PROCESSO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Art. 5º(...) LIV -ninguém seráprivado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV -aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; (...) LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

2 Administração Pública federal: Lei nº9.784/1999: Art. 1ºEsta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, àproteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. 1ºOs preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. 2º Para os fins desta Lei, consideram-se: I -órgão -a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta; II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica; III -autoridade -o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

3 Art. 2ºA Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: I -atuação conforme a lei e o Direito; II -atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei; III -objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; V -divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição; VI -adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

4 VII -indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão; VIII observância das formalidades essenciais àgarantia dos direitos dos administrados; IX -adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e àinterposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio; XI -proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII -impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados; XIII -interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

5 Tendência contemporânea: Função administrativa sob um enfoque dinâmico: preponderância do conceito de atividade sobre o conceito de ato Procedimentalização da atividade administrativa: - controle do poder estatal - aperfeiçoamento da atuação governamental

6 Procedimentalização: submissão das atividades administrativas à observância de procedimentos como requisito de validade das ações ou omissões adotadas. Procedimento:sequência predeterminada de atos, cada qual com finalidade específica, mas todos dotados de uma finalidade última comum, em que o exaurimento de cada etapa épressuposto de validade da instauração da etapa posterior e cujo resultado final deve guardar compatibilidade lógica com o conjunto dos atos praticados. Processo:o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento éprotocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos.

7 Portaria Normativa nº171, de 28 de dezembro de 1999 criação das faixas numéricas(23000 a Ministério da Educação) - quinze dígitos ( / ) - primeiro grupo: código numérico da unidade -segundo grupo: registro sequencial dos processos autuados, reiniciado a cada ano - terceiro grupo: ano - quarto grupo: dígitos verificadores

8 Autuação e cadastramento: - número único de processo/documento -identificação do documento original (espécie, procedência, data) -nome do interessado (nomes de pessoas físicas ou jurídicas) -data de cadastramento (dia, mês e ano) - assunto (síntese clara do documento)

9 Portaria Normativa nº5, de 19 de dezembro de Procedimentos gerais para a utilização dos serviços de protocolo Conceitos: AUTUAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DE PROCESSO -Éo termo que caracteriza a abertura do processo. Na formação do processo deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras, ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais de uma instituição. CORRESPONDÊNCIA -Étoda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. DESAPENSAÇÃO - É a separação física de processos apensados. DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS -Éa retirada de peças de um processo, que poderáocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado.

10 DESMEMBRAMENTO Éa separação de parte da documentação de um ou mais processos para formação de novo processo; o desmembramento de processo dependerá de autorização e instruções específicas do órgão interessado. DESPACHO Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação; o despacho pode ser favorável ou desfavorável à pretensão solicitada pelo administrador, servidor público ou não. DILIGÊNCIA Éo ato pelo qual um processo que, tendo deixado de atender as formalidades indispensáveis ou de cumprir alguma disposição legal, édevolvido ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. DISTRIBUIÇÃO -Éa remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. DOCUMENTO -Étoda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar. FOLHA DO PROCESSO São as duas faces de uma página do processo.

11 JUNTADA -Éa união de um processo a outro, ou de um documento a um processo; realiza-se por Anexação ou Apensação. JUNTADA POR ANEXAÇÃO -Éa união definitiva e irreversível de 01 (um) ou mais processo(s)/documento(s), a 01 (um) outro processo (considerado principal), desde que pertencentes a um mesmo interessado e que contenham o mesmo assunto. JUNTADA POR APENSAÇÃO -Éa união provisória de um ou mais processos a um processo mais antigo, destinada ao estudo e àuniformidade de tratamento em matérias semelhantes, com o mesmo interessado ou não. Ex. Um processo de solicitação de aposentadoria de servidor público federal, apensado ao outro referente àsolicitação de revisão de percepção, constituiráum único processo, caracterizando a apensação do processo acessório ao processo principal. NUMERAÇÃO DE PEÇAS Éa numeração atribuída às partes integrantes do processo.

