DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO"

Transcrição

1

2 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

3 1-(CONSULPLAN - PREF.DE PATOS - ENG. SEG.TRAB ) Considere o seguinte argumento lógico: p1: ou Rafaela pega um táxi ou Cíntia não vai ao cinema de carro; p2: Rafaela compra pipoca se e somente se Cíntia também comprar; p3: Cíntia vai ao cinema de carro se e somente se tiver dinheiro para a gasolina; e, P4: ou Cíntia tem dinheiro para a gasolina ou compra pipoca. Sabendo se que Cíntia não tem dinheiro para a gasolina, conclui se que: a) Cíntia e Rafaela vão ao cinema de carro. b) Cíntia não pega um táxi, mas vai ao cinema de carro. c) Cíntia não vai ao cinema de carro, nem compra pipoca. d) Nem Rafaela pega um táxi, nem Cíntia vai ao cinema de carro. E

4 2 -(CONSULPLAN -MAPA - TÉC. CONTABILIDADE ) Considere os seguintes argumentos: Argumento I p1: Trabalho se e somente se estudo. p2: Terei sucesso, se trabalhar e for proativo. p3: Não estudei, mas sou proativo. c: Logo, não terei sucesso. Argumento II p1: Gosto de estudar e sou aventureiro. p2: Gosto de trabalhar ou de viajar. p3: Se sou aventureiro, então gosto de viajar. c: Logo, não gosto de trabalhar.

5 É correto afirmar que : a) os argumentos I e II são válidos. b) ambos os argumentos, I e II, são inválidos. c) no argumento I, a conclusão é consequência de suas premissas. d) apenas no argumento II, a conclusão é consequência de suas premissas.

6 3 -(CONSULPLAN -MAPA - TÉC. CONTABILIDADE ) Considere, a seguir, os argumentos I e II. Argumento I p1 : Viajo se, e somente se, caso. p2 : Serei feliz, se eu casar e for um bom companheiro. p3 : Não casei, mas sou um bom companheiro. c: Logo, não serei feliz. Argumento II p1: Gosto de esquiar e sou fã de esportes radicais. p2: Ou gosto de viajar ou de assistir filmes em casa. p3: Se sou fã de esportes radicais, então gosto de viajar. c: Logo, não gosto de assistir filmes em casa.

7 Admitindo-se verdadeiras as três premissas em cada argumento, pode-se afirmar corretamente que: a) Ambos os argumentos, I e II, são válidos. b) Ambos os argumentos, I e II, são inválidos. c) No argumento I, a conclusão decorre, de forma válida, de suas premissas. d) Apenas no argumento II, a conclusão decorre, de forma válida, de suas premissas.

8 4 -(CONSULPLAN - EMBRAPA - ADVOGADO- 2007) Em uma banda, todos guitarristas são bateristas. Alguns vocalistas são guitarristas, então podemos afirmar que: a) Todos vocalistas são bateristas. b) Todos bateristas são vocalistas. c) Alguns vocalistas não são bateristas. d) Todos vocalistas que não são guitarristas são bateristas. e) Alguns guitarristas são vocalistas.

9 5 -(CONSULPLAN TRE-RJ -ANALISTA-JUD 2017) De acordo com algumas implicações lógicas, analise as afirmativas a seguir. I. Se p é verdadeira e q é verdadeira, então p Λ q é verdadeira. II. Se p é verdadeira ou q é verdadeira, então p V q é falsa. III. Se p é verdadeira e p q é verdadeira, então q é verdadeira. IV. Se ~p é verdadeira e p V q é verdadeira, então q é verdadeira. V. Se ~q é verdadeira e p q é verdadeira, então ~p é verdadeira. VI. Se p V q é verdadeira, p r é verdadeira e q r é verdadeira, então r é verdadeira. VII. p V [q Λ (~q)] p. VIII. p q (~p) V p. Estão INCORRETAS apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e VIII. c) I, II, VI e VIII. d) III, IV, V e VI.

10 6 -(CONSULPLAN TRE-RJ -ANALISTA-JUD 2017) Uma papelaria fez uma pesquisa de mercado entre 500 de seus clientes. Nessa pesquisa encontrou os seguintes resultados: 160 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Médio; 180 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Fundamental II; 190 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Fundamental I; 20 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Médio e Fundamental I; 40 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Médio e Fundamental II; 30 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Fundamental I e II; e, 10 clientes compraram materiais para seus filhos que cursam o Ensino Médio, Fundamental I e II.

11 Quantos clientes da papelaria compraram materiais, mas os filhos NÃO cursam nem o Ensino Médio e nem o Ensino Fundamental I e II? a) 50. b) 55. c) 60. d) 65.

12 7 -(CONSULPLAN - PREF. DE PATOS DE MINAS ) Em um resort no litoral nordestino, 132 hóspedes participam de alguma das atividades culturais oferecidas. Sabe se que 64 hóspedes participam das aulas de pintura, 60 participam das aulas de música e 48 de ambas as atividades. Dessa forma, o número de hóspedes que não participam de aulas nem de música nem de pintura é: a) 56. b) 60. c) 64. d) 72.

13 8 -(CONSULPLAN - PREF. DE VENDA NOVA MIRIM - ES ) Num grupo de 120 mulheres tem-se que: 10 usam brinco, pulseira e anel e 16 não usam nenhum desses itens; 64 usam brinco; 58 usam pulseira; 38 usam anel; 26 usam brinco e pulseira; e, 16 usam brinco e anel. Uma das mulheres é escolhida ao acaso. Qual a probabilidade de que a mulher escolhida use dois dos itens citados? a) 20%. b) 25%. c) 30%. d) 40%.

14 9 -(CONSULPLAN - PREF. DE CASCAVEL - PR - AG.COM- 2016) Analise as seguintes afirmativas: I. O número é divisível por 3 e por 4. II. Sejam x e y números reais. A divisão x/y, com 0 < y < 1 e x > 0 é sempre um número maior que x. III. A soma das raízes da equação x 2-5x + 6 = 0 é um número ímpar. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, II e III. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e III, apenas. e) II e III, apenas.

15 10 -(CONSULPLAN - PREF. DE CASCAVEL - PR - AG.COM- 2016) Antônia faz aniversário no dia 23 de agosto e sua amiga Isabel faz aniversário no dia 18 de novembro. Em certo ano, no qual Antônia fez aniversário numa quarta feira, Isabel fez aniversário num(a): a) Sábado. b) Domingo. c) Sexta-feira. d) Quarta-feira. e) Segunda-feira.

16 11 -(CONSULPLAN - PREF. DE CARATINGA - MG - AUX. ADM- 2015) Se dois pintores levam três dias para pintar uma casa, então, quantos dias seis pintores levarão para pintar três casas iguais à primeira citada? a) 2 dias. b) 3 dias. c) 6 dias. d) 9 dias.

17

18

19

20

21

22

23

24

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é

A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é 1 - (FCC - TRT - 11 REGIÃO - TÉC. JUDICIÁRIO - 2017) A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é a)

Leia mais

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2 FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 1 a) (V) b) ( ) Não é proposição. c) (F) d) ( ) Não é proposição. e) (V) f) ( ) Não é proposição. g) ( ) Não é uma proposição e sim uma sentença aberta, pois depende

Leia mais

A conta do = = 8 Logo, = 385 Como você poderia estabelecer o produto de um número de três algarismos abc por 11.

A conta do = = 8 Logo, = 385 Como você poderia estabelecer o produto de um número de três algarismos abc por 11. Aula n ọ 05 A conta do 11 Para multiplicar um número de dois algarismos por 11, podemos fazê-lo assim: conservamos a unidade na unidade do resultado; a dezena na centena do resultado; e a dezena do resultado

Leia mais

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014 Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL

Leia mais

12/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

12/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (FCC AUX. DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA TCE SP 2015) Considere a afirmação condicional: Se Alberto é médico ou Alberto é dentista, então Rosa é engenheira. Seja R a afirmação:

Leia mais

Descrevendo um conjunto

Descrevendo um conjunto Conjuntos Veja os seguintes exemplos: Jogadores de um time Lista de compras Números Inteiros Alfabeto Se você está familiarizado com estes exemplos, é claro que você tem a ideia do que é um conjunto, podemos

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

RL Edição Fevereiro 2014

RL Edição Fevereiro 2014 RL Edição Fevereiro 2014 01. Sejam dados dois conjuntos não vazios, A, B, e sejam A e B seus respectivos conjuntos complementares no conjunto Universo considerado. Se um elemento x é tal que x A B, então

Leia mais

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde".

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde. DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde". A negação lógica dessa sentença é: a) Nenhum cidadão brasileiro tem

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Matemática e Computacional 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos

Leia mais

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade

Aula 16 - Erivaldo. Probabilidade Aula 16 - Erivaldo Probabilidade Probabilidade Experimento aleatório Experimento em que não pode-se afirmar com certeza o resultado final, mas sabe-se todos os seus possíveis resultados. Exemplos: 1) Lançar

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

AFA Uma pequena fábrica de cintos paga a seus funcionários o salário, conforme tabela abaixo

AFA Uma pequena fábrica de cintos paga a seus funcionários o salário, conforme tabela abaixo AFA 2010 1. Uma pequena fábrica de cintos paga a seus funcionários o salário, conforme tabela abaixo CARGO SALÁRIOS Nº DE (em reais) FUNCIONÁRIOS COSTUREIRO(A) 1 000 10 SECRETÁRIO(A) 1 500 4 CONSULTOR

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática

Lista de Exercícios de Matemática Lista de Exercícios de Matemática Álgebra e Aritmética 01) (Epcar/2003) - De dois conjuntos A e B, sabe-se que: I) O número de elementos que pertencem a A B é 45; II) 40% desses elementos pertencem a ambos

Leia mais

1.1 Propriedades Básicas

1.1 Propriedades Básicas 1.1 Propriedades Básicas 1. Classi que as a rmações em verdadeiras ou falsas, justi cando cada resposta. (a) Se x < 2, então x 2 < 4: (b) Se x 2 < 4, então x < 2: (c) Se 0 x 2, então x 2 4: (d) Se x

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE Prof. Aurimenes A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios.

Leia mais

Matemática 20 Questões [Fácil]

Matemática 20 Questões [Fácil] Matemática 20 Questões [Fácil] 01 - (MACK SP) Cada um dos 15 quartos da ala pediátrica de um hospital tem 40m 2 de paredes a serem pintadas. Trabalhando 8 horas de um sábado e mais 4 horas do domingo,

Leia mais

POLINÕMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS 2016

POLINÕMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS 2016 POLINÕMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS 06. (Unicamp 06) Considere o polinômio cúbico p() a, onde a é um número real. a) No caso em que p() 0, determine os valores de para os quais a matriz A abaio não é invertível.

Leia mais

fevereiro PC Sampaio (Natália Peixoto)

fevereiro PC Sampaio (Natália Peixoto) 10 fevereiro 06 PC Sampaio (Natália Peixoto) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Os experimentos

Leia mais

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus avançado de Ponte Nova - IFMG Disciplina: Introdução a programação Professor: Saulo Henrique Cabral Silva

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus avançado de Ponte Nova - IFMG Disciplina: Introdução a programação Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Instituto Federal de Minas Gerais - Campus avançado de Ponte Nova - IFMG Disciplina: Introdução a programação Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Exercícios para praticar o uso das estruturas condicionais

Leia mais

Gabarito da Primeira Lista de Exercícios

Gabarito da Primeira Lista de Exercícios Introdução à Lógica Matemática Gabarito da Primeira Lista de Exercícios 1. Para cada uma das sentenças a seguir, faça o que se pede: i) Classificar como atômica, negação, conjunção, disjunção, implicação

Leia mais

01 - (UEM PR) um resultado "cara sobre casa preta" é (MACK SP)

01 - (UEM PR) um resultado cara sobre casa preta é (MACK SP) ALUNO(A): Nº TURMA: 2º ANO PROF: Claudio Saldan CONTATO: saldan.mat@gmail.com LISTA DE EXERCÍCIOS PROBABILIDADE 0 - (UEM PR) Considere a situação ideal na qual uma moeda não-viciada, ao ser lançada sobre

Leia mais

Carreira Policial DIVISIBILIDADE. d) 60

Carreira Policial DIVISIBILIDADE. d) 60 DIVISIBILIDADE 0. Complete o quadro, conforme divisibilidade, por,, e 0 7 é divisível por: 7 é divisível por: c)6 é divisível por: d) é divisível por: e)0 é divisível por: f) é divisível por: g)0000 é

Leia mais

Seção Técnica de Ensino 2/7

Seção Técnica de Ensino 2/7 Escolha a única resposta certa, assinalando-a com um X nos parênteses à esquerda. 0. No quadrado mágico abaixo, a soma dos números em cada linha, coluna e diagonal é sempre a mesma. Por isso, no lugar

Leia mais

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu.

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. www.exatasconcursos.mat.br 1) Se Rasputin não tivesse existido, Lenin também não existiria. Lenin existiu. Logo, (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. (C) Rasputin existiu. (D) Rasputin

Leia mais

Regras de Divisibilidade. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Regras de Divisibilidade. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Resolução de Exercícios Regras de Divisibilidade 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Resolução de Exercícios Regras de Divisibilidade 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. de:

Leia mais

Simulado AFA. 2. Sejam x e y números reais tais que: Então, o número complexo z = x + yi. é tal que z 3 e z valem, respectivamente: (D) i e 1.

Simulado AFA. 2. Sejam x e y números reais tais que: Então, o número complexo z = x + yi. é tal que z 3 e z valem, respectivamente: (D) i e 1. Simulado AFA 1. Uma amostra de estrangeiros, em que 18% são proficientes em inglês, realizou um exame para classificar a sua proficiência nesta língua. Dos estrangeiros que são proficientes em inglês,

Leia mais

MATEMÁTICA. EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS =

MATEMÁTICA. EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS = MATEMÁTICA EXERCÍCIOS E PROBLEMAS PROPOSTOS Nível: Ensino Fundamental SUJESTÕES PARA ESTUDO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RAZÕES = CONCURSOS = SELEÇÃO DE EXERCÍCIOS FEITA PELO PROFESSOR MARCELO S SILVÉRIO profmarcelo@uol.com.br

Leia mais

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO

TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 12.º ANO TESTE DE PROBABILIDADES E COMBINATÓRIA 2.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / AVALIAÇÃO: PROFESSOR: ENC. EDUCAÇÃO: DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS O teste é constituído por dois grupos. O Grupo I é constituído

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional MA12 Matemática Discreta Avaliação - GABARITO AV 3 - MA 12 13 de julho de 2013 1. (2,0) Seja (a n ) uma progressão

Leia mais

1ª PARTE NÍVEL 1 SOLUÇÕES QUESTÃO 1

1ª PARTE NÍVEL 1 SOLUÇÕES QUESTÃO 1 1ª PARTE NÍVEL 1 SOLUÇÕES QUESTÃO 1 Numa sala de aula, os estudantes participam da seguinte brincadeira. Um dos alunos conta em voz alta os números inteiros de 1 até 100, enquanto todos os outros batem

Leia mais

O DNA das equações algébricas

O DNA das equações algébricas Reforço escolar M ate mática O DNA das equações algébricas Dinâmica 3 3º Série 4º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico Polinômios e Equações

Leia mais

Unidade II LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti

Unidade II LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti Unidade II LÓGICA Profa. Adriane Paulieli Colossetti Relações de implicação e equivalência Implicação lógica Dadas as proposições compostas p e q, diz-se que ocorre uma implicação lógica entre p e q quando

Leia mais

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Lógica Fernando Fontes Universidade do Minho Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Outline 1 Introdução 2 Implicações e Equivalências Lógicas 3 Mapas de Karnaugh 4 Lógica de Predicados

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CARLOS, CONFORME COMBINADO, ESPERO VOCÊ NA BIBLIOTECA DEPOIS DA AULA PARA JOGARMOS FUTEBOL DE SALÃO COM OS COLEGAS DE SALA.

LÍNGUA PORTUGUESA CARLOS, CONFORME COMBINADO, ESPERO VOCÊ NA BIBLIOTECA DEPOIS DA AULA PARA JOGARMOS FUTEBOL DE SALÃO COM OS COLEGAS DE SALA. Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I CARLOS, CONFORME COMBINADO, ESPERO VOCÊ NA BIBLIOTECA DEPOIS DA AULA PARA

Leia mais

... Lista Álgebra. Produtos Notáveis. POTI 2015 Lista 1...

... Lista Álgebra. Produtos Notáveis. POTI 2015 Lista 1... ................................. Lista 1................................. Elaborado por Tiago Miranda 1 Álgebra A Produtos Notáveis Problema A.1 O número 9999999 + 1999000 é primo ou composto? Problema

Leia mais

Exercícios de Matemática Produtos Notáveis Fatoração

Exercícios de Matemática Produtos Notáveis Fatoração Exercícios de Matemática Produtos Notáveis Fatoração TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufba) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 1. Sendo m = x + 1, n = x - x, p =

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na GV

CPV O cursinho que mais aprova na GV O cursinho que mais aprova na GV FGV ADM Discursiva 24/outubro/2010 matemática aplicada 01. O gráfico no plano cartesiano expressa a alta dos preços médios de televisores de tela plana e alta definição,

Leia mais

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina CCT - Centro de Ciências Tecnológicas DMAT - Departamento de Matemática

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina CCT - Centro de Ciências Tecnológicas DMAT - Departamento de Matemática UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina CCT - Centro de Ciências Tecnológicas DMAT - Departamento de Matemática Segunda Lista de Exercícios de ITN: Números Inteiros Prof. Marnei Luis Mandler Segundo

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 6 TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

Leia mais

Ministério da Fazenda ESAF

Ministério da Fazenda ESAF Ministério da Faenda ESAF - 0 0. A proposição p (p q) é logicamente equivalente à proposição: a) p q b) ~p c) p d) ~q e) p q Inicialmente, construiremos a tabela-verdade da proposição p (p q) e, a seguir

Leia mais

Sala de Estudo Acompanhado Municipal

Sala de Estudo Acompanhado Municipal Sala de Estudo Acompanhado Municipal 9º Ano º Teste Intermédio (Modelo) Lê com atenção as questões que se seguem e responde de forma correcta. Bom trabalho! "Cada problema que resolvi, tornou-se numa regra,

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES MODIICADORES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (),

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Lógica Qual é o significado de argumentação? Segundo o dicionário Houaiss é: ARGUMENTAÇÃO: Arte, ato ou efeito de argumentar; Troca de palavras em controvérsia

Leia mais

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO 6º ANO CMB 2009 / 2010) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa)

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO AO 6º ANO CMB 2009 / 2010) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa) MÚLTIPLA-ESCOLHA (Marque com um X a única alternativa certa) QUESTÃO 01. O número de paralelepípedos, com dimensões de 2 centímetros (cm), 1 centímetro (cm) e 1 centímetro (cm) necessário para preencher

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

Professor ERICK Y. MIZUNO - CENTRAL DE CONCURSOS

Professor ERICK Y. MIZUNO - CENTRAL DE CONCURSOS CAROS ALUNOS, COMO VÃO? BEM, COMO DE HÁBITO, TENHO ESTADO BASTANTE SEM TEMPO... CONTUDO, ATENDENDO A 27 SOLICITAÇÕES DESESPERADAS, FAÇO A RESOLUÇÃO (manuscrita...) DA PROVA DO IBGE DE JANEIRO DE 2010.

Leia mais

FUNÇÕES EXPONENCIAIS

FUNÇÕES EXPONENCIAIS FUNÇÕES EXPONENCIAIS ) Uma possível lei para a função eponencial do gráfico é (a) = 0,7. (b) =. 0,7 (c) = -. 0,7 (d) = -.,7 (e) = - 0,7. ) Os gráficos de = e = - (a) têm dois pontos em comum. (b) são coincidentes.

Leia mais

Exercícios de Revisão - 1

Exercícios de Revisão - 1 Exercícios de Revisão - 1 1. Sejam os conjuntos numéricos A = {2, 4, 8,12,14}; B = {5,10,15, 20, 25} e C = {1, 2, 3,18, 20} e o conjunto vazio. É correto afirmar que: a) B C = b) A - C = {-6,1, 2, 4, 5}

Leia mais

MINISSIMULADO RLM - AEPCON

MINISSIMULADO RLM - AEPCON MINISSIMULADO RLM - AEPCON Uma empresa que trabalha com enormes quantidades de documentos confidenciais adquiriu 11 máquinas fragmentadoras de papel, dividindo-as entre suas duas filiais. Todas as máquinas

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

ANDRÉ REIS MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. 1ª Edição MAI 2013

ANDRÉ REIS MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. 1ª Edição MAI 2013 ANDRÉ REIS MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 207 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Profª André Reis Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição MAI 2013

Leia mais

Escola E.B. 2, 3 de Quarteira nº2 Teste de avaliação - Matemática

Escola E.B. 2, 3 de Quarteira nº2 Teste de avaliação - Matemática http://web.educom.pt/spedromar/moodle/ Escola E.B. 2, 3 de Quarteira nº2 Teste de avaliação - Matemática 9º Ano Turma Versão 2 Data: Setembro - 2008 Nome:. Nº: Enc. de Educação: Classificação:... Professora:.

Leia mais

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos

(versão preliminar) exceto possivelmente para x = a. Dizemos que o limite de f(x) quando x tende para x = a é um numero L, e escrevemos LIMITE DE FUNÇÕES REAIS JOSÉ ANTÔNIO G. MIRANDA versão preinar). Revisão: Limite e Funções Continuas Definição Limite de Seqüências). Dizemos que uma seqüência de números reais n convergente para um número

Leia mais

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 05 DIVISIBILIDADE E MÉDIAS

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 05 DIVISIBILIDADE E MÉDIAS MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 05 DIVISIBILIDADE E MÉDIAS Como pode cair no enem (PUC) 1440 soldados são divididos em x equipes de modo que todas as equipes tenham o mesmo número de soldados e este número

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH)

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO: (1) Questões Lógicas Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de raciocínio: deduzir informações

Leia mais

Matemática 1 INTRODUÇÃO 1 TEOREMA DAS RAÍZES COMPLEXAS 3 TEOREMA DAS RAÍZES RACIONAIS 2 TEOREMA DAS RAÍZES IRRACIONAIS. Exercício Resolvido 2

Matemática 1 INTRODUÇÃO 1 TEOREMA DAS RAÍZES COMPLEXAS 3 TEOREMA DAS RAÍZES RACIONAIS 2 TEOREMA DAS RAÍZES IRRACIONAIS. Exercício Resolvido 2 Matemática Frente II CAPÍTULO 22 EQUAÇÕES POLINOMIAIS 1 INTRODUÇÃO Nos capítulos anteriores, durante o estudo de polinômios, já estudamos alguns teoremas que nos ajudam a encontrar as raízes de polinômios.

Leia mais

Exemplos de frases e expressões que não são proposições:

Exemplos de frases e expressões que não são proposições: Matemática Discreta ESTiG\IPB Lógica: Argumentos pg 1 Lógica: ramo da Filosofia que nos permite distinguir bons de maus argumentos, com o objectivo de produzirmos conclusões verdadeiras a partir de crenças

Leia mais

MÓDULO 1. Números. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA

MÓDULO 1. Números. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA MÓDULO 1 Números As questões destas aulas foram retiradas ou adaptadas de provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), fonte considerável

Leia mais

TAREFA 1 - GABARITO. a) 225 b) 195 c) 185 d)175

TAREFA 1 - GABARITO. a) 225 b) 195 c) 185 d)175 Disciplina: Matemática para Administradores Professor: Rômulo Luiz Oliveira Tutora: Caroline Lima TAREFA 1 - GABARITO 1. Numa pesquisa com jovens, foram feitas as seguintes perguntas para que respondessem

Leia mais

Calculo de cabeça, não, com a cabeça!

Calculo de cabeça, não, com a cabeça! Reforço escolar M ate mática Calculo de cabeça, não, com a cabeça! Dinâmica 2 9º Ano 2º Bimestre Aluno DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico Simbólico Equação do 2º.

Leia mais

Prof. Luiz Alexandre Peternelli

Prof. Luiz Alexandre Peternelli Exercícios propostos 1. Numa prova há 7 questões do tipo verdadeiro-falso ( V ou F ). Calcule a probabilidade de acertarmos todas as 7 questões se: a) Escolhermos aleatoriamente as 7 respostas. b) Escolhermos

Leia mais

2.º Teste de Matemática A. 12.º Ano 7 Dez ª Parte. Entrada

2.º Teste de Matemática A. 12.º Ano 7 Dez ª Parte. Entrada 2.º Teste de Matemática A.º Ano 7 Dez. 20 1.ª Parte Para cada uma das cinco questões desta primeira parte, seleccione a resposta correcta de entre as quatro alternativas que são apresentadas e escreva

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA ANAC RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico da prova para o cargo de Técnico Administrativo

Leia mais

MATEMÁTICA I A) R$ 4 500,00 B) R$ 6 500,00 C) R$ 7 000,00 D) R$ 7 500,00 E) R$ 6 000,00

MATEMÁTICA I A) R$ 4 500,00 B) R$ 6 500,00 C) R$ 7 000,00 D) R$ 7 500,00 E) R$ 6 000,00 MATEMÁTCA 0. Pedro devia a Paulo uma determinada importância. No dia do vencimento, Pedro pagou 30% da dívida e acertou para pagar o restante no final do mês. Sabendo que o valor de R$ 3 500,00 corresponde

Leia mais

Lógica e Metodologia Jurídica

Lógica e Metodologia Jurídica Lógica e Metodologia Jurídica Argumentos e Lógica Proposicional Prof. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão julianomaranhao@gmail.com Puzzle 2 pessoas A e B fazem uma oferta um ao outro. O problema é identificar

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 1 Universidade Portucalense Conceitos Algébricos Propriedades das operações de números reais Considerem-se três números reais quaisquer, a, b e c. 1. A adição de

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 19

Álgebra Linear I - Aula 19 Álgebra Linear I - Aula 19 1. Matrizes diagonalizáveis. 2. Matrizes diagonalizáveis. Exemplos. 3. Forma diagonal de uma matriz diagonalizável. 1 Matrizes diagonalizáveis Uma matriz quadrada T = a 1,1 a

Leia mais

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Divisibilidade Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Numa seqüência de 500 dias, se o primeiro for uma 3ª. Feira, que dia da semana será o último dia? Questão 2 A afirmação

Leia mais

Tópicos de Matemática Elementar

Tópicos de Matemática Elementar Tópicos de Matemática Elementar 2 a série de exercícios 2004/05. A seguinte prova por indução parece correcta, mas para n = 6 o lado esquerdo é igual a 2 + 6 + 2 + 20 + 30 = 5 6, enquanto o direito é igual

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS 1 Números inteiros, racionais e reais. 1.1 Problemas de contagem. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções; divisão proporcional. 3.1 Regras de três simples

Leia mais

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 01. Entre um grupo de amigos existe o seguinte arranjo: Se João vai ao cinema, Maria vai para a lanchonete. Se Maria vai para a lanchonete, José vai ao cinema. Se José

Leia mais

PROVA TESTE ANPAD - RQ EDIÇÃO FEVEREIRO Para que a matriz tenha inversa, é necessário que:

PROVA TESTE ANPAD - RQ EDIÇÃO FEVEREIRO Para que a matriz tenha inversa, é necessário que: PROVA TESTE ANPAD - RQ EDIÇÃO FEVEREIRO 2008 21. Para que a matriz tenha inversa, é necessário que: A) K= 8. B) K= -8. C) K 8. D) K -8. E) K 8 e K -8. 22. Um título de valor nominal de R$ 5.300,00 foi

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA Potenciação Radiciação Fatoração Logaritmos Equações Polinômios Trigonometria O que é preciso saber (passo a passo) Seja: Potenciação O expoente nos diz quantas vezes à base

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica proposicional Chama-se proposição toda sentença declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa, mas não as duas. Letras são usualmente utilizadas para denotar proposições.

Leia mais

CPV - especializado na ESPM

CPV - especializado na ESPM - especializado na ESPM ESPM NOVEMBRO/006 PROVA E MATEMÁTICA 0. Entre as alternativas abaixo, assinale a de maior valor: a) 8 8 b) 6 c) 3 3 d) 43 6 e) 8 0 Das alternativas a) 8 8 = 3 3 b) 6 = 8 c) 3 3

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Raciocínio Lógico e Matemático TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 Sumário Tabela Verdade das Proposições Compostas... 3 Tautologia, Contradição e Contingência... 8 Equivalências

Leia mais

ATIVIDADES DE FÉRIAS OLIMPÍADAS RIO 2016

ATIVIDADES DE FÉRIAS OLIMPÍADAS RIO 2016 3º ATIVIDADES DE FÉRIAS OLIMPÍADAS RIO 2016 1 Olá querido educandinho( a)!! Sou o mascote das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Meu nome é Tom e antes de me apresentar no evento mais esperado por

Leia mais

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra Estruturas Discretas 2013/14 Folha 1 - TP Lógica proposicional 1. Quais das seguintes frases são proposições? (a) Isto é verdade? (b) João

Leia mais

unidades de milhar, centenas, dezenas e unidades

unidades de milhar, centenas, dezenas e unidades 1 Simone trabalha em uma loja de brinquedos. Ela fez uma contagem do estoque da loja e anotou no quadro ao lado. a) Qual é o brinquedo que a loja tem em maior quantidade no estoque? Brinquedo Quantidade

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO Conjuntos A noção de conjunto em Matemática é praticamente a mesma utilizada na linguagem

Leia mais

Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico. No próximo encontro retornaremos ao Sistema de Amortização Francês (SAF).

Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico. No próximo encontro retornaremos ao Sistema de Amortização Francês (SAF). A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação Bernardinho - Volei Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico.

Leia mais

Cargo ou opção A04 - AN JUD - ÁREA ADMINISTRATIVA - ESP CONTABILIDADE E B E E B A B B E C

Cargo ou opção A04 - AN JUD - ÁREA ADMINISTRATIVA - ESP CONTABILIDADE E B E E B A B B E C Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Minas Gerais - Diversos Cargos Relação dos gabaritos Cargo ou opção A01 - AN JUD - ÁREA JUD - ESP OF JUST AVALIADOR FEDERAL 002 - D 003 - E 005 - C 006 - B 007

Leia mais

Parte II. votos D 34 A 66 P 63. D e A 17. D e P 22. A e P 50. D,A e P 10. Sem problemas

Parte II. votos D 34 A 66 P 63. D e A 17. D e P 22. A e P 50. D,A e P 10. Sem problemas Parte II 1) Numa pesquisa feita com todos os moradores de um prédio, constatou-se que mais de 45% são homens e que mais de 60% pintam o cabelo. Explique por que se pode concluir que, nesse prédio, há homens

Leia mais

AFRFB 2014 Resolução da Prova de Raciocínio Lógico

AFRFB 2014 Resolução da Prova de Raciocínio Lógico AFRFB 014 Resolução da Prova de Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico-Quantitativo p/ RFB Resolução da Prova AFRFB 014 Questão 6: ESAF - AFRFB 014 Se é verdade que alguns adultos são felizes e que nenhum

Leia mais

Análise Combinatória Intermediário

Análise Combinatória Intermediário Análise Combinatória Intermediário 1. (AFA) As senhas de acesso a um determinado arquivo de um microcomputador de uma empresa deverão ser formadas apenas por 6 dígitos pares, não nulos. Sr. José, um dos

Leia mais

Matemática E Extensivo V. 7

Matemática E Extensivo V. 7 Matemática E Etensivo V. 7 Eercícios ) B ) A P() = ³ + a² + b é divisivel por. Pelo teorema do resto, = é raiz de P(). P() = ³ + a. ² + b a + b = Da mesma maneira, P() é divisível por. Pelo teorema do

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Permutação Lista 1 Professor Marco Costa 1. (Fgv 97) Um processo industrial deve passar pelas etapas A, B, C, D e E.

Projeto Jovem Nota 10 Permutação Lista 1 Professor Marco Costa 1. (Fgv 97) Um processo industrial deve passar pelas etapas A, B, C, D e E. 1 1. (Fgv 97) Um processo industrial deve passar pelas etapas A, B, C, D e E. a) Quantas seqüências de etapas podem ser delineadas se A e B devem ficar juntas no início do processo e A deve anteceder B?

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 06 Lógica Proposicional Lógica Proposicional Lógica simples. A sentenças são formadas por conectivos como: e, ou, então.

Leia mais

NÚMEROS COMPLEXOS

NÚMEROS COMPLEXOS NÚMEROS COMPLEXOS - 016 1. (EFOMM 016) O número complexo, z z (cos θ i sen θ), sendo i a unidade imaginária e 0 θ π, que satisfaz a inequação z i e que possui o menor argumento θ, é a) b) c) d) 5 5 z i

Leia mais

AULA 01. (B) 577 m. (C) 705 m. (D) 866 m. (E) 1732 m. Dessa forma conclui-se que a largura AB do rio é

AULA 01. (B) 577 m. (C) 705 m. (D) 866 m. (E) 1732 m. Dessa forma conclui-se que a largura AB do rio é AULA 01 O ponto A representa um barco com fiscais do IBAMA, eles emitem um sinal de alerta que é recebido por duas bases de fiscalização, B e C, distantes entre si 70 km. Sabendo que os ângulos AB C e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Solução do Simulado PROFMAT/UESC 2012

Solução do Simulado PROFMAT/UESC 2012 Solução do Simulado PROFMAT/UESC 01 (1) Encontre uma fração equivalente a 9/5 cuja soma dos termos é igual a 196: (A) 96/100 (B) 106/90 (C) 116/80 (D) 16/70 (E) 136/60 9 5 = 9 5 14 14 = 16 70 () Um grupo

Leia mais