Som: qualidades, quantidades, sensações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Som: qualidades, quantidades, sensações."

Transcrição

1 Companhia dos Cursos Arquitetura Bioclimática 038 Acústica II Marco Romanelli, Ph. D. Vitória, ES Agosto/2010

2 Som: qualidades, quantidades, sensações. Som: variação pulsante da pressão atmosférica, capaz de ser detectada por um ouvido normal. As fontes sonoras sempre são objetos em vibração, que causam aumentos e reduções sucessivos na pressão do ar com que estão em contato. Camadas esféricas alternadas de alta e baixa pressão se propagam a partir da fonte, com velocidade constante para cada meio de propagação. Velocidade do som no ar: v = 340 m/s O tempo entre dois pulsos de vibração determina a distância entre duas camadas de alta pressão (ou entre duas camadas de baixa pressão). Freqüência (f): Descreve qualitativamente o som. É o número de vezes que uma fonte pulsa num dado tempo: f = v / λ (Hz) λ = distância entre dois pulsos ou comprimento de onda. Limiar inferior de audibilidade é a menor intensidade sonora perceptível pelo ouvido: I min = W/m² Limiar da dor é a maior intensidade suportável pelo ouvido: I máx = 10 W/m 2 Níveis sonoros (L): Descrevem aproximadamente a sensação sonora produzida por uma fonte em um ouvinte: L = 10 log I / I min (db) I (W/m²) I(rel) L (db) I máx Turbina 0, Boite Metrô Fábrica Conversa Repouso Gravação I min Timbre é o perfil característico da pulsação de uma determinada fonte sonora, em todas as freqüências que possa emitir. Ruídos são sons sem freqüência definida (usualmente, todas estão presentes) e com timbre característico. Intensidade (I): Descreve quantitativamente o som. É a potência mecânica que uma fonte sonora exerce sobre uma determinada superfície: I = potência / área (W / m²) O limiar inferior de audibilidade é mais elevado para baixas e altas freqüências: f (Hz) I máx (db) I min (db) Uma mesma sensação sonora precisa de mais potência mecânica nas notas graves do que nas médias e agudas.

3 O som em ambientes fechados As fontes sonoras estão sempre na presença de outros objetos que afetam a propagação do som. Este efeito decorre da interação entre o campo acústico e as superfícies em que ele incide, de três maneiras: a) o som se dissipa dentro do material, sendo retirado do campo acústico. b) o som se transmite através do material, sendo retirado do campo acústico, até encontrar outro volume de ar, onde se produzirá um novo campo acústico. c) o som se reflete no material e retorna ao campo acústico. O Coeficiente de Absorção Acústica (α): A dissipação e a transmissão somadas definem uma Absorção Acústica de cada material. Um Coeficiente de Absorção Acústica (α) é a relação entre a soma das energias do som dissipado e do som transmitido e a energia total do som incidente sobre uma camada de um dado material. Alguns Coeficientes de Absorção Acústica: Material α 250 α 500 α 1000 α 2000 NRC Carpete com forro Carpete sem forro Cortiça¹ Cortina leve Cortina pesada Fibra mineral² Fibra de madeira³ Forro de gesso Forro de madeira Espectadores Lã de rocha³ Lã de vidro³ Piso de borracha Piso frio Piso de madeira Piso de plástico Poltrona de plástico Poltrona de tecido Parede comum Tijolos à vista Vidros ¹ Colada ² Jateada ³ Em placas Adaptado de Knudsen & Harris, Acoustical Designing in Architecture, O Coeficiente de Absorção Acústica varia com a frequência e os materiais são ditos refletores se absorvem menos do que 0,1. Acima disso, são todos absorventes, médios até 0,3 e fortes acima deste valor. Cada superfície interna de uma sala absorve e reflete parte do som que recebe de uma fonte dentro da sala. Som Direto e Som refletido: Num ponto qualquer de uma sala, o Som Direto provém diretamente da fonte sem interação com as superfícies internas e o Som Refletido provém das imagens da fonte em cada superfície que atue como refletora. A Intensidade do Som Direto no ponto A será: Id A = P/4πd A ² (W/m²) P = Potência da fonte sonora (W). d A = distância entre o ponto A e a fonte (m). A Intensidade do Som Refletido será a soma das intensidades refletidas por cada superfície no ponto A: Ir A = Ir Ir n Ir n = P(1 α)/4πd An ² (W/m²) (W/m²) α = Coeficiente de Absorção Sonora de cada superfície (sem unidade). d An = distância entre o ponto A e cada imagem da fonte. Eco e Reverberação: Todas as parcelas do som refletido percorrem distâncias maiores do que o som direto, porque precisam atingir uma ou mais superfícies da sala antes de chegar a um ouvinte. As reflexões chegam atrasadas em relação ao som direto, e resultam em dois efeitos distintos: a) Eco: somente uma superfície refletora. Mais comum ao ar livre, diante de um grande objeto refletor. b) Reverberação: várias superfícies refletoras. É comum nos interiores fortemente refletores. Na Reverberação ocorrem vários ecos consecutivos e o atraso entre eles não é percebido como silêncio. O efeito é a sensação de prolongamento decrescente do som direto.

