INVESTIGAÇÃO DE Brucella abortus NO SÊMEN E ANTICORPOS ANTI- Brucella spp. NO SORO DE GARANHÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INVESTIGAÇÃO DE Brucella abortus NO SÊMEN E ANTICORPOS ANTI- Brucella spp. NO SORO DE GARANHÕES"

Transcrição

1 INVESTIGAÇÃO DE Brucella abortus NO SÊMEN E ANTICORPOS ANTI- Brucella spp. NO SORO DE GARANHÕES INVESTIGATION OF Brucella abortus IN SEMEN AND ANTIBODIES ANTI- Brucella spp. IN SERUM OF STALLIONS Resumo Kamila Pinheiro Paim 1(1) Mayara Mafra Soares (2) Paula Caroline Pereira (3) Danilo Guedes Junqueira Júnior (4) Mariana Assunção de Sousa (5) Rafael Quirino Moreira (6) Anna Monteiro Correia Lima (7) Este estudo teve por objetivo investigar a presença da Brucella abortus no sêmen de oito garanhões criados em haras do Município de Uberlândia MG, e de anticorpos anti- Brucella spp. no soro sanguíneo dos mesmos animais. Foram empregadas as técnicas de Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) no soro sanguíneo, e a Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) no sêmen. Das oito amostras testadas pela técnica de AAT nenhum animal foi reagente, e das oito amostras submetidas à PCR, em nenhuma amplificou-se os fragmentos de DNA de Brucella abortus. Pode-se concluir que os resultados encontrados reforçam a hipótese que a coabitação com bovinos seja o principal fator de risco para a ocorrência da brucelose em equinos, e infere-se a possibilidade da Brucella abortus não ter predileção pelo sistema reprodutivo de garanhões. Palavras-chave: Brucelose. Equino. PCR. AAT. Abstract The aim of this research was to investigate the presence of Brucella abortus in the semen of stallions from stables municipality of Uberlândia, and antibodies to Brucella spp. blood serum of the same animals. It was apllied the Techniques Buffered Acidified antigen (TAA) in blood serum, and the Polymerase Chain Reaction (PCR) were used in semen. Of the eight samples tested by AAT no animal was positive, and eight samples submitted to PCR, none were found Brucella abortus DNA fragments. It can be concluded that the results support the hypothesis that the cohabitation with cattle is the main risk factor for the occurrence of brucellosis in 1 1,2 Graduandas em Medicina Veterinária pela FAMEV/UFU. 3 Médica Veterinária autônoma formada pela FAMEV/UFU. 4,5,6 Doutorandos em Ciências Veterinárias em Ciências Veterinárias FAMEV/UFU. 7 Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Associado I na Universidade Federal de Uberlândia. de contato: beletim@yahoo.com.br Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 7, Número especial.

2 horses, and infers the possibility of Brucella abortus have no predilection for stallion s reproductive system. Keywords: Brucelosis. Equine. PCR. AAT. 1 Introdução Uma das espécies mais importantes na agropecuária brasileira são os equinos, animais são utilizados como meio de transporte, tração, lazer, esporte, equoterapia e até na alimentação humana (RIBEIRO et al., 2008). Essa espécie pode sofrer infecção pela Brucella abortus, bactéria causadora de doença com caráter zoonótico e distribuição cosmopolita. Existem poucas pesquisas com brucelose equina no Brasil, os dados epidemiológicos disponíveis são escassos, tornando limitado o conhecimento do papel do equino na epidemiologia da doença (ACHA e SZYFRES, 2003, ARAUJO et al., 2009). A inseminação artificial em equinos vem crescendo, pois com ela foi possível uma maior distribuição da genética de animais de alta qualidade, além de ser uma técnica de baixo custo. E buscando-se índices de fertilidade próximos à da monta natural, tem-se utilizado com frequência sêmen fresco ou resfriado (CARDOSO, 2010), o que aumenta o risco de transmissão de patógenos que tem o sêmen como via de eliminação. Este trabalho teve por objetivo identificar a soroprevalência de brucelose em garanhões criados em haras do Município de Uberlândia, e investigação da presença da Brucella abortus no sêmen desses animais pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). 2 Material e Métodos Colheu-se amostras de sêmen e soro sanguíneo de oito garanhões de haras do Município de Uberlândia, MG. As amostras de sangue foram coletadas por meio da venopunção da veia jugular em tubos sem anticoagulante, posteriormente centrifugados a 500 G para separação do soro, os quais foram armazenados a -20 C. O sêmen foi coletado com vagina artificial do tipo Missouri utilizando-se uma égua no cio para estimulação do garanhão. Após a coleta, 2 ml do sêmen de cada animal foi armazenado a -80 C. Como não existe um exame padrão a ser aplicado para diagnóstico de brucelose na espécie equina, optou-se por adotar o teste de triagem preconizado pelo Ministério da Agricultura brasileiro no Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, o exame do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) (BRASIL, 2006; ARAÚJO et al., 2009).

