modernas A ESOP Apresentação A ESOP A ESOP é uma associação empresarial que representa as empresas portuguesas que se dedicam ao desenvolvimento de software e à

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Tipos de Sistemas Operacionais Com o avanço dos computadores foram surgindo alguns tipos de sistemas operacionais que contribuíram para o desenvolvimento do software. Os tipos de

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

SIBS PROCESSOS cria solução de factura electrónica com tecnologias Microsoft

SIBS PROCESSOS cria solução de factura electrónica com tecnologias Microsoft SIBS PROCESSOS cria solução de factura electrónica com tecnologias Microsoft A solução MB DOX oferece uma vantagem competitiva às empresas, com a redução do custo de operação, e dá um impulso à factura

Leia mais

Comparando o VMware Zimbra com as plataformas de e-mail e colaboração líderes

Comparando o VMware Zimbra com as plataformas de e-mail e colaboração líderes Comparando o VMware Zimbra com as plataformas de e-mail e colaboração líderes W H I T E P A P E R C O M P E T I T I V O D O Z I M B R A Introdução O e-mail é um dos poucos aplicativos que são essenciais

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE Carlos Eduardo SARTORELI 1 Nairemilia KUCHAUSKI 2 Alves Uno RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas diferenças existentes entre três sistemas

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

E-MAIL E GROUPWARE Zimbra: Solução completa e integrada de Email

E-MAIL E GROUPWARE Zimbra: Solução completa e integrada de Email Zimbra: Solução completa e integrada de Email Gil Vieira Vasco Silva Setembro/2013 ENQUADRAMENTO Plano Global Estratégico de racionalização e redução de custos nas TICs, na Administração Pública (PGETIC)

Leia mais

A única plataforma de autenticação COVER. necessitar.

A única plataforma de autenticação COVER. necessitar. A única plataforma de autenticação de que COVER irá necessitar. O poder da sabedoria é algo incrivelmente poderoso. Saber que pode aceder aos seus dados sempre que quiser, onde quiser da forma que desejar.

Leia mais

Sem o recurso às tecnologias disponibilizadas pela Microsoft, a solução criada seria difícil de obter num tão curto espaço de tempo.

Sem o recurso às tecnologias disponibilizadas pela Microsoft, a solução criada seria difícil de obter num tão curto espaço de tempo. Caso de Sucesso Microsoft Finsolutia cria solução completa de suporte ao negócio com.net Framework 3.5 Sumário País: Portugal Indústria: Banking&Finance Perfil do Cliente A Finsolutia é uma joint venture

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA

UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas 2010-2011 1. Sistema Operativo O sistema operativo de todos os computadores das salas

Leia mais

ArcGIS 10.1 Transform Your Organization

ArcGIS 10.1 Transform Your Organization ArcGIS 10.1 Transform Your Organization I Colóquio de Sistemas de Informação Geográfica Tendências e Inovação nos Sistemas de Informação Geográfica Rui Sabino Director Técnico Esri Portugal O SIG está

Leia mais

OPINIÃO. O futuro. do Flash

OPINIÃO. O futuro. do Flash O futuro do Flash Testes realizados por sites de grande audiência, como YouTube (http://www.youtube.com/ html5) e Vimeo (http://vimeo.com/blog:268), no uso de players em HTML 5 trouxeram à tona as discussões

Leia mais

Desenvolva seu projecto

Desenvolva seu projecto Desenvolva seu projecto documento simplificado Este documento é um guia para o desenvolvimento de uma especificação, explorando a maioria dos pontos a ser considerados no contexto de criação de um site

Leia mais

ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho

ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho ITIL v3 melhora Gestão de Serviço de TI no CHVNG/Espinho Sumário País Portugal Sector Saúde Perfil do Cliente O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho envolve

Leia mais

Dualinfor Formação e Serviços Informáticos, Lda.

Dualinfor Formação e Serviços Informáticos, Lda. Dualinfor Formação e Serviços Informáticos, Lda. Sobre Nós Estamos no mercado desde 1998 e temos registado um crescimento sustentado, alavancado por uma equipa que integra profissionais com muitos anos

Leia mais

MOBILIDADE SAP EM SAAS [MOBILE ITO] SAP FORUM BRASIL

MOBILIDADE SAP EM SAAS [MOBILE ITO] SAP FORUM BRASIL MOBILIDADE SAP EM SAAS [MOBILE ITO] SAP FORUM BRASIL Agenda Institucional Sua empresa é móvel? Estratégia de Mobilidade Mobile ITO Serviços Dúvidas 2 Institucional 3 A Empresa Empresa 100% brasileira 22

Leia mais

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Artigos Técnicos Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Tarcísio Romero de Oliveira, Engenheiro de Vendas e Aplicações da Intellution/Aquarius Automação Industrial Ltda. Um diagnóstico

Leia mais

Estudo de caso. Varejo/Atacado Força de vendas Estudo de caso comercial

Estudo de caso. Varejo/Atacado Força de vendas Estudo de caso comercial Estudo de caso Representantes de vendas da Diarco otimizam o sistema de pedidos em mais de 50.000 lojas em todo o país com a Mobile Empresa: Diarco é a principal empresa de comércio atacadista de auto-atendimento

Leia mais

A MO BI LID ADE NO A PR E SEN TA ÇÃO MET ODO LO GIA PAS SO A PASSO DA COM EN DA ÇÕES COM PRA BRA SIL

A MO BI LID ADE NO A PR E SEN TA ÇÃO MET ODO LO GIA PAS SO A PASSO DA COM EN DA ÇÕES COM PRA BRA SIL D CE A PR E SEN TA ÇÃO MET ODO LO GIA A MO BI LID ADE NO PAS SO A PASSO DA COM PRA RE COM EN DA ÇÕES BRA SIL 2. 3. 4. 5. 1. A PR E SEN TA ÇÃO Nós acreditamos em testes reais. Acreditamos que o planejamento

Leia mais

Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com

Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com VIRTUALIZAÇÃO Professor Esp.: Douglas Diego de Paiva douglas.ddp@gmail.com Virtualização o que é? É uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos usuários, emulando

Leia mais

Série MAXPRO. de Soluções para Vídeo IP APRENDA UM, CONHEÇA TODOS. Aberta, Flexível e Dimensionável Plataforma de Vigilância de Vídeo

Série MAXPRO. de Soluções para Vídeo IP APRENDA UM, CONHEÇA TODOS. Aberta, Flexível e Dimensionável Plataforma de Vigilância de Vídeo Série MAXPRO de Soluções para Vídeo IP APRENDA UM, CONHEÇA TODOS Aberta, Flexível e Dimensionável Plataforma de Vigilância de Vídeo APRENDA UM, CONHEÇA TODOS Você está procurando por... sistemas que são

Leia mais

Enterprise Open Source

Enterprise Open Source Enterprise José Ruivo ( log ) Patrocinadores Principais Patrocinadores Globais Enterprise José Ruivo jose.ruivo@log.pt Possíveis temas... Ver apresentação da Unisys que o GMS enviou para Mig Ver apresentação

Leia mais

DICAS PARA PAGAMENTO MÓVEL NA 7SUA EMPRESA

DICAS PARA PAGAMENTO MÓVEL NA 7SUA EMPRESA DICAS PARA PAGAMENTO MÓVEL NA 7SUA EMPRESA ÍNDICE INTRODUÇÃO O QUE É PAGAMENTO MÓVEL CONCLUSÃO PG. 3 PG. 4 PG. 6 PG. 17 INTRODUÇÃO Os meios de pagamento eletrônico estão cada vez mais fortes no Brasil.

Leia mais

EZ PASS. Seu passe livre para o gerenciamento seguro de dispositivos móveis de diferentes plataformas. Guia de referência rápida

EZ PASS. Seu passe livre para o gerenciamento seguro de dispositivos móveis de diferentes plataformas. Guia de referência rápida 1 EZ PASS Seu passe livre para o gerenciamento seguro de dispositivos móveis de diferentes plataformas Guia de referência rápida 2 O QUE É O EZ PASS? O EZ Pass é um programa promocional gratuito para consolidar

Leia mais

O futuro da produtividade

O futuro da produtividade O futuro da produtividade Ambiente cada vez mais exigente CONSUMO DO PRODUTO 11% de profissionais da informação visitam sites de rede social para o trabalho FORÇA DE TRABALHO MULTIGERAÇÃO 4milhões de jovens

Leia mais

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Semana da Informática - Escola Secundária Filipa de Vilhena 27 de Abril de 2004 - Porto Agenda Situação Actual da Utilização Linux

Leia mais

Grupo Evicar racionaliza infra-estrutura de TI e reduz custos com Microsoft Exchange Server. Caso de Sucesso Microsoft. Sumário País: Portugal

Grupo Evicar racionaliza infra-estrutura de TI e reduz custos com Microsoft Exchange Server. Caso de Sucesso Microsoft. Sumário País: Portugal Caso de Sucesso Microsoft Grupo Evicar racionaliza infra-estrutura de TI e reduz custos com Microsoft Exchange Server Sumário País: Portugal Indústria: Automóvel e Financeira Perfil do Cliente O Grupo

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short A explosão do número de usuários de smartphones está promovendo uma mudança rápida na cultura de vendas e atendimento aos clientes.

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais