Sistema de Informação e Coordenação - SIC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Informação e Coordenação - SIC"

Transcrição

1 Sistema de Informação e Coordenação - SIC Tópicos 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC 2- Modelo 3- Tecnologias Usadas 4- Projeto Estrutura 5- Fluxo de Atividades 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC Sistema para integração de dados provenientes da Corporação dos Bombeiros, do Centro de Operações do Rio de Janeiro e dos Hospitais. Esse sistema tem como objetivo prestar um melhor atendimento aos pacientes que sofrem acidentes na cidade do Rio, para isso conta com o auxílio das câmeras e dos dados que o Centro de Operações possui. Através dessas informações é possível prestar um melhor atendimento aos chamados recebidos pela Corporação dos Bombeiros, ou seja, tentar realizar um melhor encaminhamento para os hospitais que estejam mais próximos do local do acidente e que possuem vagas. Para a construção do protótipo funcional do SIC o seguinte modelo de dados foi desenvolvido.

2 2- Modelo. Quatro tabelas foram utilizadas para representar as entidades envolvidas no domínio do sistema, são elas: Chamado, Usuario, Hospital e TipoUsuario. A tabela Chamado representa os dados do acidente ocorrido e comunicado à central dos bombeiros através do número 192. Essa entidade deve conter uma vasta quantidade de atributos, com o objetivo de registrar as informações necessárias do acidente. A entidade Chamado será a principal entidade do sistema e todos os papéis envolvidos no SIC terão acesso às informações contidas nessa entidade. A seguir, segue uma lista com os atributos que esta entidade possui, o valor que eles devem receber e a sua funcionalidade no sistema. id - Deve ser um valor inteiro e único dentre os chamados. Esse atributo é o que identifica o chamado. Chave primária da tabela. tipoacidente - Campo textual. Representa o tipo do acidente que foi relatado aos bombeiros pelo telefone. local - Campo textual. Representa o endereço de onde o acidente ocorreu. referencia - Campo textual. Apenas uma informação adicional ao endereço. numferidos - Valor inteiro. Indica o número de feridos envolvidos no acidente.

3 tipoambulancia - Campo textual. Enumeração. Três valores são esperados para esse atributo que representa o tipo de ambulância que será enviada para atender o chamado. Os tipos podem ser Básica, Média e Avançada. observacao - Campo textual. Informação adicional relatada pelo autor da ligação como informação complementar para o chamado. nomeautorligacao - Campo textual. Identifica o autor da ligação. telautorligacao - Campo textual. Identifica um número de contato do autor da ligação. status - Campo textual. Representa a condição que o chamado se encontra. Para o SIC, 4 valores podem ser esperados: Aberto - quando o chamado foi cadastrado no sistema e ainda não possui uma unidade hospitalar associada. Em Andamento - quando o chamado já está associado a uma unidade hospitalar. Fechado - quando o chamado já foi atendido pelos bombeiros e a(s) vítima(s) já se encontram na unidade hospitalar. Excluído - por algum motivo, como trote, o chamado pode ser excluído do sistema, seu status muda para excluído. Mas ainda consta no sistema para efeitos estatísticos. hospitalidusuario - Valor inteiro. Identificador do hospital associado ao chamado. informacoesadicionais - Campo textual. Atributo dedicado aos médicos das ambuâncias que adicionam informações complementares quando estão atendendo o chamado. motivoexclusão - Campo textual. Identifica o motivo pelo o qual o chamado foi excluído do sistema. A tabela Hospital representa os dados que identificam as unidades hospitalares que prestam serviços médicos aos pacientes. Essa entidade possui campos que representam o endereço onde se encontram, nome e a informação do número de leitos disponíveis. Essa última informação é de imensa importância para o COR tomar a decisão do lugar que enviará a vítima do chamado. Os atributos dessa entidade são apresentados a seguir. idusuario - Valor inteiro. Campo que identifica o usuário cadastrado no SIC, neste caso, identifica o hospital cadastrado no sistema. nome - Campo textual. Campo que representa o nome do hospital. endereco - Campo textual. Campo que representa o endereço do hospital. referencia - Campo textual. Campo adicional ao endereço do hospital. telefone - Campo textual. Representa o número de telefone da unidade hospitalar.

4 numleitos - Valor inteiro. Representa a capacidade máxima que o hospital poderá atender em sua unidade de emergência. numleitosdisponiveis - Valor inteiro. Representa os leitos emergenciais disponíveis para o atendimento. Como o sistema é integrado e visa atender a três fluxos de atividades distintos, hospitais, bombeiro e COR, a tabela tipousuario representa esses três papéis. Essa tabela é importante para realizar o controle do acesso às funcionalidades desses papéis. Ela possui apenas um único atributo. nome - Campo textual. Nome do tipo de usuário do sistema. Pode ser de três tipos, Hospitais, Bombeiros e Centro de Operações. Por fim, a tabela Usuário busca identificar e realizar o acesso dos papéis no sistema. Ela possui atributos como login e senha. id - Valor inteiro. Identificador único para o usuário. tipousuario - Campo textual. Indica o tipo de usuário que está acessando o sistema. login - Campo textual. Necessário para a identificação do usuário que está acessando o sistema. senha - Campo textual. Necessário para a identificação do usuário que está acessando o sistema. Através desse campo juntamente com o campo de login e do tipousuario o sistema poderá identificar quem está acessando o mesmo e controlar todas as funcionalidades permitidas para cada participante. 3- Tecnologias Utilizadas Framework Ext JS 4 Framework JavaScript utilizado para desenvolver a interface do sistema e gerenciar o controle entre as camadas de banco de dados, regra de negócios e visão do mesmo. Encontrado em: PHP Linguagem de programação web utilizada para desenvolver o sistema. Encontrado em:

5 MySQL Banco de dados utilizado para desenvolver o sistema. Foi escolhido por se tratar de um banco de dados gratuito e por sua confiabilidade. Encontrado em: XAMPP O XAMPP é um pacote de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de aplicações web. Dentre suas ferramentas nativas, foram utilizadas as seguintes nesse sistema: servidor web Apache, linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL. O servidor web é necessário para o desenvolvimento de aplicações web para simular as requisições feitas entre cliente (usuário) e servidor (local onde fica hospedada a aplicação). Encontrado em: Eclipse Para desenvolver o sistema foi utilizada a IDE (Integrated Development Environment) Eclipse, por sua facilidade de uso e popularidade. Encontrado em: 4- Estrutura do Projeto A seguir será apresentada a estrutura de Classes dentro do Eclipse que foi utilizada para a construção do protótipo do SIC. Foi utilizada uma arquitetura MVC (Model - View - Controller) que procura desacoplar o código, fazendo que Classes que são utilizadas com diferentes finalidades fiquem em lugares separados. A estrutura de pacotes utilizada no eclipse está representada pela imagem abaixo.

6 O pacote sic é onde se encontra a raiz de todo o projeto. Ele é seguido pelos pacotes app (encontram-se os pacotes das Classes relacionadas ao sistema), pelo pacote data (onde ficam os modelos e scripts relacionados com o banco de dados), pelo pacote extjs (pacote padrão que acompanha aplicações desenvolvidas em extjs), pelo pacote php (pacote que contêm Classes destinadas a realizar a comunicação com o banco de dados) e, por fim, pela pasta resources (pacote que contêm as imagens e outros arquivos de configuração de layout). A imagem a seguir mostra a pasta app e suas respectivas Classes. Pode-se perceber que o pacote app possui outros pacotes e subpacotes. Foi realizada essa divisão para seguir o padrão MVC de desenvolvimento, ou seja, o desacoplamento das Classes. Desse modo temos os pacotes controller, model, store, view. O pacote controller contêm as classes responsáveis pela parte lógica do sistema, como por exemplo, realizar a autenticação do usuário no sistema, controlar o controle de acesso e outras regras de negócio

7 do SIC. Já o pacote model é responsável para guardar o modelo do sistema, ou seja, as entidades utilizadas em toda a programação com seus respectivos atributos. O pacote store é o pacote responsável por fazer a ligação entre a aplicação com o banco de dados. Por fim, o pacote view guarda as Classes responsáveis por todas as telas da aplicação. A próxima imagem é referente às Classes que se encontram dentro do pacote php. Essas classes são as que realizam de fato a conexão com o banco de dados, efetuando inserções, atualizações, etc. das entidades do sistema. O pacote autenticacao guarda a Classe responsável pela identificação do usuário que está efetuando o login no sistema, o autentica, realiza o controle de acesso, permitindo ou não a utilização de algumas funcionalidades do sistema. O pacote chamado guarda as Classes responsáveis pela inserção, atualização, listagem e deleção dos chamados cadastrados pelos bombeiros. Assim como o pacote chamado, o pacote hospital possui as mesmas funcionalidades, porém referentes aos hospitais. 5- Fluxo de Atividades Hospitais Nesta seção iremos mostrar de forma rápida os três fluxos atendidos pelo SIC. O fluxo de atividades do hospital se inicia com o cadastramento dos mesmos no sistema. Para isso, na tela de login, o usuário deverá clicar na opção Cadastro de Hospitais. Na tela que se abrirá, o usuário poderá inserir todos as informações do hospital, assim como um login e senha, para o acesso a outras vezes. Após efetuar o acesso no sistema, o usuário será encaminhado para uma tela contendo os dados do hospital. Nessa tela, ele ainda poderá editar