3 Nas amostras de sêmen foram aplicadas técnicas de Extração de DNA conforme relatado por Biase et al. (2002), seguido da amplificação do DNA de Brucella abortus, e finalmente a análise do produto amplificado. Buscando identificar o DNA desta bactéria, procurou-se amplificar um fragmento de 223 pb, a partir do par de primers B4 (5 - TGGCTCGGTTGCCAATATCAA-3 ) e B5 (5ʼ-CGCGCTTGCCTTTCAGGTCTG -3 ) (BAILY et al., 1992). Para amplificação dos fragmentos foi utilizado o seguinte protocolo de PCR para cada amostra: Tampão 10x (20 mm Tris-HCl em ph 8.0, 40 Mm NaCl, 2 mm Fosfato de Sódio, 0,1 mm EDTA, 1 mm DTT, 50% glicerol (v/v)] 2µL; Taq DNA polimerase 5U/µL 0,2µL (Invitrogen ); 5,0 pmol de cada primer (Invitrogen ) 1µL; dntps 10mM 0,4 µl [dctp, datp, dgtp, dttp] (Anresco ); Água pura estéril 9,6 µl, 6 µl de DNA genômico estoque, 20 µl para cada reação. O processo de amplificação foi conduzido em um termociclador SelectCycler (Select BioProducts) programado para realizar uma desnaturação inicial a 94 C por 5 minutos e, ao final, uma extensão a 72ºC por 10 minutos. Foram empregados 40 ciclos, divididos em três fases: desnaturação a 94 C por 60 segundos, hibridização a 60 C por 60 segundos e extensão a 72 C por 60 segundos. Como controle positivo da Brucella abortus foi utilizado o DNA desta bactéria extraído da vacina B19. A análise do produto amplificado foi feita por meio do gel de agarose com a técnica de eletroforese em cuba horizontal com tampão de corrida adicionando o corante SYBR Safe. O gel foi analisado sob luz UV em fotodocumentor Alpha Digi Doc (Alpha Innotech) (SAMBROOK e FRITSCH, 1989). 3 Resultados e Discussão Nenhuma das amostras de soro dos oito animais foi reagente ao AAT, e em nenhuma amostra de sêmen testadas na PCR detectou-se Brucella abortus (figura 1). O mecanismo de transmissão da brucelose equina ainda não está bem esclarecido, por isso considera-se que a infecção seja resultante da coabitação dos equinos com outras espécies domésticas, principalmente bovinos, bubalinos e suínos (ACHA e SZYFRES, 2003). Hipótese essa reforçada pelos estudos de Aguiar et al. (2008) em Rondônia, e Araujo et al. (2009) na Zona da Mata Mineira, os quais encontraram, respectivamente, 7 e 39 equinos que coabitavam com bovinos positivos na prova de AAT.

4 Carraza et al. (2009) analisando 120 amostras de equinos de tração na área urbana de Uberlândia, portanto de animais com pouca probabilidade de convívio com bovinos, não encontrou nenhum animail sororreagente. Entretanto, na microrregião do Brejo Paraibano foram coletadas 257 amostras e nenhum animal foi reagente a prova do AAT. Destes 84,4% dos animais eram criados consorciamente com bovinos (OLIVEIRA FILHO, 2013). Figura 1 Gel de agarose para análise do produto amplificado, Uberlândia, *Na sequência foram colocados marcador (M), controle positivo extraido de vacina B19 (+); controle positivo de cepa de campo (+C); controle negativo (-); água miliq controle negativo (-A); e amostras 1,2,3,4,5,6,7,8. Furquim et al. (2012) coletaram 107 amostras de soro sanguíneo em um frigorífico do Município de Araguari e cinco animais foram reativos no teste confirmatório do 2- mercaptoetanol. Junqueira Júnior (2012) analisou amostras de equídeos de serviço de todas as mesorregiões do estado de Minas Gerais e encontrou uma prevalência de animais de 2,39% no estado, e para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba 1,17%. Pode-se verificar que os dados da literatura não são conclusivos sobre os mecanismos de transmissão da brucelose em equinos. Todavia espera-se uma prevalência maior em equinos que convivam com bovinos, visto que estudos soroepidemiológicos também constataram a maior prevalência de brucelose em equinos criados juntamente com bovinos. Os animais utilizados para a coleta de amostras nesta pesquisa eram criados em haras, ou seja, não tinham contato com nenhuma das espécies que se considera transmissoras da brucelose, o que pode justificar a não reação de nenhum dos soros ao AAT, e a não amplificação de fragmentos de DNA de Brucella abortus em nehuma das amostras de sêmen. 4 Conclusão Nenhum animal apresentou reação positiva em qualquer uma das técnicas utilizadas. Os resultados encontrados reforçam a hipótese que a coabitação com bovinos seja o principal fator de risco para a ocorrência da brucelose em equinos, haja vista que os animais estudados

5 não o tinham. Pode-se ainda inferir que a bactéria não tenha predileção pelo sistema reprodutivo de garanhões. Referências ACHA, P.N.; SZYFRES, B. Zoonosis y enfermidades transmisibles comunes al hombre y a los animales. 3.ed. Washington: Organización Panamericana de la Salud, p AGUIAR, D.M.; CAVALCANTE, G.T.; LARA, M.C.C.S.H.; VILLALOBOS, E.M.C.; CUNHA, E.M.S.; OKUDA,L.H.; STÉFANO, E.; NASSAR, A.F.C.; SOUZA, G.O.; VASCONCELLOS, S.A.; LABRUNA, M.B.; CAMARGO,L.M.A.; GENNARI,S.M. Prevalência de anticorpos contra agentes virais e bacterianos em equídeos do município de Monte Negro, Rondônia, Amazônia Ocidental Brasileira. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science. São Paulo, v. 45, n. 4, p , ARAÚJO, R.R.; PENA, L.J.; PENA, D.A.; DIAS, F.M.; MORAES, M.P. Ocorrência de anticorpos anti-brucella spp. em equídeos da região da zona da mata do estado de Minas Gerais, Brasil. Arquivo do Instituto Biológico, São Paulo, v.7, p , out. /dez BAILY, G.G.; KRAHN, J.B.; DRASAR, B.S.; STOKER, N.G. Detection of Brucella melitensis and Brucella abortus by DNA amplification. Journal of Tropical Medicine and Hygiene, 95: , BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Departamento de Defesa Animal. Manual Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT: legislação. Brasília, BIASE, F. H.; FRANCO, M. M.; GOULART, L. R.; ANTUNES, R. C. Protocol for extraction of genomic DNA from swine solid tissues. Genetics and Molecular Biology, v.25, n.3, p , CARDOSO, A.M. Inseminação Artificial em Éguas. Trabalho de Conclusão de Curso Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, 2010 CARRAZA, L. G.; JUNQUEIRA, Y. F.; CARRAZA, T. G.; OLIVEIRA, P. R.; LIMA- RIBEIRO, A. M. C. Soroepidemiologia da brucelose em equinos de tração em áreas urbanas no município de Uberlândia- MG. Horizonte Científico, Uberlândia, v. 4, n. 2, FURQUIM, M.E.C.; SOUZA, M.A.; MAGALHÃES, L.F.; WILSON, T.M.; LIMA, A.M.C. Investigação da brucelose em equídeos abatidos em frigorífico exportador. Veterinária Notícias, Uberlândia, v.18. n. 2 (supl.), p , jul-dez In: IX Mostra da Pós- Graduação em Ciências Veterinárias e Apresentação de Trabalhos Científicos da FAMEV UFU. JUNQUEIRA JÚNIOR, D.G. Soroprevalência da brucelose em equídeos de serviço em Minas Gerais, f. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

