ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL"

Transcrição

1 Ementa aula 06 de junho de de junho de ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Paulo Ricardo Schier Graduação em Bacharelado em Direito pela UFPR; Mestre em Direito pela UFPR; Doutor em Direito pela UFPR. Tema: Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. EMENTA 1.1) Importância e formação histórica. Constitucionalismo e neoconstitucionalismo. 1.2) Questão terminológica, gerações ou dimensões e características. Modelo estrutural. 2.1) Direitos fundamentais como núcleo essencial e conceitos formais e material dos Direitos Fundamentais. Desdobramentos do conceito de Direitos Fundamentais. O bloco de constitucionalidade. Abertura e flexibilidade dos Direitos fundamentais. 2.2) Dimensões objetiva e subjetiva dos Direitos Fundamentais. A teoria dos limites e os limites imanentes. Regime da restrição dos Direitos Fundamentais. 3.1) Colisão de Direitos Fundamentais: pressupostos da discussão (princípios, regras e abordagem sistêmica). 3.2) Colisão de Direitos Fundamentais. A metodologia de resolução. Eficácia horizontal dos Direitos Fundamentais. 4.1) Aplicabilidade imediata dos Direitos fundamentais e hetero-vinculatividade subjetiva no plano dos direitos individuais e sociais. 4.2) Direitos fundamentais e cláusulas pétreas. Análise de casos. PROGRAMA 1.1. FORMAÇÃO HISTÓRICA. CONSTITUCIONALISMO E NEOCONSTITUCIONALISMO A. Formação histórica - Antiguidade - Idade Média - Formação do Estado Moderno Absolutista - Revoluções burguesas, Direito Moderno e Direitos Fundamentais e Estado de Direito. - O ethos e o telos da Constituição B. Importância dos direitos fundamentais. - Marcam momento de inauguração, no Direito, do antropocentrismo. - Permitem rompimento com o Estado Absolutista. - Proporcionam o surgimento do Estado de Direito. - Criam condições jurídicas para o capitalismo liberal. - Fazem girar em torno de si a regulação, organização e racionalização do poder político. - A radicalidade fundante dos direitos fundamentais.

2 - A virada do Estado ao Homem. - Os direitos fundamentais como núcleo do sistema: a linha que costura o caos. - A Constitucionalização do direito infraconstitucional. C. Constitucionalismo e neoconstitucionalismo. - Existe efetivamente alguma distinção? - A mudança de objeto - A mudança do método - A mudança da teoria - O deslocamento para a teoria da argumentação - As conseqüências do neoconstitucionalismo e a idéia de constitucionalização como problema 1.2. QUESTÃO TERMINOLÓGICA, DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS A. Questão terminológica - Direitos Naturais - Direitos Humanos - Direitos Fundamentais B. Dimensões e gerações dos Direitos Fundamentais - A classificação pelas gerações - A idéia das dimensões - A primeira dimensão - A segunda dimensão - A terceira dimensão - Quarta dimensão? - Law in making e dinâmica das dimensões C. Deslocamento para a teoria estrutural e Características - A superação pela teoria estrutural e uma nova leitura a ser proposta - As características apontadas pela doutrina - As críticas 2.1. NÚCLEO ESSENCIAL E CONCEITO A. Direitos fundamentais como núcleo essencial do sistema constitucional. - O plano da dogmática constitucional e o regime jurídico. - DF como fundamento da RFB. - A situação topográfica. - A inviolabilidade do caput do art. 5º, a CF Cláusulas constitucionais sensíveis. - O art. 60, 4º, IV, da CF 88 cláusulas pétreas. - Se são intangíveis pelo poder reformador, mais ainda o são mediante normatividade infraconstitucional (o que não significa, como será estudado, que não possam sofrer restrições). - Aplicabilidade imediata. - Mecanismos constitucionais específicos de defesa dos direitos fundamentais: habeas corpus, habeas data, mandado de injunção, etc.

3 - Abertura e flexibilidade. - Regime de restrição. B. Conceitos formais e material. - Critério topográfico e extensão. - Critério da proteção especial e extensão. - Critério material e problematização 2.2. DESDOBRAMENTOS DOS CONCEITOS - Critério material: dignidade da pessoa humana, outros princípios fundamentais e graus de vinculação. A tríade antropológica. A. A classificação de Ingo Sarlet - Direitos do catálogo - Direitos fora do catálogo B. O bloco de constitucionalidade e a questão da extensão material e formal dos direitos fundamentais - Noção de bloco de constitucionalidade - Desdobramentos quanto à extensão dos Direitos Fundamentais C. Abertura dos direitos fundamentais e a idéia de sistema de regras e princípios - A abertura do sistema pelos princípios. O registro de aprendizagem e a mutação constitucional nos direitos fundamentais. - A questão da abertura pelo 2º, do art. 5º, da CF A extensão do 2º, do art. 5º, da CF A não taxatividade dos direitos expressos. - O bloco de constitucionalidade. - O problema do 3º. Proposta de interpretação - O regime jurídico-constitucional dos tratados internacionais de direitos humanos 3.1. DIMENSÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. TEORIA DOS LIMITES E OS LIMITES IMANENTES A. Dimensão subjetiva dos Direitos fundamentais e teoria estrutural. B. Dimensões objetivas. C. Multifuncionalidade dos Direitos Fundamentais. D. O quadro dos limites em Alexy. E. A teoria dos limites imanentes e suas conseqüências. F. A restrição como espécie de limitação global. G. A multifuncionalidade da lei perante os direitos fundamentais e a crítica às teorias liberais. H. O regime jurídico da restrição de Direitos Fundamentais. - Pressupostos formais: tipicidade, reserva de lei, generalidade e abstratalidade da restrição e vedação de cláusula geral de restrição. - Pressupostos materiais: justificativa, preservação do núcleo essencial e proporcionalidade.

4 3.2. COLISÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS A. A abordagem sistemática da Constituição e o princípio da unidade hierárquiconormativa da Constituição. B. Regras e princípios constitucionais: distinção e funcionalidade 4.1. COLISÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO E EFICÁCIA HORIZONTAL A. Colisão de direitos fundamentais - Um direito fundamental pode estar em conflito com outros direitos ou com bens constitucionalmente protegidos. O fenômeno da colisão ou conflito de direitos fundamentais verifica-se quando o seu exercício colide (i) com o exercício do mesmo ou de outro direito fundamental por parte de outro titular (conflito de direitos em sentido estrito) ou (ii) com a defesa e proteção de bens da coletividade e do Estado constitucionalmente protegidos (conflito entre direitos e outros bens constitucionais). - A solução do conflito de direitos articula-se, por um lado, com a delimitação do âmbito normativo de cada direito (pressupostos objetivos e subjetivos da existência de um direito e extensão da sua cobertura constitucional) e, por outro lado, com a reserva de lei restritiva. - Daí a necessidade da distinção de vários planos ou instâncias: em primeiro lugar, há que determinar o âmbito normativo dos direitos, a fim de se verificar se existe ou não um verdadeiro conflito, pois pode acontecer que esta primeira etapa sirva logo para excluir hipóteses de conflitos, sendo estes apenas aparentes (ex.: não há conflito entre a liberdade de expressão e o direito ao bom nome em caso de difamação); em segundo lugar, uma vez verificada a existência de um conflito autêntico, é preciso verificar se existe uma reserva de lei restritiva expressamente prevista na Constituição para algum dos direitos colidentes, pois neste caso a lei pode resolver o conflito de direitos através da restrição ou ingerência no respectivo âmbito normativo. - As soluções concretas e os instrumentos metódicos a utilizar dependem essencialmente da natureza dos direitos e bens em conflito. B. Eficácia horizontal - Ausência de menção expressa na CF 88 (na portuguesa o DrittwirkungGrundrecht é expresso). - Compatibilidade da eficácia horizontal em vista do regime jurídico dos direitos fundamentais. - Ponto de partida: casos concretos. - Premissas: (i) superação da divisão Estado-sociedade civil e (ii) superação da tese liberal dos direitos fundamentais (direitos de defesa somente contra o Estado). Necessidade de compreensão da Constituição como ordem jurídica vinculante do Estado, da sociedade e do indivíduo. - Compreensão da eficácia horizontal: (i) direta, sem mediação legislativa e (ii) indireta, com mediação legislativa pela vinculação do legislador. - Canotilho analisa cinco hipóteses de eficácia horizontal: (i) Situações em que a própria Constituição prevê a eficácia horizontal (art. 5º, III, V, XX...). (ii) Situações mediadas pelo legislador (VII, XIII, XXXII...).

