MATEMÁTICA APLICADA. APOSTILA de Revisão 02 FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA APLICADA. APOSTILA de Revisão 02 FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: MATEMÁTICA APLICADA APOSTILA de Revisão 02 FUNDAMENTAL Visite nosso sítio Nele estão os resumos e trabalho de sala de aula Obrigado pela preferência de nossa FACULDADE!

2 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS RELATIVOS Ex. ) -2 + (-) -2 = - Ex. 2) + (-8) + 8 = Ex. ) (-2) (-) = 6 Ex. ) (-) = - Ex. ) (-2) 2 = (-2) (-2) = Ex. 6) (-) = (-) 2 (-) = 9(-)=-27 EXERCICIO 0) Calcular as seguintes expressões: a) 2 b),7 0,7 c),72 0,28 2 e) 0 f) 9 g) ) Calcular as seguintes expressões: a) b) c) 2 d) 2 e) f) 6 g) 2 6 h) 8 9 0) Calcular as seguintes expressões: a) b) c) 2 d) 2 0) Resolvas as expressões; a) ( ) b) + ( 9) c) 7 ( 8) d) ( 2) 2 e) (-) (-8) + 2 f) 9 (-2) (-) g) (-) 2 h) (-2) d) e) EXPRESSÕES NUMÉRICAS Sinais de associação: O valor das expressões numéricas envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação é obtido do seguinte modo: - efetuamos as multiplicações - efetuamos as adições e subtrações, na ordem em que aparecem. ) = = = 2) = = = 8 + = = 20 Não se esqueça: Se na expressão ocorrem sinais de parênteses colchetes e chaves, efetuamos as operações na ordem em que aparecem: º) as que estão dentro dos parênteses 2º) as que estão dentro dos colchetes º) as que estão dentro das chaves. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO ) AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO SÃO EFETUADAS NA ORDEM EM QUE APARECEM EXEMPLOS A)7-+-2= =+-2= =-2= = B)--2+= =-2+= =2+= =7 2) EXISTEM EXPRESSÕES ONDE APARECEM OS SINAIS DE ASSOCIAÇÃO E QUE DEVEM SER ELIMINADOS NESTA ORDEM º) PARÊNTESES ( ) 2º) COCHETES [ ] º) CHAVES { } EXEMPLOS A)7+{0-[-(6-)+]}= =7+{0-[-2+]}= =7+{0-[+]}= =7+{0-}= =7+6= =80

3 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET EXERCÍCIOS ) CALCULE O VALOR DAS EXPRESSÕES A) 0-+8-= (R:) B) = (R:0) C) 2---7= (R:) D) = (R:29) E) = (R:6) F) = (R:) 2) EFETUE AS OPERAÇÕES A) = (R:) B) 68+2 = (R: 2982) C) 00+0 = (R: ) D) = (R: 60) E) = (R:200) F) 26-8 = (R: 72 ) G) 27-8 = (R: 26) H) = (R: 769) I) 0-28 = (R: 29) J) = (R: 29) ) CALCULE O VALOR DAS EXPRESSÕES A) 0-(+) = (R: 22) B) +(8+2) = (R: 2) C) -(0--) = (R: 9) D) 2-(2+8)-7 = (R: 6 ) E) (0+)-(+6) = (R: 8) F) 7-(8-)+= (R: ) ) CALCULE O VALOR DAS EXPRESSÕES A) 2-[0+(7-)] = (R:2) B) 2+[0-(9-)+8] = (R:) C) -[2-+(2+)] = (R:) D) 70-{20-[0-(-)]} = (R:6) E) 28+{-[6-(+)+2]-} = (R:7) F) -{20-[0-(-+6)+2]} = (R:) G) 62-{6-[7-(6-)+]} = (R:2) H) 20-{8+[+(8-)-]+6} = (R:) I) +{2-[2-(8-6)]+2} = (R:2) J) 6-[+(8-2)+(-0)-(7-2)] = (R:) L){2+[(-9)-(8-)+]-(28-)-} = (R:) RAZÕES E PROPORÇÕES: Revisar o estudo de proporções é neste momento muito importante, já que todos os temas a serem trabalhados neste semestre se baseiam nas grandezas proporcionais. Mas para compreendermos o que é uma proporção, necessitamos, primeiramente, recordar o conceito de razão em Matemática...Razão: Você já deve ter ouvido expressões como: De cada 20 habitantes, são analfabetos, De cada 0 alunos, 2 gostam de Matemática, Um dia de sol para cada dois dias de chuva. Em cada uma dessas frases está sempre clara a comparação entre dois números. No primeiro caso, destacamos entre 20, no segundo, 2 entre 0, e no terceiro, para cada 2. Todas as comparações são matematicamente expressas por um quociente chamado razão.temos, então: ) De cada 20 habitantes, são analfabetos. Razão = 20 = 2) De cada 0 alunos, 2 gostam de Matemática. Razão = 0 2 = ) Um dia de sol, para cada dois de chuva. Razão = ½ Portanto, razão entre dois números a e b (com b 0) é o quociente entre a e b. Indica-se: b a ou a : b e lê-se a para b. O número a é chamado antecedente e o número b, conseqüente. Exemplos:. A razão de para 2 é: 2 = 2. A razão de 20 para é: 20 =. A razão de e ½ é =. 2 = 0 DIVISÃO DE FRAÇAO Temos três caminhos para chegar ao resultado de uma divisão de frações.

4 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET caminho: REPARTINDO Podemos encontrar o resultado de algumas divisões de frações utilizando a idéia de repartir. Por exemplo, se repartimos /de uma barra de chocolate entre 2 crianças, cada uma receberá a metade de / da barra: Então, o resultado da divisão de / por 2 é /6. 2 caminho: QUANTAS VEZES CABE? Em outros casos encontramos o resultado verificando quantas vezes um número cabe no outro. Com números naturais estamos acostumados a fazer isto. Por exemplo, se queremos achar o resultado de 8 dividido por, procuramos quantas vezes cabe em 8. Como cabe 2 vezes em 8 (2 x = 8), dizemos que 8 : = 2. Podemos aplicar esta idéia a frações. Quando procuramos o resultado de /2 dividido por /: Como se pode perceber, as idéias de "repartir" e de "quantas vezes cabe" são equivalentes. É uma questão de se achar mais fácil ou mais difícil usar cada uma delas, em cada caso. caminho: TRANSFORMANDO O DIVIDENDO E O DIVISOR Em certos casos é impraticável encontrar o resultado de uma divisão por meio de desenhos. Por exemplo: qual é o resultado de / 7 dividido por /? Nesses casos, utilizamos duas idéias que já conhecemos: a. idéia: Quando se multiplica o dividendo e o divisor por um mesmo número, o quociente não se altera. Tanto faz escrever 0 : ou 20 : 0. O resultado é 2. 2a. idéia: O inverso multiplicativo. Aplicamos essa idéia de maneira a transformar o divisor em, o que facilita a divisão pois qualquer número dividido por resulta nele mesmo. Mas, atenção: é preciso aplicar simultaneamente as duas idéias. Vejamos um exemplo: Neste exemplo multiplicamos o dividendo e o divisor por /.. Mas, por que motivo escolhemos / para multiplicar o dividendo e o divisor? Fizemos esta escolha porque / é o inverso multiplicativo do divisor e transforma o divisor em. Então temos: Acontece que qualquer número dividido por resulta nele mesmo. Então, o ponto de interrogação vale /7 x /.Ora, o ponto de interrogação está no lugar da resposta do problema inicialmente proposto: Chegamos à seguinte conclusão, que é a regra mais geral para a multiplicação de frações: Para dividir uma fração por outra, multiplicamos a primeira pela segunda invertida. Voltamos ao problema proposto:

5 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET EXERCÍCIOS DE FRAÇÕES ) Observe a figura: a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? c) A parte pintada representa que fração do retângulo? 2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada: a) b) c) ) Escreva frações equivalentes de: a) 6 b) 6 ) Simplifique as frações: 9 a) 2 b) c) ) Calcule: a) 20% de 70 b) 0% de 90 c) 0% de 20 d) % de 00 e) % de 80 6) Transforme para forma fracionária: 8 6 c) 6 a) b) 2 7) Transforme para forma mista: a) 0 b) 2 7 c c) 8) Um sexto de uma pizza custa reais, quanto custa: a) 6 da pizza b) EXERCICIO 0) Indica para cada caso a fracção irredutível correspondente à parte colorida: a) b) c) d) e) f) 6 da pizza c) a pizza toda.2.razão de duas grandezas: Considerando grandeza como tudo o que pode ser medido, podemos dizer que a razão entre duas grandezas, dadas em uma certa ordem, é a razão entre a medida da primeira grandeza e a medida da segunda grandeza. - Se as grandezas são da mesma espécie, suas medidas devem ser expressas na mesma unidade. Neste caso, a razão é um número puro. 2m 2 Exemplos:.A razão de 2 m para m é: m 0dm m 2.A razão de 0 dm para 6 m = = = ½ 6m 6m - Se as grandezas não são da mesma espécie, a razão é um número cuja unidade depende das unidades das grandezas a partir das quais se determina a razão. Exemplo:Um automóvel percorre 60 Km em 2 horas. A razão entre a distância percorrida e o tempo gasto em percorrê-la é:

6 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 6 60km 2h = 80 Km/h ATIVIDADES:.Calcule a razão entre as grandezas: a) 26 e 960 b),2 e,7 c) e / d) /2 e 0,2 e) 27 m³ e l de álcool f) 2 Kg e g g) 0 g e cm³ h) 20 cm e dm i) 20 d e 2 me d 2.No vestibular de 200 da FEMA concorreram, para 0 vagas da opção Administração,0 candidatos. Qual a relação candidato vaga para essa opção?.tenho duas soluções de água e álcool. A primeira contém 279 litros de álcool e 6 litros de água. A segunda contém litros de álcool e 77 litros de água. Qual das duas soluções tem maior teor alcoólico?.numa prova de matemática, um aluno acertou 20 questões e errou. Escreva a razão entre: a) o número de acertos e o número de questões b) o número de acertos e o número de erros FRAÇÃO - CONTINUAÇÃO SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕE Uma fração equivalente a 9 2, com termos menores, é termos da fração pelo fator comum. Dizemos que a fração A fração. A fração foi obtida dividindo-se ambos os é uma fração simplificada de não pode ser simplificada, por isso é chamada de FRAÇÃO IRREDUTÍVEL. A fração não pode ser simplificada porque e não possuem nenhum fator comum ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS Temos que analisar dois casos: º) DENOMINADORES IGUAIS Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador. Observe os exemplos: º) DENOMINADORES DIFERENTES Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao MMC dos denominadores das frações. Exemplo: somar as frações: e 2 Obtendo o MMC dos denominadores temos MMC (,2) = 0.? (0 ) (2)= e? (0 2) ()= TEMOS: Resumindo: utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso. CÁLCULO DO M.M.C. Podemos calcular o m.m.c. de dois ou mais números utilizando a fatoração. Acompanhe o cálculo do m.m.c. de 2 e 0: º) decompomos os números em fatores primos 2º) o m.m.c. é o produto dos fatores primos comuns e não-comuns: 2 = 2 x 2 x 0 = 2 x x M.M.C (2,0) = 2 x 2 x x Escrevendo a fatoração dos números na forma de potência, temos: 2 = 2 2 x 0 = 2 x x 2 M.M.C (2,0) = 2 x x 9 2.

7 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 7 O m.m.c. de dois ou mais números, quando fatorados,é o produto dos fatores comuns e não-comuns a eles, cada um elevado ao maior expoente. PROCESSO DA DECOMPOSIÇÃO SIMULTÂNEA Neste processo decompomos todos os números ao mesmo tempo, num dispositivo como mostra a figura ao lado. O produto dos fatores primos que obtemos nessa decomposição é o m.m.c. desses números. Ao lado vemos o Cálculo do m.m.c.(,2,60) Portanto, M.M.C. (, 2, 60) = 2 x 2 x 2 x x= 20 PROPRIEDADE DO M.M.C. Entre os números, 6 e 0, o número 0 é múltiplo dos outros dois. Neste caso, 0 é o m.m.c.(,6,0). Observe: Dados dois ou mais números, se um deles é múltiplo de todos os outros, então ele é o m.m.c. dos números dados. Considerando os números e, que são primos entre si. O m.m.c.(,) é igual a 60, que é o produto de por. Observe: Dados dois números primos entre si,o m.m.c. deles é o produto desses números. MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS Na multiplicação de números fracionários, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como é mostrado nos exemplos abaixo: Na divisão de números fracionários, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda, como é mostrado no exemplo abaixo: 2 2 EXERCICIO 0) Complete os espaços abaixo com os sinais de < (menor), > (maior) ou (igual). 02) Efetue as operações: 0) Efetue as operações: lembre que a) b) c) 7 8 8

8 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 8 PORCENTAGEM: Em nosso dia-a-dia estamos constantemente convivendo com expressões do tipo O índice de reajuste salarial de maio é de 9,8%. O rendimento da poupança foi de,8%. Liquidação de inverno com 0% de desconto... Essas expressões envolvem uma razão especial chamada porcentagem. Porcentagem, portanto, pode se definida como uma razão cujo conseqüente é 00 ou ainda como uma razão centesimal, onde o conseqüente é substituído pelo símbolo %, chamado por cento = 0,80 = 80% CÁLCULOS DE PORCENTAGEM: Existem vários recursos p/ resolver porcentagens: º) POR UMA FORMA DIRETA ENVOLVENDO O ENTENDIMENTO DE FRAÇÕES: Exemplo: Quanto é 20% de 800? 20% de 800, é o mesmo que dividir 800 em 00 partes iguais e tomar 20 delas. 20 % de 800 = 20/00 de : = 60 ou usando taxa unitária: 20% de 800 = 2 0/00 = 0, ,20 = 60 2º) POR UMA REGRA DE TRÊS SIMPLES E DIRETA: Exemplo : Um trabalhador cujo salário era de R$ 2 000,00, recebeu um aumento de %. Quanto passou a ser o seu novo salário? Este problema pode ser resolvido por regra de três de dois modos: ª) % x % x = x = 00,00 Salário= 2 000, ,00 = 2 00,00 2ª) % x 0% x = x = 2 00,00 Salário: 2 00,00 EXERCICIO DE SALA.Calcular: a) 20 % de 2 b),% de R$ 00 c) % de 0 2.Qual a taxa unitária de 20%?.Qual a taxa porcentual correspondente a 0,0?.Qual é o número principal em que 20 representa %?.Qual o número principal em que 800 representa /%? 6. Qual a porcentagem em que 2 representa em 0? 7.Um comerciante vendeu um objeto por R$ 0,00 com um lucro de %. Quanto ganhou? 8.Em um escola, as 20 alunas representam 6% do total de alunos. Qual é esse total? 9. A média de reprovação em concursos públicos é de 82%. Quantos serão aprovados num concurso público com 6 00 inscritos? TRABALHO EXTRA ENTREGA QUEM QUISER 0) RANILDO leu 20 páginas de um livro. Calcule quantas páginas tem o livro, nos seguintes casos: a) As páginas que eu li correspondem a 20 do livro; b) As páginas que eu li correspondem a 20 das que faltam; c) As páginas que faltam correspondem a 20 das que eu li. 02) O saldo bancário de Bernardo estava devedor em R$ 0,00. Para cobrir seu débito, depositou R$ 860,00. Uma semana depois, precisou retirar R$.00,00. O saldo bancário de Bernardo está credor ou devedor? Qual a quantia? 0) Baseado no conjunto dos números inteiros. Responda: a) Qual é o sucessor do número -? b) Qual é o antecessor do número -2? c) Qual é o maior número negativo? d) Qual é o menor número positivo? 0) Um carpinteiro recebeu a incumbência de cortar 0 toras de madeira de 6 m cada uma e 60 toras da mesma madeira de 8 m cada uma, em toras de mesmo comprimento, o maior possível. Nessas condições, quantas toras deverão ser obtidas, ao todo, pelo carpinteiro?

9 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 9 0) Janaína, Carla e Flávia participaram de uma competição de ciclismo. Janaína completou cada volta em minutos, Carla levou 70 minutos e Flávia, minutos. Supondo que todas mantiveram a mesma velocidade durante toda a competição, responda: a) Se as três foram as primeiras colocadas, qual foi a classificação final? b) A prova teve início às 9 horas. Houve algum instante em que as três Ciclistas se encontraram? Qual? DICAS PARA OPERAÇÕES BÁSICAS DICA : MULTIPLICAR UM NÚMERO POR 0: Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a direita. Exemplo : 6 x 0 = 60 Exemplo 2:,67 x 0 =,67 DICA 2: MULTIPLICAR UM NÚMERO POR 0 N : Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a direita. Exemplo : 6 x 0 = 6000 Exemplo 2:,67 x 0 = 670 Então, se quisermos efetuar a seguinte multiplicação: 2 x 00. Sabemos que 00=0 2, então: 2 x 00 = 2 x 0 2 = 200. DICA : DIVIDIR UM NÚMERO POR 0: Basta deslocar a vírgula uma casa decimal para a esquerda. Exemplo : 6 / 0 =,6 Exemplo 2:,67 / 0 =,67 DICA : DIVIDIR UM NÚMERO POR 0 N : Basta deslocar a vírgula n casas decimais para a esquerda. Exemplo : 6 / 0 = 0,06 Exemplo 2:,67 / 0 2 = 0,67 Então, se quisermos efetuar a seguinte divisão: 2 / 000. Sabemos que 000=0, então: 2 / 000 = 2 / 0 = 0,02. DICA : MULTIPLICAR UM NÚMERO POR : Quando o número for de 2 algarismos, basta somar esses 2 algarismos e colocar o resultado no meio deles. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: 26 x. Temos o número 26, somando seus 2 algarismos temos 2+6=8. Pronto! Agora é só colocar esse 8 no meio deles: a resposta é 286. Portanto 26 x = 286. EXEMPLOS: ) x somamos os algarismos do número : +=7 colocamos o resultado no meio deles: 7. Portanto x = 7. 2) 8 x somamos os algarismos do número 8: 8+=9. colocamos o resultado no meio deles: 89. Portanto 8x = 89. ) 7 x somamos os algarismos do número 7: +7=0. Como deu um nº maior que 9, então não podemos colocar todo o número no meio deles. Colocamos apenas o algarismo das unidades (0) no meio deles, e o algarismo da dezena () é somado ao primeiro algarismo do número: 07. Portanto 7x = 07. Quando o número for de algarismos, então esse número multiplicado por resultará em um número de algarismos. Por exemplo, vamos efetuar a seguinte multiplicação: x. Temos o número. Somando o º com o 2º algarismo desse número temos +=. Somando o 2º com o º algarismo desse número temos +=8. Esses 2 resultados serão colocados no meio do número, tirando o seu algarismo do meio: 8. Portanto x = 8. DICA 6: MULTIPLICAR UM NÚMERO POR 9: Nesse caso basta acrescentar um zero no final do número e subtrair pelo número inicial. Vamos efetuar a seguinte multiplicação: x 9. Acrescentando um zero no final do número ficamos com 0. Então subtraímos desse valor o valor inicial: 0- = 96. Portanto x 9 = 96. Outros exemplos: 27 x 9 = = 2. 6 x 9 = 60-6 = 0. x 9 = 0- = 297. DICA 7: MULTIPLICAR UM NÚMERO POR 99: Nesse caso basta acrescentar 2 zeros no final do número e subtrair pelo número inicial. Vamos efetuar a seguinte multiplicação: x 99. Acrescentando 2 zeros no final do número ficamos com 00. Então subtraímos desse valor o valor inicial: 00- = 6. Portanto x 99 = 6.

10 Matemática Aplicada Prof. Ranildo Lopes - FACET 0 OUTROS EXEMPLOS: 27 x 99 = = x 99 = = x 99 = 00- = 267 DICA 8: MULTIPLICAR UM NÚMERO POR 0: Quando um número de 2 algarismos AB for multiplicado por 0, o resultado será ABAB. Alguns exemplos: x 0 = 2 x 0 = 22 x 0 = DICA 9:M ULTIPLICAR 2 NÚMEROS (DE 2 ALGARISMOS) QUE POSSUAM O MESMO ALGARISMO DAS DEZENAS, E A SOMA DE SEUS ALGARISMOS DAS UNIDADES SEJA 0. Exemplos de multiplicações que podem ser feitas com esse método: 2x8, x7, 2x29, x, 87x8, 9x96, etc. Devem ser seguidos os seguintes passos: ) Multiplicamos o algarismo das dezenas (que é igual nos 2 números) pelo número seguinte a ele; 2) Multiplicamos os algarismos das unidades normalmente; ) Juntamos as duas partes. Vamos efetuar a seguinte multiplicação: x 7: Passo : x6 = 0 Passo 2:x7 = 2Passo : Juntamos os dois números: 02. Portanto x 7 = 02. Barbada! Outro exemplo: 9 x 96: Passo : 9x0 = 90 Passo 2: x6 = 2 Passo : Juntamos os dois números: 902. Portanto 9 x 96 = 902. Barbada! DICA 0: MULTIPLICAÇÃO POR NÚMEROS TERMINADOS EM 0: Multiplicam-se as partes sem os zeros finais e acrescenta-se a quantidade de zeros finais. Exemplos: 2 x 0 = (2 x )0 = 20 x 20 = ( x 2)0 = 900 x 00 = ( x )00 = 00 0 x 90 = ( x 9)00 = 2700 DICA : MULTIPLICAR UM NÚMERO POR : Some o número com a sua metade, e multiplique o resultado por 0. Exemplos: =(+7) 0=20 0, =(0,+,2) 0=,6 0=6 DICA 2: TABUADA DO 9: Se você tem dificuldades para decorar a tabuada do 9, pode fazer o seguinte: ) Considere o número anterior ao qual você irá multiplicar o 9. 2) Veja quanto falta para ele chegar ao 9. ) Junte os dois números encontrados. Por exemplo: ) 9 x 2 => o número anterior ao dois é o. 2) Para o chegar ao 9, faltam 8. ) Agora basta unir os dois números: 8 Portanto, 9 x 2 = 8. Da mesma forma pode ser feito para os outros números, até chegar em 9x9: ) 9 x 9 => o número anterior ao nove é o 8. 2) Para o 8 chegar ao 9, falta ) Agora basta unir os dois números: 8 Portanto, 9 x 9 = 8. DICA : DIVIDIR QUALQUER NÚMERO POR : Basta multiplicar o número por 2 e "arrastar" a vírgula para a esquerda. Ex: / = * 2 = 690. Arrastando a vírgula, temos 69,0. Ex: 26 / = 26 * 2 = 02. Arrastando a vírgula, temos 0,2. DICA : COMO DESCOBRIR O PRÓXIMO QUADRADO? Some o quadrado anterior com duas vezes com o número do qual você quer descobrir o quadrado, e depois diminua uma unidade. Ex: Se 2 =9, quanto vale 2? Aplicando a regra, temos: a) = = 6 Portanto, 2 = 6 Outro exemplo: 2 =? = 2

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO LOPES

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS Multiplicação com números decimais Há duas maneiras de efetuarmos a multiplicação envolvendo números decimais: multiplicação de número natural por decimal e multiplicação

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

Adição de números decimais

Adição de números decimais NÚMEROS DECIMAIS O número decimal tem sempre uma virgula que divide o número decimal em duas partes: Parte inteira (antes da virgula) e parte decimal (depois da virgula). Ex: 3,5 parte inteira 3 e parte

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos)

Representação: 2 5. Resposta: Cada pessoa receberá R$ 6,25 (seis reais e vinte e cinco centavos) MATEMÁTICA FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS Fração quer dizer pedaços do mesmo tamanho. Você tem um chocolate dividido em 5 partes iguais. Dessas 5 partes você comeu 2. A fração que representa essa situação

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS NÚMEROS DECIMAIS Em todo numero decimal: CONVENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DECIMAL a parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula; um algarismo situado a direita de outro tem um valor significativo

Leia mais

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10.

Identificar e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5,6, 8, 9 e 10. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: GIOVANA 6os. ANOS (161 e 162) Você deverá: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 3º. TRIMESTRE 1. Estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos quadros.

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração

MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. 3 (três décimos) 3 da. 2 da área. 4. Transformação de número decimal em fração MÓDULO III OPERAÇÕES COM DECIMAIS. Frações decimais Denominam-se frações decimais aquelas, cujos denominadores são formados pelo número 0 ou suas potências, tais como: 00, 000, 0000, etc. Exemplos: a)

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

DECIMAIS. Definições e operações

DECIMAIS. Definições e operações DECIMAIS Definições e operações A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Revisão Conteúdo Operações com frações... Adição e subtração... Frações com denominadores iguais... Frações com denominadores diferentes... Passo :... Passo :... Passo :... Passo :... Exemplo:... Exercícos...

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL

AGENTE ADMINISTRATIVO FEDERAL FRAÇÕES SÍNTESE TEÓRICA O que é uma fração? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores.

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Há dois casos possíveis: º) Frações com denominadores iguais OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Neste caso, adicionamos ou subtraímos os numeradores e conservamos os mesmos denominadores. Exemplos:

Leia mais

Razões e Proporções RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET

Razões e Proporções RANILDO LOPES. https://ranildolopes.wordpress.com- Prof. Ranildo Lopes - FACET Razões e Proporções RANILDO LOPES 1 1- Razão Em nossa vida diária, estamos sempre fazendo comparações, e quando fazemos comparações, estamos relacionando dois números. Na linguagem matemática, todas essas

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS Sumário OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS... 2 Adição e Subtração com Números Racionais... 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL... 4 Comparação de números racionais na forma decimal... 4 Adição

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3 1 Prof. Ranildo Lopes U. E. PROFª HELENA CARVALHO Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! Pegue o material no http://uehelenacarvalho.wordpress.com ESTUDANDO A POTENCIAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES POTENCIAÇÃO

Leia mais

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra. DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à

Leia mais

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010.

Frações Decimais. Matemática - UEL Compilada em 26 de Março de 2010. Matemática Essencial Frações Decimais Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 26 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 O papel das frações

Leia mais

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração:

Frações. Números Racionais. Conceito de Fração: Frações Números Racionais Consideremos a operação 4 : 5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números naturais porque

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS

TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS TUTORIAL DE OPERAÇÕES BÁSICAS MULTIPLICAÇÃO POR E SEUS MÚLTIPLOS Para multiplicar multiplicar por, 0, 00,... basta deslocar a vírgula para a direita tantas casas quantos forem os zeros.,6,6 (desloca a

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador.

AUTOR: PROF. PEDRO A. SILVA lê-se: 2 inteiros e cinco sextos. Exs.:, 2 3 Fração aparente É aquela cujo numerador é múltiplo do denominador. I - NÚMEROS RACIONAIS lê-se: inteiros e cinco sextos. a Dois números a e b ( b 0 ), quando escritos na forma b representam uma fração, onde : b (denominador) e a (numerador). O numerador e o denominador

Leia mais

Capítulo 1: Fração e Potenciação

Capítulo 1: Fração e Potenciação 1 Capítulo 1: Fração e Potenciação 1.1. Fração Fração é uma forma de expressar uma quantidade sobre o todo. De início, dividimos o todo em n partes iguais e, em seguida, reunimos um número m dessas partes.

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. 1) Calcule o valor das expressões: a) 19,6 + 3,04 + 0,076 = b) 17 + 4,32 + 0,006 = c) 4,85-2,3 = d) 9,9-8,76 = e) (0,378-0,06)

Leia mais

FRAÇÕES. Professor Dudan

FRAÇÕES. Professor Dudan FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou "quebrado

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais

Raciocínio Lógico. Professor Dudan.

Raciocínio Lógico. Professor Dudan. Raciocínio Lógico Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS Números Naturais (N) Definição: N = {0, 1, 2, 3, 4,...} Subconjuntos N* = {1, 2, 3, 4,...} naturais não nulos.

Leia mais

Matemática. Professor Dudan.

Matemática. Professor Dudan. Matemática Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS Números Naturais (N) Definição: N = {0, 1, 2, 3, 4,...} Subconjuntos N* = {1, 2, 3, 4,...} naturais não nulos. Números

Leia mais

MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS MATEMÁTICA MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS Todos os dias, você usa dos recursos da Matemática para resolver pequenos e grandes problemas que aparecem na sua vida. Nesse módulo você

Leia mais

ADIÇÃO mesma natureza homogêneas Como fazer Exemplo heterogêneas Como fazer Exemplo

ADIÇÃO mesma natureza homogêneas Como fazer Exemplo heterogêneas Como fazer Exemplo ADIÇÃO É a operação que tem por fim determinar uma fração que contenha todas as unidades e partes de unidades de várias parcelas de mesma natureza. Entende-se por mesma natureza as frações que exprimem

Leia mais

1. Operações Numéricas e suas Hierarquias

1. Operações Numéricas e suas Hierarquias Operações Matemáticas e Frações Reforço de Matemática Básica - Professor: Marcio Sabino - Semestre 20. Operações Numéricas e suas Hierarquias As quatro operações básicas conhecidas são: soma, subtração,

Leia mais

Concurso Público 2017

Concurso Público 2017 Concurso Público 017 Conteúdo I Frações frações equivalentes, simplificação de frações, comparação de frações, números fracionários, operações com frações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Leia mais

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA

TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA TREINAMENTO MATEMÁTICA BÁSICA 1ª ETAPA 1 Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais e decimais Números Naturais Nos dias de hoje, em lugar das pedrinhas, utilizam-se, em todo o mundo,

Leia mais

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios Curso de Elétrica... Matemática Básica Curso de Elétrica... Matemática Básica Sumário 1_Números Inteiros Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...}

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...} 07 I. Números naturais e inteiros O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0,,,, 4,...} Já o conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SUBPROJETO DE MATEMÁTICA-2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS DCEA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

Colégio Motiva Jardim Ambiental. Professor: Rivaildo Alves da Silva. Turmas de 9º Anos ETAPA II

Colégio Motiva Jardim Ambiental. Professor: Rivaildo Alves da Silva. Turmas de 9º Anos ETAPA II Colégio Motiva Jardim Ambiental Professor: Rivaildo Alves da Silva Turmas de 9º Anos ETAPA II 2019 CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS (Operações com números Reais) Adição Considere a seguinte adição: 1,28 + 2,6

Leia mais

MÓDULO II OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. 3 (lê-se: três quartos), 1, 6. c) d) Utilizamos frações para indicar partes iguais de um inteiro.

MÓDULO II OPERAÇÕES COM FRAÇÕES. 3 (lê-se: três quartos), 1, 6. c) d) Utilizamos frações para indicar partes iguais de um inteiro. MÓDULO II OPERAÇÕES COM FRAÇÕES d) Utilizamos frações para indicar partes iguais de um inteiro. Exemplos: No círculo abaixo: EP.0) A figura a seguir é um sólido formado por cinco cubos. Cada cubo representa

Leia mais

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo

Os números decimais. Centenas Dezenas Unidades, Décimos Centésimos Milésimos. 2 Centenas 4 dezenas 0 unidades, 7 décimos 5 centésimos 1 milésimo Os números decimais Leitura e escrita de números decimais A fração 6/10 pode ser escrita na forma 0,6, em que 10 é a parte inteira e 6 é a parte decimal. Aqui observamos que este número decimal é menor

Leia mais

PROF. RANILDO LOPES SITE: Visite nosso SITE para Baixar o MATERIAL

PROF. RANILDO LOPES SITE:   Visite nosso SITE para Baixar o MATERIAL Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. RANILDO LOPES GRAD. EM MATEMATICA GRAD. EM COMPUTAÇAO PROF. RANILDO LOPES SITE:

Leia mais

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração.

Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. Frações Se dividirmos um objecto, ou seja, uma unidade em várias partes iguais, a cada uma dessas partes dá-se o nome de fração. numerador 1 6 traço de fração ( : ) denominador Uma fração envolve a seguinte

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

Deixando de odiar Matemática Parte 5

Deixando de odiar Matemática Parte 5 Deixando de odiar Matemática Parte Adição e Subtração de Frações Multiplicação de frações Divisão de Frações 7 1 Adição e Subtração de Frações Para somar (ou subtrair) duas ou mais frações de mesmo denominador,

Leia mais

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números.

A adição de números naturais é associativa, ou seja, resultado da soma de três números naturais independe da ordem da soma dos números. . Números Naturais Para qualquer cidadão, contar faz parte da rotina da vida. Por exemplo: contamos dinheiro, contamos pessoas, contamos os itens para saber o que precisamos comprar, contamos objetos em

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

NIVELAMENTO 2012/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase

NIVELAMENTO 2012/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase NIVELAMENTO 0/ MATEMÁTICA BÁSICA Núcleo Básico da Primeira Fase Instituto Superior Tupy Nivelamento de Matemática Básica. Adição e Subtração Regra:. REGRAS DOS SINAIS Sinais iguais: Adicionamos os algarismos

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Produtos Notáveis, Fatoração e Expressões Algébricas Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 PRODUTOS NOTÁVEIS QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS Monster

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie.

Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. Planejamento de Curso de Matemática para a 5º serie. 1º O conteúdo trabalhado no ano será: Obs: Todos os conteúdos antes de serem iniciados devem ter o contexto histórico passado. 1º Modulo Conjuntos:

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

I-EXPRESSÕES NUMÉRICAS

I-EXPRESSÕES NUMÉRICAS I-EXPRESSÕES NUMÉRICAS São expressões matemáticas que envolvem operações com números. Exemplos: a) 9+3+5 b) 2-5+4 c) (15-4)+2 4 5 + 7 2-1 + 7 2 + 6 2 = + 4 = 4 Nas expressões e sentenças matemáticas, os

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER Rio de Janeiro 2011 ÍNDICE Capítulo 1: HORA DE ESTUDAR Para que serve este livro...1 Porque Colégio Militar e Colégio Naval?...2 Matérias e alunos...2 Os exercícios

Leia mais

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo,

Frações são muito freqüentes em nosso cotidiano. Quando encomendamos uma pizza, por exemplo, Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Numa sala quadrada, com 4 m de lado, o piso foi revestido de lajotas, também quadradas, com 40 cm de lado. Após um problema de infiltração, algumas lajotas estão danificadas

Leia mais

Expoentes fracionários

Expoentes fracionários A UUL AL A Expoentes fracionários Nesta aula faremos uma revisão de potências com expoente inteiro, particularmente quando o expoente é um número negativo. Estudaremos o significado de potências com expoentes

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2

Frações. Veja um exemplo: A fração 8 é igual a 8 :2. Neste caso, 8 é o numerador e 2 é o denominador. Efetuando a divisão de 8 por 2, obtemos 2 Frações O símolo a significa a:, sendo a e números naturais e diferente de zero Chamamos: a a de fração; de numerador: Frações de denominador: Se a é múltiplo de, então a é um número natural ( números

Leia mais

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano

Prepara a Prova Final Matemática 4.º ano Nem todos os números representam quantidades inteiras e existem, por isso, diferentes formas de representar as partes da unidade. Os números decimais e fracionários representam essas partes da unidade.

Leia mais

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1

3º Ano e Curso Matemática Básica 02 Página 1 º Modo: O MMC é o produto de todos os fatores primos dos números, considerados uma única vez e de maior expoente. = MMC {;} = = =. NÚMEROS PRIMOS Um número natural maior que é chamado de número primo,

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais