PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS"

Transcrição

1 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto no regulamento do concurso, art. 52 da Lei nº 8.666/93. Concurso público que seleciona novos servidores não corresponde a essa modalidade da lei de licitações. QUANDO REALIZAR:... Realizar a licitação na modalidade concurso é ato discricionário, art. 13, 1º da Lei Quando licitar for possível, o art. 13, 3º aduz que preferencialmente deve ser na modalidade concurso. 3o A empresa de prestação de serviços técnicos especializados que apresente relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório ou como elemento de justificação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, ficará obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato. É a única modalidade que admite não servidores na comissão, art. 51, 5º: 5º No caso de concurso, o julgamento será feito por uma comissão especial integrada por pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria em exame, servidores públicos ou não. Art. 52, 2º: Em se tratando de projeto, o vencedor deverá autorizar a Administração a executá-lo quando julgar conveniente. O poder público nunca está em mora neste caso. Art A Administração só poderá contratar, pagar, premiar ou receber projeto ou serviço técnico especializado desde que o autor ceda os direitos patrimoniais a ele relativos e a Administração possa utilizá-lo de acordo com o previsto no regulamento de concurso ou no ajuste para sua elaboração. Parágrafo único. Quando o projeto referir-se a obra imaterial de caráter tecnológico, insuscetível de privilégio, a cessão dos direitos incluirá o fornecimento de todos os dados, documentos e elementos de informação pertinentes à tecnologia de concepção, desenvolvimento, fixação em suporte físico de qualquer natureza e aplicação da obra.

2 2 DIREITO ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO - art. 43 da Lei 8.666/93: LEILÃO Art. 22, 5º da Lei 8.666/93. QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer interessado. Art. 53, 4º - edital do leilão. QUANDO REALIZAR: assuntos compatíveis com a modalidade: antigos. a) Alienação de bens móveis inservíveis. Ex: computadores defasados, veículos b) Bens móveis, conforme previsto no art. 17 6º: Para a venda de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia não superior ao limite previsto no art. 23, inciso II, alínea "b" desta Lei, a Administração poderá permitir o leilão. ( ,00). c) Produtos (legalmente) apreendidos. São os produtos provenientes do descaminho. penhor). d) Produtos penhorados o termo correto seria produtos empenhados (no e) Art. 19 da Lei 8.666/93 alienação de bens imóveis públicos. Como regra, exige licitação na modalidade concorrência, mas os adquiridos por dação em pagamento ou procedimentos judiciais admitem a licitação na modalidade leilão. Procedimento da alienação de bens imóveis públicos do art. 19 Ritual simplificado de alienação: 1º) 2º) 3º) 4º)

3 DIREITO ADMINISTRATIVO Lei 9.074/95, art. 27 e 29 Casos em que também se admite a escolha entre concorrência e leilão. PROCEDIMENTOS: Art. 43 c/c art. 53 da Lei 8.666/93: PREGÃO Lei /02. No âmbito federal, Decretos: 5.450/05; 3.555/00; 5.504/05. QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer interessado, desde que se habilite nos termos do art. 14 do Dec. 5450/05. QUANDO REALIZAR:... PROCEDIMENTO: Art. 4º da Lei /02. A modalidade licitatória pregão pode ocorrer na forma presencial ou eletrônica. Segundo o Dec /05, a preferência é pela forma eletrônica. Para exemplificar, procedimento na forma presencial: Começa pela confecção de um edital e sua publicação no diário oficial, na forma de um aviso que deve ser feito com antecedência mínima de 8 dias úteis em relação a data marcada para a entrega das propostas, art. 4º, V da Lei /02. Os licitantes não terão a obrigação de se habilitar, pois isto só ocorrerá ao final, em relação ao vencedor. As propostas serão entregues em envelopes fechados como na concorrência. A abertura dos envelopes definirá o menor preço e estarão classificados para a final todos os que apresentaram propostas no máximo 10% superiores em termos de valor. Se não for possível identificar três classificados para a final, serão selecionadas as três melhores propostas com base no critério menor preço. No momento seguinte, os classificados irão apregoar novas propostas, até a consolidação do menor preço. Art. 4º, XVII da Lei /02 leiloeiro pode tentar reduzir a proposta.

4 4 DIREITO ADMINISTRATIVO Administração pode chamar o segundo colocado pela proposta do primeiro colocado?... O vencedor deverá apresentar os documentos para a habilitação, se isso não ocorrer, é possível convidar o segundo colocado com base na sua própria proposta e assim sucessivamente. Depois, adjudica-se o objeto da licitação ao licitante vencedor e homologa-se a licitação. Art. 4º, XXI e XXVII da Lei /02. OBRIGATORIEDADE DO CONTRATO:... Quando contrato não for obrigatório é possível substituí-lo por: a) carta-contrato b) ordem de empenho c) ordem de execução d) autorização de compra e) contrato verbal, art. 60, parágrafo único. O contrato administrativo é sempre marcado por duas características: a) b) Se o poder público é uma das partes, mas não se nota a presença de cláusulas exorbitantes, não é contrato administrativo, mas contrato da administração. Exemplo de contrato da administração: abertura de conta no Banco do Brasil, na CEF (assina contrato com o poder público, mas sem cláusulas exorbitantes). persona. Os contratos administrativos são onerosos, comutativos, sinalagmáticos e intuito Os princípios da boa-fé objetiva, da liberdade contratual e da função social do contrato estão presentes nos contratos administrativos? Sim, todos estão presentes, embora o princípio da liberdade contratual esteja de forma mitigada. Art. 54 da Lei 8.666/93. Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

5 DIREITO ADMINISTRATIVO Exemplo de cláusulas exorbitantes: art. 58 e art. 78, XIV e XV da Lei 8.666/93. Art. 58, I o poder público pode unilateralmente ampliar ou reduzir o objeto do contrato sem a prévia concordância do contratado. O poder público pode unilateralmente alterar as cláusulas econômicofinanceiras de um contrato administrativo sem a prévia concordância do contratado? Não, art. 58, 1º. FATO DA ADMISTRAÇÃO:... Revisão é exemplo de cláusula exorbitante. Imprevisão é caso de revisão. Previsão é caso de reajuste. Art. 65, 1º da Lei 8.666/93 Na revisão, dependendo do objeto do contrato, a variação pode ser de 25 a 50% no valor final. O fato do príncipe também poderá determinar a revisão das cláusulas econômico-financeiras na medida em que representa um ato praticado pela administração com repercussão indireta na relação contratual, o que a desequilibra e impõem a revisão, art. 65, 5º da Lei Exemplos de cláusulas exorbitantes: 5 Processo licitatório é revogado. Contrato administrativo é rescinde. Na hipótese de conveniência e oportunidade o contrato de permissão é revogado e o contrato de concessão é encampado. O contrato administrativo pode decorrer e resultar de circunstâncias que tornem dispensável ou inexigível a licitação.

6 DIREITO ADMINISTRATIVO Licitação dispensável art. 24 da Lei 8.666/93. Essas dispensas exigem motivação, como regra geral, salvo para os dois primeiros incisos, conforme o previsto no art. 26. Licitação inexigível art. 25 da Lei 8.666/93 esse artigo é exemplificativo. II - Serviços de publicidade e divulgação não admitem o argumento da inexigibilidade. III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. 6

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS (CONTINUAÇÃO) Tomada de Preços (artigo 22, 2º da lei n. 8666/1993) 1 : não se permite a presença de qualquer interessado. A rigor, existem dois grupos possíveis. Quem pode participar?

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

LICITAÇÕES (Lei 8.666/93 e Lei 10520/02 - Lei do Pregão ) Conceito: Procedimento administrativo prévio a todos os contratos da Administração Pública.

LICITAÇÕES (Lei 8.666/93 e Lei 10520/02 - Lei do Pregão ) Conceito: Procedimento administrativo prévio a todos os contratos da Administração Pública. 1 LICITAÇÕES (Lei 8.666/93 e Lei 10520/02 - Lei do Pregão ) Conceito: Procedimento administrativo prévio a todos os contratos da Administração Pública. Objetivo: Visa buscar a proposta mais vantajosa ao

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Em relação aos tipos de licitação, a lei n. 8987/1995, art. 15 apresenta os demais: Art. 15. No julgamento da licitação será considerado um dos seguintes critérios:

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016

EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016 EDITAL PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO 0003/2016 CARTA CONVITE Nº 001/2016 TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL MARCELO ALVES DE FREITAS, diretor executivo do INSTITUTO DE PREV DOS SERVIDORES DO MUNICIPIO

Leia mais

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ-SICEPOT/PR COMPARAÇÃO ENTRE AS LEIS DE LICITAÇÕES LEI nº 8.666/93 (Licitações) LEI nº 10.520/02 (Pregão) LEI nº 1461/12 (RDC) AUTORIA: Engenheiro

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Tribunal de Contas de Mato Grosso TCE/MT Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) Planejamento de obras e sustentabilidade

Leia mais

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO AULA 10 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais, somente será

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

Diário Oficial. Índice do diário Licitações. Contas Públicas. Prefeitura Municipal de Mundo Novo

Diário Oficial. Índice do diário Licitações. Contas Públicas. Prefeitura Municipal de Mundo Novo Diário Oficial Ano: Edição: 133 Páginas: 6 Índice do diário Licitações Pregão Presencial - N 04/201 RESULTADO Pregão Presencial - N 04/201 ADJUDICAÇÃO RP. Pregão Presencial - N 04/201 HOMOLOGAÇÃO Pregão

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Licitação Obrigatoriedade de Publicação em casos de Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Licitação Obrigatoriedade de Publicação em casos de Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16 Dispensa e Inexigibilidade 22/02/16 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Empresa Publicas x Empresas Privadas... 5 3.2

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE 21-6-1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) Alegações finais em processo penal Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusação e da defesa e praticadas

Leia mais

Sabesp. Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP

Sabesp. Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP Sabesp Regulamento Interno de Licitações e Contratos da SABESP 1 AMBIENTE DE LICITAÇÕES DA SABESP 2 Ambiente de Licitações da Sabesp Valores Contratados 2014 a 2016 TOTAL 2.488.682.736,04 2.443.321.671,96

Leia mais

Experiência com o RDC

Experiência com o RDC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES - DPL Av. Desembargador Vitor Lima nº 222, 5º andar Florianópolis SC CEP 88040-400 Telefones: (48)

Leia mais

Audiência Pública Lei 8.666/93

Audiência Pública Lei 8.666/93 Audiência Pública Lei 8.666/93 Art. 39. Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art.

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO

ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO ANEXO I MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA URTIGA-RS, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob nº 90.483.082/0001-65, com sede na Avenida Professor Zeferino, n.

Leia mais

ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Araçás Praça da Matriz, n. 160 Centro CEP: Tel.: (75) Araçás - BA

ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Araçás Praça da Matriz, n. 160 Centro CEP: Tel.: (75) Araçás - BA RESULTADO DO JULGAMENTO PREGÃO PRESENCIAL N 020/2017 O Pregoeiro torna público o resultado do julgamento referente à Licitação: Processo Administrativo nº 067/2017. Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL N 020/2017.

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aplicabilidade da Lei 8.666/93 nos Estados e Municípios* Cleide Calgaro ** SUMÁRIO: Introdução; 1- Características gerais da lei das licitações; 1.1 Conceito sobre a lei; 1.2 Princípios

Leia mais

Licitação da Solução de Registro Eletrônico em Saúde. Paulo Cesar de Araújo Gerente

Licitação da Solução de Registro Eletrônico em Saúde. Paulo Cesar de Araújo Gerente Paulo Cesar de Araújo Gerente SRES Constituída dos seguintes serviços: 1. Disponibilização do Software RES 2. Serviços de Integração com a Base Única 3. Serviços de Manutenção Evolutiva 4. Serviços de

Leia mais

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES Susana Filgueiras Brasília, 10 de setembro de 2012 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº12.462, de 5 de agosto de 2011. Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011. Lei nº 12.688,

Leia mais

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Objetivo e Público Tem como objetivo preparar todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, Órgãos Públicos e Autarquias, familiarizando-os

