AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 1. Por Luiz Padilha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 1. Por Luiz Padilha"

Transcrição

1 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 1 Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval esteve na cidade da Philadelphia-PA, EUA, para conhecer a fábrica da AgustaWestland Philadelphia Corporation, pertencente à LEONARDO HELICOPTERS onde são construídos os helicópteros AW119Kx Koala. Localizada ao lado de um aeroporto privado, a fábrica está em constante evolução devido aos bons resultados de vendas dos modelos AW119Kx e AW139 lá produzidas, com destaque para as 282 unidades vendidas do AW119 para mais de 115 clientes em 35 países e, com boas perspectivas de crescimento com a entrada em produção do AW609 Tilt Rotor em breve.

2 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 2 Vista aérea da fábrica da Agusta Westland nos EUA O AW119Kx está em serviço realizando uma ampla gama de missões de segurança pública e de utilidade pública, incluindo Estados Unidos, Brasil, Finlândia, Coréia do Sul, México, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Atualmente existem seis AW119 no setor para-público brasileiro, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o primeiro cliente da América do Sul a operar o modelo mais novo do Koala, o AW119Kx. Existem ainda mais 2 AW119 nos setores comercial e de EMS. Linha do Montagem doaw119kx Koala Logo na chegada o DAN foi recebido pela Sra. Lauren Slepian, (Communications Specialist) responsável pela visita às instalações da fábrica, pelo Sr. Emilio Figueira (Sales Engineering) e pelo Sr. Paul Elliott (Business Development) para uma apresentação sobre o helicóptero AW119Kx. Após a apresentação seguimos para o chão da fábrica, para ver o processo de fabricação das aeronaves, mas não sem antes observar uma parte da fábrica composta de várias salas, usadas pelo pessoal da área administrativa e por engenheiros. A linha de montagem das aeronaves AW 139 e AW119Kx está posicionada lado a lado, com os funcionários trabalhando em paralelo, mas o foco da visita é o AW119Kx.

3 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 3 Muito parecida com a fábrica de Yeovil-UK, a linha de montagem é ampla e possui um barulhento silêncio, pois apesar dos funcionários estarem lá montando as aeronaves, não se ouvia um ruído sequer. Célula do AW119Kx fabricada pela AgustaWestland na Polônia. A linha de montagem do AW119Kx começa com a célula da aeronave fabricada pela AgustaWestland na Polônia em liga de alumínio reforçado seguindo o conceito modular cocoon e honeycomb com material composto principalmente de fibra de carbono e fibra de vidro. O AW119Kx tem capacidade para acomodar até 1 piloto e 7 passageiros, mas a aeronave pode ter diferentes configurações como veremos mais adiante.

4 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 4 A célula possui 2 portas articuladas ejetáveis com dobradiças para a tripulação e 2 portas corrediças também descartáveis para os passageiros. Os engenheiros estão sempre presentes na linha de montagem acompanhando e tirando dúvidas dos funcionários.

5 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 5 Funcionários montando a aeronave com a engenheira dando suporte Na sequência são preparadas a Main Rotor Head (MRH), a Main Gear Box (MGB) e o motor da aeronave, o turbo shaft engine PT6B-37A da Pratt & Whitney Canada com SHP, uma turbina confiável e robusta muito utilizada no Brasil em diversos versões e tipos de aeronaves, como o Cessna 208 Grand Caravan e o Super Tucano, por exemplo.

6 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 6 Turbina PT6B-37A da Pratt & Whitney Canada

7 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 7 O AW119Kx vai tomando forma com os funcionários instalando toda a cablagem pelo interior da célula preparando a mesma para receber seus modernos sistemas aviônicos. A instalação dos para-brisas reforçado em acrílico ocorre em seguida com a aeronave recebendo seu robusto trem de pouso do tipo esqui (Skid). Aeronave já com o para-brisas instalado

8 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 8 O AW119Kx pode ser equipado com até 5 células de combustível, sendo 3 standard e 2 adicionais que variam de acordo com o tipo de utilização que o operador necessitar. A colocação dos tanques adicionais não remove qualquer assento, mantendo a capacidade de transporte de até 6 pessoas sentadas na cabine de passageiros. A aeronave pode receber um guincho (Hoist) com capacidade para até 204kg, para Operações Policiais, Militares e de Resgate e operar com o equipamento de combate à incêndio Bambi Bucket através de seu gancho que suporta até 1.400kg. MGB do AW119Kx com a cabeça do rotor principal articulada em Titânio

9 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 9 Segundo o Sr. Dave Holmes (Vice President Operations), a fábrica possui um sistema de montagem onde as peças antes de serem instaladas na aeronave, são colocadas em bandejas especiais com o numero exato necessário para aplicação em cada fase de fabricação, ou seja, o funcionário não perde tempo requisitando peças, pois ele já estará com todas elas necessárias para a montagem. Armazém de peças da Agusta Westland - EUA A área de estoque de peças serve para abastecer tanto a linha de montagem quanto para atender aos pedidos dos clientes que, após solicitar as peças, podem dependendo de sua localização, receber as mesmas em até 24 horas.

10 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 10 Coxim do trem de pouso para evitar vibrações O AW119 utiliza modernos esquis reforçados, com coxins para absorver oscilações laterais durante o pouso, proporcionando maior segurança ao piloto. Outro ponto de destaque é que o AW119Kx possui o maior bagageiro de sua categoria medindo 2,30m x 1,10m x 0,71cm.

