Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?"

Transcrição

1 Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. 2. Transferência de domínio de bens a terceiros: 3. Na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, a licitação será: 4. Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 5. Nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia a licitação será: 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? 7. Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

2 8. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto: 9. Procedimento administrativo formal pelo qual o poder público adquire bens e serviços: 10. O sistema de registro de preços será feita por qual modadlidade? 11. Para a contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação a licitação será: 12. Qual o princípio que afasta o subjetivismo, busca o critério técnico e impessoal para escolher a proposta mais vantajosa? 13. Tipo de licitação para contratar bens e serviços de informática considerados não comuns, orçados em R$ ,00 (seiscentos e sessenta e nove mil reais) em conformidade com a Lei nº 8.666/1993: 14. Qual a modalidade para compras acima d e R$ ,00 (seiscentos e cinquenta mil reais)? 15. Conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira Perfeitode Normas Técnicas ABNT: 16. Qual a modalidade para obras e serviços de Engenharia até ? 17. Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem a licitação será:

3 18. Toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente é conhecido por : 19. Para realizar obras e serviços de engenharia por meio de licitação dispensável, qual o valor. 20. Modalidade de licitação em que a ampla publicidade e universalidade são consideradas como suas características intrínsecas: 21. Qual o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento para o convite? 22. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional a licitação será: 23. Qual o princípio que torna a competição interessante e com o maior número de participantes? 24. Conforme a lei nº de 1993, o sistema de controle originado no quadro geral de preços, quando possível, deverá ser: 25. Toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta é chamado de : 26. Qual a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação? 27. Número mínimo de convidados para a modalidade convite?

4 28. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias: 29. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade a licitação será : 30. Valor para a modalidade convite para obras e serviços de engenharia: 31. Quando se ajusta mão-de- obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais é chamado de: 32. Para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia a licitação será: 33. Qual alternativa legal, que possibilita maior eficiência na aquisição e gestão de materiais comuns no âmbito da Administração Pública: 34. Na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos a licitação será: 35. O projeto executivo é uma exigência de processos licitatórios que envolvam contratação de: 36. Na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido a licitação será:

5 37. Tipo de modalidade de licitação para a venda de produtos legalmente apreendidos : 38. Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas a licitação será: 39. Qual o prazo que a Administração Pública tem para confirmar ou revogaro processo licitatório? 40. Qual o nome do princípio que faz com que a Administração Pública atribua o objeto licitado ao vencedor? 41. Os registros cadastrais dos órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações deverão ser mantidos válidos por, no máximo, quanto tempo? 42. As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por qual departamento da Administração Pública? 43. Em qual tipo de licitação a classificação dos proponentes far-se- á de acordo com a média ponderada das valorizações das propostas técnicas e de preço, de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocatório? 44. Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento a licitação será: 45. Qual o prazo para o, o pagamento da parcela à vista em leilões internacionais?

6 46. No caso de empate entre duas ou mais propostas, e após obedecido o disposto no 2o do art. 3o da Lei 8666/93, a classificação se fará, obrigatoriamente, por qual processo em ato público para o qual todos os licitantes serão convocados, vedado qualquer outro processo? 47. Quando ou em qual etapa os serviços de contabilidade comunicarão, aos órgãos incumbidos da arrecadação e fiscalização de tributos da União, Estado ou Município, as características e os valores pagos? 48. Para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto a licitação será: 49. Qual a validade do registro no sistema de registro de preços será regulamentado por decreto:

