SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes"

Transcrição

1 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes

2 Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual nº /1997 (Estado do RS) Decreto Estadual nº /2007 (Estado do RS)

3 Definição Legal Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras. (DF nº 3.931/01, art. 1º, parágrafo único, inciso I)

4 Conceito Doutrinário Sistema de Registro de Preços é um procedimento especial de licitação que se efetiva por meio de uma concorrência ou pregão sui generis, selecionando a proposta mais vantajosa, com observância do princípio da isonomia, para eventual e futura contratação pela Administração. (FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. In: Sistema de Registro de Preços e Pregão Presencial e Eletrônico, 3ª ed., 2009, p. 30)

5 Elementos Integrantes do Conceito 1) procedimento especial: não obriga a aquisição do produto ou serviço; 2) efetiva-se por concorrência ou pregão sui generis : no SRP há licitação nas modalidades que mais ampliam a competição. 3) a Administração vincula-se, em termos, à proposta do licitante vencedor.

6 Desse modo: Elementos Integrantes do Conceito a) a Administração não está obrigada a comprar; b) o licitante tem o dever de garantir o preço (DF nº 3.931/01, art. 10); c) a Administração não pode comprar de outro licitante que não seja aquele que ofereceu a melhor proposta (LF 8.666/93, art. 15, 4º); d) o licitante tem a possibilidade de exonerar-se do compromisso assumido na ocorrência de caso fortuito ou força maior (DF nº 3.931/01, art. 13, 2º).

7 Elementos Integrantes do Conceito 4) seleciona a proposta mais vantajosa: adoção, em regra, do tipo menor preço. Excepcionalmente, admite-se o tipo técnica e preço (DF nº 3.931/01, art. 3º, 1º); 5) para futura e eventual contratação pela Administração: a Administração firma um compromisso com os licitantes vencedores de, em necessitando do produto, adquirir daquele que ofereceu a proposta mais vantajosa, pelo prazo máximo de 1 (um) ano.

8 Princípios aplicáveis ao Sistema de Registro de Preços O SRP tanto é regido pelos princípios aplicáveis às licitações (LF nº 8.666/1993, art. 3º, caput), como pelos princípios relativos às compras e serviços, em especial: princípio da padronização: LF nº 8.666/1993, art. 11 e art. 15, I; princípio do parcelamento: LF nº 8.666/1993, art. 15, IV c. c. o art. 23, 1º; princípio da economicidade: LF nº 8.666/93, art. 3º, caput, c. c. art. 15, IV.

9 Abrangência do Decreto Federal nº 3.931/2001 Aplicável no âmbito da União. Regulamentação pelos demais entes federativos (LF nº 8.666/93, art. 15, 3º c/c arts. 117 e 118): Ex. RS Decreto nº /1997 e Decreto nº /2007.

10 Objetos passíveis de SRP compras: material de expediente, material de limpeza, peças, pneus, combustíveis e lubrificantes, medicamentos, etc.; Serviços A respeito do SRP para serviços, Jacoby Fernandes é da opinião de que o mesmo pode ser aplicado em três situações:

11 Objetos passíveis de SRP 1ª) serviços que se assemelham a compras. Ex.: compra de bilhetes de passagem aérea (na verdade, o que se está adquirindo é um serviço de transporte); 2ª) serviços em sentido estrito, com ocorrência freqüente e eventual. Ex.: manutenção predial; 3ª) serviços contínuos. Ex.: limpeza e conservação.

12 Quando usar o SRP? Avaliar o caso concreto, em face dos contornos do objeto pretendido e da necessidade da Administração. É indicado para objetos mais simples que podem ser individualizados mediante descrição simplificada e sucinta, sem complexidade. Serviços de engenharia, como regra, não podem ser contratados.

13 Quando usar o SRP? Hipóteses de utilização preferencial do SRP (art. 2º do DF nº 3.931/01) - rol não exaustivo: quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações freqüentes (inciso I); quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços necessários à Administração para o desempenho de suas atribuições (inciso II);

14 Quando usar o SRP? quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo (inciso III); quando pela natureza do objeto não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração (inciso IV).