5 (iii) Situações mediadas pelo juiz através de interpretação conforme do direito privado diante da Constituição. (iv) Situações de eficácia horizontal entre poderes privados e poderes sociais (particular diante do sindicato). (v) Situações do núcleo irredutível da autonomia privada. Canotilho diz que aqui não incide eficácia horizontal (pai que doa parte disponível a um dos filhos, a questão das obrigações solidárias, a questão do inquilino despejado...). - O debate: o campo da autonomia privada, de matriz constitucional, comporta um núcleo de injustiça? - Conclusões APLICABILIDADE IMEDIATA E HETERO-VINCULATIVIDADE SUBJETIVA. DIREITOS FUNDAMENTAIS E CLÁUSULAS PÉTREAS A. Aplicabilidade imediata dos Df na CF 88: as diversas abordagens. B. Hetero-vinculatividade subjetiva C. Direitos fundamentais e cláusulas pétreas - O papel das cláusulas pétreas. - Compreensão do art. 60, 4º, caput. Significado do "tendente a abolir", a interpretação de Manoel Gonçalves Ferreira Filho e a questão da fraude à Constituição. - A compreensão da locução "direitos e garantias individuais" do inciso IV. A interpretação sistemática com art. 1º e o sistema dos direitos fundamentais. Os direitos coletivos, sociais, políticos, etc., como dimensões do indivíduo (SARLET). - O STF (ADIn 939-7/DF, contra emenda constitucional n.º 3) considerou cláusula pétrea a garantia constitucional assegurada ao cidadão no art. 150, III, "b", da CF 88 (princípio da anterioridade tributária). Portanto, o rol do art. 5º (direitos e garantias individuais), segundo o Min. Marco Aurélio, não é exaustivo. O Min. Carlos Velloso afirmou, no seu voto, que a limitação do art. 60, 4º, IV, engloba os direitos e garantias individuais e coletivos, sociais, direitos atinentes à nacionalidade e direitos políticos. Portanto, tais direitos são determinados por uma natureza própria, e não por qualquer critério topográfico. OBJETIVO E METODOLOGIA 1 Oferecer ao pós-graduando noções teóricas indispensáveis à compreensão dos aspectos mais relevantes do Direito Constitucional. 2 Exposições teóricas pelo Professor sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do curso. AVALIAÇÃO Prova escrita e individual, ao final do Módulo. BIBLIOGRAFIA SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 11. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012;

6 MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 8. ed., São Paulo: Saraiva, 2007; CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed., Coimbra: Almedina, MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 8. ed., São Paulo: Saraiva, p

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 Índice geral Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 1ª P A R T E O Sistema dos Direitos Fundamentais na Constituição:

Leia mais

0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 0,1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D.11 PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13

SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 SUMÁRIO CAPÍTULO I TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS... 13 1. Introdução... 13 2. Características... 17 2.1. Inalienabilidade... 18 2.2. Irrenunciabilidade... 18 2.3. Indisponibilidade... 19 2.4.

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução

TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1.º Formação e evolução ÍNDICE GERAL TÍTULO I A PROBLEMÁTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I SENTIDO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Formação e evolução 1. Direitos fundamentais em sentido formal e direitos fundamentais em sentido

Leia mais

Estabilidade Constitucional

Estabilidade Constitucional Estabilidade Constitucional Defesa da Constituição: 1ª. Aula Introdução Prof. João Paulo Santos Constituição Rígida de 1988 Defesa da Constituição Substancial (consensos mínimos além da política eventual)

Leia mais

Sumário. Introdução... 31

Sumário. Introdução... 31 Sumário Introdução..................................................................... 31 Parte I. Teoria e significado da igualdade jurídica............................ 33 Capítulo I. Teorias fundamentais

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

.,.. \ ~ Sumário. Nota à 2ª edição, xi Prefácio, xiii Introdução, 1

.,.. \ ~ Sumário. Nota à 2ª edição, xi Prefácio, xiii Introdução, 1 Sumário.,.. \ ~ Nota à 2ª edição, xi Prefácio, xiii Introdução, 1 Parte I - A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR: GENERALIDADES, 5 1 O Poder Constituinte, 7 1.1 Noção de poder constituinte, 7 1.2 Poder Constituinte

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2.

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. 0,1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Direito Público: noções e

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho Sumário CAPÍTULO 01 AS MUDANÇAS INFORMAIS NA CONSTITUIÇÃO PELA EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL: CONDIÇÕES E LIMITES... 15 Adriano Sant Ana Pedra 1. INTRODUÇÃO...15 2. A MUTAÇÃO COMO FENÔMENO

Leia mais

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROFESSOR PAULO AYRES BARRETO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE 20.08.2015 APRESENTAÇÃO DO CASO CONTEXTUALIZAÇÃO ANTES DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 42/2003

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO... 23

EDITAL SISTEMATIZADO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Restrições legais ao exercício de direitos fundamentais: Teoria dos limites: a limitação de direitos não pode afetar o seu núcleo essencial. Reserva

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais. Ano lectivo de 2011/2012 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano lectivo de 2011/2012 Regente: Jorge Reis Novais 1- Apresentação da disciplina: programa, bibliografia, aulas e método de avaliação. O objectivo da disciplina:

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar:

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: I. No sistema brasileiro é abstrato

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO PENAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO PENAL Ementa aula 13 de março de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO PENAL Professor: Fabio Ramazzine Bechara Promotor de justiça em São Paulo; Ex- secretário

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL II Código: DIR - 260 CH Total: 60h Pré-requisito:DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Regente: Jorge Reis Novais Colaboradores: Prof. Doutor Domingos Soares Farinho Mestre Tiago Fidalgo de Freitas Mestre Tiago Antunes

Leia mais

Características dos direitos fundamentais

Características dos direitos fundamentais Características dos direitos fundamentais Cinthia Gomes Dias 1 INTRODUÇÃO A doutrina ao demonstrar a sucessão geracional dos direitos humanos o fez com o propósito didático de trazer a historicidade e

Leia mais

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor Profº Drº Luis Rodolfo A. de Souza Dantas DIREITOS INDIVIDUAIS MATERIAIS Ementa: Por meio da disciplina Direitos Individuais Materiais pretende-se analisar o conteúdo material dos direito individuais previstos

Leia mais

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método.

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método. Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao bloco de constitucionalidade, neoconstitucionalismo, Positivismo-Normativista, Neopositivismo, jus naturalismo. Professor(a): Luiz

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (CÓD.: ENEX 60113) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1 AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Movimento teórico de revalorização do direito constitucional, de uma nova abordagem do papel da constituição no sistema jurídico 2 Surgiu a partir da segunda metade do

Leia mais

Colisões entre direitos fundamentais & Restrições aos direitos fundamentais. Professor : Siddharta Legale

Colisões entre direitos fundamentais & Restrições aos direitos fundamentais. Professor : Siddharta Legale Colisões entre direitos fundamentais & Restrições aos direitos fundamentais Professor : Siddharta Legale Bibliografia sugerida Robert Alexy, Teoria dos direitos fundamentais (em especial pósfácio) e Epílogo

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 2 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina DIR366 Direito Constitucional - Teoria dos Direitos Fundamentais Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 2 Teóricas Práticas

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: ESTUDOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 01 Teoria da Constituição e Poder Constituinte I. CONCEITO DE CONSTITUIÇÃO Sentido Sociológico (Ferdinand Lassale) A Constituição

Leia mais

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula 01 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 01. 1. Estrutura

Leia mais

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado.

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Resumo Aula 1 Profª Bruna Vieira Direito Constitucional 08.05 Teoria da Constituição - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Constituição Federal Leis, Decretos, Regulamentos - Compatibilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora:Ms. Marilu Pohlenz marilupohlenz@hotmail.com Período/Fase: 2º Semestre: 1º Ano: 2014

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

Cronograma de Trabalho

Cronograma de Trabalho ANO/SEMESTRE:2017/2º PLANO DE ENSINO Cronograma de Trabalho DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL : CURSO: DIREITO PROFESSOR (A): ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA www.arthurguerra.com.br CARGA HORÁRIA SEMANA Teórica

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Estudo do RE 201819/RJ: aplicação de direitos fundamentais no âmbito das relações privadas Flávia Ayres de Morais e Silva* Em 11.10.2005, o Supremo Tribunal Federal julgou o Recurso

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann Regra Matriz de Incidência Tributária Rubens Kindlmann Ementa Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra matriz de incidência tributária e sua funcionalidade operacional no direito tributário.

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: DIREITO CONSTITUCIONAL II Curso: Direito Código:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA. Prof. Murillo Gutier

CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA. Prof. Murillo Gutier CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS QUANTO À EFICÁCIA Prof. Murillo Gutier murillo@gutier.com.br SUMÁRIO 1. Classificação Tradicional José Afonso da Silva... 1 1.1. Normas constitucionais de eficácia

Leia mais

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X )

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X ) Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL.

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Ensaios Constitucionais de Direitos Fundamentais Servanda Editora 2006 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27 ... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3. Constituição jurídica... 28 1.4. Constituição culturalista...

Leia mais

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DISCIPLINA: Jurisdição Constitucional CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 10º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 193 1. EMENTA: A Constituição e a Defesa da Supremacia Constitucional. Antecedentes

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL I) Planilha de Inscrições Deferidas: obs.: o prazo das inscrições está aberto até o dia 07/10/2015;

Leia mais

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional Sumário Introdução Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação 1.1 Acepções da locução dogmática jurídica 1.2 A dogmática jurídica moderna 1.2.1 O método dogmático 1.2.2

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas........................................... XIII O Dom da Palavra................................................... XV Prefácio............................................................

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I Código: DIR - 163 Pré-requisito: CPTGE Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Classificação dos direitos fundamentais (Novelino): - Classificação unitária: a semelhança entre os direitos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO

A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO Leonardo Rocha Hammoud RESUMO: Este artigo discorre suscintamente sobre as espécies normativas utilizadas no direito tributário

Leia mais

Sumário. Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo? André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA

Sumário. Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo? André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA Sumário Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo?... 15 André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA 1. Direitos Fundamentais, Democracia e Claúsulas Pétreas

Leia mais

II. Conceito de Direito Constitucional

II. Conceito de Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL I II. Conceito de Direito Constitucional José Afonso da Silva: É o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado. 1. Conteúdo

Leia mais

Sumário STJ Prefácio, xi

Sumário STJ Prefácio, xi STJ00093375 Sumário I Prefácio, xi 1 Direito Tributário, 1 1.1 Introdução, 1 1.1.1 Conceito, 1 1.1.2 Posição enciclopédica do Direito Tributário, 3 1.1.3 Autonomia do Direito Tributário, 4 LIA Relacionamento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica ÍNDICE SISTEMÁTICO Do Autor Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA 1. O Estado, espécie de sociedade política 2. O aparecimento histórico do Estado 3. Sociedades políticas pré-estatais 4. Processos de formação do

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE CONCENTRADO ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO INCONSTITUCIONALIDADE POR AÇÃO é aquela realizada através

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

UMA TEORIA DO DIREITO ADMINISTRATIVO. Direitos Fundamentais, Democracia e Constitucionalização

UMA TEORIA DO DIREITO ADMINISTRATIVO. Direitos Fundamentais, Democracia e Constitucionalização GUSTAVO BINENBOJM Professor Adjunto de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UERJ. Doutor e Mestre em Direito Público, UERJ- Master of Laws (LL.M.), Yale Law School (EUA). Professor dos cursos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Constitucionalismo Movimento político e jurídico destinado a estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer, governos moderados, limitados

Leia mais

STJ SUMÁRIO. Introduçáo, I. Dicas para concurseiros, 7

STJ SUMÁRIO. Introduçáo, I. Dicas para concurseiros, 7 STJ00081989 SUMÁRIO Introduçáo, I Dicas para concurseiros, 7 1 Direito processual constitucional, 11 LI Esclarecimen tos iniciais, Ii 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 12 1.3 Jurisdição,

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana wanda.karine.santana@gmail.com Eduardo Faria Silva Doutor em Direito pelo PPGD/UFPR, Mestre em Direito

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. NOÇÕES DE DIREITO BETINA GÜNTHER SILVA Professora da Graduação em Direito do UniCEUB. Mestre em Direito Público pela PUC/Minas. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especialista em MESC s.

Leia mais

A EXTENSÃO DA CLÁUSULA PÉTREA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CRIADOS PELO PODER CONSTITUINTE DERIVADO RESUMO

A EXTENSÃO DA CLÁUSULA PÉTREA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CRIADOS PELO PODER CONSTITUINTE DERIVADO RESUMO A EXTENSÃO DA CLÁUSULA PÉTREA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CRIADOS PELO PODER CONSTITUINTE DERIVADO Paula Kamyla Alves Ribeiro Discente do curso de Direito do UNIFOR MG Nélida Reis Caseca Machado Professora

Leia mais

Sumário. Parte II Os Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988

Sumário. Parte II Os Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988 Sumário Parte I Abrindo as Portas para os Direitos Fundamentais 1 A Teoria dos Direitos Fundamentais 1.1 O nazismo e a banalidade do mal 1.2 O Julgamento de Nuremberg 1.3 O pós-positivismo e a teoria dos

Leia mais

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL 6ª Edição Revista e Ampliada SÁOPAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2009 by Editora Atlas SA 1.ed. 2009; 2. ed. 2010; 3. ed. 2012; 4.ed,

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

IUS RESUMOS. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes

IUS RESUMOS. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte III Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes SUMÁRIO I. TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS - PARTE III... 4 1. A Constituição de 1988 e os direitos

Leia mais

PROIBIÇÃO DO RETROCESSO E DIREITOS SOCIAIS Entre O Dever DE Legislar e o Imperativo da Omissão em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais

PROIBIÇÃO DO RETROCESSO E DIREITOS SOCIAIS Entre O Dever DE Legislar e o Imperativo da Omissão em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais 564 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS PROIBIÇÃO DO RETROCESSO E DIREITOS SOCIAIS Entre O Dever DE Legislar e o Imperativo da Omissão em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais Italo

Leia mais

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal.

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal. A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Caio Matheus Santos de PADUA 1 Rui Everton Santos de ANDRADE 2 RESUMO: O presente trabalho buscou demostrar, através de uma pequena abordagem teórica que

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. NOÇÕES DE DIREITO BETINA GÜNTHER SILVA Professora da Graduação em Direito do UniCEUB. Mestre em Direito Público pela PUC/Minas. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especialista em MESC s.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma Profª. Liz Rodrigues - Se a Constituição é a norma jurídica fundamental que organiza um Estado,

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/1

PLANO DE CURSO 2012/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/1 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 5º ANO INTEGRAL

Leia mais