4 A Reverberação Otimizada: O atraso excessivo de reflexões muito intensas prejudica a percepção de mensagens encadeadas, como as sílabas das palavras. A insuficiência de reflexões significativas reduz a intensidade do som total nos ouvintes mais distantes da fonte. A Reverberação é expressa em tempo (s) e deve ser controlada para um valor ótimo de compromisso entre inteligibilidade e quantidade da percepção sonora. Um valor padronizado é o Tempo Ótimo de Reverberação (T ot ), também conhecido como T 60, e mede o intervalo decorrido para um decaimento de 60 db no som direto: A Reverberação na acústica de auditórios: O compromisso com a inteligibilidade das palavras seleciona os materiais de revestimento e acabamento interno dos ambientes pelos seus Coeficientes de Absorção na faixa da voz, 500 Hz. Exemplo: Auditório 9,00 x 15,00 x 6,00 V = 810 m³ T 60 = 0,75 s S = 558 m² Teto de gesso 135 m² e α te = 0,02 Piso frio 135 m² e α pi = 0,01 Paredes comuns 228 m² e α pa = 0,03 A quantidade de revestimento com placas de lã de vidro (α lv = 0,87) nas paredes será: α med = 1 e 0, / 558 0,75 = 0,26 α med = [0, , ,03 (228 S lv ) + 0,87 S lv ]/558 = 0,0,0015 S lv + 0,0195 S lv = (0,26 0,0195) / 0,0015 = 160,3 m² A Reverberação no controle de ruídos: Uma relação entre o tempo de reverberação numa sala e as suas características de absorção pode ser: T 60 = 0,161 V / S ln(1 α med ) α med = 1 e 0,161 V / S T 60 V = volume da sala (m³) S = superfície total interna da sala (m²) e = 2, (base neperiana) α med = media dos coeficientes de absorção das superfícies da sala numa dada frequência. (s) A absorção da energia sonora nas superfícies internas é o principal recurso na atenuação dos ruídos gerados dentro dos ambientes habitáveis. Para fins de redução geral de ruídos internos, a Reverberação de uma sala não deve ser maior do que a ideal para palestras. Em salas grandes, salas barulhentas ou aquelas onde o silêncio é um objetivo principal, a Reverberação deve ser, no máximo, dois terços da indicada para palestras. Neste caso, cada material é selecionado pela média dos seus Coeficientes de Absorção nas várias freqüências, também conhecida como NRC (Noise Reduction Coefficient).

5 Transmissão do som: Transmissão através de aberturas: Sem isolamento, (transmissão = 1), qualquer abertura numa partição restringe severamente as possibilidades de isolamento. Exemplo: Nível de 60 db medido diante de uma abertura de 1metro de largura. Redução da largura para 10 centímetros divide a intensidade sonora por dez e reduz o nível para 50 db. Redução para 1 centímetro divide a intensidade por cem e reduz o nível para 40 db. Fresta de 1 milímetro divide a intensidade por mil e ainda sobram 30 db. a) sons gerados no ar ao longo de um caminho contínuo de ar através de aberturas. b) sons gerados no ar por vibrações de partições sólidas. c) sons gerados no ar que atravessem partições sólidas (desprezível em materiais pouco porosos). d) sons gerados em estruturas sólidas (impactos ou vibrações) ao longo de um caminho contínuo de material sólido. Isolamento acústico de uma partição: Isolamento (TL, transmission loss): Número de decibéis que uma partição retira do som direto de uma fonte, quando interposta entre esta e um ouvinte, sem qualquer transmissão aérea. Transmissão acústica ( ): proporção entre as intensidades sonoras de cada lado de uma partição entre uma fonte e um ouvinte, sem qualquer transmissão aérea. TL = 10 log 1/ = 1 / 10 TL/10 TL = 40 db 40/10 = 0,0001 Transmissão e isolamento em partições maciças: Em materiais sólidos e pouco porosos, o isolamento varia diretamente com o aumento da massa de cada unidade de área da partição (kg/m 2 de parede); mas em proporção não linear: são acrescentados 4.3 db ao isolamento cada vez que é dobrada a espessura da partição. Exemplos: concreto d = 2500 kg/m 3 espessura 10 cm 2500 x 0,1 = 250 kg/m 2 Isolamento TL ~ 48 db alvenaria furada d = 1300 kg/m 3 espessura 15 cm 1300 x 0,15 = 195 kg/m 2 TL ~ 46 db madeira maciça d = 800 kg/m 3 espessura 3 cm 800 x 0,03 = 24 kg/m 2 TL ~ 33 db vidro comum d = 2600 kg/m 3 espessura 4 mm 2600 x 0,004 = 10,4 kg/m 2 TL ~ 27 db gesso d = 1000 kg/m 3 espessura 1 cm 1000 x 0,01 = 10 kg/m 2 TL ~ 26 db

6 Partições feitas de material rígido e maciço oferecem isolamentos razoáveis em suas espessuras correntes, mas não oferecem melhoria significativa nesses isolamentos pelo aumento da espessura. Quando é necessário muito isolamento, é mais indicado construir partições duplas ou triplas, que oferecem quase o isolamento da partição simples multiplicado por dois ou três, respectivamente. Transmissão e isolamento em partições porosas: Em materiais muito porosos, o isolamento é diretamente proporcional à espessura, mas é sempre muito pequeno quando comparado aos materiais maciços devido à transparência: lã de vidro com espessura 5 cm TL ~ 5 db com espessura 15 cm TL = 15 db Sua utilidade como partições isolantes é praticamente nenhuma, diante dos níveis sonoros cotidianos. Numa partição composta em camadas o isolamento é aproximadamente a soma dos isolamentos das camadas, menos 10 db: 2 x eucatex 4 mm (3,2 kg/m 2 ) 2 x TL ~ 12 db isopor 5 cm TL ~ 5 db Total = 19 db A presença de uma camada de material poroso entre duas camadas independentes de material maciço é ainda mais vantajosa quando funciona também como revestimento absorvente do espaço formado entre as duas camadas maciças. Redução de Ruídos Aéreos Portas e Janelas Pequenas espessuras, pouca densidade por área de fechamento: são os pontos fracos no isolamento. Localização de janelas deve maximizar a distância e otimizar sua posição relativa. Frestas devem ser vedadas. Vidros duplos só funcionam se estiverem separados estruturalmente, a pelo menos 2 cm um do outro. A montagem dos vidros na esquadria deve ser feita com silicone, feltro ou neoprene. Em espaços entre vidros com 5 cm ou mais, deve-se revestir as faces da esquadria com material absorvente. Em isolamentos rigorosos, os vidros devem ser de espessuras diferentes e ter diferentes inclinações, deixando de ser paralelos. Portas devem ser o mais densas possível, sem frestas e alternadas em corredores. Os materiais porosos atuam melhor como camada separadora entre duas partições maciças.

