Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil"

Transcrição

1 Roteiro básico para investimento estrangeiro no Brasil

2

3 Introdução O presente Roteiro para Investimento Estrangeiro no Brasil tem o objetivo de informar e esclarecer, de forma simples e objetiva, a potenciais investidores, sócios, acionistas e demais terceiros interessados em investir no país as regras atualmente vigentes na legislação brasileira, aplicáveis aos investimentos a serem realizados por não residentes no Brasil, sejam eles pessoas físicas e/ou jurídicas. De acordo com a legislação brasileira, um investidor não residente pode ser uma pessoa física ou jurídica, fundo ou qualquer outra entidade de investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio no exterior, que detém ou pretende deter participação no capital social de empresa brasileira.

4 Introdução Especificamente, no que diz respeito aos investimentos estrangeiros a serem realizados no Brasil, cabe destacar que atualmente a legislação brasileira prevê basicamente duas formas de investimentos externos, quais sejam: (a) o investimento direto, a ser registrado no módulo RDE-IED (Registro Declaratório Eletrônico - Investimento Externo Direto); e (b) o investimento nos mercados financeiro e de capitais brasileiros (o Investimento em Portfólio ). O presente Roteiro de Investimento tratará exclusivamente da modalidade de Investimento Externo Direto.

5 Investidor Não Residente Para investir no Brasil, o não residente, seja pessoa física ou jurídica, deverá estar inscrito no Cadastro de Contribuintes da Receita Federal do Brasil, para tanto, deverão ser apresentados os documentos exigidos, dentre os quais uma procuração a representante (pessoa física) residente e domiciliado no Brasil. Salientamos que todos os documentos provenientes do exterior deverão ser legalizados no Brasil, ou seja, o reconhecimento da autenticidade do signatário por notário público no país de origem dos documentos; confirmação da autenticidade por aposição de apostila nos documentos ou por autoridade consular, quando o país não for signatário da Convenção de Haia; tradução do inteiro teor dos documentos por tradutor juramentado devidamente matriculado perante o órgão de registro de comércio brasileiro; e registro dos documentos e suas respectivas traduções em Cartório de Títulos e Documentos no Brasil, conforme determina a legislação vigente.

6 Investidor Não Residente Vale destacar que a confirmação de autenticidade do documento estrangeiro por aposição de apostila ou por autoridade consular não é aplicável quando o documento for oriundo da França [1] ou Argentina [2], ou, ainda, quando forem necessários aos fins do Mercosul [3], em razão de acordo celebrado pelos referidos países com o Brasil, que facilita os procedimentos de legalização de documentos estrangeiros.

7 Investidor Não Residente Referências [1] Acordo de Cooperação em Matéria Civil, celebrado entre Brasil e França em 28 de maio de 1996, ratificado em 03 de agosto de 2000, promulgado pelo Presidente da República em 12 de setembro de 2000 e em vigor desde 01 de outubro de [2] Acordo, por troca de Notas, sobre Simplificação de Legalizações em Documentos Públicos, de 16 de outubro de 2003, publicado no Diário Oficial da União em 23 de abril de [3] Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercado Comum do Sul e seu Regulamento Administrativo, celebrado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, ratificado em 18 de dezembro de 2001, promulgado pelo Presidente da República e em vigor desde 13 de março de 2006.

8 Registro no Banco Central do Brasil O registro dos investimentos estrangeiros diretos, de responsabilidade das empresas brasileiras receptoras, é realizado diretamente no sistema de Registro Declaratório Eletrônico - Investimento Estrangeiro Direto (RDE-IED) do Banco Central do Brasil (BACEN), disponível no site do BACEN, na área de Câmbio e Capitais Internacionais > Registro de capitais estrangeiros no País. As empresas brasileiras receptoras podem fazê-lo diretamente ou por intermédio de mandatários. O caráter declaratório desse registro implica responsabilidade dos declarantes pela veracidade e legalidade das informações prestadas. As Leis nº 4.131/1962 e nº /2006 e a Resolução nº 4.104, de 28 de junho de 2012, estabelecem critérios e valores para aplicação de multas no caso de prestação de informações incorretas, incompletas ou fora de prazo.