11 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 11 Antes de se instalar o moderno cockpit, a aeronave recebe a MGB e seus sistemas hidráulicos e o motor. Um dos pontos altos do AW119Kx é a redundância em seus sistemas hidráulicos, elétricos, de combustível e de estabilização, que tornam esta aeronave uma das mais seguras em seu segmento. MGB e sistemas hidráulicos duplos da aeronave

12 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 12 A aeronave após a montagem do motor e do painel, segue para outro hangar, onde será instalado o sistema Garmin 1000H e demais sistemas eletrônicos e sistemas de navegação, como o radar altímetro RA-4500, o transponder GTX-33H entre outros, além de sua configuração interna. Visão da linha de montagem Acompanhando a linha de montagem, nos deparamos com uma aeronave configurada para transporte aeromédico, onde é possível observar claramente o espaço interno da aeronave e sua versatilidade para outras configurações, sendo o único helicóptero monoturbina leve que tem a capacidade de instalação de até 2 macas dentro da cabine de passageiros, mantendo as portas fechadas, não interferindo com o cockpit dos pilotos, como pode ser visto nas fotos abaixo:

13 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 13 Configuração interna para MEDEVAC

14 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 14 Hangar de pré voo Após finalizar todas as instalações, checar todos os itens instalados na aeronave, a mesma é entregue para a equipe de 6 pilotos de testes da fábrica, que passarão a fase de voos, onde o desempenho da aeronave será avaliado, podendo ou não ter necessidade de balanceamento das pás, a troca de algum componente que não funcione de acordo com as especificações do projeto e então receber o OK para ser entregue ao cliente.

15 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 15 Primeiro prédio da AW na Philadelphia Voando no AW119Kx Conforme programado, o editor do DAN participou de um voo para demonstração do AW119Kx. A aeronave em questão estaria realizando seu último voo de check antes de ser enviada ao seu proprietário e exalava aquele cheirinho de carro zero quilômetro. Embarcado como 2P, foi possível observar o piloto Doug Edge fazer o rápido check list antes de acionar o motor.

16 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 16 Painel do AW119Kx com duas telas de 10,4" e o sistema Garmin 1000H A informação de que apenas 5 minutos são necessários para acionar e decolar, se confirmou como pode ser visto no vídeo abaixo. Durante o check list o piloto entre outros ajustes, calibrou os 3 eixos da aeronave usando o Helipilot Control. Durante o voo a aeronave foi em diferentes altitudes, atingindo a velocidade máxima rapidamente, mostrando o conforto que a aeronave possui mesmo em alta velocidade, pois não ocorreu nenhuma vibração que demonstrasse qual velocidade a aeronave se encontrava. O piloto ultrapassou intencionalmente por alguns segundos a VNE (Velocidade Nunca Exceder) de 152 kts, quando o painel indica através de uma luz vermelha que a mesma foi ultrapassada. Para demonstrar o quanto a aeronave é estável e segura, o piloto tirou as mãos e os pés dos controles da aeronave e a mesma continuou a voar sem nenhum tipo de perda de controle. Vale ressaltar que o AW119Kx não possui piloto automático e no exemplo acima descrito torna-se possível face ao seu excelente sistema de estabilização em 3 eixos que permite o voo hands off. Mantendo a velocidade de cruzeiro de 128 kts voamos por sobre a cidade alternando os níveis de voo e realizando um pairado para mostrar a capacidade da aeronave de executar sem nenhum tipo de restrição ou dificuldade.

17 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 17 Área externa da fábrica O AW119Kx que o DAN voou é equipado com o sistema TAS (Traffic Advisory) GTS 800 da Garmin, que tem a função de auxiliar o piloto a ver e evitar outras aeronaves que possam estar subindo, descendo, ou cruzando em sua rota e a todo o momento o sistema informa via fonia sobre as aeronaves nas proximidades do nosso voo, comprovando a eficiência do equipamento. Ao retornarmos a fábrica da AgustaWestland, o piloto executa um pouso suave em um dos spots e rapidamente corta o motor, não havendo necessidade de aguardar muito tempo para frear o rotor principal.

18 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 18 Doug Edge piloto de testes da Agusta Westland AW119Kx Koala Derivado do AW109 Power (bimotor), o AW119Kx (monomotor), incorpora características típicas de um helicóptero bimotor leve, beneficiado pela contínua evolução de tecnologias, oferecendo ao operador uma aeronave veloz e versátil. A aeronave fornece aos seus operadores alto desempenho, pois possui o motor mais potente em sua classe, equipado com o sistema integrado Garmin G1000H, com alto nível de segurança devido a redundância de seus principais sistemas, espaço interno superior a qualquer outro helicóptero monoturbina leve, alta flexibilidade de configuração de cabine, além do programa de garantia da empresa. Além disso, diante da variedade de equipamentos e configurações, pode prover a instrução de voo desde os estágios iniciais até os mais avançados e operacionais, diminuindo o esforço a ser despendido pelas unidades operativas com os pilotos recém formados.

19 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 19 Aviônicos O AW119Kx possui um moderno MFD (Multi Function Display) com sistema integrado Garmin G1000H. O sistema contém o Flight Management System (FMS), Flight Planning, Moving Map, Synthetic Vision, Highway in the Sky (HITS), um sistema que exibe uma rota segura tridimensional na (aerovia) pré-planejada para o piloto seguir, em vez de medidores e mostradores onde o piloto tem que interpretar e sintetizar uma imagem mental da situação da aeronave, Helicopter Terrain Awareness System (HTAWS), um sistema de prevenção multi-risco com alertas contra fios, terrenos e obstáculos, Digital Audio Control System, Electronic Standby Indicator System (ESIS), sistema que combina todas as informações como atitude, altitude, velocidade, prôa e navegação de fácil compreensão, TAS GTS 800 da Garmin, um sistema que auxilia o piloto ao identificar aeronaves próximas equipadas com transponder, capaz de rastrear até 45 aeronaves equipados com transponders de modo A ou C e até 30 equipados com transponders de modo S, a tempo de tomar uma ação corretiva, XM Weather e compatibilidade para Night Vision Goggle.

20 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 20 O AW119Kx possui dois sistemas hidráulicos independentes para controles de vôo, dois sistemas elétricos, dois sistemas de combustível, com bombas de impulso duplo para eliminar qualquer chance de cavitação de combustível e dois sistemas de estabilização (SAS1 e SAS2).

21 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 21 A flexibilidade do AW119Kx pode ser exemplificada pelas diversas opções que o fabricante oferece ao cliente, como pode ser visto abaixo nas diferentes configurações dos tanques de combustível, que podem ser instalados e retirados pelo cliente em uma rápida operação.

22 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 22 E dentre as configurações possíveis, além de Instrução a aeronave pode ser configurada internamente para executar missões como Evacuação Médica, apoio às Forças de Segurança com equipamentos específicos como FLIR e um farol Night Sun SX-16 dentre outros, Off-Shore, Combate à Incêndio utilizando o Bambi Bucket, Busca e Salvamento com a instalação de uma janela bolha, transporte VIP e Emprego Geral.

23 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 23 A aeronave possui a capacidade de operar com NVG (Night Vision Googles), podendo ter instalado um FLIR e operar sobre o mar com os flutuadores de emergência instalados nos esquis, conferindo ao AW119Kx uma enorme versatilidade para uma aeronave monoturbina. Abaixo um mapa exemplificando o raio de alcance da aeronave com as diferentes configurações das células de combustível.

24 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 24 A Leonardo Helicopters através da AgustaWestland-Philadelphia, oferece aos seus clientes treinamento para pilotos iniciantes e para pilotos buscando requalificação através de um Treinador de Procedimentos Interativos Virtuais: G1000. O treinamento interativo e avançado é assistido por computador, além de treinamento de mecânicos e funcionários na linha de produção no local. Para melhor atender seus clientes a empresa oferece duas soluções de manutenção: Programa estendido Inspeção básica de 50 horas/60 dias, inspeção padrão 200, 400, horas e inspeção de 12 meses. Programa progressivo Inspeção básica de 50 horas/60 dias, inspeções progressivas de 200 e 400 horas (ambas divididas em quatro fases), inspeção de 800 horas e 3200 horas e inspeção de 12 meses (dividida em três fases). Além do suporte técnico no local com centros de serviço autorizado local na AW do Brasil em Osasco São Paulo, AWPC, Filadélfia PA, RSG, FT Worth, Texas, a empresa também possui armazéns de peças de reposição na AW do Brasil, AW Filadélfia, PA AW Las Vegas, NV Lake Charles Los Angeles, além de equipes de Assessoria ao Cliente. Programa de Aquisição de Novas Aeronaves de Instrução: Programa IH As aeronaves atuais de instrução, Bell Jet Ranger III (IH-6B na MB), do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), possuem mais de 30 anos de serviço na Marinha do Brasil. Com a aquisição pela MB de modernas aeronaves SH-16

25 AW119Kx Koala: da instrução ao multiemprego 25 Seahawk e UH-15/15A Super Cougar e a modernização dos AH-11B Super Lynx, se faz necessária a aquisição de novas aeronaves de instrução, para fornecer atualização tecnológica com equipamentos full glass cockpit, investindo assim na formação dos futuros aviadores navais. Com essa finalidade, a Marinha do Brasil lançou o Programa IH, para a aquisição de novas aeronaves de instrução. O helicóptero AW119Kx Koala da Agusta Westland, é um dos candidatos do programa e está sendo avaliado pela MB. CARACTERÍSTICAS: Tripulação: Mínima 1 piloto e máxima 8 pessoas (7 + 1) Peso bruto: Kg Peso máximo de decolagem com carga externa: 3.150Kg Peso máximo de decolagem com carga interna: Kg Motor: Turbina Pratt & Whitney PT6 37A com SHP Velocidade Nunca Exceder-VNE: 152 Ktas Velocidade Máxima de Cruzeiro: 132 Ktas Velocidade de cruzeiro: 128 Ktas Taxa de Subida: 1800 pés/min Teto máximo: pés (4.542 m) Autonomia máxima (5 células): 448 nm Tempo de voo máximo (5 células): 4: 49 hr Glass Cockpit GARMIN 1000H com Integrated Flight Deck System em 2 telas de 10,4, Integrated Synthetic Vision Technology, SVS HITS Moving Map HTAWS TAS GTS 800 Garmin ESI Digital Audio Controls, High Level of Systems Integration WAAS Supported

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2

Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Polícia alemã opta pelo mais moderno helicóptero policial: o EC145 T2 Patrulhamento de Renânia do Norte-Vestfália contará com versão mais recente da aeronave A Polícia da região alemã de Renânia do Norte-Vestfália

Leia mais

Primeiro EC135 T3/P3 da Airbus Helicopters já opera na Itália em missões de busca e salvamento

Primeiro EC135 T3/P3 da Airbus Helicopters já opera na Itália em missões de busca e salvamento Primeiro EC135 T3/P3 da Airbus Helicopters já opera na Itália em missões de busca e salvamento Motorização da aeronave entregue para entidade europeia é a mesma do modelo que será demonstrado no Brasil,

Leia mais

DESEMPENHO. Velocidade de Estol Velocidade de cruzeiro (75%) Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas

DESEMPENHO. Velocidade de Estol Velocidade de cruzeiro (75%) Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas O FK-9 Profissional, aeronave de asa alta da família FK, construída em material composto, a aeronave conta com muito design, beleza e tecnologias de ponta, tudo para tornar o seu voo mais prazeroso e seguro.

Leia mais

BELL 412EP Uma aeronave indispensável para o uso diário com uma cabine ampla proporcionando flexibilidade de multi-missão.

BELL 412EP Uma aeronave indispensável para o uso diário com uma cabine ampla proporcionando flexibilidade de multi-missão. PORTUGUÊS BELL 412EP Uma aeronave indispensável para o uso diário com uma cabine ampla proporcionando flexibilidade de multi-missão. CORPORATIVO Quer seja administrar uma empresa ou um país, tudo se resume

Leia mais

DESEMPENHO. Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas

DESEMPENHO. Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas O FK-9 Executive, aeronave de asa alta da família FK, construída em material composto, a aeronave conta com muito design, beleza e tecnologias de ponta, tudo para tornar o seu voo mais prazeroso e seguro.

Leia mais

As imagens mostradas são representações do artista

As imagens mostradas são representações do artista N505EC As imagens mostradas são representações do artista DESEMPENHO DE SUCESSO. Em qualquer perspectiva que você o examine, o Phenom 300 o impressionará por seu excepcional desempenho. Com motores da

Leia mais

CONFORTO INIGUALÁVEL UMA CLASSE DIFERENTE DE JATO EXECUTIVO. DADOS DE DESEMPENHO. (LRC, NBAA IFR res) Velocidade operacional máxima M 0.

CONFORTO INIGUALÁVEL UMA CLASSE DIFERENTE DE JATO EXECUTIVO. DADOS DE DESEMPENHO. (LRC, NBAA IFR res) Velocidade operacional máxima M 0. N657GF UMA CLASSE DIFERENTE DE JATO EXECUTIVO. O Phenom 300 é o mais inovador dos jatos light disponíveis. Ele não só tem um interior espaçoso e elegante, como também aviônica de última geração e desempenho

Leia mais

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais.

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. PORTUGUÊS BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. CORPORATIVO O Bell 206L4 foi projetado para ser o local de trabalho em voo ideal. Ele acomoda

Leia mais

29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h

29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h 29 de ABRIL a 3 de MAIO 8h às 18h Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Leste Rod. Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto/SP Estande TAM Aviação Executiva, E22C

Leia mais

REPRESENTANTE EXCLUSIVA

REPRESENTANTE EXCLUSIVA REPRESENTANTE EXCLUSIVA REPRESENTANTE EXCLUSIVA 30 de ABRIL a 4 de MAIO 8h às 18h Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Leste Rod. Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Revisão: R01 Data: 01/11/2011 AERONAVE EXECUTIVA Folha: 1/6 AERONAVE EXECUTIVA Elaborado por: Comandante Paulo Roberto Fuganti (Casa Militar do Governo do Estado do Paraná) Ampliação

Leia mais

Peso bruto certificado Aumento até kg/7.500 lbs PORTUGUÊS

Peso bruto certificado Aumento até kg/7.500 lbs PORTUGUÊS Peso bruto certificado Aumento até 3.402 kg/7.500 lbs PORTUGUÊS BELL 429 O único do século 21, na categoria Light Twin, projetado para atender suas necessidades de missão. CORPORATIVO Não há meio-termo

Leia mais

Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA

Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA Bell 412 Griffin Inglês A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso de uma possível venda via FMS,

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília

Leia mais

Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1

Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1 Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1 Durante três dias, o Defesa Aérea & Naval acompanhou na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a avaliação do helicóptero H145, que se encontrava

Leia mais

BELL 407GXP Quando a missão exige velocidade, desempenho e confiabilidade, confie no Bell 407GXP.

BELL 407GXP Quando a missão exige velocidade, desempenho e confiabilidade, confie no Bell 407GXP. PORTUGUÊS BELL 407GXP Quando a missão exige velocidade, desempenho e confiabilidade, confie no Bell 407GXP. CORPORATIVO Potência. Confiabilidade. Manobrabilidade. O Bell 407GXP tem tudo que você espera

Leia mais

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES A OMNI TAXI AÉREO é uma empresa de resgate e transporte aeromédicos em plataformas (MEDEVAC) e transporte de passageiros OFF SHORE, Líder no mercado. Sede: Rio de Janeiro.

