DESAFIO DA REDAÇÃO GUIA DE REGRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESAFIO DA REDAÇÃO GUIA DE REGRAS"

Transcrição

1 DESAFIO DA REDAÇÃO GUIA DE REGRAS FAIXA ETÁRIA: estudantes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. PARTICIPANTES: duas equipes ou mais. COMPONENTES 22 cartas com dicas sobre temas de redação do ENEM. 6 peões 10 fichas vermelhas 3 fichas azuis OBJETIVO Ser a primeira equipe a levar o respectivo peão até o espaço denominado como Fim. PREPARAÇÃO Sugerimos que os jogadores e as jogadoras leiam com atenção esta lista, para facilitar a associação de ideias durante o jogo. As 22 cartas carregam os seguintes temas, todos colocados na prova de redação do ENEM desde 1998: ENEM Viver e aprender ENEM Cidadania e participação social ENEM Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? ENEM Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? ENEM O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? ENEM A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? ENEM Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? ENEM O trabalho infantil na realidade brasileira ENEM O poder de transformação da leitura ENEM O desafio de se conviver com a diferença

2 ENEM Três medidas para a preservação da Amazônia ENEM O indivíduo frente à ética nacional ENEM O trabalho na construção da dignidade humana ENEM Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado ENEM O movimento imigratório para o Brasil no século XXI ENEM Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil ENEM Publicidade infantil em questão no Brasil ENEM A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ENEM Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil ENEM 2016 (2ª aplicação) - Caminhos para combater o racismo no Brasil ENEM Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil ENEM Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet As cartelas de dicas devem ser embaralhadas. As 3 fichas azuis e as 10 fichas vermelhas ficam ao lado do tabuleiro. Cada equipe deve escolher um peão e colocá-lo no espaço marcado com início. COMO JOGAR 1. As equipes decidem entre si quem começará o jogo, que passará a ser a mediadora. Depois de escolhida, a equipe mediadora deve pegar a primeira cartela da pilha e se mostrar pronta para a leitura. 2. A equipe sentada à esquerda da mediadora escolhe um número de 1 a 10 e, em seguida, coloca uma ficha vermelha sobre a casa no tabuleiro de mesmo número. 3. A mediadora lê em voz alta a dica com o número escolhido pela outra equipe. 4. Após a leitura da dica, a equipe que escolheu o número tem o direito a dar um palpite sobre o tema da cartela, dizendo em voz alta o que pensa estar retratado nela. Caso a equipe não queira dar seu palpite, ela simplesmente passa a vez à equipe à sua esquerda. ACERTANDO OU NÃO OS PALPITES Ao dar o palpite, a equipe pode acertar ou errar: Se acertar, os mediadores devolvem a cartela ao fim da pilha, avançam os peões (veja item da pontuação) e retiram as fichas vermelhas que estiverem sobre o tabuleiro. A equipe à esquerda, então, passa a ser a mediadora. Se errar, a vez de jogar passa para a próxima equipe à esquerda, que fará o mesmo que a anterior: escolherá um número de 1 a 10 (entre os que ainda não foram escolhidos), ocupará a respectiva casa numerada com outra ficha vermelha, receberá a dica, dará um palpite, e assim por diante. Não há penalidade para a equipe que erra o palpite. PONTUAÇÃO Cada cartela vale 10 pontos, que são divididos entre a equipe mediadora e a primeira a acertar o tema. Os mediadores recebem um ponto para cada dica revelada (basta contar as fichas vermelhas que estiverem sobre os números nas respectivas casas do tabuleiro. A equipe que acertar o tema da cartela com seu palpite receberá um ponto para cada dica não revelada (o que será igual ao número de fichas fora do tabuleiro). Tanto os mediadores quanto a equipe que acertar registram seus pontos, avançando seus peões o número de espaços igual ao número de pontos recebidos. Exemplo: se uma equipe acertar o tema da cartela após a sétima dica, ela avançará seu peão apenas três espaços, enquanto os mediadores avançarão o seu peão sete.

3 Depois de reveladas 9 dicas de qualquer cartela, sem que o palpite certo seja dado, a próxima equipe deverá por a última ficha vermelha sobre o número restante e ouvir a última dica. Neste momento, já não importar se essa equipe acertará ou não seu palpite: os mediadores já terão marcados sozinhos os 10 pontos (10 dicas reveladas). Porém, será preciso ler a última de qualquer modo, pois ela poderá ser uma instrução (veja item seguinte). AS INSTRUÇÕES Às vezes, ao escolher um número, a equipe pode receber uma instrução ao invés de uma dica. As principais instruções são: Perca a sua vez: a equipe perde o direito de dar um palpite, e a jogada passa para a próxima equipe à sua esquerda. Avance (ou volte) x espaço(s): o peão da equipe avança (ou recua) o número de espaços mencionados, mas não perde o direito de dar um palpite naquela jogada. Um palpite a qualquer hora: a equipe recebe uma ficha azul, que lhe permite dar um palpite imediatamente antes da jogada de qualquer outra participante ao longo de todo o jogo (isto é, antes que a adversária escolha uma nova dica). Isso, no entanto, não lhe tira o direito de dar um palpite na sua jogada. Após usar uma ficha azul, a equipe deve devolvê-la ao centro da mesa. Se alguém usar uma ficha azul imediatamente antes de sua própria jogada, não perderá o direito de dar seu palpite normal nessa mesma jogada. Escolha uma equipe para avançar (ou voltar) x espaço(s): a escolha é livre, e não é permitido escolher a si mesma. TAREFA ARGUMENTATIVA - CASAS COM AS MARCAÇÕES P, M E C NO TABULEIRO As casas do tabuleiro marcadas com os símbolos P, M e C dão a quem cair nelas uma tarefa argumentativa que pode render um avanço extra de três casas. As siglas trazem o seguinte significado em relação aos elementos de argumentação de uma dissertação no formato ENEM: P: Proposta de intervenção; M: Motivo do problema; C: Consequência do problema. Ao cair em uma dessas casas, a equipe deverá levantar uma proposta de intervenção, um motivo ou uma consequência do problema relacionados ao último tema adivinhado, de acordo com a sigla da casa na qual se encontra seu peão. O grupo terá 4 minutos para se reunir e definir o que será defendido em uma argumentação oral. Caberá às outras equipes, em conjunto com os professores supervisores, julgar se o ponto defendido é coerente e pertinente ao tema em questão. Caso a argumentação seja aprovada, a equipe avança três casas. Caso a argumentação seja rechaçada, a equipe permanece no mesmo lugar. Obs: se alguma equipe cair sobre um dos símbolos como consequência de uma instrução, não ganhará o direito à tarefa argumentativa. VENCEDORES Vence o jogo a primeira equipe a chegar com seu peão no espaço marcado Fim (não é necessário chegar com número exato).

4 JOGOS EM EQUIPE O Desafio da Redação - ENEM pode ser jogado por jogadores sozinhos, mas o ideal é que seja disputado por equipes. Cada equipe deverá se organizar internamente e buscar desenvolver uma postura dialógica e respeitosa, tanto entre seus membros quanto em relação às outras equipes. Não é adequado estabelecer um líder, mas sim que todos os alunos façam parte do processo de reflexão e conjecturas. BOM DIVERTIMENTO! Jogo desenvolvido por Gustavo Urbani Pessutti - Nº USP para a disciplina de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (CCA 0301), da ECA-USP, ministrada pelo Professor Doutor Richard Romancini.

5 DESAFIO DA REDAÇÃO

6 C M P Início P M C P M C M P C P M C P Fim

7

8 Desafio da Redação

9 ENEM Viver e aprender 1. Tema do primeiro ENEM da história. 2. Teve como texto motivador a música O que é o que é, de Gonzaguinha. 3. Volte duas casas. 4. Possui relação com o verso cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. 5. Relaciona a vida com um processo de aprendizagem. 6. Carrega um teor otimista. 7. Fatos cotidianos representam lições e ensinamentos. 8. Ressalta a importância de se extrair da vida o melhor que ela tem a oferecer. 9. Teve apenas um texto motivador. 10. Trabalha com a ideia da busca pelo crescimento interior. ENEM Cidadania e participação social 1. Perca sua vez. 2. Foi o primeiro tema a exigir a criação de uma proposta de ação social. 3. Conta com depoimentos de jovens sobre o que é ser cidadão. 4. Carrega o editorial da Folha de S. Paulo Para quem se revolta e quer agir. 5. Discute a ideia de protagonismo juvenil. 6. Avance duas casas. 7. Tem como tônica a necessidade de se intervir nos rumos do país. 8. Questiona a dependência dos adultos cultivada por muitos jovens. 9. Discute a participação na política. 10. Traz uma tirinha que sugere uma metáfora quanto à abertura de asas. ENEM Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? 1. Carrega um tom jurídico. 2. Traz o Artigo Constitucional que aponta condições básicas para a vida de crianças e adolescentes. 3. Critica a exploração infantil. 4. Tem um trecho de O Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein, como um dos textos motivadores. 5. Reflete sobre a problemática dos menores abandonados. 6. Volte quatro casas. 7. Celebra os 10 anos da publicação do ECA. 8. Mostra ceticismo quanto às figuras maternas e paternas. 9. Estimula a denúncia do problema. 10. Traz o depoimento de um menino de rua. ENEM Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 1. Traz um quadrinho e quatro excertos sobre a questão ambiental. 2. Possui um trecho do Greenpeace sobre destruição de florestas. 3. Demonstra a contradição existente entre o desenvolvimento agrícola e industrial e o desmatamento. 4. Tem um viés bastante crítico sobre a poluição resultante da indústria. 5. Avance três casas. 6. Critica modelos de desenvolvimento. 7. Ganhe poder de veto a um grupo. 8. Aponta os países desenvolvidos como responsáveis pelo desequilíbrio ecológico. 9. Condena a intransigência humana na necessidade de proteção ambiental. 10. Alerta sobre a devastação das florestas. ENEM O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? 1. Valoriza o voto como conquista social. 2. Ganhe poder de veto a um grupo. 3. Traz um excerto de Convite à Filosofia, de Marilena Chauí. 4. Aponta os direitos políticos como frutos de luta e sacrifício. 5. Um excerto de André Forastieri estimula o voto com ambição, com sangue fervendo nas veias. 6. Relembra o axioma latino Vox populi, vox Dei (Voz do povo, voz de Deus). 7. Avance duas casas. 8. Tem uma imagem de um Comício das Diretas Já. 9. Questiona o desinteresse no voto. 10. Critica o aspecto de dever adquirido pelo ato de votar. ENEM A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? 1. Traz a ideia de Maria Rita Kehl de que a violência é fruto de nossa horrenda desigualdade social. 2. Gastos com segurança no país quase dobraram entre 1997 e Aponta que, na época, o governo gastava mais de 100 bilhões devido ao problema discutido. 4. Questiona a possibilidade de diminuir a barbárie. 5. Volte uma casa. 6. Discute ataques à integridade física e moral dos brasileiros. 7. Compara a problemática da violência com um jogo com regras. 8. Apresenta um excerto de O medo social, de Jurandir Costa. 9. Valoriza a proposta de solução. 10. Exige do escritor uma reflexão sobre como mexer a fundo no problema.

10 ENEM Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? 1. Traz o Artigo 5º da Constituição. 2. Avance uma casa. 3. Tem um excerto de Sobre ética e imprensa, de Eugênio Bucci. 4. Reflete sobre a contradição entre a liberdade de imprensa e os abusos cometidos pela mídia. 5. Exige um proposta que equilibre os dos aspectos levantados. 6. Aponta a existência do Observatório da Imprensa. 7. Uma charge faz a metáfora da TV como produtora de lixo. 8. A mídia seria manipuladora. 9. Ganhe poder de veto a um grupo. 10. Faz um questionamento sobre a fiscalização da imprensa. ENEM O trabalho infantil na realidade brasileira 1. Critica a exploração infantil. 2. Traz o Artigo Constitucional que aponta condições básicas para a vida de crianças e adolescentes. 3. No ano, havia mais de 5,4 milhões de crianças trabalhando no país. 4. Aponta a crueldade do problema. 5. A questão tratada é uma grave violação aos direitos humanos. 6. Avance cinco casas. 7. Miséria e falta de alternativas são causas do problema. 8. Na época, o Nordeste tinha 42,2% das crianças trabalhadoras. 9. Lamenta a marginalização da juventude. 10. Mantém-se fiel aos temas sociais. ENEM O poder de transformação da leitura 1. Traz um excerto de O poder das letras, de Moacyr Scliar. 2. Valoriza a leitura. 3. Carrega a ideia de transformação pessoal. 4. Aponta livros como novos universos. 5. Traz um excerto de O ato de ler, de Inajá Martins de Almeida. 6. Avance duas casas. 7. Perca sua vez. 8. Coloca a leitura como forte influência na forma como as pessoas enxergam o mundo e a si mesmas. 9. Foge das temáticas sociais. 10. Tem um teor reflexivo sobre a condição de ser leitor. ENEM O desafio de se conviver com a diferença 1. Teve como texto motivador a música Ninguém = Ninguém, dos Engenheiros do Hawaii. 2. Teve como texto motivador a música Uns iguais aos outros, dos Titãs. 3. Destaca diferentes tipos de cultura. 4. Trabalha com a ideia de convívio. 5. Traz um excerto da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 6. Era necessário considerar as variedades racial, étnica, religiosa, cultural e política ao redor do globo. 7. A frase nem todas [as pessoas] conseguem conviver com as diferenças antecipa o tema. 8. Aponta o problema como um desafio. 9. Volte duas casas. 10. Apresenta disputas intertribais e religiosas como parte do problema. ENEM Três medidas para a preservação da Amazônia 1. O candidato deveria escolher uma entre três ações para preservar a região destacada. 2. Ganhe poder de veto a um grupo. 3. Enaltece a importância da Amazônia para a economia e para o meio ambiente do Brasil. 4. Menciona a Máquina de chuva da Amazônia. 5. Trabalha como possibilidades e limites. 6. Traz explicações biológicas sobre o ciclo da chuva na região equatorial. 7. Sugere a suspensão completa do desmatamento na Amazônia. 8. Propõe o pagamento a proprietários de terra que parem de desmatar. 9. Estimula o aumento da fiscalização na região. 10. Não tem uma expressão definidora. ENEM O indivíduo frente à ética nacional 1. Discute o comportamento ético do brasileiro. 2. Tema da primeira prova no novo formato do ENEM. 3. Questiona a acomodação do indivíduo. 4. Tem na coletânea uma charge com os seguintes dizeres: Só lidar com gente honesta, meu Deus, que solidão. 5. Traz um excerto de A armadilha da corrupção, de Contardo Calligaris. 6. Demonstra a aceitação dos problemas nacionais sem questionamento.. 7. Pergunta se é ético aceitar passivamente a corrupção no país. 8. Avance duas casas. 9. Mostra a forma como o indivíduo se exime do papel de cidadão. 10. Reflete sobre as consequências morais e éticas da não participação.

11 ENEM O trabalho na construção da dignidade humana 1. Discute a questão do trabalho. 2. Tem um viés mais filosófico. 3. Perca sua vez. 4. Traz uma reportagem intitulada O que é trabalho escravo. 5. Aponta a condição degradante que é a escravidão contemporânea. 6. Reflete sobre o que seria digno no uso da força de produção. 7. Tema poderia ser associado às ideias calvinistas. 8. Volte uma casa. 9. O texto O futuro do trabalho faz parte da coletânea. 10. Considera a influência do trabalho na qualidade de vida do indivíduo. ENEM Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado 1. Primeiro a discutir um tema relacionado à tecnologia. 2. Avance quatro casas. 3. Reflete sobre a vida em rede e as inovações digitais. 4. Destaca a fluidez entre as esferas pública e privada no século XXI. 5. Traz uma tirinha de André Dahmer que ironiza a constante vigilância em nossa sociedade. 6. Retrata a sociedade de controle. 7. O texto A internet tem ouvidos e memória faz parte da coletânea. 8. Trabalha com a contradição entre a liberdade concedia pela internet e os riscos dela resultantes. 9. Discute a universalização da internet. 10. Um palpite a qualquer hora. ENEM O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 1. Um palpite a qualquer hora. 2. Apresenta a rota de imigração dos haitianos para o Brasil. 3. Destaca a importância dos imigrantes para o desenvolvimento do país nos séculos XIX e XX. 4. Traz uma reflexão contemporânea sobre o deslocamento de pessoas. 5. Trata sobre identidade nacional. 6. Na época, havia mais de 3 milhões de bolivianos no Brasil. 7. A problemática discutida é fruto de desigualdade regional na América Latina. 8. Escolha um grupo para voltar três casas. 9. Aponta que as motivações para o movimento são econômicas. 10. Tema estimulou a criação nova Lei de Imigração, de ENEM Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 1. Aborda resultados da promulgação de uma lei no país. 2. Envolve a mistura de bebida e direção. 3. Traz o slogan Não deixe a bebida mudar seu destino na coletânea. 4. Um palpite a qualquer hora. 5. A proposta diz que 30% dos acidentes de trânsito são fruto do álcool ao volante. 6. Trabalha com um tema jurídico e, ao mesmo tempo, social. 7. A lei discutida promoveu diminuição de vítimas no trânsito. 8. Faz um alerta à sociedade. 9. Exige uma postura crítica quanto à irresponsabilidade Escolha um grupo para avançar três casas. ENEM Publicidade infantil em questão no Brasil 1. Aborda a exploração psicológica de crianças. 2. Avance duas casas. 3. O texto A criança e o marketing faz parte da coletânea. 4. A prova traz um gráfico sobre a regulamentação da atividade ao redor do mundo. 5. Na época, não havia leis nacionais quanto ao problema tratado. 6. Aponta a atividade como abusiva. 7. Estimula a criação de normas sobre a veiculação de propagandas. 8. Atenta para uma questão midiática. 9. Explica a falta de preparação das crianças para a influência. 10. Desenhos, brindes, personagens, linguagem infantil e músicas atrativas fazem parte do problema. ENEM A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira 1. Aponta os diferentes tipos de violência praticados contra um grupo social específico. 2. A violência física representa mais da metade das agressões. 3. Tem o slogan Feminicídio. Basta. 4. Denuncia o machismo recorrente da sociedade brasileira. 5. Traz números sobre o impacto da Lei Maria da Penha. 6. Recebeu críticas de uma parcela da sociedade. 7. Estimula a reflexão sobre a desigualdade de gênero. 8. Exige a análise das violências física, moral e psicológica. 9. Condena preconceitos sexistas. 10. Valoriza o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

12 ENEM Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil 1. Fiéis de religiões afro-brasileiras são as principais vítimas do problema abordado. 2. Trata de um crime de ódio. 3. O Artigo 208 do Código Penal está na coletânea. 4. Os textos selecionados têm uma viés bastante jurídico. 5. Condena um tipo de intolerância cultural. 6. Segundo um dos textos, tal tipo de discriminação fere a dignidade. 7. Um palpite a qualquer hora. 8. O tema tratado tem origem na colonização do Brasil. 9. Escolha um grupo para avançar duas casas. 10. A proposta valoriza a liberdade de crença. ENEM 2016 (2ª aplicação) - Caminhos para combater o racismo no Brasil 1. Trata de um crime de ódio. 2. Está relacionado à problemática da escravidão no país. 3. Prova estimula o desenvolvimento de ações afirmativas de determinado grupo social. 4. Aborda uma violência que envolve preconceito de raça e de cor. 5. Perca a sua vez. 6. Um excerto de O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, faz parte da coletânea. 7. Contesta a ideia de democracia racial. 8. Valoriza a criação de cotas e o endurecimento de leis punitivas. 9. Escolha um grupo para voltar três casas. 10. O grupo social referido sofre com um ciclo de injustiças perpetuado. ENEM Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil 1. Aborda uma questão pedagógica. 2. Estimula a criação de propostas de educação inclusiva. 3. Um palpite a qualquer hora. 4. Coloca a valorização de Libras como condição essencial. 5. O direito à educação desse grupo social é previsto por lei. 6. Critica o preconceito contra determinada deficiência física. 7. Condena a exclusão sofrida pelos deficientes auditivos. 8. Tem um gráfico que mostra a discrepância entre classes comuns e especiais nas escolas do país. 9. Imagem da coletânea critica o preconceito no mercado de trabalho. 10. Volte três casas. ENEM Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet 1. O texto Como a internet influencia secretamente nossas escolhas, de Tom Chatfield, está na coletânea. 2. Envolveu o contexto das eleições presidenciais do Brasil. 3. Destaca o algoritmo digital como principal responsável pela questão. 4. Avance uma casa. 5. Traz dados sobre o crescimento do uso da internet no país. 6. Trabalha com a ideia de manipulação do indivíduo. 7. Está relacionado aos filtros-bolha. 8. Explica a construção de grupos de interesse a partir da análise de dados. 9. Acreditou-se, erroneamente, que o tema tratava de fake news. 10. Era possível refletir sobre os impactos do Marco Civil da Internet, de 2014.

13

14

15

16

O que já caiu? O que já produzimos? O que discutimos? Sugestões.

O que já caiu? O que já produzimos? O que discutimos? Sugestões. Professora Cíntia O que já caiu? O que já produzimos? O que discutimos? Sugestões. Professora Cíntia 1 Viver e Aprender(1998) O Enem estreou com o tema Viver e Aprender, em 1998,combasenaletrademúsicaOqueé,oqueé,de

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: Porto Alegre, 24 de Setembro 2012.

José Leonardo Annunziato Ruivo Contato:  Porto Alegre, 24 de Setembro 2012. José Leonardo Annunziato Ruivo Contato: jleonardo.ruivo@gmail.com Um texto dissertativo-argumentativo Argumentativo: defende um ponto de vista Dissertativo: explica-o para convencer o leitor Respeitando

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 2016 Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE REDAÇÃO

COMENTÁRIO DA PROVA DE REDAÇÃO COMENTÁRIO DA PROVA DE REDAÇÃO Entra ano, sai ano e é sempre a mesma apreensão quanto ao tema de redação do Enem. Bolas de cristal, bolsas de aposta para acertar a grande loteria de temas. A edição de

Leia mais

TEMAS DE REDAÇÃO ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan

TEMAS DE REDAÇÃO ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan TEMAS DE REDAÇÃO ENEM 2013 Profª Marta Helena Facco Piovesan O Tema da redação... É sempre uma caixa de surpresas. Temas ao longo dos anos... 1988 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I Disciplina: EPC006 Educação e Pluralidade Cultural LINHA DE PESQUISA I Serão abordados temas como cultura, raça e etnia, o corpo, culturas puras e hibridismo, multiculturalismo e cultura pos-colonial,

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Introdução básica _ Apresenta a tese a ser defendida e o assunto sobre o qual o texto será desenvolvido

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia Datas Especiais JANEIRO 01 - Dia da Confraternização Universal Dia Mundial da Paz 04 - Dia Mundial do Braille 06 - Dia de Reis Dia da Gratidão 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia do Fotógrafo Dia

Leia mais

RESPOSTAS ESPERADAS. Redação

RESPOSTAS ESPERADAS. Redação Redação A partir da leitura e da reflexão dos textos motivadores da proposta de produção, espera-se que o aluno reflita sobre o bullying, suas formas de manifestação, de combate e outros aspectos relacionados

Leia mais

O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia

O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia Isabella Guedes Martinez e Eliane Mendes Guimarães volume 9, 2014 18 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto

Leia mais

PROFESSOR (A) DE EF (ANOS INICIAIS)

PROFESSOR (A) DE EF (ANOS INICIAIS) CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 06 30/03/ Profº Rafael Semensi

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 06 30/03/ Profº Rafael Semensi Redação aula 06 30/03/2.010 Profº Rafael Semensi 1 A introdução A apresentação da questão a ser tratada: Tradicional, apresenta de forma sucinta a questão a ser analisada no texto. Uso de considerações

Leia mais

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania.

Manual do Professor. Orientação e Supervisão : M. Ligia C. Carvalhal, *Projeto Microtodos, a microbiologia a serviço da cidadania. MicroLigue - o jogo das associações - Manual do Professor Autores: Roseane de Souza, M. Marta Carvalhal e M. Ligia C. Carvalhal. Ilustração: Daniela C. Velázquez. Orientação e Supervisão : M. Ligia C.

Leia mais

Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores

Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores Rüdiger Dorn Um envolvente jogo de alocação de fichas para 2 a 4 jogadores M uitas luas chegaram e passaram desde que seus barcos saíram para a jornada rumo a Karuba. Assim que chegarem à ilha, cada jogador

Leia mais

Manual de Orientação

Manual de Orientação Manual de Orientação Autoria e Concepção do jogo: Barbara Nunes Padovani** e Larissa Martins Garcia Silva Aves Benites** e Maria Ligia Coutinho Carvalhal* Projeto Gráfico: Natalya Luzia Rodrigues de Vasconcelos

Leia mais

V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS

V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS V PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS VEM e VAI: imigração, migração, emigração ANA LUZIA LAPORTE São Paulo - Setembro de 2014 ROTEIRO Conceitos: Migração, emigrante e imigrantecausas da migração 3. Causas

Leia mais

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 FACA caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 de olho na escola de olho na escola IMPRESSÃO caixa baralho.indd 2 04/12/16 22:11 de olho na escola PARTICIPAR TAMBÉM É BRINCAR! INSTRUÇÕES GERAIS Resumo De Olho

Leia mais

ISBN Apresentação

ISBN Apresentação Desafio da Estrela Apresentação O Desafio da Estrela é um jogo de tabuleiro original, desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa com o propósito de ser uma atividade lúdica educativa. Neste jogo, o aluno

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência,

Leia mais

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado

Leia mais

Dissertação argumentativa

Dissertação argumentativa Dissertação argumentativa Analisando as competências do ENEM #COMPETÊNCIA 1- analisa o domínio da norma-padrão #COMPETÊNCIA 2- * analisa a interpretação do tema, * a diversidade das áreas do conhecimento,

Leia mais

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema.

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. Prof. Sandra INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade,

Leia mais

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital TITLE Bullying preconceito e inclusão ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital VIOLÊNCIA Força empregada contra o direito natural de outrem; ação que

Leia mais

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli No caso brasileiro, onde se vivenciou longos períodos de autoritarismo, a Constituição Federal de 1988 surgiu com a promessa firme de não apenas reverter tal situação como assegurar, de modo forte e perene,

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia

Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia Introdução Essa proposta de atividade é fruto da disciplina

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 03 23/03/ Profº Rafael Semensi

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUISTA FILHO Campus Experimental de Itapeva. Redação aula 03 23/03/ Profº Rafael Semensi Redação aula 03 23/03/2.011 Profº Rafael Semensi 1 Outras Linguagens Charge Representação pictórica (imagem), de caráter burlesco (cômico) e caricatural, que trata de fatos de conhecimento do público.

Leia mais

1 Direito Constitucional Aula 01

1 Direito Constitucional Aula 01 1 Direito Constitucional Aula 01 2 Direito Constitucional Aula 01 Noções de Direito Constitucional Noções de Direito Constitucional - Princípios Fundamentais da Constituição da República artigos 1º ao

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

REDAÇÃO DO ENEM 2015

REDAÇÃO DO ENEM 2015 REDAÇÃO DO ENEM 2015 OS TEMAS DAS ÚLTIMAS REDAÇÕES DO ENEM 1998 Viver e aprender 1999 Cidadania e participação social 2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? 2001

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

TRABALHO HISTÓRIA - PROJETO ELEIÇÕES 2018 "Votar, é uma forma de lutar pelos nossos direitos."

TRABALHO HISTÓRIA - PROJETO ELEIÇÕES 2018 Votar, é uma forma de lutar pelos nossos direitos. Nome Número Série 5º Prof.º Ivanilda / João Disciplina História Bimestre 1º Data Guarulhos, de de 2018. Nota "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".

Leia mais

ISBN Apresentação

ISBN Apresentação Serpentes e Escadas - TERMOQUÍMICA Apresentação Serpentes e Escadas é um jogo de percurso feito em tabuleiro. Sua origem é indiana e os registros mais antigos são do século XIII. Na ocasião, era utilizado

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE José Sávio Bicho de Oliveira 1 Eixo Temático: Etnomatemática e educação para inclusão Resumo: Este

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Fabielli Vieira de July 1. Público alvo: 8º e 9º ano 1.3 Duração: 4 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Equações do Primeiro Grau. Objetivo(s)

Leia mais

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.4 Criança, Adolescente e Menor...4 Vulnerabilidade... 5 2. TRABALHO DO MENOR

Leia mais

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05 Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 12/05 Novo cronograma Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais

Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Diversidade de termos e conceitos, que: Revelam a teorização sobre a temática racial Trazem interpretações a respeito das relações raciais Papel dos movimentos sociais, em particular, do Movimento Negro:

Leia mais

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE

GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE Como parte demonstrativa do GUIA COMPLETO DE DISCURSIVA CESPE, segue uma das 23 aulas detalhadas disponibilizadas no curso. AULA 03 OS FORMATOS DA DISCURSIVA CESPE Tradicionalmente, a banca cobrava a discursiva

Leia mais

Grupo de trabalho 9. Direito penal, Criminologia e Direitos Humanos

Grupo de trabalho 9. Direito penal, Criminologia e Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS, TRABALHO ESCRAVO NO EXTERIOR E TRÁFICO DE MULHERES BRASILEIRAS: UMA MOBILIZAÇÃO DE ENFRENTAMENTO, ALERTA E COMBATE A ESTE CRIME - OFERTAS ILUSÓRIAS DE EMPREGO Jandira Beatriz Chissolucombe

Leia mais

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando?

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? Suelaine Carneiro 19/03/2018 GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA Fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade

Leia mais

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações:

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações: 2.5 Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos O quinto aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção

Leia mais

I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS INTRODUÇÃO Este Guia de Princípios de Conduta Ética traz à luz questões relevantes a serem consideradas e que se revestem de expressivo significado nos dias atuais, principalmente sob a ótica com que o

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Filme: O Xadrez das Cores

Filme: O Xadrez das Cores Filme: O Xadrez das Cores Gênero: Ficção Diretor: Marco Schiavon Elenco: Anselmo Vasconcellos, Zezeh Barbosa, Mirian Pyres Ano: 2004 Duração: 22 min Cor: Colorido Bitola: 35mm País: Brasil Disponível no

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos. 60 aniversário

Declaração Universal dos Direitos Humanos. 60 aniversário Declaração Universal dos Direitos Humanos 60 aniversário 1948-2008 A história da DUDH O primeiro documento global sobre a igualdade e a dignidade de todos 2 Depois da Segunda Guerra Mundial e da criação

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2.0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO

EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO EDUCAÇÃO POLÍTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO C riada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve ações nos municípios onde a ArcelorMittal Brasil está presente, beneficiando cerca de 270 mil

Leia mais

JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA.

JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA. JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA. SUMÁRIO: 1- Condição juvenil: marcas geracionais comuns (juventude no singular) 2- Situação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994)

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) Calendário Temático Janeiro 02.01 Dia do Sanitarista 04.01 Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) 09.01 Sanção da Lei n 10.639/2003 que obriga a inclusão da história e da cultura africana

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem

Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem Texto I Historicamente, as mulheres são vistas como seres inferiores e, por isso sofrem discriminação e outras formas de violência as quais podem levá-las

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

B I O T A. Manual do Professor

B I O T A. Manual do Professor B I O T A - o j o g o d a b i o d i v e r s i d a d e - Manual do Professor Autoria: Simone Gregório, Vivian L. Mendonça e M. Ligia Carvalhal. Ilustração: Simone Gregório Revisão e Editoração: Simone Oku,

Leia mais

TÍTULO: LIBERDADE DE ESCOLHA DAS MULHERES NAS PRÁTICAS MULTICULTURAIS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

TÍTULO: LIBERDADE DE ESCOLHA DAS MULHERES NAS PRÁTICAS MULTICULTURAIS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: LIBERDADE DE ESCOLHA DAS MULHERES NAS PRÁTICAS MULTICULTURAIS À LUZ DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: DEFINIÇÃO DE ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO Vivian Cristina Jacomite de Souza 1 Luis Mateus da Silva Souza 2 Universidade do Sagrado Coração - USC

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

A decência do trabalho nosso de cada dia

A decência do trabalho nosso de cada dia TRABALHO DECENTE PRA GENTE! A decência do trabalho nosso de cada dia Não faltam leis, índices, indicadores que protegem e direcionam ao identificarem os problemas que afetam os trabalhadores, no Brasil.

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA COBERTURA DEDICADA PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA À AGENDA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCLUI SEÇÃO ESPECIAL COM DADOS RELACIONADOS

Leia mais

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/2013 - Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Direito, Ética e Justiça Estudo das interações entre Direito, ética e justiça. Origens e compreensões

Leia mais

CIDADANIA... PARA QUÊ?

CIDADANIA... PARA QUÊ? Instituto de Educação Infantil e Juvenil VERÃO, 2018. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição especial MMXVIII Fase 2 Grupo B CIDADANIA... PARA QUÊ? 1. Vamos ajudar a Marilda a verificar

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p.

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p. 1 Universidade de São Paulo ECA Depto. de Biblioteconomia e Documentação Disciplina: CBD0100 - Orientação à Pesquisa Bibliográfica Matutino Responsável: Profa. Dra. Brasilina Passarelli Aluna: Rita de

Leia mais

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA

MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 PAUTA INTERNA A MARCHA DAS MARGARIDAS 2011 tem sua plataforma de luta com o lema Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Liberdade e Igualdade, o que significa que

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Estudos das Relações Organização da Disciplina Étnico-raciais para o Ensino Aula 3 de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena

Estudos das Relações Organização da Disciplina Étnico-raciais para o Ensino Aula 3 de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 3 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Organização da Disciplina Aula 3 História e cultura

Leia mais

02/10/2014. Educação e Diversidade. Para início de conversa. Descompasso: educação e sociedade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação.

02/10/2014. Educação e Diversidade. Para início de conversa. Descompasso: educação e sociedade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação. Educação e Diversidade. Tema 1: Multiculturalismo e Educação. Para início de conversa Como se dá o Multiculturalismo no ambiente escolar, nos dias atuais? Consenso: reinventar a educação escolar. Busca

Leia mais

NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR? NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR? Aline Nadal 1 Fernanda Batistela 2 PALAVRAS CHAVE: Jogos

Leia mais

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018.

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. PGR-00582128/2018 INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. A PROCURADORA-GERAL ELEITORAL, em conformidade com o previsto no art. 24, VIII, do Código Eleitoral, que lhe atribui a competência para expedir

Leia mais

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

Convite. Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. 1 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais O CEFET-MG, por meio da Secretaria de Política Estudantil, convida todos seus alunos das unidades Belo Horizonte e Varginha para participarem de

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA VI WORKSHOP EM BOVINOS EDITAL WSB-02/2018

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA VI WORKSHOP EM BOVINOS EDITAL WSB-02/2018 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA VI WORKSHOP EM BOVINOS EDITAL WSB-02/2018 O Grupo PET Veterinária torna público o I Concurso de Fotografia com a temática A Vida no Campo. A realização desse concurso visa contribuir

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas

Leia mais

1. Observe a imagem a seguir:

1. Observe a imagem a seguir: 1. Observe a imagem a seguir: Reivindicar liberdade para as mulheres não é crime. Pessoas presas por solicitar o direito de votar não devem ser tratadas como criminosas (1917). A imagem acima retrata a

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais