GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO
|
|
|
- Aurélia Felícia Viveiros Leveck
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO 1 Aula: e-business- MRP- ERP- SCM- CRM Elaborado e daptado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres Empreendimentos de e-business: O crescimento explosivo da Internet e das tecnologias e aplicações a ela relacionadas está revolucionando o modo de operação das empresas, o modo como as pessoas trabalham e a forma como a tecnologia da informação apóia as operações das empresas e as atividades de trabalho dos usuários finais. As empresas estão se tornando empreendimentos de e-business. A Internet e as redes similares a ela dentro da empresas (intranets), e entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações. Empreendimentos de e-business dependem de tais tecnologias para: Reestruturar e revitalizar processos de negócios internos. Implementar sistemas de e-commerce entre as empresas e seus clientes e fornecedores. Promover a colaboração entre equipes e grupos de trabalho da empresa. Processo de desenvolvimento de produtos numa empresa vide figura 1. Este processo empresarial deve ser apoiado por sistemas de informação interfuncional (extra-empresa) interagindo as fronteiras de várias funções empresariais internas (sistemas funcionais intrafuncional). Fig 1. Feedback Do Cliente Pesquisa De Mercado Teste de Mercado Desempenho De Componentes Teste do Produto Lançamento do Produto Desenho do Processo Desenho Do Equipamento Início Da Fabricação Marketing P&D/ Engenharia Fonte: Adaptado de O Brien Fabricação
2 2 Planejamento de Recursos Empresariais ERP ( Enerprise Resource Planning) Planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. As características dos softwares de ERP incluem: O software de ERP é parte de uma família de módulos de software que apóia as atividades empresariais envolvidas em processos de back-office vitais. O ERP é concebido como um ingrediente, essencial à eficiência, agilidade, e responsabilidade para com clientes e fornecedores, que uma empresa de e-business precisa ter para conseguir êxito no mundo dinâmico do e-commerce. Em muitas organizações há uma forte ênfase para desenvolver tais amálgamas de sistemas de informação interfuncionais que ultrapassem as fronteiras tradicionais das funções da empresa a fim de reestruturar e aperfeiçoar processos vitais da empresa. Tais organizações vêem os sistemas de informação interfuncionais como uma forma estratégica de compartilhar recursos de informação e melhorar a eficiência e a eficácia de uma empresa, ajudando-a, assim, a atingir seus objetivos estratégicos. As empresas estão se voltando para as tecnologias da Internet para integrar o fluxo de informações entre suas funções empresariais internas e seus clientes e fornecedores. As companhias estão utilizando a Web e suas intranets e extranets como a plataforma tecnológica para seus sistemas de informação interfuncionais e organizacionais. Exemplo Colgate-Palmolive: Os Benefícios do ERP Antes ERP Após ERP De 1 a 5 dias para receber um pedido e mais 1 ou 2 dias Obtenção e atendimento de um pedido demora apenas 4 para atendê-lo = 7 dias horas. O planejamento e a escolha da distribuição costumava Leva 14 horas. Reduzindo à metade o tempo de entrega levar 4 dias dos pedidos. Antes do ERP as entregas pontuais ocorriam em apenas Esses índices passaram para 97,5% e 99% 91,5% dos casos, e as caixas pedidas eram entregues respectivamente. corretamente em 97,5% dos casos. Estoques Altos. Estoques reduziram-se em 1/3. Contas a Receber giravam em 31,4 dias. Contas a Receber gira em 22,4 dias Capital de Giro em relação ao percentual de vendas era Capital de Giro ao percentual de vendas caiu para 6,3%. 11,3% Custo total de entrega por caixa = X Custo total de entrega por caixa reduzido em 10%. Fonte: Adaptado de O Brien.
3 3 Fonte: Microsiga
4 4 Tecnologia em Evolução Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 MRP Material Requirement Planning MRP II Manufacturing Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistema que automatiza, não somente a produção, mas todos os departamentos da empresa, promovendo a total integração. Conceito MRP I Visavam manter os estoques adequados e as linhas de produção em grande atividade. Utilizam-se de técnicas matemáticas ligadas ao conhecimento da engenharia de processo industrial para o planejamento futuro das matériasprimas e das etapas produtivas.
5 Conceito MRP I Quando e quanto COMPRAR de cada produto? Quando e quanto PRODUZIR de cada produto? 5 Decisões Matemáticas...
6 6 Conceito MRP II É a evolução do MRP I, onde foi agregado a esta ferramenta a alocação de recursos e o custeio baseado na estrutura do produto, onde é considerado o custo da matéria-prima e dos recursos utilizados para a produção. Conceito MRP II Quem e onde irá produzir? Tenho material para produzir? Qual será o custo?
7 7 Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM): Uma aplicação interfuncional de e- business que integra e automatiza muitos processos de atendimento ao cliente em vendas, marketing direto, contabilidade e gerenciamento de pedidos e de atendimento e suporte ao consumidor. Os benefícios empresariais do CRM são muitos. Alguns exemplos: 1.Permite a uma empresa identificar e escolher seus melhores clientes; os mais lucrativos para a empresa, para que assim possa mantê-los como clientes duradouros para serviços maiores e mais lucrativos. 2.Possibilita a personalização em tempo real de produtos e serviços com base nos hábitos de compra, desejos, necessidades e etapas de desenvolvimento. 3.Também pode manter acompanhamento de quando um cliente entra em contato com a companhia, independentemente do momento. 4.Possibilita a uma empresa oferecer um serviço e suporte superiores e uma relação estável com o cliente em todos os contatos que o cliente tenha com ela. Geralmente os programas de CRM englobam, por exemplo: Vendas: O software de CRM acompanha os contatos com os clientes e outras empresas e eventos do ciclo de vida de clientes por vendas cruzadas e aumentos de vendas. O CRM, poderia alertar um vendedor de banco para visitar clientes que fazem grandes depósitos para vender-lhes os principais programas de crédito ou serviços de investimento. Marketing direto e Satisfação: O CRM pode automatizar tarefas como qualificação de clientes, controle de reações, programação de contatos de vendas e fornecimento de informações para clientes e clientes potenciais.
8 Atendimento e Suporte ao Consumidor: O CRM ajuda rapidamente os gerentes do atendimento ao consumidor as criar, nomear e administrar pedidos de serviços. O software Help Desk ajuda os representantes do atendimento ao consumidor a auxiliarem os clientes que estão tendo problemas com um produto ou serviço, fornecendo dados de relacionamentos e sugestões para solucionar os problemas. 8 CRM Customer Relationship Management A necessidade de integração entre Hoje os diversos Ontem canais de relacionamentos... (Business Intelligence) Web Site, e-commerce, EIS (Executive Information Systems) e_mailing, etc... DSS (Decision Support System) Data Warehouse Data Miner Siga DW WORKFLOW Balanced Scorecard BPM Call Center Telemarketing Televendas Wireless Devices Field Service Sistemas Contact Center Tele Marketing C L I E N T E Marketing Fax, Carta, mala direta... Vendas Contato físico E-Commerce Market Places E-Learning (DEPARTAMENTAIS) Administrativos Manufatura Distribuição Recursos Humanos Gestão Qualidade Aut. Comercial (VERTICAIS) Acadêmico Concessionárias Hospitais Prefeituras Planos de Saude
9 O CRM informa hábitos, costumes e perfil do cliente. 9 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos SCM (Supply Chain Management) O gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é um conceito de administração que integra o gerenciamento dos processos da cadeia de suprimentos. Muitas companhias, em suas iniciativas de e-business, estão convertendo o SCM num objetivo estratégico de proa. Isso é um requisito indispensável se elas desejarem atender às exigências de valor de seus clientes de e- commerce. As companhias estão reestruturando os processos de sua cadeia de suprimentos, apoiadas em tecnologias da Internet e em software de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os objetivos do gerenciamento da cadeia de suprimentos são: Dar ao cliente o que ele deseja Dar ao cliente o que ele desejar e onde ele desejar Dar aos clientes o que eles desejam, onde desejam e pelo menor custo possível. Sistemas de e-business interfuncionais como o gerenciamento da cadeia de suprimentos, reestruturam e agilizam os processos tradicionais da cadeia de suprimentos. As demandas de e- commerce estão forçando os fabricantes a utilizarem suas intranets, extranets, e portais de e- commerce na web para obter ajuda na reestruturação de suas relações com fornecedores, distribuidores e varejistas. O objetivo é reduzir custos de forma significativa, aumentando a eficiência, e melhorando os prazos no ciclo da cadeia de suprimentos. As inter-relações com outras empresas, necessárias para a fabricação e venda de um produto, compõem uma rede de relações de uma empresa chamada de cadeia de suprimentos. O software de SCM também pode ajudar a melhorar a coordenação entre os agentes do processo da cadeia de suprimentos. O resultado é uma distribuição muito mais eficaz e redes de canais entre parceiros de negócios. Todos os objetivos de gerenciamento da cadeia de suprimentos visam alcançar agilidade e pronta reação no atendimento das demandas dos clientes de uma companhia e das necessidades de seus parceiros de negócios.
10 10 Administração da Cadeia de Suprimentos Ciclo da cadeia de Suprimentos Fabricação Encomenda Programação Entrega Processos Operacionais de SCM Solução Integrada de SCM Contrato de encomenda Programação futura Planejamento da demanda Planejamento do transporte Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Planejamento da produção Planejamento da distribuição Fonte: Adaptado de O Brien (adaptado) A meta do SCM é: Reduzir custos Aumentar a eficiência Ampliar os lucros Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de suprimentos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos procura simplificar e acelerar as operações que se relacionam com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema até serem atendidos, e também com a forma de as matérias-primas serem adquiridas e entregues pelos processos de fabricação. Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores. Desenvolver serviços de valor adicionado que tragam margem competitiva para uma empresa. Manter o menor estoque possível e também oferecer melhor atendimento ao cliente Cadeia de Valor *Porter 85 Matéria Prima Gerenciamento Fluxo Interno Logística Recebimento Sistema Monitoramento Interno Depósito e Armazenamento Sistema de Controle Estoque de Matéria Prima Produção Sistema de Controle de Processo Serviço ao Cliente Sistema de Controle e Acompanhamento Serviços ao Cliente Marketing e Vendas Sistema de Planejamento de Promoções Logística de Entrega Sistema de Planejamento Distribuição Gerenciamento Fluxo Externo Armazenamento Produto Acabado Sistema de Armazenamento e Recuperação automáticos
11 11 BIBLIOGRAFIA 1. O BRIEN, JAMES A Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2 a. São Paulo Saraiva LAUDON, Kenneth C. Sistemas de Informação gerencial - Administrando a empresa digital. 5 a São Paulo Prentice may (Pearson) HABERKORN, Ernesto Gestão Empresarial com ERP São Paulo Microsiga Software SA 2003
SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS
1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando
Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM
Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain
Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.
Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified
Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros
Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Sistemas ERP, CRM e SCM 2017 Tipos de Sistemas de Informação Vimos anteriormente que os diversos Sistemas de Informação presentes em uma empresa podem ser vistos sob diferentes
A arquitetura de aplicações de e-business mostra uma visão geral das aplicações de e-business e de seus inter-relacionamentos dentro de uma empresa.
1 2 3 A arquitetura de aplicações de e-business mostra uma visão geral das aplicações de e-business e de seus inter-relacionamentos dentro de uma empresa. As organizações estão criando inter-relacionamentos
Sistemas de Informação Gerenciais
Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas
1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1
Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão
Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão
Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo
Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios
Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).
Sistemas Integrados de Gestão
Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos
Sistemas de Informação Gerenciais
Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas
Tendências em Sistemas de Informação
Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento
TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS
TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a
Administração de Sistemas de Informação
1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de
Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria
Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das
Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l
Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos L og ís tic a E m pre s a ria l P ro fe s s o r Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão da Informação; MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade;
DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação
DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos
Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais
Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO
I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2012/2
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: [email protected] Apresentação q q q Professor Luís
GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1
GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO
I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/2
Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi
Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)
Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /
Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: [email protected] / [email protected] MATÉRIA: SIG Aula N : 07 Tema: Conquistando excelência
Sistema de informação integrada. Ana Paula Domingos
Sistema de informação integrada Ana Paula Domingos ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING * ) Os sistemas integrados de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning) são apresentados algumas vezes como solução
Graduação em Administração
Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente
Sistemas de Informação na Empresa
Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti [email protected] www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti
Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas
Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada
CADEIA DE SUPRIMENTOS
CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,
CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação
CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira [email protected] www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto
Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas
Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações
Sistemas de Informações. SCM Supply Chain Management
Sistemas de Informações SCM Supply Chain Management 1 Fontes Bozarth, C.; Handfield, R.B. Introduction to Operations and Supply Chain Management. Prentice Hall. 2nd. Edition 2 Objetivos Fluxos de Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine EMENTA 2 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 hs/aula semanais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60hs/aula Esta disciplina trata da questão do
Sistemas de Informação
Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros
Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação
Contatos: E-mail: [email protected] Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,
S.C.M. Prof. Fulvio Cristofoli. Supply Chain Management.
S.C.M. Supply Chain Management Prof. Fulvio Cristofoli [email protected] www.fulviocristofoli.com.br Conceito SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Processo de negócio que liga fabricantes,
Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento
Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;
Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial
Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior
FAMEBLU Engenharia Civil
Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 6: Cadeia de Abastecimento Logística Interna na Construção Civil Supply Chain Management Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Cadeia de Abastecimento
Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires
Cadeia de Suprimentos Aula 1 Contextualização Prof. Luciano José Pires O que é Supply Chain Management? Atual e futuro A Logística é uma das atividades econômicas mais antigas e também um dos conceitos
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana
Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos
Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.
FAMEBLU Engenharia Civil
Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 5: Revisão Geral Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações,
Arezzo&Co s Investor Day
Arezzo&Co s Investor Day Tecnologia da informação aplicada ao varejo Kurt Richter Diretor de TI 1 Plano estratégico O plano estratégico de TI está bastante alinhado com a visão de longo prazo da Companhia
Continuação Visão de empresas Logística
Aula 5 TIC Continuação Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização
Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.
Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um
A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI
A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI Soluções, o novo formato do Produto na Era do Conhecimento MSc. Djalma G. dos Santos Arquiteto Soluções e Transformação Digital [email protected]
Sistemas de Informação. Administração e Finanças. Componentes de Sistemas de Informação. Componentes de Sistemas de Informação.
Administração e Finanças Sistemas de Uniban Notas de Aula Fundamentos de Sistemas de Prof. Amorim Material complementar às aulas presenciais: complemente com as anotações manuscritas e consulta à bibliografia
Sistemas de Informações Gerenciais
Arquitetura Informação Informações Gerenciais Aplicações Negócios Funcionais coornação Estratégicos Gerenciais Conhecimento Operacionais Prof. Ms. Maria C. Lage [email protected] Vendas e Marketing
Curso: Administração Disciplina: Logística e Gestão de Materiais. Prof. Msc. Marco Aurélio
Curso: Administração Disciplina: Logística e Gestão de Materiais Prof. Msc. Marco Aurélio Plano de Ensino Ementa:Visão estratégica da Gestão de Materiais e serviços; Novas formas de gestão de materiais
SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I
1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.
Logística Empresarial
Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA
GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA Administração dos recursos A Administração de Materiais procura conciliar as necessidades de suprimentos com a otimização dos recursos financeiros e operacionais da empresa.
GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos
GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia
Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)
Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos
SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1:
SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: Abrir um arquivo do Excel em branco e salvar como o arquivo com o seguinte nome: seu número de matrícula. Renomear a planilha 1 para SPT. Escolher qualquer
Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias
1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial
Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis
Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação
PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção
PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção Conceitos e Funções Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi 1 Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura Objetivos São prioridades competitivas
BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora?
BAM Business Activity Monitoring Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? SOBRE A OPSERVICES Fabricante de software focada no gerenciamento de
GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS
GESTÃO DE LOGÍSTICA WMS TENHA A SOLUÇÃO IDEAL PARA CONTROLE E GESTÃO DO SEU ARMAZÉM COM O WMS DA SENIOR Controle a movimentação e armazenagem para obter maior produtividade, redução de custos e tempo nos
Sistemas de Informação na Produção
Sistemas de Informação na Produção Sistemas e-business e sistemas de apoio a decisão. Classes de e-business. Aula 2 - Questões para Refletir (1) Que tipo de BD a sua empresa possui? Centralizado ou Distribuído?
CRM. Conceito de CRM. Visão Estratégia Foco Cliente. Em que consiste o CRM? Life Time Value. Customer Relationship Management
Necessidades Satisfeitas CRM Relationship Management Conceito de CRM CRM é uma estratégia de negócio voltada ao atendimento e antecipação das necessidades dos atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto
AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL
AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Prof. Esp. Tiago A. Silva RIBEIRÃO PRETO 2017 INTRODUÇÃO NESTA AULA VEREMOS: Histórico do ERP Principais Módulos Vantagens e Desvantagens
GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain
GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço
