VITAMINAS E MINERAIS
MINERAIS São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Função: Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.
Dentre os minerais essenciais podemos ter os chamados macroelementos, que possuem necessidade de ingestão entre 0,1 e 1,0 g/dia (como cálcio, fósforo, magnésio e outros) e os microelementos, com necessidade de ingestão inferior a 0,1 g/dia (como iodo, selênio, cobre e outros).
DETERMINAÇÃO DOS MINERAIS Análise em laboratório, segundo o Instituto Adolfo Lutz, 2008 A determinação do teor de minerais em alimentos geralmente é realizada através da obtenção do resíduo por incineração mais conhecido por cinzas. Para obtenção do teor de cinzas é necessário que a amostra de alimento seco seja aquecida a 550ºC, temperatura na qual os componentes orgânicos se decompõem, restando apenas o conteúdo mineral.
VITAMINAS Vitaminas são substâncias orgânicas, sem uniformidade química ou estrutural, não produzidas por animais desenvolvidos, mas essenciais ao seu metabolismo. Bom para o cérebro, não deixa preguiçoso. Dessa forma, a presença das vitaminas na dieta dos animais e do homem é essencial para a manutenção da vida, evitando as síndromes decorrentes da carência delas. As vitaminas podem ser classificadas quanto à sua solubilidade em lipossolúveis e hidrossolúveis
As vitaminas lipossolúveis ADEK Pertencem a essa classe de vitaminas a vitamina A (retinol), a vitamina D (calciferol), a vitamina E (tocoferol) e a vitamina K (filoquinona).
VITAMINAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DOENÇAS RESULTANTES DA CARÊNCIA PRINCIPAIS FONTES A D E Crescimento do organismo animal e resistência a doenças. Ligada na formação das células que formam a visão Controla o metabolismo do cálcio e do fósforo Antioxidante, combate os radicais livres, ligada na formação dos espermatozoides. Cegueira noturna, alterações cutâneas e xeroftalmia Raquitismo Infertilidade, esterilidade masculina, aborto, queda de cabelo Repolho, fígado, ovos, leite, margarina, cenoura, laranja Ovos, lacticínios, óleo de fígado de bacalhau e sol. Óleo de gérmen de trigo, castanha do Pará, amendoim, ovos, rúcula, couve. K Fator coagulante Hemorragia Repolho, carne, ovos, tomate, espinafre.
As vitaminas hidrossolúveis BCP Pertencem a esta classe de vitaminas a vitamina B (complexo B, B1:tiamina, B3:niacina, B9:ácido fólico), a vitamina C e a vitamina P
C VITAMINA PRINCIPAIS FUNÇÕES Antioxidante, formação do colágeno, das gengivas, da pele. DOENÇAS RESULTANTE DAS CARÊNCIA Escorbuto, cefaléia. B1 Respiração celular Beribéri(problema no deslocamento, fraqueza e preguiça B3 Respiração celular, produção de energia B9 Respiração celular, produção de energia Pelagra(lesões na pele) Anemia megaloblástica (má formação dos embriões e má formação do cérebro dos bebês PRINCIPAIS FONTES Laranja, fígado, gema de ovo, acerola, brócolis, pimentão. Ovos, leite, fígado Peixes, nozes, amendoim, fígado Gema do ovo, vegetais verdes escuros, cenoura
CAROTENÓIDES Carotenóide é qualquer substância química de um grupo de substâncias tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos amplamente difundidos na natureza. Apresentam moléculas oxidáveis, exibem cores que vão do amarelo ao vermelho, são lipossolúveis, encontras em vegetais e são essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.
Os mais de 900 tipos de carotenoides conhecidos são divididos em dois grupos: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados, que dão cor à cenoura, por exemplo; são puramente hidrocarbonetos e não contêm oxigênio. Já as xantofilas podem variar de amarelo a marromavermelhado e contêm oxigênio.