12 PÁGINA DO PROCESSO Écada uma das faces de uma folha de papel do processo. PEÇA DO PROCESSO Éo documento que, sob diversas formas, integra o processo. Ex: Folha, folha de talão de cheque, passagem aérea, brochura, termo de convênio, contrato, fita de vídeo, nota fiscal, entre outros. PROCEDÊNCIA A instituição que originou o documento. PROCESSO Éo documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento éprotocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos. PROCESSO ACESSÓRIO -Éo processo que apresenta matéria indispensável à instrução do processo principal. PROCESSO PRINCIPAL Éo processo que, pela natureza de sua matéria, poderá exigir a anexação de um ou mais processos como complemento à sua decisão.

13 PROTOCOLO CENTRAL Éa unidade junto ao órgão ou entidade, encarregada dos procedimentos com relação às rotinas de recebimento e expedição de documentos. PROTOCOLO SETORIAL Éa unidade localizada junto aos setores específicos dos órgãos ou entidades, encarregada de dar suporte às atividades de recebimento e expedição de documentos no âmbito da área a qual se vincula; tem a finalidade de descentralizar as atividades do protocolo central. REGISTRO -Éa reprodução dos dados do documento, feita em sistema próprio, destinado a controlar a movimentação da correspondência e do processo e fornecer dados de suas características fundamentais, aos interessados. TERMO DE DESENTRANHAMENTO DE PEÇAS Éuma nota utilizada para informar sobre a retirada de peça(s) de um processo; pode ser por intermédio de carimbo específico. TERMO DE DESAPENSAÇÃO Éuma nota utilizada para registrar a separação física de dois ou mais processos apensados; pode ser por intermédio de carimbo específico.

14 TERMO DE ENCERRAMENTO Éuma nota utilizada para registrar o encerramento do processo; pode ser por intermédio de carimbo específico. TERMO DE JUNTADA DE FOLHA OU PEÇA Éuma nota utilizada para registrar a juntada de folha(s) ou peça(s) ao processo; pode ser por intermédio de carimbo específico. TERMO DE RETIRADA DE FOLHA OU PEÇA Éuma nota utilizada para registrar a retirada de folha(s) ou peça(s) do processo; pode ser por intermédio de carimbo específico. TERMO DE RESSALVA Éuma nota utilizada para informar que uma peça foi retirada do processo quando do ato da anexação, isto é, ao proceder a anexação foi constatada a ausência de uma peça; pode ser por intermédio de carimbo específico. TRAMITAÇÃO -Éa movimentação do processo de uma unidade à outra, interna ou externa, através de sistema próprio.

15 LICITAÇÃO Procedimento administrativo em que a sucessão de fases e atos leva àindicação de quem vai celebrar contrato com a Administração - procedimento administrativo - ente público no exercício de função administrativa -abertura a todos os interessados que se sujeitem às condições do instrumento convocatório -possibilidade de formularem propostas dentre as quais se selecionaráa mais conveniente para a celebração de contrato

16 Finalidades: oferecer iguais condições a todos que queiram contratar com a Administração buscar a melhor proposta, estimulando a competitividade desenvolvimento nacional sustentável

17 Constituição Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedeceráaos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) XXI -ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitiráas exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis àgarantia do cumprimento das obrigações;

18 Definição: A licitação éum procedimento administrativo disciplinado por lei e por um ato administrativo prévio, que determina critérios objetivos de seleção da proposta de contratação mais vantajosa e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, com observância do princípio da isonomia, conduzido por um órgão dotado de competência específica.