Leia mais

DA62

DA62 DA62 www.da62nobrasil.com.br Representante oficial Diamond no Brasil Copyright by Diamond Aircraft. DIAMOND - HISTÓRIA Mais de 35 anos de inovação Áustria 1981 - Quando a família Dries adquiriu a antecessora

Leia mais

T E C N O L O G I A S A S E R V I Ç O D A S E G U R A N Ç A D E V Ô O

T E C N O L O G I A S A S E R V I Ç O D A S E G U R A N Ç A D E V Ô O ABRAPHE 4º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DE VÔO JUNHO 2007 T E C N O L O G I A S A S E R V I Ç O D A S E G U R A N Ç A D E V Ô O 1 O B J E T I V O OBJETIVO MOSTRAR CONTRIBUIÇÃO DA EUROCOPTER PARA

Leia mais

POWER HELICÓPTEROS Fone

POWER HELICÓPTEROS Fone O R66 TURBINE incorpora muitas das características de projeto do R44 incluindo um sistema rotor com duas pás, cíclico em T e uma configuração de cabine aberta. As principais diferenças são a maior reserva

Leia mais

O FK12 Comet S2, bi-plano projetado segundo os critérios da categoria acrobática do FAR 23, a aeronave permite uma experiência de vôo única no

O FK12 Comet S2, bi-plano projetado segundo os critérios da categoria acrobática do FAR 23, a aeronave permite uma experiência de vôo única no O FK2 Comet S2, bi-plano projetado segundo os critérios da categoria acrobática do FAR 23, a aeronave permite uma experiência de vôo única no universo de ultraleves avançados. É o único biplano ALE/LSA

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Família 7X7 de Aeronaves Comerciais da Boeing Boeing 727. Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Família 7X7 de Aeronaves

Leia mais

Total de horas voadas: novo, sem operação apenas horas de fábrica e traslado.

Total de horas voadas: novo, sem operação apenas horas de fábrica e traslado. Modelo: ESQUILO AS350B2 Fabricante: EUROCOPTER Ano de Fabricação: novo de fábrica Total de horas voadas: novo, sem operação apenas horas de fábrica e traslado. Pronta Entrega Preço: Sob consulta Peso básico

Leia mais

RESUMO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO OPERACIONAL

RESUMO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO OPERACIONAL RESUMO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO OPERACIONAL AERONAVE GULFSTREAM G150 (GULFSTREAM, ICAO G150) DALLAS - TEXAS, ESTADOS UNIDOS, 6 A 10 DE JUNHO DE 2011 REVISÃO 1 28 DE DEZEMBRO DE 2011 A aeronave Gulfstream

Leia mais

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi

Fokker Fabio Augusto Alvarez Biasi Fokker - 100 Fabio Augusto Alvarez Biasi Introdução O Fokker 100 é uma aeronave de porte médio, projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa para atender mercados domésticos e regionais.

Leia mais

Airbus Helicopters entrega 6º H130 para táxi aéreo Monacair

Airbus Helicopters entrega 6º H130 para táxi aéreo Monacair Airbus Helicopters entrega 6º H130 para táxi aéreo Monacair H130 - Foto AmauryBrac-Monacair Operadora já transportou mais de 15 mil passageiros entre Mônaco e Nice desde o início das operações com o modelo,

Leia mais

AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO. Diamond Service Center

AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO. Diamond Service Center AERONAVES DIAMOND SEGURANÇA ALTA PERFORMANCE ECONOMIA E CONFORTO Diamond Service Center DIAMOND AIRCRAFT A Diamond Aircraft é uma fabricante de aeronaves Austríaca desde 1991, possuindo planta fabril na

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Cessna 152. Débora de Rezende Mestrinari

Cessna 152. Débora de Rezende Mestrinari Cessna 152 Débora de Rezende Mestrinari Introdução O Cessna 152 foi criado para competir com Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk. As metas adicionais de design eram para melhorar a carga útil trazendo

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55)

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55) APRESENTAÇÃO RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) 3312-3113 (55) 98106 1012 voers@voers.com.br Missão: Servir com excelência e profissionalismo Visão: Tornar a RS referência em formação de profissionais

Leia mais

Formulário Análise de Risco

Formulário Análise de Risco (Anexo à proposta de seguro) Pág 1 Instruções para preenchimento Preenchimento dos itens 1,2 e 3: Obrigatório Preenchimento dos quadros A, B e C e deve ser feito conforme respostas do item 2. Em caso de

Leia mais

Fuselagem da Aeronave

Fuselagem da Aeronave Estrutura Geral, Cabine de Pilotos, Cabine de Passageiros, Compartimento de Carga Prof. Giuliano Gardolinski Venson Engenharia Aeronáutica Tópicos Abordados Descrição Geral da Fuselagem; Formas Construtivas

Leia mais

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária

Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Disciplina: Infraestrutura Industrial e Aeroportuária Características de Aeronaves Relacionadas ao Projeto de Aeroportos Prof. Fernando Porto Parte 1 Introdução Um dos grandes desafios para o projeto de

Leia mais

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor DGS Defence DAN participa dos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval participou dos últimos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor, fabricada pela empresa

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

HAI. Enviado especial: Túlio Brandão 47 FLAP INTERNACIONAL

HAI. Enviado especial: Túlio Brandão 47 FLAP INTERNACIONAL HAI 2010 DE OLHO NO FUTURO Uma das tônicas da 62ª edição da tradicional feira de helicópteros promovida anualmente pela HAI foi a intensa atividade dos principais fabricantes com relação à modernização

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 419 HE400 HB400, HD400 VB400, VF600 HF600, HF750 HS600, HS750 pcionais e Acessórios Projetores de Perfil demandam pouco tempo, baixo custo operacional e a solução ideal para medição de peças sem contato.

Leia mais

EC135P2 Helibras/Eurocopter/Airbus H. T. U$ ,00

EC135P2 Helibras/Eurocopter/Airbus H. T. U$ ,00 Ficha Técnica Empty weight of standard aircraft: 3,267 lbs. Maximum takeoff weight: 6,570 lbs. Useful load: 3,303 lb Maximum takeoff weight (with external load):6,570 lbs. Usable fuel capacity (standard

Leia mais

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento A terceira maior fabricante de

Leia mais

Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação. Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil

Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação. Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil Suprimentos, Manutenção e Serviços 23 a 25 de abril de 2013 Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação LATIN AMERICAN

Leia mais

Smart Own. Passenger Boats Specialists

Smart Own. Passenger Boats Specialists Smart Own Passenger Boats Specialists 2 Sobre o Smart Own Atendendo Clientes em Todo o Mundo a Partir de Dubai Com a presença de nossos barcos de passageiros em todos os continentes e em mais de 70 países,

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

MINERAÇÃO SISTEMAS MÓVEIS À FRENTE DA CATEGORIA.

MINERAÇÃO SISTEMAS MÓVEIS À FRENTE DA CATEGORIA. MINERAÇÃO SISTEMAS MÓVEIS À FRENTE DA CATEGORIA REIMAGINANDO TRANSPORTE EM MINERAÇÃO ESTAR À FRENTE DA CATEGORIA O veículo utilitário Mine Runner oferece uma solução moderna de transporte em mineração

Leia mais

ROBUSTO E BOM DE VOAR

ROBUSTO E BOM DE VOAR 28 AERO MAGAZINE JANEIRO 2010 ENSAIO EM VOO Com capacidade para até cinco passageiros, o P-68 Observer é capaz de cruzar a 160 nós e possui alcance superior a 2.900 km ROBUSTO E BOM DE VOAR COM EXCELENTES

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

Conceitos basilares do sistema de controle de fumaça. Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Cotta Rodrigues

Conceitos basilares do sistema de controle de fumaça. Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Cotta Rodrigues Conceitos basilares do sistema de controle de fumaça Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Cotta Rodrigues Controle de fumaça Mais de 80% das mortes em incêndios estão relacionadas a fumaça

Leia mais

SUPORTES DE MONITORES

SUPORTES DE MONITORES 52 SUPORTES DE MONITORES SUPORTES DE MONITORES DA SOUTHCO Integrando a sua grande experiência em Tecnologias de Posicionamento a uma completa linha de soluções em braços de montagem e controle de posicionamento,

Leia mais

A agricultura está cada vez mais profissional.

A agricultura está cada vez mais profissional. New Holland TL TL6OE TL75E TL85E TL95E 2 3 4 A agricultura está cada vez mais profissional. E a nova linha TL acompanha essa tendência. AS Máquinas new holland estão prontas para trabalhar com biodiesel.

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E

TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E TRATORES/ SÉRIE TL TL60E TL75E TL85E TL95E O TRATOR QUE VOCÊ CONHECE, AINDA MELHOR PARA A SUA LAVOURA. 2 MULTITAREFAS PARA OS SEUS DESAFIOS Um grande parceiro

Leia mais

10-7 INFORMAÇÕES GERAIS. O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens.

10-7 INFORMAÇÕES GERAIS. O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens. 10-7 INFORMAÇÕES GERAIS O piloto em comando (C.M.) do vôo deverá obrigatoriamente ocupar um dos postos de pilotagem em todos os pousos e decolagens. ATENÇÃO MSA 19.000 FT Obrigatória leitura dos NOTAMs

Leia mais

Com foco em energia solar, Silent 55 é apresentado em Cannes

Com foco em energia solar, Silent 55 é apresentado em Cannes Com foco em energia solar, Silent 55 é apresentado em Cannes 13/09/2018 A Silent Yachts apresentou o Silent 55 em sua estreia mundial no Cannes Yachting Festival. Este é o primeiro e único catamaran de

Leia mais

Smart Own. Passenger Boats Specialists

Smart Own. Passenger Boats Specialists Smart Own Passenger Boats Specialists 2 Sobre o Smart Own Atendendo Clientes em Todo o Mundo a Partir de Dubai Com a presença de nossos barcos de passageiros em todos os continentes e em mais de 70 países,

Leia mais

Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas. Energia. Serviços em Turbinas a Vapor e Peças

Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas. Energia. Serviços em Turbinas a Vapor e Peças Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Energia Serviços em Turbinas a Vapor e Peças Serviços em Turbinas a Vapor A TGM se especializou em realizar serviços em turbinas, deixando-as

Leia mais

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais.

BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. PORTUGUÊS BELL 206L4 Conceituado helicóptero capaz de realizar multi-missões com baixos custos operacionais. CORPORATIVO ENERGIA O Bell 206L4 foi projetado para ser o local de trabalho em voo ideal. Ele

Leia mais

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS

ELEVADORES MECAN PARA MATERIAIS OU PASSAGEIROS ELEVADOR UM SISTEMA MECAN DE ELEVADOR E CABINA FECHADA OU SEMIFECHADA PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS OU MATERIAIS EM CANTEIRO DE OBRAS EQUIPADO COM FREIO DE SEGURANÇA AUTOMÁTICO E MANUAL TIPO CUNHA ELEVADORES

Leia mais

Mini MDV VRF 100% INVERTER. Alta eficiência e conforto para aplicações de pequeno e médio porte. Um produto

Mini MDV VRF 100% INVERTER. Alta eficiência e conforto para aplicações de pequeno e médio porte. Um produto Mini MDV VRF 100% INVERTER Alta eficiência e conforto para aplicações de pequeno e médio porte. Um produto A MELHOR SOLUÇÃO PARA OBRAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE A Midea apresenta uma linha completa de Mini

Leia mais

CNC VEGA EVO VÍDEO: Comércio de Máquinas e Assistência Técnica

CNC VEGA EVO VÍDEO:   Comércio de Máquinas e Assistência Técnica CNC VEGA EVO 1332 VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=y_iqmg6qjg8 A CNC VEGA EVO Super está adequada para uma rápida produção modular de móveis e para o processamento de portas. VEGA EVO é uma CNC com

Leia mais

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 RBHA 91 Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 Objetivos Repassar os fatores que devem ser considerados para a realização

Leia mais

TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130

TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 TRATORES/ SÉRIE T6 T6.110 T6.130 SEJA QUAL FOR O SEU DESAFIO, ELE ENCARA. 2 ATENDER AS SUAS NECESSIDADES É O QUE NOS MOVE O trabalho no campo está cada vez mais desafiador.

Leia mais

Diretoria de Operações

Diretoria de Operações Diretoria de Operações CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO TRÁFEGO DE SDIN O tráfego será implantado em 21/10/2006. É importante que todos os pilotos tomem conhecimento dos novos procedimentos. Eles estão em conformidade

Leia mais

Regras para voo VFR e IFR ICA (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso

Regras para voo VFR e IFR ICA (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso Regras para voo VFR e IFR ICA 100-12 (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso Exceto quando operando como voo VFR especial, os voos VFR deverão ser conduzidos de forma que as aeronaves voem em condições de visibilidade

Leia mais

GRAER/PR participa de treinamento em CRM

GRAER/PR participa de treinamento em CRM GRAER/PR participa de treinamento em CRM O efetivo do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (GRAER), nos dias 17 a 20 de julho passados, foi submetido a treinamento em Gestão de Recursos de Equipe (Corporate

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

PK SLD 1 PK SLD 3 EXTREMO ALCANCE E TECNOLOGIA EMBARCADA

PK SLD 1 PK SLD 3 EXTREMO ALCANCE E TECNOLOGIA EMBARCADA PK 13.501 SLD 1 PK 13.501 SLD 3 EXTREMO ALCANCE E TECNOLOGIA EMBARCADA TRABALHOS EFICIENTES NO MAIS ALTO NÍVEL 10 Benefícios Single Link Plus Flexibilidade nas operações Devido a sua excelente geometria,

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

OPERA ONDE NENHUM OUTRO CONSEGUE

OPERA ONDE NENHUM OUTRO CONSEGUE OPERA ONDE NENHUM OUTRO CONSEGUE XSTOL DECOLA E POUSA EXTREMAMENTE CURTO XSTOL : Extremely Short Take-off and Landing. Habilidade de uma aeronave decolar e pousar em menos de 800ft (244m)enquanto leva

Leia mais

CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES MANUAL DE OPERAÇÕES ÍNDICE

CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES MANUAL DE OPERAÇÕES ÍNDICE CRUZEIRO VIRTUAL AIRLINES (www.cruzeirovirtualairlines.com.br) MANUAL DE OPERAÇÕES Atualização ( AGOSTO/2016) ÍNDICE 1.Introdução 1 1.1 Aplicação 1 1.2 Objetivo 1 1.Briefing 1 2.1 Escolha de Destino 1

Leia mais

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica 300.9D Mini-Escavadora Hidráulica Motor Potência 13,7 kw 18,6 hp Peso Peso do veículo sem estrutura de segurança 935 kg Peso do veículo com estrutura de segurança 985 kg Dimensões compactas Fácil acesso

Leia mais

série A3F CABINADO E PLATAFORMADO sua máquina. de trabalho. *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA.

série A3F CABINADO E PLATAFORMADO sua máquina. de trabalho. *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. série A3F CABINADO E PLATAFORMADO *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. sua máquina. de trabalho. Moderna e inovadora: chegou a nova série A3F Projetar máquinas com design inovador e arrojado é uma das características

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

Conexões Infravermelhas A Termografia e os Ônibus Espaciais Eng. Attílio Bruno Veratti Nível III ITC e ABENDI

Conexões Infravermelhas A Termografia e os Ônibus Espaciais Eng. Attílio Bruno Veratti Nível III ITC e ABENDI Conexões Infravermelhas A Termografia e os Ônibus Espaciais Eng. Attílio Bruno Veratti Nível III ITC e ABENDI Conexão 1 A missão STS 1 Esta se encerrando memorável capítulo na exploração espacial, com

Leia mais

PLATAFORMA PNE SEMI-CABINADA PLATAFORMA PNE CABINADA ELEVADOR UNIFAMILIAR ELEVADOR DE PASSAGEIROS MONTA PRATOS...

PLATAFORMA PNE SEMI-CABINADA PLATAFORMA PNE CABINADA ELEVADOR UNIFAMILIAR ELEVADOR DE PASSAGEIROS MONTA PRATOS... lifting systems Índice: A ASCELEV... 01 PLATAFORMA PNE SEMI-CABINADA... 02 PLATAFORMA PNE CABINADA... 03 ELEVADOR UNIFAMILIAR... 04 ELEVADOR DE PASSAGEIROS... 05 MONTA PRATOS... 06 ELEVADOR CARGUEIRO...

Leia mais

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou Informações gerais sobre pedido Informações gerais sobre pedido Encomende tomadas de força e preparações elétricas para tomadas de força da fábrica. A instalação pós-venda será muito cara. Requisitos recomendados

Leia mais

INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA

INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA UNIDADE FABRIL GOIÁS - GO INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA Líder nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a STEMAC projeta e executa soluções em energia oferecendo a maior estrutura de

Leia mais

PR O OO OONTOS TRABALHAR. Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag

PR O OO OONTOS TRABALHAR. Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag PR O OO OONTOS PARA TRABALHAR Guindastes todo-terreno de 5 eixos Demag Aproveitam sua máxima capacidade de içamento O sistema de controle IC-1 Plus agrega mais valor ao seu guindaste, pois aumenta sua

Leia mais

EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS

EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS EQUIPA MENTOS DIRIGÍVEIS CATÁLOGO DE PRODUTOS TRAMONTINA CATÁLOGO DE PRODUTOS / VOL.1 TRAMONTINA / 1 VOL.1 2 / TRAMONTINA CATÁLOGO DE PRODUTOS / VOL.1 A Tramontina tem diversos modelos de equipamentos

Leia mais

Perfuratrizes Rotativas Giratórias. Linha de Produto

Perfuratrizes Rotativas Giratórias. Linha de Produto Perfuratrizes Rotativas Giratórias Linha de Produto Integridade Embutida A Caterpillar exige que os produtos que produzimos possuam nada menos do que a melhor mão-de-obra e as práticas comerciais recomendadas.

Leia mais

ULTRACAM EAGLE MARK 3. Um só sistema para infinitas possibilidades

ULTRACAM EAGLE MARK 3. Um só sistema para infinitas possibilidades ULTRACAM EAGLE MARK 3 Um só sistema para infinitas possibilidades ULTRACAM EAGLE MARK 3 26.460 pixéis de largura Uma imagem ultra-grande combinada com um sistema único de lentes permutáveis, fazem da UltraCam

Leia mais

A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO.

A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO. A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO. TUDO NELA FOI PROJETADO PARA ISSO: DA CAPACIDADE DE CARGA, QUE É A MAIOR DO SEGMENTO, AO COMPARTIMENTO, QUE PERMITE O MELHOR

Leia mais

J-1160 J-1170 J-1175 J-1480 BRITADORES DE MANDÍBULA

J-1160 J-1170 J-1175 J-1480 BRITADORES DE MANDÍBULA J-1160 J-1170 J-1175 J-1480 BRITADORES DE MANDÍBULA J-1160 O J-1160 da Finlay é um britador primário de mandíbula móvel sobre esteiras autopropelido, compacto e agressivo. Incorporando o britador de mandíbulas

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4 Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)

Leia mais

AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION. Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave.

AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION. Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave. AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave. Unindo todo o espectro de cabines de comando de turbopropulsores a jatos comerciais intercontinentais. Planejamento

Leia mais

Pulverizador Autopropelido STRONGER be strong, be KUHN

Pulverizador Autopropelido STRONGER be strong, be KUHN Pulverizador Autopropelido STRONGER 3000 www.kuhn.com be strong, be KUHN REEL STRONGER COMMERCIAL 3030 3036 3040 PERFEITA APLICAÇÃO, MAIOR BARRA DE PULVERIZAÇÃO, MENOR CONSUMO Pensou em tecnologia, pensou

Leia mais

EagleVision EagleVision EagleVision Funções Básicas

EagleVision EagleVision EagleVision Funções Básicas Os Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV/Drones) EagleVision foram desenvolvidos para ajudar na Vigilância Pública Aérea e efetuar Levantamento Topográfico, Acompanhamento de obras, Monitoramento Industrial,

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Tatiana Maymone de Melo Carvalho São José dos Campos, novembro de 2005 Relatório de Estágio

Leia mais

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS MILITARES

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS MILITARES ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS MILITARES Confiança em missões em ambientes hostis e operações críticas Monitore seu mundo Aviação fixa A Coastal implementou com sucesso mais de 1.200 sistemas AWOS (Automated

Leia mais

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 1.

TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2. Aula 1. TEORIA DE VOO E AERODINÂMICA MÓDULO 2 Aula 1 www.aerocurso.com TEORIA DE VÔO E AERODINÂMICA 2 5 VÔO RETO E NIVELADO. Para se voar reto e nivelado em alta velocidade, deverá ser mantido um ângulo de ataque

Leia mais

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT

New HollaNd TM TM SeMiPowerSHifT New Holland TM TM SemiPowershift SIMPLICIDADE PARA TRABALHAR, FACILIDADE PARA PRODUZIR. As máquinas new HollAnd estão prontas para trabalhar com biodiesel. consulte seu concessionário sobre A mistura AutorizAdA.

Leia mais

Accelo. VCM Engenharia de Vendas

Accelo. VCM Engenharia de Vendas Accelo. VCM Engenharia de Vendas Accelo 815, 1016 e 1316: ágil, durável e confiável! Portfolio da linha Accelo. DISTRIBUIÇÃO 4x2 6x2 815 1016 - PBT: 8,3 ton - Motor 4,8 litros usado em caminhões de até

Leia mais

Energia. Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças. Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas

Energia. Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças. Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Energia Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Serviços em Redutores A TGM se especializou em realizar serviços em redutores

Leia mais

with leaves up to 4.2 m Kg

with leaves up to 4.2 m Kg PT MODUS Automation for swing gates with leaves up to 4.2 m - 500 Kg Automatização para portões de batente Dimensões máx. até 4,2 m - 500 kg 1. DESEMPENHO POTENTE Graças à sua mecânica potente, o pode

Leia mais