Introdução O Programa Jogue Tênis nas Escolas foi implantado em 2008 no Brasil. Ele é Programa oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e supervisionado pela Federação Internacional de Tênis (ITF). É desenvolvido em mais de 80 países, auxiliando no desenvolvimento de tenistas como Roger Federer e Justine Henin. Sem dúvida, é uma grande ferramenta de massificação da modalidade no país.
Justificativa Não é novidade que o esporte estimula as crianças a adquirirem bons hábitos e valores. Além dos benefícios sociais, psicológicos e físicos, também oferece oportunidades efetivas de um desenvolvimento profissional. A combinação destes benefícios trará, sem dúvida alguma, um resultado positivo no que diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, além de gerar saúde, bem estar e uma melhor qualidade de vida aos praticantes. Com o compromisso em desenvolver as habilidades motoras básicas no período formativo das crianças, a modalidade desenvolve a habilidade rebater, pouco explorada nas aulas de Educação Física, além de muitas outras em separado e combinadas. Para esta prática não ser interrompida, criamos mecanismos de evolução contínua para essas crianças ou adolescentes.
Objetivos do Programa Fomentar a prática do tênis entre as crianças no contexto escolar Capacitar professores de Ed. Física para usar o tênis como ferramenta educativa Envolver a família no lazer saudável e sustentável Encaminhar crianças com desenvolvimento acima da curva para centros de excelência
Transição dos espaços adaptados para as academias, clubes ou quadras particulares vinculadas ao Programa. Ponto-chave
Considerações gerais Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos (Ensinos Fundamentais 1 e 2); Locais de implantação: escolas particulares e públicas, agremiações e equipamentos públicos.
Exigências básicas Professores vinculados ao CREF; Professores aprovados no Curso de Capacitação Módulo A, Módulo Escolar, Nível 1 da antiga gestão da CBT ou curso específico do projeto; Utilização de materiais e metodologia sugeridos pela ITF; Escola de tênis (clubes, academias e demais equipamentos) próxima ao local onde o Programa está sendo desenvolvido, para a transição das crianças que se interessem em dar continuidade na modalidade em local específico (células receptoras).
Células receptoras Academia ou Clubes próximos a escolas que atendam as mesmas exigências da fase anterior. Estes locais receberão os alunos provenientes dos projetos da região, devendo as mesmas estar abertas a visitas de membros da CBT e possível encaminhamento de um potencial talento para centros de treinamentos. Informamos que as próprias células receptoras poderão ser um centro de treinamento da CBT.
Alunos na Fase 2 (célula receptora) IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS Eventos recreativos Eventos competitivos Alunos na Fase 1 (escola) Centros de Formação e Treinamento
Metodologia O Programa utiliza-se da metodologia Play and Stay, desenvolvida pela Federação Internacional de Tênis (ITF), que enfatiza o início do aprendizado pelo Mini-Tênis. O Mini-Tênis é uma maneira ativa e divertida de iniciar não só crianças de pouca idade, mas também os adultos. Utilizando uma superfície de jogo de dimensões reduzidas, bolas mais lentas que as usadas pelos profissionais e raquetes mais fáceis de manipular, os alunos têm a possibilidade de aprender brincando e praticar desde o primeiro momento uma atividade que tem todas as características do jogo de tênis.
Bolas e raquetes do Play and Stay Vermelha Ideal para Mini-Tênis! Quadra de 12 m/ 36 ft Laranja - 50% mais lenta e ideal para iniciantes de qualquer idade Quadra de 18 m/ 60 ft Verde - 25% mais lenta e ideal para o iniciante em quadra normal
Capacitação de professores O Programa oferece, através do Departamento de Capacitação da CBT/ CORREIOS, cursos Módulo Escolar, para todos os estados do Brasil. Também são Realizadas Jornadas de Capacitação de professores que já estão desenvolvendo atividades nas escolas sem custo aos professores.
Professores de Ed. Física no PJTE Consciente da importância do profissional de Educação Física no universo da modalidade Tênis de Campo, o Programa foi encontrar esse professor para disseminar a modalidade no ambiente escolar e mostrar que sua participação é de suma importância para o êxito do Programa. Com isso foram e serão descobertos professores de base comprometidos com a excelência.
PJTE em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ed. Física O Programa atua nos cursos de Graduação, capacitando estudantes do Bacharelado em Educação física, assim como em curso de Pós-Graduação em Tênis de Campo, ministrando módulos de Tênis Escolar e Mini Tênis. Algumas faculdades de Educação Física já estão realizando essa parceria e oferecendo certificação específica do Programa para seus alunos, fazendo com que cada vez mais o mercado da formação de base da modalidade, seja atendido por profissionais especializados nesse segmento.
CENÁRIO ATUAL BRASILEIRO UNIÃO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NA CIDADE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO DE EVENTOS : FESTIVAIS, TORNEIOS E JORNADA DE CAPACITAÇÃO EXPANSÃO PARA ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E REDES DE ENSINO
MINI-TÊNIS NA QUADRA POLIESPORTIVA Capacidade para 25 alunos com bolas vermelhas e 12 com bolas laranjas; Utilização das linhas das outras modalidades e marcadores de solo para a delimitação das mini quadras; Utilização do poste e linhas de vôlei com auxílio de marcadores de solo na fase laranja; Cuidado com a segurança dos praticantes.
Benefícios Influências do Tênis nas habilidades: Cognitivas: percepção visual, tempo antecipatório, concentração, foco, tomada de decisão, solucionar problemas, visualização, habilidade matemática, raciocínio, etc... Afetivas: disciplina, pensamento positivo, fair play, controle emocional, auto confiança, autonomia, respeito ao próximo, paciência, etc... Motoras: desenvolvimento das habilidades motoras básicas melhorando o tempo de reação, equilíbrio, coordenação geral e óculo manual, noção espaço tempo, ritmo, etc...
Socialização e interdisciplinaridade Desenvolvimento das aulas em grupos Jogos de cooperação e oposição Envolvimento com outras modalidades esportivas e com outras áreas educacionais.
Eventos escolares com raquete e bola Festivais Torneios em grupos (dupla ou múltipla eliminatória) Jogos em grupo (elevador) Festas temáticas (barraca do tênis na festa Junina) Dia do Esporte (interdisciplinaridade) Olimpíadas Escolares Dia da Família e pais e filhos Acampamentos com atividades esportivas Participação em eventos com profissionais
Envolvimento com a família Apresentação do Programa antes do início do curso para fundamentar a proposta e dar garantia de continuidade extra-muro; Convite aos pais para assistir algumas aulas; Eventos internos e externos interescolares com atividades paralelas para os acompanhantes; Transmissão de vídeos das aulas e eventos; Preleção para os pais sobre autonomia no esporte.
Divulgação nas redes sociais
Links de matérias do PJTE/CBT Vídeo dos 10 passos de implatação do Tênis adaptado a Ed. Fís. Projeto Transforma Rio 2016: https://www.youtube.com/watch?v=ynysh-gmtsk&feature=youtu.be Núcleo Fortaleza matéria do globo esportes local: http://globotv.globo.com/ /projeto-quer-levar-teni /4259799/ Parceria com o projeto Transforma Rio 2016, legado Olímpico e paralímpico no Jornal das 10 da Globo news: http://globotv.globo.com/ /projeto-apresenta-espor /4383723/ Programa de massificação no site Tênis Brasil: https://youtu.be/8k4m5zppmw0 Divulgação de ação com o PRODHE no CEPEUSP http://educandopeloesporte.blogspot.com.br/2015/07/clinica-tenis-emqualquer-lugar.html#.vdz4qljvhvj Video de festival interescolar na cidade de São Paulo-SP: http://www.viewfilmagens.com.br/05/2014/programa-tenis-nas-escolas/
Parceria com o sistema CREF/CONFEF
Supervisão Nacional Prof. Especialista Airton Santos Contatos E-mails: airton.santos@cbtenis.com.br Tels.: (11) 2039 1700 / 99212-2058 Programa Jogue Tênis nas Escolas