Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional."

Transcrição

1 Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

2 Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional

3 Importação de Dados

4 Importação de Dados É comum que sistemas de informação possuam o recurso de exportar seus dados. Isso normalmente é feito para: Integrar sistemas distintos. Possibilitar que o usuário utilize o Excel para realizar análises e montar relatórios específicos, não fornecidos pelo sistema.

5 Importação de Dados Há dois formatos de arquivo de texto usados com frequência: Arquivos de texto com extensão txt, nos quais o caractere TAB geralmente separa os campos do texto. Embora outros caracteres também possam ser usados. Arquivos chamados Comma-separated values, com extensão csv, que são arquivos de texto com valores separados por vírgulas.

6 Importar um arquivo de texto 1. Clique na célula em que você deseja inserir os dados do arquivo de texto. 2. Na guia Dados, no grupo Obter Dados Externos, clique em De Texto.

7 Importar um arquivo de texto 3. Na lista Barra de Endereços, localize e clique duas vezes no arquivo de texto que você deseja importar. 4. Na caixa de diálogo Importar Dados: Especifique o método de separação de colunas, que poderá ser por largura fixa ou especificando um caractere delimitador. Em Onde você deseja colocar os dados?, clique em Planilha existente.

8 Classificação

9 Classificação A classificação de dados permite que os dados sejam ordenados de acordo com critérios específicos, facilitando a visualização e compreensão dos dados. Com classificação, é possível ordenar os dados por: Texto (A a Z ou Z a A). Números (dos menores para os maiores ou dos maiores para os menores). Datas e horas (da mais antiga para a mais nova e da mais nova para a mais antiga). Tipos (como Grande, Médio e Pequeno).

10 Classificação de Texto Selecione um intervalo contendo dados do tipo texto. Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, especifique o tipo de classificação desejado.

11 Classificação de Texto Para classificar em ordem alfanumérica crescente, clique em Classificar de A a Z ( ). Para classificar em ordem alfanumérica decrescente, clique Classificar de Z a A ( ).

12 Classificação Linhas e Colunas Você pode classificar por mais de uma coluna ou linha para agrupar dados. Por exemplo, se você tiver uma coluna Departamento e Funcionário, poderá classificar primeiro por Departamento (para agrupar todos os funcionários no mesmo departamento) e, em seguida, classificar por nome (para colocar os nomes em ordem alfabética dentro de cada departamento). É possível classificar por até 64 colunas.

13 Classificação Linhas e Colunas 1. Selecione um intervalo de célula com duas ou mais colunas. 2. Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, clique em Classificar.

14 Classificação Linhas e Colunas 3. Em Coluna, na caixa Classificar por, selecione a primeira coluna que deseja classificar. 4. Em Classificar em, selecione Valores para classificar por texto, número ou data e hora. 5. Em Ordenar, siga um destes procedimentos: Texto: selecione A a Z ou Z a A. Número: selecione Do menor para o Maior ou Do Maior para o Menor. Data ou hora: selecione Do Mais Antigo para o Mais Novo ou Do Mais Novo para o Mais Antigo. 6. Para adicionar outra coluna, clique em Adicionar Nível e, em seguida, repita as etapas de três a cinco.

15 Formatação Condicional

16 Formatação Condicional Formatação Condicional é usada para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados, detectar problemas críticos e identificar padrões e tendências. Formatar usando escala de duas cores. Formatar usando barras de dados. Formatar usando Ícones. Formatar valores acima/abaixo da média. Formatar valores exclusivos ou duplicados. Formatar células conforme regra. Formatar usando fórmulas lógicas.

17 Formatar usando escala de duas cores O tom da cor representa valores maiores ou menores. Por exemplo, em uma escala de cores verde e amarela você pode especificar que células de valores mais altos tenham uma cor mais verde e células de valores mais baixos tenham uma cor mais amarela.

18 Formatar usando escala de duas cores 1. Selecione uma ou mais células. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Escalas de Cores. 3. Selecione uma escala de duas cores. Passe o mouse sobre os ícones de escala de cores para ver qual deles corresponde a uma escala de duas cores. A cor da parte superior representa valores maiores; e a da parte inferior, valores menores.

19 Formatar usando barras de dados O comprimento da barra de dados representa o valor na célula. Uma barra mais longa representa um valor mais alto e uma barra mais curta representa um valor mais baixo.

20 Formatar usando barras de dados 1. Selecione uma ou mais células. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique na seta ao lado de Formatação Condicional, clique em Barras de Dados e, em seguida, selecione um ícone de barra de dados.

21 Formatar usando Ícones Use um conjunto de ícones para classificar dados em três a cinco categorias separadas por um valor limite.

22 Formatar usando Ícones 1. Selecione uma ou mais células. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique na seta ao lado de Formatação Condicional, clique em Conjunto de Ícones e selecione um conjunto de ícones.

23 Formatar valores acima/abaixo da média 1. Selecione uma ou mais células em um intervalo. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Regras Superiores/Inferiores: 3. Selecione o comando desejado, como Acima da Média ou Abaixo da Média. 4. Insira os valores desejados e selecione um formato.

