Pré História Três fases: Paleolítico mora em topo de árvores e cavernas: -coleta, caça e pesca -nômades e observadores No final: descobre o fogo (ilumina, aquece e cozinha) Instrumentos de pedra lascada -cria a agricultura Neolítico fixa moradia, sedentário: -cria o pastoreiro (domestica animais) -inventa cerâmica -inventa a roda para melhorar o transporte -facilidades= populacional Instrumentos de pedra polida Idade dos Metais 1º metal cobre 2º estanho 3º cobre + estanho= bronze Primeiras vilas, próximas a rios (entrada das casas= telhado) -comércio se aperfeiçoa (por trocas) -necessidade de ampliar o comércio+ criação de símbolos= escrita. O Estado nasce com um controlador. HISTÓRIA ANTIGA:
Mesopotâmia -Poder político: Reis (governo de Deus) Teocracia do regadio. -Rios Tigre e Eufrates (economia depende do Rio= poder Estado). -Formada por povos 1 Babilônicas, 2 Assírios, 3 Sumérios, 4 Caldeus, 1- Hamurabi, cria o primeiro código de leis escrito (olho por olho, dente por dente) Cria relógio do Sol Leilão de mulheres (núpcias) 2- Guerreiros bélicos (cruéis) 3- Criam a escrita uniforme em argila mole Caldeus ou Novo Império Babilônico Jardins suspensos da babilônia Revivem o Império babilônico Arquitetura Zigurate templos e oficinas de arte em torres. Contribuições: -dias de 24 horas -circulo de 360 e com raio -criam as 4 operações -ano de 365 dias -símbolos do zodíaco -semana de 7 dias
Egito Estado Teocrático Faraó Divindade Respeitado como o tal Deus Sol Sacerdotes reforçam a origem divina do faraó e seu poder a legitimando. Escribas burocratas letrados responsáveis por partes administrativas e fiscais no Egito (são minorias que detém o saber no Egito). Camponeses ou filas a maioria trabalhadora, tocam as obras públicas de irrigação, arquiteturas do Estado: carregavam o Egito nas costas. Economia: -agricultura de regadio (destaque: trigo e cereais) Húmus adubo natural no fundo do Nilo permite sucesso na agricultura. Cultura: Politeistas Tudo é religião Acreditam na vida após a morte a alma votará ao corpo por isso faziam a mumificação (estudos) Deuses mesclam animais e homens.exemplo: Anúbis. -contribuições científicas - *medicina, matemática, astronomia e arquitetura. *671 a. c invadidas pelos Assírios *525 a. c invadidos pelos persas-dominados
Fenícia: Sua geografia cercada por mar as permite desenvolver o comércio marítimo. Economia Metalurgia, navios, artesanato. Madeiras de cedro, tecido (têxtil). Vidro, púrpura. Política - Cidades-estados governadas cada uma por um sulfeto (administrador), que normalmente é membro da elite mercantil. Cultura Inventores do alfabeto fonético surgido da necessidade de ampliar os negócios. Grandes navegadores.
Palestina Hebreus No início se organizavam em acampamentos semi-nômades, pastores, que eram chefiados por um pater (pai) o mais velho, o mais sábio = Patriarcas. Uma grande seca os faz sair da região e exilar-se no Egito, onde ali viveram em paz enquanto os Hicsos dominavam o Egito.Com a expulsão dos hicsos os egípcios os transformam em escravos (hebreus). A retirada do Hebreus (escravos), do Egito dá-se o nome de Êxodo. Recebe os 10 mandamentos. Ao chegar à Palestina os hebreus viveram sobre o regime Monárquico. - Reis mais famosos: David / povo: Cisma. Destaque: Salomão. - Invadidos por inimigos: Cativeiro da Babilônia. Roma os expulsa da sua terra = diáspora (se espalham). Após 2ª Guerra Mundial, ONU devolve o território = x Palestinos que antes ocupavam o território (em 1948) - Dura até o século XX, no território após a expulsam estavam os palestinos. -Guerra dura até hoje.
Persas Ciro é o unificador. Expansionista. Herdeiro: cambises (não deixa herdeiros) expansionista famoso pela batalha de Pelusia (conquista do Egito). - Dário I assume como o grande Rei. Política Divide as províncias chamadas de Satrápias e seus governantes era um sáprata. Coloca um espião em cada uma os olhos e ouvidos do Rei. - Obras: Correios Estradas Dárico moeda sistema monetário. Zoroastrismo (deuses). Religião Persa Dualista (bem, ouro, más de mal aremã. Juízo Final - Paraíso: para os bons. - Trevas: para os maus.
Grécia A formação grega se inicia com os Cretenses. Os povos que formam a Grécia são os Aqueus (que vencem Tróia numa guerra de 10 anos), jônicos, eólios e posteriormente os dórios. No início viviam em comunidades (política) chefiadas por um pater ou patriarca (o mais sábio) economia = agricultura. Com o tempo essas comunidades se expandem vão mais para a área urbana, nascem assim as cidades-estados gregas ou Polis. As Polis eram independentes politicamente, cada uma administrada por um basileu (rei). Se as polis eram tão diferentes o que as unia? A língua A religião (politeísta) As Olimpíadas (jogos em honra a Zeus de quatro em quatro anos na cidade de Olímpia). Uso de troca Os Aristocratas dominam Os prisioneiros de Guerra = escravos. A escravidão por dividas foi instituída. *Dentre as cidades-estados Atenas (cultura) Esparta (militarizada) -Sociedades desiguais: Esparta Esparciatas (militares) Periecos (homens livres/ comércio) Hilotas (maioria) Mulheres perfeitas = filhas perfeitas
Atenas Eupátridas (proprietários de terras) Georgóis (pequenos proprietários) Thetas (marginalizados e sem emprego) Metecas (estrangeiros comercio e artesanato) Descriminados (intelectualidade sobre trabalho) Escravos (maior parte) - Mulher submissa (geradoras de filhos/ donas do lar) Política Monarquia: Liderada por basileus. Porém nesse período os comerciantes e artesãos ascenderam financeiramente exigem maior participação política confrontos= oligarquia (governo de poucos/ famílias poderosas) Continuaram os conflitos e agitações sociais. *Aristocratas pedem reformas legisladores. - Reformadores: Drácon transfere ao Estado a administração da Justiça (antes era a aristocracia que a realizava) 1º código de leis atenienses. Sólon fim da escravidão por dividas devolve terras pegas por dividas a seus antigos donos. - Reforma monetária, sistema de pesos e medidas censo para voto. *Mesmo assim há discordâncias.
Cria-se a Democracia Restrita participação do povo (só para homens, maiores e nascidos na Grécia) = 10% da população participa. *Politeístas: Deuses imortais com características humanas. *Filosofia: Sócrates, Aristóteles, Platão. Parto de Maiêutica (novas idéias em debate). Escola Sofista. Teatro de mascaras (tragédia/comédia): ética, política e problemáticas da sociedade eram criticadas. Arte esculturas (Fídias = Atena) em mármore. História: Heródoto, Tucídies. Matemática: Pitágoras Medicina: Hipócrates.
Roma Formação Gauleses, etruscos: italianos, gregos e latinos. Três períodos: Monarquia, República e Império. - Monarquia (753-509 a. C): Teve sete Reis, ultimo deles o etrusco Tarquínio é expulso do poder. -República (509-31 a. C): A elite dominante Patrícios. Poder Executivo Magistrados (cônsul e pretor) Assembléias Populares votaram leis (legislativo) Lutas de classe Patrício x Plebeus. Delas obtêm: Leis das 12 tábuas. Canulia (casamento) Licíneas (terras) Orgúinia (religião) Guerras externas: Púnicas = Roma x Cartago com o objetivo de conquistá- la. Crise na República: Irmãos Graco (reforma agrária) Mario de Siba Guerra civil por poder Revolta de Espártacus
Triunvirato: *Roma dividida em três partes 1º- Pompeu, Crasso e Júlio César. Outros caem e Júlio se torna cônsul, faz leis voltadas para a população ($ trigo, imposto emprego com as obras). Brutos participam da Armadilha. 2º- Lépido, Marco Antônio, Otávio. morre em batalha. Marco se apaixona por Cleópatra (poder Egito) Otávio reage e Marco de mata. Otávio assume: 1º Imperador Romano, recebe o titulo de Augusto (absoluto). Centralizado Política do pão e circo Crise do século III: Estado se torna. Tensões sociais. (306-337) Edito Milão Concede liberdade de culto aos cristãos (que se recusavam a adorar o imperador) Constantino. Edito de Tessalônica_ torna oficial o Cristianismo como fé religiosa. - Queda do Império do ocidente (476): Constantino divide Roma em Roma Ocidental/ e Roma Oriental continua enfraquecida. Iniciam Invasões bárbaras (estrangeiros) Enfraquecimento das cidades = declínio Poder dividido entre os filhos: boatos sobre a franqueza de Roma atraem as invasões, romanos fogem das cidades.