Erika Moreira Martins Doutoranda PPGE/FE/UNICAMP erikammartins@gmail.com
O Todos Pela Educação não é um projeto de uma organização específica, mas sim um projeto de Nação. É uma união de esforços, em que cada cidadão ou instituição é corresponsável e se mobiliza, em sua área de atuação, para efetivar o direito à uma educação pública de qualidade para que, em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação básica de qualidade, capaz de prepará-los para os desafios do século XXI (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2009, p. 9).
1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; 3. Todo aluno com aprendizado adequado a sua série; 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos; 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Geração de Conhecimento técnico Mobilização e Comunicação Articulação e Relações Institucionais Estratégias para geração de consenso REDUCA - Rede Latinoamericana de Organizações de Sociedade Civil para Educação
Proyecto EducAR 2050 - Argentina; Todos pela Educação - Brasil; Fundación Empresarios por la Educación - Colômbia; Fundación Educación 2020 - Chile; Fundación Empresarial para el Desarrollo Educativo (Fepade) - El Salvador; Grupo FARO - Equador; Empresarios por la Educación - Guatemala; Fundación Educativa Ricardo Ernesto Maduro Andreu (Ferema) - Honduras; Mexicanos Primero - México; Unidos por la Educación - Panamá; Juntos por la Educación - Paraguay; Asociación Empresarios por la Educación - Peru; EDUCA - República Dominicana.
Fonte: TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2007, p. 2.
Rede de relações dos sócio-fundadores do TPE Empresários ESTADO Think Tanks Org. Internacionais Mídia ONGs Educação ONGs Acadêmicos Sócio-fundador Sócio-fundador Capitalista Sócio-fundador Comissão técnica
Copiaram até o nosso nome, e seguiram praticamente todas as nossas recomendações. [...] Se o governo está fazendo o que pedimos, e fixou a mesma meta que nós, o ano de 2022, que seja bem-vindo (Depoimento de Luís Norberto Paschoal, sócio-fundador do TPE, sobre o PDE, In: OPPENHEIMER, 2010, p. 225). BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de abril de 2007.
O professor tem o direito de se sentir responsável e de ser responsabilizado pelo desempenho de sua turma (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2006, p. 26). A lei de responsabilidade vai da merendeira ao ministro (Célio da Cunha, o assessor da Unesco/Brasil e sócio-fundador do TPE (SEMINÁRIO, 2008)). PROJETO DE LEI No 7420, DE 2006 (Da Sra. PROFESSORA RAQUEL TEIXEIRA) Dispõe sobre a qualidade da educação básica e a responsabilidade dos gestores públicos na sua promoção.
Provinha Brasil Prova ABC Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Portaria nº867 de 04 de julho de 2012 garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental.
MARTINS, Erika M. Movimento Todos pela Educação : um projeto de nação para a educação brasileira. Dissertação de Mestrado. Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2013. OPPENHEIMER, Andrés. Basta de Histórias! A obsessão latino-americana com o passado e as 12 chaves do futuro. Rio de Janeiro, Objetiva, 2010. SEMINÁRIO Internacional discute Lei de Responsabilidade Educacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados; Comissão de Educação e Cultura, 2008. Disponível em: www2.camara.gov.br/atividadelegislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cec/noticias-raiz/seminario-internacional-discute-lei-de. Acesso em 08/2013. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Todos Pela Educação: 5 Anos, 5 Metas, 5 Bandeiras. São Paulo, Todos pela Educação, 2012. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Todos Pela Educação. Rumo a 2022. São Paulo Todos pela Educação, 2006 (Mimeo). TODOS PELA EDUCAÇÃO. Todos Pela Educação: 2006-2009. Relatório de Atividades. São Paulo, Todos pela Educação, 2009 (Mimeo). TODOS PELA EDUCAÇÃO. Relatório de Atividades do Todos Pela Educação 2007. São Paulo, Todos pela Educação, 2007. (Mimeo).