19 Aspectos da definição: procedimento administrativo disciplinado por lei disciplinado por ato administrativo: instrumento convocatório visando à seleção da proposta de contratação mais vantajosa visando à promoção do desenvolvimento nacional sustentável com observância do princípio da isonomia conduzido por um órgão dotado de competência específica

20 Lei nº8.666/1993 Art. 1ºEsta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

21 Lei nº8.666/1993 Art. 2ºAs obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei. Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

22 Lei nº8.666/1993 Art. 3ºA licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

23 Licitação: obrigatoriedade Exceções contratação direta: dispensa e inexigibilidade

24 Dispensa Inexigibilidade Art. 24 Art. 25 Rol taxativo Rol exemplificativo Há a possibilidade de competição, mas a lei faculta que não se promova a licitação (discricionariedade) Em razão: - valor - situações excepcionais - objeto - pessoa Não há a possibilidade de competição (inviabilidade) Hipóteses: fornecedor exclusivo notória especialização: serviço de natureza singular (objeto singular) setor artístico

25 Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado àplena satisfação do objeto do contrato (art. 25, 1º) Na dispensa e na inexigibilidade: se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado àfazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis (art. 25, 2º)

26 O processo de dispensa ou inexigibilidade será instruído com os seguintes elementos (art. 26, parágrafo único): I-caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II- razão da escolha do fornecedor ou executante; III- justificativa do preço. IV-documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal Lei 9.784/99 Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 9.784/1999 REGULA

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG I INTRODUÇÃO II PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8. Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8. Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 8 Temas: Conceitos e Procedimentos de Protocolo Conceitos e Procedimentos de Protocolo A partir desta aula estudaremos o Protocolo, partindo de suas definições

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999 Business Online Comunicação de Dados Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO:

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sustentabilidade no poder judiciário Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Resolução

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA. Prof. Élvis Miranda NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis Miranda PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CORRESPONDÊNCIA Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Considere as seguintes assertivas concernentes à Lei n o 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração pública federal: I. As disposições da Lei n o 9.784/1999 também

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

Normas e Procedimentos para gerenciamento de processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal. Legislações do SLTI/MPOG:

Normas e Procedimentos para gerenciamento de processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal. Legislações do SLTI/MPOG: Normas e Procedimentos para gerenciamento de processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal Legislações do SLTI/MPOG: Portaria nº 05 de 19/12/2002 Portaria nº 03 de 16/05/2003 Portaria

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Correspondência ARQUIVOLOGIA PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0118004/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE PROFISSIONAL PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Etapas da Despesa Parte 1 Professor Sergio Barata Etapas da Despesa MCASP 2017 Planejamento Fixação Descentralização ou Movimentação

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Processo Pró-Reitoria de Administração e Finanças Compra por Inexigibilidade ou Dispensa de Licitação. POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO A Lei 9.784/99 tem por finalidade regular as normas de interação entre a Administração Pública Federal e o Administrado (particular).

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional: Novos Paradigmas para a Administração Pública Federal. Brasília, 10 de março e 2015

Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional: Novos Paradigmas para a Administração Pública Federal. Brasília, 10 de março e 2015 Protocolo Integrado e Processo Eletrônico Nacional: Novos Paradigmas para a Administração Pública Federal Brasília, 10 de março e 2015 Portaria Interministerial MJ/MP aprova os procedimentos gerais para

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CURSO

CURSO JURÍDICO FMB CURSO CURSO JURÍDICO FMB CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS 2 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO 3 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFA. CRISTINA APARECIDA FACEIRA MEDINA MOGIONI MÓDULO I O Direito Administrativo;

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo Sumário Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo 1.1. O Direito Administrativo 1 1.1.1. Histórico e fontes 1 1.1.2. Conceito 6 1.1.3. A função administrativa 8 1.2. Regime Jurídico-Administrativo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF PARECER JURÍDICO Nº 004/2018 - SEMGOF/NTLC/WP DISPENSA Nº 001/2018 SEMC ORIGEM: NÚCLEO TÉCNICO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS OBJETO: LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO RESIDENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos.

06/11/ Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. 1. Administração Pública Direta e Indireta. 2. Princípios Constitucionais Explícitos. 3. Princípios Constitucionais Implícitos. a) Constituição Federal de 1988: Título III - capítulo VII (SeçõesIeII).