6 OLIVEIRA FILHO, A.G.F; FREITAS, T.D; CLEMENTINO, J; ALVES, C.J.; SANTOS, F.A. Prevalência da infecção por Brucella spp. em equídeos na microrregião do Brejo Paraibano. Veterinária e Zootecnia. Salvador-Bahia, v.20, n.4, p , dez RIBEIRO, M.G.; MOTTA, R.G.; ALMEIDA, C.A.S. Brucelose equina: aspectos da doença no Brasil. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.32, p.83-92, SAMBROOK, J.; FRITSCH, T. Molecular Cloning: A laboratory manual, Cold Spring Harbour Library Press, vol. 3, p , 1989.

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI- Brucella abortus EM CÃES DA ZONA RURAL DA CIDADE DE RIBEIRÃO BRANCO SP. OCCURENCE OF ANTI- Brucella abortus ANTIBODIES IN DOGS RESIDING IN NEIGHBORHOODS AT RIBEIRÃO BRANCO

Leia mais

INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA EM MACHOS DESTINADOS À REPRODUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS

INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA EM MACHOS DESTINADOS À REPRODUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA EM MACHOS DESTINADOS À REPRODUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS (Incidence of bovine brucellosis in bulls, in Uberlândia, Minas Gerais) Danilo Guedes JUNQUEIRA

Leia mais

Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco

Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco 268 Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella Abortus em Caprinos da Região Avaliação da Ocorrência de Anticorpos Anti-Brucella abortus em Caprinos da Região Semiárida do Estado de Pernambuco

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR ANÁLISE SOROLÓGICA DA LEPTOSPIROSE EM EQUINOS DE PROPRIEDADES RURAIS DO MARAJÓ - REGIÃO AMAZÔNICA (Serological Analysis of Leptospirosis In Horses of Rural Properties Marajó - Amazon Region) ANDRÉA MARIA

Leia mais

DETECÇÃO DE ANTICORPOS ANTI-BRUCELLA EM PLASMA SEMINAL E SORO DE BOVINOS DETECTION OF ANTI- BRUCELLA ANTIBODIES IN PLASMA SEMINAL AND CATTLE SERUM

DETECÇÃO DE ANTICORPOS ANTI-BRUCELLA EM PLASMA SEMINAL E SORO DE BOVINOS DETECTION OF ANTI- BRUCELLA ANTIBODIES IN PLASMA SEMINAL AND CATTLE SERUM DETECÇÃO DE ANTICORPOS ANTI-BRUCELLA EM PLASMA SEMINAL E SORO DE BOVINOS DETECTION OF ANTI- BRUCELLA ANTIBODIES IN PLASMA SEMINAL AND CATTLE SERUM Resumo Mariane Pacheco dos Santos (1) Mariana Assunção

Leia mais

SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE

SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE Jose Rafael Franco 1, Marcus Vinícius Contes 1, Geraldo de Nardi Junior 2, Renato Luiz Gambarato 3, Carlos Roberto Pereira Padovani 3 1 Aluno Curso de

Leia mais

RELATOS DE CASO INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE ANIMAL NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS EM REBANHOS POSITIVOS AO TESTE DO ANEL DO LEITE: NOTA TÉCNICA

RELATOS DE CASO INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE ANIMAL NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS EM REBANHOS POSITIVOS AO TESTE DO ANEL DO LEITE: NOTA TÉCNICA 966 ALMEIDA, A. C. de et al. RELATOS DE CASO DOI: 10.5216/cab.v11i4.3675 INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE ANIMAL NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS EM REBANHOS POSITIVOS AO TESTE DO ANEL DO LEITE: NOTA TÉCNICA An n

Leia mais

Levantamento Sorológico da Brucelose em Bovinos da Raça Sindi no Semiárido Pernambucano

Levantamento Sorológico da Brucelose em Bovinos da Raça Sindi no Semiárido Pernambucano Levantamento Sorológico da Brucelose em Bovinos da Raça Sindi no Semiárido 273 Levantamento Sorológico da Brucelose em Bovinos da Raça Sindi no Semiárido Serological Survey of Brucellosis in Sindi Bovines

Leia mais

ELISA INDIRETO PARA BRUCELOSE BOVINA UTILIZANDO VACINA B19 E EPS COMO ANTÍGENOS

ELISA INDIRETO PARA BRUCELOSE BOVINA UTILIZANDO VACINA B19 E EPS COMO ANTÍGENOS ELISA INDIRETO PARA BRUCELOSE BOVINA UTILIZANDO VACINA B19 E EPS COMO ANTÍGENOS INDIRECT ELISA FOR BOVINE BRUCELLOSIS VACCINE USING B19 and EPS AS ANTIGENS Resumo Pollyanna Mafra Soares (1) João Helder

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. e suas aplicações PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional

Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional HONNA,P.T. 1 ; GIROTTO, L. 2 ; SOLDERA, M.C.A. 2 ; KANAMORI, N. 3 ;MARCELINO-GUIMARAES, F. C. 4 ; YAMAGUCHI-SHINOZAKI,

Leia mais

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador PCR Reação de Polimerase em Cadeia Termociclador REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Técnica que permite a amplificação da quantidade de DNA específico utilizando a enzima Taq DNA polimerase, sequências

