COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS SUSTENTABILIDADE
descrições dos níveis APRENDIZ SABER Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência se necessário. QUALIFICADO APLICAR É qualificado para aplicar seu conhecimento. É capaz de desempenhar com pouca ou nenhuma assistência sob circunstâncias normais. EXPERIENTE APRIMORAR É experiente o suficiente para aprimorar.tem conhecimento avançado e experiência significativa. É capaz de desempenhar de forma autônoma em um ambiente complexo e de propor aprimoramentos. É capaz de capacitar/treinar/desenvolver colaboradores de nível mais júnior. MASTER INOVAR domina o suficiente para inovar. tem conhecimento de ponta e vasta experiência. capaz de desempenhar em todos os ambientes e de inovar. É reconhecido como referência transferindo conhecimento e experiência a outros.
REQUISITOS GERAIS AMBIENTAIS 1. Avaliação do ciclo de vida e Pegadas Ecológicas > Conhece o conceito de ciclo de vida de produtos/projetos, suas ferramentas e teoria, consegue aplicá-las e sabe identificar os impactos ambientais de cada etapa ao longo da cadeia de valor; consegue propor formas de mensuração desses impactos e possibilidade de mitigação. Conhece os conceitos de pegadas (pegada hídrica, de carbono, ecológica), teoria e o racional de cálculo, consegue aplicá-los e sabe identificar os impactos ambientais de cada etapa ao longo da cadeia de valor; consegue propor formas de mitigação destes impactos. 2. Regulamentações Ambientais > Conhece as legislações ambientais aplicadas à corporação no âmbito fabril ou além das fábricas e entende as implicações dessas legislações para a operação do negócio. > Conhece as certificações ambientais para materiais produtivos (FSC, Rain Forest Alliance, Bonsucro etc.) ou certificações ambientais de processos ou operações (ISO 14000, ISO 26000 etc.), entendendo suas implicações para o negócio. 3. Gestão Ambiental da Manufatura > Conhece as etapas de manufatura, os insumos utilizados, os riscos ambientais associados, a manufatura, seus resíduos e descarte, processos de tratamento empregados, controles e impactos socioambientais no entorno das operações fabris. Tem habilidade para identificar, avaliar e medir os impactos ambientais da atividade. 4. Ciências Ambientais > Conhece as ciências ambientais: ciclos ambientais (carbono, água, nutrientes etc); ecologia (serviços ambientais, ecologia da paisagem, dinâmica das populações etc).
AMBIENTAIS
1 Avaliação do Ciclo de Vida e Pegadas Ecológicas Descrição geral: > Conhece o conceito de ciclo de vida de produtos/projetos, suas ferramentas e teoria, consegue aplicá-las e sabe identificar os impactos ambientais de cada etapa ao longo da cadeia de valor; consegue propor formas de mensuração desses impactos e possibilidade de mitigação. Conhece os conceitos de pegadas (pegada hídrica, de carbono, ecológica), teoria e o racional de cálculo, consegue aplicá-los e sabe identificar os impactos ambientais de cada etapa ao longo da cadeia de valor; consegue propor formas de mitigação destes impactos. SABER > Entende o conceito de análise de ciclo de vida (ACV) do produto e serviços e de pegadas; compreende os principais aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo da cadeia de valor do produto; sob orientação, consegue aplicar ferramentas básicas. APLICAR > É capaz de manipular ferramentas de ACV e realizar cálculos das pegadas de carbono e hídrica; entende a correlação dos impactos e as etapas da cadeia de valor; identifica componente ou fase de vida que tem maior contribuição para impacto negativo; e, sob orientação, consegue propor planos de ação. APRIMORAR > É capaz de manipular ferramentas de ACV e realizar cálculos das pegadas de carbono e hídrica; tem conhecimento avançado em relação a toda cadeia de valor do negócio e de processos de tomada de decisão. Por meio do seu conhecimento do negócio, possui capacidade de influência para implementação dos planos de ação. INOVAR > É capaz de adaptar ferramentas de ACV, compreendendo em profundidade os diferentes aspectos da cadeia de valor; implementa inovações na corporação a partir dos resultados da ACV; é referência na companhia ia e em órgãos externos relacionados ao tema.
2 Regulamentações Ambientais Descrição geral: > conhece as legislações ambientais aplicadas à corporação no âmbito fabril ou além das fábricas e entende as implicações dessas legislações para a operação do negócio. > conhece as certificações ambientais para materiais produtivos (Fsc, Rain Forest Alliance, bonsucro etc.) ou certificações ambientais de processos ou operações (iso 14000, iso 26000 etc.), entendendo suas implicações para o negócio. SABER > conhece de forma generalista as principais legislações e normas ambientais e competências dos órgãos do sisnama - sistema nacional do meio Ambiente. tem conhecimento do conceito das principais certificações ambientais para materiais produtivos (Fsc, Rain Forest Alliance, bonsucro etc.) ou certificações ambientais de processos ou operações (iso 14000, iso 26000 etc.). APLICAR > conhece e tem alguma experiência prática das principais legislações e normas ambientais (exs.: snuc, PnmA, PnRs, Pnmc) e a forma que impactam o negócio; tem conhecimento sobre a as principais certificações ambientais para materiais produtivos (Fsc, Rain Forest Alliance, bonsucro etc.) ou certificações ambientais de processos ou operações (iso 14000, iso 26000 etc.) e sabe aplicá-las no contexto do negócio sob circustâncias nomais. APRIMORAR > conhece as legislações e normas ambientais assim como as principais certificações; é capaz de contribuir na construção de estratégias da organização por meio de aconselhamento sobre os temas ambientais; visualiza as oportunidades sobre as certificações, bem como para gestão de risco e já representa a organização em fóruns específicos. INOVAR > conhece profundamente as legislações e normas ambientais assim como as principais certificações e tem experiência prática; é reconhecido como referência internamente e externamente para os temas ambientais. Possui influência junto a organizações externas e age pró-ativamente em relação às modificações em normas e legislações agregando valor ao negócio.
3 Gestão Ambiental da Manufatura Descrição geral: > Conhece as etapas de manufatura, os insumos utilizados, os riscos ambientais associados, a manufatura, seus resíduos e descarte, processos de tratamento empregados, controles e impactos socioambientais no entorno das operações fabris. Tem habilidade para identificar, avaliar e medir os impactos ambientais da atividade. SABER > Conhece de forma generalista as etapas de manufatura e seus impactos ambientais; > Possui conhecimento básico de práticas de sistemas de gerenciamento e controle ambiental, legislação e normas. APLICAR > Conhece as etapas produtivas de manufatura e seus impactos ambientais e sabe aplicar técnicas de gestão ambiental (ISO 14000, Sistemas de Controle de Poluição) para identificar, avaliar e medir os impactos ambientais da atividade. APRIMORAR > Tem conhecimento avançado sobre etapas produtivas de manufatura e técnicas de gestão ambiental; tem capacidade de interligar estes conhecimentos com o conceito de ciclo de vida; compreende as mudanças tecnológicas e modificações de produtos, materiais e processos com o objetivo de aprimorar a gestão ambiental da manufatura e propor melhorias ao processo. INOVAR > Domina os conceitos e ferramentas de gestão ambiental e é reconhecido como parceiro de negócio para as melhorias da manufatura, influenciando e participando ativamente das decisões. É visto como referência nos temas de Sustentabilidade da Manufatura.
4 Ciências Ambientais Descrição geral: > conhece as ciências ambientais: ciclos ambientais (carbono, água, nutrientes etc); ecologia (serviços ambientais, ecologia da paisagem, dinâmica das populações etc). SABER > tem conhecimento básico de conceitos como: química ambiental e ciclos ambientais (carbono, água, nutrientes, etc), ciências atmosféricas e geociências, conservação biológica e ecologia (de populações, de comunidades e a nível de paisagem). entende os fenômenos nos ambientes terrestre, atmosférico e no hídrico. APLICAR > Faz relações e é apto a aplicar os conhecimentos de ciências ambientais ao negócio. APRIMORAR > É capaz de traduzir os conceitos e conhecimentos de ciências ambientais em planos de ação concretos e relevantes, somado ao conhecimento de técnicas e tecnologias para aplicação no ambiente corporativo (em ambiente de fábrica ou além da fábrica). INOVAR > domina as ciências ambientais. É capaz de inovar utilizando esses conhecimentos dentro de um ambiente complexo. Possui habilidade para apoiar pesquisas.
REQUISITOS GERAIS sociais 1. Técnicas de engajamento e diálogo com stakeholders > Conhece as técnicas de engajamento com público externo, interno e outros interessados, condução de processos de discussão e cocriação com os mesmos, técnicas de gestão de criação, manutenção e fomento da reputação. Conhece as principais organizações socioambientais e é capaz de se relacionar com as mesmas, influenciando-as. É capaz de estabelecer e gerenciar uma rede de relacionamentos externa com especialistas e partes/organizações que tenham envolvimento e influência na tomada de decisão sobre os temas socioambientais. 2. Responsabilidade Social Corporativa > Conhece Responsabilidade Social Corporativa (sobre formas de investimento social privado - ISP, filantropia, patrocínio, marketing relacionado a causas, inovação social), suas formas de operação, implicações e retornos. > Habilidade de encontrar aderência dessas formas ao propósito da empresa e benefícios possíveis. 3. Relações e Direitos Humanos > Conhece tópicos como diversidade, empoderamento das minorias, discriminação, redes nas comunidades, dinâmicas da comunidade, técnicas de levantamento sobre estado da comunidade e desenvolvimento dos temas acima citados. 4. Indicadores de RSC > Conhece os indicadores de responsabilidade sócio-corporativa (RSC), formas e processos de mensuração, prós e contras, interpretação dos resultados, comparação com o setor e definição de ações.
SOCIAIS
1 Técnicas de engajamento e diálogo com stakeholders Descrição geral: > Conhece as técnicas de engajamento com público externo, interno e outros interessados, condução de processos de discussão e cocriação com os mesmos, técnicas de gestão de criação, manutenção e fomento da reputação. Conhece as principais organizações socioambientais e é capaz de se relacionar com as mesmas, influenciando-as. É capaz de estabelecer e gerenciar uma rede de relacionamentos externa com especialistas e partes/organizações que tenham envolvimento e influência na tomada de decisão sobre os temas socioambientais. SABER > Conhece, identifica e mapeia os stakeholders; conhece o conceito de criação de valor compartilhado; compreende os princípios e desafios de redes de relacionamento e parcerias socioambientais; conhece as atividades das principais organizações socioambentais e sabe quem contactar no caso de solicitações externas. APLICAR > Comunica-se com eficiência com os stakeholders, tangibilizando as técnicas de engajamento e de condução de processos de discussão em planos de ação e compromissos trazendo resultados para a organização. Constrói uma rede de relacionamentos de especialistas dentro de seu campo de especialização. APRIMORAR > Tem habilidade para resolução de conflitos em ambientes complexos e situações críticas junto aos stakeholders, conseguindo antecipar e solucionar riscos nessas relações; consegue identificar possíveis parceiros adequados; apresenta as atividades socioambientais da Danone em reuniões, eventos e palestras; comunica-se com criadores de políticas e órgãos socioambientais e tem uma sólida rede de relacionamentos. INOVAR > Propõe novas parcerias estratégicas para o negócio em um ambiente complexo, alinhadas com visão de médio e longo prazo, desafiando o modelo de negócio; conecta-se externamente de forma a agregar conhecimentos não internalizados na empresa por meio da rede de relacionamentos, comunica-se e influencia os formadores de opinião dentro desse campo de competência. É uma referência dentro da comunidade de Sustentabilidade, nas práticas corporativas.
2 Responsabilidade Social Corporativa Descrição geral: > conhece Responsabilidade social corporativa (sobre formas de investimento social privado - isp, filantropia, patrocínio, marketing relacionado a causas, inovação social), suas formas de operação, implicações e retornos. habilidade de encontrar aderência dessas formas ao propósito da empresa e benefícios possíveis. SABER > conhece o processo de repasse de recursos financeiros para projetos sociais, ambientais e culturais; conhece o conceito de marketing relacionado a causas e é capaz de acompanhar os projetos em circunstâncias normais. APLICAR > Aplica os conceitos de investimento social privado, planejando, monitorando e avaliando os projetos de forma multifuncional; contribui com ideias sobre produtos, serviços ou projetos de inovação social; conhece possíveis parceiros para estas ações. APRIMORAR > habilidade de envolver a comunidade em ações de inovação social e mostrar para a organização os resultados mensuráveis e contornos estratégicos sobre as diferentes formas de isp. tem capacidade de criar e aproveitar novos canais de comunicação e interação com atores sociais e kols. INOVAR > conhece profundamente as estratégias de negócio, sendo capaz de identificar oportunidades de isp que tragam resultados mensuráveis e alinhados à visão do negócio. É reconhecido interna e externamente como referência no tema de isp, influenciando stakeholders.
3 Relações e Direitos Humanos Descrição geral: > Conhece tópicos como diversidade, empoderamento das minorias, discriminação, redes nas comunidades, dinâmicas da comunidade, técnicas de levantamento sobre estado da comunidade e desenvolvimento dos temas acima citados. SABER > Conhece de forma generalista as teorias de diversidade, empoderamento das minorias, redes e dinâmicas das comunidades, desenvolvimento e capital humano e social. APLICAR > Faz relações e é apto a aplicar os conhecimentos de relações e direitos humanos ao negócio. Sob orientação aplica mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados de planejamento participativo. APRIMORAR > Implementa, com autonomia, estratégias de planejamento e gestão compartilhada e de processos de relações e direitos humanos, tais como políticas de diversidade, empoderamento e desenvolvimento da comunidade. É capaz de identificar novas potencialidades, oportunidades, problemas e limites a esse desenvolvimento. INOVAR > É capaz de empoderar os tomadores de decisão. Possui experiência em relações e direitos humanos e é capaz de adaptar as teorias, utilizando suas experiências anteriores a novos contextos, promovendo políticas e comportamentos.
4 Indicadores de Responsabilidade Sócio-corporativa Descrição geral: > conhece os indicadores de responsabilidade sócio-corporativa (Rsc), formas e processos de mensuração, prós e contras, interpretação dos resultados, comparação com o setor e definição de ações. SABER > conhece de forma generalista as principais publicações de indicadores de Rsc, tanto internas (ex. dwf) quanto externas (como indicadores ethos, guia exame de sustentabilidade, ise) e os compreende. APLICAR > mensura, colabora na confecção de relatórios (como gri e dwf) e interpreta os resultados. tem conhecimento básico da iso 26000. APRIMORAR > É capaz de fazer comparações entre resultados das organizações e identificar fortalezas, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor planos de ação. gerencia os indicadores de Rsc e os ajusta à realidade da companhia por meio de planos de ação. INOVAR > Participa ativamente da construção do modelo de indicadores de Rsc, sua aplicação e desdobramento na organização. É referência interna para aplicação desses indicadores dentro do contexto de negócio, promovendo uma cultura de relevância desses indicadores na organização.
REQUISITOS GERAIS ECONÔMICAS 1. Estratégia de negócios > Conhece o ambiente de negócio, as interações com a economia, sociedade, ambiente e competidores, indicadores de desempenho, estratégias de negócios. Compreende a organização geral do Grupo (funções, contexto, desafios internos e externos) e conhece as políticas e diretrizes da Danone. 2. Gestão de projetos > Possui conhecimento de gestão de projetos, metodologias e ferramentas. É capaz de avaliar riscos, gerenciar equipes muiltifuncionais, garantindo cumprimento das tarefas no tempo e orçamento, motivação do time e transferêcia de conhecimento. > Possui conhecimento para analisar as questões ambientais/sociais sob os aspectos econômicofinanceiros, mensurando os impactos para o negócio. 3. Marketing e Inovação > Conhece os conceitos básicos de marketing (4P, Brand Diamond, 5C s, posicionamento, segmentação, mercado-alvo) e a aplicação desses conceitos nas marcas, gerando inovações alinhadas aos conceitos de sustentabilidade. Conhece processos de inovação, seus drivers, fóruns e processos; sabe considerar as necessidades de consumidores, contribuindo assim para a criação de uma vantagem competitiva para a Danone. > É capaz de usar técnicas de criatividade: liderar brainstorming, sessões de resolução de problemas e gerar ideias fora da caixa. 4. Operações > Conhece as principais etapas da operação do negócio, desde compra de insumos à fabricação do produto até a entrega no cliente (funções SSD, S. Chain, Manufatura, Vendas). Entende e interpreta os principais indicadores de operações.
ECONÔMICAS
1 Estratégias de negócios Descrição geral: > Conhece o ambiente de negócio, as interações com a economia, sociedade, ambiente e concorrentes, indicadores de desempenho, estratégias de negócios. Compreende a organização geral do Grupo (funções, contexto, desafios internos e externos) e conhece as políticas e diretrizes da Danone. SABER > Conhece a missão e a visão da Danone; compreende as políticas, a estrutura, os produtos e negócios e funções da companhia; conhece os indicadores básicos do negócio (CANN, ROP, participação do mercado, volume); conhece as interações economia-empresa-sociedade. APLICAR > Conhece e interpreta os indicadores da companhia e faz correlações com suas atividades do dia a dia e o desempenho do negócio; é capaz de propor alterações na sua rotina e nos seus objetivos de forma a estarem alinhados com os objetivos da organização; compreende o impacto do seu trabalho nos resultados do negócio. APRIMORAR > Aporta conhecimento transversal, experiência, melhores práticas para a organização. É confiável como parceiro de negócio e envolvido nas decisões do negócio. > Possui visão global e integrada das atividades organizacionais entendendo necessidades do negócio, de forma a definir a informação necessária e a metodologia apropriada para geração de resultado efetivo. INOVAR > É procurado como valioso parceiro de negócios por seu profundo conhecimento interfuncional e do ambiente interno e de parceiros externos. Antecipa tendências e provê o negócio com sua visão de longo prazo, participando ativamente. Desenvolve rede de relacionamentos externa alinhada com as estratégias de geração de valor de longo prazo da organização.
2 Gestão e avaliação de projetos Descrição geral: > Possui conhecimento de gestão de projetos, metodologias e ferramentas. É capaz de avaliar riscos, gerenciar equipes muiltifuncionais, garantindo cumprimento das tarefas no tempo e orçamento, motivação do time e transferência de conhecimento. Possui conhecimento para analisar as questões ambientais/sociais sob os aspectos econômico-financeiros, mensurando os impactos para o negócio. SABER > conhece os princípios-chave de gestão de projetos; trabalha como um membro da equipe; > controla o tempo despendido em projetos por meio de ferramentas. > tem conhecimento dos principais indicadores econômicos e financeiros para projetos bem como sua aplicação. APLICAR > lidera alguns projetos. conhece e é capaz de desempenhar gerenciamento de custos, de escopo, de tempo, de comunicação, de pessoas, de aquisição e de riscos em projetos; é treinado em metodologias e ferramentas de projetos e aplica em todos os seus projetos. estrutura, critica e complementa análises de viabilidade de projetos com foco em projetos sociais e ambientais visando oportunidades de melhorias. APRIMORAR > lidera projetos-chave, negocia e soluciona conflitos. É reconhecido como líder sênior de projetos relacionados a sustentabilidade, entregando projetos desafiadores e de sucesso. > entende a relação dos indicadores de projeto com os demais indicadores da companhia. tem habilidade nas metodologias de custeio e análise de investimentos. INOVAR > Apoia e é um facilitador para os demais líderes do projeto, contribuindo para discussões e projetos-chave. > domina análise de viabilidade financeira focada em projetos sociais e ambientais. É capaz de justificar de forma estruturada os retornos sociais, ambientais e de imagem para a empresa versus os investimentos financeiros no projeto.
3 Marketing e Inovação Descrição geral: > Conhece os conceitos básicos de marketing (4P, Brand Diamont, 5C s, posicionamento, segmentação, mercadoalvo) e a aplicação desses conceitos nas marcas, gerando inovações alinhadas aos conceitos de sustentabilidade. Conhece processos de inovação, seus drivers, fóruns e processos; sabe considerar as necessidades de consumidores, contribuindo assim para a criação de uma vantagem competitiva para a Danone. É capaz de usar técnicas de criatividade: liderar brainstorming, sessões de resolução de problemas e gerar ideias fora da caixa. SABER > Possui conhecimento básico dos conceitos de marketing. Mantém uma mentalidade inovadora em seu campo de atividades. APLICAR > Possui conhecimento dos conceitos de marketing e aplicação nas marcas; tem conhecimento de ecodesign; é capaz de aplicar processos de inovação em produtos e processos sob circunstâncias normais; colhe novas inovações dentro e fora da Danone e as traz para o negócio. APRIMORAR > É capaz de aplicar os conceitos de marketing nas marcas, trazendo conceitos de inovação socioambiental e de comunicação eficiente em tópicos de sustentabilidade. Cria novos e originais processos dentro de seu campo de competência. INOVAR > Domina o tema o suficiente para trazer processos de inovação não só em produtos e processos, mas também em modelos de negócio. Cria inovações avançadas em seu campo de competência; prioriza e promove inovações baseadas em seu impacto futuro no negócio e posicionamento competitivo; assegura alinhamento entre inovação, sustentabilidade e necessidades do negócio
4 Operações Descrição geral: > conhece as principais etapas da operação do negócio, desde compra de insumos à fabricação do produto até a entrega no cliente (funções ssd, s. chain, manufatura, vendas). entende e interpreta os principais indicadores de operações. SABER > compreende de forma generalista a operação da danone, as funções envolvidas e objetivos das etapas de produção como um todo. APLICAR > compreende o papel de cada função de operações e como suas atividades impactam os resultados do negócio, visualizando como indicadores socioambientais podem ser inseridos ao longo desta cadeia. APRIMORAR > conhece as características das operações (ssd, supply chain, manufatura, vendas). É capaz de elaborar, em conjunto com as áreas envolvidas, planos de ação para otimização da operação e mitigação de impactos socioambientais. INOVAR > É reconhecido como importante parceiro para as áreas de operações e é envolvido nas decisões de negócio sendo referência nos temas socioambientais. É capaz de trazer inovações e identificar oportunidades na cadeia de operações dentro de seu campo de competência de forma pró-ativa.
Anotações
Anotações