7 Isolamento Acústico (TL): Para um fechamento: TL = 10 log 1/ (db) Para fechamentos com diferentes TL s: TL global = 10 log 1/ med (db) onde: t med = 1 s s n s n / s 1 + s s n t med = T / S (sem unidade) Coeficiente de redução de ruído interno (NRC): Para uma superfície: NRC = α f med (s/ unidade) Para várias superfícies: NRC med = α f med1 s α f medn s n / s s n NRC med = A / S (sem unidade) Fator de Isolamento Acústico de um Ambiente (NIF): NIF = 10 log A / T (db) A = transmitância do ambiente. B = absortância do ambiente. Permite decidir se é mais vantajoso reduzir o ruído em uma sala alterando o isolamento dos fechamentos ou instalando mais absorção nas superfícies internas. É uma medida aproximada da diferença entre os níveis de ruído dentro e fora da sala, se não há níveis significativos de ruído produzido internamente. Exemplo: Isolamento: teto em laje de concreto 10cm (48 db) 0, x 272m 2 0,0043 piso em laje de concreto 10 cm (48 db) 0, x 272m 2 0,0043 paredes alvenaria furada 15 cm (46 db) 0, x 494m 2 0,0124 janelas de vidro 5 mm, fechadas (27 db) 0,00199 x 38m 2 0,0758 porta de madeira 40 mm, fechada (33 db) 0,0005 x 11m 2 0,0055 T = 0,1024 Absorção: teto rebocado α = 0,03 x 272 8,16 piso de granito α = 0,01 x 272 2,72 tijolos aparentes α = 0,02 x ,82 janelas α = 0,03 x 43 1,14 porta α = 0,12 x 11 1,32 NIF = 10 log 28,16 / 0,1024 = 24 db A = 28,16 Com metade da área das janelas abertas: T = 0,1024 0, , T = 19,06 A = 28,16 1,14 + 0, A = 46,59 NIF = 10 log 46,59 / 19,06 = 4 db Frestas nas janelas: 32 frestas de 5 mm x 2,3 m nas janelas 0,005 x (32 x 2,3 + 3,3) = 0,38 m 2 T = 0, ,38 = 0,4824 A = 28,16 + 0,38 = 28,54 NIF = 10 log 28,54 / 0,4824 = 18 db Regra prática: NIF = nível externo nível desejado + 10 db Fator de Redução de Ruído Interno (NRF): Depois da aplicação de material absorvente: NRF = 10 log A depois / A antes (db) NRF = 10 log NRC med depois / NRC med antes (db) Exemplo: Sala anterior com um forro NRC = 0,68 A = 28,16 8,16 + (272 x 0,68) = 204,96 NRF = 10 log 204,96 / 28,16 = 9 db Em salas amplas, com pé-direito pequeno em comparação às outras dimensões, instalar material com NRC > 0,6 no teto resolve a maior parte dos problemas. Quando o pé-direito é alto em relação às dimensões da sala, é necessário instalar absorção nas paredes também. Em relação a uma sala muito refletora, as primeiras unidades de absorção acrescentadas fazem as maiores diferenças. Numa sala que já tenha alguma absorção, os resultados da adição de mais revestimento serão modestos. Para fins de redução geral de ruídos internos, a absortância de uma sala não deve ser menor do que a ideal para palestras. Em salas grandes, salas barulhentas ou aquelas onde o silêncio é um objetivo principal, a absortância deve ser, no mínimo, 40% maior do que a indicada para palestras.

8 Redução de Ruídos Estruturais Ruídos estruturais são gerados em partes sólidas dos edifícios por impactos e vibrações de máquinas. A quantidade de energia sonora é muito superior àquela dos ruídos aéreos, e a propagação se dá por grandes distâncias dentro dos edifícios. O ruído deve ser suprimido o mais próximo possível de sua fonte de origem, através de medidas como: carpetes espessos, placas de borracha ou plástico para atenuar os impactos contra os pisos. segmento de mangueira flexível metálica ou de borracha para evitar a propagação de impulsos ao longo de uma tubulação hidráulica ou elétrica. suportes elásticos para motores e máquinas para reduzir a comunicação de vibrações aos pisos em que estão apoiados. segmento de lona em tubulações de ar condicionado para evitar a propagação de vibrações ao longo das mesmas. Ruídos estruturais se tornam audíveis quando uma partição muito flexível placa, laje, parede recebe o som de outras partes sólidas e entra em vibração, agindo como fonte de ruído aéreo junto ao ouvinte. Painéis sujeitos a estes efeitos deve ser reforçados com travessas para reduzir sua área e sua flexibilidade: Maior dimensão < 100 x espessura Partições maciças são boas isolantes dos ruídos aéreos, mas propagam muito os ruídos estruturais. Por outro lado, partições porosas, que são fracos isolantes de ruídos aéreos, são muito úteis na supressão dos ruídos estruturais: a construção descontínua é aquela em que o percurso do ruído em peças sólidas é interrompido ou contém marcantes descontinuidades na densidade e elasticidade. Pisos e tetos: São elementos críticos quanto ao ruído estrutural, porque os primeiros recebem a grande maioria dos impactos e os últimos os propagam ao ambiente imediatamente abaixo. O isolamento oferecido por diversas construções de pisos e tetos é quantificado em relação a uma referência, que geralmente é uma simples laje de concreto. Piso sobre laje de concreto Isolamento* Nenhum 0 0 Placa asfáltica 4 mm 0 2 Manta asfáltica 3 mm 2 5 Placa de borracha 5 mm 7 3 Carpete 12 mm 10 4 Placas de plástico 5 mm e feltro 12 7 Placa de fibra saturada de asfalto 12 mm 17 5 Chapa maciça 5 mm sobre placa de fibra 6 mm 19 2 Placa de cortiça 12 mm 20 5 Tábua corrida 18 mm sobre barrotes 50 x 75 mm Suspensão de forros: Arame comum 7 - Arame com suporte elástico 12 - Pisos flutuantes: Laje concretada sobre suportes elásticos: 25 mm de lã mineral e 12 mm de placa de fibra 8 - placa de fibra 25 mm 11 - cortiça 40 mm 12 - berço flexível de aço 24 - * isolamento ao ambiente abaixo e atenuação no próprio ambiente.

9 Construção descontínua: Uma sala dentro da outra Paredes da sala construídas nas extremidades de uma laje de piso flutuante, sem ligação com as paredes estruturais Forro suspenso da laje estrutural com suportes elásticos arremata nas paredes da sala, sem contato com as paredes estruturais. Tubulações em geral passam soltas no espaço entre paredes e entre forro e laje estrutural, com suportes elásticos. Interseções forradas com material elástico, frestas vedadas. Esquadrias duplas ou com detalhe de descontinuidade elástica. Redução de vibrações de equipamentos: Massa da máquina apoiada em suportes elásticos tem uma freqüência de ressonância f; e a máquina em funcionamento gera uma frequência de vibração F. Os suportes são efetivos na redução da vibração somente se f < 0,5F, quanto menor, melhor. Um coeficiente simplificado de transmissão de vibrações é: T = 1/ [(F/f) 2 1] Se T > 1, os suportes elásticos reforçam as vibrações em lugar de reduzir. O percentual de redução das vibrações será: R(%) = 100 (1 T) A frequência de vibração F está geralmente relacionada com a rotação de partes móveis, dada em ciclos por segundo (Hertz, Hz) F = rpm/60 A frequência de ressonância f é relacionada com a deformação imposta pela massa aos suportes. F = 1 / 2d 1/2 O aumento da área do suporte (ou do número de suportes) diminui a deformação d e aumenta a frequência de ressonância f (resistências e paralelo), aumentando a transmissão de vibrações. O aumento da espessura do suporte elástico aumenta a deformação e a frequência de ressonância f (resistências em série), reduzindo a transmissão de vibrações. O aumento da massa da máquina (adição de lastro) aumenta a deformação e também reduz a transmissão de vibrações. O limite de carga dos suportes elásticos deve restringir a deformação a cerca de ¼ da espessura. Exemplo: Bomba d água gira a 1750 rpm F = 1750/60 = 29 Hz Para 80% de redução, a transmissão deverá ser: T = 1 80/100 = 0,2 E a ressonância não poderá ser maior que: f = 29 / (1/0,2 + 1) 1/2 = 12 Hz Que ocorrerá com uma deformação mínima de: d = (1/2 x 12) 2 = 0,0018 m Num suporte com espessura mínima de: E = 0,0018 x 4 = 0,0072 m ~ 7 mm

10 A geometria dos ambientes O controle dos ruídos externos e internos aos ambientes depende da quantificação da transmissão através dos fechamentos exteriores e da absorção nas superfícies interiores. A distribuição uniforme das intensidades sonoras e a atenuação de ressonâncias acidentais dependem do desenho dado ao formato interno das salas. A distribuição das Intensidades Sonoras A Intensidade diminui com o aumento da distância entre o ouvinte e a fonte: O desenho de superfícies inclinadas nas porções do teto mais distantes e mais próximas da fonte sonora pode concentrar mais som refletido nos ouvintes mais distantes: I da = 1/4 d A ² I db = 1/4 d B ² Nos ambientes fechados, a presença do som refletido atenua este efeito, somando diversos reflexos ao som direto: I 1 = (1/d 1 ² + 1/r 31 ²)/4 I 4 = (1/d 4 ² + 1/r 34 ² + 1/r 14 ²)/4 I 8 = (1/d 8 ² + 1/r 38 ² + 1/r 18 ² + 1/r 28 )/4 I u = (1/d u ² + 1/r 3u ² + 1/r 1u ² + 1/r 2u )/4 I A = 1/4 d A ² + 1/4 d 1A ² /4 d 4A ² Nas salas com layout fixo, como os auditórios, o tratamento das superfícies internas pode obedecer a aos seguintes critérios: o piso não coberto por espectadores ou poltronas deve ser revestido com material que atenue o ruído dos passos. a parede mais distante da fonte deve ser revestida com material que atenue as reflexões muito atrasadas aos ouvintes mais próximos da fonte. a parede mais próxima da fonte, quando possível, deve ser revestida com material refletor, para adicionar reflexões aos ouvintes mais distantes da fonte. as paredes laterais devem ser reservadas à combinação de materiais que ajustem a reverberação. ao teto, cabe a função de ser a principal superfície refletora responsável por dirigir as reflexões aos ouvintes mais distantes da fonte. Num teto plano, boa parte da superfície refletora é inútil, porque os reflexos se perdem depois dos ouvintes mais distantes, e antes dos ouvintes mais próximos da fonte: O controle das ressonâncias: Em ambientes fechados, podem ocorrer fenômenos devidos ao reforço mútuo entre sons que incidem e que se refletem várias vezes nas superfícies internas, ou seja, devidos à ressonância. Entre pares de superfícies paralelas e refletoras podem se formar ondas estacionárias que acentuem algumas freqüências sobre as demais. A formação de ondas estacionárias com comprimentos em proporção inteira (ou modos harmônicos de vibração) pode acentuar ainda mais algumas notas sobre as demais, distorcendo o som original. As proporções gerais entre o comprimento, a largura e o pé-direito não devem ser números inteiros, para reduzir a formação de harmônicos. O paralelismo entre as superfícies internas deve ser evitado: com a mudança de eixo de uma ou ambas as superfícies (mínimo 2%). com a aplicação de elementos volumétricos de formato variado e com pelo menos 2% de dimensão paralela à distância entre as superfícies. com a aplicação de material fortemente absorvente em uma ou ambas as superfícies.

11 Bibliografia: AZEVEDO, A. V., Acústica e Arquitetura, Rio de Janeiro, Sheldon, KNUDSEN, V. O. & HARRIS, C. M., Acoustical Designing in Architecture, New York, John Wiley & Sons, NEPOMUCENO, L. X., Acústica Técnica, São Paulo, Etegil, 1968., Acústica, São Paulo, Edgard Blucher, ROMANELLI, M., Simulador do Desempenho Acústico de Auditórios Compatível com Sistemas de Desenho Assistido por Computador, Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, PROARQ/FAU/UFRJ, SILVA, P., Acústica arquitetônica e condicionamento de ar, Belo Horizonte, EDTAL, 1997.

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora.

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. TRANSMISSÃO Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. PAREDES HOMOGÊNEAS obedecem à LEI DA MASSA : o isolamento sonoro aumenta de db a cada vez que

Leia mais

A Acústica no Interior de Ambientes

A Acústica no Interior de Ambientes 54 Capítulo 7 A Acústica no Interior de Ambientes O projeto acústico de ambientes é um dos maiores desafios enfrentados por Arquitetos e Engenheiros Civis. Isto em razão da rara literatura em língua portuguesa

Leia mais

ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU

ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU ESTUDO E ESPECIFICAÇÕES PARA REVESTIMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DA SALA DE PENEIRAS DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CTU Referência PACS: 43.50.Gf Barbosa Miriam Jerônimo; Zeballos Adachi Andrea

Leia mais

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios Artigo Desempenho acústico de divisórias para escritórios Raros escritórios comerciais não possuem divisórias para definir ambientes. Trata-se de um elemento arquitetônico versátil, com boas opções de

Leia mais

Ondas Estacionárias Apostila 2

Ondas Estacionárias Apostila 2 Ondas Estacionárias Apostila 2 1. (Uece 2015) Uma corda de violão vibra de modo que, num dado instante, a onda estacionária tenha duas cristas e três nós. Considere que o comprimento da corda vibrante

Leia mais

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 1 Programa de Recuperação de Espaços Didáticos Pró-Reitoria de Graduação MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS 2 1. INTRODUÇÃO Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento

Leia mais

Introdução...Pg.3. Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8

Introdução...Pg.3. Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8 ACÚSTICA ÍNDICE Introdução...Pg.3 Elementos de acústica...pg.4 Conceitos...Pg.5 A acústica dentro dos escritórios... Pg.8 Elementos de acústica aplicados no produto divisória i i piso-teto... t Pg.10 Soluções

Leia mais

REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA JOÃO BASILIO - JARDIM PERNAMBUCO RIO DE JANEIRO

REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA JOÃO BASILIO - JARDIM PERNAMBUCO RIO DE JANEIRO 1 À LAER ENGENHARIA ATENÇÃO : DRA. LAILA CANEDO e-mail : laila@laer.com.br fabio@laer.com.br Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013. REF.: RTM 145/13 - RELATÓRIO DA CONSULTORIA ACÚSTICA PARA A RESIDÊNCIA

Leia mais

Introdução ao Ruído. Vibrações e Ruído (10375) 2014 Pedro V. Gamboa. Departamento de Ciências Aeroespaciais

Introdução ao Ruído. Vibrações e Ruído (10375) 2014 Pedro V. Gamboa. Departamento de Ciências Aeroespaciais Introdução ao Ruído Vibrações e Ruído (10375) 2014 Tópicos Som. Pressão Sonora e Potência Sonora. Níveis Sonoros. 2 1. Som O som pode ser definido como uma manifestação positiva resultante da variação

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186)

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) - Possibilita a percepção de sons diversos (fala, canto dos pássaros, barulho das ondas do mar, chacoalhar das folhas ao vento); - Os sons são transmitidos por

Leia mais

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais).

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais). Ondas Sonoras: - São ondas longitudinais de pressão, que se propagam no ar ou em outros meios. - Têm origem mecânica, pois são produzidas por deformação em um meio elástico. - As ondas sonoras não se propagam

Leia mais

-~~ PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO

-~~ PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO COl.é. -~~ gio. da Vinci PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO NOME N 9 ANO --- Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma serre de exercicres que têm, como base, o que foi trabalhado em sala

Leia mais

Fonte: Ruído e a Cidade Instituto do Ambiente

Fonte: Ruído e a Cidade Instituto do Ambiente Ruído Como se define Define-se ruído, como sendo um som sem interesse ou desagradável para o auditor. O ruído (som) pode ser mais ou menos intenso, composto por uma só tonalidade ou composto por várias