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO PARECER PRÉVIO Processo nº 37/2018 PMCC CPL Convite nº 2/2018 Solicitante: Presidente da CPL. Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO DE ALTA PERFORMANCE VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DO DEPARTAMENTO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Licitações e Lei 8.666 de 1993. Crimes na Lei de Licitações Parte 1. Prof.ª Maria Cristina. Bem jurídico protegido: a moralidade administrativa, especialmente quanto aos princípios

Leia mais

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo Pregão Prof. Thamiris Felizardo PREGÃO LEI 10520/2002 -Trata-se de modalidade de licitação que não consta do rol da Lei 8666/93. -Ressalta-se que a Lei 8666/93 aplica-se de forma

Leia mais

Direito Administrativo Brasileiro. Raquel Rivera Soldera

Direito Administrativo Brasileiro. Raquel Rivera Soldera Direito Administrativo Brasileiro Raquel Rivera Soldera raquel.soldera@gmail.com Direito Administrativo Brasileiro! Conceito! Princípios! Legislação aplicável Conceito É o conjunto harmônico de princípios

Leia mais

Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral.

Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Licitação: obrigação de licitar e objeto. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 44 LICITAÇÃO Lei da PPP Lei nº 11079/2004.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU. . Processo 009/ 2017 Inexigibilidade de Licitação Interessada:. Assunto: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA EM SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE SITE (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA) PARA ATENDER

Leia mais

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe MEMO-CIRCULAR N.º 010 - AUDIN DATA: 07/05/2002 DE: AUDITORIA INTERNA PARA: DIRETORES DAS UNIDADES e MEMBROS DO CD Sr(a). Diretor(a), Reportamo-nos às determinações do Tribunal de Contas da União ao julgar

Leia mais

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO. Clicar em SERVIDORES

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO.   Clicar em SERVIDORES PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO www.utfpr.edu.br Clicar em SERVIDORES Clicar em SISTEMAS Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS DA UTFPR Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS Inserir USUÁRIO e SENHA Clicar em ORÇAMENTO

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO

PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PROCESSO ADMINISTRATIVO José Carlos de Oliveira Professor de Direito Administrativo na graduação e no Programa de Pós-Graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/Franca

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais 1 Improbidade administrativa 1.1 Conceito e regramento constitucional 1.2 Lei de Improbidade Administrativa (LIA) 2 Das disposições gerais (arts. 1º a 8º) 2.1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG CHAMADA 01/2017 PPG Manutenção de equipamentos de apoio aos Programas de Pós-Graduação A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), com apoio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e com Recursos provenientes

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0318001/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

JUSTIFICATIVA COM ELEMENTOS NECESSARIOS A SUA CARACTERIZAÇAO

JUSTIFICATIVA COM ELEMENTOS NECESSARIOS A SUA CARACTERIZAÇAO JUSTIFICATIVA COM ELEMENTOS NECESSARIOS A SUA CARACTERIZAÇAO A licitação é um procedimento administrativo formal que tem como escopo proporcionar à Administração uma aquisição, uma venda ou uma prestação

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

Noções de Direito Administrativo p/ PF: Agente de Polícia Federal. Professor: André Barbieri. Aulas 12 e 13

Noções de Direito Administrativo p/ PF: Agente de Polícia Federal. Professor: André Barbieri. Aulas 12 e 13 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Prof. André Barbieri www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 8 Assunto: Princípios do Direito Administrativo

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O 1 - CONCEITO E NATUREZA JURI DICA Conceito: Licitação é procedimento administrativo vinculado por meio do qual a Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a proposta mais vantajosa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS REQUISIÇÃO de: X Execução de Serviço Execução de Obra Compra Setor Requisitante: Departamento Municipal de Obras Aplicação/Justificativa: Atender as necessidades do Municipio de infra estrutura do municipio

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 O INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E APOIO UNIVERSITÁRIO DO RIO DE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. A Função do Estado. Origem do Direito Administrativo. O Regime Jurídicoadministrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo... 02 II. Administração Pública...

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Organização Social Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO SOCIAL Terceiro Setor: Entidades Paraestatais Entidades Paraestatais

Leia mais

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV.

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. seção i Das Disposições gerais 1 Art. 37, caput 2 Considerações gerais 2 Reforma Administrativa e Emenda Constitucional

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO - 2017/PMJ. PROCESSO Nº 8180/2017 - PMJ. 1.CONSULTA INTERESSADO: Secretaria Municipal de Urbanização, Transporte e Limpeza Urbana. ASSUNTO: Contratação por inexigibilidade de licitação

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS A ASSOCIAÇÃO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS PARA O SEMIÁRIDO (AP1MC), entidade sem finalidade econômica, fundada em 09 de maio de 2002 e qualificada

Leia mais

Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei /16 Data: 26/03/2018

Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei /16 Data: 26/03/2018 Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei 13.303/16 Data: 26/03/2018 Este documento é o resultado de discussões e estudos realizados pelo Grupo de Trabalho de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 02: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes ACHADO NÃO É ROUBADO? 1. CONCEITO Conceito de Princípio Princípios da Administração Pública Constitucionais Art. 37, caput, CF A administração

Leia mais

Manual de procedimentos de Protocolo Campus UFRJ/Macaé

Manual de procedimentos de Protocolo Campus UFRJ/Macaé Manual de procedimentos de Protocolo Campus UFRJ/Macaé Macaé 2016 2 Sumário 1. Definições...4 2. Autuação de processos internos...6 3. Autuação de processos de pessoas externas à UFRJ...8 4. Tramitação

Leia mais

Dispensa de Licitação 013/16

Dispensa de Licitação 013/16 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Rua Marquês do Herval, 150, 7º andar Santo Antônio Recife-PE Dispensa de Licitação 013/16 PROCESSO N 19/2016 OBJETIVO: Aquisição de cartuchos de toner s para impressora

Leia mais

2012 MPE/AP Técnico Ministerial

2012 MPE/AP Técnico Ministerial 2012 MPE/AP Técnico Ministerial O Prefeito de determinado Município, a fim de realizar promoção pessoal, utilizou-se de símbolo e de slogan que mencionam o seu sobrenome na publicidade institucional do

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), 21 de setembro

Leia mais

REGULAMENTO PARA COMPRAS

REGULAMENTO PARA COMPRAS REGULAMENTO PARA COMPRAS CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços e aquisição de bens com

Leia mais

Manual de Direito Administrativo

Manual de Direito Administrativo NESTOR SAMPAIO PENTEADO FILHO Manual de Direito Administrativo CAMPINAS/SP Editora Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp P387m Penteado Filho, Nestor Sampaio.

Leia mais

F U N D A Ç Ã O E D U C A C I O N A L G U A X U P É R E G U L A M E N T O D E C O M P R A S

F U N D A Ç Ã O E D U C A C I O N A L G U A X U P É R E G U L A M E N T O D E C O M P R A S F U N D A Ç Ã O E D U C A C I O N A L G U A X U P É R E G U L A M E N T O D E C O M P R A S CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. O regulamento interno para aquisição de bens e serviços tem por finalidade estabelecer

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOS

ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOS ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOS ARNALDO ESTEVES LIMA* Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2º Região. A Constituição de 88, que seu grande, quiçá maior artífice, o saudoso Deputado Federal Ulysses

Leia mais

28/05/2015 ANA CLÁUDIA CAMPOS ASSUNTOS:

28/05/2015 ANA CLÁUDIA CAMPOS ASSUNTOS: ASSUNTOS: 1. Regime Jurídico-Administrativo. Princípios Básicos da Administração pública. 2. Deveres e Poderes administrativos. 3. Atos Administrativos: conceito; requisitos; atributos; classificação;

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios do direito ambiental Professora Eliana Khader Objetivos desta aula Entender o conceito do princípio da ubiquidade Analisar textos legislativos e documentos internacionais que

Leia mais