8 os dados do hospital e ainda poderá editar o número de leitos disponíveis. O hospital também poderá executar a atividade de fechar um chamado quando o paciente efetua a entrada no mesmo. Bombeiros O fluxo dos bombeiros está dividido em duas etapas de modo a atender a dois personagens distintos: central dos bombeiros e bombeiros de ambulância. O fluxo de atividades da central dos bombeiros se inicia quando este realiza o acesso no sistema, inserindo o seu login e senha pré-cadastrados. A primeira tela que ele visualiza é a tela da listagem de todas as ocorrências de acidentes que a central dos bombeiros recebeu, através do 192. Esses chamados aparecem em uma lista com algumas informações importantes, como o número do chamado, tipo de acidente, quantos feridos envolvidos e o status do acidente, ou seja, se o mesmo se encontra em aberto, ou em andamento, ou fechado. O usuário do bombeiro, quando recebe um telefonema dizendo a ocorrência de um acidente, aciona a funcionalidade de cadastrar um chamado, preenchendo um formulário com algumas informações que detalham o chamado. O usuário também poderá editar os dados do chamado. Na mesma tela ainda há a possibilidade da escolha da divisão dos chamados por status, funcionando como um filtro, onde só é apresentada uma lista com os chamados com o status em Aberto, ou em Andamento, ou Fechado ou uma visualização de todos os chamados. O usuário ainda tem a possibilidade de excluir um chamado. Quando isso ocorre ele deverá colocar uma justificativa do motivo da exclusão do chamado. Quando um chamado é excluído, ele não é retirado do sistema, ele permanece na base de dados para contar como estatística. Somente seu status que muda para "Excluído". O sistema também visa a atender o papel dos bombeiros das ambulâncias. Como funcionalidade, eles podem detalhar a emergência que estão atendendo, tendo uma visão mais completa do chamado, com todas as informações. Ainda há a possibilidade de efetuar um preenchimento de um campo de informação adicional. Esse campo é uma forma de completar as informações do chamado, a fim de preparar melhor a equipe do hospital que atenderá o paciente. Centro de Operações O Centro de Operações deverá também realizar o acesso ao sistema mediante login e senha pré-cadastrados. Depois de realizada essa etapa, o sistema mostrará primeiramente, para o usuário, os chamados que se encontram em Aberto sob forma de lista, pois esses são os que precisam de uma maior atenção, pois ainda precisam ser atendidos. Porém, o usuário do COR também poderá visualizar os outros chamados que se encontram em outros status. Para isso, basta utilizar os botões na barra superior. Ele poderá ter opções de visualizar somente os chamados que se encontram em Andamento, Fechado ou uma lista com todos os chamados cadastrados no sistema.

9 O usuário do COR ainda poderá detalhar o chamado a fim de que tenha acesso a todas as informações relacionadas ao mesmo. O COR também possui uma funcionalidade de associar um chamado a um hospital que atenderá a(s) vítima(s) do chamado. Para isso, o usuário deverá selecionar o chamado que deseja associar e, clicar no botão Associar Hospital. Aparecerá uma listagem com todos os hospitais cadastrados no sistema com algumas informações. A principal delas é a quantidade de leitos disponíveis para o atendimento. Após a escolha de um hospital, ele deverá clicar no botão Associar. Feito isso, o status do chamado muda automaticamente de em Aberto para em Atendimento. Um chamado que está em Andamento também poderá ser associado a outro hospital. Caso isso seja necessário, o procedimento realizado deverá ser o mesmo.

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Manter Comissão. de Seleção

Manter Comissão. de Seleção MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Manter Comissão Abertura Automática

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo:

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo: Este documento visa apresentar, de forma sucinta, as funcionalidades do sistema de inscrição das delegações participantes dos JIFs (Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia),

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

3 Software C&L Introdução

3 Software C&L Introdução Software C&L 25 3 Software C&L Este capítulo apresenta a versão anterior do software Cenários & Léxicos (C&L), que passou por um processo de re-engenharia durante este trabalho. Ao longo do capítulo descreveremos

Leia mais

Criando um site de Notícias - com Administração de Dados

Criando um site de Notícias - com Administração de Dados Criando um site de Notícias - com Administração de Dados Nesta criação imagine que o internauta acessará um endereço http://localhost/sitenoticias para q o mesmo visualizeas e que o administrador do site

Leia mais

TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0

TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0 TIDE VERSÃO PM-RJ 1.0 1 LOGIN... 1 1.1 Geração e confirmação de nova senha...1 1.2 Escolha da Função...1 2 CADASTRO DE OCORRÊNCIA... 2 2.1 Cadastro do Solicitante...2 2.2 Cadastro do Evento...2 2.3 Cadastro

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

Sumário. 2 Primeiro acesso/trocar de senha 8

Sumário. 2 Primeiro acesso/trocar de senha 8 Manual do Usuário Sumário 1 Login 5 1.1 Entrar no sistema 5 1.2 Esqueci minha senha 5 1.3 Solicitar acesso 5 1.3.1 Tela de Solicitação de Acesso 6 1.3.2 Preencher informações do solicitar acesso 7 1.4

Leia mais

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPG Departamento de Pesquisa DPq SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Plataforma Lm_web 1516 Disponibilidade 100% via web (internet), a partir de instalação em nuvem, ou instalação local em rede (Intranet) versão SG 1.0.0 Composição

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco O sistema Fortes RH possibilita a divulgação das vagas internas e externas através da ferramenta Trabalhe Conosco,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Instituição: Suporte Técnico: Desenvolvido por: Versão Inicial: Revisões: Versão do Manual: IMASF SPD Serviço de Processamento de Dados

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

- Manual tocou.com - Anunciantes

- Manual tocou.com - Anunciantes - Manual tocou.com - Anunciantes Este manual se destina aos anunciantes que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL OTRS

MANUAL OPERACIONAL OTRS MANUAL OPERACIONAL OTRS Março/2016. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OPERAÇÃO DA FERRAMENTA OTRS... 3 3. REGISTRAR NOVOS CHAMADOS... 4 3.1. Campo Nota... 9 4. DESMEMBRAR CHAMADOS... 10 5. CAPTURAR CHAMADOS

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys Crm Atualização (Abril/2016) 2 Passo a Passo INTsys Crm ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...04 1.1 CLIENTES Usuários...04 1.2 CLIENTES Usuários x Acessos...06 2.1 FOLHA

Leia mais

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário Nova Tecnologia em Atendimento Manual do usuário Índice Introdução Arquitetura e Requisitos de Software Tela de Login Página Principal Acesso Fácil Funções Básicas Utilizando Filtros Solicitação de Serviço

Leia mais

Manual do Usuário. Universidade Estadual de Roraima. Rua 7 de Setembro, 231, Canarinho. Boa Vista/RR. CEP:

Manual do Usuário. Universidade Estadual de Roraima. Rua 7 de Setembro, 231, Canarinho. Boa Vista/RR. CEP: Manual do Usuário Usando o Mantis para solicitar suporte Tela de Login Para ter acesso ao Mantis, você deverá digitar em seu navegador o link abaixo: http://intranet.uerr.edu.br. Basta digitar as mesmas

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia Manual de Utilização do Software Sumário 1 Visão Geral... 4 2 Cadastros... 5 2.1 Instalações... 5 2.2 Tarifas Personalizadas... 7 3 Simulações... 9 3.1 Aquisição

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa Manual de Utilização CRQ Empresa de Pesquisa 1 SUMÁRIO 1 Conceitos Gerais... 3 2 Tela Inicial... 4 3 Tela Principal... 7 4 Seção: Projeto... 9 4.1 Projeto...10 4.2 Cadastro Projeto...14 4.3 Cadastro Grupo...15

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

Escopo/Orçamento do Projeto. Sistema de Gestão para vendas de Móveis

Escopo/Orçamento do Projeto. Sistema de Gestão para vendas de Móveis Escopo/Orçamento do Projeto Sistema de Gestão para vendas de Móveis Para: Jorge Lorca Data: 05/08/2017 Sumário 1. Escopo/Requisitos de Alto nível 2. Tecnologia 3. Resumo do cronograma 4. Orçamento São

Leia mais

STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release Notas do release

STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release Notas do release STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release 2.0.5 Notas do release Sumário Release 2.0.5... 3 Implementações... 3 1 Edição de pareceres... 3 2 Visão Principal Correspondências do Pantanal... 5 3 Inclusão

Leia mais

Software de Gerenciamento de imagens

Software de Gerenciamento de imagens Software de Gerenciamento de imagens FINALIDADE... 03 TELAS PRINCIPAIS... 04 Tela de login... 05 Tela de logout... 05 Conhecendo os níveis de acesso: Administrador e Auditor... 06 Tela Painel de Controle...

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

Recomenda-se a leitura completa deste documento antes de iniciar o desenvolvimento do website.

Recomenda-se a leitura completa deste documento antes de iniciar o desenvolvimento do website. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Curso de Sistemas de Informação Projeto de Programação para Internet Prof. Daniel A Furtado Descrição Geral Desenvolver um website para uma imobiliária

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Este manual tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal Acadêmico, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras

Manual do Dirigente. Sistema de Ouvidoria Versão 1.0. Universidade Federal de Lavras Manual do Dirigente Sistema de Ouvidoria Versão 1.0 Universidade Federal de Lavras 6/12/2010 Índice 1 - Introdução...3 2 - Acesso ao sistema...3 3 - Funcionalidades...3 3.1 - Usuário: Dirigente...3 3.1.1

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice Introdução... 3 ARMAZENADOR XML... 4 DANFE Recebidos... 4 Gerenciar XML NF-e / CT-e... 5 Upload... 5 Download... 7 Excluir... 8 DANFE / DACTE... 8 Enviar por E-mail...

Leia mais

- Manual tocou.com - Emissoras

- Manual tocou.com - Emissoras - Manual tocou.com - Emissoras Este manual se destina às emissoras de rádio que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema

SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema SICAN - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes Manual do Sistema Produtor Rural 1. Pré-Cadastro SICAN... 3 2. Preenchimento do cadastro...

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Documento de Projeto de Software

Documento de Projeto de Software Documento de Projeto de Software Histórico de revisões do Documento Versão Data Autor Descrição (XX.YY) (DD/MMM/YYYY) 1.0 25/05/2018 Pablo e Vanessa Criação do documento Documento de Especificação de Requisitos

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DO COFECON NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL

CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DO COFECON NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL CAMPANHA NACIONAL DE RECADASTRAMENTO DO COFECON NOVA CARTEIRA PROFISSIONAL ORIENTAÇÕES SOBRE A FUNCIONALIDADE LISTAR LOTES Este documento orienta os Regionais no uso da funcionalidade Listar Lotes, que

Leia mais

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto:

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto: Equipe do Projeto: Matheus Costa da Silva, Lucas Faloni Ferreira, Érica Hasui, Clibson Alves dos Santos, Flávio Nunes Ramos, Rogério Grasseto Teixeira da Cunha, Paulo Alexandre Bressan, Gabriel Gerber

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Sumário. Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa...

Sumário. Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa... Sumário Acessando a área de cadastro de taxas...2 Como cadastrar taxa nova...3 Como editar uma taxa existente...5 Como excluir uma taxa...7 PASSO A PASSO Cadastro de taxas - Tutorial Abaixo será descrito

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

c 2010 Executtive - Todos os direitos reservados.

c 2010 Executtive - Todos os direitos reservados. Aqui você encontra dicas e informações para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema. e S o f t w a r e J u r í d i c o S o f t w a r e J u r í d i c o ÍNDICE SECRETÁRIA...01

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Manual Espelho de NF para Serviços

Manual Espelho de NF para Serviços Manual Espelho de NF para Serviços Indice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista de

Leia mais

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento Manual do Administrativo do Cliente Índice 1. INTRODUÇÃO AO ADMINISTRATIVO DO CLIENTE...03 2. MEUS DADOS...03 2.1. Alterar os Dados...04 2.2. Alterar Login

Leia mais

1 - O módulo Administração

1 - O módulo Administração 2010 2 1 - O módulo Administração 1.1 Configurar o Curso/disciplinas. Ao iniciar um curso, o professor precisará configurar o modelo da disciplina que ministrará. Para isso, basta clicar no menu Configurações,

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 03/09/2015 Assessoria Plataforma Brasil 10/09/2015 Criação do Documento

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67 Manual do Sistema Desenvolvido por: Página 1 de 67 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CADASTRAR ESCRITÓRIO... 4 3. ACESSAR O IADOC... 5 3.1 LOGIN... 5 4. TELA PRINCIPAL... 7 5. PROCESSO...10 5.1 CADASTRAR

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados. Sumário 1. Alterações de transferências financeiras... 3 2. Identificação de boletos em processo

Leia mais