Leia mais

Noções sobre Licitação Conceitos

Noções sobre Licitação Conceitos Noções sobre Licitação Conceitos Fonte de Receita Empenho Nota de Empenho Liquidação de Despesa Ordenador de Despesa Licitação Edital Convite Tomada de Preços Concorrência Dispensa Inexigibilidade Pregão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO CAMPO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO CAMPO ESTADO DA BAHIA ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2016 O Pregoeiro Municipal torna público, nos termos da Lei nº 10.520/2002 e Lei nº 8.666/93, a ADJUDICAÇÃO do Pregão Presencial nº 035/2016 realizado no dia 18/08/2016,

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLIM DE MOURA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES

ESTADO DE RONDÔNIA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLIM DE MOURA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES MINUTA DE EDITAL DE DISPENSA Nº 87/2014 PROCESSO N.º 7853/2014 Artigo 24, Inciso II da Lei 8.666/93 Data limite para entrega da proposta: dia 16/07/2014 às 09:00min 1 - PREÂMBULO 1.1 - O Município de Rolim

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Brasília, 26 de outubro de 211 Unidade de Políticas Públicas Nota Técnica 05/2011 1 Nota Técnica UPP 05/2011 Regime Diferenciado de Contratações Públicas

Leia mais

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DA LICITAÇÃO

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DA LICITAÇÃO TERMO DE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DA LICITAÇÃO Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal. No uso das atribuições de meu cargo, venho respeitosamente requerer que Vossa Excelência autorize a abertura de procedimento

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002.

CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002. CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002. CONSOLIDAÇÃO ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 02 E TRAZ NOVAS DIRETRIZES PARA AS CONTRATAÇÕES DE PESSOAL PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Equilíbrio Econômico-Financeiro Definição manutenção da relação estabelecida inicialmente pelas partes contratantes que deverá

Leia mais

PREGÃO SESC/AN Nº 16/0009 PG

PREGÃO SESC/AN Nº 16/0009 PG PREGÃO SESC/AN Nº 16/0009 PG ANEXO III MINUTA DE TERMO DE REGISTRO DE PREÇO Aos... dias do mês de... de..., na sede da Administração Nacional do SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Sesc, localizado na Avenida Ayrton

Leia mais

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS NESTE VEICULO PODEM SER LIDOS TODOS OS ATOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE Mata Grande-AL ANO IX EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE CONFORME MP NO- 2.200-2 DE 24/08/2001, QUE INSTITUI A INFRAESTRUTURA

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

Licitação Pública. César Antônio Puperi OAB/RS Nº

Licitação Pública. César Antônio Puperi OAB/RS Nº Licitação Pública César Antônio Puperi OAB/RS Nº 21.810 Art. 37. CRFB XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 2.232, de 20 de outubro de 2011 Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município de Carmo da Cachoeira-MG, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por seus

Leia mais

EDITAL LEILÃO N.º 001/2.014

EDITAL LEILÃO N.º 001/2.014 EDITAL LEILÃO N.º 001/2.014 A Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande - AMVALE fará realizar licitação, sob a modalidade de LEILÃO, regida pela Lei Federal n.º 8.666/93, pelo maior

Leia mais

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS NESTE VEICULO PODEM SER LIDOS TODOS OS ATOS OFICIAIS DO PREFEITURA DE Remanso-BA ANO VII EDIÇÃO 180 DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE CONFORME MP NO- 2.200-2 DE 24/08/2001, QUE INSTITUI A INFRAESTRUTURA

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA 1 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 004/2011 O Município de Vitória da Conquista Bahia, doravante denominado neste edital, por meio do Secretário Municipal de Administração, torna público, para conhecimento

Leia mais

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO Processo nº SAAE-9/2015-010 Pregão nº 010/2015/SRP Objeto: Registro de preços para futura eventual aquisição de grupos geradores para uso nas unidades operacionais

Leia mais

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL

Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL Concorrência nº 002/2011 EDITAL DE CONTRATAÇÃO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICO-OPERACIONAL A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS, de acordo com a Lei 10.264 de 16 de julho de 2001 Lei Agnelo/Piva, regulamentada

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões

AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões 121. (CESPE/EMBASA/2010) É inexigível a licitação no caso de contratação de profissional do setor artístico, desde que devidamente consagrado

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito José Cretella Jr. Ramo do Direito Público Interno que regula a atividade das pessoas jurídicas públicas e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas.

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Do Sr. Major Fábio) Altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas gerais para licitações e contratos da Administração Pública. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento

PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento Primeira edição válida a partir de: / / www.ibraop.org.br

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

RODADA DE QUESTÕES.CESPE. TEMAS: Serviços Públicos, Licitações e Contratos Administrativos

RODADA DE QUESTÕES.CESPE. TEMAS: Serviços Públicos, Licitações e Contratos Administrativos RODADA DE QUESTÕES.CESPE TEMAS: Serviços Públicos, Licitações e Contratos Administrativos SERVIÇOS PÚBLICOS 1.(UnB-CESPE/DPE-ES/Defensor/2009) Quanto aos serviços públicos e à administração pública, julgue

Leia mais

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I - Gabarito - Testes - Direit... Página 1 de 11 DN DireitoNet Testes Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Você acertou 0

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

Nº 08, Santa Clara do Sul/RS, sexta-feira, dia 15 de setembro de Extrato de Contratos Página 1 Editais de Licitação Página 3 Leis Página 4

Nº 08, Santa Clara do Sul/RS, sexta-feira, dia 15 de setembro de Extrato de Contratos Página 1 Editais de Licitação Página 3 Leis Página 4 Diário Oficial Eletrônico Diário Oficial Eletrônico do Município de Santa Clara do Sul Nº 08-15/09/2017 de Santa Clara do Sul Nº 08, Santa Clara do Sul/RS, sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017 Sumário

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

Nº 15, Santa Clara do Sul/RS, quarta-feira, dia 27 de setembro de DECRETOS Página 1 LICITAÇÕES Página 4 LEIS Página 5 PORTARIAS Página 6

Nº 15, Santa Clara do Sul/RS, quarta-feira, dia 27 de setembro de DECRETOS Página 1 LICITAÇÕES Página 4 LEIS Página 5 PORTARIAS Página 6 Diário Oficial Eletrônico Diário Oficial Eletrônico do Município de Santa Clara do Sul Nº 15-27/09/2017 de Santa Clara do Sul Nº 15, Santa Clara do Sul/RS, quarta-feira, dia 27 de setembro de 2017 Sumário

Leia mais

DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN

DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN Processo: Pregão Presencial CFN nº 2/2010. Recorrentes: R & Z Informática Ltda EPP e Instituto de Estudos e Pesquisas e Desenvolvimento Municipal IEPDM. Assunto: Contratação

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC)

Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC) Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC) Equipe: Márcia Silvestre* Valéria Bruno Fátima Gradiz E-mail: spdc@ndc.uff.br *Bibliotecária/Chefe da SPDC A compra de bibliografia básica e bibliografia

Leia mais

PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO PINTURA EXTERNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERRA BOA

PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO PINTURA EXTERNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERRA BOA PROCESSO Nº. 001/2014 PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO PINTURA EXTERNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERRA BOA O Processo em epígrafe contém 08 folhas, numeradas e rubricadas pelo

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento - Curso Básico - Poderes Administrativos; - Administração Pública; - Atos Administrativos; - Lei nº 9.784/1999 - Regras Gerais dos Processos Administrativos; - Licitações; - Contratos Administrativos;

Leia mais

Categorias/ Questões. Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana 1 UNIDADE I

Categorias/ Questões. Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana 1 UNIDADE I PLANO DE CURSO DISCIPLINA: AGENTES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (CÓD. ENEX 60124) ETAPA: 5ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes 1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo XIX - 13 de outubro 1) Objeto da licitação 1.1)Obras e serviços (artigo 7º/8º) 1.2) Serviços técnicos profissionais

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016 Dispõe sobre os prazos e demais regras técnicas relativas à alimentação do Sistema de Licitações e Contratos LicitaCon pelos órgãos e entidades jurisdicionados do Tribunal

Leia mais

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii Nota, xi Nota à 9a edição, xiii 1 Direito Administrativo, 1 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo, 1 1.2 Ramo do direito público, 3 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo,

Leia mais