Leia mais

PROCESSAMENTO E ANÁLISE DIGITAL DE IMAGEM UTILIZANDO O SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE

PROCESSAMENTO E ANÁLISE DIGITAL DE IMAGEM UTILIZANDO O SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE PROCESSAMENTO E ANÁLISE DIGITAL DE IMAGEM UTILIZANDO O SISTEMA DE CADASTRO E ANÁLISE DO EXAME DE BRUCELOSE Jose Rafael Franco 1, Geraldo de Nardi Junior 2, Renato Luiz Gambarato 3 1 Aluno Curso de Análise

Leia mais

Inquérito soroepidemiológico para brucelose em suídeos do Brasil

Inquérito soroepidemiológico para brucelose em suídeos do Brasil Inquérito soroepidemiológico para brucelose em suídeos do Brasil Pedro Moreira Couto Motta Antônio Augusto Fonseca Jr. Anapolino Macedo de Oliveira Kelly Fagundes Nascimento Paulo Martins Soares Filho

Leia mais

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori PCR Prof. Dr. Fábio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS-FMVZ-USP 1 Reação em Cadeia pela Polimerase Amplificação in vitro de DNA BANDA DNA (amplificado) DNA Agente infeccioso

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA PNCEBT

BRUCELOSE BOVINA PNCEBT BRUCELOSE BOVINA PNCEBT INTRODUÇÃO As primeiras tentativas de controle da brucelose no Brasil datam das décadas de 1940-1950. As medidas propostas se restringiam ao exame sorológico de vacas que abortaram,

Leia mais

Diagnóstico Virológico

Diagnóstico Virológico Diagnóstico Virológico Para que serve? Importância do Diagnóstico Laboratorial Diferenciação de agentes que causam a mesma síndrome clínica Identificação de patógenos novos Diferenciação de fases de doença

Leia mais

Associação entre brucelose e ocorrência de abortamentos em bovinos do Estado do Espírito Santo Nota Prévia

Associação entre brucelose e ocorrência de abortamentos em bovinos do Estado do Espírito Santo Nota Prévia 215 Associação entre brucelose e ocorrência de abortamentos em bovinos do Estado do Espírito Santo Nota Prévia Association between brucellosis and occurrence of abortions in bovine from the Espírito Santo

Leia mais

PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA ENTRE REBANHOS FORNECEDORES DE LEITE DE UM LATICÍNIO EM ITIRAPUÃ, ESTADO DE SÃO PAULO

PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA ENTRE REBANHOS FORNECEDORES DE LEITE DE UM LATICÍNIO EM ITIRAPUÃ, ESTADO DE SÃO PAULO ARS VETERINARIA, Jaboticabal, SP, v.27, n.3, 152-160, 2011. ISSN 2175-0106 PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA ENTRE REBANHOS FORNECEDORES DE LEITE DE UM LATICÍNIO EM ITIRAPUÃ, ESTADO DE SÃO PAULO PREVALENCE

Leia mais

OCORRÊNCIA DE AGLUTININAS ANTI - Brucella abortus EM REBANHOS BOVINOS DA ILHA DE SÃO LUÍS - MA

OCORRÊNCIA DE AGLUTININAS ANTI - Brucella abortus EM REBANHOS BOVINOS DA ILHA DE SÃO LUÍS - MA OCORRÊNCIA DE AGLUTININAS ANTI - Brucella abortus EM REBANHOS BOVINOS DA ILHA DE SÃO LUÍS - MA Daniela Franco da Silva¹, Vivian Magalhães Brandão², Hamilton Pereira dos Santos³, Isabel Cristina Lopes Dias¹,

Leia mais

Palavras-chave:Brucelose. IDGA. Sorológicos. Canino. Keywords: Brucellosis. IDGA. Serological. Canine.

Palavras-chave:Brucelose. IDGA. Sorológicos. Canino. Keywords: Brucellosis. IDGA. Serological. Canine. 1 FREQUÊNCIA DE AGLUTININAS ANTI-BRUCELLA CANIS EM CÃES NO MUNICÍPIO DE MURICI - AL FREQUENCY OF ANTI-BRUCELLA CANIS AND AGGLUTININS IN DOGS IN THE MUNICIPALITY OF MURICI AL José wellington Lopes da SILVA

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

Circular. Avaliação da persistência de anticorpos vacinais em bezerras bubalinas vacinadas com a cepa B19 de Brucella abortus.

Circular. Avaliação da persistência de anticorpos vacinais em bezerras bubalinas vacinadas com a cepa B19 de Brucella abortus. ISSN 0103-9334 Avaliação da persistência de anticorpos vacinais em bezerras bubalinas vacinadas com a cepa B19 de Brucella abortus 48 Introdução Circular Porto Velho,ROTécnica Dezembro, 2016 Autores Fabio

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 AMPLIFICAÇÃO DE REGIÕES DE MICROSSATÉLITES DO DNA DE DUAS ESPÉCIES DE AVES DA FAUNA BRASILEIRA: Oryzoborus angolensis e Oryzoborus maximiliani (Passeriformes)

Leia mais

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Distrito Federal

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Distrito Federal Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Medicina Veterinária Prevenção e Saúde Animal Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FMVZ/VPS - FMVZ/VPS

Leia mais

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR

Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas XVIII Semana Acadêmica da Biologia- UFSC Curso teórico-prático Princípios e Aplicações da Técnica de PCR Prof. Dr. Rafael D Rosa Departamento

Leia mais

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales

PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase. Bianca Zingales PCR (Polymerase chain reaction) Reação em cadeia da DNA polimerase e suas aplicações Bianca Zingales zingales@iq.usp.br PCR é uma Técnica - Desenvolvida por Kary Mullis e colaboradores em 1983 - É um método

Leia mais

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR)

Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA PELA POLIMERASE (PCR) 1 Universidade Federal Fluminense Instituto Biomédico Departamento de Microbiologia e Parasitologia Curso: Medicina Veterinária Disciplina: Virologia III (MIP00071) Apostila de aula prática REAÇÃO EM CADEIA

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR

VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR Jessica Francis

Leia mais

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Santa Catarina

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Santa Catarina Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, supl. 1, p.103-108, 2009 Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Santa Catarina [Epidemiological situation of bovine brucellosis in the State of Santa

Leia mais

Avaliação da taxa de infecção por Brucella spp. na interface bubalinos e animais silvestres na Amazônia

Avaliação da taxa de infecção por Brucella spp. na interface bubalinos e animais silvestres na Amazônia 404 ISSN 0103-9458 Dezembro, 2016 Porto Velho, RO Avaliação da taxa de infecção por Brucella spp. na interface bubalinos e animais silvestres na Amazônia Luciana Gatto Brito 1 Fábio da Silva Barbieri 2

Leia mais

Palavras-chave: Alagoas. Canino. Brucelose. Keywords: Alagoas. Canine. Brucellosis.

Palavras-chave: Alagoas. Canino. Brucelose. Keywords: Alagoas. Canine. Brucellosis. 1 FREQUÊNCIA DE AGLUTININAS ANTI-BRUCELLA ABORTUS EM CÃES NO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO AL FREQUENCY OF ANTI-BRUCELLA ABORTUS AGGLUTININS IN DOGS IN THE MUNICIPALITY OF JUNQUEIRO - AL José wellington Lopes

Leia mais

PCR Reação em cadeia pela DNA polimerase. Método e Aplicações. Kary Mullis 1983

PCR Reação em cadeia pela DNA polimerase. Método e Aplicações. Kary Mullis 1983 PCR Reação em cadeia pela DNA polimerase Método e Aplicações DNA PCR (conhecer DNA genômico e genes) RNA RT-PCR (conhecer a expressão de um gene) qrt-pcr (quantificar a expressão de um gene) PCR em tempo

Leia mais

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016.

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. RESSALVA Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Leia mais

Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM)

Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM) Estudo de um Polimorfismo no Gene da Cadeia Pesada β da Miosina (CPβM) Ana Luísa Carvalho Departamento de Zoologia, Universidade de Coimbra Introdução: Neste trabalho pretende-se analisar um polimorfismo

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BRUCELOSE BOVINA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. SCHMITT, Cléderson Idênio 1, JORGENS, Elbio Nallen 2. Introdução A Brucelose é uma enfermidade infecto-contagiosa de caráter crônico, causada por bactéria do gênero

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO

VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO Jair Moisés de Sousa (UFRN / jair.moises@hotmail.com), Ivandilson P. Pinto de Meneze (UFRN), Milena Ferreira Alves (UFRN),

Leia mais

Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador AFLP

Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador AFLP Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador DNA extraction of physic nut (Jatropha curcas L.) for analyses of marker Tuany Priscila P. Costa 1 ; Carlos Antônio F. Santos

Leia mais

¹ Bolsista da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Genética molecular, 2

¹ Bolsista da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Genética molecular, 2 SELEÇÃO DE PRIMERS ISSR PARA USO EM GENOMAS DE CAMUCAMUZEIRO Moisés Rosas da silva¹, Maria do Socorro Padilha de Oliveira², Elisa Ferreira Moura², Simone de Miranda Rodrigues² ¹ Bolsista da Embrapa Amazônia

Leia mais

TÍTULO: SEXAGEM FETAL:DIAGNÓTICO DO SEXO DO FETO POR REAÇÃO EM CADEIA DE POLIMERASE (PCR)

TÍTULO: SEXAGEM FETAL:DIAGNÓTICO DO SEXO DO FETO POR REAÇÃO EM CADEIA DE POLIMERASE (PCR) TÍTULO: SEXAGEM FETAL:DIAGNÓTICO DO SEXO DO FETO POR REAÇÃO EM CADEIA DE POLIMERASE (PCR) CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Detecção de Brucella spp. em leite bovino não pasteurizado através da Reação de Cadeia pela Polimerase (PCR)

Detecção de Brucella spp. em leite bovino não pasteurizado através da Reação de Cadeia pela Polimerase (PCR) FOOD SAFETY / SCIENTIFIC COMMUNICATION DOI: 10.1590/1808-1657000252013 Detecção de Brucella spp. em leite bovino não pasteurizado através da Reação de Cadeia pela Polimerase (PCR) Detection of Brucella

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BACTÉRIAS VERDES FLUORESCENTES PARA USO DIDÁTICO

CONSTRUÇÃO DE BACTÉRIAS VERDES FLUORESCENTES PARA USO DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS PROJETO DE BIOLOGIA MOLECULAR CONSTRUÇÃO DE BACTÉRIAS VERDES FLUORESCENTES PARA USO DIDÁTICO Débora do Vale Gabriela Modenesi Gabriela

Leia mais

ANÁLISE DE POLIMORFISMO MOLECULAR EM POPULAÇÕES DE Hypostomus DO RIO IVAÍ ATRAVÉS DA TÉCNICA DE AMPLIFICAÇÃO rdna 5S

ANÁLISE DE POLIMORFISMO MOLECULAR EM POPULAÇÕES DE Hypostomus DO RIO IVAÍ ATRAVÉS DA TÉCNICA DE AMPLIFICAÇÃO rdna 5S 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 ANÁLISE DE POLIMORFISMO MOLECULAR EM POPULAÇÕES DE Hypostomus DO RIO IVAÍ ATRAVÉS DA TÉCNICA DE AMPLIFICAÇÃO rdna 5S Tiago Pereira de Freitas 1 ; Paulo

Leia mais

Prevalência de anticorpos contra agentes virais e bacterianos em eqüídeos do Município de Monte Negro, Rondônia, Amazônia Ocidental Brasileira

Prevalência de anticorpos contra agentes virais e bacterianos em eqüídeos do Município de Monte Negro, Rondônia, Amazônia Ocidental Brasileira 269 Prevalência de anticorpos contra agentes virais e bacterianos em eqüídeos do Município de Monte Negro, Rondônia, Amazônia Ocidental Brasileira Daniel Moura AGUIAR 1 Guacyara Tenório CAVALCANTE 2 Maria

Leia mais

FACUAL. Estrutura genética da população de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides no Estado do Mato Grosso RELATÓRIO TÉCNICO

FACUAL. Estrutura genética da população de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides no Estado do Mato Grosso RELATÓRIO TÉCNICO FACUAL Estrutura genética da população de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides no Estado do Mato Grosso RELATÓRIO TÉCNICO Coordenador: Nelson Dias Suassuna Fitopatologista - Embrapa Algodão Campina

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET340 Doenças Bacterianas

Programa Analítico de Disciplina VET340 Doenças Bacterianas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 5

Leia mais

Palavras-chave: canino, tripanossomíase, Doença de Chagas Key-words: canine, trypanosomiasis, chagas disease

Palavras-chave: canino, tripanossomíase, Doença de Chagas Key-words: canine, trypanosomiasis, chagas disease 1 OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Trypanosoma cruzi EM CÃES DE UMA ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ACRE Mirlane da Silva SANTOS 1, Carolina Couto BARQUETE 2, Michelinne Medeiros de Oliveira DANTAS

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Ocorrência de anticorpos contra Brucella canis e Brucella abortus em cães no município de Uberlândia, MG, Brasil Sandra Renata Sampaio Salaberry

Leia mais

Detecção de DNA de Brucella spp. em amostras de sangue e de suabe vaginal ou prepucial de cães do município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Detecção de DNA de Brucella spp. em amostras de sangue e de suabe vaginal ou prepucial de cães do município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil 206 Detecção de DNA de Brucella spp. em amostras de sangue e de suabe vaginal ou prepucial de cães do município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil Detection of Brucella spp. DNA in samples of blood

Leia mais

Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular

Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular Alunos: Carlos Guilherme Reis, Roberta Silveira Professora: Fabiana Seixas Disciplina: Biologia Molecular O que é PCR? Aplicações Técnicas: -Nested-PCR e artigos relacionados -PCR-Elisa e artigos relacionados

Leia mais

PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE EM BOVINOS NA REGIÃO DO POTENGI, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE EM BOVINOS NA REGIÃO DO POTENGI, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE EM BOVINOS NA REGIÃO DO POTENGI, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE [Prevalence of brucellosis in cattle at Potengi region, Rio Grande do Norte state, Brazil] Fábio Alex Dias de Freitas

Leia mais

TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA

TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA Maia, A. K. S (1) ; Albuquerque, L. B. (1) ; Antonio, R. P. (2) ; Silveira, L. M. (3) ; Nunes, G. H. S (1) ; Silva, A. E. A (1) ;

Leia mais

Comparação entre Protocolos de Extração de DNA de Algodão para Emprego em Ensaios com Marcadores Moleculares

Comparação entre Protocolos de Extração de DNA de Algodão para Emprego em Ensaios com Marcadores Moleculares ISSN 000-6460 Comparação entre Protocolos de Extração de DNA de Algodão para Emprego em Ensaios com Marcadores Moleculares 74 Circular Técnica Novembro, 2003 O isolamento de DNA de plantas, sejam elas

Leia mais

Detecção de Leptospira pomona em sêmen bovino por eletroforese capilar fluorescente

Detecção de Leptospira pomona em sêmen bovino por eletroforese capilar fluorescente 394 Detecção de Leptospira pomona em sêmen bovino por eletroforese capilar fluorescente Francisca Elda Ferreira DIAS 1 Sérgio Morais AOKI 2 Lígia Garcia MESQUITA 3 Caris Maroni NUNES 3 José Fernando GARCIA

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS MARCADORES MOLECULARES rdna 5S NA DIFERENCIAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Hypostomus sp. DA BACIA DO RIO IVAÍ

UTILIZAÇÃO DOS MARCADORES MOLECULARES rdna 5S NA DIFERENCIAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Hypostomus sp. DA BACIA DO RIO IVAÍ V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 UTILIZAÇÃO DOS MARCADORES MOLECULARES rdna 5S NA DIFERENCIAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Hypostomus

Leia mais

Diversidade Bacteriana Endofítica Associada a Raízes de Linhagens de Milho Sob Condições de Alto e Baixo Fósforo 1

Diversidade Bacteriana Endofítica Associada a Raízes de Linhagens de Milho Sob Condições de Alto e Baixo Fósforo 1 Diversidade Bacteriana Endofítica Associada a Raízes de Linhagens de Milho Sob Condições de Alto e Baixo Fósforo 1 Carla Cristina e Avelar Oliveira 2, Ubiraci Gomes de Paula Lana 3, Eliane Aparecida Gomes

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 02. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Federal de Alagoas. Universidade PROVA PRÁTICA 02. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA. (Editais nº 31 e 81/2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PROVA TIPO Cargo (Nível Médio NM): 0. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ BIOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES PROVA

Leia mais

Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides

Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides Eficiência da PCR convencional na detecção de Leishmania spp em sangue, pele e tecidos linfoides Aluna: Carina de Mattos Soares Orientadora: Dra Cídia Vasconcellos Supervisora: Dra Vânia Lucia Ribeiro

Leia mais

Palavras-chave: Brucella abortus. Mycobacterium bovis. Saúde pública. Prevalência. Sudoeste do Paraná.

Palavras-chave: Brucella abortus. Mycobacterium bovis. Saúde pública. Prevalência. Sudoeste do Paraná. 1 PREVALÊNCIA DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE BOVINA EM REBANHOS LEITEIROS NO MUNICÍPIO DE MANFRINÓPOLIS, REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Jeferson Scharone Moura Susana Regina de Mello Schlemper Valfredo Schlemper

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

05/03/2017. Zoonose. Cocobacilos gram (-) Colônias Lisas B. suis (A e M) B. abortus (A) B. melitensis (M)

05/03/2017. Zoonose. Cocobacilos gram (-) Colônias Lisas B. suis (A e M) B. abortus (A) B. melitensis (M) Doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do Gênero Brucellasp. Impacto econômico Queda na produção e aborto Repetição de cio / retenção de placenta Zoonose Cocobacilos gram (-) Colônias

Leia mais

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR)

AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA PROTEÍNA E DO VÍRUS DENV ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Beatriz Dantas Guimarães (1); Lucas Linhares de Locio (2); Herbert Crisóstomo dos Santos Araújo

Leia mais

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr)

PCR em Tempo Real / PCR quantitativa (qpcr) em Tempo Real / quantitativa (q) Dra. Elisabet Marti Serrano emartiserrano@gmail.com (Polymerase Chain Reaction) Amplificação in vitro de uma sequência específica de DNA - Primers o iniciadores - DNA polimerase

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Atuação do Médico Veterinário Habilitado no PNCEBT

Atuação do Médico Veterinário Habilitado no PNCEBT Atuação do Médico Veterinário Habilitado no PNCEBT Diego Leonardo Rodrigues Me. Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Saúde Animal Superintendência Federal de Agricultura Assuntos

Leia mais

BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA

BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA BRUCELOSE BOVINA: REVISÃO DE LITERATURA LORENZÃO, Caio José 1 ; FELDKIRCHER, Iago Luis 1 ; ARALDI, Daniele Furian 2 Palavras-chave: Brucella. Aborto. Bovinos. Introdução A brucelose é uma antropozoonose,

Leia mais

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Rondônia

Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Rondônia Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, supl. 1, p.85-92, 2009 Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado de Rondônia [Epidemiological situation of bovine brucellosis in the State of Rondônia, Brazil]

Leia mais

SENSIBILIDADE DA PCR DE AMPLIFICAÇÃO DE DNA BOVINO DILUÍDO*

SENSIBILIDADE DA PCR DE AMPLIFICAÇÃO DE DNA BOVINO DILUÍDO* SENSIBILIDADE DA PCR DE AMPLIFICAÇÃO DE DNA BOVINO DILUÍDO* IURY RODRIGUES DE ALMEIDA, LILIAN DE S. TEODORO, JOÃO ANTONIO X. MANSO, ALEX S. DA CRUZ, LYSA BERNARDES MINASI, CLAUDIO CARLOS DA SILVA, APARECIDO

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE MÉTODO IN HOUSE PARA EXTRAÇÃO DE DNA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS DIRETAMENTE DE AMOSTRAS DE URINA 1

PADRONIZAÇÃO DE MÉTODO IN HOUSE PARA EXTRAÇÃO DE DNA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS DIRETAMENTE DE AMOSTRAS DE URINA 1 PADRONIZAÇÃO DE MÉTODO IN HOUSE PARA EXTRAÇÃO DE DNA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS DIRETAMENTE DE AMOSTRAS DE URINA 1 Katianne Wolf Krawczak 2, Bruno Vizzotto 3, Bruna Schultz Bandeira 4, Luciana Mendes Machado

Leia mais

ASPECTOS CLÍNICOS E SOROLÓGICOS DA ENCEFALOMIELITE VIRAL EM EQUÍDEOS DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS BRASIL

ASPECTOS CLÍNICOS E SOROLÓGICOS DA ENCEFALOMIELITE VIRAL EM EQUÍDEOS DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS BRASIL 1 ASPECTOS CLÍNICOS E SOROLÓGICOS DA ENCEFALOMIELITE VIRAL EM EQUÍDEOS DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS BRASIL CLINICAL AND SEROLOGICAL ASPECTS OF EQUINE VIRAL ENCEPHALOMYELITIS IN EQUIDS FROM MARECHAL DEODORO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA APLICADA À AQUICULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA APLICADA À AQUICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA APLICADA À AQUICULTURA ELETROFORESE DE DNA Nicolas Argenta da Conceição Email:

Leia mais

SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL

SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL MISSÃO DO MAPA Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira Visão de futuro para a Medicina Veterinária...uma

Leia mais

Iuri Coelho Greve Graduando de Medicina Veterinária da UNIME, Lauro de Freitas - BA.

Iuri Coelho Greve Graduando de Medicina Veterinária da UNIME, Lauro de Freitas - BA. ESTUDO COMPARATIVO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFIDADE DOS TESTES ANTÍGENO ACIDIFICADO TAMPONADO (AAT) E 2-MERCAPTOETANOL NO DIAGNÓSTICO DA BRUCELOSE BOVINA Comparative Study on the Sensitivity and Specificity

Leia mais

RESUMO. 1 Introdução. Palavras-chave: Camundongos. Ratos. Hamsters. PCR. Helicobacter spp. - gos, Helicobacter hepaticus e Helicobacter bilis,

RESUMO. 1 Introdução. Palavras-chave: Camundongos. Ratos. Hamsters. PCR. Helicobacter spp. - gos, Helicobacter hepaticus e Helicobacter bilis, BREVE COMUNICAÇÃO ISSN 22381589 Triagem de em Fezes de Roedores de Laboratório Através da Técnica de PCR Milena Coutinho da Motta 1 Jussimara FélixSartoreli 1 Marilda Osti Spinelli 1 Cyntia Marques dos

Leia mais

Prevalência de sorologias positivas para BVD, Neospora e IBR em rebanhos bovinos leiteiros do Sul de Minas Gerais

Prevalência de sorologias positivas para BVD, Neospora e IBR em rebanhos bovinos leiteiros do Sul de Minas Gerais Prevalência de sorologias positivas para BVD, Neospora e IBR em rebanhos bovinos leiteiros do Sul de Minas Gerais Rodrigo FELIPPIN ; Inácio G.JÚNIOR 3 ; Miller P. PALHÃO 2 ; Carlos A. C. FERNANDES 2 ;

Leia mais

on line Caracterização Sanitária de Rebanho de Bovinos da Raça Sindi no Município de Petrolina, PE

on line Caracterização Sanitária de Rebanho de Bovinos da Raça Sindi no Município de Petrolina, PE on line 78 ISSN 1808-9968 1517-1981 Outubro Dezembr o, 2000 2009 Caracterização Sanitária de Rebanho de Bovinos da Raça Sindi no Município de ISSN 1808-9968 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa

Leia mais

Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100. Protocolo experimental:

Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100. Protocolo experimental: Extracção de ADN de mancha de sangue por Chelex 100 1. Num tubo eppendorf misturar 1ml de água desionizada estéril com uma mancha de sangue com aproximadamente 3mm²; 2. Incubar à temperatura ambiente no

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp.

CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp. CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp. FÁBIO RODRIGO ARAÚJO PEREIRA Vivian Loges Orientadora Angelica Virginia Valois Montarroyos Walma Nogueira Ramos Guimarães Co-orientadoras

Leia mais

Palavras-chave:Zoonose. Diagnóstico Molecular. Doença Infecciosa. Keywords:Zoonosis. Molecular Diagnosis. InfectiousDisease.

Palavras-chave:Zoonose. Diagnóstico Molecular. Doença Infecciosa. Keywords:Zoonosis. Molecular Diagnosis. InfectiousDisease. PREVALÊNCIA DE Ehrlichia chaffeensis EM CÃES DA CIDADE DE ITUBERÁ, BA, BRASIL Jéssica Fontes VELOSO 1 ; Leonardo SAUER²; Thais Nascimento de Andrade OLIVEIRA 1 ; Paula Elisa Brandão GUEDES 1 ; Fabiana

Leia mais

DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR)

DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Lídia Maria Marques dos Santos 1, Elmiro Rosendo do

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro

Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro Transfer of SSRs primers from mango (Mangifera indica) to umbu tree Hugo Leonardo Coelho Ribeiro 1 ; Carlos Antônio Fernandes

Leia mais

Estagiária da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Fitopatologia,

Estagiária da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Fitopatologia, PROTOCOLO MODIFICADO PARA EXTRAÇÃO DE DNA DO GÊNERO Pestalotiopsis Joyce Solange Ferreira de Oliveira 1, Kenny Bonfim de Arruda Carvalho 2, Eudes de Arruda Carvalho 2 1 Estagiária da Embrapa Amazônia Oriental,

Leia mais

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT. Tuberculose Bovina e Bubalina

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT. Tuberculose Bovina e Bubalina Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose PNCEBT Tuberculose Bovina e Bubalina Definição Enfermidade infecto-contagiosa de evolução crônica, caracterizada por lesões de aspecto

Leia mais

Comunicado Técnico 187

Comunicado Técnico 187 Comparação Entre Protocolos de Extração de DNA para Algodão 1 Comunicado Técnico 187 ISSN 0102-0099 Dezembro/2003 Campina Grande, PB Foto: Napoleão Esberard de M. Beltrão Comparação Entre Protocolos de

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 ANÁLISE SOROLÓGICA DA LEPTOSPIROSE EM BOVINOS DE PROPRIEDADES RURAIS DO MARAJÓ - REGIÃO AMAZÔNICA (Seroprevalence of Bovine Leptospirosis in Soure County - Para State - Amazon Region) ANDRÉA MARIA GÓES

Leia mais

ESTUDO DE CASOS DE LEPTOSPIROSE NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIJUÍ 1 CASE STUDY OF LEPTOSPIROSIS IN THE UNIJUÍ VETERINARY HOSPITAL

ESTUDO DE CASOS DE LEPTOSPIROSE NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIJUÍ 1 CASE STUDY OF LEPTOSPIROSIS IN THE UNIJUÍ VETERINARY HOSPITAL ESTUDO DE CASOS DE LEPTOSPIROSE NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIJUÍ 1 CASE STUDY OF LEPTOSPIROSIS IN THE UNIJUÍ VETERINARY HOSPITAL Mayara Neves Mella 2, Caroline Fernandes Possebon 3, Camila Simões Veloso

Leia mais

ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM Passiflora edulis Sims COM O USO DE MARCADORES ISSR

ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM Passiflora edulis Sims COM O USO DE MARCADORES ISSR ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTIA EM Passiflora edulis Sims OM O USO DE MARADORES ISSR Juliana Leles osta¹; Eder Jorge de Oliveira²; Onildo Nunes de Jesus³; Gilmara Alvarenga Fachardo Oliveira¹; laúdia Garcia

Leia mais

CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO

CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO CATÁLOGO DE KITS DE EXTRAÇÃO KITS DE EXTRAÇÃO BIOPUR A extração de DNA é o primeiro passo para diferentes procedimentos na Biologia Molecular. Este processo é parte fundamental para se obter alta eficiência

Leia mais

Conceitos Básico sobre Biologia molecular

Conceitos Básico sobre Biologia molecular Conceitos Básico sobre Biologia molecular UFMS Mestre: Paula Cristhina Niz Xavier INTRODUÇÃO A biologia molecular tem aplicação expressiva na pesquisa de marcadores genéticos úteis no diagnóstico laboratorial.

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DA IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA UTILIZANDO CEPA DE LEISHMANIA SPP. ISOLADA DE CÃO DA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO NO DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA. Emerson Danillo

Leia mais

Discente do Curso de Medicina Veterinária da Unime, Lauro de Freitas, BA - Brasil, b

Discente do Curso de Medicina Veterinária da Unime, Lauro de Freitas, BA - Brasil,   b PADRONIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE DE UM TESTE ELISA INDIRETO PARA O DIAGNÓSTICO DA BRUCELOSE BOVINA UTILIZANDO COMO ANTÍGENO A CEPA DE B. abortus INATIVADA Standardization and

Leia mais

Catálogo de Kits de Extração

Catálogo de Kits de Extração Catálogo de Kits de Extração Kits de Extração Biopur A extração de DNA é o primeiro passo para diferentes procedimentos na Biologia Molecular. Este processo é parte fundamental para se obter alta eficiência

Leia mais

Eletroforese de DNA. Gabriel M. Matos Nicolas Conceição

Eletroforese de DNA. Gabriel M. Matos Nicolas Conceição Eletroforese de DNA Gabriel M. Matos Nicolas Conceição Eletroforese Usada para separar, identificar e purificar fragmentos de DNA; Bastante sensível, capaz de detectar até 20 pg de DNA; Permite a recuperação

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Seleção de Marcadores SSR para a Caracterização de Cultivares de Milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br.) * Laís

Leia mais