DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO"

Transcrição

1 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte III Professora Raquel Perrota

2 3. Elementos de Conexão - Como parte da norma indicativa do direito internacional privado, os elementos de conexão se prestam no auxílio para que se determine o direito aplicável. - Eles se diferenciam conforme do direito internacional privado de cada Estado.

3 3. Elementos de Conexão - Os elementos de conexão de adoção mais corriqueira são a nacionalidade e o domicílio. - Assim sendo, o objeto de conexão a que se referem esses dois elementos é o estatuto pessoal da pessoa física.

4 3. Elementos de Conexão a) Nacionalidade - A dinâmica corrente da população mundial, onde muitos indivíduos vêm a possuir mais de uma nacionalidade, faz com que esse elemento venha perdendo a relevância.

5 a) Nacionalidade - Quando se está diante de um único indivíduo com nacionalidades plúrimas, cabe ao legislador nacional definir qual a sua nacionalidade relevante, a fim que seja possível a determinação do direito aplicável.

6 a) Nacionalidade - Em regra, decisiva é a nacionalidade efetiva de uma pessoa física (aquela com a qual possui laço íntimo). - Os requisitos para que ela seja determinada diferem conforme as legislações dos diversos países.

7 a) Nacionalidade - Quando o indivíduo for apátrida, ou possuir a condição jurídica de refugiado, é aplicável a lei do seu domicílio ou, na falta deste, a lei de sua residência.

8 Convenção sobre o Estatuto dos Apátridas, art. 12, alínea 1 O estatuto pessoal de todo o apátrida será regido pela lei do país do seu domicílio, ou na falta de domicílio, pela lei do país da sua residência.

9 Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados, art. 12, alínea 1 O estatuto pessoal de um refugiado será regido pela lei do país de seu domicílio, ou, na falta de domicílio, pela lei do país de sua residência.

10 3. Elementos de Conexão b) Domicílio - Trata-se do elemento de conexão predominante no direito internacional privado. - O conceito de domicílio no direito internacional privado varia de acordo com o entendimento adotado em cada Estado.

11 b) Domicílio - Não há uma efetiva harmonização desse conceito. Entretanto, há tratados internacionais que se debruçaram sobre o tema.

12 Convenção Interamericana sobre o Domicílio das Pessoas Físicas no Direito Internacional Privado, art. 2º O domicílio de uma pessoa física será determinado, no ordem abaixo, pelas seguintes circunstâncias: 1) pelo lugar da residência habitual; 2) pelo lugar do centro principal dos seus negócios; 3) na ausência dessas circunstancias, considerar-se-á como domicílio o lugar da simples residência; 4) em sua falta, se não houver simples residência, o lugar onde se encontrar.

13 b) Domicílio - O Direito brasileiro adotou o domicílio como elemento de conexão para reger o estatuto pessoal da pessoa física, sem, entretanto, definir o conceito de domicílio no seu direito interno. - A LINDB apenas faz referências indiretas à definição de domicílio.

14 LINDB, art. 7º, 7º e 8º 7o Salvo o caso de abandono, o domicílio do chefe da família estende-se ao outro cônjuge e aos filhos não emancipados, e o do tutor ou curador aos incapazes sob sua guarda. 8o Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre.

15 b) Domicílio - Uma exceção à essa regra, no Direito brasileiro, é representada pelo direito aplicável quanto à capacidade de uma pessoa física de comprometer-se por uma letra de câmbio, nota promissória ou cheque.

16 c) Residência habitual - Importante notar que a partir da Segunda Guerra Mundial, várias convenções, edificadas no contexto das Conferências de Haia, passaram a adotar o elemento de conexão da RESIDÊNCIA HABITUAL. - Da mesma forma, legislações de diversos países em matéria de direito internacional privado o fizeram.

17 Convenção Interamericana sobre a Obrigação Alimentar, art. 6º A obrigação alimentar, bem como as qualidades de credor e de devedor de alimentos, serão reguladas pela ordem jurídica que, a critério da autoridade competente, for mais favorável ao credor, dentre as seguintes: a) ordenamento jurídico do Estado de domicílio ou residência habitual do credor; b) ordenamento jurídico do Estado de domicílio ou residência habitual do devedor.

18 c) Residência habitual - A residência habitual caracteriza-se como sendo o lugar em que a pessoa habita ou tem o centro de seus ocupações.

19 c) Residência habitual - Na falta de residência habitual ou de domicílio, o direito aplicável será regido, via de regra, pela lei do lugar de simples residência do indivíduo. - Nesse sentido a LINDB, em seu art. 7º, 8º.

20 LINDB, em seu art. 7º, 8º Quando a pessoa não tiver domicílio, considerar-se-á domiciliada no lugar de sua residência ou naquele em que se encontre.

21 3. Elementos de Conexão d) Lex Rei Sitae - Determina ser aplicável a lei do lugar em que está situada a coisa (bem corpóreo). - O objeto de conexão da lex rei sitae é o regime geral dos bens (aquisição, posse, direitos reais, etc).

22 3. Elementos de Conexão e) Lex Loci Delicti Commissi - Corresponde à lei do lugar onde um ato ilícito foi cometido. - Aplica-se às obrigações de ordem extracontratual que induzem à responsabilidade civil pela prática de atos ilícitos.

23 e) Lex Loci Delicti Commissi - O ato ilícito pode ter sido praticado em vários lugares, seja dentro do território de um país, seja em países distintos.

24 e) Lex Loci Delicti Commissi - Têm-se como exemplo de atos ilícitos cometidos com conexão internacional os atos que causam poluição ou outras emissões.

25 e) Lex Loci Delicti Commissi - O Brasil não adotou de forma expressa, em sua legislação, o princípio da lex loci delicti commissi. - Entretanto, a doutrina majoritariamente defende a existência desse elemento de conexão no Direito brasileiro.

26 3. Elementos de conexão f) Autonomia da vontade - A autonomia da vontade das partes significa dizer que as próprias partes podem escolher o direito aplicável. - O elemento de conexão é a vontade manifestada pelas partes, vinculada a um negócio jurídico de direito privado com conexão internacional.

27 f) Autonomia da vontade - Países como Áustria, Suíça, Itália e Japão já se demonstraram receptivos a esse elemento de conexão.

28 f) Autonomia da vontade - A autonomia da vontade das partes aplica-se principalmente às obrigações contratuais. - Num espectro mais amplo, algumas legislações e tratados internacionais facultam a autonomia da vontade das partes no que pertine ao regime de bens e às sucessões, sendo a relação jurídica de natureza internacional.

29 f) Autonomia da vontade - A autonomia da vontade das partes raramente é admitida quanto aos direitos da pessoa, da família e das coisas.

30 f) Autonomia da vontade - Em grande parte da América Latina, a autonomia da vontade das partes ainda não é reconhecida como um elemento de conexão que possa reger relações de direito privado com conexão internacional. - Em países como Uruguai, Paraguai e Brasil, o princípio não é abraçado pela jurisprudência.

31 f) Autonomia da vontade - Em que pese a ausência de previsão legal e de acolhimento jurisprudencial quanto a esse elemento de conexão, na prática, a maior parte dos CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO, contêm cláusula expressa que indica o direito aplicável ao contrato.

32 3. Elementos de conexão g) Lex fori - A regra é que o magistrado aplique as normas de direito internacional privado vigentes no lugar do foro. - Trata-se de normas, via de regra, indicativas, que designam o direito aplicável a uma relação jurídica de direito internacional privado com conexão internacional.

33 g) Lex fori - Há casos em que a lex fori também exerce função de ELEMENTO DE CONEXÃO. - Isso ocorre quando é determinada como lei aplicável ao caso concreto a própria lei do foro (lex fori in foro próprio)

34 4. Qualificação 5. Questão Prévia ou Incidental 6. Reenvio

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte I

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte I Professora Raquel Perrota - Nacionalidade é o vínculo jurídico-político de direito público interno que faz da pessoa um dos elementos componentes

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Professor Juliano Napoleão UNIDADE 2 Conflitos de lei no espaço e as normas de Direito Internacional Privado 2.1 Os conflitos de lei no espaço pertinentes às relações privadas

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte

Leia mais

Sumário. Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL

Sumário. Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL Sumário Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL Capítulo I Direito Internacional Privado, Direito Intertemporal e Direito Uniforme 1. Colocação do problema... 3 1.1 Abertura legislativa

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Professora Raquel Perrota - Tendo o seu ápice na época do Liberalismo, o elemento de conexão autonomia da vontade traz a possibilidade das partes escolherem

Leia mais

Professora Raquel Perrota

Professora Raquel Perrota DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte II

Leia mais

Prof. Daniel Sica da Cunha

Prof. Daniel Sica da Cunha Prof. Daniel Sica da Cunha Características das ordens jurídicas: Independência Relatividade Territorialidade Obs.: O DIPrprovoca o fenômeno da extraterritorialidade das leis Relações civis internas vs.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Limites à Aplicação do Direito Estrangeiro: Professora Raquel Perrota 1. Ordem Pública - O Juiz, ao julgar uma relação jurídica de direito privado com conexão internacional,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: : voluntárias, legais ou oriundas de atos ilícitos. Modalidades de execução e extinção das obrigações. Moeda de pagamento. Professora Raquel Perrota

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão. Aquisição e Perda do. Pluralidade e Ausência de Professora Raquel Perrota - Hoje o Brasil adota o domicílio como elemento de conexão (antes adotava-se

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA I. O DOMÍNIO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O Objeto A Denominação O Relacionamento do DIP com as outras Disciplinas Jurídicas Direito Internacional Privado e

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica Parte II Professora Raquel Perrota - Ao estatuto pessoal da pessoa jurídica do

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte 1 Professora Raquel Perrota 1. Direitos reais - Direito real é o campo do direito patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte 2 Professora Raquel Perrota - No que pertine ao foro, para que se defina o local da ação, têm-se a busca por essa solução como algo pouco simples.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte II Professora Raquel

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Conflitos Bidimensionais. Conflitos Positivos. Conflitos Negativos.Teoria do Retorno ou Reenvio Professora Raquel Perrota Existem duas espécies e conflitos de normas cuja

Leia mais

Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007

Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007 Linhas gerais Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007 Introdução A Vigésima Primeira Sessão da Conferência da Haia de Direito Internacional

Leia mais

Direito Internacional Privado. Tâmara Biolo Soares

Direito Internacional Privado. Tâmara Biolo Soares Direito Internacional Privado Tâmara Biolo Soares Conflito de leis: duas espécies Conflito de leis no tempo: Direito Intertemporal. LICC Art. 2o: Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor

Leia mais

Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço

Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço Lei nº 12.965/2014 Junho/2014 Agenda Ⱶ Lei nº 12.965/2014 Informações Preliminares Ⱶ Integração da Norma Fontes do Direito para a integração da norma Pressupostos

Leia mais

PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL

PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 1/94 PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL TENDO EM VISTA: o Art. 10 do Tratado de Assunção, a Decisão Nº 4/91 do Conselho do Mercado Comum,

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 331/19

Jornal Oficial da União Europeia L 331/19 16.12.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 331/19 ANEXO TRADUÇÃO PROTOCOLO sobre a lei aplicável às obrigações de alimentos Os Estados signatários do presente protocolo, Desejando estabelecer disposições

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional. Prof. Renan Flumian

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional. Prof. Renan Flumian DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional Prof. Renan Flumian 1. Competência Internacional - O juiz deve aplicar uma RC para determinar o direito aplicável

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 11. CONVENÇÃO SOBRE OS CONFLITOS DE LEIS QUANTO À FORMA DE DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (Concluída em 5 de outubro de 1961) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período COMPETÊNCIA Conceitos: Competência é a quantificação da jurisdição

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Introdução, Fontes e Regras de Conexão I. Prof. Renan Flumian

