DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO"

Transcrição

1 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte I Professora Raquel Perrota

2 1. Classificação 1.1 Noções gerais - O direito aplicável a uma relação jurídica que possui conexão internacional, via de regra, é o nacional, podendo ser, entretanto, o direito estrangeiro quando assim apontar as normas de Direito Internacional Privado contida na lex fori.

3 1. Classificação - Trata-se de normas que se prestam apenas a INDICAR O DIREITO APLICÁVEL, não vindo a solucionar a questão material posta. - Por essa razão, são chamadas de NORMAS INDICATIVAS ou INDIRETAS.

4 As normas indicativas ou indiretas são as principais normas do Direito Internacional Privado. Isso deve ser visto no contexto de que o objeto do Direito Internacional Privado é, basicamente, a resolução de conflitos de leis de direito privado no espaço, isto é, a determinação do direito aplicável a uma relação jurídica de direito privado com conexão internacional Beat Walter Rechsteiner

5 1. Classificação - De forma paralela, há, em menor escala, normas do Direito Internacional Privado que se prestam a funções AUXILIARES ou COMPLEMENTARES daquelas que apontam o direito aplicável. - Trata-se das NORMAS CONCEITUAIS ou QUALIFICADORAS.

6 1. Classificação - As NORMAS CONCEITUAIS ou QUALIFICADORAS determinam como uma norma indicativa ou indireta deve ser INTERPRETADA e APLICADA ao caso concreto.

7 1. Classificação - Têm-se como NORMAS CONCEITUAIS ou QUALIFICADORAS aquelas referentes à: Ordem pública e fraude à lei; Qualificação; Elementos de conexão; Questão prévia ou incidental;

8 1. Classificação Adaptação ou aproximação; Alteração do estatuto ou conflito móvel; Reenvio; e Direitos adquiridos.

9 1. Classificação 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado - Tendo a função indicar a norma aplicável ao caso concreto oriundo de relação jurídica com conexão internacional, as normas indicativas podem ser UNI ou BILATERAIS.

10 a) UNILATERAIS - Declaram apenas uma única ordem jurídica como aplicável. - Indicam o direito doméstico.

11 a) UNILATERAIS Exemplo: Art. 10, 1º, da LINDB A sucessão de bens de estrangeiros, situados no País, será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus

12 a) UNILATERAIS - Neste caso, a norma indica apenas quando é aplicável o direito brasileiro. A norma básica do Direito Internacional Privado brasileiro no que toca a sucessão. - Entretanto, indica como aplicável a lei do último domicílio do de cujus, não fazendo qualquer diferenciação se este é o direito interno ou o direito estrangeiro.

13 b) BILATERAIS - As normas bilaterais indicam como aplicáveis ou as normas do direito doméstico ou as do estrangeiro.

14 b) BILATERAIS Exemplo: Art. 10, caput, da LINDB A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens

15 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado - A classificação que veremos trata exclusivamente das NORMAS BILATERAIS. - As normas indicativas, numa primeira análise, são compostas pelo OBJETO DE CONEXÃO e o ELEMENTO DE CONEXÃO.

16 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado Objeto de Conexão (Operative Facts) - Descreve a matéria à qual se refere uma norma indicativa ou indireta, vindo a abordar questões jurídicas vinculadas a fatos ou elementos de fatores sociais com conexão internacional.

17 1.2.1 Objeto de Conexão (Operative Facts) - Alude, entre outras coisas, a CONCEITOS JURÍDICOS, como a capacidade jurídica ou a forma de testamento; - Alude a DIREITOS, como o nome de uma pessoa física ou direitos reais referentes a um bem imóvel; - Alude a PRETENSÕES JURÍDICAS, como as decorrentes de um ato ilícito praticado ou de um acidente de carro.

18 1.2.2 Elemento de Conexão ( Connecting Factors) - O elemento de conexão torna possível a determinação do direito aplicável. - Ele deve ser relacionado sempre com o objeto de conexão adequado da norma indicativa.

19 1.2.2 Elemento de Conexão ( Connecting Factors) - São exemplos de elementos de conexão: Nacionalidade; Domicílio e a residência habitual de uma pessoa física; Lex rei sitae; Lex loci actus;

20 1.2.2 Elemento de Conexão ( Connecting Factors) Lex loci delicti comissi; Autonomia da vontade das partes; e a Lex fori.

21 1.2.2 Elemento de Conexão ( Connecting Factors) Lex loci delicti comissi; Autonomia da vontade das partes; e Lex fori.

22 Exemplos: Art. 7º, caput, LINBD A lei do país em que domiciliada a pessoa ( ELEMENTO DE CONEXÃO) determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família (OBJETO DE CONEXÃO)

23 Exemplos: Art. 7º, 4º, LINBD O regime de bens, legal ou convencional (OBJETO DE CONEXÃO), obedece à lei do país em que tiverem os nubentes domicílio, e, se este for diverso, a do primeiro domicílio conjugal (ELEMENTO DE CONEXÃO)

24 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado Aplicação de uma única ordem jurídica Aplicação de ordenamentos jurídicos diversos (Dépeçage)

25 1.2.4 Aplicação de ordenamentos jurídicos diversos (Dépeçage) LINDB, Art. 9º. Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem. (...) 2º A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar que residir o proponente.

26 1.2.4 Aplicação de ordenamentos jurídicos diversos (Dépeçage) - O dispositivo estabelece, com relação às obrigações contratuais, que o direito aplicável será aquele do país em que estas se constituírem, e que o lugar de sua constituição é aquele da residência do proponente.

27 1.2.4 Aplicação de ordenamentos jurídicos diversos (Dépeçage) - Mas, ainda, vê-se que a lei do lugar em que for domiciliada pessoa vai determinar as regras sobre a sua capacidade jurídica de celebrar um contrato internacional.

28 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado Elemento de conexão único Elemento de conexão plural

29 1.2.5 Elemento de conexão único - Em regra, a norma indicativa corresponde tão somente a um único elemento de conexão.

30 1.2.6 Elemento de conexão plural - Entretanto, existem exceções. a) Elementos de conexão alternativos b) Elementos de conexão subsidiários

31 1.2.6 Elemento de conexão plural a) Elementos de conexão alternativos - Permitem a aplicação de mais de um ordenamento jurídico a uma questão jurídica, com o objetivo precípuo de favorecer as partes participantes da relação jurídica com conexão internacional.

32 1.2.6 Elemento de conexão plural a) Elementos de conexão alternativos - No direito internacional privado brasileiro, por exemplo, é aplicável, quanto à forma de um negócio jurídico, ao mesmo tempo, a lei do lugar onde foi praticado um ato (lex loci actus) e a lei aplicável ao negócio jurídico em si.

33 1.2.6 Elemento de conexão plural b) Elementos de conexão subsidiários - Destinam-se a garantir determinado direito a uma pessoa (ex: pensão alimentícia). - Se o direito aplicável, conforme o elemento de conexão principal, não garantir esse direito, o direito aplicável será outro, subsidiariamente aplicável.

34 1.2 Norma Indicativa ou Indireta do Direito Internacional Privado Elementos de conexão objetivos Elementos de conexão subjetivos

35 1.2.7 Elementos de conexão objetivos - Observa-se quando é facultado às próprias partes de um negócio jurídico escolher o direito aplicável.

36 1.2.8 Elementos de conexão subjetivos - Observa-se quando as partes de um negócio jurídico não estão autorizadas pela lei a escolher o direito aplicável, ou se essa restrição não existe, mas as partes não se utilizaram dessa liberdade, o Direito Internacional Privado da lex fori deve determinar os elementos de conexão de modo indicativo por meio de critérios objetivos.

37 2. Estatuto Pessoal 3. Elementos de Conexão 4. Qualificação 5. Questão Prévia ou Incidental 6. Reenvio

Prof. Daniel Sica da Cunha

Prof. Daniel Sica da Cunha Prof. Daniel Sica da Cunha Características das ordens jurídicas: Independência Relatividade Territorialidade Obs.: O DIPrprovoca o fenômeno da extraterritorialidade das leis Relações civis internas vs.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Professor Juliano Napoleão DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Professor Juliano Napoleão UNIDADE 2 Conflitos de lei no espaço e as normas de Direito Internacional Privado 2.1 Os conflitos de lei no espaço pertinentes às relações privadas

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação, Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte

Leia mais

Professora Raquel Perrota

Professora Raquel Perrota DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Aplicação das Normas de Direito Internacional Privado: Classificação, Estatuto Pessoal e Elementos de Conexão, Qualificação,Questão Prévia ou Incidental e Reenvio. Parte II

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: : voluntárias, legais ou oriundas de atos ilícitos. Modalidades de execução e extinção das obrigações. Moeda de pagamento. Professora Raquel Perrota

Leia mais

Sumário. Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL

Sumário. Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL Sumário Abreviaturas e Siglas Usadas... XIX PARTE I PARTE GERAL Capítulo I Direito Internacional Privado, Direito Intertemporal e Direito Uniforme 1. Colocação do problema... 3 1.1 Abertura legislativa

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Professora Raquel Perrota - Tendo o seu ápice na época do Liberalismo, o elemento de conexão autonomia da vontade traz a possibilidade das partes escolherem

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Conflitos Bidimensionais. Conflitos Positivos. Conflitos Negativos.Teoria do Retorno ou Reenvio Professora Raquel Perrota Existem duas espécies e conflitos de normas cuja

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Introdução, Fontes e Regras de Conexão I. Prof. Renan Flumian

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Introdução, Fontes e Regras de Conexão I. Prof. Renan Flumian DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Introdução, Fontes e Regras de Conexão I Prof. Renan Flumian 1. Introdução 1.1. DIPr: ramo do direito que tem como principal função resolver os conflitos de leis no espaço

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO NOÇÕES DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1Introdução CONCEITO: conjunto de normas que apontam o ordenamento jurídico aplicável a um determinado fato em regra. São normas de SOBREDIREITO ou normas indiretas,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Lei Reguladora da Capacidade. Emancipação Parte I Professora Raquel Perrota 1. Personalidade - Em direito, ser pessoa significa ter uma personalidade.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte I Professora Raquel Perrota - No âmbito do Direito Internacional Privado têm-se uma gama de atos jurídicos a serem analisados, como os contratos,

Leia mais

Direito Internacional Privado. Tâmara Biolo Soares

Direito Internacional Privado. Tâmara Biolo Soares Direito Internacional Privado Tâmara Biolo Soares Conflito de leis: duas espécies Conflito de leis no tempo: Direito Intertemporal. LICC Art. 2o: Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte II Professora Raquel

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte 2 Professora Raquel Perrota - No que pertine ao foro, para que se defina o local da ação, têm-se a busca por essa solução como algo pouco simples.

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional. Prof. Renan Flumian

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional. Prof. Renan Flumian DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Competência Internacional e Cooperação Judiciária Internacional Prof. Renan Flumian 1. Competência Internacional - O juiz deve aplicar uma RC para determinar o direito aplicável

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte 1 Professora Raquel Perrota 1. Direitos reais - Direito real é o campo do direito patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre

Leia mais

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta: Art. 1º: Salvo disposição contrária,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Limites à Aplicação do Direito Estrangeiro: Professora Raquel Perrota 1. Ordem Pública - O Juiz, ao julgar uma relação jurídica de direito privado com conexão internacional,

Leia mais

Noemi Lemos França. Noemi Lemos França

Noemi Lemos França. Noemi Lemos França DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: NOÇÃO E FUNDAMENTO. ANÁLISE DO FENÔMENO CONFLITO DE LEIS NO ESPAÇO. CONCEITO DA NATUREZA DAS NORMAS JUSPRIVATIVAS INTERNACIONAIS. OBJETO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO.

Leia mais

Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço

Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço Aplicação do Marco Civil da Internet no Espaço Lei nº 12.965/2014 Junho/2014 Agenda Ⱶ Lei nº 12.965/2014 Informações Preliminares Ⱶ Integração da Norma Fontes do Direito para a integração da norma Pressupostos

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA SUMÁRIO PARTE I INTRODUÇÃO À DISCIPLINA I. O DOMÍNIO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O Objeto A Denominação O Relacionamento do DIP com as outras Disciplinas Jurídicas Direito Internacional Privado e

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta: DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO. (EMENTA COM REDAÇÃO DADA PELA LEI Nº 12.376, DE 30/12/2010) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição

Leia mais

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL Outubro de 2017 CONTRATOS INTERNACIONAIS O que são Contratos Internacionais No direito brasileiro, um contrato

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: RELAÇÕES INTENACIONAIS PRIVADAS (CÓD. ENEX 60149) ETAPA: 10 ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil LINDB. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil LINDB. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil LINDB Magistratura Federal Período 2010 2016 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2011) Publicada lei de vigência imediata que revogou normas anteriores, houve

Leia mais

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB) CONCEITO DE

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO. Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço.

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO. Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço. 1 PONTO 1: CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO PONTO 2: ANÁLISE DA LICC, POR ARTIGOS 1. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO E NO ESPAÇO Há 2 espécies de conflitos de leis: no tempo e no espaço. Conflito de leis

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Sucessões: norma reguladora, universidade ou fracionamento da sucessão testamentária e da sucessão legítima. Herança jacente. Professora Raquel

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PROF. DANIEL SICA PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS

DIREITO INTERNACIONAL PROF. DANIEL SICA PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PONTO 1: CONCEITO PONTO 2: REGRAS DE APLICAÇÃO PONTO 3: CONTRATOS INTERNACIONAIS DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: para relações civis de direito privado,

Leia mais

Âmbito de aplicação da lei. Conflito das leis no tempo e no espaço

Âmbito de aplicação da lei. Conflito das leis no tempo e no espaço Âmbito de aplicação da lei Conflito das leis no tempo e no espaço Âmbito de aplicação da lei Conflito das leis no espaço e no tempo O conflito das leis no tempo se preocupa em explicar qual lei é válida

Leia mais

CONDIÇÃO JURÍDICA DO ESTRANGEIRO

CONDIÇÃO JURÍDICA DO ESTRANGEIRO CONDIÇÃO JURÍDICA DO ESTRANGEIRO PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR ESTRANGEIRO X NACIONAL A legislação relativa à condição jurídica do estrangeiro tem sua justificativa no direito de conservação

Leia mais

APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO.

APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO. APLICAÇÃO DE DIREITO ESTRANGEIRO. REGRAS DE CONEXÃO E DE DETERMINAÇÃO DO STATUS PESSOAL. CONFLITO ESPACIAL E TEORIA DO REENVIO. Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte I Professora Raquel Perrota - Nacionalidade é o vínculo jurídico-político de direito público interno que faz da pessoa um dos elementos componentes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: Direito SÉRIE: 9º SEM. DISCIPLINA: Direito Internacional Privado. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula

PLANO DE ENSINO. CURSO: Direito SÉRIE: 9º SEM. DISCIPLINA: Direito Internacional Privado. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 9º SEM. DISCIPLINA: Direito Internacional Privado CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 33 horas/aula I EMENTA O domínio do direito internacional

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Nacionalidade. Pessoas Jurídicas de Direito Privado. Condição Jurídica Parte II Professora Raquel Perrota - Ao estatuto pessoal da pessoa jurídica do

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão. Aquisição e Perda do. Pluralidade e Ausência de Professora Raquel Perrota - Hoje o Brasil adota o domicílio como elemento de conexão (antes adotava-se

Leia mais

Direito Civil Internacional:

Direito Civil Internacional: Direito Civil Internacional:. Celebração, Impedimentos, Relações Pessoais e Patrimoniais dos Cônjuges, Anulação, Invalidade e Efeitos no Brasil de Sentenças Estrangeiras de Separação de Divórcio. Professora

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Relator: Gustavo Becker Monteiro Mestrando em Direito Internacional (UFSC) RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Dados do processo: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Recurso

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO DOCENTE: Prof. Dr. Manoel Ilson Cordeiro Rocha ANO: 2017 EMENTA: Sociedade internacional e o Direito Internacional. Tratados internacionais

Leia mais

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS LINDB DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. 1. (Quadrix- 2016- CRQ 18 Região PI- Advogado) Há pouco tempo, o atual Presidente da República

Leia mais

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...13

AULA 00. Apresentação e Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...13 AULA 00 Apresentação e Cronograma...02 Questões sem Comentários...06 Questões Comentadas...13 www.universodosconcursos.com Página 1 APRESENTAÇÃO E CRONOGRAMA Olá meus amigos! Sejam todos muito bem vindos

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

Direito Internacional Privado Joyce Lira

Direito Internacional Privado Joyce Lira Direito Internacional Privado Joyce Lira www.masterjuris.com.br 5) O direito de família no Direito Internacional Privado. Aula 18 Sucessão. Sucessão Internacional - Tópico do estudo de DIPr. - Critério

Leia mais

Direito Internacional

Direito Internacional Direito Internacional Módulo 8 DIPr Professora: Gleisse Ribeiro Gleisse Ribeiro 1 Noções básicas Fator Extraterritorial regras do DIPr (qual o direito interno deve ser aplicado) Ex: Uma lide entre dois

Leia mais

Olá, amigos e amigas do Plenus,

Olá, amigos e amigas do Plenus, 1 Olá, amigos e amigas do Plenus, Este é o seu Caderno Estratégico. Este material é uma coletânea das questões mais importantes de provas objetivas específicas da matéria que será objeto de sua Sinopse

Leia mais

Direito Civil. Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de 1942 Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. Presidência da República

Leia mais

Direito Internacional Privado Joyce Lira

Direito Internacional Privado Joyce Lira Direito Internacional Privado Joyce Lira www.masterjuris.com.br PARTE I CRONOGRAMA DE CURSO 1) Direito Internacional Privado: reflexões internacionais. Aula 1 Aspectos iniciais. Aula 2 Sujeitos e conteúdo.

Leia mais

Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007

Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007 Linhas gerais Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de alimentos, concluído na Haia, em 23 de Novembro de 2007 Introdução A Vigésima Primeira Sessão da Conferência da Haia de Direito Internacional

Leia mais

Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS

Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS Sumário CONSIDERAÇÕES INICIAIS: O DOMÍNIO DAS NORMAS SOBRE AS RELAÇÕES JURÍDICAS PARTE I 1 NOÇÕES, CONCEITO, FUNDAMENTOS E OBJETO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 1 Noções introdutórias: o ponto de partida

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

Sumário. Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17

Sumário. Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17 Sumário Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 17 1. Conceito de Direito Internacional Público.... 17 2. Objeto do Direito Internacional Público.... 17 3. Características do Direito

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115. Período Turma (s)

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115. Período Turma (s) Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115 Período Turma (s) 10º período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 32. Convenção sobre a lei aplicável às sucessões em caso de morte (concluída em 1º de agosto de 1989) Os Estados signatários desta Convenção, Desejando estabelecer dispositivos jurídicos comuns sobre a

Leia mais

Nádia de Araújo Direito Internacional Privado Teoria e Prática brasileira 4ª edição Renovar RJ

Nádia de Araújo Direito Internacional Privado Teoria e Prática brasileira 4ª edição Renovar RJ Direito Internacional Privado Jamile Próximas provas: 29/04 e 27/05 ( são as datas prováveis) Dia 08/04 não haverá aula Parte geral fontes do direito internacional privado, princípios, estrutura Parte

Leia mais

Génese e História do DIP

Génese e História do DIP Génese e História do DIP Génese e desenvolvimento histórico O Direito Internacional Privado não é legado dos romanos Acesso ao jus civile reservado aos latinos O jus gentium Conflitos de leis Princípio

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 11. CONVENÇÃO SOBRE OS CONFLITOS DE LEIS QUANTO À FORMA DE DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS (Concluída em 5 de outubro de 1961) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer disposições

Leia mais

Conflito Tratado v. Lei na União Europeia Direito Internacional Privado v. Direito Comunitário Crise no Direito Internacional dos Estados Unidos

Conflito Tratado v. Lei na União Europeia Direito Internacional Privado v. Direito Comunitário Crise no Direito Internacional dos Estados Unidos SUMÁRIO I. O DOMÍNIO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O Objeto A Denominação O Relacionamento do DIP com as outras Disciplinas Jurídicas Direito Internacional Privado e Direito Internacional Público A

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL O fracasso jamais te alcançará se a tua vontade de vencer for suficientemente forte. (Og Mandino) 2019 CÓDIGO CIVIL

Leia mais

ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC. Patricia Linhares

ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC. Patricia Linhares ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC Patricia Linhares ITCMD Limites de incidência Autorização constitucional para os Estados é limitada! Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO A globalização, como fenômeno é algo, segundo Boaventura de Souza Santos, polifacético, tendo várias faces, sejam

Leia mais

OAB 1ª Fase Direito Internacional Gustavo Brígido

OAB 1ª Fase Direito Internacional Gustavo Brígido OAB 1ª Fase Direito Internacional Gustavo Brígido 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DIREITO INTERNACIONAL PROFESSOR GUSTAVO BRÍGIDO RELAÇÕES ENTRE DIREITO INTERNO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR(A) CIJ061 Direito Internacional Público

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR(A) CIJ061 Direito Internacional Público PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR(A) CIJ061 Direito Internacional Público CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito 2010.1 060 - - 060 EMENTA Introdução e desenvolvimento

Leia mais

Direito Internacional Privado Joyce Lira

Direito Internacional Privado Joyce Lira Direito Internacional Privado Joyce Lira www.masterjuris.com.br 4) Processo Civil Internacional: reflexões sobre o Brasil. Aula 13 Aplicação e prova do direito estrangeiro. Caução. a) Aplicação do direito

Leia mais

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL 2018 DIREITO CIVIL Alcione Ferreira e Fabiana Reis Brandão Nunes Carneiro - provas aplicadas nos anos de 2012 e 2014 pela autora Alcione Ferreira. Dentre

Leia mais

APLICAÇÃO DE TRATADOS INTERNACIONAIS CONTRA A BITRIBUTAÇÃO. Qualificação de Partnership Joint Ventures

APLICAÇÃO DE TRATADOS INTERNACIONAIS CONTRA A BITRIBUTAÇÃO. Qualificação de Partnership Joint Ventures RODRIGO MAITTO DA SILVEIRA Bacharelem Direito pela PUC/SP e em Administração pela FEA/USP; Mestre e Doutorando em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da USP; Membro do Instituto Brasileiro

Leia mais

COMPETÊNCIA PROCESSUAL

COMPETÊNCIA PROCESSUAL COMPETÊNCIA PROCESSUAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA... 4 2. JURISDIÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL...6 Jurisdição Nacional Exclusiva...6 Jurisdição Nacional Concorrente...7 3. CRITÉRIOS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO

TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Professor Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR-CURSO Paulo Henrique de Oliveira E-mail: phdoliveira@yahoo.com.br Facebook: https://www.facebook.com/professorpaulohenriquedeoliveira

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

Direito Internacional Privado Professor: Fábio Gouveia Carvalho

Direito Internacional Privado Professor: Fábio Gouveia Carvalho ROTEIRO - 3ª AULA: 1. As Escolas Estatutárias: a) Cidades do Norte da Itália: a.1) Estatutos = leis municipais ou provinciais; a.2) Legislação própria: independente do Direito Romano ou Germânico; b) Teoria

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fixação de Competência Prof. Luiz Dellore 1. Juiz BRASILEIRO ou juiz ESTRANGEIRO? 1.1 Competência concorrente (NCPC, 21 e 22) - réu domiciliado no Brasil; - obrigação tiver de

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 331/19

Jornal Oficial da União Europeia L 331/19 16.12.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 331/19 ANEXO TRADUÇÃO PROTOCOLO sobre a lei aplicável às obrigações de alimentos Os Estados signatários do presente protocolo, Desejando estabelecer disposições

Leia mais

Graduação Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz

Graduação Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Dr. Cícero Krupp da Luz Página 1 de 6 Disciplina Curso DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115 Período Turma (s) Carga Horária 10º período A, B e D 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Graduação Eixo

Leia mais

Direito internacional privado

Direito internacional privado Beat Walter RechsteÍner Direito internacional privado teoria e prática 17~ edição revista e atualizada 2015 i O.Saraiva n_ Editora ~"Saraiva Ruo HerriQue Schaumcrm, 270, (arqueira (elo[ m05413-909 PABX

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 2. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 2. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.... 6º É facultado aos Estados

Leia mais

STJ VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI IONAL. Curso Elementar *** FORENSE ~ RIO DE JANEIRO

STJ VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI IONAL. Curso Elementar *** FORENSE ~ RIO DE JANEIRO VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI IONAL Curso Elementar *** ~ FORENSE ~ RIO DE JANEIRO A EDITORA FORENSE se responsabiliza pelos vícios do produto no que concerne à sua ediç.'lo (impressão e apresentaç.'lo

Leia mais

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Introdução ao Direito PARTE II A relação jurídica O conceito de relação jurídica pode ser definido consoante dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. Em sentido amplo, a relação jurídica

Leia mais

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO

08/04/2019 AULA 8 COMPETÊNCIA. Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO TEORIA GERAL DO PROCESSO AULA 8 COMPETÊNCIA Denis Domingues Hermida 1- CONCEITO DE JURISDIÇÃO Função do Estado através da qual, com o objetivo de solucionar conflitos de interesse, aplica-se a lei geral

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL

XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL XXIII EXAME UNIFICADO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL Temas de Constitucional Poder Judiciário Repartição de Competências Processo Legislativo Controle de Constitucionalidade Ações Constitucionais 11% 18%

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA. Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ UTP CURSO DE DIREITO TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL COMPETÊNCIA Professora Gabriela Buzzi Ano 2017/1 3º período COMPETÊNCIA Conceitos: Competência é a quantificação da jurisdição

Leia mais

Código Civil de Cabo Verde

Código Civil de Cabo Verde Código Civil de Cabo Verde Portaria nº 68-A/97 de 30 de Setembro Artigo 14º (Condição jurídica dos estrangeiros) 1. Com excepção dos direitos políticos e dos direitos e deveres reservados constitucional

Leia mais

Direito Internacional Privado Professora Jamile Bergamaschine Mata Aluna: Anna Flávia Magalhães de Caux Barros

Direito Internacional Privado Professora Jamile Bergamaschine Mata Aluna: Anna Flávia Magalhães de Caux Barros Professora Jamile Bergamaschine Mata Aluna: Anna Flávia Magalhães de Caux Barros Bibliografia: Direito Internacional Privado - Teoria e Prática brasileira - Nádia de Araujo Direito Internacional Privado

Leia mais

Direito Internacional Público e Privado

Direito Internacional Público e Privado Direito Internacional Público e Privado Material Teórico Regras de conexão e de jurisdição internacional Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms Reinaldo Zychan Revisão Textual: Profa Esp. Vera Lídia de Sá

Leia mais

Sumário. Prefácio, xvii. Introdução, Lex mercatoria, 17. IA Evolução histórica do direito internacional privado, 10

Sumário. Prefácio, xvii. Introdução, Lex mercatoria, 17. IA Evolução histórica do direito internacional privado, 10 Sumário Prefácio, xvii Introdução, 1 1 Noções básicas de direito internacional privado, 3 1.1 Disciplinas de direito internacional, 3 1.1.1 Direito internacional privado, 3 1.1.2 Direito internacional

Leia mais

Daniel Carnacchioni. Manual de DIREITO CIVIL VOLUME ÚNICO

Daniel Carnacchioni. Manual de DIREITO CIVIL VOLUME ÚNICO Daniel Carnacchioni Manual de DIREITO CIVIL VOLUME ÚNICO 2017 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Sumário: Noções Gerais Vigência da Lei Obrigatoriedade das Leis Eficácia da Lei no Tempo

Leia mais

LIVRO UNIDADE 3. Direito internacional

LIVRO UNIDADE 3. Direito internacional LIVRO UNIDADE 3 Direito internacional Direito Internacional Privado: parte geral Adryssa Diniz Ferreira de Melo 2017 por Editora e Distribuidora Educacional S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte

Leia mais

Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituem.

Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituem. Em, 8 de dezembro de 1981. Contratos de Transferência de Tecnologia. A Lei que rege tais contratos deve ser a lei brasileira, em face das regras de ordem pública que prevalecem na área. O princípio não

Leia mais

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO

FLORISBAL DE SOUZA DEL'OLMO ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas Apresentação XV XIX Capítulo I - Esboço Histórico do Direito Internacional Privado 1 1.1. Considerações iniciais 1 1.2. Grécia 1 1.3. Roma 2 1.4. Feudalismo

Leia mais

/Sobre a autora... XVII Abreviaturas... XIX Introdução... XXI. Direito Internacional... o 1

/Sobre a autora... XVII Abreviaturas... XIX Introdução... XXI. Direito Internacional... o 1 /Sobre a autora...... XVII Abreviaturas... XIX Introdução...... XXI Capítulo 1. A Teoria do Ordenamento Jurídico e o Direito Internacional... o 1 Introdução... 1 Conceito de direito internacional e disti

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Prof. Dicler Forestieri

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Prof. Dicler Forestieri Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Prof. Dicler Forestieri LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Professor Dicler Forestieri Ferreira A Lei de Introdução às normas do Direito

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Professor Dicler Forestieri Ferreira A Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro representa o Decreto Lei 4.657/1942, ou seja, não é parte integrante

Leia mais

PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Jurisdição PROCESSO CIVIL BRASILEIRO PRINCÍPIOS Isonomia (tratamento igualitário às partes) Art. 7 o É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais,

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Eficácia das Normas Trabalhistas no Tempo e no Espaço. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Eficácia das Normas Trabalhistas no Tempo e no Espaço. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Eficácia das Normas Trabalhistas no Tempo e no Espaço Prof. Guilherme de Luca - Territorial Lei federal, território nacional aplicação em todo país. - Temporal Aplicação

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

capa 1 1 Conflito de leis no espaço: evolução histórica, espécies de normas e fontes... 1 2 Nacionalidade: aquisição, mudança e perda... 5 3 Naturalização... 9 4 Direitos especiais dos portugueses... 12

Leia mais