24 Valores exclusivos ou duplicados Nesse exemplo, formatação condicional é usada para localizar instrutores que estejam dando mais de uma aula (duplicados) e notas únicas (exclusivas).

25 Valores exclusivos ou duplicados 1. Selecione uma ou mais células em um intervalo. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Realçar Regras de Células. 3. Selecione Valores Duplicados. 4. Insira os valores desejados e selecione um formato.

26 Formatar células conforme regra Para localizar mais facilmente células específicas em um intervalo de células, você pode formatar essas células específicas com base em um operador de comparação.

27 Formatar células conforme regra 1. Selecione uma ou mais células. 2. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Realçar Regras de Células. 3. Selecione o comando desejado, como Entre, Igual a Texto que Contém ou Uma Data que Ocorra. 4. Insira os valores desejados e, em seguida, selecione um formato.

28 Formatar usando fórmulas lógicas Se suas necessidades de formatação condicional forem mais complexas, você poderá usar uma fórmula lógica para especificar os critérios de formatação.

29 Formatar usando fórmulas lógicas 1. Na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Gerenciar Regras. 2. Clique em Nova Regra. 3. Em Aplicar Regra a, clique em Células selecionadas. 4. Em Selecione um Tipo de Regra, clique em Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.

30 Formatar usando fórmulas lógicas 5. Em Edite a Descrição da Regra, na caixa de listagem Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira, insira uma fórmula. 6. Clique em Formato para exibir a caixa de diálogo Formatar Células. Selecione o formato do número, fonte, borda ou preenchimento que você deseja aplicar quando o valor da célula satisfizer à condição e, em seguida, clique em OK.

31 Formatar usando fórmulas lógicas Exemplo: Duas formatações. A primeira para marcar os aniversariantes futuros ( =A2>HOJE() ) e a segunda para indicar quem já recebeu um cartão de aniversário ( =C2="Y" ).

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Página 1 de 7 Excel > Fórmulas > Criando fórmulas Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Colunas Mostrar tudo Use o Assistente para Conversão de Texto em Colunas para separar conteúdo

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 4 Tratamento de Dados Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 4 2 / 36 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1. Disponível

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Exercícios Macros Gravadas Excel 1/6 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Para realizar estes exercícios, abra o arquivo Exercícios e habilite seu conteúdo. Não minimize/maximize a

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO Revisão Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO Revisão Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 3 Excel INTERMEDIÁRIO Revisão Excel Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 Prof. Cassiano Isler Excel INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 42 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Página 2 18 de Junho de Tabela de conteúdos

Página 2 18 de Junho de Tabela de conteúdos Guia do Usuário OEC Trader Cotas 18 de Junho de 2008 Página 2 18 de Junho de 2008 Tabela de conteúdos HISTORICO DO DOCUMENTO... 3 COTAS... 4 ADC MERCADO... 5 REMOVER MERCADO... 6 ADC GRUPO DE MERCADO...

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 3 Formatação de Planilhas. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 3 de Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 das Tabelas Documentos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 3 2 / 40 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1.

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material*

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* 29.0 Introdução A formatação condicional é a formatação que depende do valor de uma célula ou seus conteúdos. Por exemplo, em um banco de dados de salários

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 03 AULA 03 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO Filtro e formatação condicional com parâmetros EDUARDO TOGNON Resumo Olá! Na terceira aula do terceiro módulo aprendemos um

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

SINECON CARREGA CSV. 2) Converter todas as colunas, exceto de números, para o formato Texto, fazendo:

SINECON CARREGA CSV. 2) Converter todas as colunas, exceto de números, para o formato Texto, fazendo: SINECON CARREGA CSV ROTEIRO DE IMPORTAÇÃO CSV SINECON A PARTIR DE PLANILHA EXCEL 02/03/2017 1) Gerar a planilha Excel do Arquivo Texto desejado (Ex. EPCTAS CADASTRO DE DESPESAS) com os títulos das colunas

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

CURSO BrOFFICE.org CALC

CURSO BrOFFICE.org CALC CURSO BrOFFICE.org CALC Público Alvo: Professores da Educação Básica TOLEDO 2012 2 AULA 1 1 : Conhecendo o BrOffice Calc e suas potencialidades Calc é um software desenvolvido para a criação e manipulação

Leia mais

6. BR OFFICE CALC. - PÁGINA 38- Todos Direitos Reservados Prof. Márcio Custódio 2013 Reprodução Proibida [IMAGINE-SE VENCEDOR!]

6. BR OFFICE CALC. - PÁGINA 38- Todos Direitos Reservados Prof. Márcio Custódio 2013 Reprodução Proibida [IMAGINE-SE VENCEDOR!] 6. BR OFFICE CALC EXTENSÃO DOS ARQUIVOS:.ods Janela Do Broffice Calc 4. Selecionar uma coluna clique na letra que indica a coluna na parte superior da janela. 5. Selecionar uma linha clique no número da

Leia mais

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo Jornal do Padre Volume 1, Edição 1 outubro de 2010 Continuação dos artigos nas páginas Seu codinome Nome da sua empresa Este documento foi criado usando caixas de texto vinculadas, que permitem que os

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

Calendário Permanente

Calendário Permanente Calendário Permanente Versão 3.4 Janeiro de 2014 Este arquivo contém um calendário permanente, onde todas as datas são calculadas em função do ano escolhido, bem como os feriados brasileiros oficiais e

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico.

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico. Criando Gráficos Dinâmicos O Excel permite criar um gráfico a partir dos Data da Tabela Dinâmica. Já que o gráfico está vinculado à Tabela Dinâmica, as modificações efetuadas no layout de uma Tabela Dinâmica

Leia mais

Gerenciar catálogo de endereços. Guia do administrador

Gerenciar catálogo de endereços. Guia do administrador Gerenciar catálogo de endereços Guia do administrador Novembro de 2012 www.lexmark.com Conteúdo 2 Conteúdo Visão geral... 3 Usando Gerenciar catálogo de endereços...4 Configuração do controle de acesso

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material*

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* 27.0 Introdução Nesta unidade descrevemos como fazer com que seu trabalho fique bom. Falamos sobre o que vai acontece na célula, nas bordas das células

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários

GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web. SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: EndNote Web SIBI/PUCPR Divisão de Serviços aos Usuários É um software gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics que está

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno

Introdução ao Excel. Prof. Alexei Bueno Introdução ao Excel Prof. Alexei Bueno Definição Software para desenvolvimento de planilhas eletrônicas Exemplos de uso prático: Folha de pagamento Cálculos para engenheiros Estatísticas Controles financeiros/administrativo

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO SECRETARIA DE FINANÇAS MANUAL PARA O PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS DE MATERIAIS PARA CÁLCULO DO VALOR DE DEDUÇÃO EM GUIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL O processo de importação descrito neste documento tem o intuito de facilitar e tornar

Leia mais

Tutorial para Importação dos Participantes das Ações de Extensão do Ifes no Sistema de Registro de Certificados (SRC) a partir de um Arquivo do

Tutorial para Importação dos Participantes das Ações de Extensão do Ifes no Sistema de Registro de Certificados (SRC) a partir de um Arquivo do Tutorial para Importação dos Participantes das Ações de Extensão do Ifes no Sistema de Registro de Certificados (SRC) a partir de um Arquivo do Tipo.CSV Proex 17/04/2015 A importação dos participantes

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 - Avançado Aula 3 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. -

Leia mais

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TRE/RJ INFORMÁTICA Prof. Paulo França TRE/RJ 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INFORMÁTICA 2. PLANILHAS ELETRÔNICAS: LibreOffice Calc e Excel 3. EDITORES DE TEXTO: LibreOffice Writer e Word 4. APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Definir e resolver um problema usando o Solver

Definir e resolver um problema usando o Solver Página 1 de 5 Excel > Analisando dados > Teste de hipóteses Definir e resolver um problema usando o Solver Mostrar tudo O Solver faz parte de um pacote de programas algumas vezes chamado de ferramentas

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL 3 www. HABISP. Outubro/2008 inf.br TREINAMENTO HABISP MÓDULO CADASTRO HABITACIONAL 1 FICHA DE CADASTRO HABITACIONAL O acesso ao instrumental de cadastro pode ser feito de duas formas. Conforme as figuras

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO PLANO DE CURSO NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 1. EMENTA Conceitos Básicos de Informática. Ferramentas de Edição de Texto no Microsoft Word. Formatação, Seções, Colunas,

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido.

Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Símbolos: Este símbolo destaca uma informação adicional. Este símbolo chama sua atenção para uma nota ou aviso muito importante. Este símbolo indica um atalho para um procedimento recém aprendido. Guia

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

10. Páginas internas. Note que este poderá não ser o Menu que você está acostumado, pois cada ambiente é customizado de uma maneira diferente.

10. Páginas internas. Note que este poderá não ser o Menu que você está acostumado, pois cada ambiente é customizado de uma maneira diferente. 10. Páginas internas Neste capítulo será explicado como gerenciar, cadastrar, excluir e configurar Páginas Internas no SILAS. Essas páginas podem ser customizadas para realizar diversas operações, buscar

Leia mais

Sumário. Técnicas de banco de dados simples. 1 Como explorar o Microsoft Access Parte I

Sumário. Técnicas de banco de dados simples. 1 Como explorar o Microsoft Access Parte I Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como este livro está organizado... xiv Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvi Agradecimentos... xvi Agradecimento da edição

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL

SUBIR LISTAS DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para cada envio que realizado pela ferramenta da All In Mail, é necessário que exista uma lista de e-mails armazenada. Sem a lista

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Como criar menus para as suas planilhas

Como criar menus para as suas planilhas Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui excelentes recursos que possibilitam a criação de planilhas com diversas finalidades. Um desses recursos é

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura.

O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura. Tabelas de Usuário O Proteo permite que programas PLC e CNC acessem dados armazenados em tabelas, para apenas leitura. As tabelas devem estar salvas no diretório DATA\TABLES, e podem ser de 2 tipos: Formato

Leia mais

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas.

Leia mais