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Introdução, Fontes e Regras de Conexão I. Prof. Renan Flumian DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Introdução, Fontes e Regras de Conexão I Prof. Renan Flumian 1. Introdução 1.1. DIPr: ramo do direito que tem como principal função resolver os conflitos de leis no espaço

Leia mais

Direito Internacional

Direito Internacional Direito Internacional Módulo 8 DIPr Professora: Gleisse Ribeiro Gleisse Ribeiro 1 Noções básicas Fator Extraterritorial regras do DIPr (qual o direito interno deve ser aplicado) Ex: Uma lide entre dois

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota - No âmbito do Direito Internacional Privado têm-se uma gama de atos jurídicos a serem analisados, como os contratos,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Lei Reguladora da Capacidade. Emancipação Parte I Professora Raquel Perrota 1. Personalidade - Em direito, ser pessoa significa ter uma personalidade.

Leia mais

APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO.

APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO. APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO. Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 331/17

Jornal Oficial da União Europeia L 331/17 16.12.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 331/17 DECISÃO DO CONSELHO de 30 de Novembro de 2009 relativa à celebração pela Comunidade Europeia do Protocolo de Haia, de 23 de Novembro de 2007, sobre

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PROF. DANIEL SICA PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS

DIREITO INTERNACIONAL PROF. DANIEL SICA PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: para relações civis de direito privado,

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1Introdução CONCEITO: conjunto de normas que apontam o ordenamento jurídico aplicável a um determinado fato em regra. São normas de SOBREDIREITO ou normas indiretas,

Leia mais

Direito Internacional Privado Professor: Fábio Gouveia Carvalho

Direito Internacional Privado Professor: Fábio Gouveia Carvalho ROTEIRO - 3ª AULA: 1. As Escolas Estatutárias: a) Cidades do Norte da Itália: a.1) Estatutos = leis municipais ou provinciais; a.2) Legislação própria: independente do Direito Romano ou Germânico; b) Teoria

Leia mais

Sumário. Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17

Sumário. Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17 Sumário Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17 1. Conceito de Direito Internacional Público.... 17 2. Objeto do Direito Internacional Público.... 17 3. Características do Direito

Leia mais

24. Convenção sobre a Lei Aplicável às Obrigações Alimentares

24. Convenção sobre a Lei Aplicável às Obrigações Alimentares 24. Convenção sobre a Lei Aplicável às Obrigações Alimentares Os Estados signatários da presente Convenção, desejando estabelecer disposições comuns relativas à lei aplicável às obrigações alimentares

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Teoria Geral do Processo do Trabalho. Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço

DIREITO DO TRABALHO. Teoria Geral do Processo do Trabalho. Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço DIREITO DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Interpretação, Integração e Eficácia da norma processual no tempo e no espaço Prof. Cláudio Freitas - Interpretação: significado e alcance. - Métodos

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Relator: Gustavo Becker Monteiro Mestrando em Direito Internacional (UFSC) RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Dados do processo: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Recurso

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional: : Pátrio Poder, Adoção, Alimentos, Tutela e Curatela Parte I Professora Raquel Perrota 1. Pátrio Poder - A compreensão da expressão pátrio poder permeia a sua evolução ao longo

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 32. Convenção sobre a lei aplicável às sucessões em caso de morte (concluída em 1º de agosto de 1989) Os Estados signatários desta Convenção, Desejando estabelecer dispositivos jurídicos comuns sobre a

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO. Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço.

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO. Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço. 1 PONTO 1: CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO PONTO 2: ANÁLISE DA LICC, POR ARTIGOS 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço. Conflito de leis

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 5ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Internacional Público e Privado CARGA HORÁRIA SEMANAL: horas-aula ANUAL: 100 horas-aula

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO, Expulsão e Deportação 1ª Parte Professora Raquel Perrota 1. Conceito é a entrega, por um estado a outro, e a pedido deste, de pessoa que em seu território deva responder

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação da Lei Estrangeira: Professora Raquel Perrota 1. Natureza Jurídica - Até o final do século XIX, o direito estrangeiro era considerado matéria de fato. - A partir

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO INTERNACIONAL PROF. NAPOLEÃO CASADO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO INTERNACIONAL PROF. NAPOLEÃO CASADO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO INTERNACIONAL PROF. NAPOLEÃO CASADO Domínio Público Internacional: O Direito do Mar (Bens da União CF, art. 20) Direito do mar Mar Territorial: 12 MN Soberania/Jurisdição plena

Leia mais

O Vice-Presidente da Assembleia da República, em exercício, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca.