Leia mais

O Ouvido Humano e a Audição

O Ouvido Humano e a Audição 36 Capítulo 4 O Ouvido Humano e a Audição Neste capítulo faremos um estudo sobre o ouvido humano, a fisiologia da audição e a sensibilidade do nosso sistema auditivo. 1. Conceitos básicos sobre a anatomia

Leia mais

O SOM. 2. Um fenómeno vibratório que produz essa sensação;

O SOM. 2. Um fenómeno vibratório que produz essa sensação; O SOM Segundo a Diciopédia, o som pode ser: 1. Física: sensação auditiva produzida por vibrações mecânicas de frequência compreendida entre determinados valores (20 e 20 000 vibrações por segundo, em média);

Leia mais

Antena Escrito por André

Antena Escrito por André Antena Escrito por André Antenas A antena é um dispositivo passivo que emite ou recebe energia eletromagnéticas irradiada. Em comunicações radioelétricas é um dispositivo fundamental. Alcance de uma Antena

Leia mais

5 (FGV-SP) A nota lá da escala cromática musical é tida como referência na afinação dos instrumentos. No violão comum de 6 cordas, a quinta corda

5 (FGV-SP) A nota lá da escala cromática musical é tida como referência na afinação dos instrumentos. No violão comum de 6 cordas, a quinta corda 1 - (UFSCAR-SP) Sabemos que, em relação ao som, quando se fala em altura, o som pode ser agudo ou grave, conforme a sua freqüência. Portanto, é certo afirmar que: a) o que determina a altura e a freqüência

Leia mais

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br Empresa Com sede própria, construída em uma área de 6.000 m² e localizada estrategicamente próxima ao Pólo Petroquímico da região leste de São Paulo, a Isar é uma das maiores e mais competentes empresas

Leia mais

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA

ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA ROTEIRO DE CÁLCULO PARA ACÚSTICA DIAGNÓSTICO, PROJETO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO a. Caracterizar as condições de exposição: ruído urbano móvel (tráfego viário, aéreo, etc) e fixo (casas noturnas, indústrias,

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO Capítulo 2 do livro Manual de Conforto Térmico NESTA AULA: Trocas de calor através de paredes opacas Trocas de calor através de paredes translúcidas Elementos de proteção

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética A blindagem de ressonância magnética é um componente fundamental para o bom funcionamento do complexo sistema de ressonância magnética (MRI).

Leia mais

CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO TRATAMENTO ACÚSTICO

CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO TRATAMENTO ACÚSTICO 1 / 11 CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÃO 2 / 11 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. DESCRIÇÃO GERAL...03 3. / ABSORÇÃO...06 4. DOCUMENTOS...10 3 / 11 1 - INTRODUÇÃO: Trata-se do Projeto

Leia mais

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES Nestes tipos de fechamento podem ocorrer três tipos de trocas térmicas: condução, convecção e radiação. O vidro comum é muito

Leia mais

Sensores Ultrasônicos

Sensores Ultrasônicos Sensores Ultrasônicos Introdução A maioria dos transdutores de ultra-som utiliza materiais piezelétricos para converter energia elétrica em mecânica e vice-versa. Um transdutor de Ultra-som é basicamente

Leia mais

[ ] Prof. Fernando Simon Westphal, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Roberto Lamberts, Eng. Civil, PhD.

[ ] Prof. Fernando Simon Westphal, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Roberto Lamberts, Eng. Civil, PhD. [ ] Isolantes Térmicos e Acústicos para Construção Civil Prof. Fernando Simon Westphal, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil, Dr. Eng. Prof. Roberto Lamberts, Eng. Civil, PhD. Laboratório

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

Exercícios Terceira Prova de FTR

Exercícios Terceira Prova de FTR Exercícios Terceira Prova de FTR 1) Existe uma diferença de 85 o C através de uma manta de vidro de 13cm de espessura. A condutividade térmica da fibra de vidro é 0,035W/m. o C. Calcule o calor transferido

Leia mais

A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante.

A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante. Propagação da luz A luz propaga-se em linha recta e radialmente em todas as direcções sempre que a velocidade de propagação for constante. Ao propagar-se, a luz pode atravessar materiais transparentes

Leia mais

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES.

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. Arq. Cândida Maciel Síntese Arquitetura 61-34685613 candida@sintesearquitetura.com.br NBR 15575- EDIFÍCIOS HABITACIONAIS DE ATÉ

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

Teoria Princípio do Capacitor

Teoria Princípio do Capacitor Teoria Princípio do Capacitor Um capacitor consiste de dois pratos eletrodos isolados de cada lado por um dielétrico médio. As características de um capacitor são dependentes da capacitância e da tensão.

Leia mais

QUESTÃO 01. a) Qual a temperatura do forno? b) Qual a variação de energia interna do bloco do latão. QUESTÃO 02

QUESTÃO 01. a) Qual a temperatura do forno? b) Qual a variação de energia interna do bloco do latão. QUESTÃO 02 Quando necessário considere: g = 10 m/s 2, densidade da água = 1 g/cm 3, 1 atm = 10 5 N/m 2, c água = 1 cal/g. 0 C, R = 8,31 J/mol.K, velocidade do som no ar = 340 m/s e na água = 1500 m/s, calor específico

Leia mais

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos.

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. um produto que une efi ciência técnica com preocupação ambiental EcoSilenzio é um produto que traz ao mercado um novo conceito para a absorção das vibrações

Leia mais

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS António Morgado André UAlg-EST-ADEC aandre@ualg.pt 1 Exercício 2.1 Considere uma sala de aula de 4,5x

Leia mais

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração.

Controle de vibração significa a eliminação ou a redução da vibração. Quais são os métodos mais utilizados para controle de vibrações? Defina um absorvedor de vibração? Qual é função de um isolador de vibração? Por que um eixo rotativo sempre vibra? Qual é a fonte da força

Leia mais

Física FUVEST ETAPA. ε = 26 cm, e são de um mesmo material, Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. c) Da definição de potência, vem:

Física FUVEST ETAPA. ε = 26 cm, e são de um mesmo material, Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. c) Da definição de potência, vem: Física QUESTÃO 1 Um contêiner com equipamentos científicos é mantido em uma estação de pesquisa na Antártida. Ele é feito com material de boa isolação térmica e é possível, com um pequeno aquecedor elétrico,

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Leia mais

Linhas de transmissão

Linhas de transmissão Linhas de transmissão 1 - Introdução Linha de transmissão é um termo genérico utilizado para referenciar qualquer tipo de meio físico construído para transmissões de sinais elétricos ou óticos. No setor

Leia mais

Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com

Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com Curso de Capacitação Básica em Ultrassonografia haroldomillet.com PRINCÍPIOS FÍSICOS DO ULTRASSOM O ultrassom é uma onda mecânica, longitudinal produzida pelo movimento oscilatório das partículas de um

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

Ruído. Acção de Formação. Associação de Municípios do Oeste. Outubro de 2008

Ruído. Acção de Formação. Associação de Municípios do Oeste. Outubro de 2008 Ruído Acção de Formação Associação de Municípios do Oeste Outubro de 2008 Objectivos Impacte do Ruído no Ser Humano; Introdução à Acústica; Quantificação do Ruído; Legislação Aplicável (D.L. n.º 9/2007

Leia mais

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. 1ª Parte Frequência

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. 1ª Parte Frequência ISCTE Ano Lectivo 2005/2006 Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática Física Frequência / 2º Teste Duração: Frequência 3h, Teste 1h 30min. Não é permitido o uso de telemóveis durante

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

CAPÍTULO 08/ MÓDULO 01: ONDAS.

CAPÍTULO 08/ MÓDULO 01: ONDAS. FÍSICA PROF. HELTON CAPÍTULO 08/ MÓDULO 01: ONDAS. MOVIMENTO PERIÓDICO Um fenômeno é periódico quando se repete identicamente em intervalos de tempos iguais. Exemplos: DEFINIÇÕES: Amplitude: distância

Leia mais

Redes de Computadores sem Fio

Redes de Computadores sem Fio Redes de Computadores sem Fio Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa Introdução

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação.

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. ESCADAS Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. Componentes da escada: Degraus: São os múltiplos níveis

Leia mais

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira

Audição e Trabalho. Marcelo Madureira Audição e Trabalho Marcelo Madureira Som Qualquer perturbação vibratória em meio elástico, a qual produz uma sensação auditiva Energia transmitida por vibrações no ar (ou outros materiais) e que causa

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO

Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO Sistema Construtivo em PAREDES DE CONCRETO PROJETO Arnoldo Wendler Sistema Construtivo 1 Sistema Construtivo 2 Sistema Construtivo Sistema Construtivo 3 Sistema Construtivo Comunidade da Construção DIRETRIZES

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 Em julho de 2013 entrou definitivamente em vigor a NBR 15.575, a norma de desempenho de

Leia mais

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma.

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE FÍSICA LABORATÓRIO ÓPTICA REFLEXÃO E REFRAÇÃO OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL. Miriã Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH DRYWALL Miriã Aquino Belo Horizonte 2014 1 SUMÁRIO: APLICAÇÕES... 3 Paredes:... 3 Separação de Ambientes internos... 4 Isolamento Acústico Superior... 8 Isolamento

Leia mais

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar

Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones. Leonardo Pereira Vieira & Carlos Eduardo Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Prossional em Ensino de Física Experimentos com o Microfone de Tablets e Smartphones Leonardo

Leia mais

Engenharia Automotiva Parte II

Engenharia Automotiva Parte II Engenharia Automotiva Parte II PROF. KEY FONSECA DE LIMA 2 0 1 1 Medições de Ruído AMBIENTAL Levantamento ponto a ponto com medições instantâneas para conhecimento do perfil do ruído na área; Rastreamento

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A L 0 H mola apoio sem atrito B A figura acima mostra um sistema composto por uma parede vertical

Leia mais

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas.

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Folheto Técnico 01 / 2015 Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Flexboard Flexboard é a mais delgada chapa Knauf Drywall, desenvolvida especialmente para permitir

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

SIMULADO ABERTO ENEM 2015

SIMULADO ABERTO ENEM 2015 SIMULADO ABERTO ENEM 2015 1) A figura mostra a bela imagem de um gato ampliada pela água de um aquário esférico. Trata-se de uma imagem virtual direita e maior. A cerca do fenômeno óptico em questão, é

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FORMA NO DESEMPENHO ACÚSTICO DOS AMBIENTES 1

A INFLUÊNCIA DA FORMA NO DESEMPENHO ACÚSTICO DOS AMBIENTES 1 A INFLUÊNCIA DA FORMA NO DESEMPENHO ACÚSTICO DOS AMBIENTES 1 FAURO, Daiana 2 ; ROCHA, Bibiana da 3, PEREIRA, Clarissa de Oliveira 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de Arquitetura e Urbanismo do

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ACÚSTICA

ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ACÚSTICA ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ACÚSTICA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. Acústica

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios

Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios Esquadrias anti-ruídos Para melhorar o conforto acústico das edificações é essencial realizar estudos de avaliação prévia e utilizar produtos submetidos a ensaios Laboratório de acústica da Divisão de

Leia mais

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO SOLUÇÕES PARA RUÍDO OCUPACIONAL HISTÓRIA DE CASOS DIVISÃO TÉCNICA SEGURANÇA NO TRABALHO e DIVISÃO TÉCNICA DE ACÚSTICA 22/05/2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO ALGUNS

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 2º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel almaço e deverá conter

Leia mais

Sistemas de perfis Softline 70 mm para janelas deslizantes

Sistemas de perfis Softline 70 mm para janelas deslizantes Sistemas de perfis Softline 70 mm para janelas deslizantes Descrição Técnica do Sistema Secção lateral janela Secção central janela Secção lateral porta Secção central porta O sistema de perfis EKOSOL

Leia mais

Ruído. 1) Introdução. 2) Principais grandezas e parâmetros definidores do som

Ruído. 1) Introdução. 2) Principais grandezas e parâmetros definidores do som 1) Introdução A movimentação mecânica de cargas pode ser definida como o conjunto de ações, de materiais e de meios que permitem, de um modo planeado e seguro, movimentar cargas de um determinado local

Leia mais

Introdução à condução de calor estacionária

Introdução à condução de calor estacionária Introdução à condução de calor estacionária Exercício 1 - O telhado de uma casa com aquecimento elétrico tem 6m de comprimento, 8m de largura e 0, 25m de espessura e é feito de uma camada plana de concreto

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

18 a QUESTÃO Valor: 0,25

18 a QUESTÃO Valor: 0,25 6 a A 0 a QUESTÃO FÍSICA 8 a QUESTÃO Valor: 0,25 6 a QUESTÃO Valor: 0,25 Entre as grandezas abaixo, a única conservada nas colisões elásticas, mas não nas inelásticas é o(a): 2Ω 2 V 8Ω 8Ω 2 Ω S R 0 V energia

Leia mais

Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro

Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro 1 INTRODUÇÃO A interferência sonora consiste em um recebimento de duas ou mais ondas de fontes diferentes. Neste caso, teremos uma região do espaço na

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

Realizando o ensaio de ultra-som

Realizando o ensaio de ultra-som Realizando o ensaio de ultra-som A UU L AL A Na aula anterior, você ficou sabendo que o ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico.

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática JOÃO VITOR ANDRADE RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE

Leia mais

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO TRATAMENTO ACÚSTICO DA COBERTURA METÁLICA DO GINÁSIO NILSON NELSON BRASÍLIA DF

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO TRATAMENTO ACÚSTICO DA COBERTURA METÁLICA DO GINÁSIO NILSON NELSON BRASÍLIA DF APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM NO TRATAMENTO ACÚSTICO DA COBERTURA METÁLICA DO GINÁSIO NILSON NELSON BRASÍLIA DF Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. José Renato Pandolfo Atividade

Leia mais

Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013

Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013 Manual Técnico Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013 pag. 2 Index Index... 2 Introdução e informações gerais... 3 Guia Flexível... 3 DESCRIÇÃO... 3 MATERIAL... 3 CERTIFICADOS... 3 MEDIDAS...

Leia mais

3B SCIENTIFIC PHYSICS

3B SCIENTIFIC PHYSICS 3B SCIENTIFIC PHYSICS Kit de ótica laser de demonstração U17300 e kit complementar Manual de instruções 1/05 ALF Índice de conteúdo Página Exp - N Experiência Kit de aparelhos 1 Introdução 2 Fornecimento

Leia mais

Unidade 7. Ondas, som e luz

Unidade 7. Ondas, som e luz Unidade 7 Ondas, som e luz ONDA É uma perturbação ou oscilação que se propaga pelo meio (ar, água, sólido) e no vácuo (ondas eletromagnéticas). Ex: Abalos sísmicos, ondas do mar, ondas de radio, luz e

Leia mais

ISOLAMENTOS ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS ACÚSTICOS ISOLAMENTOS ACÚSTICOS Ruídos de impacto (intra inquilinos): Aplicação em pisos Außer ia02 Außer ia0 Außer ia1 Außer ia Ruídos aéreos: Aplicação em divisórias verticais Außer ia1 Außer ia Außer ia60 Außer

Leia mais

Ondas II F-228 UNICAMP

Ondas II F-228 UNICAMP Ondas II F-228 UNICAMP http://thenonist.com/index.php/thenonist/permalink/stick_charts/ Superposição de ondas Resumo de ondas mecânicas Superposição de ondas Exemplos Representação matemática Interferência

Leia mais

Programa de Revisão Paralela 4º Bimestre

Programa de Revisão Paralela 4º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Revisão Paralela 4º Bimestre

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM Os sistemas de cabeamento estruturado foram desenvolvidos

Leia mais

Descritivo Portas (Kit)

Descritivo Portas (Kit) Descritivo Portas (Kit) Portas hospitalares com aplicação de chapa possuem em termos de estrutura: duas lâminas de HDF densidade 800 kg/m3 e espessura de 6mm (espessura de folha 35mm) ou 9mm MDF Ultra

Leia mais

Acústica em Reabilitação de Edifícios

Acústica em Reabilitação de Edifícios Reabilitação 09- Parte 8 - Desempenho Acústico de - Soluções Construtivas e Problemas típicos na Execução Reabilitação 09- Conteúdo da apresentação: Problemas típicos de soluções construtivas correntes

Leia mais

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje.

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. MANUAL DE COLOCAÇÃO Laje Treliça Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. Henrique. [Endereço de email] 1 VANTAGENS LAJE TRELIÇA É capaz de vencer

Leia mais

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação.

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação. RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO

MÓDULO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA Física II 2º ANO ENSINO MÉDIO MÓDULO DE RECUPERAÇÃO ALUNO(A) Nº TURMA TURNO Manhã 1º SEMESTRE DATA / / 01- A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes numa superfície S e os correspondentes

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais