A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal."

Transcrição

1 A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Caio Matheus Santos de PADUA 1 Rui Everton Santos de ANDRADE 2 RESUMO: O presente trabalho buscou demostrar, através de uma pequena abordagem teórica que a imunidade religiosa garantida pela Constituição Federal alcança todas as entidades religiosas, haja vista que o Estado é laico e por meio dessa imunidade garante os direitos fundamentais da liberdade religiosa e liberdade de culto. Além disso, essa imunidade acaba recaindo não apenas aos templos daquela entidade, posto que elas englobam também os serviços, patrimônio e renda daquela entidade, desde que fique demostrado que esse serviço, patrimônio e renda esteja relacionado com a finalidade essencial daquela entidade e que, por essas imunidades garantir os preceitos fundamentais dito alhures ela acaba tenho natureza de clausula pétrea e sempre deve existir no Estado brasileiro. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal. 1 INTRODUÇÃO A Constituição Federal (CF) Brasileiro de 1988 atribuiu as denominadas competências tributarias aos entes federativos, isto é, tanto união, estados, distrito federal e municípios, obtém o denominado poder de tributar. Contudo, embora a CF/88 tenha estabelecido aos entes federativos o poder de tributar, ela também, visando proteger valores constitucionais tidos como importantes no Estado brasileiro, acabou impondo algumas imunidades a determinados grupos, onde os entes federativos em nenhuma hipótese poderão exercer o seu poder de tributar, a essas imunidades dar-se-á o nome de competência negativa. Dentre as várias espécies de imunidades concedidas pela CF/88, o presente trabalho abordou a denominada imunidade religiosa com um viés 1 Docente do 10º termo do curso de Direito do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. caio_matheuspadua@outlook.com. 2 Docente do 10º termo do curso de Direito do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. rui_okdb@hotmail.com.

2 constitucional que garante os preceitos fundamentais da liberdade de culto e da liberdade religiosa, e por esse motivo essa imunidade é tida como uma clausula pétrea e nunca poderá ser extinta. Por fim, para a realização do presente trabalho foi utilizado o método dedutivo de estudo, tendo como base pesquisar bibliográficas de livros, artigos científicos e a própria lei. 2 A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS COMO GARANTIA CONSTITUCIONAL Como se sabe, as imunidades tributárias consistem em uma limitação que recai aos entes federativos em relação ao exercício do poder de tributar, exercício este previsto e garantido pela Constituição Federal de 1988, conforme descreve os doutrinadores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino: Na hipótese de imunidade tributária, a Constituição, diretamente, exclui a pessoa ou a situação da possibilidade de tributação. Se não houver exclusão direta pelo texto constitucional, mas sim previsão de que uma lei exclua, não será imunidade 3. Dentre vários tipos de imunidade tributarias previstos pela Constituição Federal, se encontra descrito no artigo 150, inciso VI, alinha b, a chamada imunidade religiosa 4. A imunidade religiosa tem o intuito de proteger e garantir efetivamente o direito fundamental previsto no artigo 5º, VI, da CF/88, bem como de impedir que o Estado se utilizando do seu poder de tributar, acabe embaraçando o funcionamento de entidades religiosas. Isso ocorre, pois, o Estado brasileiro é laico e por esse motivo toda e qualquer pessoa tem o direito assegurado pela Carta Magna de exercer qualquer tipo de religião independentemente de seu credo. 3 PAULO, Vicente et. Al.. Direito Constitucional Descomplicado. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, Constituição Federal. Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: VI - instituir impostos sobre: b) templos de qualquer culto;

3 Cumpre ressaltar ainda que, apesar de o inciso VI, alínea b do artigo 150, da Constituição Federal se referir apenas aos templos, na verdade o legislador teve como objetivo imunizar a própria entidade religiosa, conforme ensinamento de Ricardo Alexandre: A afirmação baseia-se na distinção entre templo (prédio fisicamente considerado) e a entidade religiosa, com todas as atividades que lhe são inerentes. Se a imunidade fosse tão somente do templo, estaria impedida apenas a cobrança dos impostos que incidissem sobre a propriedade do imóvel em que está instalado o templo (IPTU ou ITR). Entretanto, nada impediria a cobrança, por exemplo, do imposto de renda sobre as oferendas ou do imposto sobre serviços relativo à celebração de casamentos 5. Assim sendo, quando se fala de imunidade religiosas deve se ter em mente que a imunidade em relação aos impostos não recai apenas aos templos, mas também sobre o patrimônio, a renda e os serviços daquela determinada entidade religiosa, desde que esse patrimônio, essa renda e esse serviço, esteja diretamente relacionado a finalidade essencial daquela entidade, conforme dispõe o artigo 150, 4º, da Constituição Federal brasileira 6. Diante disso, citando como exemplo, caso uma entidade religiosa obtenha um imóvel e resolve o utiliza-lo como estacionamento, seria errado dizer com plena convicção que essa imóvel não estaria englobado pela imunidade tributária, posto que embora essa entidade utilize esse imóvel como uma forma de exploração comercial a imunidade ao qual se refere o artigo 150, VI, alinha b da Constituição Federal, também estará presente nesse caso, desde que, a renda obtida com essa exploração comercial seja revertida para o exercício das atividades religiosas. Dessa forma, a imunidade atinge não somente os prédios destinados ao culto, mas também o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com a finalidade essencial da entidade religiosa 7. Além disso, cumpre ressaltar ainda que, existe uma grande divergência na doutrina acerca da natureza dessa imunidade religiosa, haja vista que alguns doutrinadores entendem que essa imunidade é tida como uma clausula pétrea, enquanto outros entendem que essa imunidade não seria uma clausula pétrea. Essa discussão hoje acaba ganhando grande destaque, posto que existe perante Senado Federal uma sugestão legislativa de n 2 de 2015, que está 5 ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário Esquematizado. 4. ed. São Paulo: Método, 2015, p.834, 6 BALEEIRO, Aliomar. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Rio de Janeiro: Forense, BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acordão nº 33, Re Recurso Extraordinário. Relator: Ministro Gilmar Mendes. Brasília, DF, 14 de maio de Diário Oficial.

4 aguardando parecer do Comissão dos Direitos Humanos, que tem o intuito de colocar fim as imunidades tributárias religiosas. Dentre os vários posicionamentos que podem ser encontrados na doutrina acerca da natureza da imunidade tributária religiosa parece, mas acertada aquele que dispõe que essa imunidade é uma clausula pétrea. Como já dito alhures, essa imunidade religiosa tem o condão de dar efetividade a dois prefeitos fundamentais, tais sejam, a liberdade religiosa e a liberdade de culto. Nesse sentido, se extrai desses preceitos que, pelo fato do Estado brasileiro ser laico, isto é, não obter uma religião, como ocorre por exemplo na Argentina, onde lá predomina o catolicismo, ele tem o dever de garantir que todas os indivíduos que aqui reside sejam livres para escolher qual religião pretende seguir. No entanto, de nada adianta que o Estado brasileiro permita que as pessoas sejam livres para escolher qualquer tipo de religião, se não dispor de mecanismos que garantam efetivamente esse exercício, haja vista que preceitos fundamentais além de estarem escritos devem efetivamente ser exercidos. É por esse motivo que ao nosso ver, as imunidades tributarias religiosas tem natureza de clausula pétrea e, assim como dispõe o artigo 60, 4, da Constituição Federal, não poderão quiçá ser objeto de deliberação de emendas constitucionais tendentes a abolir esses direitos. 3 CONCLUSÃO Como fora analisado alhures, a imunidade tributária em relação aos templos religiosos, consiste em uma limitação ao poder de tributar, isto é, os entes federativos no exercício de sua competência tributária, que é prevista e garantida pela Constituição Federal, não podem impor tributos as entidades religiosas, tendo em vista que estas são imunes a incidência desses tributos. Todavia, essa imunidade não recai apenas aos templos, mas também sobre o patrimônio, a renda e os serviços daquela determinada entidade religiosa, desde que esse patrimônio, essa renda e esse serviço, esteja diretamente relacionado a finalidade essencial daquela entidade religiosa.

5 Além disso, cumpre ressaltar ainda que a razão de existir dessa imunidade está extremamente ligada ao Estado Brasileiro ser considerado laico, ou seja, não obtém uma religião especifica e titular, como ocorre em outros países, como por exemplo, na argentina onde o Estado obtém uma religião predominante e titular que é o catolicismo. Logo, pelo Estado Brasileiro não obter uma religião especifica é que existe a necessidade dessa imunidade religiosa, pois ao garantir essa imunidade, consequentemente o Estado acaba garantindo também o exercício de todo e qualquer tipo de religião, desde que essas religiões não coloquem em risco os direitos fundamentais. Conclui-se, portanto, que a imunidade tributária religiosa tem o condão de garantir os preceitos fundamentais da liberdade de culto e da liberdade religiosa e por esse motivo tem natureza de clausula pétrea e devem subsistir sempre no Estado brasileiro.

6 BIBLIOGRAFIAS ALEXANDRE, Ricardo. Direito tributário esquematizado. 4. ed. São Paulo: Método, BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Acordão nº 33, Re Recurso Extraordinário. Relator: Ministro Gilmar Mendes. Brasília, DF, 14 de maio de BALEEIRO, Aliomar. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Rio de Janeiro: Forense, BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTONIO EUFRÁSIO DE TOLEDO. Normalização de apresentação de monografias e trabalhos de conclusão de curso Presidente Prudente, MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, PAULO, Vicente et. Al.. Direito Constitucional Descomplicado. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RELIGIOSA

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RELIGIOSA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RELIGIOSA Laisa Magalhães de Matos 1 RESUMO: Buscou-se no presente artigo, através de uma pequena abordagem teórica, analisar questões atinentes a imunidade tributária religiosa, demonstrando

Leia mais

ANÁLISE CRÍTICA DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO

ANÁLISE CRÍTICA DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO ANÁLISE CRÍTICA DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO Beatriz Buchwitz SILVA 1 Ana Laura Martelli THEODORO 2 RESUMO: O presente trabalho tem por objeto tão somente a análise crítica da

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade dos templos de qualquer culto. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade dos templos de qualquer culto. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Prof. Marcello Leal O que é Culto e Templo para fins de imunidade? CRFB, Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,

Leia mais

IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA

IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA Bruna Oliveira do NASCIMENTO 1 Ana Laura Teixeira Martelli THEODORO 2 RESUMO: Este trabalho teve por objetivo esclarecer, sob ótica crítica, a imunidade

Leia mais

IMUNIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA

IMUNIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA IMUNIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA Beatriz Cardoso de ALMEIDA 1 Nathália Fernandes GIMENES 2 RESUMO: O presente artigo se presta para esclarecer o fenômeno da imunidade tributária, mais

Leia mais

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO Henrique LOURENÇO DE AQUINO 1 Thaís RICCI PINHEIRO 2 RESUMO: O presente trabalho buscou através

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROF. ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Convidado: PROF. TITULAR LUÍS EDUARDO SCHOUERI IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO 08.10.2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

IPVA e extrafiscalidade - Ricardo Macedo Duarte - Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal Ter, 15 de Maio de 2012

IPVA e extrafiscalidade - Ricardo Macedo Duarte - Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal Ter, 15 de Maio de 2012 As alíquotas diferenciadas de acordo com o tipo de combustível utilizado podem ser justificadas como uma forma de efetivação da extrafiscalidade, tributando a menor os veículos que servem como instrumento

Leia mais

Direito Tributário. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 04 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E SUA INCIDÊNCIA NOS IMPOSTOS INDIRETOS

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E SUA INCIDÊNCIA NOS IMPOSTOS INDIRETOS O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E SUA INCIDÊNCIA NOS IMPOSTOS INDIRETOS Andressa Fukase Cerqueira 1 Jéssica Tami de Souza Ishibashi 2 RESUMO: Buscou-se demonstrar, através de uma pequena abordagem

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 39 - Data 30 de dezembro de 2013 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO TEMPLOS QUALQUER CULTO. IMUNIDADE.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Imunidade tem que estar previsto no

Leia mais

A POSSIBILIDADE DE DESVIO DA IMUNIDADE RELIGIOSA E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS

A POSSIBILIDADE DE DESVIO DA IMUNIDADE RELIGIOSA E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS MULTIVIX CARIACICA FACULDADE SÃO GERALDO CURSO DE DIREITO LUIZ FELIPE SOARES DOS SANTOS A POSSIBILIDADE DE DESVIO DA IMUNIDADE RELIGIOSA E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS CARIACICA/ES 2018 LUIZ FELIPE SOARES

Leia mais

Imunidade Tributária. Professor Ramiru Louzada

Imunidade Tributária. Professor Ramiru Louzada Imunidade Tributária Professor Ramiru Louzada Conceito As regras constitucionais que proíbem a tributação de determinadas pessoas, operações, objetos ou de outras demonstrações de riqueza, negando, portanto

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 02/02/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 895.972 RIO DE RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN.

Leia mais

Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello

Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Unidade II DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Luís Fernando Xavier Soares de Mello Imunidades tributárias Aliomar Baleeiro (1976, p. 87): Vedações absolutas ao poder de tributar certas pessoas (subjetivas)

Leia mais

Imunidade Tributária Religiosa e a liberdade religiosa

Imunidade Tributária Religiosa e a liberdade religiosa Imunidade Tributária Religiosa e a liberdade religiosa A doutrina e jurisprudência majoritária no Brasil reconhecem no instituto da imunidade tributária religiosa uma garantia constitucional que reforça

Leia mais

Imunidade e Isenção Tributária. Professor Ramiru Louzada

Imunidade e Isenção Tributária. Professor Ramiru Louzada Imunidade e Isenção Tributária Professor Ramiru Louzada Imunidade - Conceito As regras constitucionais que proíbem a tributação de determinadas pessoas, operações, objetos ou de outras demonstrações de

Leia mais

A ISENÇÃO DOS TRIBUTOS DE PESSOAS DEFICIENTES

A ISENÇÃO DOS TRIBUTOS DE PESSOAS DEFICIENTES A ISENÇÃO DOS TRIBUTOS DE PESSOAS DEFICIENTES Thaís Roberta da Silva ALMIRANTE 1 RESUMO: O presente artigo tem como intuito analisar a legislação em relação às isenções em favor dos portadores de algum

Leia mais

A TRIBUTAÇÃO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMB OLAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INCIDÊNCIA OU NÃO DO ITR

A TRIBUTAÇÃO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMB OLAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INCIDÊNCIA OU NÃO DO ITR A TRIBUTAÇÃO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMB OLAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INCIDÊNCIA OU NÃO DO ITR João Marcos Franceschi FREDERICO¹ Victor Hugo Andrade CARVALHO² RESUMO: O presente trabalho teve o

Leia mais

Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas

Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Limitações da Constituição ao poder de tributar em relação às taxas Adriano Celestino Ribeiro Barros Advogado e autor de artigos de jornal, revistas especializadas, informativos,

Leia mais

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE E DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA

AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE E DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA AS MEDIDAS PROVISÓRIAS E OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE E DA ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA Sílvia Maria Brito SAMU 1 RESUMO: Este trabalho tem por finalidade definir a medida provisória, discorrer sobre a sua

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

AS IMUNIDADES DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

AS IMUNIDADES DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA AS IMUNIDADES DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA (Revista Humanização 2013/2014 8ª edição pgs. 26 e 27) As imunidades constitucionais são uma vedação constitucional ao poder de tributar. Não representam

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE- FANESE MATHEUS BRITO MEIRA GUIA DE ESTUDOS Aracaju 2014 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS 1 Matheus Brito Meira 2 No

Leia mais

ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das

ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das contribuições especiais Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: este artigo aborda a natureza e o regime jurídico da chamada contribuição especial,

Leia mais

ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA Ana Beatriz Rodrigues Depieri 1 RESUMO: Buscou-se demonstrar, por meio do presente trabalho, a inconstitucionalidade

Leia mais

Charles Moraes Sonnenstrahl Filho 1 1) INTRODUÇÃO

Charles Moraes Sonnenstrahl Filho 1 1) INTRODUÇÃO A IMUNIDADE DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: a lei ordinária como meio eficaz e suficiente para estabelecer os requisitos para concessão da imunidade

Leia mais

20/05/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES PIRASSUNUNGA A C Ó R D Ã O

20/05/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES PIRASSUNUNGA A C Ó R D Ã O Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 20/05/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 790.299 SÃO PAULO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES AGTE.(S) :LOJA MAÇÔNICA BARÃO

Leia mais

Direito Tributário I. Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Tributário I. Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades. Prof. Dr. Érico Hack Direito Tributário I Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades Prof. Dr. Érico Hack Exclusão do Crédito Tributário - O crédito surge, mas é excluído - É diferente de extinção - 2 hipóteses: -

Leia mais

Sistema Tributário Nacional

Sistema Tributário Nacional A estrutura de um sistema tributário não se forma pelo lado da receita, mas do gasto público. Forma-se a partir da investigação de quais são os tributos necessários para a satisfação das necessidades coletivas.

Leia mais

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA DOS IMPOSTOS INDIRETOS: REFLEXÕES.

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA DOS IMPOSTOS INDIRETOS: REFLEXÕES. A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA DOS IMPOSTOS INDIRETOS: REFLEXÕES. Felipe Eidi Semencio Chiyoda 1 Ana Laura Teixeira Martelli Theodoro 2 RESUMO: O presente trabalho aborda a capacidade contributiva dos impostos,

Leia mais

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL PARECER TRANSPORTE URBANO COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL À principio, o Município pode legislar a cerca de todos assuntos que não lhe sejam expressamente vedados pela Constituição Federal, quais

Leia mais

INAPLICABILIDADE DE TRIBUTAÇÃO POR MEIO DE MEDIDA PROVISÓRIA

INAPLICABILIDADE DE TRIBUTAÇÃO POR MEIO DE MEDIDA PROVISÓRIA INAPLICABILIDADE DE TRIBUTAÇÃO POR MEIO DE MEDIDA PROVISÓRIA Jonathan Wesley TELES 1 Mário Sérgio CASTALDELLI 2 RESUMO: esse trabalho busca analisar a aplicabilidade ou não de instituir tributo por meio

Leia mais

Questões fundamentadas da DIVISÃO DE COMPETÊNCIAS ART. 21 a 24 da CF

Questões fundamentadas da DIVISÃO DE COMPETÊNCIAS ART. 21 a 24 da CF APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 200 Questões Fundamentadas da Divisão de Competências Art. 21 a 24 da CF acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação......3 Questões......4

Leia mais

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed.

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed. Turma e Ano: Direito Constitucional Objetivo (2016) Matéria / Aula: Direito Constitucional 01 Professor: Luis Alberto Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Bibliografia indicada 1 : Direito

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2018 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre a Sugestão nº 1, de 2018, do Programa e-cidadania, que propõe que se cumpra o art. 37 da CF: garantia de data-base

Leia mais

Questões fundamentadas Art. 5º da CF

Questões fundamentadas Art. 5º da CF APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila Questões Fundamentadas dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

A FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO A FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO Natália Agostinho Bomfim ROCHA 1 Thaiane Martins MOLTOCARO 2 RESUMO: O estudo em questão versou sobre a tributação no Estado Democrático de

Leia mais

CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução

CAPÍTULO. Competência Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução CAPÍTULO Competência Tributária Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar IMUNIDADE TRIBUTÁRIA Introdução IMUNIDADE TRIBUTÁRIA (Introdução) Diferença entre imunidade, isenção, notação N/T e alíquota

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

5 LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR

5 LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR 5 LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR Lendo o texto constitucional, temos no inciso XXII de seu art. 5º. ser... garantido o direito de propriedade; Segundo a doutrina de José Afonso da Silva,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 Imunidades e Isenções Tributárias IMUNIDADES X ISENÇÕES

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO

A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO A UTILIZAÇÃO DAS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUCIONAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO Leonardo Rocha Hammoud RESUMO: Este artigo discorre suscintamente sobre as espécies normativas utilizadas no direito tributário

Leia mais

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E OS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS Giovana JERONIMO 1 Wesley TEIXEIRA 2 RESUMO: através de um breve apontamento teórico, o presente estudo buscou analisar o princípio

Leia mais

IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA

IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA IMUNIDADE DE ENTIDADES RELIGIOSAS: ANÁLISE CRÍTICA Renan Scatena MESCOLOTI 1 Guilherme Gaspar Torres de AGUIAR 2 RESUMO: Buscou-se analisar, através de um breve estudo, a imunidade tributária, especificamente,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 02/04/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 11 Princípios Tributários. Divida tributaria = verificar a

Leia mais

Princípios Constitucionais do Direito Tributário. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Princípios Constitucionais do Direito Tributário. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Princípios Constitucionais do Direito Tributário Objetivos O presente curso tem por objetivo apresentar os princípios constitucionais do Direito Tributário iniciando-se com um breve relato sobre Direito

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A EVASÃO DE DIVISAS.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A EVASÃO DE DIVISAS. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A EVASÃO DE DIVISAS. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho

Leia mais

A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1

A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1 A TRIBUTAÇÃO DOS REGISTROS PÚBLICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS PELO ISS: A IMPOSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO DA COBRANÇA PARA O USUÁRIO DO SERVIÇO 1 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 Aluno do curso de Direito

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Autor: Roberto de Siqueira Campos SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Importante decisão foi proferida

Leia mais

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo 1 Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas ( art. 59 ao 69 da CF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...74 Bibliografia...139

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 RESUMO: O presente trabalho visa a abordagem sobre a liberdade religiosa no Brasil pela Constituição Federal de 1.988, com uma

Leia mais

A ISENÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA PESSOAS DEFICIENTES

A ISENÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA PESSOAS DEFICIENTES A ISENÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA PESSOAS DEFICIENTES Tawny Marteli MARQUES 1 Thainá Mayumi Carducci NABETA 2 RESUMO: Buscou-se demonstrar que quem deve tratar de isenções

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 1. História da Propriedade no Brasil PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS ART. 150, I,

Leia mais

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre

Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre Roteiro de Leitura de Direito Constitucional II 1º Semestre 2017 1 AULA I Apresentação do Plano de Ensino / Finalidade e Função do Estado (Introdução) *não cai na prova 21/02/2017 Bibliografia básica 31ª

Leia mais

05ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A

05ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A Apelação Cível - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0502147-84.2011.4.02.5101 (2011.51.01.502147-2) RELATOR : Desembargador Federal FERREIRA NEVES APELANTE : MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO PROCURADOR :

Leia mais

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR IMUNIDADES E ISENÇÕES DE TRIBUTOS PARA O TERCEIRO SETOR O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR TRIBUTOS (art. 145 CF). IMUNIDADES E ISENÇÕES IMUNIDADE VEDAÇÃO - PROIBIÇÃO

Leia mais

VII Congresso Mineiro de Vereadores

VII Congresso Mineiro de Vereadores VII Congresso Mineiro de Vereadores A atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos Prof. Dr. Wladimir Rodrigues Dias Belo Horizonte, 14 de março de 2017 A atuação da Câmara

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Direito Tributário. Tributos. Conceitos e limitações ao poder de tributar. Competência e Legislação Tributária. Interpretação e integração da norma tributária. I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência Repartição de Competência na CF/88 Noções Básicas: Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte tinha numa das mãos

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS COMO FINANCIAMENTO DESSAS POLÍTICAS

POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS COMO FINANCIAMENTO DESSAS POLÍTICAS POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS COMO FINANCIAMENTO DESSAS POLÍTICAS Hallana Maria Santiago CANEDO 1 Resumo: Em um singelo estudo das contribuições sociais buscou-se esclarecer

Leia mais

QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL?

QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL? QUAL IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL? JHONNY SOARES DE SOUSA LAYS FERNANDA LOPES DA SILVA Trata-se de tema cujo aprendizado é constante. Sua importância é cada vez mais suscitada,

Leia mais

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF Débora Belloni FERRARI 1 Ana Carolina Greco PAES 2 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a demonstração da importância do Princípio da Capacidade Contributiva

Leia mais

AULA 12. O princípio da vedação de isenção heterônoma encontra previsão constitucional no art.151, III:

AULA 12. O princípio da vedação de isenção heterônoma encontra previsão constitucional no art.151, III: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 12 Professor: Mauro Luís Rocha Lopes Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 12 CONTEÚDO DA AULA: Princípio da Vedação de Isenção Heterônoma.

Leia mais

O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E O PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA

O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E O PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E O PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA Stéfano Schwartz REGINATO 1 Lucas de Andrade BIAGI 2 RESUMO: O presente estudo cientifico visa tratar sobre a Progressividade

Leia mais

Comissão de Direito do Terceiro Setor

Comissão de Direito do Terceiro Setor ICMS Aspectos Relacionados ao Terceiro Setor Comissão de Direito do Terceiro Setor Márcio Toscano M. Ferreira CONCEITO: ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS Tributo de competência dos

Leia mais

A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS

A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS Das limitações do poder de tributar na Constituição Federal Art. 150,

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE Relator: Senador ROBERTO ROCHA

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE Relator: Senador ROBERTO ROCHA PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 96, de 2015, do Senador Fernando Bezerra Coelho e outros, que outorga competência à União

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE NORMA TRIBUTÁRIA: O INTERESSE PÚBLICO E SEGURANÇA JURÍDICA VERSUS INTERESSE PRIVADO E SEGURANÇA PATRIMONIAL

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE NORMA TRIBUTÁRIA: O INTERESSE PÚBLICO E SEGURANÇA JURÍDICA VERSUS INTERESSE PRIVADO E SEGURANÇA PATRIMONIAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DE NORMA TRIBUTÁRIA: O INTERESSE PÚBLICO E SEGURANÇA JURÍDICA VERSUS INTERESSE PRIVADO E SEGURANÇA PATRIMONIAL Fabio Yukio FUJIKI 1 Marcelo Luciano Pereira da Silva Batista

Leia mais

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC)

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC) ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE 796.376-RG - SC) José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito São Paulo 15.12.2017 I. ITBI

Leia mais

A FORMA REPUBLICANA DE GOVERNO: LIMITAÇÃO MATERIAL DO PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR?

A FORMA REPUBLICANA DE GOVERNO: LIMITAÇÃO MATERIAL DO PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR? A FORMA REPUBLICANA DE GOVERNO: LIMITAÇÃO MATERIAL DO PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR? Vitor Condorelli dos Santos 1 RESUMO O presente artigo científico trata da análise da forma republicana de

Leia mais

tributarioparaconcursos.wordpress.com

tributarioparaconcursos.wordpress.com PROVA COMENTADA DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA APLICADA EM 13/12/2015 PELO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG QUESTÃO 34 Leia o conceito a seguir. É vedado aos Municípios cobrar tributos

Leia mais

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann Regra Matriz de Incidência Tributária Rubens Kindlmann Ementa Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra matriz de incidência tributária e sua funcionalidade operacional no direito tributário.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar alcance subjetivo Prof. Marcello Leal Alcance subjetivo Administração indireta CRFB/88, Art. 150, 2º - A vedação do inciso VI, "a", é

Leia mais

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X )

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X ) Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

29/11/2005 SEGUNDA TURMA : PFN - MARCELO COLETTO POHLMANN R E L A T Ó R I O. O SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES - (Relator):

29/11/2005 SEGUNDA TURMA : PFN - MARCELO COLETTO POHLMANN R E L A T Ó R I O. O SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES - (Relator): 29/11/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINÁRIO 448.558-3 PARANÁ RELATOR RECORRENTE(S) ADVOGADO(A/S) RECORRIDO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. GILMAR MENDES : UNIÃO : PFN - MARCELO COLETTO POHLMANN : YUKI TAKAHASHI

Leia mais

A MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE MATÉRIA TRIBUTÁRIA FRENTE AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

A MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE MATÉRIA TRIBUTÁRIA FRENTE AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE A MEDIDA PROVISÓRIA SOBRE MATÉRIA TRIBUTÁRIA FRENTE AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Andrei Batista FIORI 1 Caroline Nader GERVASONI 2 RESUMO: O presente trabalho tem por primordial objetivo transmitir informações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 23/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 16 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Conjunto de normas que regulam a relação

Leia mais

20 Edvaldo Nilo QUESTÕES COMENTADAS

20 Edvaldo Nilo QUESTÕES COMENTADAS 20 dvaldo Nilo 53 (SP/Promotor de Justiça de Rondônia/2010) A atividade de edição de listas telefônicas não está amparada pelo benefício constitucional da imunidade tributária. GABARITO DFINITIVO 1 12

Leia mais

IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88)

IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88) IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88) Matos, Arlete 1 Clemente Dias Brito Filho 2 Moreno, Murilo Gasparini RESUMO: Imunidade tributária é a limitação ao poder de tributar dos entes políticos, de

Leia mais

AULA 07 LIMITAÇÕES DO PODER DE TRIBUTAR

AULA 07 LIMITAÇÕES DO PODER DE TRIBUTAR Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 07 Professor: Mauro Luís Rocha Lopes Monitora: Mariana Simas de Oliveira CONTEÚDO DA AULA: Limitações do poder de tributar AULA 07 LIMITAÇÕES

Leia mais

IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS

IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS 1 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS 1. INTRODUÇÃO Prof. Dr. Sérgio Assoni Filho * Diferenças entre institutos tributários semelhantes: - A) Isenção: > Ente federativo é competente para cobrar o tributo, mas dispensa

Leia mais

MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02

MÓDULO 01 DIREITO TRIBUTÁRIO LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR EVOLUIR CONCURSOS PLANILHA 02 Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 A Lei que diminui o prazo de recolhimento de tributo a) submete-se ao princípio da anterioridade nonagesimal. b) somente se aplica no exercício

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem Introdução, Normas Gerais, Competência Tributária e Imunidade Tributária Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Competência tributária

Leia mais

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA DO ART. 150, VI, a DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA DO ART. 150, VI, a DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA DO ART. 150, VI, a DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Magaleine Lusia Morás 1 João Luís Emmel 2 SUMÁRIO Introdução; 1 O instituto da imunidade recíproca

Leia mais

CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NOS IMPOSTOS INDIRETOS

CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NOS IMPOSTOS INDIRETOS CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NOS IMPOSTOS INDIRETOS Gabriela Fabricio HERNANDES 1 Juliano Jorge BARBOSA² RESUMO: Visa o presente trabalho tratar da questão da capacidade contributiva,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Controle de constitucionalidade no Estado de Sergipe. A legislação municipal e o controle concentrado Carlos Henrique dos Santos * O controle de constitucionalidade é um meio indireto

Leia mais

Direito Tributário. Aula 8. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 8. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 8 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Questões fundamentadas Art. 5º da CF

Questões fundamentadas Art. 5º da CF APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila 300 Questões Fundamentadas dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4

Leia mais

BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Rennan Marcos Salvato da Cruz 1 Raphael de Oliveira Machado Dias 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

PESSOAS DEFICIENTES E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

PESSOAS DEFICIENTES E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA PESSOAS DEFICIENTES E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA Aline Léa BARBOSA 1 Chiara Drumond PENACHIN 2 RESUMO: O presente artigo busca analisar as Políticas Públicas promovidas pelo Poder Público em fornecer benefícios

Leia mais

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 27/08/2015 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 835.818 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

TÍTULO: JUSTIÇA TRIBUTÁRIA SOB A ÓTICA DA ISONOMIA TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

TÍTULO: JUSTIÇA TRIBUTÁRIA SOB A ÓTICA DA ISONOMIA TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA TÍTULO: JUSTIÇA TRIBUTÁRIA SOB A ÓTICA DA ISONOMIA TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGÜERA DE BAURU

Leia mais

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL

O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL 1 O ACESSO À SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL Graciela Damiani Corbalan INFANTE 1 RESUMO: O presente trabalho se propõe a analisar o acesso ao sistema de saúde como direito fundamental, protegido pela Constituição

Leia mais

Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe

Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe Julio Flavio Dornelles de Matos 1, Cristiane Paim 2 A internação hospitalar na modalidade diferença de classe consiste

Leia mais