PGE Digital DESCRIÇÃO DO PROJETO Desenvolvimento de sistema de acompanhamento processual efetivo e eficaz para toda a Administração Pública, incluindo Autarquias e posterior desenvolvimento e implantação deste, de modo a propiciar um acompanhamento uniforme das demandas judiciais envolvendo o Estado do Paraná. OBJETIVO Implantar um sistema eletrônico de tramitação e acompanhamento dos processos judiciais da PGE, e, posteriormente, implementá-lo nos demais órgãos jurídicos da Administração direta e indireta. JUSTIFICATIVA Atualmente a PGE conta com um sistema de acompanhamento processual que não atende suas necessidades. Com efeito, o sistema atual é de tecnologia mainframe, falho, de difícil alimentação, pouco amigável, dificultando o uso por seus destinatários, principalmente os Procuradores do Estado, sequer permitindo a inclusão das peças processuais digitais ou digitalizadas. Somado a isso, não há possibilidade de controle dos precatórios requisitórios e suas inúmeras cessões de crédito e penhoras judiciais no sistema atual. Por outro lado, as diversas autarquias possuem sistemas próprios e diferentes entre si, bem como critérios de classificação e tramitação diversos o que torna inexequível um amplo conhecimento das demandas judiciais envolvendo o Estado do Paraná como um todo. Neste cenário, qualquer gerenciamento das demandas jurídicas estaduais, com o respectivo planejamento de estratégias a serem adotadas pela PGE resta inviabilizado sem a existência de um sistema de controle processual adequado, eficiente e padronizado. Em 2013 será desenvolvido do sistema, tendo como norte a sua implantação e consolidação em 2014.
BANCO DE PENHORAS DESCRIÇÃO DO PROJETO Partindo do sistema SIPRO, desenvolvido pela PGE/Celepar no ano de 2013, conforme contrato de gestão, será desenvolvido novo módulo, integrado, permitindo cadastrar bens com constrição judicial, permitindo aos diversos órgãos da Administração Direta consultar a existência de bens penhorados que possam suprir suas necessidades OBJETIVO Desenvolver sistema de cadastramento de bens penhorados em processos de execução fiscal promovidos pelo Estado do Paraná, com consulta a todos os órgãos da administração pública, facilitando a destinação social destes bens, com consequente recuperação da dívida. JUSTIFICATIVA Nas mais de 150 mil execuções fiscais atualmente promovidas pelo Estado do Paraná existem inúmeros bens móveis e imóveis penhorados em garantia do crédito público. Muitos destes bens estão com disponibilidade imediata e poderiam ser aproveitados pela própria administração pública em suas necessidades diárias, ao invés de serem vendidos judicialmente, permitindo a recuperação do crédito com bens em espécie.
SISTEMA DE PRECATÓRIOS DESCRIÇÃO DO PROJETO: Partindo do sistema SIPRO, desenvolvido pela PGE/Celepar no ano de 2013, conforme contrato de gestão, seria desenvolvido novo módulo, integrado, permitindo gerenciar valores, cessões e credores de precatórios expedidos contra o Estado do Paraná. OBJETIVO: Desenvolver sistema de gestão de precatórios expedidos contra o Estado do Paraná, com especial enfoque ao cadastramento de todos os credores, originários ou não, e aos valores devidos a cada credor individualmente considerado. JUSTIFICATIVA: Historicamente a Procuradoria do Estado sempre foi dependente de dados enviados pelo Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Fazenda para ter conhecimento das ações necessárias à defesa do erário público no âmbito de precatórios. O desenvolvimento de sistema próprio permitirá melhorar a eficiência dos processos e recursos, com consequente aprimoramento da defesa judicial nestas questões.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO DO PROJETO: Partindo da contratação de consultoria especializada, com a transferência de conhecimento e a utilização de ferramentas de gestão na área, a Procuradoria Geral do Estado formalizará um planejamento estratégico para os próximos anos, definindo com clareza seus objetivos, metas e projetos a serem realizados, que se traduzam em uma única direção de aprimoramento de sua missão institucional de atendimento ao Governo do Estado e à sociedade. O projeto também contempla a criação e utilização de ferramentas que permitam concretizar o planejamento idealizado, com indicadores de desempenho, planos de ação, metas de curto, médio e longo prazo. Busca-se, como resultado, orientar a gestão da Procuradoria-Geral do Estado a resultados estrategicamente estabelecidos, aprimorando os serviços prestados pela instituição. OBJETIVO: Buscar, através de consultoria especializada e utilizando-se de modelos consagrados nos estudos de gestão empresarial adaptados à gestão pública, formular ações coordenadas necessárias para definir e alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos da Procuradoria Geral do Estado, bem como buscar, nos mesmos modelos consagrados, ferramentas para sua implementação e monitoramento. JUSTIFICATIVA: Ao longo dos anos, a Procuradoria-Geral do Estado tem buscado continuamente a melhoria da eficiência de seus recursos e eficácia de suas ações. Entretanto, ressente-se de um conhecimento na área de gestão que lhe permita conhecer melhor a própria organização, identificando suas competências e áreas com oportunidade de melhorias. A formulação de uma política estratégica permitirá estabelecer um mapa que oriente as decisões de alocação e realocação de recursos e esforços, obedecendo ao
alcance de objetivos previamente determinados que garantam o cumprimento de sua missão institucional de modo mais eficiente, direcionando-a a uma visão futura de excelência.