7 Desafio: Licitação (Respostas) 1. Leilão (Art. 22-5º) 2. Alienação (Art. 6º - IV) 3. Dispensável ( Art. 24 XXXIII) 4. Tomada de preço ( Art. 22-2o ) 5. Dispensável 6. Maior lance ou oferta (Art. 45-1º - V) 7. Convite (art. 22-3o) 8. Concorrência (Art. 22- SS 1º) 9. Licitação (art. 2) 10. Concorrência (Art. 15-3o I) 11. Inexigível (art. 25 II) 12. Princípio do Julgamento Objetivo 13. Técnica e preço (art. 45 ss 4º) 14. Concorrência. (Art. 23 III- C) 15. Projeto executivo (Art. 6º X) 16. Convite (Art. 23- I A) 17. Dispensável ( Art III ) 18. Compra (art 6 - III) 19. Até 15 mil reais ou seja, 10% do valor do convite (Art. 24 I) 20. Concorrência (Publicidade: Art. 21 e Universalidade: art. 22, 1 º) 21. Cinco dias úteis (Art. 21-2o - IV ) 22. Dispensável (art. 24 IX) 23. Princípio da Competitividade 24. Informatizado (Art º) 25. Obra (Art 6 I) 26. Tomada de preços (Art. 22-2º) 27. Três convidados (Art. 22-3º) 28. Concurso (Art o ) 29. Dispensável (Art. 24. XV) 30. Até 150 mil (Art. 23, I) 31. Tarefa (art. 6 - VIII - D) 32. Dispensável ( Art ) 33. Sistema de Registro de preços (Prova Ano: Banca: UFMT- Órgão: UFMT - Assistente em Administração - questão: Q734973) 34. Dispensável ( Art. 24 XIII) 35. Obras e para a prestação de serviços ( Art. 7 II ) 36. Dispensável ( Art. 24 XI) 37. Leilão ( Art. 22-5º) 38. Dispensável ( Art. 24 V) dias 40. Princípio da Adjudicação ao vencedor 41. Um ano (Art. 34) 42. Pela assessoria jurídica da Administração (art. 38- Parágrafo único) 43. Técnica e preço 44. Dispensável ( Art. 24 VI) 45. Até vinte e quatro horas (art. 53-3) 46. Por sorteio 47. No ato da liquidação da despesa (art. 55-3) 48. Dispensável (art. 24- XIX) 49. Não superior a um ano

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Juiz Substituto 2016) Acerca da licitação, assinale a alternativa correta. ADAPTADA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidades de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES MODALIDADES DE LICITAÇÃO Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Guilherme Hamada Direito Administrativo Aula 7 Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) II 1) Previsão constitucional XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços,

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA Art. 24. É dispensável a licitação: I para obras e serviços

Leia mais

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93.

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93. 67 Licitações e a aplicação de suas modalidades RESUMO Luis Guilherme Obici de Vicentes 1 Paulo Henrique Bernardoni Caldas 2 Roberto Pereira da Silva 3 Este artigo apresenta os elementos que constituem

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

Magistratura Estadual 6ª Fase

Magistratura Estadual 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 6ª Fase Período 2006-2016 1) CESPE Juiz Estadual TJPI (2012) À luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção correta com relação a licitação. a) Os casos de inexigibilidade

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Contratação Direta Sem Licitação

Contratação Direta Sem Licitação CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período 2016 1) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016) Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

Curso de Direito Administrativo. Licitações Teoria e Exercícios exclusivos para a UFC

Curso de Direito Administrativo. Licitações Teoria e Exercícios exclusivos para a UFC Curso de Direito Administrativo Licitações Teoria e Exercícios exclusivos para a UFC FINALIDADES: A) Garantir a observância do princípio da isonomia; B) Selecionar a proposta mais vantajosa para a administração;

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

Analista Judiciário Área Judiciária

Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Questões Extras Direito Administrativo Prof. Luis Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Assessor Judiciário 2016) No que se refere à licitação, assinale a

Leia mais

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO ATIVIDADE EM GRUPO Instruções Data: 08/11/2015 1. Debater em grupo e responder de maneira fundamentada as questões tanto discursivas como de múltipla escolha e de certo ou errado. 2. Após responder as

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. (Analista do TRE/PR/2012) Um município precisa promover a aquisição de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das vítimas das enchentes decorrentes de deslizamentos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO SENAC 801/2001

RESOLUÇÃO SENAC 801/2001 Publicada nas páginas 99 e 100 seção 3 do Diário Oficial da União de 26/10/01 Art. 6º alterado pela Res. 810/2002 RESOLUÇÃO SENAC 801/2001 Aprova o novo Regulamento de Licitações e Contratos do Senac.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tipos de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TIPOS DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos

Leia mais

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes MAPA DO PROCESSO Página 1 de 18 Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes 1.1.1 Acesso às informações em tempo hábil

Leia mais

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs):

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 53 LICITAÇÃO - Contratação

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS e~slação interpretada) STJ00096350 LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LEI Nº 8.666/1993 ALUMNUS 2012 Miranda, Henrique Savonitti Licitações e contratos administrativos: Lei n 8.666/1993 - teoria &

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA DEMONSTRATIVA Direito Administrativo Lei 8.666/93 Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO De acordo com a Lei 8.666/93: Art. 24. É dispensável a licitação: I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento)

Leia mais

Alienação de Bens Públicos

Alienação de Bens Públicos Alienação de Bens Públicos Bens IMÓVEIS: ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Autorização Legislativa Prévia (Não aplicável às EP e SEM) Interesse Público Justificado Avaliação Prévia Licitação Prévia na Modalidade

Leia mais

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação.

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação. São 7: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão (8.666); pregão (10.520); consulta (lei 9.472/1997). * Observação: modalidades tipos Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB A Associação Civil Cidadania Brasil ACCB, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos,

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º. O presente Regulamento de Compras e Contratação de Serviços da FIERP ( Regulamento ) tem por finalidade estabelecer

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS (CONTINUAÇÃO) Tomada de Preços (artigo 22, 2º da lei n. 8666/1993) 1 : não se permite a presença de qualquer interessado. A rigor, existem dois grupos possíveis. Quem pode participar?

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório:

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório: PARECER JURÍDICO ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA PARA REFORMA E ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO DA FEIRA DO PRODUTOR DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA. INTERESSADO: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO.

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

AGENTE DE PATRIMÔNIO MATEMÁTICA. b) F, V, V. c) F, V, F. d) V, V, F. e) V, F, F.

AGENTE DE PATRIMÔNIO MATEMÁTICA. b) F, V, V. c) F, V, F. d) V, V, F. e) V, F, F. AGENTE DE PATRIMÔNIO MATEMÁTICA 01) As afirmações abaixo se referem a transformações de medidas de ângulos: I 120 graus correspondem a 2π 3. II 3π correspondem a 108. 5 III 180 correspondem a π. 2 A alternativa

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para as compras e contratações para a undação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

Noções sobre Licitação Conceitos

Noções sobre Licitação Conceitos Noções sobre Licitação Conceitos Fonte de Receita Empenho Nota de Empenho Liquidação de Despesa Ordenador de Despesa Licitação Edital Convite Tomada de Preços Concorrência Dispensa Inexigibilidade Pregão

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 26. As empresas, sejam elas públicas ou privadas, têm como principais fatores que obrigam às normas de segurança: pessoas, equipamentos, instalações

Leia mais

Sistema S. Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento. Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini.

Sistema S. Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento. Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini. Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema S Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini 5ª Edição EDITORA JML Editada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF. Capítulo I Das Disposições Gerais. Seção I Dos Princípios

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF. Capítulo I Das Disposições Gerais. Seção I Dos Princípios REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF Capítulo I Das Disposições Gerais Seção I Dos Princípios Art. 1º - Este Regulamento estabelece procedimentos, critérios

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE 21-6-1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) Alegações finais em processo penal Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusação e da defesa e praticadas

Leia mais

Auxiliar de Licitação

Auxiliar de Licitação Auxiliar de Licitação PORTUGUÊS O texto a seguir se refere às questões de 01 a 05. É sina de minha amiga penar pela sorte do próximo, se bem que seja um penar jubiloso. Explico-me. Todo sofrimento alheio

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

MANUAL DO FORNECEDOR DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. MANUAL DO FORNECEDOR DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO www.compras.rj.gov.br MANUAL DO FORNECEDOR DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1) Apresentação 2) Compras Públicas 2.1) Modalidades de Licitação

Leia mais

Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino. Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro

Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino. Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro Outubro 2009 0 0 APRESENTAÇÃO Contratação dos Sistemas de Ensino Princípios que devem nortear

Leia mais

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 (CESPE-TRE-BA 2010-TECNICO A respeito de licitação, julgue os seguintes itens. 01 É dispensável a licitação quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos PARA AS CONTRATAÇÕES: REGRA X EXCEÇÃO LICITAÇÃO X CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA GRUPO: DIREITO DATA: HORÁRIO: NOME

Leia mais

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e DECRETO Nº 7.174/2010, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais

Leia mais

QUESTÕES licitações e contratos

QUESTÕES licitações e contratos QUESTÕES licitações e contratos 71-(Delegado da Polícia Civil/RS/2009). O artigo 3º da Lei 8.666/93 elenca alguns princípios básicos afetos a todo e qualquer procedimento licitatório. São eles; a) princípio

Leia mais

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública DECRETO Nº 7.174, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fase Interna de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 FASE INTERNA DE LICITAÇÃO A fase

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Licitações Prof.ª Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art.

Leia mais

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação):

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 52 LICITAÇÃO - Contratação Direta

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Texto compilado Mensagem de veto Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui

Leia mais

Francisco Beltrão, 04 de Dezembro de 2014.

Francisco Beltrão, 04 de Dezembro de 2014. Francisco Beltrão, 04 de Dezembro de 2014. S2A4 Lei Geral das MPE Repercussão da LC147 na contratação pública com foco nos municípios. Alterações LC 123/06 vs LC 147/14 S3A4 S4A4 Artigo 42 Art. 42. Nas

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB PROGRAMA DE GESTÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE ASSITÊNCIA SOCIAL - PROGIPAS REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB Dispõe,

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick Prof. Herbert Almeida @profherbertalmeida Prof. Erick Alves @proferickalves DISSECANDO A LEI 8.666/93 Prof. Erick Alves prof.erickalves@gmail.com proferickalves proferickalves (61) 9 8352 5872 Prof. Herbert

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC Regime Diferenciado i de Contratações t Públicas RDC Benedicto Porto Neto Benedicto Porto Neto portoneto@porto.adv.br

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCORRÊNCIA 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...... Observar: Art. 27, V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art.

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO Capítulo I Das Disposições Gerais Seção I Dos Princípios Art. 1º - Este Regulamento estabelece

Leia mais

O Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes, reunido em 01 de abril de 2015, aprova o seguinte regulamento:

O Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes, reunido em 01 de abril de 2015, aprova o seguinte regulamento: REGULAMENTO DE COMPRAS, ALIENAÇÕES E CONTRATAC O ES DE BENS, OBRAS E SERVIC OS PARA OS GESTORES DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS, FEDERAÇÕES ESTADUAIS DAS APAES E FEDERAÇÃO NACIONAL DAS

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ FEALQ (Aprovado na 149ª Reunião do Conselho Curador em 11/09/2015)

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ FEALQ (Aprovado na 149ª Reunião do Conselho Curador em 11/09/2015) REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DA FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS LUIZ DE QUEIROZ FEALQ (Aprovado na 149ª Reunião do Conselho Curador em 11/09/2015) CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SECÃO I - DOS PRINCÍPIOS

Leia mais

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo B 7

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo B 7 Contador ==Questão 26==================== A Resolução CFC nº 1.282/2010 atualiza e consolida os Princípios da Contabilidade, considerando que o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE

Leia mais

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global A Câmara Municipal de Centenário do Sul, Estado do Paraná, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, suas alterações e

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Regulamento de Compras : Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE BOTUCATU FUNDIBIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SEÇÃO I Dos Princípios Art.

Leia mais

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo A 7

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo A 7 Contador ==Questão 26==================== A Resolução CFC nº 1.282/2010 atualiza e consolida os Princípios da Contabilidade, considerando que o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais