RACIOCÍNIO LÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RACIOCÍNIO LÓGICO"

Transcrição

1 RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural são estudiosos; logo, todos os alunos do referido Curso vencerão no concurso." 02- (Anal. Finanças e Controle - AFC-2002/ESAF) Dizer que não é verdade que Pedro é pobre e que Alberto é alto, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que: a) Pedro não é pobre ou Alberto não é alto. b) Pedro não é pobre e Alberto não é alto. c) Pedro é pobre ou Alberto não é alto. d) Se Pedro não é pobre, então Alberto é alto. e) Se Pedro não é pobre, então Alberto não é alto. 03- (MF-AFTN/1996-ESAF) Se Nestor disse a verdade, Júlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, há um leão feroz nesta sala. Ora, não há um leão feroz nesta sala. Logo: a) Nestor e Júlia disseram a verdade; b) Nestor e Lauro mentiram; c) Raul e Lauro mentiram; d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade; e) Raul e Júlia mentiram. 04- (MF-AFTN/1996-ESAF) Os carros de Artur, Bernardo e César são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, outro é verde, e o outro é azul. O carro de Artur é cinza, o carro de César é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não e uma Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são, respectivamente a) cinza, verde e azul. b) Azul, cinza e verde. c) Azul, verde e cinza. d) Cinza, azul e verde. e) Verde, azul e cinza. 05- (MF-AFTN/1996-ESAF) Três amigas, Tânia, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tânia sempre fala a verdade, Janete às vezes fala a verdade, e Angélica nunca fala a verdade. A que está sentada à esquerda diz: Tânia é quem está sentada no meio. A que está sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente, a que está sentada à direita, diz: Angélica é quem está sentada no meio. A que está sentada à esquerda, a que está sentada no meio e a que está sentada à direita são, respectivamente: a) Janete, Tânia e Angélica b) Janete, Angélica e Tânia c) Angélica, Janete e Tânia d) Angélica, Tânia e Janete e) Tânia, Angélica e Janete 06- (Téc. Controle Externo TCMRJ-2003/ESAF) Três meninos, cujos nomes são Arnaldo, Beto e Carlos, têm as seguintes características: Um dos três é louro, outro é moreno e outro é ruivo. Arnaldo mente sempre que Beto diz a verdade. Carlos mente quando Beto mente.

2 Cada um dos meninos faz uma afirmação. Arnaldo afirma: Eu sou brasileiro ou não sou brasileiro. Carlos afirma: Beto é ruivo. Beto afirma: Eu sou louro ou Carlos é ruivo. Considerando as características e as afirmações citadas, é correto concluir que Arnaldo, Beto e Carlos são, respectivamente, caracterizados como: a) louro, ruivo, moreno b) ruivo, louro, moreno c) louro, moreno, ruivo d) ruivo, moreno, louro 07- (AFTr-MTE-2003/ESAF) Uma estranha clínica veterinária atende apenas cães e gatos. Dos cães hospedados, 90% agem como cães e 10% como gatos. Do mesmo modo, dos gatos hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como cães. Observou-se que 20% de todos os animais hospedados nessa estranha clínica agem como gatos e que os 80% restantes agem como cães. Sabendo-se que na clínica veterinária estão hospedados 10 gatos, o número de cães hospedados nessa estranha clínica é: a) 50 b) 10 c) 20 d) 40 e) (Téc. Administrativo - MPU-2004/ESAF) Carlos sabe que Ana e Beatriz estão viajando pela Europa. Com as informações que dispõe, ele estima corretamente que a probabilidade de Ana estar hoje em Paris é 3/7, que a probabilidade de Beatriz estar hoje em Paris é 2/7, e que a probabilidade de ambas, Ana e Beatriz, estarem hoje em Paris é 1/7. Carlos, então, recebe um telefonema de Ana informando que ela está hoje em Paris. Com a informação recebida pelo telefonema de Ana, Carlos agora estima corretamente que a probabilidade de Beatriz também estar hoje em Paris é igual a: a) 1/7 b) 1/3 c) 2/3 d) 5/7 e) 4/7 09- (Analista - Recursos Financeiros - Auditoria -SERPRO /ESAF) Em uma sala de aula estão 4 meninas e 6 meninos. Três crianças são sorteadas para constituírem um grupo de dança. A probabilidade de as três crianças escolhidas serem do mesmo sexo é: a) 0,10 b) 0,12 c) 0,15 d) 0,20 e) 0,24

3 10- (Analista - Recursos Financeiros - Auditoria -SERPRO /ESAF) Hermes guarda suas gravatas em um única gaveta em seu quarto. Nela encontram-se sete gravatas azuis, nove amarelas, uma preta, três verdes e três vermelhas. Uma noite, no escuro, Hermes abre a gaveta e pega algumas gravatas. O número mínimo de gravatas que Hermes deve pegar para ter certeza de ter pegado ao menos duas gravatas da mesma cor é: a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10 GABARITO 01.C Um argumento é válido quando sua conclusão for verdadeira sempre que todas as suas premissas também forem verdadeiras. Dessa forma, essa questão pode ser resolvida observando-se o diagrama abaixo: Pelo diagrama, observa-se que a premissa "Basta ser estudioso para vencer no concurso" é verdadeira, uma vez que o conjunto dos ESTUDIOSOS é um subconjunto do conjunto dos VENCEDORES DO CONCURSO. Da mesma forma, verifica-se que a premissa "Todos os alunos do curso Degrau Cultural são estudiosos", já que o conjunto dos alunos do referido curso é um subconjunto do conjunto ESTUDIOSOS. Por fim, constata-se que a conclusão do argumento, dada por "Todos os alunos do referido Cursos vencerão no concurso" também é verdadeira, pois verifica-se que o conjunto formado pelos ALUNOS DO CURSO DEGRAU CULTURAL é um subconjunto do conjunto VENCEDORES DO CONCURSO. Portanto, o argumento é VÁLIDO.

4 02. A Definindo-se as proposições simples dadas no enunciado do exercício por: p: "Pedro é pobre"; e q: "Alberto é alto" Concluímos que dizer que não é verdade que "Pedro é pobre e que Alberto é alto", é expresso em linguagem simbólica por ~(p^q). Utilizando-se a lei de De Morgam, verifica-se que essa proposição é logicamente equivalente a ~p ۷~q, que em linguagem corrente é expressa por: "Pedro não é pobre ou Alberto não é alto", ou seja, opção "a". 03. B Se foi afirmado no enunciado que não há um leão feroz nesta sala, concluísse que Lauro mentiu. Se Lauro mentiu, concluí-se que Raul falou a verdade. Sendo assim, se Raul falou a verdade, então Júlia também falou a verdade, além disso, concluí-se que Nestor mentiu. Portanto, a opção correta é a letra "b". 04. D Pelo enunciado, verifica-se que "o carro de Bernardo não é verde" e também não é cinza, pois essa é a cor do carro de Artur, logo a cor do carro de Bernardo só pode ser azul e o de César verde. Além disso, o enunciado afirmou que "o carro de Bernardo não é uma Brasília", também não pode ser o Santana, pois esse é o carro de César. Portanto, o carro do Bernardo só pode ser o Parati e o de Artur a Brasília. Dessa forma, concluí-se que as cores da Brasília do Parati e do Santana são cinza, azul e verde, respectivamente. Opção "d". O quadro abaixo resume essas conclusões. Carro Cor Artur Brasília cinza Bernardo Parati azul César Santana verde 05. B Partindo-se da pessoa que sempre fala a verdade, ou seja, Tânia, verifica-se que: Tânia não está sentada à esquerda, caso contrário ela estaria mentindo, uma vez que quem está nessa posição afirmou: "Tânia está sentada no meio". Tânia não está sentada no meio, pois nesse caso também estaria mentindo, uma vez que a afirmação feita por quem está no meio foi: "Eu sou Janete". Sendo assim, concluí-se que Tânia está sentada à direita. Considerando-se que quem está sentada à direita disse "Angélica está sentada no meio", ou seja Tânia, concluí-se que Angélica está sentado no meio, pois Tânia sempre diz a verdade. Por conseqüência, Janete está sentada à esquerda, que é o único lugar que resta. Opção "b"

5 06. C A afirmação de Arnaldo "Eu sou brasileiro ou não sou brasileiro" é logicamente equivalente a dizer que Arnaldo sempre diz a verdade. Sendo assim, da proposição "Arnaldo mente sempre que Beto diz a verdade", concluí-se que se Arnaldo fala a verdade então Beto mente" Além disso, se "Carlos mente quando Beto mente", concluí-se que "Beto não é ruivo", uma vez que Carlos afirmou que "Beto é ruivo" e sabe-se que Carlos está mentindo já que Beto está mentindo. Por fim, como Beto está mentindo, da proposição feita por ele: "Eu sou louro ou Carlos é ruivo", concluí-se pela lei de De Morgam que: "Beto não é louro e Carlos não é ruivo" Consequentemente, verifica-se que Arnaldo é ruivo. Além disso, se Beto não é louro nem ruivo, só pode ser moreno. Portanto, Carlos é louro, pois é a única cor de cabelo que resta. Resumindo-se essas conclusões na tabela abaixo, têm-se: Louro Moreno Ruivo Arnaldo X X V Beto X V X Carlos V X X Logo a resposta correta é a opção " 07. E Seja "C" a quantidade de cachorros na clínica. Pelo enunciado verifica-se que: Quantidade de gatos: 9 + 0,1C 20% Quantidade de cachorros: 1 + 0,9C 80% Resolvendo-se essa regra de três simples obtêm-se que C = 70 animais. Opção "e". 08. B Seja: "P A " a probabilidade de Ana estar hoje em Paris. "P B " a probabilidade de Beatriz estar hoje em Paris. "P A B " a probabilidade de Ana e Beatriz estarem hoje em Paris. Logo, P A = 3/7; P B = 2/7; e P A B = 1/7 Pede-se a probabilidade de Beatriz estar hoje em Paris, dado que Ana está hoje em Paris, ou seja, pede-se P B/A. Essa probabilidade é dada por: P A B 1/7 1 P B/A = = = P A 3/7 3 Opção "b". 09. D Seja: "P Mo " a probabilidade de ser menino "P Ma " a probabilidade de ser menina Pede-se "P Mo + P Ma ".

6 P Mo = (6/10)x(5/9)x(4/8) = 1/6 = 5/30 P Ma = (4/10)x(3/9)x(2/8) = 1/30 Logo, P Mo + P Ma = 5/30 + 1/30 = 6/30 = 1/5 = 0,20 Opção "d". 10. C Para se ter certeza de que será formado um par de gravatas de mesma cor, Hermes deve retirar da gaveta no mínimo "n+1" gravatas, sendo "n" a quantidade de cores de gravatas. Como existem 5 cores de gravatas, Hermes deverá retirar, no mínimo, 6 gravatas da gaveta para ter certeza de que irá formar um par de mesma cor.

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Julgue os itens a seguir: A seguinte argumentação é inválida. Premissa 1: Todo funcionário que sabe lidar

Leia mais

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo.

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Exame Analítico 2009 Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Logo, a) Não fumo, estou cansado e não bebo. b) Fumo, estou cansado

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Um pai foi informado que seu filho estava o procurando a fim de pedir dinheiro para passear e ir ao cinema. Aí, o pai pensou e resolveu dar dinheiro ao filho, desde que ele, usando

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01- Considere as seguintes acusações: José Francisco mente. Diz Francisco José. Maria José mente. Diz José Francisco. Francisco José e José Francisco mente. Diz Maria José. Mas, então,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Três crianças Astolfo, Belarmino e Cleosvaldo brincavam, cada qual com um único tipo de brinquedo. Considere ainda as seguintes informações: - Os brinquedos são: Falcon, Playmobil

Leia mais

Raciocínio Lógico. 06- A quantidade de anagramas que podem ser formados com as letras da palavra MINISTÉRIO é inferior a

Raciocínio Lógico. 06- A quantidade de anagramas que podem ser formados com as letras da palavra MINISTÉRIO é inferior a Raciocínio Lógico 01- Se Carlos é surfista, então Julia não é tenista. Se Julia não é tenista, então Michelle anda de skate. Se Michelle anda de skate, então Lucas não é patinador. Ora, Lucas é patinador.

Leia mais

Raciocínio Lógico. Object 1

Raciocínio Lógico. Object 1 Object 1 Raciocínio Lógico 01- Numa fábrica de brinquedos, 90 funcionários trabalham no setor de carros, 120 trabalham no setor de bonecas, 70 trabalham no setor de jogos; 40 trabalham tanto no setor de

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira 1) Três amigas, Tania, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tania sempre fala a verdade; Janete as vezes fala a verdade;

Leia mais

Raciocínio Lógico. Raciocínio Lógico. Sumário EDITORA APROVAÇÃO V Q (INCLUSIVA OU NÃO EX- 13. RELAÇÃO DE IMPLICAÇÃO TABELA VERDADE

Raciocínio Lógico. Raciocínio Lógico. Sumário EDITORA APROVAÇÃO V Q (INCLUSIVA OU NÃO EX- 13. RELAÇÃO DE IMPLICAÇÃO TABELA VERDADE Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Sumário 7. RELAÇÃO DE IMPLICAÇÃO TABELA VERDADE 7. RELAÇÕES ENTRE IMPLICAÇÕES PREPOSIÇÕES 8. RELAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA CONECTIVOS LÓGICOS 8 EXERCÍCIOS E PRÁTICA PROPRIEDADE

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 1 - (FEPESE - CAU-SC ASSISTENTE ADMINISTRATIVO -2013 ) Um pintor dispõe de tinta em 7 cores diferentes para pintar 3 paredes. Sabendo-se que cada parede deve ser

Leia mais

101. O número de anagramas da palavra BRASIL é: (A) 2 (B) 6 (C) 24 (D) 120 (E) 20

101. O número de anagramas da palavra BRASIL é: (A) 2 (B) 6 (C) 24 (D) 120 (E) 20 Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 101. O número de anagramas da palavra BRASIL é: (A) 2 (B) 6 (C) 24 (D) 120 (E) 20 102. Um cofre possui um disco marcado com os dígitos 0, 1, 2,, 9. O segredo do

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. João reuniu-se com seus 12 irmãos na ceia de Natal. Das afirmações abaixo, referentes aos membros da mesma família reunidos, a única necessariamente verdadeira é: a) pelo menos uma

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são A. Negação: Trocar TODO

Leia mais

Prof. Sérgio Altenfelder. h) (p q) i) p q j) p ^ q k) ( q) l) ( p)

Prof. Sérgio Altenfelder. h) (p q) i) p q j) p ^ q k) ( q) l) ( p) Exercícios de Fixação 1. Das sentenças abaixo, assinale quais são proposições a.) O Chile e o Brasil. b.) Emerson é professor. c.) Ela é professora. d.) O Brasil foi campeão de futebol em 1982 e.) Que

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Qual o valor de x na sucessão: 1; 2; 6; 39; x? a) 1522 b) 1523 c) 1524 d) 1525 e) 1526 02. Considerando os onze primeiros elementos do conjunto dos números naturais foi escrita a

Leia mais

MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS

MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS Prof.(A) RUBÃO SOARES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 5) BICONDICIONAL Bicondicional é a composta em que as componentes

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. Um senhor de idade deixou o seguinte testamento: Deixo 1/3 da minha fortuna para minha única filha e o restante para a criança que ela está esperando, se for homem; deixo 1/2 da minha

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22).

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Tendo como referência a proposição P: Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico. No próximo encontro retornaremos ao Sistema de Amortização Francês (SAF).

Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico. No próximo encontro retornaremos ao Sistema de Amortização Francês (SAF). A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação Bernardinho - Volei Bem pessoal! Continuaremos resolvendo questões de Raciocínio Lógico.

Leia mais

Agente Penitenciário

Agente Penitenciário Agente Penitenciário Questões La Salle Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico QUESTÕES LA SALLE MUNICÍPIO DE CANOAS 2015 TÉCNICO EM TRÂNSITO E TRANSPORTES 1. A negação da proposição "Arthur

Leia mais

- Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições

- Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições Dicas Conceitos importantes - Na parte de lógica o mais importante são as equivalências e negações de proposições - Na parte de Análise Combinatória, o candidato devem conhecer bem esses 3 conceitos -

Leia mais

TESTES LÓGICOS FECHADOS

TESTES LÓGICOS FECHADOS TESTES LÓGICOS FECHADOS 1) (UFPE) Considerando que em uma festa existem 15 pessoas, não podemos afirmar que a) pelo menos duas nasceram no mesmo mês do ano. b) pelo menos três nasceram no mesmo dia da

Leia mais

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa Raciocínio Lógico Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto

Leia mais

APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO

APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO QUESTÕES DE HIPÓTESES, VERDADE e MENTIRAS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE 2016 A palavra que completa o grupo formado por maçã, mamão, manga, maracujá, melancia é: a) Jabuticaba.

Leia mais

Lógica Matemática. Luan Arjuna

Lógica Matemática. Luan Arjuna Lógica Matemática Luan Arjuna 1 Introdução Neste material estudaremos lógica matemática, um assunto de extrema importância para quem deseja estudar matemática olímpica. Para esse estudo, não serão necessários

Leia mais

Teoria e Exercícios Prof. Sérgio Data de impressão: 17/ 11/2010. Raciocínio Lógico. Turma Extensiva 05

Teoria e Exercícios Prof. Sérgio Data de impressão: 17/ 11/2010. Raciocínio Lógico. Turma Extensiva 05 Turma Extensiva 05 Teoria e Exercícios Prof. Sérgio Data de impressão: 17/ 11/2010 ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO: UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA MATERIAL

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 1 RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 2 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Simples ou Atômicas Oscar é prudente; Mário é engenheiro; Maria é morena. 3 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Composta ou Molecular Walter é engenheiro E

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (02); SEFAZ; JULHO DE 2017 (Álgebra das Proposições) PROPOSIÇÕES EQUIVALENTES P Q Lê se: P é LOGICAMENTE equivalent e a Q São proposições cujas tabelas-verdade

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016.

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da Agente Penitenciário/MA, aplicada em 24/04/2016. de Raciocínio Lógico da gente Penitenciário/M, aplicada em 24/04/206. - sentença Se Maria é médica, então Silvio é engenheiro. é logicamente equivalente a () se Maria é médica, então Silvio é engenheiro.

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO LÓGICO Existem duas formas de verificar, no método tradicional, a validade

Leia mais

Exame Analítico. a) 0 b) 1 c) 3 d) 4 e) 5. 2) Qual é o próximo número da seqüência? {4, 5, 26/3, 33/2,...} a) 102/4 b) 55/3 c) 66/4 d) 162/5 e) 62/4

Exame Analítico. a) 0 b) 1 c) 3 d) 4 e) 5. 2) Qual é o próximo número da seqüência? {4, 5, 26/3, 33/2,...} a) 102/4 b) 55/3 c) 66/4 d) 162/5 e) 62/4 Exame Analítico 1) Você deverá analisar a seqüência das 5 próximas frases para concluir a afirmativa correta: (1) Vou lhe dizer 5 verdades; (2) A frase anterior é mentira; (3) A frase anterior é mentira;

Leia mais

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado EXAME ANALÍTICO Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado padrão. 16 34 27 x 13 19 28 42 29 15 55 66 Seguindo esse padrão, o número x deve ser tal

Leia mais

RLM A MELHOR DISCIPLINA DOS CONCURSOS. d) 16.

RLM A MELHOR DISCIPLINA DOS CONCURSOS. d) 16. Proposição d) 16. Órgão: PM-AL Prova: Bombeiro A respeito de proposições lógicas, julgue os itens a seguir. Considere que P e Q sejam as seguintes proposições: P: Se a humanidade não diminuir a produção

Leia mais

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Professor: Arthur Lima AULÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Arthur Lima Estratégia Concursos

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

LÓGICA E CONJUNTO. Professor: Adriano Sales

LÓGICA E CONJUNTO. Professor: Adriano Sales LÓGICA E CONJUNTO Professor: Adriano Sales LÓGICA Qual é o significado de argumentação? Segundo o dicionário Houaiss é: ARGUMENTAÇÃO: Arte, ato ou efeito de argumentar; Troca de palavras em controvérsia

Leia mais

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 1- Uma urna contém bolinhas de gude de várias cores: oito amarelas, doze vermelhas, cinco brancas, treze azuis e sete verdes. A quantidade mínima de bolinhas

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017

RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS. Edição junho 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO TEORIA 86 EXERCÍCIOS POR ASSUNTOS RESOLVIDOS E QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por

Leia mais

LÓGICA. É toda sentença que contém uma única afirmativa. São representadas por letras minúsculas do alfabeto, preferencialmente p, q, r e t.

LÓGICA. É toda sentença que contém uma única afirmativa. São representadas por letras minúsculas do alfabeto, preferencialmente p, q, r e t. LÓGICA PROPOSIÇÃO Denominamos proposição ( ou proposição lógica ou ainda sentença ) a toda oração declarativa afirmativa que pode ser classificada como verdadeira ou falsa ( ou verdadeira ou falsa ). Daí

Leia mais

Prof. Sérgio Altenfelder Raciocínio Lógico Aulas 24 Raciocínio Lógico Professor: Sérgio Altenfelder Aulas: 24 aulas

Prof. Sérgio Altenfelder Raciocínio Lógico Aulas 24 Raciocínio Lógico Professor: Sérgio Altenfelder Aulas: 24 aulas Professor: Sérgio Altenfelder Aulas: 24 aulas Prof. Sergio Altenfelder www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 70 APRESENTAÇÃO Professor de Matemática Financeira, Estatística, Matemática e - Quantitativo

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase Nível de agosto de 2017

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase Nível de agosto de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase

Leia mais

AULA 00. Raciocínio Lógico. Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi.

AULA 00. Raciocínio Lógico. Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi. AULA 00 Raciocínio Lógico Aula Demonstrativa Professor Henrique Tiezzi www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Henrique Tiezzi 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Data: 04/06/04 Prova de Seleção para Ingresso no Curso de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Turma 2004 EXAME ANALÍTICO EXAME ANALÍTICO Questão 1. Um homem reuniu-se com seus 12 irmãos no Natal.

Leia mais

Questões. 2) (Quadrix CRB 6ªR 2017) Com os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5 quantos números de 3 algarismos podemos formar?

Questões. 2) (Quadrix CRB 6ªR 2017) Com os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5 quantos números de 3 algarismos podemos formar? Questões 1) (Quadrix CRB 6ªR 2017) Dos 26 funcionários de um departamento numa instituição de ensino, 18 são mulheres. Qual é a probabilidade de, num sorteio de uma coleção de livros realizado pelo departamento,

Leia mais

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Lógica Qual é o significado de argumentação? Segundo o dicionário Houaiss é: ARGUMENTAÇÃO: Arte, ato ou efeito de argumentar; Troca de palavras em controvérsia

Leia mais

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA Fixação 1) Assinale a proposição composta logicamente verdadeira: a) ( 2 = 3 ) (2. 3 = 5) b) ( 2 = 2 ) (2. 3 = 5) c) ( 2 = 3 ) e (2. 3 = 5) d) ( 2 = 3 ) ou (2. 3 =

Leia mais

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 /

Analista TRT 10 Região / CESPE 2013 / Ao comentar sobre as razões da dor na região lombar que seu paciente sentia, o médico fez as seguintes afirmativas. P1: Além de ser suportado pela estrutura óssea da coluna, seu peso é suportado também

Leia mais

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B.

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B. 1 Neste capítulo o objetivo é estabelecer relações entre as proposições dos argumentos para chegarmos nas conclusões corretas. Para isso, reescrevemos os argumentos usando tabelas que sintetizem suas informações.

Leia mais

Teoria e Exercícios. Raciocínio Lógico. Prof. Sérgio Data de impressão: 13/06/2011

Teoria e Exercícios. Raciocínio Lógico. Prof. Sérgio Data de impressão: 13/06/2011 PF Teoria e Exercícios Prof. Sérgio Data de impressão: 13/06/2011 ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO: UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

RL Edição Fevereiro 2014

RL Edição Fevereiro 2014 RL Edição Fevereiro 2014 01. Sejam dados dois conjuntos não vazios, A, B, e sejam A e B seus respectivos conjuntos complementares no conjunto Universo considerado. Se um elemento x é tal que x A B, então

Leia mais

2 a Lista de PE Solução

2 a Lista de PE Solução Universidade de Brasília Departamento de Estatística 2 a Lista de PE Solução 1. a Ω {(d 1, d 2, m : d 1, d 2 {1,..., 6}, m {C, K}}, onde C coroa e K cara. b Ω {0, 1, 2,...} c Ω {(c 1, c 2, c 3, c 4 : c

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 2011/12 Distribuição de probabilidades 12.º Ano Escola Secundária/, da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática A Ano Lectivo 0/ Distribuição de probabilidades.º Ano Nome: N.º: Turma:. Numa turma do.º ano, a distribuição dos alunos por idade e sexo

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 2.3 Equivalência Lógica

Lógica Matemática e Computacional. 2.3 Equivalência Lógica Lógica Matemática e Computacional 2.3 Equivalência Lógica Equivalência Lógica Definição: Dadas as proposições compostas P e Q, diz-se que ocorre uma equivalência lógica entre P e Q quando suas tabelas-verdade

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

AULA SETE: Associação Lógica

AULA SETE: Associação Lógica 1 AULA SETE: Associação Lógica Olá, amigos! Conforme combinado na aula passada, nosso assunto de hoje será Associação Lógica. Com isso, doravante nossa programação voltará ao normal, conforme estabelecido

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

RACIOCÍNIO LÓGICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS RACIOCÍNIO LÓGICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Coletânea de Exercícios Assunto: RACIOCÍNIO LÓGICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Autor: VILSON CORTEZ Professor Vilson Augusto Cortez, Fiscal de ICMS de São Paulo, graduado

Leia mais

Dante Então, nas férias,

Dante Então, nas férias, 1. Nas férias, Carmem não foi ao cinema. Sabe-se que sempre que q Denis viaja, Denis fica feliz. Sabe-se, também, que nas férias, ou Dante vai à praia ou vai à piscina. Sempre que Dante vai à piscina,

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens.

Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF. 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Gabarito comentado do teste especial de Raciocínio Lógico para o concurso Terracap-DF Questão 01 26 funcionários no total, sendo 18 mulheres, logo 8 são homens. Questão 02 Gabarito: D Deve-se escolher

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação. Parte 2. Prof. Renato Oliveira 1) Se minha casa não é vermelha, então o meu cachorro late. Se minha casa é vermelha, então o passarinho não canta. Ora, o passarinho

Leia mais

AULA Bônus: Resolução da Prova de ATA-MF 2014 Matemática e Raciocínio Lógico

AULA Bônus: Resolução da Prova de ATA-MF 2014 Matemática e Raciocínio Lógico UL Bônus: Resolução da Prova de T-MF 014 Matemática e Resolução Prova T-MF 014 Olá Pessoal! E então? O que acharam da prova de Matemática e para T-MF? Bem, se você fez o nosso curso, com certeza, não teve

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves Olá! Antes de começarmos o assunto desta aula, vamos resolver algumas questões da FGV referentes aos assuntos da aula passada. 01. (Pref. de Osasco 2014/FGV) Marcos afirmou: Todos os medicamentos que estão

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Trabalho de Lógica Matemática 1

Trabalho de Lógica Matemática 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Matemática Trabalho de Lógica Matemática 1 Data: 03/11/2015 Nome: Matrícula: Turma: Justique sua resposta,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MORTÁGUA Ficha de Trabalho nº4 - Probabilidades - 12º ano Exames de 2011 a 2014 1. Seja o espaço de resultados associado a uma certa experiência aleatória. Sejam A e B dois acontecimentos

Leia mais

20/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

20/04/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (QUADRIX CREF -7 REG. DF AUX. DE ATEND. 2016) Numa cidade, pesquisas apontam que 30% da população é constituída de mulheres que votam no partido PX. Sabendo que 55% da

Leia mais

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5.

deve ter a forma 2 3 5, com a, b e c inteiros, 0 a 8, é dessa forma. Cada um dos outros números possui um fator primo diferente de 2, 3 e 5. XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (Ensino Médio) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) E 6) C 11) E 16) D 1) E ) B 7) B 1) C 17) E ) C ) E 8) D 1) D 18) A ) B 4) E 9) D 14) A 19) C 4) E

Leia mais

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GAARITO NÍVEL 1 36ª OLIMÍADA RASILEIRA DE MATEMÁTICA RIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GAARITO 1) 6) C 11) E 16) D 2) 7) 12) A 17) 3) E 8) A 13) C 18) A 4) C 9) 14) E 19) E 5) A

Leia mais

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios.

Os experimentos que repetidos sob as mesmas condições produzem resultados geralmente diferentes serão chamados experimentos aleatórios. PROBABILIDADE A teoria das Probabilidades é o ramo da Matemática que cria, desenvolve e em geral pesquisa modelos que podem ser utilizados para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Os experimentos

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves [email protected] Agenda Lógica Lógica de Programação Algoritmo narrativo Exercícios O que é Lógica? Trata da Correção do Pensamento; Porque

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS 1 Números inteiros, racionais e reais. 1.1 Problemas de contagem. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções; divisão proporcional. 3.1 Regras de três simples

Leia mais

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012

Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 Técnico Agropecuário/TO AOCP 2012 01. Entre um grupo de amigos existe o seguinte arranjo: Se João vai ao cinema, Maria vai para a lanchonete. Se Maria vai para a lanchonete, José vai ao cinema. Se José

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (03); SEFAZ; JULHO DE 2017 Todo DIAGRAMAS LÓGICOS No estudo das operações com conjuntos e das soluções de problemas envolvendo conjuntos, os diagramas ajudam

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO 2012 (TST / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / FCC / 2012)

RACIOCÍNIO LÓGICO 2012 (TST / TÉCNICO JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / FCC / 2012) RACIOCÍNIO LÓGICO 2012 16. Pedro é um atleta que se exercita diariamente. Seu treinador orientou-o a fazer flexões de braço com a frequência indicada na tabela abaixo. No dia de seu aniversário, Pedro

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO 230 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS DA FCC COM GABARITOS 1ª Edição JUL 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais

MAT Laboratório de Matemática Primeira Lista de Exercícios Professora Barbara Valério

MAT Laboratório de Matemática Primeira Lista de Exercícios Professora Barbara Valério MAT1513 - Laboratório de Matemática Primeira Lista de Exercícios - 2019 Professora Barbara Valério 1. Dado o seguinte esquema: D o estudante comete erros, C há motivação para o estudo, F o estudante aprende

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO TENTATIVA E ERRO 01) Em uma urna há 5 bolas pretas, 4 bolas brancas e 3 bolas verdes. Deseja-se retirar, aleatoriamente, certa quantidade de bolas dessa urna. O número mínimo de bolas que devem ser retiradas

Leia mais

Raciocínio Lógico 1 Probabilidade

Raciocínio Lógico 1 Probabilidade PROBABILIDADE 1. CONCEITOS INICIAIS A Teoria da Probabilidade faz uso de uma nomenclatura própria, de modo que há três conceitos fundamentais que temos que passar imediatamente a conhecer: Experimento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 80/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

= 3 modos de escolher duas pessoas 2

= 3 modos de escolher duas pessoas 2 01. x/(x+0) /3 ó x 40 Resposta: E 0. [E] RESOLUÇÃO REVENEM 3 De acordo com o gráfico, temos que o número total de filhos é dado por 71 + 6 + 3. Portanto, como sete mães tiveram um único filho, segue que

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini 1 - José, Luís e Mário são funcionários públicos nas funções de auditor, analista e técnico, não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que José não é analista, que o técnico será o primeiro dos três a se

Leia mais

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO 01- Se a afirmação existem professores que não são pedagogos é falsa, então é verdade que: a) Nenhum professor é pedagogo. b) Todo professor é pedagogo. c) Nem

Leia mais

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I:

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I: Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Unidade I: 0 Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Nesta unidade, veremos a partir de nossos estudos em tabelas-verdade as proposições logicamente

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Professor: Alex Lira Prova comentada: Fiscal de Tributos ISS Maricá 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS...

Leia mais