9 Registro no Banco Central do Brasil Para registro de um investimento estrangeiro direto no RDE-IED é necessária a prévia inscrição das partes envolvidas (investidor, receptora e mandatários) no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Normas da Receita Federal do Brasil (RFB) determinam a inscrição dos investidores estrangeiros, pessoas físicas e jurídicas, no CPF ou CNPJ. O investidor estrangeiro pessoa jurídica obtém CNPJ por intermédio do Cadastro de Empresas (CADEMP), que, verificada a sua conformidade pelo BACEN, é enviado à RFB, que atribui um número de CNPJ ao seu titular e o retorna ao BACEN. A inscrição das pessoas físicas estrangeiras no CPF é realizada pela própria RFB ou com a intermediação das representações diplomáticas brasileiras. Fonte: Manual RDE/IED-BACEN, disponível em:

10 Administrador / Diretor de Sociedade Brasileira A legislação brasileira permite que as pessoas jurídicas com sede no Brasil sejam administradas por pessoa física sócia ou não sócia, com nacionalidade brasileira ou estrangeira (ao estrangeiro é permitido exercer qualquer cargo de administração, desde que possua visto de permanência no Brasil), porém, desde que (i) a pessoa física seja residente e domiciliada no Brasil; e (ii) não esteja inserida em nenhuma das hipóteses legais de impedimento para o exercício do cargo de administração, sendo que para as Sociedades por Ações é necessário o mínimo de 2 (dois) administradores, que serão designados como diretores, podendo ou não ter uma atribuição específica. A legislação não permite que as sociedades brasileiras sejam administradas por pessoa(s) jurídica(s).

11 Visto de Permanência O investidor não residente que pretenda realizar investimentos diretos no Brasil não precisará de qualquer tipo de visto. Todavia, como mencionado acima, caso o investidor não residente pretenda ocupar cargo de administrador/diretor em empresa brasileira e/ou indicar estrangeiro, para tanto deverá ser providenciado um visto permanente de trabalho para o administrador junto às autoridades brasileiras.

12 Benefícios para Portugueses Para fins de informação, cabe destacar que o benefício existente a cidadãos portugueses no Brasil é a isenção de taxas e emolumentos para emissão e renovação de vistos de residência, conforme Decreto Federal n.º 6.771/2009, que promulgou o Acordo de Isenção de Taxas e Emolumentos para Cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conforme redação abaixo transcrita: Artigo 1º Os cidadãos dos Estados Membros da CPLP, residentes nos outros Estados Membros, estão isentos do pagamento de taxas e emolumentos devidos na emissão e renovação de autorizações de residência, com exceção dos custos de emissão de documentos.

13 ************************************************************ Este informativo tem por finalidade veicular informações jurídicas de caráter geral, não se constituindo em parecer ou aconselhamento jurídico e não acarretando qualquer responsabilidade ao escritório. É imprescindível que casos concretos sejam objeto de análise específica.

14 Rua Gomes de Carvalho, nº 1629, Vila Olímpia São Paulo/SP, CEP:

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

GUIA SOBRE BENEFICIÁRIO FINAL

GUIA SOBRE BENEFICIÁRIO FINAL GUIA SOBRE BENEFICIÁRIO FINAL BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP / Fernanda Maellaro Ferreira / Pamela Michelena De Marchi Gherini Guia para prestação de

Leia mais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais

REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 3 - Capitais Estrangeiros no País CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais CAPÍTULO : 1 - Disposições Gerais 1. Este título trata das normas e dos procedimentos relativos ao registro de capitais estrangeiros no País, de acordo com a Resolução n 3.844, de 23 de março de 2010.

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE Código CVM EDITAL DE CONVOCAÇÃO

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº / NIRE Código CVM EDITAL DE CONVOCAÇÃO MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 Código CVM 02093-1 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA EM 20 DE OUTUBRO DE 2017 MINERVA

Leia mais

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A.

Tipos de Sociedades. Código Civil (Lei 10406/2002) prevê vários tipos. Os tipos mais relevantes. Sociedade Limitada (Ltda.) Sociedade Anônima (S.A. INVESTIR NO BRASIL Os Modelos Societários no Sistema Jurídico Brasileiro e a sua Regulamentação 12 de Abril de 2012 Marco Ferreira Orlandi Sócio BOCCUZZI Advogados Tipos de Sociedades Código Civil (Lei

Leia mais

A CONVENÇÃO DA APOSTILA

A CONVENÇÃO DA APOSTILA A CONVENÇÃO DA APOSTILA A Convenção da Haia de 05 de outubro de 1961, sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (também conhecida como Convenção da Apostila) é

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Data da atualização das informações: 29/03/2018 AGE - CENTRAIS ELET DE SANTA CATARINA S.A. de 30/04/2018 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento

Leia mais

Anexo I. Modelo de Boletim de voto à distância AGO da B3 de 23/4/2018

Anexo I. Modelo de Boletim de voto à distância AGO da B3 de 23/4/2018 Anexo I Modelo de Boletim de voto à distância AGO da B3 de 23/4/2018 Nome do acionista CNPJ ou CPF do acionista Endereço de e-mail para envio ao acionista da confirmação do recebimento do boletim pela

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2689 Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna

Leia mais

Apostilamento. Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior. Tabelião Substituto. Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília

Apostilamento. Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior. Tabelião Substituto. Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília Apostilamento Marco Antonio Barreto de Azeredo Bastos Junior Tabelião Substituto Cartório JK - 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília O QUE É A APOSTILA É um certificado de autenticidade

Leia mais

Anexo I. Modelo de Boletim de voto à distância AGE da BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de 14/6/2017

Anexo I. Modelo de Boletim de voto à distância AGE da BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de 14/6/2017 Anexo I Modelo de Boletim de voto à distância AGE da BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de 14/6/2017 1. Nome do acionista 2. CNPJ ou CPF do acionista 3. Endereço de e-mail para envio

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS

AVISO AOS ACIONISTAS CPFL ENERGIA S.A. Companhia Aberta CNPJ 02.429.144/0001-93 NIRE 353.001.861-33 AVISO AOS ACIONISTAS A CPFL Energia S.A. ( Companhia ) (BM&FBOVESPA: CPFE3, NYSE: CPL), no que se refere à Assembleia Geral

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO

Leia mais

ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS

ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS ANEXO XII ORIENTAÇÕES PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS REGRAS PARA INFORMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS FINAIS 1. ENTIDADES NÃO OBRIGADAS A INFORMAR BENEFICIÁRIOS FINAIS As entidades elencadas no 3º do

Leia mais

Manual da DME. Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie

Manual da DME. Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie Manual da DME Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie Capítulo 1 Informações Gerais e Normativas da DME 1. Introdução A Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) é uma

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. de 27/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. de 27/04/2018 Assembleia pendente de aprovação BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Caso o acionista opte por exercer seu direito de voto à distância, nos termos da instrução

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO REGULAMENTO DO GLOBAL EQUITY PROPERTIES INTERNATIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES

INSTRUMENTO PARTICULAR DE ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO REGULAMENTO DO GLOBAL EQUITY PROPERTIES INTERNATIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES INSTRUMENTO PARTICULAR DE ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO REGULAMENTO DO GLOBAL EQUITY PROPERTIES INTERNATIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº 17.768.865/0001-03 CITIBANK DISTRIBUIDORA DE

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - PDG REALTY S.A. EMPREEND E PARTICIPACOES de 30/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO - PDG REALTY S.A. EMPREEND E PARTICIPACOES de 30/04/2019 Data da atualização das informações: 29/03/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento Orientações de Preenchimento: Caso o acionista opte por exercer seu direito

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016.

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N.º 527, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016. Estabelece procedimentos para obtenção de autorização prévia para instalação de escritório de representação, cadastramento,

Leia mais

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Em Recuperação Judicial (a "Companhia")

PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Em Recuperação Judicial (a Companhia) PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Em Recuperação Judicial (a "Companhia") BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ("AGO") A SE REALIZAR EM 30 DE ABRIL DE 2018 1. Nome

Leia mais

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ Ofício Colégio Registral - Convenção da Apostila Belo Horizonte, 23/09/2016 Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ O Colégio

Leia mais

PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO

PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO Tel.:(51)3029-9909 - http://www.arpenbrasil.org.br - Página 1 As propostas de sustentabilidade foram apresentadas e discutidas em reunião

Leia mais

TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF / NIRE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO

TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF / NIRE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO TARPON INVESTIMENTOS S.A. CNPJ/MF 05.341.549/0001-63 NIRE 35.300.314.611 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE PRIMEIRA CONVOCAÇÃO São convocados os titulares de ações ordinárias de emissão

Leia mais

ANEXO l. Boletim de voto AGO/AGE da ELECTRO AÇO ALTONA S/A, 26/04/2018

ANEXO l. Boletim de voto AGO/AGE da ELECTRO AÇO ALTONA S/A, 26/04/2018 ANEXO l Boletim de voto AGO/AGE da ELECTRO AÇO ALTONA S/A, 26/04/2018 1. Nome do Acionista 2. CNPJ ou CPF do Acionista 3. Endereço de e-mail para envio ao acionista da confirmação do recebimento do boletim

Leia mais

Obs: O Visto de Turismo não permite ao seu titular a fixação de residência, nem o exercício de qualquer atividade remunerada em território angolano.

Obs: O Visto de Turismo não permite ao seu titular a fixação de residência, nem o exercício de qualquer atividade remunerada em território angolano. Visto de Turismo O Visto de Turismo é concedido ao cidadão estrangeiro que pretende entrar na República de Angola em visita de carácter recreativo, desportivo ou cultura. Obs: O Visto de Turismo não permite

Leia mais

ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ANEXO À PORTARIA Nº 616/SAS, DE 16 DE MARÇO DE 2016. Formulário de Requerimento FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO Desejo receber comunicações da GEOS/SAS, via Correios, no endereço da sede social da empresa.

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

El Salvador Atualizado em:

El Salvador Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL El Salvador Atualizado em: 12-11-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas à legislação de Portugal ou de El Salvador, referida no separador

Leia mais

Em Recuperação Judicial DE 28 DE ABRIL DE 2017

Em Recuperação Judicial DE 28 DE ABRIL DE 2017 BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA DA AGO DA PDG REALTY S.A. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES Em Recuperação Judicial DE 28 DE ABRIL DE 2017 1. Nome e endereço de e-mail do acionista: Nome: E-mail: 2. CNPJ ou

Leia mais

DECRETO Nº DE 02 DE JANEIRO 2017.

DECRETO Nº DE 02 DE JANEIRO 2017. Gabinete do Praça Duque de Caxias nº 39 Centro Areal/RJ Tel.:(24)2257-399 Cep.: 25.845-000 E-mail: governo@areal.rj.gov.br DECRETO Nº.508 DE 02 DE JANEIRO 207. Altera 3º do Artigo 2 do Decreto nº 86, de

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PEDIDO DE HABILITAÇÃO PERANTE A CEJA/PE

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PEDIDO DE HABILITAÇÃO PERANTE A CEJA/PE DOCUMENTAÇÃO NECEÁRIA PARA PEDIDO DE HABILITAÇÃO PERANTE A CEJA/PE O pedido de habilitação para adoção deverá ser dirigido ao presidente da CEJA e encaminhado à ecretaria da Comissão, sendo autuado e registrado

Leia mais

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA O CREDENCIAMENTO DE FORMADORES DE MERCADO PARA CONTRATOS DERIVATIVOS

GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA O CREDENCIAMENTO DE FORMADORES DE MERCADO PARA CONTRATOS DERIVATIVOS GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA O CREDENCIAMENTO DE FORMADORES DE MERCADO PARA CONTRATOS DERIVATIVOS 11/09/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ATIVIDADE DO FORMADOR DE MERCADO... 3 3 INSTITUIÇÕES

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FAZER ADESÃO AO CERTIFICADO DIGITAL DO SERPRO

PROCEDIMENTOS PARA FAZER ADESÃO AO CERTIFICADO DIGITAL DO SERPRO PROCEDIMENTOS PARA FAZER ADESÃO AO CERTIFICADO DIGITAL DO SERPRO Este documento dará uma breve descrição dos passos que deverão ser seguidos para a aquisição dos certificados digitais do SERPRO. Informações

Leia mais

Elaborado por: Professor Mauricio Barros

Elaborado por: Professor Mauricio Barros Elaborado por: Professor Mauricio Barros www.professormauriciobarros.com.br www.facebook.com/professormauriciobarros DECLARAÇÃO OPERAÇÕES LIQUIDADAS COM MOEDA EM ESPÉCIE (DME) Instituída pela Instrução

Leia mais

O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL

O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL AUTORIDADE DE REGISTRO CERTIFICA PRESENTE NO XXVI CONBRAT O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL CERTIFICADO DIGITAL PARA PESSOA JURÍDICA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS A etapa de validação

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO 1º DE FEVEREIRO DE Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO 1º DE FEVEREIRO DE Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO 1º DE FEVEREIRO DE 2016 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.660, DE 29 DE JANEIRO DE 2016 Promulga a Convenção sobre a Eliminação

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - UNIPAR CARBOCLORO S.A. de 17/04/2019

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA AGO - UNIPAR CARBOCLORO S.A. de 17/04/2019 Nome do Acionista CNPJ ou CPF do acionista E-mail Data da atualização das informações: 14/03/2019 Orientações de preenchimento O presente Boletim deverá ser preenchido por todo acionista que venha optar

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.660, DE 29 DE JANEIRO DE 2016 Promulga a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CNI Nº 011, DE 01.12.2017 Disciplina a concessão de autorização de residência para imigrante administrador, gerente, diretor ou executivo com poderes de gestão, para representar sociedade

Leia mais

COLÉGIO INTERNACIONAL SIGNORELLI EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO BOLSÃO E NOVOS ALUNOS PARA 2019

COLÉGIO INTERNACIONAL SIGNORELLI EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO BOLSÃO E NOVOS ALUNOS PARA 2019 2019 COLÉGIO INTERNACIONAL SIGNORELLI EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO BOLSÃO E NOVOS ALUNOS PARA 2019 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO BOLSÃO E NOVOS ALUNOS PARA 2019 COLÉGIO INTERNACIONAL SIGNORELLI

Leia mais

"Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos"

Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos "Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos" 1. Documentos comprovativos de relação matrimonial Todos os pedidos de Autorização Especial de Permanência do agregado familiar de TNR com fundamento

Leia mais

Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai

Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai Residência Legal vs. Residência Fiscal no Uruguai Ultimamente, o conceito de Residência Fiscal adquiriu muita importância para o Direito Tributário e para o mundo dos impostos. O motivo é que o regime

Leia mais

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2 Índice do Título CAPÍTULO NÚMERO Disposições Gerais... 1 Disponibilidades no Exterior... 2 Investimentos Brasileiros no Exterior... 3 Investimento Direto - 1 Investimento em Portfólio - 2 (NR) Hedge...

Leia mais

BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA AGE da BM&FBOVESPA de 20/5/2016

BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA AGE da BM&FBOVESPA de 20/5/2016 BOLETIM DE VOTO À DISTÂNCIA AGE da BM&FBOVESPA de 20/5/2016 1. Nome do acionista 2. CNPJ ou CPF do acionista 3. Endereço de e-mail para envio ao acionista da confirmação do recebimento do boletim pela

Leia mais

ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL

ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 49/00 ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto,

Leia mais

PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017.

PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017. PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE sobre o prévio credenciamento das Instituições Financeiras gestoras e ou administradoras de ativos que poderão vir a receber recursos financeiros do Fundo

Leia mais

Edital nº027/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO EXTRA VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA Cursos Enfermagem Farmácia

Edital nº027/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO EXTRA VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA Cursos Enfermagem Farmácia Edital nº027/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO EXTRA VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA Cursos Enfermagem Farmácia Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS. (Celebrada em 5 de outubro de 1961)

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS. (Celebrada em 5 de outubro de 1961) Junho de 2015 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Sexta-feira 12 125 CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA EXIGÊNCIA DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS ESTRANGEIROS (Celebrada em 5 de outubro de 1961) Os Estados Signatários

Leia mais

EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS

EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS a EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS I) Dados cadastrais a) Razão Social: b) CNPJ: c) Inscrição Estadual: d) Inscrição Municipal: e) Endereço: f) Cidade:

Leia mais

MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO DOS ACIONISTAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA TPI - TRIUNFO PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A

MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO DOS ACIONISTAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA TPI - TRIUNFO PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A MANUAL PARA PARTICIPAÇÃO DOS ACIONISTAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA TPI - TRIUNFO PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A 26 de junho de 2017 ÍNDICE: 1. Convite...3 2. Informações Básicas sobre a Assembleia

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019 Edital de Transferência nº 02 /2019 de 20/05/2019 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO).

DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO). DOCUMENTOS E MODELO DE PROCURAÇÃO NECESSÁRIO PARA O CREDENCIAMENTO PERANTE A RECEITA FEDERAL DA 8 a REGIÃO FISCAL (SÃO PAULO). NO INTUITO DE PROVIDENCIARMOS NOSSO CREDENCIAMENTO COMO REPRESENTANTES DE

Leia mais

CNPJ/MF n.º / Companhia Aberta - Código CVM n.º

CNPJ/MF n.º / Companhia Aberta - Código CVM n.º TEC TOY S.A. CNPJ/MF n.º 22.770.366/0001-82 Companhia Aberta - Código CVM n.º 1413-3 OFERTA PÚBLICA OBRIGATÓRIA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES ORDINÁRIAS (TOYB3) E PREFERENCIAIS (TOYB4) EMITIDAS PELA TEC TOY S.A.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto;

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto; RESOLUÇÃO Nº 3.844 Dispõe sobre o capital estrangeiro no País e seu registro no Banco Central do Brasil, e dá outras providências. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31

Leia mais

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº. 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES 1 INSTRUÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CRC A) O fornecedor deverá apresentar os documentos necessários para

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1669, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1669, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2016 1 of 5 11/14/2016 4:18 PM Página Principal imprimir documento INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1669, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2016 Multivigente Vigente Original (Publicado(a) no DOU de 10/11/2016, seção 1, pág.

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015

CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 CIRCULAR Nº 3.752, DE 27 DE MARÇO DE 2015 Regulamenta a Resolução nº 4.373, de 29 de setembro de 2014, com o objetivo de uniformizar, simplificar procedimentos e conferir maior clareza às disposições sobre

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DO CÂMPUS DE ASSIS DA UNESP Emissão de Certificado de Registro Cadastral nos

Leia mais

Áreas de Atuação. Operações Societárias,

Áreas de Atuação. Operações Societárias, A Everest Consultoria Empresarial é um escritório com grande expertise em Consultoria e Assessoria Empresarial, com ênfase em serviços Paralegais, Áreas de Atuação Paralegal Consultoria e Assessoria Empresarial

Leia mais

NACIONALIDADE PROFA. ME. ÉRICA RIOS

NACIONALIDADE PROFA. ME. ÉRICA RIOS NACIONALIDADE PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR CONCEITO Vínculo jurídico que liga uma pessoa a um ou mais Estados. Apenas quando a nação se organiza em Estado, entidade jurídico-política,

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ABERTURA/ MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTORES DE VENDA

SOLICITAÇÃO DE ABERTURA/ MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTORES DE VENDA SOLICITAÇÃO DE ABERTURA/ MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTORES DE VENDA Tipo de Segmento de Comercialização PF PME PJ Adesão No caso de produtores de venda que atuem em mais de um segmento acima, assinale todos os

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora 2º EDITAL DE RECLASSIFICAÇÃO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS 1º/2019 A divulga o 2º Edital de Reclassificação do Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas 1/2019, conforme Resolução 11/2018-CONGRAD

Leia mais

ADI RFB 1/16 e a transferência de residência fiscal para o exterior

ADI RFB 1/16 e a transferência de residência fiscal para o exterior ADI RFB 1/16 e a transferência de residência fiscal para o exterior O Mercado Financeiro e de Capitais: Aspectos Fiscais Atuais. Ana Carolina Monguilod ana.monguilod@pglaw.com.br Mudança de brasileiros

Leia mais

EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018

EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018 EDITAL SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA 1º/2018 O DIRETOR GERAL, da FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FIA), no uso de suas atribuições regimentais, através do presente, DIVULGA as datas e os procedimentos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

Universidade Municipal de São Caetano do Sul FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES

Universidade Municipal de São Caetano do Sul FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DE FORNECEDORES SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES Requeremos por meio desta, junto ao Setor de Compras e Licitações Registro n.º EMPRESA Inscrição ( ) Revalidação ( ) Razão Social:...

Leia mais

FACULDADE DE INHUMAS EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

FACULDADE DE INHUMAS EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA A Direção Acadêmica da Faculdade de Inhumas FacMais, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS DO CURSO DE MEDICINA

EDITAL DE MATRÍCULA DE CALOUROS DO CURSO DE MEDICINA UniBRAS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ:

Leia mais

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47

11/10/ Provimento da CGJ-RJ normatiza a Resolução n 155 no Estado do Rio de Janeiro Qui, 11 de Outubro de :47 Processo nº 2012-0144048 Assunto: ANÁLISE PARA ADEQUAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA A RESOLUÇÃO N 155/2012 DO CNJ CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA CGJ NUCLEO DE JUIZES AUXILIARES PARECER O Conselho Nacional

Leia mais

FORMULÁRIO DE HABILITAÇÃO AO LEILÃO DA OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES ORDINÁRIAS DE EMISSÃO DA VIGOR ALIMENTOS S.A.

FORMULÁRIO DE HABILITAÇÃO AO LEILÃO DA OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES ORDINÁRIAS DE EMISSÃO DA VIGOR ALIMENTOS S.A. O preenchimento das informações contidas neste formulário é de inteira responsabilidade do declarante e a verificação da veracidade e retidão das mesmas é de responsabilidade da sociedade corretora credenciada

Leia mais

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo DECRETO N.º 286/XIII Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

AVISO Nº 03/2009 de 18 de Maio

AVISO Nº 03/2009 de 18 de Maio AVISO Nº 03/2009 de 18 de Maio Havendo necessidade de se definirem os termos e condições em que as entidades residentes e não residentes cambiais podem ser titulares de contas em moeda estrangeira e em

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 Visão Multivigente INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1828, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018 (Publicado(a) no DOU de 11/09/2018, seção 1, página 819) Dispõe sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais

REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I. Disposições Gerais REGULAMENTO ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 3.844, DE 23 DE MARÇO DE 2010 CRÉDITO EXTERNO CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre o registro declaratório eletrônico, no Banco Central

Leia mais

DA BASE LEGAL. Art. 1º O presente Edital está fundamentado:

DA BASE LEGAL. Art. 1º O presente Edital está fundamentado: EDITAL nº 081/2017 Processo Seletivo Simplificado para ingresso no Curso Técnico em Cozinha, Nível Médio, forma de oferta Subsequente do Campus Foz do Iguaçu para Estudantes Oriundos da República do Paraguai

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto;

RESOLUÇÃO Nº I - investimento estrangeiro direto; RESOLUÇÃO Nº 3.844 Dispõe sobre o capital estrangeiro no País e seu registro no Banco Central do Brasil, e dá outras providências. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO da Sabesp de 28/04/ CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de do acionista

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGO da Sabesp de 28/04/ CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de  do acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA 1. Nome do acionista AGO da Sabesp de 28/04/2017 2. CNPJ ou CPF do acionista 2.1. Endereço de e-mail do acionista 3. Orientações de preenchimento O acionista que optar por exercer

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL BANCO CENTRAL DO BRASIL Diretoria de Política Econômica Departamento Econômico Divisão de Capitais Internacionais RDE-IED Manual do Declarante Março 2017 Índice Capítulo 1: Visão Geral do Registro de Investimento

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 5 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SISCOSERV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE AÉREO.

Leia mais

COMUNICADO MR- 015/2016

COMUNICADO MR- 015/2016 Olinda-PE, 01 de junho de 2016. Estimado (a) Cliente, COMUNICADO MR- 015/2016 Solicitamos a gentileza de sua atenção para as orientações contidas nesta circular e, desde já, pedimos a sua atenção a implantação

Leia mais

EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 044/2019

EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 044/2019 EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 044/2019 TORNA PÚBLICOS OS CRITÉRIOS PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇAÕ NA MODALIDADE PRESENCIAL NO PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. A Universidade

Leia mais

EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 043/2019

EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 043/2019 EDITAL UNIARP/ SA PROCESSO SELETIVO nº 043/2019 TORNA PÚBLICOS OS CRITÉRIOS PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÂO NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL E EaD NO PROCESSO SELETIVO DO SEGUNDO BIMESTRE DE 2019. A

Leia mais

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018

BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA. AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018 Nome do Acionista BOLETIM DE VOTO A DISTÂNCIA Data da atualização das informações: 27/03/2018 AGE - SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES de 26/04/2018 CNPJ ou CPF do acionista E-mail Orientações de preenchimento

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente

Leia mais

REGULAMENTO DOS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE CIDADÃOS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA

REGULAMENTO DOS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE CIDADÃOS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA Flash Informativo Flash News 20/09/2016 REGULAMENTO DOS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE CIDADÃOS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA Foi recentemente publicado no Boletim da Republica n.º 104,

Leia mais

Guia para noivas brasileiras na Suíça

Guia para noivas brasileiras na Suíça Guia para noivas brasileiras na Suíça Guia para noivas brasileiras na Suíça Você sabia que as brasileiras estão em segundo lugar nas estatísticas de casamentos suíços? Na Suíça 49,4% dos matrimônios são

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CRF-ES

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CRF-ES DELIBERAÇÃO Nº34/2014 Ementa: Dispõe sobre o Registro e a Renovação da Certidão dos Postos de Medicamentos no Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo e dá outras providências. O PLENÁRIO DO CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N 25, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2000.

RESOLUÇÃO CNSP N 25, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2000. RESOLUÇÃO CNSP N 25, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2000. Dispõe sobre escritório de representação, no País, de ressegurador admitido, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no

Leia mais

PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A.

PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A. São Paulo, 20 de março de 2018. Prezado Cotista, PLANNER CORRETORA DE VALORES S.A., instituição financeira inscrita no CNPJ sob o nº 00.806.535/0001-54 ( Administradora ), na qualidade de administradora

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Assis

Faculdade de Tecnologia de Assis Edital n 02 de 20 de julho de 2016 O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições para participação no processo de Vagas Remanescentes/Transferência para o Curso

Leia mais