15 Validade da Ata de Registro de Preços Não superior a 1 (um) ano (DF 3.931/01, art. 4º, caput e Decreto Estadual , art. 4º). Prorrogação: o DF (art. 4º, 2º) a admite excepcionalmente, nos termos do art. 57, 4º, da Lei de Licitações. No TCU, decisão da 1ª Câmara reconheceu a legalidade da prorrogação (Acórdão nº 3.034/05).

16 Validade da Ata de Registro de Preços A doutrina divide-se acerca do tema. Jacoby Fernandes e Jessé Torres admitem a prorrogação. Já Marçal Justen Filho entende que tal prorrogação vai de encontro ao disposto no art. 15, 3º, inciso III, da LF nº 8.666/93, que estabelece a validade do registro até 1 (um) ano.

17 Carona na Ata de Registro de Preços DF nº 3.931/01, art. 8º, caput: A Ata de Registro de Preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da Administração que não tenha participado do certame licitatório, mediante prévia consulta ao órgão gerenciador, desde que devidamente comprovada a vantagem.

18 Carona na Ata de Registro de Preços DE nº /97, art. 8º: O Registro de Preços poderá ser utilizado por órgãos ou entidades da Administração Pública Estadual, mediante anuência do licitador, desde que observados os quantitativos licitados.

19 Carona na Ata de Registro de Preços DE nº /2007, art. 1º: A adesão ao sistema de registro de Preços mantidos por outros Órgãos e Entidades da União, dos Estados ou Municípios de que trata o artigo 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, será feita de acordo com o disposto neste Decreto.

20 Carona na Ata de Registro de Preços Em outras palavras, a carona consiste na permissão regulamentar dada à unidade administrativa que não promoveu o SRP ou tampouco dele participou (não é nem gerenciador e nem participante), de apenas se beneficiar da ata de outrem, a ela aderindo mediante o cumprimento de algumas exigências formais.

21 Carona na Ata de Registro de Preços O TCU, por meio do Acórdão nº 1487/2007 Plenário, admitiu o procedimento da carona, no entanto, impôs censura ao disposto no 3º do artigo 8º do Decreto Federal, que permite a cada órgão ou entidade contratar até 100% (cem) por cento dos quantitativos registrados na Ata.

22 Carona na Ata de Registro de Preços Nessa mesma decisão, determinou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão MPOG, a adoção de providências com vistas à reavaliação das regras atuais, de forma a estabelecer limites para a adesão a registros de preços realizados por outros órgãos ou entidades, visando à preservação dos princípios da competição, da igualdade de condições entre os licitantes e da busca da maior vantagem para a Administração Pública. (recomendação ainda não adotada)

23 Carona na Ata de Registro de Preços A decisão em tela foi objeto de Pedido de Reexame impetrado pelo MPOG, encontrando-se ainda pendente de julgamento no Proc. nº TC / Em sentido diverso, o TCE-SC, no Processo de Consulta nº 07/ , Decisão nº 2.392/2007, entendeu pela impossibilidade da carona na Ata de Registro de Preços, nos seguintes termos:

24 Carona na Ata de Registro de Preços Por se considerar que o sistema de carona, instituído no art. 8º do Decreto (federal) nº 3.931/2001, fere o princípio da legalidade, não devem os jurisdicionados deste Tribunal utilizar as atas de registros de preços de órgãos ou entidades da esfera municipal, estadual ou federal para contratar com particulares, ou permitir a utilização de suas atas por outros órgãos ou entidades de qualquer esfera, excetuada a situação contemplada na Lei (federal) nº /2001. (medicamentos)

25 Carona na Ata de Registro de Preços O Tribunal de Contas do RS, em sede de consulta, ainda não enfrentou a matéria relativa à legalidade da figura do carona. Por outro lado, há precedente admitindo a possibilidade de aproveitamento, pelos Municípios, do Registro Nacional de Preços do Ministério da Saúde, nos termos da LF nº /01, para a aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos (Inf. CT nº 065/2001 e Par. Nº 43/2001).

26 Revisão de Preços DF 3.931/2001, art. 12: 1º O preço registrado poderá ser revisto em decorrência de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos serviços ou bens registrados, cabendo ao órgão gerenciador da Ata promover as necessárias negociações junto aos fornecedores.

27 Revisão de Preços Decreto Estadual /1997, art. 3º: Os preços serão reajustados na forma e condições previstas no instrumento convocatório

28 Revisão de Preços A possibilidade de revisão de preços da Ata prevista no Decreto Federal e no Decreto Estadual tem fundamento na necessidade de preservação do equilíbrio econômicofinanceiro (CF/88, art. 37, XXI; LF 8.666/93, art. 65, inciso II, alínea d ).

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03)

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) 1) Conceito: Sistema de Registro de Preços - Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens,

Leia mais

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO:

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sistema de registro de preço Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: O sistema de registro

Leia mais

PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS

PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS A participação no pregão é um direito, mas é um direito que obriga, que vincula, que importa compromisso com os concidadãos e com o aparato estatal. Marçal Justen Filho Pregão

Leia mais

DECRETO Nº 291/2019 DE 07 DE MARÇO DE 2019 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no âmbito do Município e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN,

Leia mais

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Técnico Judiciário Área Administrativa Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO 7.892/13) 1. Conceito: Sistema de Registro de Preços

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º...

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... A Autarquia Pública Federal, por meio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais

Leia mais

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Guia de Adesão ARP nº 62/2012 DETRAN DF GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Objeto da ARP: Prestação de serviços técnicos especializados de

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1408 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Decreto Nº. 06/2019 - Altera os artigos 5º, 12 e 22 do Decreto Municipal nº. 026/2015, de 4 de novembro de 2015,

Leia mais

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto Vigência no art. 15 da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SRP, PREVISTO NO ART.15, DA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CORRENTE,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Terça-feira Ano VI Nº 1500 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Decreto Nº224/2016 de - Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018.

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: 08.096.570/0001-39 AV. CEL. MARTINIANO, 993 - CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos dezoito dias do mês de março do ano de 2016, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA AREA

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/2018 - SRP Processo Administrativo nº 2017.53.173.08092 O CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DA 3ª REGIÃO CRECI/RS, inscrito no CNPJ/MF

Leia mais

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: DECRETO Nº 8.250, DE 23 DE MAIO DE 2014. Altera o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015 ATA Nº 05/2015 Aos dezessete dias do mês de abril do ano de 2015, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, localizado na Rua

Leia mais

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA DECRETO N 071, DE 24 DE JANEIRO DE 2014. PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS Em: S14 / (LI,&OIA' Regulamenta o Sistema de Registro de Preços disciplinado no art. 15 da Lei

Leia mais

ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação.

ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação. RECOMENDAÇÃO nº. 21/2017/FAMEM São Luís (MA), 20 de setembro de 2017. ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação. Excelentíssimo

Leia mais

1 A OBRIGATORIEDADE CONSTITUCIONAL DA EFETIVAÇÃO DE LICITAÇÃO TOSHIO MUKAI

1 A OBRIGATORIEDADE CONSTITUCIONAL DA EFETIVAÇÃO DE LICITAÇÃO TOSHIO MUKAI Doutrina Registro de Preços: Inconstitucionalidade do Artigo 8º do Decreto Federal nº 3.931/2001 e do Artigo 15-A, 3º, do Decreto Estadual nº 51.809/2007 (Figura do Carona ). Possibilitação de Cometimento

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO. Assunto: Adesão a ata de registro de preço nº 015/2017, decorrente do Pregão nº 032/2017 que tem como órgão gerenciador a Prefeitura Municipal de Inhagapi/PA. Inteligência do 3º do art.

Leia mais

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013.

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO NUCLEO SETORIAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO NUCLEO SETORIAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PARECER Nº 2853/2017 NSEAJ/SEMAD Processo nº 11547/2017 SEMAD Requerente: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS Assunto: Aquisição e Instalação de Ar Condicionados por parte da LANCE NORTE DISTRIBUIDORA

Leia mais

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018.

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018. PARECER LICITATÓRIO Processo Administrativo nº 01602001/18 Assunto: LICITAÇÃO. PREGÃO. REGISTRO DE PREÇOS. CONSTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS. REGULARIDADE DO PROCEDIMENTO.

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais

REVISTA EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

REVISTA EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE REGISTRO DE PREÇOS: A APLICAÇÃO DESTE SISTEMA NA VISÃO DO FORNECEDOR À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Keite Mendonça Pinheiro Felipe Boselli RESUMO: A Administração Pública, no exercício de suas atividades, objetivando

Leia mais

1. Introdução. Tema que já suscitava grandes debates na doutrina dizia respeito à possibilidade de utilização

1. Introdução. Tema que já suscitava grandes debates na doutrina dizia respeito à possibilidade de utilização A utilização do Sistema de Registro de Preços importa uma série de vantagens para a Administração Pública e a possibilidade do carona é uma forma inteligente e vantajosa para ser utilizada pelos entes

Leia mais

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo Decreto nº 47.945, de 16 de julho de 2003 de São Paulo Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto nos artigos 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e da Lei Estadual nº 6.544, de

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Diário Oficial do Município quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Prefeitura Municipal de Pindobaçu publica 87C8838C9D32FA79D58576C4B61280F5 quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I

Leia mais

OBJETO: GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

OBJETO: GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS OBJETO: Registro de preços para eventual contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados de elicitação, documentação, desenvolvimento

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 011/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 084/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, destinado a futura

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A AESabesp através de sua Diretoria Cultural, realizará o de Licitação e Gestão de Contratos Pregão, RDC e SRP Sede da AESabesp, que será ministrado pela Prof.ª. Maryberg Braga Neto., na OBJETIVOS Capacitar

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC Processo nº Interessado Assunto : 9.069/2013 - TC : Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN : Consulta P A R E C E R Nº 695/2014-TC EMENTA: PROCEDIMENTO DE CONSULTA. CONHECIMENTO. DIREITO ADMINISTRATIVO.

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 1 Conceito Sistema de Registro de Preços o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA CÃMPUS JÚLIO DE CASTILHOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA PREGÃO N 01/2018 (Processo Administrativo

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS Ano X Nº 2827 Rua Folk Rocha, Nº103 - Sala 01 - Sandra Regina (Centro) - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 28 de junho de 2016 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS. ASSUNTO: LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 061/2017-PMM; PROCESSO N /2017- PMM.

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS. ASSUNTO: LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 061/2017-PMM; PROCESSO N /2017- PMM. PARECER 2017-PROGEM. REQUISITANTE: SECRETARIA DE SAÚDE - SMS. ASSUNTO: LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 061/2017-PMM; PROCESSO N 51.709/2017- PMM. OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Data: 13/04/2018 Processo Licitatório nº 338/2018/FME-CPL Pregão Presencial nº 020/2018/SRP Comissão Permanente de Licitação CPL Objeto: Eventual aquisição de gêneros alimentícios altamente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 10 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Vigência Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da

Leia mais

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais,

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO a necessidade de adotar medidas que contribuam para a redução de custos e que possam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG Compras e Contratações via Sistemas da UFG Pesquisa de preços: IN nº 03/2017 e boas práticas Instrutor: Webber Tavares de Carvalho Março de 2019 Fundamentação legal

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. REFÊRENCIA: Processo nº 352/2017 Pregão SRP 033/2017 OBJETO: Registro de Preços para

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015 Aos vinte e cinco dias do mês de junho de 2015, no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, localizado à Rua Pres. Rodrigo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 9, DE 2 DE MARÇO DE 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 9, DE 2 DE MARÇO DE 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 9, DE 2 DE MARÇO DE 2011. Estabelece os procedimentos a serem adotados para aquisição de materiais

Leia mais

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo D Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA Poder Executivo L EDIÇÃO 043 ANO I LAGO DA PEDRA DIARIO OFICIAL MUNICIPAL SEXTA- FEIRA 17 DE MARÇO DE 2017 PAG 01/08 SUMARIO EXECUTIVO Art. 1º As contratações

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 020/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 117/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, menor preço por

Leia mais

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Tribunal de Contas de Mato Grosso TCE/MT Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) Planejamento de obras e sustentabilidade

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica:

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1237 Prefeitura Municipal de publica: Homologação/Adjudicação - Pregão Presencial SRP Nº 005/2019 Objeto: Contratação de empresa especializada para administrar o fornecimento,

Leia mais

Direito Administrativo Luiz Jungstedt

Direito Administrativo Luiz Jungstedt Direito Administrativo Luiz Jungstedt LICITAÇÕES ESTATUTO DA ESTATAL inciso IV art 32 c/c 51 Lei nº 13.303/2016 PREFERENCIA PARA A MODALIDADE PREGÃO Lei nº 10.520/2002 OBRA CONCORRÊNCIA procedimento do

Leia mais

Critérios para a designação do fiscal Número de contratos e tempo hábil Acórdão nº 2.831/ Plenário

Critérios para a designação do fiscal Número de contratos e tempo hábil Acórdão nº 2.831/ Plenário Acórdãos e Decisões sobre FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS Controle formal do contrato Acórdão 265/2010 Plenário Acórdão 137/2010 - Primeira Câmara Acórdão 137/2010 - Primeira Câmara Acórdão 616/2010 - Segunda

Leia mais

O que é o Sistema de Registro de Preços?

O que é o Sistema de Registro de Preços? 1 O que é o Sistema de Registro de Preços? O Sistema de Registro de Preços (SRP) possui previsão na lei de licitações (Lei n.º 8.666/93 da seguinte forma: Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

SESMA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SESMA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº132/SESMA/2015 Aos 10 dias do mês de Agosto do ano de 2015, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da - SESMA, por seu representante legal, nos termos da Lei Federal nº 10.520,

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Acrescenta dispositivos à Lei n o 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer limites à adesão a registros de preços

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 623/2017-GAB/PMI PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 006/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, destinado

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº /

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº 23122104760/2014-18 Aos sete dias do mês de abril de 2015, a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO

Leia mais

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22 1. DOS CONCEITOS - Sistema de Registro de Preços: conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras. - Ata de Registro

Leia mais

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: 60 VÍCIOS MAIS COMUNS NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Carga horária: 24h Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO 2ª EDIÇÃO TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO Incluindo: - Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA-BA CNPJ nº / PODER LEGISLATIVO

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA-BA CNPJ nº / PODER LEGISLATIVO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 034/2017 A Câmara Municipal de Itabuna-BA, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa. terça-feira, 11 de julho de 2017 Ano I - Edição nº Caderno 1

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa. terça-feira, 11 de julho de 2017 Ano I - Edição nº Caderno 1 Diário Oficial do Município terça-feira, 11 de julho de 2017 Ano I - Edição nº 00097 Caderno 1 Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa publica terça-feira, 11 de julho de 2017 Ano I - Edição nº 00097 Caderno

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP nº 012/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 079/2018 I DA CONSULTA Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de Registro de Preço,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO CAMPO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO CAMPO ESTADO DA BAHIA ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2016 O Pregoeiro Municipal torna público, nos termos da Lei nº 10.520/2002 e Lei nº 8.666/93, a ADJUDICAÇÃO do Pregão Presencial nº 035/2016 realizado no dia 18/08/2016,

Leia mais

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico.

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico. Parecer Jurídico n. 17/2012 Interessado: CAU/DF. Assunto: Consulta. Dispensa de licitação. Possibilidade. Ementa: Consulta formulada pelo Conselho Federal de Farmácia. Dispensa de Licitação. Subsunção

Leia mais

ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREVISTA NO DECRETO FEDERAL Nº 7.892/2013

ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREVISTA NO DECRETO FEDERAL Nº 7.892/2013 ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREVISTA NO DECRETO FEDERAL Nº 7.892/2013 DÉCIO SEIJI FUJITA 1 RESUMO O procedimento licitatório tem assento constitucional, consoante

Leia mais

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor.

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Ementa: Renovação de seguro para veículos. Verificação de legitimidade. Subsunção

Leia mais

PREGÃO SESC/AN Nº. 16/0058 PG. Anexo IV MINUTA TERMO DE REGISTRO DE PREÇO

PREGÃO SESC/AN Nº. 16/0058 PG. Anexo IV MINUTA TERMO DE REGISTRO DE PREÇO PREGÃO SESC/AN Nº. 6/0058 PG Anexo IV MINUTA TERMO DE REGISTRO DE PREÇO Aos... dias do mês de... de..., na sede da Administração Nacional do Serviço Social do Comércio Sesc, localizado na Avenida Ayrton

Leia mais

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 016/2018 PROCESSO Nº. 00.033/2018 PREGÃO ELETRÔNICO (SRP) Nº. 006/2018 A

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais