OBESIDADE
O que é obesidade? O termo obesidade tem origem no latim obesitas, que significa corpulento. Alguns estudiosos chamam de obesite, por se tratar de um processo inflamatório. É considerada uma doença crônica na qual se verifica acúmulo de gordura em excesso no organismo, o que leva ao aumento dos problemas de saúde, inclusive podendo levar à morte.
Os dados são alarmantes!!! A obesidade é considerada um problema de saúde pública mundial. Estima-se que cerca de 2,1 bilhões de pessoas no mundo hoje estejam obesas ou com sobrepeso, o que representa quase 30% da população global. De 1980 a 2013, obesidade e sobrepeso, em conjunto, aumentaram 27,5% entre os adultos e 47,1% entre as crianças. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, mais de 50% da população se encontra com sobrepeso ou obesidade.
Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m 2, valor obtido dividindo o peso pelo quadrado da altura. Classificação:
Causas Um indivíduo torna-se obeso quando ingere mais energia através dos alimentos do que gasta na sua rotina de exercícios diária (caminhando, subindo escada, afazeres domésticos, etc). Prática insuficiente ou ausente (sedentarismo) de exercícios físicos. Essa baixa mobilidade acaba por causar um balanço energético positivo, que causa acúmulo de gordura, principal reserva energética do nosso corpo.
Como prevenir? A principal forma de prevenção contra a obesidade ainda é a conscientização sobre a importância de realizar atividades físicas periódicas e ter uma alimentação adequada às suas necessidades e saudável. Um estilo de vida sedentário, refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar contribuem para o aumento do número de pessoas obesas, em qualquer faixa etária, inclusive em crianças.
Estratégias de tratamento MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA - Dieta balanceada e individualizada; - Exercícios físicos regulares; - Terapia nutricional comportamental; Estratégias base Estratégias promissoras - Suplementos nutricionais (prontos ou manipulados); - Fitoterápicos (ervas e fórmulas manipuladas).
Que tal um chá? Chá termogênico 1 1 fatia de abacaxi (Ananas comosus) (fruto); 3 fatias finas de gengibre (Zingiber officinale) (rizoma); 2 colheres de sopa de casca de romã (Punica granatum) (casca); 1 litro de água. Modo de fazer: Colocar em água fria o abacaxi, o gengibre e a romã. Levar ao fogo. Quando levantar fervura (100 C) esperar 5 minutos, desligar e abafar por 10 minutos. Consumir uma xícara de chá (200ml) nos intervalos das refeições, até 5 vezes por dia. Chá termogênico 2 1 colher de sopa de chá verde (Camellia sinensis) (folha); 1 colher de sopa de erva-doce (Pinpinella anisum) (semente); 1 litro de água. Modo de fazer: Ferver 1 litro de água e desligar. Quando a água esfriar um pouco, adicionar as ervas, abafar por 10 minutos. Consumir 1 xícara (200ml). IMPORTANTE: o chá é um bom aliado na perda de peso e retenção de líquido pelo corpo, assim como para saúde geral, porém não substitui o tratamento e acompanhamento nutricional adequado. Procure um nutricionista de sua confiança e faça uma avaliação!
Um pouco sobre a autora Olá! Sou Ana Paula Melo, nutricionista com anos de experiência na prática clínica. Atendo todas as fases da vida, da gestação ao envelhecimento. Sou especialista em suplementação nutricional clínica e esportiva, e também em Fitoterapia, trabalhando com plantas medicinais e fórmulas fitoterápicas padronizadas em prol da saúde e qualidade de vida das pessoas. De todas as demandas encontradas no consultório, a mais frequente continua sendo a perda de peso. Já acompanhei muitos pacientes, inclusive crianças, com graus variados de excesso de peso. Por esse motivo, me atualizei em estratégias avançadas de emagrecimento. Fiz mestrado em Saúde Humana, e estudei a fundo a educação nutricional, buscando ferramentas que efetivamente possam transformar a forma de pensar a alimentação das pessoas, formas de conscientiza-las a respeito. Estratégias que possam mais que sensibilizar, conscientizar as pessoas para a adoção de bons hábitos alimentares. O comportamento alimentar é multifatorial, porém é sabido que uma pessoa ansiosa e desmotivada tem poucas chances de conseguir se reeducar se não for trabalhado o aspecto emocional. Dessa forma, trabalho com todas as estratégias necessárias para alcançar os objetivos traçados. Além do trabalho nutricional individual completo, faço prescrição de suplementos e/ou fitoterápicos sempre que necessário, e trabalho com ferramentas motivacionais e comportamentais, construindo passo a passo, um novo hábito alimentar com o paciente, adequado às suas necessidades, em busca de um melhor estilo de vida. Se algo te incomoda, por que não mudas? Como diria Pablo Neruda, Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. Então se algo te incomoda hoje, muda o quanto antes! Não fique parado! A mudança não é fácil, mas é possível. Se precisar de ajuda nessa caminhada, me procure. Estarei pronta para ajudar, não como a policial nutricionista, e sim como alguém que quer te ajudar nos tropeços e comemorar contigo as conquistas.