SEW-EURODRIVE PORTUGAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEW-EURODRIVE PORTUGAL"

Transcrição

1 SEW-EURODRIVE PORTUGAL Programas de Formação Técnica Edição Julho 2015

2 2 Acionamentos Eletromecânicos 3 Acionamentos ATEX 6 Conversor de Frequência MOVITRAC 31C 9 Conversor de Frequência MOVITRAC Conversor de Frequência MOVITRAC B 15 Conversor de Frequência MOVITRAC LT 18 Variador Tecnológico MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE Compact 21 Variador Tecnológico MOVIDRIVE B 24 Servo Acionamentos 27 Servo Controladores MOVIAXIS 30 Sistemas Descentralizados 33 Conversor de Frequência MOVIMOT 36 Acionamentos Mecatrónicos MOVIGEAR 39 MOVIPRO 42 MOVIFIT 45 Redutores Industriais 48 Projeto de Acionamentos 45 Controlo de Posição IPOS plus - Assembler 48 Controlo de Posição IPOS plus - C_Compiler 51 Bus de Campo 54 Sincronismo eletrónico 57 Controladores MOVI-PLC 60 Consolas de Operação DOP 63

3 3 Acionamentos Eletromecânicos Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, colocação em funcionamento, manutenção e diagnóstico de avarias de moto-redutores e motores com e sem freio. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Instalar e ligar eletricamente moto-redutores; Instalar e ligar eletricamente motores com e sem freio; Substituir moto-redutores e motores com e sem freio; Substituir e afinar freios; Identificar eventuais irregularidades e proceder à sua eliminação.

4 4 Acionamentos Eletromecânicos Programa Relance pela gama de produtos Tipos de redutores Séries R, RM, F, K, W, S, PSF Posições de montagem Opcionais para moto redutores Dados constantes da chapa de características Dados a fornecer na encomenda Fator de Serviço Classificação de cargas Exemplos de cálculo Manutenção de moto-redutores Cuidados a ter Substituição de lubrificante Procedimentos de manutenção Vista em explosão de motores Freios Motores freio Retificadores Princípio de funcionamento do freio Manutenção de freios Medição e modificação do binário de frenagem Verificação do retificador e bobina do freio Anomalias no funcionamento do freio Exercícios práticos

5 5 Acionamentos Eletromecânicos Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos com freio; Moto redutores assíncronos; Sobressalentes de freio. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade.

6 6 Acionamentos segundo a diretiva ATEX Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a seleção, instalação, colocação em funcionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em motores e moto-redutores de acordo com a diretiva ATEX. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Selecionar o tipo de proteção adequado ao ambiente potencialmente explosivo; Selecionar acionamentos de acordo com os tipos de proteção; Instalar e ligar eletricamente moto-redutores ATEX; Instalar e ligar eletricamente motores ATEX; Substituir moto-redutores e motores ATEX; Identificar eventuais irregularidades e proceder à sua eliminação.

7 7 Acionamentos segundo a diretiva ATEX Programa Relance pela gama de produtos Fundamentos da Proteção contra explosões Atmosferas potencialmente explosivas Novas Diretivas e Normas Tipos de protecção Acionamentos ATEX Motores elétricos Moto redutores Variação eletrónica Check-list para seleção de acionamentos Exercícios práticos

8 8 Acionamentos segundo a directiva ATEX Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos de acordo com a norma ATEX; Moto redutores de acordo com a norma ATEX. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade.

9 9 Conversores de Frequência MOVITRAC 31C Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Objetivos Gerais Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Conversores de Frequência MOVITRAC 31C. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

10 10 Conversores de Frequência MOVITRAC 31C Programa Relance pela gama de produtos Opções Vantagens da variação eletrónica de velocidade Controlo em malha aberta Controlo em malha fechada Esquemas elétricos Sessão prática Ligações elétricas Controlo: via consola Controlo via terminais Parametrização Três velocidades pré-definidas Seis velocidades pré-definidas Controlo do freio Um Conversor de Frequência a controlar vários motores Sinal analógico em corrente Utilização do software MCD-TOOLS Backups Deteção e eliminação de irregularidades

11 11 Conversores de Frequência MOVITRAC 31C Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; Conversores de Frequência MOVITRAC 31C; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação; Software MCD-TOOLS. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

12 12 Conversores de Frequência MOVITRAC 07A Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Conversores de Frequência MOVITRAC 07A. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

13 13 Conversores de Frequência MOVITRAC 07A Programa Relance pela gama de produtos Opções Vantagens da variação eletrónica de velocidade Tipos de controlo Controlador PI Esquemas elétricos Sessão prática Ligações elétricas Controlo: via consola Controlo via terminais Parametrização Três velocidades pré-definidas Seis velocidades pré-definidas Controlo do freio Um Conversor de Frequência a controlar vários motores Sinal analógico em corrente Utilização do software MOVITOOLS Backups Deteção e eliminação de irregularidades Exercícios práticos

14 14 Conversores de Frequência MOVITRAC 07A Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; Conversores de Frequência MOVITRAC 07A; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação; Software MCD-TOOLS. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

15 15 Conversores de Frequência MOVITRAC B Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Conversores de Frequência MOVITRAC B. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

16 16 Conversores de Frequência MOVITRAC B Programa Relance pela gama de produtos Descrição do sistema Vantagens da variação eletrónica de velocidade Gama de Conversores de Frequência MOVITRAC B Tipos de opções e respetiva instalação Características Controlo V/F e VFC Tipo de setpoint Opções de expansão do sistema Notas sobre Seleção Sessão prática Ligações elétricas Comissionamento Proteção do motor elétrico Parametrização Utilização do Software MOVITOOLS -MotionStudio Backups Deteção e eliminação de irregularidades Exercícios práticos

17 17 Conversores de Frequência MOVITRAC B Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; Conversores de Frequência MOVITRAC B; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação; Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

18 18 Conversores de Frequência MOVITRAC LT Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Conversores de Frequência MOVITRAC LT. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

19 19 Conversores de Frequência MOVITRAC LT Programa Relance pela gama de produtos Gama de Conversores de Frequência MOVITRAC LT Tipos de opções e respetiva instalação Características Aplicações típicas Ligações Consola integrada Comissionamento Grupos de parâmetros Ligações elétricas Proteção do motor elétrico Parametrização Deteção e eliminação de irregularidades Exercícios práticos Opções

20 20 Conversores de Frequência MOVITRAC LT Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; Conversores de Frequência MOVITRAC LT; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação; Software. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

21 21 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE compact Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE compact. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

22 22 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE compact Programa Relance pela gama de produtos Descrição do sistema Gama de Variadores Tecnológicos Tipos de opções e respetiva instalação Características Controlo VFC e CFC Tipo de setpoint Opções de expansão do sistema Notas sobre Seleção Cópia e segurança dos parâmetros e do programa IPOS Ligações elétricas Comissionamento Proteção do motor elétrico Parametrização Utilização da consola DBG11A Utilização do Software MOVITOOLS Backups Substituição de cartas opcionais Deteção e eliminação de irregularidades Sessão prática

23 23 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE compact Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos e síncronos Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE A e MOVIDRIVE compact e Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação; Software MOVITOOLS. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

24 24 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

25 25 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Programa Relance pela gama de produtos Descrição do sistema Vantagens da variação eletrónica de velocidade Sistemas de realimentação Gama de Variadores Tecnológicos Tipos de opções e respetiva instalação Características Controlo VFC e CFC Tipo de setpoint Opções de expansão do sistema Notas sobre Seleção Ligações elétricas Instalação EMC Comissionamento Proteção do motor elétrico Parametrização Utilização da consola DBG60B Utilização do Software MOVITOOLS Backups Substituição de cartas opcionais Deteção e eliminação de irregularidades Exercícios práticos

26 26 Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos e motores síncronos; Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

27 27 Servo-Acionamentos Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em servo motores. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Instalar e ligar eletricamente servomotores; Ligar eletricamente resolvers e encoders; Substituir servomotores; Identificar eventuais irregularidades proceder à sua eliminação.

28 28 Servo-Acionamentos Programa Relance pela gama de produtos Definição da tecnologia servo Aplicações de servo Acionamentos Vantagens e desvantagens dos servos Sistemas de realimentação Constituição dos servomotores Curvas velocidade/binário Servomotores síncronos e assíncronos Seleção de equipamento base Seleção de opcionais Variador Tecnológico MOVIDRIVE Seleção de equipamento base Seleção de opcionais Exercícios práticos Ligações elétricas Comissionamento Parametrização, análise dos parâmetros Backups

29 29 Servo-Acionamentos Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Servo motores assíncronos e síncronos; Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

30 30 Servo Controladores MOVIAXIS Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em Servo Controladores MOVIAXIS. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

31 31 Servo Controladores MOVIAXIS Programa Relance pela gama de produtos Descrição do sistema Vantagens do sistema MOVIAXIS Sistemas de realimentação Gama de módulos Tipos de opções e respetiva instalação Notas sobre Seleção Cópia e segurança dos parâmetros Sessão prática Ligações elétricas Instalação EMC Utilização do Software MOVITOOLS MotionStudio Comissionamento Parametrização dos módulos eixo Controlo via PDO Editor Controlo via do Módulo mestre Análise e Deteção de avarias Backups Manutenção Eliminação de irregularidades Exercícios práticos

32 32 Servo Controladores MOVIAXIS Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Servo motores síncronos; Servo Controladores MOVIAXIS. Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

33 33 Sistemas Descentralizados Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em MOVIMOT, em MOVI-SWITCH, em distribuidores de campo e em MOVIFITT. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

34 34 Sistemas Descentralizados Programa Relance pela gama de produtos Conceito de Sistemas descentralizados Vantagens da utilização de sistemas descentralizados Gama e aplicações Componentes dos sistemas descentralizados MOVIMOT MOVI-SWITCH Distribuidores de campo MOVIFIT Características técnicas Instalação mecânica Instalação elétrica - Esquemas elétricos Colocação em funcionamento, Operação e Manutenção Leds de diagnóstico Software MOVITOOLS -MotionStudio Deteção e resolução de avarias Exercícios práticos Instalação e ligação do MOVIMOT Controlo através de entradas digitais Controlo através das opções MBG11A e MLG11A Controlo através da opção MWA21A Controlo através de comunicação RS-485 Controlo através de Bus de Campo

35 35 Sistemas Descentralizados Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; MOVIMOT, MOVI-SWITCH, distrib. de campo; MOVIFITT ; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

36 36 Conversor de frequência MOVIMOT Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em MOVIMOT, em MOVI-SWITCH, em distribuidores de campo e em MOVIFITT. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

37 37 Conversor de frequência MOVIMOT Programa Relance pela gama de produtos Apresentação do Produto Principais funções do MOVIMOT Componentes do MOVIMOT Características de funcionamento Gama e opcionais Tipos de controlo Esquemas elétricos LED de diagnóstico Kit MOVIMOT Versão com AS-inteface integrado Funções especiais Exemplos práticos Controlo através de entradas digitais Controlo através das opções MBG11A e MLG11A Controlo através da opção MWA21A Controlo através de comunicação RS-485 Controlo através de Bus de Campo

38 38 Conversor de frequência MOVIMOT Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos; MOVIMOT, distribuidores de campo ; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

39 39 Acionamentos Mecatrónicos MOVIGEAR Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em MOVIGEAR e em MOVIFITT. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

40 40 Acionamentos Mecatrónicos MOVIGEAR Programa Relance pela gama de produtos Variantes do MOVIGEAR ; SNI Instalação em rede linha única DBC Comunicação directa binária DAC Comunicação directa AS-Interface DSC Comunicação directa SBus Características técnicas do MOVIGEAR Características técnicas do MOVIFIT - FDC Projeto - Seleção de equipamento e opcionais Instalação mecânica Instalação elétrica Configuração e colocação em funcionamento Operação e manutenção Deteção e resolução de irregularidades Exercícios práticos

41 41 Acionamentos Mecatrónicos MOVIGEAR Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Acionamento mecatrónico MOVIGEAR ; Controlador MOVIFITT ; Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12.

42 42 MOVIPRO Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em MOVIPRO. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias.

43 43 MOVIPRO Programa Relance pela gama de produtos Características técnicas do MOVIPRO - SDC Características técnicas do MOVIPRO - ADC Projeto - Seleção de equipamento e opcionais Instalação mecânica Instalação elétrica Configuração e colocação em funcionamento Operação e manutenção Deteção e resolução de irregularidades Ampliações de linhas Substituições de unidades Exercícios práticos

44 44 MOVIPRO Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado MOVIPRO. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de eletricidade.

45 45 MOVIFIT Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, comissionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em MOVIFIT. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Interpretar esquemas elétricos; Realizar ligações elétricas; Selecionar opcionais; Efetuar o comissionamento; Visualizar e alterar parâmetros; Realizar backups de parâmetros; Diagnosticar e eliminar avarias; Substituir unidades.

46 46 MOVIFIT Programa Relance pela tecnologia descentralizada Designação e nomenclatura Características técnicas do MOVIFIT Série MOVIFIT MC Série MOVIFIT SC Série MOVIFIT FC Funcionalidades Instalação mecânica Instalação elétrica Ligação de 24VDC Colocação em funcionamento em modo simplificado (Easy Mode) Colocação em funcionamento em modo Expert (Expert Mode) Comissionamento e diagnóstico Processamento de dados Operação e manutenção Deteção e resolução de irregularidades Exercícios práticos

47 47 MOVIFIT Duração 7 horas CT:4 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 18 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado MOVIFIT Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos eletricidade.

48 48 Redutores Industriais Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a instalação, colocação em funcionamento, manutenção e diagnóstico de avarias em redutores industriais. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Identificar as exigências de cada tipo de instalação/aplicação; Identificar as particularidades de cada tipo de unidade; Preparar a instalação mecânica de unidades e executar o seu comissionamento; Realizar inspecções periódicas; Planear acções de manutenção; Diagnosticar avarias

49 49 Redutores Industriais Programa Relance pela gama de produtos Gama de Redutores Industriais Diferentes componentes de um redutor industrial; Identificação dos elementos críticos; Notas sobre Seleção; Acessórios/componentes normalmente associados; Posições de montagem de redutores industriais; Características e particularidades dos vários tipos de redutor industrial; Cuidados no transporte; Planeamento da instalação; Cuidados na instalação; Comissionamento; Ensaios durante a fase de arranque; Intervalos de Inspeção e Manutenção; Monitorização da Condição; Planear a manutenção; Diagnóstico de avarias.

50 50 Redutores Industriais Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Redutores industriais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade.

51 51 Projeto de Acionamentos Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Inspeção e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para o Projeto e colocação em operação de Acionamentos. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Selecionar o tipo de Acionamentos adequado à aplicação; Planear a instalação de Acionamentos; Planear a colocação em funcionamento de Acionamentos.

52 52 Projeto de Acionamentos Programa Relance pela gama de produtos Definição de Acionamento. Características técnicas. Noções básicas do motor de corrente alternada Motor assíncrono e servomotor síncrono. Princípios do variador eletrónico de velocidade. Formas de comunicação com o PLC. Opcionais para os Acionamentos e respetiva função. Ventilação forçada, freio, sensor térmico, ventilador de inércia, etc. Vantagens do sistema realimentado. Vantagens da ligação em triângulo. Proteção eficaz dos acionamentos. Compatibilidade eletromagnética. Exemplos de aplicação Seleção de Acionamentos Transportador de tela Transportador de corrente Transportador de rolos Carro transportador Mesa rotativa Elevação

53 53 Projeto de Acionamentos Duração 6 horas CT:3 PS:3 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 17 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Software de Projeto SEW Workbench. Documentação Atribuída Documentação do curso; Software de Projeto SEW Workbench. Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 12. Pré-Requisitos Conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade.

54 54 Controlo de Posição IPOS plus - Assembler Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Objetivos Gerais Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Programação e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a para a estruturação, diagnóstico e programação em linguagem Assembler de Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Utilizar o editor de programação do Assembler; Identificar as principais variáveis de Sistema; Explicar as principais instruções de programa; Identificar e explicar os parâmetros de máquina; Realizar programas em linguagem Assembler; Diagnosticar e eliminar erros de programação.

55 55 Controlo de Posição IPOS plus - Assembler Programa Relance pela gama de produtos Introdução ao controlo de posição IPOS plus Descrição do ambiente IPOS plus Visão geral dos recursos Etapas de programação Edição de programas Parâmetros de máquina Ambiente de programação Conjunto de Instruções Comandos aritméticos Comandos de comparação Comandos de comunicação Comandos de posicionamento Comandos de programação (lógica) Comandos Set Comandos especiais Variáveis de Sistema Realização de programas Deteção e correcção de erros de programação Lista de falhas de IPOS plus Eliminação das falhas Sessão prática

56 56 Controlo de Posição IPOS plus - Assembler Duração 7 horas CT:3 PS:4 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 18 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos prévios de variação eletrónica. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos e motores síncronos; Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 8.

57 57 Controlo de Posição IPOS plus - C _Compiler Destinatários e competências a desenvolver O curso é dirigido aos Técnicos de Manutenção, Projeto e Instrumentação Industrial, tendo sido concebido para conferir/desenvolver competências sobretudo ao nível de equipamentos/sistemas de movimentação, transporte, acondicionamento ou armazenamento de peças e produtos, designadamente: Domínio dos princípios fundamentais da tecnologia de Acionamentos; Instalação mecânica; Instalação elétrica; Programação e manutenção; Diagnóstico e resolução de pequenas avarias. Objetivos Gerais Dotar os formandos com os conhecimentos, competências e atitudes adequadas para a para a estruturação, diagnóstico e programação em linguagem C_Compiler de Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B. Objetivos Específicos No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências para: Utilizar o editor de programação do C; Identificar as principais variáveis de Sistema; Explicar as principais instruções de programa; Identificar e explicar os parâmetros de máquina; Realizar programas em linguagem C; Diagnosticar e eliminar erros de programação.

58 58 Controlo de Posição IPOS plus - C _Compiler Programa Relance pela gama de produtos Introdução ao controlo de posição IPOS plus Descrição do ambiente IPOS plus Visão geral dos recursos Etapas de programação Edição de programas Parâmetros de máquina Ambiente de programação Conjunto de Instruções Comandos aritméticos Comandos de comparação Comandos de comunicação Comandos de posicionamento Comandos de programação (lógica) Comandos Set Comandos especiais Variáveis de Sistema Realização de programas Deteção e correcção de erros de programação Lista de falhas de IPOS plus Eliminação das falhas Sessão prática

59 59 Controlo de Posição IPOS plus - C _Compiler Duração 7 horas CT:3 PS:4 CT: Científico-tecnológico PS: Prática Simulada Horário Das 10 às 18 horas. Modalidade de Formação Formação contínua / de atualização. Metodologia de Formação Este curso recorre a metodologias pedagógicas afirmativas, com predomínio para o método demonstrativo. Decorrendo a formação na DRIVEACADEMY ou nas instalações do cliente, o formando irá dispor de módulos de ensaio e teste, bem como do apoio individualizado por parte do formador. Forma de Organização Formação - ação presencial. Pré-Requisitos Conhecimentos prévios de variação eletrónica. Metodologia de Avaliação O curso será alvo de avaliação ao nível reativo e sumativo. Material Utilizado Motores assíncronos e motores síncronos; Variadores Tecnológicos MOVIDRIVE B Opcionais. Documentação Atribuída Documentação do curso; Instruções de operação. Software MOVITOOLS -MotionStudio Local DRIVEACADEMY - - Instalações da SEW-EURODRIVE na Mealhada ou nas instalações do cliente. Nº de Participantes Máximo 8.

SEW-EURODRIVE PORTUGAL. Programas de Formação Técnica

SEW-EURODRIVE PORTUGAL. Programas de Formação Técnica SEW-EURODRIVE PORTUGAL Programas de Formação Técnica ÍNDICE Curso Página Accionamentos Electromecânicos 3 Accionamentos ATEX 6 Conversor de Frequência MOVITRAC 31C 9 Conversor de Frequência MOVITRAC 07

Leia mais

Ano Letivo 2015/2016 Ciclo de Formação: 2013-2016 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-000424 AUTOMAÇÃO E COMANDO,12ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

Ano Letivo 2015/2016 Ciclo de Formação: 2013-2016 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-000424 AUTOMAÇÃO E COMANDO,12ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL COMANDO AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ELETRÓNICA AUTOMAÇÃO E Ano Letivo 2015/2016 Ciclo de Formação: 2013-2016 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-000424

Leia mais

Seleção de acionamentos

Seleção de acionamentos ESPECIAL Seleção de acionamentos Augusto Ottoboni Os servo-acionamentos ainda são uma incógnita para muitos profissionais de diferentes segmentos do mercado, trazendo a estes profissionais que se deparam

Leia mais

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação.

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação. Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012

FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fotografia Digital e Pós-produção de imagem. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O "Curso de Fotografia

Leia mais

Apresentação Wintek.Center... 4. Programa das Ações de Formação... 3. Básico de Refrigeração e Climatização... 6

Apresentação Wintek.Center... 4. Programa das Ações de Formação... 3. Básico de Refrigeração e Climatização... 6 ÍNDICE Apresentação Wintek.Center... 4 Programa das Ações de Formação... 3 Básico de Refrigeração e Climatização... 6 Automação, Controlo e Instrumentação... 7 Electricidade de Sistemas de Refrigeração

Leia mais

ACTOS PROFISSIONAIS GIPE. Gabinete de Inovação Pedagógica

ACTOS PROFISSIONAIS GIPE. Gabinete de Inovação Pedagógica ACTOS PROFISSIONAIS GIPE Gabinete de Inovação Pedagógica Cooptécnica Gustave Eiffel, CRL Venda Nova, Amadora 214 996 440 910 532 379 Março, 10 MECATRÓNICA 1 GIPE - Gabinete de Inovação Pedagógica Comunicar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Curso Profissional de Técnico de Inst. Elétricas 2012/2013 Eletricidade e Eletrónica (117 h 156t)

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Curso Profissional de Técnico de Inst. Elétricas 2012/2013 Eletricidade e Eletrónica (117 h 156t) Eletricidade e Eletrónica (117 h 1t) Total de Aulas Previstas ( min) 1 1º Período - 13 SET / 1 DEZ 2º Período - 3 JAN / 1 MAR 1 3º Período - 2 ABR / 0 Módulo : - Transístor Bipolar - (27h / 3t) Conhecer

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES 1 / 6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES 1 / 6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES Publicação e actualizações Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de

Leia mais

Referencial do Curso de Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra- Incêndios (Extintores e SADI) 1. MÓDULOS:

Referencial do Curso de Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra- Incêndios (Extintores e SADI) 1. MÓDULOS: Referencial do Curso Técnico de Equipamento e Sistemas de Segurança Contra-Incêndios (Extintores e SADI) [2011] 1. MÓDULOS: Unidade 1 - Introdução e enquadramento da actividade de Técnico de Equipamento

Leia mais

Competitividade. Redutores Industriais. Série X na vanguarda da tecnologia de redutores industriais. Serviços SEW

Competitividade. Redutores Industriais. Série X na vanguarda da tecnologia de redutores industriais. Serviços SEW Competitividade A competitividade está e vai continuar a estar na ordem do dia. Esta palavra é usada para justificar todos os esforços e sacrifícios ligados ao investimento, à produtividade e à inovação.

Leia mais

DPT - SEW EURODRIVE PORTUGAL - 2001. Armazém Automático

DPT - SEW EURODRIVE PORTUGAL - 2001. Armazém Automático Armazém Automático Quartas-feiras com a Indústria - Dep. Engª Mecânica 17 Out. 2001 1 Armazém Automático - Índice Grupo SEW - Eurodrive SEW - Eurodrive Portugal Armazém Automático - Definição e Vantagens

Leia mais

TÉCNICO(A) INSTALADOR DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS

TÉCNICO(A) INSTALADOR DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS TÉCNICO(A) INSTALADOR DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD Duração (H) Sistemas solares fotovoltaicos 4587 50 Módulos solares fotovoltaicos 4588 50 Projeto de sistema solar fotovoltaico

Leia mais

Política de Treinamento DME

Política de Treinamento DME Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando

Escola Secundária/3 da Maia Cursos em funcionamento 2009-2010. Técnico de Electrónica, Automação e Comando Ensino Secundário Diurno Cursos Profissionais Técnico de Electrónica, Automação e Comando PERFIL DE DESEMPENHO À SAÍDA DO CURSO O Técnico de Electrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: Técnico de Instalações Elétricas DISCIPLINA: Eletricidade / Eletrónica N.º TOTAL DE MÓDULOS: 8 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 N.º 1 30 Corrente Contínua Identificar

Leia mais

Reparador de Circuitos Eletrônicos

Reparador de Circuitos Eletrônicos Reparador de Circuitos Eletrônicos O Curso de Reparador de Circuitos Eletrônicos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento e a reparação

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL OPERADOR(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Operador/a de Electrónica Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/16

PERFIL PROFISSIONAL OPERADOR(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Operador/a de Electrónica Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/16 PERFIL PROFISSIONAL OPERADOR(A) DE ELECTRÓNICA PERFIL PROFISSIONAL Operador/a de Electrónica Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/16 ÁREA DE ACTIVIDADE - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO OBJECTIVO GLOBAL

Leia mais

CR20C. Manual do Usuário

CR20C. Manual do Usuário CR20C Manual do Usuário Descrição Geral Controlador para ar condicionado CR20C O CR20C é um controlador digital microprocessado de baixo custo e de fácil programação e instalação. O seu avançado software

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE ELECTRÓNICA PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/10 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) -

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral.

Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral. Ementas: Cálculo Diferencial e Integral 80hrs Funções de uma variável e seus gráficos; Limites e continuidade; Derivada; Diferencial; Integral. Desenho Mecânico 80hrs Normalização; Projeções; Perspectivas;

Leia mais

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h

TopSolid Design para Projecto de Moldes e TopSolid' Electrode 489 - Outros Programas Informáticos Nâo Classificados. Duração 88 h PROGRAMA DE FORMAÇÃO Curso Área de Formação Local Instalações da CadSolid - Leiria Duração h Formador Gonçalo Lemos Data 2/07/201 Destinatários Pré-Requisitos TopSolid Design para Projecto de Moldes e

Leia mais

Plano de Curso Eletrônica de Máquinas

Plano de Curso Eletrônica de Máquinas PLANO DE CURSO MSOBRFDETM08 PAG1 Plano de Curso Eletrônica de Máquinas Justificativa do curso As máquinas e equipamentos modernos tem recebido tecnologias cada vez mais modernas e sofisticadas, utilizam

Leia mais

Tema Objetivos Conteúdos

Tema Objetivos Conteúdos Nº módulo CURSO VOCACIONAL - ELETRICIDADE, INFORMÁTICA E NOÇÕES BÁSICAS DE FINANÇAS 3.º Ciclo 2 anos. DISCIPLINA: Área Vocacional de Informática Distribuição Modular Tema Objetivos Conteúdos Aulas 45 1

Leia mais

Engenharia de Accionamentos \ Accionamentos Electrónicos \ Integração de Sistemas \ Serviços. CDS Complete Drive Service A gama modular de serviços

Engenharia de Accionamentos \ Accionamentos Electrónicos \ Integração de Sistemas \ Serviços. CDS Complete Drive Service A gama modular de serviços Engenharia de Accionamentos \ Accionamentos Electrónicos \ Integração de Sistemas \ Serviços CDS Complete Drive Service A gama modular de serviços 2 Overline CDS Complete Drive Service A estratégia de

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE ELECTRÓNICA PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Electrónica Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE - ELECTRÓNICA E AUTOMAÇÃO OBJECTIVO GLOBAL -

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Iluminação Profissional com flash portátil FORMADOR: LUÍS SIMÕES ÑO Formador Carlos Marcela Designação do Curso Iluminação profissional com flash portátil INTRODUÇÃO

Leia mais

Monitor de Temperatura MONITEMP

Monitor de Temperatura MONITEMP ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MoniTemp foi desenvolvido para supervisionar até 3 (três) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Soluções em Automação INDUSTRIAL TRAINING. STEP 5 Standard ( Básico). Duração: 40 horas. Público Alvo. Este curso se destina a profissionais das áreas de planejamento,

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL

SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL ALIMENTOS SENAI RR SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS Catálogo de Cursos 1. TÍTULO ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DE RODAS Preparar profissionais para identificar os ângulos

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis As melhores soluções para sua Automação Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis Disponíveis em nosso site www.weg.com.br Softwares WEG Automação Alguns dos softwares

Leia mais

UNIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS DE CONTAGEM

UNIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS DE CONTAGEM ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 441 27 de abril de 2012 Página 2 de 13 ÍNDICE Registo das revisões... 4 1. Objectivo... 5 2. Âmbito... 5 3. Referências... 5 3.1. Externas... 5 3.2. Internas... 5 4. Definições

Leia mais

Referencial do Curso Acondicionamento de Carga Estiva e Amarração

Referencial do Curso Acondicionamento de Carga Estiva e Amarração Referencial do Curso Acondicionamento de Carga Estiva e Amarração [2010] 1. DATA DE INICIO: De acordo com o Plano de Formação 2. DATA DE FIM: De acordo com o Plano de Formação 3. MÓDULOS: Módulo 1 Acondicionamento

Leia mais

CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO. GL-T540 Painel de Controle

CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO. GL-T540 Painel de Controle CONTROLADOR ELETRÔNICO DE AR CONDICIONADO GL-T540 Painel de Controle MANUAL PARA OPERADOR Maio 2005 Rev. BI Versão Software: 1.1 SUMMARIO 1) INTRODUÇÃO... 03 1.1) Introdução... 03 1.2) Painel de Controle...

Leia mais

ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO

ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO ELETRÓNICA E AUTOMAÇÃO QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD (H) Análise de circuitos em corrente contínua 6008 25 Corrente alternada 6010 25 Eletrónica industrial 6023 25 Instalações elétricas - generalidades 6075

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 235, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE DOMINGOS SEQUEIRA Ano Lectivo 2006/2007

ESCOLA SECUNDÁRIA DE DOMINGOS SEQUEIRA Ano Lectivo 2006/2007 Ano Lectivo 006/007 Ano º Turma K Curso Tecnológico de Eletrotecnia e Electrónica Apresentação do programa da disciplina ª SEA Texto Lírico Fernando Pessoa e seus heterónimos 6 ºP Português ª SEA Texto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO. Micro Master. Midi Master

PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO. Micro Master. Midi Master 1 PROGRAMAÇÃO FÁCIL DO Micro Master E Midi Master Preparado por ASI 1 PS 2 1. PARAMETRIZAÇÃO BÁSICA INICIAL...3 1.1 AJUSTES INICIAIS DO APARELHO...3 1.2 AJUSTE DE TEMPOS DE ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO...3

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR

PLANIFICAÇÃO MODULAR Direção Regional de Educação Centro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA ESCOLA SECUNDÁRIA/3º DR.ª M.ª CÂNDIDA ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS Curso Profissional em funcionamento no âmbito

Leia mais

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO DESIGNAÇÃO DO CURSO E-Tutor: especialização pedagógica em e-learning DURAÇÃO DO CURSO 60 HORAS LOCAL E DATAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 1. VIRTUAL LEARNING CENTER

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais

Gerência de Redes NOC

Gerência de Redes NOC Gerência de Redes NOC Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os conceitos fundamentais, assim como os elementos relacionados a um dos principais componentes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Operadores de Grupos Eletrogéneo com Facilidades de

Operadores de Grupos Eletrogéneo com Facilidades de 1 CARATERIZAÇÃO RESUMIDA 1.1 Objetivo No final da ação os formandos deverão ser capazes de: Dominar os procedimentos operacionais para a realização do socorro de Quadro de BT dos diferentes PTs a partir

Leia mais

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular

Plano Curricular Plano Curricular PlanoCurricular Área de formação 522. Eletricidade e Energia Curso de formação Técnico/a de Instalações Elétricas Nível de qualificação do QNQ 4 Componentes de Sociocultural Duração: 775 horas Científica Duração: 400

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

AMÉRICA LATINA PROGRAMA DE TREINAMENTO TÉCNICO

AMÉRICA LATINA PROGRAMA DE TREINAMENTO TÉCNICO VACON AMÉRICA LATINA PROGRAMA DE TREINAMENTO TÉCNICO 2014 1 Atualizando os nossos parceiros O programa de treinamentos VACON oferece aos participantes a possibilidade de se tornarem especialistas no campo

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Archicad 15. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da formação o formando deverá ser capaz de criar a simulação de um edifício

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional.

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico de Técnico

Leia mais

Electron do Brasil. Tecnologia ao seu alcance. Tecnologia Digital. www.electrondobrasil.com. Catálogo Monitemp - rev3. Qualidade Comprovada!

Electron do Brasil. Tecnologia ao seu alcance. Tecnologia Digital. www.electrondobrasil.com. Catálogo Monitemp - rev3. Qualidade Comprovada! Electron do Brasil Tecnologia Digital Qualidade Comprovada! Ensaios de Tipo Realizados Tecnologia ao seu alcance Catálogo Monitemp - rev3 Produtos Certificados! www.electrondobrasil.com O Monitor de Temperatura

Leia mais

Manual de Parametrização pela IHM

Manual de Parametrização pela IHM Manual de Parametrização pela IHM Liberando acesso para modo de parametrização Pressione o botão para aparecer à seguinte tela: A senha de fábrica é: 0000 Caso tenha alterado a senha, coloque a senha atual.

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE Roland Yuri Schreiber 1 ; Tiago Andrade Camacho 2 ; Tiago Boechel 3 ; Vinicio Alexandre Bogo Nagel 4 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, a área de Sistemas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Grupo Alumni. CMTrain - Associação

Grupo Alumni. CMTrain - Associação CMTrain - Formação para metrologia por coordenadas Quando se trata de desenvolver e produzir novos produtos, a metrologia por coordenadas é crucial. No entanto, só se consegue aproveitar o potencial da

Leia mais

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms Treinamentos 2014 GE Intelligent Platforms Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

Monitor de Temperatura M96

Monitor de Temperatura M96 ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura M96 foi desenvolvido para supervisionar até 8 (oito) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Geradores de turbinas eólicas O aerogerador converte a energia mecânica em energia elétrica. Os aerogeradores são não usuais, se comparados com outros equipamentos geradores conectados a rede elétrica.

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo)

BI 1-7. Sistemas de aceleração (testes de disparo) Testes de aceleração de componentes rotativos até seu ponto de explosão Cobertura de proteção a prova de explosão de alto grau de proteção Acionamento através de motor de corrente contínua com frenagem

Leia mais

MECÂNICO(A) DE APARELHOS DE GÁS

MECÂNICO(A) DE APARELHOS DE GÁS PERFIL PROFISSIONAL MECÂNICO(A) DE APARELHOS DE GÁS ÁREA DE ACTIVIDADE - ENERGIA OBJECTIVO GLOBAL - Executar a instalação, a conversão e a reparação de aparelhos de queima de gás e executar soldaduras

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO. Relação de Entradas e Saídas

CLIMATIZAÇÃO. Relação de Entradas e Saídas CLIMATIZAÇÃO O exemplo apresentado aqui controla um sistema que envolve bombas, torres, chillers e fan-coils para climatização ambiente para conforto térmico. Pode-se montar controles para sistemas dos

Leia mais

Monitor de Temperatura Digital para transformadores MONITEMP PLUS

Monitor de Temperatura Digital para transformadores MONITEMP PLUS ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/6 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MoniTemp Plus foi desenvolvido para monitorar a temperatura de óleo e enrolamento, comandar a ventilação e proteger transformadores

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado O Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado pela Resolução de

Leia mais

Escola Secundária C/ 3.º Ciclo Joaquim de Araújo, Penafiel PERFIL DE SAÍDA: DATA DE REALIZAÇÃO: 10 DE JULHO

Escola Secundária C/ 3.º Ciclo Joaquim de Araújo, Penafiel PERFIL DE SAÍDA: DATA DE REALIZAÇÃO: 10 DE JULHO Curso de Educação e Formação Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Tipo 3 Nível 2 Número do Projeto 098942/2013/13 Escola Secundária C/ 3.º Ciclo Joaquim de Araújo, Penafiel 2013 / 2014 Ano: 1º

Leia mais

Automação Industrial Parte 2

Automação Industrial Parte 2 Automação Industrial Parte 2 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Perspectiva Histórica Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução

Leia mais

Conhecer as características de conjugado mecânico

Conhecer as características de conjugado mecânico H4- Conhecer as características da velocidade síncrona e do escorregamento em um motor trifásico; H5- Conhecer as características do fator de potência de um motor de indução; Conhecer as características

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 11741/08 e Lei nº 11.741/08) PLANO DE CURSO Área: Manutenção Mecânica Qualificação:

Leia mais

Técnico/a de Refrigeração e Climatização

Técnico/a de Refrigeração e Climatização Técnico/a de Refrigeração e Climatização 1315 Eletricidade e eletrónica - programação de autómatos 2013/ 2014 Gamboa 1 Introdução Automação, estudo dos métodos e procedimentos que permitem a substituição

Leia mais

Parecer de Autorização de Funcionamento: CEED nº 650/2014.

Parecer de Autorização de Funcionamento: CEED nº 650/2014. CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA O Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais são organizados em 3 módulos de 400 horas. Ao final do curso, 400 horas

Leia mais

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores Autor: José Augusto Manzano Capítulo 1 Abordagem Contextual 1.1. Definições Básicas Raciocínio lógico depende de vários fatores para

Leia mais

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) 1. Introdução 1.1 Inversor de Frequência A necessidade de aumento de produção e diminuição de custos faz surgir uma grande infinidade de equipamentos desenvolvidos

Leia mais

CNC 8055. Educacional. Ref. 1107

CNC 8055. Educacional. Ref. 1107 CNC 855 Educacional Ref. 7 FAGOR JOG SPI ND LE FEE D % 3 5 6 7 8 9 FAGOR JOG SPI ND LE FEE D % 3 5 6 7 8 9 FAGOR JOG SPI ND LE FEE D % 3 5 6 7 8 9 FAGOR JOG SPI ND LE 3 FEE D % 5 6 7 8 9 FAGOR JOG SPI

Leia mais

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho

PROGRAMA (FORMAÇÃO) Área de educação e formação Código 720. Curso - Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho 1 - Objetivos: Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros

Leia mais

1 Indicações Importantes... 7. 2 Descrição do Sistema... 9. 3 Dados Técnicos e Dimensões... 31. 4 Parâmetros... 130. 5 Planejamento de Projeto...

1 Indicações Importantes... 7. 2 Descrição do Sistema... 9. 3 Dados Técnicos e Dimensões... 31. 4 Parâmetros... 130. 5 Planejamento de Projeto... Indicações Importantes... Descrição do Sistema... kva f i n P Hz Dados Técnicos e Dimensões... P.. P0. P00 Parâmetros... 0 Planejamento de Projeto... 0 Comunicação Serial... Indicações de Segurança...

Leia mais

Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482)

Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482) Programa de formaça o de Power Point Nível 2 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade

Leia mais

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca 1. INSPETOR CONTROLE DE QUALIDADE- Atuar com inspeção de processos / final, ensaios de rotina, controle de qualidade e verificação de falhas na

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Automação Industrial Porto Alegre, Novembro de 2014 Revisão: A Prof Vander Campos Conhecer os principais conceitos e aplicações dos Servoacionamentos;

Leia mais

- Enquadramento Legal Abordagem genérica das questões associadas à QAI; Enquadramento Legal.

- Enquadramento Legal Abordagem genérica das questões associadas à QAI; Enquadramento Legal. Cursos de atualização profissional para revalidação da credenciação técnica (nº 6, art. 22º DL79/2006 de 4 Abril) Referenciais mínimos aprovados pela Comissão Tripartida Revalidação da Credenciação a TIM

Leia mais

Módulo Presencial Síncrona Assíncrona TOTAL

Módulo Presencial Síncrona Assíncrona TOTAL REFRESCAMENTO DE PROFESSORES EM TIC NÍVEL 1 (125 horas) Objectivos gerais Este curso visa a aquisição de competências técnicas básicas no âmbito das aplicações informáticas de processamento de texto, folha

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo RReee Artigo 1º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define as normas de gestão, administração, acessos e utilização da Plataforma

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MODELO: CARACTERÍSTICAS 32 Pontos de Entrada / 32 Pontos de Saída. 3 Módulos Básicos: Controlador de Entrada, Simulador de Saída, Contador & Simulador

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA: GESTÃO, DIRECÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

FORMAÇÃO AVANÇADA: GESTÃO, DIRECÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS 1 FUNDAMENTAÇÃO Numa altura em que as empresas de construção se debatem com uma elevada concorrência de mercado que leva à apresentação em fase de concurso com preços anormalmente baixos, necessitam de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DE MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DE MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM ANO: 11º Redes de Comunicação ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/8 Componentes de um sistema de comunicações; Sistemas Simplex, Half-Duplex e Full- Duplex; Transmissão de sinais analógicos e digitais; Técnicas

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Serviço de instalação e arranque HP para HP Superdome 2

Serviço de instalação e arranque HP para HP Superdome 2 Serviço de instalação e arranque HP para HP Superdome 2 Serviços HP Dados técnicos O serviço de instalação e arranque HP para HP Superdome 2 foi concebido para fornecer a instalação no local do servidor

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013

FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 FICHA TÉCNICA DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJECTOS NÍVEL 1 EDIÇÃO Nº 01/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Especialização em Gestão de Projectos Nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Este curso constitui

Leia mais

REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO

REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO REFERENCIAL DO CURSO DE COORDENAÇÃO DE Área de Formação 862 Segurança e Higiene no Trabalho Formação Profissional Contínua/de Especialização ÍNDICE 1- ENQUADRAMENTO... 3 2- OBJECTIVO GERAL... 4 3- OBJECTIVOS

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA USAR O A700 EM MODO DE POSICIONAMENTO

PROCEDIMENTO PARA USAR O A700 EM MODO DE POSICIONAMENTO PROCEDIMENTO PARA USAR O A700 EM MODO DE POSICIONAMENTO No. DAP-INV-05 rev. 0 Revisões Data da Nome do Arquivo Revisão Revisão Jan/2014 DAP-INV-05 Posicionamento_A700 Primeira edição 1. OBJETIVO Colocar

Leia mais

DIRIS G-30, G-40, G-50 e G-60

DIRIS G-30, G-40, G-50 e G-60 MANUAL DO UTILIZADOR DIRIS G-30, G-40, G-50 e G-60 Pontes PT www.socomec.com/ en/diris-g www.socomec.com PT ÍNDICE 1. DOCUMENTAÇÃO....3 2. PERIGOS E ADVERTÊNCIAS....4 2.1. Riscos de eletrocussão, queimadura

Leia mais

A hora das Bicicletas

A hora das Bicicletas N. 11 Novembro 2012 S E W - E U R O D R I V E P O R T U G A L Novo recorde de produção em Graben Pág. 2 Redutor Industrial para torres de arrefecimento Pág. 2 A hora das Bicicletas Pág. 3 Apps SEW no seu

Leia mais

Regulador Digital de Tensão DIGUREG

Regulador Digital de Tensão DIGUREG Regulador Digital de Tensão DIGUREG Totalmente digital. Software para parametrização e diagnósticos extremamente amigável. Operação simples e confiável. Ideal para máquinas de pequena a média potência.

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais