ebook esocial OS MAIORES PONTOS DE ATENÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ebook esocial OS MAIORES PONTOS DE ATENÇÃO"

Transcrição

1 ebook esocial OS MAIORES PONTOS DE ATENÇÃO

2 INDICE CAPA 01 ÍNDICE 02 INTRODUÇÃO 03 esocial E O SPED 04 O QUE MUDA COM O esocial 05 A OPERACIONALIZAÇÃO DO esocial 06 O QUE DEVE SER TRANSMITIDO 08 5 DICAS DE CONFORMIDADES PARA SE ADEQUAR SEM RISCOS NO esocial 09 esocial 2.4: O QUE A REFORMA TRABALHISTA MUDOU NO LEIAUTE? 10 COMO SUA EMPRESA DEVE SE ORGANIZAR 12 O T.I. E SUA PARTICIPAÇÃO NO e-social 13 PONTOS DE ATENÇÃO E BENEFÍCIOS 14 ERROS COMUNS QUE NÃO DEVEM ACONTECER 15 FASES DA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL 17 A PROPAY 19

3 INTRODUÇÃO Com o decreto 6022 em 2007, o Governo Federal instituiu um projeto digital para armazenamento, recepção, validação e autenticação de toda documentação fiscal e contábil das empresas brasileiras, em um sistema chamado Sped: Sistema Público de Escrituração Digital. A entrada em operação deste sistema concedeu aos órgãos do Governo mais controle e agilidade na fiscalização das atividades das empresas por meio de compartilhamento de arquivos eletrônicos entre suas entidades, o que permitiu, ao mesmo tempo, uniformidade e racionalização no cumprimento das diversas obrigações burocráticas por parte das companhias para com o Fisco. Para atuar de forma realmente abrangente em todo o espectro de atividades contábeis, este sistema é composto pelos seguintes módulos principais: Escrituração Contábil Digital (Sped-Contábil), Escrituração Fiscal Digital (Sped Fiscal), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - Ambiente Nacional e a EFD-Contribuições.

4 esocial e o SPED Em 2014, o Sped recebeu uma de suas principais evoluções: o módulo que foi apelidado de Sped social, mais conhecido como esocial. Seguindo a mesma premissa de unificar e centralizar os registros fiscais relevantes, este componente do sistema é dedicado a integrar em um único ambiente dados sobre os trabalhadores constantes na Previdência Social, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Ministério do Trabalho de todo o país. O objetivo é muito similar ao do conceito do Sped: simplificar e agilizar consultas e registros dos dados relevantes sobre trabalhadores, reduzindo erros de registro e evitando a necessidade de cadastramento e buscas em diversas bases de dados. COM A OPERACIONALIZAÇÃO DO NOVO SISTEMA, SÃO ESPERADOS BENEFÍCIOS COMO: Informações mais transparentes; Acesso e cruzamento de dados mais eficazes e de maneira eletrônica; Crivo mais sofisticado e imediato; Aumento da eficácia e confiabilidade dos registros; Facilidade na fiscalização; Reporte de erros mais efetivo; Feedback mais ágil; A primeira fase da operação deste sistema ocorreu em 2015, voltada para o segmento de Empregadores Domésticos; empresas com faturamento igual ou superior a R$78 milhões anuais, no outro extremo, tiveram seu cronograma de entrada revisto, saindo de 2016 e sendo realocado para Janeiro de 2018, permitindo mais tempo para adequação às novas regras. As demais empresas ficam enquadradas no cronograma geral, devendo estar totalmente ajustadas ao novo protocolo a partir de Julho de Vale lembrar que desde Agosto de 2017 o Governo disponibilizou aos empregadores e aos contribuintes um ambiente de produção restrita, voltado ao aperfeiçoamento do sistema e ajuste das informações por parte das empresas. Finalmente, em relação às microempresas, empresas de pequeno porte, ao microempreendedor individual (MEI) com empregado, ao segurado especial e ao pequeno produtor rural pessoa física, o esocial prevê tratamento simplificado; informações detalhadas destes e outros assuntos podem ser vistas no portal do esocial.

5 O QUE MUDA COM O esocial Embora não tenha surgido como forma de alterar as relações trabalhistas, o esocial mudará a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas; uma vez em pleno funcionamento, o sistema unificará o envio dos dados sobre trabalhadores para o Governo Federal e permitirá que as empresas encaminhem as informações a partir do meio eletrônico, mudando substancialmente a forma como são feitos os registros e cadastramentos dos trabalhadores em todo país. Entre as principais mudanças, destacam-se a substituição de sistemas rotineiramente utilizados pelo RH no registro de Informações para a Previdência Social (SEFIP), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apenas para citar os mais comuns. É justamente a unificação destes centros de informações que deve gerar economia de tempo e redução de erros de input de dados. De acordo com alguns especialistas, o processo de adaptação à nova realidade depende diretamente do grau de maturidade dos próprios sistemas de cada empresa, assim como do nível de organização gerencial das mesmas; de modo geral, o tempo esperado para um ajuste completo gira na casa de 12 meses.

6 A OPERACIONALIZAÇÃO DO e-social Após fazer o primeiro input dos dados no ambiente do esocial, quando serão enviados os eventos iniciais (informações sobre o empregador e as tabelas), todas as atividades trabalhistas deverão ser retransmitidas em arquivos individuais para cada evento e inseridas no banco de dados do Registro de Eventos Trabalhistas (RET); estes dados representarão o histórico profissional do empregado, compondo uma parte importante de seu registro. Complementarmente, o arquivo da folha de pagamento e outras contribuições sociais devem ser transmitidos mensalmente. A legislação exige que cada empregador gere arquivos eletrônicos contendo as informações especificadas pelo esocial e assiná-los digitalmente, a fim de assegurar a integridade dos dados e a autoria do emissor; note que sem a assinatura digital o arquivo não tem validade, por isso é importante que a empresa conte com os serviços de uma certificadora. Todos estes arquivos são transmitidos via Internet para a base de dados do esocial onde, após uma verificação formal de integridade, serão emitidos recibos de entrega (ou notificação de erro, em caso de eventuais falhas na transmissão ou recepção). Estes recibos devem ser armazenados, pois validam a submissão da obrigação no prazo, protegendo a empresa legalmente em caso de questionamentos futuros. O fluxograma abaixo indica o funcionamento deste processo: 1 A empresa deverá organizar as informações dos empregados de forma cronológica antes de enviar ao Governo. 2 Com as informações já organizadas, a empresa enviará ao ambiente do esocial e deverá aguardar o protocolo de recebimento. O que não quer dizer que a informação está de acordo com os requisitos exigidos pelo Governo. 3 O Governo avaliará as informações e poderá enviar um recibo de autenticação com a validação da informação ou uma mensagem com o apontamento de erro. 4 Com o recibo de autenticação, a empresa deverá armazenar os dados para controle. Caso receba a mensagem com o apontamento de erro, deverá realizar o ajuste da informação e reenviar ao Governo utilizando o número de protocolo inicial, retomando o processo de validação novamente.

7 A OPERACIONALIZAÇÃO DO esocial Durante este período de adaptação, a expertise na administração de processos do esocial, especialmente para empresas que estão apenas começando essa jornada, será determinante para evitar dores de cabeça e eventuais prejuízos. A melhor estratégia é ajustar, desde o primeiro momento processos e sistemas internos de acordo com as novas regras do Governo; em caso de erros, os custos tendem a ser altos e facilmente escaláveis caso não sejam corrigidos rapidamente, o que pode ser desafiador para empresas com pouca experiência nesta nova realidade. Boa parte dos consultores em esocial vem sugerindo que as empresas invistam inicialmente para se adequarem às demandas do programa, principalmente na questão da maturidade na organização e no registro de informações. Esses investimentos certamente trarão benefícios em longo prazo, os quais serão necessários na fase de preparação das empresas. Já os ajustes no período posterior à implantação do esocial devem ser pontuais, como atualização de sistemas ou mudanças eventuais ao layout.

8 O QUE DEVE SER TRANSMITIDO Todo o acervo de informações que deve ser transmitido ao esocial basicamente é dividido em três tipos: Os eventos iniciais e as tabelas formam o primeiro grupo a ser transmitido ao Ambiente Nacional do esocial. Estes eventos identificam o empregador/contribuinte, por meio dos dados básicos de sua classificação tributária e estrutura administrativa; Os eventos não-periódicos podem ocorrer a qualquer momento, sem data pré-determinada, geralmente dependendo de acontecimentos entre empresa e trabalhador que influenciam no reconhecimento e cumprimento dos deveres trabalhistas, previdenciários e tributários, como por exemplo; casos onde ocorreram acidente de trabalho; Os eventos periódicos são compostos por informações de folha de pagamento, de apuração de outros fatos geradores de contribuições previdenciárias e de retenção do imposto sobre a renda retido na fonte sobre pagamentos feitos pelo próprio contribuinte. É válido destacar que existe toda uma sequência cronológica para enviar as informações ao sistema, algumas com entregas diárias. As empresas precisam, portanto, prestar muita atenção para que as informações sejam enviadas em uma ordem exata de eventos: por exemplo, nunca informar sobre uma ausência do trabalho por acidente antes de enviar um arquivo, informe sobre a admissão do empregado; neste caso o envio obedece à ordem de precedência do esocial, e seguramente acarretará erros e rejeições.

9 5 DICAS DE CONFORMIDADES PARA SE ADEQUAR SEM RISCOS NO esocial Há muitas regras e pontos de atenção dentro do novo cenário das informações trabalhistas junto ao Governo, por isso convém observar as dicas abaixo, que devem ajudar a evitar alguns problemas em seu processo de adaptação: Conte com parceiro especializado para auxiliar na revisão das suas políticas de aderência à última legislação; Procure simplificar e otimizar o fluxo de dados; Registre todas as modificações e certifique-se de que a conformidade seja implementada completamente; Busque um equilíbrio entre padronização e personalização da sua Folha de Pagamento; Envolva a área jurídica no processo de adequação ao esocial.

10 esocial 2.4: O QUE A REFORMA TRABALHISTA MUDOU NO LEIAUTE? Antes de falarmos sobre o esocial 2.4, vale lembrar que a Reforma Trabalhista foi implementada pela Lei /2017 que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017 e mudou mais de 100 artigos da CLT, dentre essas mudanças podemos citar alguns pontos como: - Modalidades de trabalho; - Jornada de trabalho; - Férias; - Remuneração; - Assistência Médica; - Gestantes; - Rescisão por Dispensa Coletiva. Caso você queira conhecer mais sobre a Reforma Trabalhista, acesse o site da ProPay e conheça nosso ebook: Os impactos da Reforma Trabalhista na rotina das empresas e no esocial Dentre as alterações da versão 2.4 do esocial, foi criado o evento S Convocação para trabalho intermitente, que aborda especificamente o Trabalho Intermitente. Ele veio com a mudança da legislação, para informação dessa modalidade de contrato, com dados como jornada(s) diária(s) e local da prestação dos serviços.

11 esocial 2.4: O QUE A REFORMA TRABALHISTA MUDOU NO LEIAUTE? As mudanças não pararam apenas no evento S2206, a Reforma Trabalhista também trouxe alteração no leiaute do registro S1200 que trata de Remuneração de Trabalhador Vinculado ao Regime Geral de Previdência Social. A mudança cria um grupo para informar os códigos das convocações no regime de trabalho intermitente no que se refere a remuneração. Outros eventos que podemos citar alterações são: S2200 que refere-se ao Cadastramento Inicial do Vinculo e Admissão/Ingressso de Trabalhador e o S2230 Afastamento Temporário. Todos esses eventos foram detalhados seus envios no Manual de Orientação do esocial. Caso você deseje fazer download do material, acesse o blog ( Todas as alterações da nova versão do leiaute, incluindo as modificações para atender a Reforma Trabalhista, você encontra na publicação da versão 2.4 do leiaute do esocial traz o documento Controle de Alterações Leiautes 2.3 para 2.4.

12 COMO SUA EMPRESA DEVE SE ORGANIZAR RECURSOS HUMANOS JURÍDICO FINANCEIRO Como dito anteriormente, a organização da empresa é um fator determinante para a adequação ao esocial, permitindo que a empresa aproveite melhor os benefícios do novo sistema e evite prejuízos junto ao Governo. Para uma adequação plena às novas exigências, a empresa precisa coordenar os esforços de diversas áreas, como podemos ver na figura ao lado: TECNOLOGIA OPERACIONAL/ TÉCNICA É importante que a própria direção da empresa entenda o impacto da mudança e incentive a criação de um grupo de trabalho que envolva os responsáveis dos departamentos relevantes. Será necessário realizar treinamentos e revisar rotinas de trabalho, bem como garantir bom fluxo de informações na empresa, para que todos estejam devidamente informados. O esocial, portanto, deve promover um impacto nas empresas, levando possivelmente a algumas mudanças culturais, desde as práticas do RH até o relacionamento do departamento com os colaboradores. Como por exemplo, o afastamento do funcionário devido a questões de saúde, sem que o gestor comunique o departamento de Recursos Humanos sobre o ocorrido. Como dito anteriormente, o esocial não altera a legislação, mas muda a forma de envio e apresentação dos dados aos agentes do Governo; analogamente, a fiscalização de informações - que atualmente ocorre a partir da visita de um fiscais da Receita Federal ou do Ministério do Trabalho, passa a ser online. Com o esocial, portanto, essa conferência poderá ser automática e aplicada à totalidade dos dados submetidos, e a empresa que não se adequar a essas novas práticas poderá sofrer as punições já previstas nas legislações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, o que deve ocorrer ainda mais rapidamente do que ocorria no formato anterior. CONTÁBIL FOLHA DE PAGAMENTO e-social MEDICINA DO TRABALHO

13 O T.I. E SUA PARTICIPAÇÃO NO esocial Sendo um sistema idealizado já de uma perspectiva totalmente digital, o esocial tem um cunho técnico forte e exige o comprometimento de outros departamentos de uma empresa, como a de TI. A partir da sua vigência, o sistema exigirá a catalogação e o registro dos dados diariamente, junto aos recibos e protocolos que deverão ser armazenados pela empresa, o que só aumenta os desafios diários dos centros de processamento de dados, backups e acessibilidade. Some-se a isso o fato de que o empregador ainda deverá gerar arquivos eletrônicos contendo informações especificadas nos modelos do esocial, assiná-los digitalmente e transformá-los em documentos eletrônicos de acordo com a legislação brasileira, a fim de assegurar a integridade dos dados e a autoria do emissor; naturalmente, as empresas precisam garantir que todas as informações estejam corretas antes do envio, caso contrário, podem receber severas multas. Para que todo este processo flua sem surpresas e problemas, as áreas de TI e RH devem trabalhar em conjunto durante o processo de adequação às exigências do esocial, desde o levantamento das informações até os ajustes necessários em sistemas internos. O desafio em unir os departamentos é simplificar o processo, unificar dados, além verificar o conteúdo legal de cada processo e dado, evitando problemas posteriores.

14 PONTOS DE ATENÇÃO E BENEFÍCIOS O esocial não veio para dificultar a vida dos profissionais, pelo contrário, ele foi desenvolvido para agilizar e desburocratizar os processos. Para que isso ocorra, é necessário que as empresas revejam algumas práticas, como: Certificar-se de que as áreas conseguirão cumprir os prazos de envio das informações ao departamento de RH, tais como demissão e afastamento temporário; Avaliar a forma como reunirão todas as informações necessárias, para que o RH tenha acesso ao histórico e possa organizá-las em ordem cronológica; Planejar e determinar previamente de onde cada uma das informações virá e como serão registradas para o envio e armazenamento; Averiguar se os processos de Admissão, Folha de Pagamentos e Acidentes de Trabalho estão coerentes com as exigências do Governo, levando em consideração os prazos de submissão. Outro ponto importante é relativo ao registro dos dados do empregado dentro dos sistemas da própria empresa pois este é um dos problemas mais frequentes no momento do envio. É importante garantir que os dados de identificação (CPF, PIS, nome e data de nascimento) estejam corretos, pois havendo inconsistência o cadastro no esocial será rejeitado. Segundo um levantamento da ProPay, em média, 21% dos colaboradores apresenta algum problema com relação à sua qualificação cadastral. Boa parte da responsabilidade por esta realidade está no fato de que a legislação brasileira é complexa, fazendo com que mesmo uma empresa que procura fazer tudo corretamente ainda possa não estar totalmente adequada às suas exigências e obrigações. Existem alguns riscos de uma adequação tardia as demandas do esocial, estão: Não cumprir o prazo limite para o envio das informações; Não garantir adequação/atualização dos dados; Não possuir um sistema seguro para registro das informações, protocolos e recibos de autenticação.

15 ERROS COMUNS QUE NÃO DEVEM ACONTECER Para evitar problemas com o Governo, você já sabe que deverá manter seus dados atualizados, prestar a atenção nas regras de validação dos layouts, nos prazos de envios e nas informações comuns das tabelas, dos eventos periódicos ou não-periódicos, mas onde estão os possíveis erros? Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) diferente do cargo A empresa deverá informar no cadastro dos funcionários, a tabela de cargos com a nomenclatura correta e a indicação do número do CBO. Controle de Processos de Recolhimentos e Retenções Não controlar os processos administrativos e judiciais que afetem tributos, retenção de tributos, contribuições previdenciárias e imposto de renda, poderão gerar penalidades no esocial Desligamentos Caso o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio ou a empresa dispensá-lo sem cumprir o aviso, a empresa tem o prazo de até 10 dias, a contar da comunicação para fazer o pagamento e envio ao esocial e o empregado, como prevê o Artigo 4 da CLT.

16 ERROS COMUNS QUE NÃO DEVEM ACONTECER Fique sempre atento aos prazos, pois poderão ser os fatores de maior penalidades e multas que as empresas sofrerão com o esocial em opeção, confira alguns exemplos: Atenção aos prazos de Exames Médicos O não cumprimento das entradas no prazo poderá acarretar uma multa de R$ 4.025,33. Então fique atento, pois todas as datas de exames médicos ocupacionais terão que ser informadas dentro do esocial. Segundo a Norma Regulamentadora 7 do Ministério do Trabalho, há prazos definidos para que os empregados façam os exames médicos e obtenham o ASO Atestado de Saúde Ocupacional. Um bom sistema pode alertar para os vencimentos, com alguma antecedência. Em alguns casos, quando o empregado mudar de ambiente de trabalho, com mudança de riscos ocupacionais, o sistema poderá alertar sobre a necessidade de fazer, novos exames médico. Admissões Fique com seus dados em dia, pois suas admissões não poderão ser feitas de forma retroativa. No esocial será exigido o cadastro das admissões de forma preliminar, com apenas 3 dados (data de admissão, nascimento e o CPF), ou o cadastro completo do colaborador antes que ele inicie o trabalho (até um dia antes). Não é possível informar a data de admissão DEPOIS que o funcionário começa a trabalhar. Desta forma fique atento aos prazos e evite punições. O esocial não está mudando a Legislação, apenas fiscalizando e exigindo o cumprimento dos prazos.

17 FASES DA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL Neste primeiro momento, a medida é voltada para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais, que passam ter a utilização obrigatória do programa a partir de 8 de janeiro de Esse grupo representa mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores. Faseamento para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões anuais (2016):

18 FASES DA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL A implantação em cinco fases também será adotada para as demais empresas privadas do país, incluindo micros e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados. Já para os órgãos públicos, o esocial torna-se obrigatório a partir de 14 de janeiro de Quando totalmente implementado, o esocial reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores do setor público e privado do país em um único sistema. Faseamento para as empresas que não atingiram o faturamento de R$ 78 milhões (2016)

19 A PROPAY Especializada na prestação de serviços e tecnologia para o RH, a ProPay dedica-se às soluções que envolvem a Gestão de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento e Consultoria e Gestão de Benefícios. Tudo isso seguindo as melhores práticas do mercado, asseguradas pela nossa área de Qualidade, que monitora todos os processos para que sua empresa receba sempre um serviço eficiente, preciso e que se ajuste as suas necessidades operacionais. Aliando tecnologias de ponta, equipes altamente qualificadas e um sistema de gestão de monitoramento de atividades em tempo real (SGO), a ProPay permite que você tenha acesso a todos os seus dados de forma rápida e realize downloads de diversos tipos de relatórios, que auxiliam na tomada de decisão da sua empresa. Isso se traduz em um serviço consistente, confiável e ágil. Ao contar com o apoio da ProPay na adequação ao esocial, sua empresa automaticamente conta com uma infraestrutura segura para o envio e armazenamento das informações, tecnologia para a gestão dos processos de RH, além de um time de especialistas técnicos e jurídicos disponíveis em células para dar suporte na adequação e cumprimento das exigências do esocial.

20 Av. Paulista, Nº 2.300, 5º andar Bela Vista São Paulo-SP CEP:

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

esocial São Paulo, Janeiro de Produzido pelo Departamento de Strategic Marketing&Communications da ADP em parceria com a EY

esocial São Paulo, Janeiro de Produzido pelo Departamento de Strategic Marketing&Communications da ADP em parceria com a EY São Paulo, Janeiro de 2017. Produzido pelo Departamento de Strategic Marketing&Communications da ADP em parceria com a EY Sumário Introdução 02 O O e o cronograma para as empresas Principais mudanças para

Leia mais

Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada? Sua empresa está preparada? Tenho todas as informações solicitadas? Quando entra em vigor? Que áreas serão impactadas? Quem são os donos das informações? As informações serão cruzadas? É só folha de pagamento?

Leia mais

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E-SOCIAL Contato: (63) 9 8438-0438 9 8453-9301 marciosousa@fococontadores.com.br Márcio Sousa Contador

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. Objetivos O que diz a Legislação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria O que é? O esocial é um projeto

Leia mais

Os Desafios do e- Social

Os Desafios do e- Social kpmg Minuta Proposta para prestação de serviços profissionais 0 TAX Os Desafios do e- Social Marcus Vinicius S. Gonçalves 18 de maio de 2015 O que é o esocial? Significado Sistema de Escrituração Fiscal

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para Navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO esocial E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO Aqui você conhecerá mais sobre as funções do esocial como ferramenta efetiva para o cumprimento das obrigações legais do condomínio. Saberá quais são as obrigações

Leia mais

10 passos para. implantação do esocial

10 passos para. implantação do esocial 10 passos para implantação do esocial O que é o esocial? É um projeto do Governo Federal que irá unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores. O sistema irá requerer

Leia mais

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3 E-S OCIAL VERSÃO 2.3 PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES A versão 2.3 do esocial para armazenamento das informações está disponível e sua implantação com prazo oficial determinado pela Resolução do Comitê Diretivo

Leia mais

PRORH - esocial

PRORH - esocial 1 A atual exigência e competitividade do mercado, condiciona as empresas a buscarem soluções estratégicas que agreguem valor ao seu negócio, valorizando e aprimorando a gestão do capital humano. A Projeto

Leia mais

Índice. Guia rápido do esocial

Índice. Guia rápido do esocial Índice Introdução Capítulo 1 O que é o esocial? Capítulo 2 Quem participa? Capítulo 3 Funcionamento Capítulo 4 Impactos do esocial Capítulo 5 - Soluções 03 04 07 10 14 16 2 Introdução Olá, tudo bem? A

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

Sinóptico esocial. Conceito

Sinóptico esocial. Conceito Sinóptico esocial Conceito O esocial é parte de um sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

Atualizações sobre o: esocial

Atualizações sobre o: esocial Atualizações sobre o: esocial Por Cristiani Fonseca Objetivo O esocial desde a sua implementação passou por algumas atualizações o objetivo do Governo Federal é simplificar a prestação das informações

Leia mais

esocial: Sistema será implantado em cinco fases a partir de janeiro de 2018

esocial: Sistema será implantado em cinco fases a partir de janeiro de 2018 esocial: Sistema será implantado em cinco fases a partir de janeiro de 2018 Quando totalmente implementado, esocial reunirá informações de mais de 44 milhões de es O Comitê Gestor do esocial anunciou,

Leia mais

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas.

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas. Objeto do esocial O esocial tem por objeto, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício

Leia mais

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada?

esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? esocial O Que é? Sua Empresa está Preparada? Sua empresa sabe o que é o esocial? O que você sabe sobre o esocial? O que você pensa que aconteceria se entrasse em vigor amanhã? Sua empresa está preparada

Leia mais

** Decreto nº 6.022, de 02 de janeiro de 2007.

** Decreto nº 6.022, de 02 de janeiro de 2007. O que é o /// esocial? É um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Deverão ser enviadas informações: Trabalhistas, Tributárias

Leia mais

TEMA: 28/03.QUA 15 ÀS 16H ACESSO DISPONÍVEL EM 28/03/18 QUA 15H ÀS 16H

TEMA: 28/03.QUA 15 ÀS 16H ACESSO DISPONÍVEL EM 28/03/18 QUA 15H ÀS 16H TEMA: esocial: IMPACTOS PARA AS IES 28/03.QUA 15 ÀS 16H ACESSO DISPONÍVEL EM 28/03/18 QUA 15H ÀS 16H esocial: impactos para as IES Principais Tópicos: 1. O que é e qual a proposta do esocial 2. Como ele

Leia mais

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das

Leia mais

esocial 2ª FASE 16 exemplos de aplicações dos prazos

esocial 2ª FASE 16 exemplos de aplicações dos prazos esocial 2ª FASE 16 exemplos de aplicações dos prazos Eventos que compõem a fase; Prazos dos 14 eventos não periódicos; Exemplos reais; E muito mais! Dicas de leitura deste ebook Este ebook é interativo,

Leia mais

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS. Os impactos do esocial para a administração da sua empresa

OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS. Os impactos do esocial para a administração da sua empresa OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS 3-5 - 6-7 - 8 - O QUE É O esocial? CRONOGRAMA DO esocial CADASTRAMENTO - SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E TABELA DE HORÁRIOS OS IMPACTOS DO esocial

Leia mais

A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial.

A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial. FONTE > http://www.alterdata.com.br/esocial A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial. O projeto que envolve a Receita Federal,

Leia mais

Cartilha. esocial. Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do esocial, versão 2.1

Cartilha. esocial. Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do esocial, versão 2.1 Elaborada com base nas informações constantes do Manual de Orientação do, versão 2.1 Índice Introdução... 3 Legislação... 4 Perguntas e Respostas... 5 2 Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração

Leia mais

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações...

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Consequências Dificuldades para garantir os direitos dos trabalhadores 2,5

Leia mais

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica.

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica. Requisitos para adequar sua empresa ao e-social O e-social é o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas instituído pelo Decreto 8.373 de 11 de dezembro de

Leia mais

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações:

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: Fiscais Trabalhistas Previdenciárias esocial O Projeto do esocial

Leia mais

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) Rogério Andrade Henriques Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais

Leia mais

e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST

e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas SPED Sistema Público de Escrituração Digital? e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST GUSTAVO NICOLAI RH FISCAL

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE PROCEDIMENTOS O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? WWW.GRUPOEPICUS.COM.BR O QUE É O E-SOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,

Leia mais

esocial E OS IMPACTOS NA GESTÃO EMPRESARIAL

esocial E OS IMPACTOS NA GESTÃO EMPRESARIAL esocial E OS IMPACTOS NA GESTÃO EMPRESARIAL O que é o esocial? Projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Geração digital da folha

Leia mais

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo.

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. DECRETO O Diário Oficial da União publicou no dia 12 de dezembro de 2014, o decreto que institui o chamado, sistema que vai unificar o envio das informações

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Ministério do Trabalho e Emprego GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias

Leia mais

Ação conjunta entre entidades. Receita, Previdência, Caixa, MTE... Substituição de obrigações atuais. Modelo baseado em XML/Webservices

Ação conjunta entre entidades. Receita, Previdência, Caixa, MTE... Substituição de obrigações atuais. Modelo baseado em XML/Webservices O projeto Proposta do Governo Ação conjunta entre entidades Receita, Previdência, Caixa, MTE... Substituição de obrigações atuais DIRF, SEFIP, RAIS... Modelo baseado em XML/Webservices Tecnologias já empregadas

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE esocial O QUE É O esocial? O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Por meio desse

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 05/2017 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

esocial: o que vem por aí?

esocial: o que vem por aí? esocial: o que vem por aí? Principais Tópicos: 1. O que é e quais os prazo para iniciar o envio de dados ao esocial? 2. Como ele afeta a IES: reflexos para gestores e operação do Acadêmico 3. O futuro

Leia mais

Webinar HOPER Atualizações do esocial para Instituições Educacionais. Objetivos do Webinar

Webinar HOPER Atualizações do esocial para Instituições Educacionais. Objetivos do Webinar Webinar HOPER Atualizações do esocial para Instituições Educacionais 2 Objetivos do Webinar Compreender com mais clareza o que é o esocial e como apoiar a sua IE no movimento de adequação. Identificar

Leia mais

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 O que é o e-social? O e-social é um projeto do Governo Federal que irá unificar a coleta de informações trabalhistas e propiciar aos órgãos fiscalizadores

Leia mais

esocial Jornada de preparação Maio, 2017

esocial Jornada de preparação Maio, 2017 esocial Jornada de preparação Maio, 2017 2 esocial o SPED Previdenciário Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas;

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL

MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL MANUAL OPERACIONAL DO E-SOCIAL @@ @@ 2 O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) é um instrumento de unificação da prestação de informações, que

Leia mais

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 Responsabilidade do Empregador e do Contador As informações prestadas ao esocial são de RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR, e toda atenção

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018 Contextualização e Abordagem Março de 2018 3 Confidencial - Todos os direitos reservados O que é? Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais,

Leia mais

decolando com o esocial Jéssica Fávaro

decolando com o esocial Jéssica Fávaro & ETAPA 1 02 O QUE É? 03 O QUE É ESOCIAL? O esocial é um programa do governo federal instituído pelo Decreto 8.373/14. A ideia inicial é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias)

Leia mais

esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas

esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas Conheça melhor nossas Soluções: E-SOCIAL O que é o esocial? Foi criado pelo decreto 8.373 de 12 de Dezembro de 2014. O esocial é um projeto integrante

Leia mais

UMA VISÃO DE RISCOS NO

UMA VISÃO DE RISCOS NO UMA VISÃO DE RISCOS NO esocial & EFD-REINF Por Mauro Negruni MAURO NEGRUNI Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT S.A. Autor, professor, consultor, palestrante e blogueiro, sendo considerado

Leia mais

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à Noticias E-Social A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à obrigatoriedade do esocial, os empregadores poderão efetuar o recolhimento mensal do FGTS até a competência

Leia mais

Cartilha de orientação

Cartilha de orientação Cartilha de orientação O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que todo empresário precisa saber para tornar-se um bom gestor e evitar que a empresa seja autuada de acordo com

Leia mais

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho E- social Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho esocial Leiaute - Janeiro Próximas entregas Planejamento de

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Objetivos O E-Social é um projeto do governo federal que vai coletar informações

Leia mais

esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista.

esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista. esocial na Prática Como se adaptar a esta nova obrigação trabalhista. O NOVO O esocial traz para as organizações a obrigatoriedade da Mudança. Desafiando as empresas para a Mudança de Cultura, com novas

Leia mais

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se)

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se) Seminário esocial na Administração Pública: Aspectos Gerais do esocial Aracaju (Se), 31/08/2018 Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju

Leia mais

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL Por Angelo Costa 4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER O ESOCIAL 2 Objetivo do esocial 1 Estabelecer a forma com que passam a ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e

Leia mais

esocial e-contab O Objetivo é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias) em um só lugar, agrupando as informações.

esocial e-contab O Objetivo é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias) em um só lugar, agrupando as informações. esocial Desde janeiro deste ano, cerca de 14 mil empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passaram a transmitir dados referentes à folha de pagamento para o sistema esocial. Essa obrigação, a

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 19/2018 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação Curso: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação de acordo com o NOVO Leiaute Publicado em 16/07/18 Prática no computador Data e Local: 11, 12 e 13 de setembro de 2019 Vitória, ES Auditório

Leia mais

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos Atualizado com a Versão 2.2 do esocial! Objetivo O treinamento tem por objetivo esclarecer a transição das informações exigidas atualmente,

Leia mais

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS Cartilha esocial 2 O que é o esocial? ESOCIAL DOMÉSTICO / SIMPLES DOMÉSTICO O recolhimento obrigatório a partir da competência OUTUBRO/2015. Por intermédio

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO O esocial O esocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento

Leia mais

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013 Ref.: nº 34/2013 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

Visão Geral do esocial

Visão Geral do esocial Roteiro 1) Visão geral do esocial; 2) Vantagem do novo modelo; 3) Funcionamento e os eventos do esocial; 5) Situação atual do projeto; 6) Cronograma de implantação. Visão Geral do esocial O que é o esocial

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

O que fazer antes do envio?

O que fazer antes do envio? & O que fazer antes do envio? & Qualificação Cadastral Permite aos empregadores identificarem possíveis divergências entre CPF e PIS afim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões futuras

Leia mais

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha O que é o esocial? CONTABILIDADE Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência

Leia mais

Cronograma. - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial no Questor.

Cronograma. - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial no Questor. Leonardo Sell Leite Ricardo Marcos Cargnin Rogério Costa Beber Martins Novembro 2017 Cronograma - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial

Leia mais

O projeto integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, permitindo que as empresas cumpram suas

O projeto integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, permitindo que as empresas cumpram suas e-social Conceito: Sistema de integração entre contribuinte e fisco, habilitando, via webservice, a integração do sistema de geração de folha adquirido por empresa, escritório contábil ou pelo portal de

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital

Sistema de Escrituração Digital Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Gustavo Nicolai, MD, MsC Curitiba, 30.08.2018 esocial O que é? Registro

Leia mais

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES O Projeto SPED: O esocial é apenas uma das partes do projeto de governo integrante do sistema conhecido como SPED (instituído pelo Decreto nº 6.022/2007). O Portal do

Leia mais

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 João José do Desterro Auditor Fiscal do Trabalho MTb/SRT/RJ O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da

Leia mais

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos.

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos. 32 anos WORKSHOP e-social Recursos Humanos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Apresentação Com a versão atualizada e final

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO esocial Visualização do Sistema e Análise de Implantação Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00 Inserir Período

Leia mais

Informativo. Adequação dos sistemas TOTVS ao esocial

Informativo. Adequação dos sistemas TOTVS ao esocial Adequação dos sistemas TOTVS ao esocial A TOTVS S.A., na condição de desenvolvedora e provedora de sistema empresarial, vem divulgar aos seus clientes, o escopo de atuação para adequação de seus sistemas

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam

Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Prepare-se para a mudança! Eliane Valcam Objetivo do esocial O esocial é uma ferramenta desenvolvida pelo governo federal com o objetivo principal de coletar informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Em julho/2018 todas as empresas do nosso país entrarão no sistema do ESOCIAL, um sistema governamental unificado

Leia mais

esocial Decreto 8373/14

esocial Decreto 8373/14 esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão,

Leia mais

Entregas 2018 esocial, EFD - REINF e Bloco K

Entregas 2018 esocial, EFD - REINF e Bloco K Entregas esocial, EFD - REINF e Bloco K Reuters / Vasily Fedosenko 1 O INÍCIO DE UMA TRANSFORMAÇÃO Instituído em 2007, através do Decreto 6.022, o projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital

Leia mais

Cartilha de novos procedimentos

Cartilha de novos procedimentos O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos Escritório Contábil Verona (11) 4056-8081 vilma@contabilverona.com.br 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar

Leia mais

S Desligamento

S Desligamento S-2299 Desligamento Este evento registra as informações destinadas ao desligamento do trabalhador da empresa/órgão público. No Questor foram criados alguns campos para atender as especificações do layout,

Leia mais

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO NONO NONONO NONONO NONONO NONO Sistema Público de Escrituração Digital - SPED NONO NONONO NO Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas NONO NONO NONONO NONO

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 1 esocial o SPED Previdenciário Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias

Leia mais

O que é o esocial? É escrituração digital e faz parte do SPED. É um grande banco de dados, Fundamento legal: Decreto 8.373/2014.

O que é o esocial? É escrituração digital e faz parte do SPED. É um grande banco de dados,  Fundamento legal: Decreto 8.373/2014. O que é o esocial? Trata-se de Programa do governo federal que coletará dados e informações, trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias, relativas à contratação e utilização de profissionais

Leia mais

E-SOCIAL. JORGE FONSECA FILHO Contador

E-SOCIAL. JORGE FONSECA FILHO Contador E-SOCIAL JORGE FONSECA FILHO Contador jorge@savere.com.br www.savere.com.br INFORMAÇÕES SOBRE O E-SOCIAL 1. - Desde 2010 o Governo Federal vem estudando a possibilidade das empresas enviarem, através do

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

esocial EMPRESAS PARA QUE SERVE? COMO FUNCIONARÁ?

esocial EMPRESAS PARA QUE SERVE? COMO FUNCIONARÁ? INTRODUÇÃO O marco inicial da era digital entre a relação do Fisco com os contribuintes foi instituído pelo Decreto n 6.022, de janeiro de 2007, sendo ele referente ao Sistema Público de Escrituração Digital

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013 ACIL Leme, 18/12/2013 Jeziel Tadeu Fior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Sustentador Regional do Estado de São Paulo 8ª Região Fiscal e-social Sistema de Escrituração Digital das Obrigações

Leia mais

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt Gabriele Schmidt Contadora atuante no Terceiro Setor nas áreas de consultoria financeira,

Leia mais

O que é o esocial? É escrituração digital e faz parte do SPED. É um grande banco de dados, Fundamento legal: Decreto 8.373/2014.

O que é o esocial? É escrituração digital e faz parte do SPED. É um grande banco de dados,   Fundamento legal: Decreto 8.373/2014. O que é o esocial? Trata-se de Programa do governo federal que coletará dados e informações, trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias, relativas à contratação e utilização de profissionais

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

TÍTULO: AS DIFICULDADES PARA A ADAPTAÇÃO A MAIS NOVA OBRIGAÇÃO FISCAL O SPED E-SOCIAL

TÍTULO: AS DIFICULDADES PARA A ADAPTAÇÃO A MAIS NOVA OBRIGAÇÃO FISCAL O SPED E-SOCIAL TÍTULO: AS DIFICULDADES PARA A ADAPTAÇÃO A MAIS NOVA OBRIGAÇÃO FISCAL O SPED E-SOCIAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): JÉSSICA

Leia mais

Mardele E. T. Rezende

Mardele E. T. Rezende Mardele E. T. Rezende Especialista em Direito do Trabalho pela PUC; Gestora de RH; Coautora dos Livros Rotinas Trabalhistas e esocial prático para Gestores (Ed. Érica / Saraiva). Marilene Luzia da Silva

Leia mais