O Vice-Presidente da Assembleia da República, em exercício, Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca. Conferência da Haia de Direito Internacional Privado: Resolução da Assembleia da República n.º 23/84: Convenção da Haia sobre Reconhecimento de Divórcios e Separações de Pessoas A Assembleia da República

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO NADIA DE ARAÚJO Professora de Direito Internacional Privado - PUC Rio. Doutora em Direito Internacional, USP. Mestre em Direito Comparado, GWU. Procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. DIREITO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social

Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social 1 CONVENÇÃO N. 118 Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social I Aprovada na 46ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1962), entrou em vigor no plano

Leia mais

Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS

Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS PARTE I 1 NOÇÕES, CONCEITO, FUNDAMENTOS E OBJETO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1 Noções introdutórias: o ponto de partida

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À OBRA EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO CIVIL COMO ATRIBUTO DA SOBERANIA: O ESTADO- JUIZ... 19

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À OBRA EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO CIVIL COMO ATRIBUTO DA SOBERANIA: O ESTADO- JUIZ... 19 SUMÁRIO INTRODUÇÃO À OBRA... 13 PARTE I EXERCÍCIO DA JURISDIÇÃO CIVIL COMO ATRIBUTO DA SOBERANIA: O ESTADO- JUIZ... 19 I. Notas Preliminares... 19 I.1. Conceito de Jurisdição. Distinção entre Jurisdição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fixação de Competência Prof. Luiz Dellore 1. Juiz BRASILEIRO ou juiz ESTRANGEIRO? 1.1 Competência concorrente (NCPC, 21 e 22) - réu domiciliado no Brasil; - obrigação tiver de

Leia mais

Elementos de Conexão. Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica do Estrangeiro Parte V Professora Raquel Perrota

Elementos de Conexão. Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica do Estrangeiro Parte V Professora Raquel Perrota Elementos de Conexão Parte V Professora Raquel Perrota 3.2 Condição jurídica do estrangeiro 3.2.1 Entrada e permanência - Nos moldes do art. 12 da Lei nº 13.445/2017, aquele que pretenda ingressar ou permanecer

Leia mais

Noemi Lemos França. Noemi Lemos França

Noemi Lemos França. Noemi Lemos França DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: NOÇÃO E FUNDAMENTO. ANÁLISE DO FENÔMENO CONFLITO DE LEIS NO ESPAÇO. CONCEITO DA NATUREZA DAS NORMAS JUSPRIVATIVAS INTERNACIONAIS. OBJETO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO.

Leia mais

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Novos Regulamentos Comunitários de Coordenação da Segurança Social. Ana Teixeira de Sousa

Novos Regulamentos Comunitários de Coordenação da Segurança Social. Ana Teixeira de Sousa de Coordenação da Segurança Social Ana Teixeira de Sousa de Coordenação da Segurança Social Regulamento (CE) 883/2004, 29.04 Vigência Regulamento Base de Coordenação 01.05.2010 Regulamento (CE) 987/2009,

Leia mais

Sumário. Prefácio, xvii. Introdução, Lex mercatoria, 17. IA Evolução histórica do direito internacional privado, 10

Sumário. Prefácio, xvii. Introdução, Lex mercatoria, 17. IA Evolução histórica do direito internacional privado, 10 Sumário Prefácio, xvii Introdução, 1 1 Noções básicas de direito internacional privado, 3 1.1 Disciplinas de direito internacional, 3 1.1.1 Direito internacional privado, 3 1.1.2 Direito internacional

Leia mais

Artigo 4 A Convenção não se aplica a questões preliminares relacionadas à validade de testamentos ou outros atos por virtude dos quais os bens sejam t

Artigo 4 A Convenção não se aplica a questões preliminares relacionadas à validade de testamentos ou outros atos por virtude dos quais os bens sejam t 30. CONVENÇÃO SOBRE A LEI APLICÁVEL AO TRUST E A SEU RECONHECIMENTO (Concluída em 1 de julho de 1985) Os Estados signatários da presente Convenção, Considerando que o trust, como desenvolvido nas cortes

Leia mais

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas Apresentação XV XIX Capítulo I - Esboço Histórico do Direito Internacional Privado 1 1.1. Considerações iniciais 1 1.2. Grécia 1 1.3. Roma 2 1.4. Feudalismo

Leia mais

Conflito Tratado v. Lei na União Europeia Direito Internacional Privado v. Direito Comunitário Crise no Direito Internacional dos Estados Unidos

Conflito Tratado v. Lei na União Europeia Direito Internacional Privado v. Direito Comunitário Crise no Direito Internacional dos Estados Unidos SUMÁRIO I. O DOMÍNIO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O Objeto A Denominação O Relacionamento do DIP com as outras Disciplinas Jurídicas Direito Internacional Privado e Direito Internacional Público A

Leia mais

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas:

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas: Turma e Ano: Master A (2015) 30/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 07 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: Competência: Conexão, Continência,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO TEORIA GERAL DO PROCESSO AULA 8 COMPETÊNCIA Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO Função do Estado através da qual, com o objetivo de solucionar conflitos de interesse, aplica-se a lei geral

Leia mais

Lei n.º 2/92. De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1º - Objecto. ARTIGO 2º - Modalidade

Lei n.º 2/92. De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1º - Objecto. ARTIGO 2º - Modalidade Lei n.º 2/92 De 6 de Abril (*) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º - Objecto A presente lei estabelece as condições de atribuição, aquisição, perda e requisição da Nacionalidade Guineense. ARTIGO 2º

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA JUSTIÇA E DOS CONSUMIDORES DIREÇÃO-GERAL DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA JUSTIÇA E DOS CONSUMIDORES DIREÇÃO-GERAL DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA JUSTIÇA E DOS CONSUMIDORES DIREÇÃO-GERAL DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES Bruxelas, 27 de fevereiro de 2018 Rev1 AVISO ÀS PARTES INTERESSADAS SAÍDA DO REINO UNIDO E NORMAS

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Sucessões: norma reguladora, universidade ou fracionamento da sucessão testamentária e da sucessão legítima. Herança jacente. Professora Raquel

Leia mais

Glossário de terminologia jurídica

Glossário de terminologia jurídica Glossário de terminologia jurídica Regulamento (CE) n. 2201/2003 do Conselho, de 27 de Novembro de 2003, relativo à competência, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria matrimonial e em matéria

Leia mais

Cursos de Aprendizagem. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração. Componente Científica. Domínio DIREITO

Cursos de Aprendizagem. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração. Componente Científica. Domínio DIREITO Cursos de Aprendizagem Organização em Unidades de Formação de Curta Duração Componente Científica Domínio DIREITO 1. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração Código SGFOR (válido para o IEFP)

Leia mais

AS CONFERÊNCIAS INTERAMERICANAS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

AS CONFERÊNCIAS INTERAMERICANAS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO AS CONFERÊNCIAS INTERAMERICANAS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aluno: Carolina Magalhães Rech Orientador: Nadia de Araujo A América Latina sempre foi precursora em relação ao resto do mundo no tema da

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Paulo Henrique de Oliveira E-mail: phdoliveira@yahoo.com.br Facebook: https://www.facebook.com/professorpaulohenriquedeoliveira

Leia mais

CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CONFLITO DE LEIS EM MATÉRIA DE ADOÇAO DE MENORES

CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CONFLITO DE LEIS EM MATÉRIA DE ADOÇAO DE MENORES CONVENÇÃO INTERAMERICANA SOBRE CONFLITO DE LEIS EM MATÉRIA DE ADOÇAO DE MENORES Os governos dos Estados membros da Organização dos Estados Americanos, desejosos de concluir uma convenção sobre conflito

Leia mais

Direito Internacional Privado Joyce Lira

Direito Internacional Privado Joyce Lira Direito Internacional Privado Joyce Lira www.masterjuris.com.br 5) O direito de família no Direito Internacional Privado. Aula 18 Sucessão. Sucessão Internacional - Tópico do estudo de DIPr. - Critério

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL O fracasso jamais te alcançará se a tua vontade de vencer for suficientemente forte. (Og Mandino) 2019 CÓDIGO CIVIL

Leia mais

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Outubro de 2017 CONTRATOS INTERNACIONAIS O que são Contratos Internacionais No direito brasileiro, um contrato

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL ÉPOCA DE RECURSO. Ano Letivo 2017/2018 Turma B 18 de julho de 2018

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL ÉPOCA DE RECURSO. Ano Letivo 2017/2018 Turma B 18 de julho de 2018 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II PROVA DE AVALIAÇÃO FINAL ÉPOCA DE RECURSO Ano Letivo 2017/2018 Turma B 18 de julho de 2018 I A 30 de janeiro de 2018, Augusto, com domicílio em Lisboa, celebrou por telefone

Leia mais

A Convenção de Haia de 13 de janeiro de 2000 sobre a Proteção Internacional dos Adultos

A Convenção de Haia de 13 de janeiro de 2000 sobre a Proteção Internacional dos Adultos DIREÇÃO-GERAL DAS POLÍTICAS INTERNAS DA UNIÃO DEPARTAMENTO TEMÁTICO C: DIREITOS DOS CIDADÃOS E ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS ASSUNTOS JURÍDICOS A Convenção de Haia de 13 de janeiro de 2000 sobre a Proteção

Leia mais

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt ARBITRAGEM INTERNACIONAL Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt DO s e DON Ts Partilhamos a Experiência. Inovamos nas Soluções. JOSÉ MIGUEL JÚDICE Arial Bold (Orador) Alinhado esquerda 17 pt Arial (Data) Alinhado

Leia mais

1.1 Normas processuais civis. 1.2 Função jurisdicional. 1.3 Ação Conceito, natureza, elementos e características Condições da ação.

1.1 Normas processuais civis. 1.2 Função jurisdicional. 1.3 Ação Conceito, natureza, elementos e características Condições da ação. 1.1 Normas processuais civis. 1.2 Função jurisdicional. 1.3 Ação. 1.3.1 Conceito, natureza, elementos e características. 1.3.2 Condições da ação. 1.3.3 Classificação. 1.4 Pressupostos processuais. 1.5

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 224/XIII ALTERA O ESTATUTO JURÍDICO DOS ANIMAIS NO CÓDIGO CIVIL. Exposição de motivos

PROJETO DE LEI N.º 224/XIII ALTERA O ESTATUTO JURÍDICO DOS ANIMAIS NO CÓDIGO CIVIL. Exposição de motivos PROJETO DE LEI N.º 224/XIII ALTERA O ESTATUTO JURÍDICO DOS ANIMAIS NO CÓDIGO CIVIL Exposição de motivos Atualmente os animais são juridicamente considerados como coisas móveis cfr. artigo 205º, n.º 1,

Leia mais

Génese e História do DIP

Génese e História do DIP Génese e História do DIP Génese e desenvolvimento histórico O Direito Internacional Privado não é legado dos romanos Acesso ao jus civile reservado aos latinos O jus gentium Conflitos de leis Princípio

Leia mais

Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil

Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil Introdução O presente Roteiro para Investimento Estrangeiro no Brasil tem o objetivo de informar e esclarecer, de forma simples e objetiva, a potenciais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Prof. Pablo Cruz Primeiramente insta registrar que a definição de partes não pode ser confundida com a definição de

Leia mais

9. Convenção Relativa ao Reconhecimento e Execução de Decisões em Matéria de Prestação de Alimentos a Menores

9. Convenção Relativa ao Reconhecimento e Execução de Decisões em Matéria de Prestação de Alimentos a Menores 9. Convenção Relativa ao Reconhecimento e Execução de Decisões em Matéria de Prestação de Alimentos a Menores Os Estados signatários da presente Convenção; Desejando estabelecer disposições comuns relativamente

Leia mais

V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes

V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO III CONFERÊNCIA OAB-RJ DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E DO MAR Paulo Campos Fernandes Advogado Engenheiro Naval Setembro/2016 1 2 3 4 5 Contrato

Leia mais

SECRETARIA ADMINISTRATIVA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 - ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS CÓPIA CERTIFICADA

SECRETARIA ADMINISTRATIVA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 - ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS CÓPIA CERTIFICADA MERCOSUL/CMC/DEC. N 12/02 ACORDO SOBRE JURISDIÇÃO EM MATÉRIA DE CONTRATO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL E A REPÚBLICA DA BOLÍVIA E A REPÚBLICA DO CHILE TENDO EM

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção Internac. Sobre a Prot. Dos Direitos de Todos os Trabalhadores Profª. Liz Rodrigues - Criada em 2003,

Leia mais

SECRETARIA ADMINISTRATIVA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 - ARTIGO 10 ERRATA CÓPIA CERTIFICADA

SECRETARIA ADMINISTRATIVA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 - ARTIGO 10 ERRATA CÓPIA CERTIFICADA MERCOSUL/CMC/DEC. N 11/02 ACORDO SOBRE JURISDIÇÃO EM MATÉRIA DE CONTRATO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Mercosul 1ª parte Prof.ª Raquel Perrota 1. Noções preliminares - Surgido no contexto de redemocratização e reaproximação dos países da América Latina ao final da década de

Leia mais

PALESTRA CISG. Data: 17 de abril Local: Instituto dos Advogados Brasileiros IAB

PALESTRA CISG. Data: 17 de abril Local: Instituto dos Advogados Brasileiros IAB PALESTRA CISG Data: 17 de abril Local: Instituto dos Advogados Brasileiros IAB Histórico A Convenção das Nações Unidas sobre Compra e Venda Internacional de Mercadorias ou, em inglês, Convention on Contracts

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional:. Celebração, Impedimentos, Relações Pessoais e Patrimoniais dos Cônjuges, Anulação, Invalidade e Efeitos no Brasil de Sentenças Estrangeiras de Separação de Divórcio. Professora

Leia mais

Decreto do Governo n.º 40/84, de 24 de Julho: Convenção Relativa à Emissão de um Certificado de Capacidade Matrimonial (Convenção n.

Decreto do Governo n.º 40/84, de 24 de Julho: Convenção Relativa à Emissão de um Certificado de Capacidade Matrimonial (Convenção n. Decreto do Governo n.º 40/84, de 24 de Julho: Convenção Relativa à Emissão de um Certificado de Capacidade Matrimonial (Convenção n.º20) O Governo decreta, nos termos da alínea c) do n.º 1 do Artigo 200.º

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL

XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL Temas de Constitucional Poder Judiciário Repartição de Competências Processo Legislativo Controle de Constitucionalidade Ações Constitucionais 11% 18%

Leia mais

COMPETÊNCIA PROCESSUAL

COMPETÊNCIA PROCESSUAL COMPETÊNCIA PROCESSUAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA... 4 2. JURISDIÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL...6 Jurisdição Nacional Exclusiva...6 Jurisdição Nacional Concorrente...7 3. CRITÉRIOS

Leia mais

Brasil e a vigência, em 2014, da Convenção de Viena das Nações Unidas de 1980 sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG)

Brasil e a vigência, em 2014, da Convenção de Viena das Nações Unidas de 1980 sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG) Anexo Biblioteca Informa nº 2.288 Brasil e a vigência, em 2014, da Convenção de Viena das Nações Unidas de 1980 sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Autora Ana Carolina Beneti Associada Sênior

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais