Xororrasco. 1. Características Técnicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Xororrasco. 1. Características Técnicas"

Transcrição

1 Xororrasco Software de cálculo de valores e quantidades de itens necessários para se organizar um churrasco capaz de enviar convites SMS aos convidados. 1. Características Técnicas O software Xororrasco para dispositivos móveis foi desenvolvido utilizando a linguagem Java micro edition (J2ME) disponível no quit de desenvolvimento j2me_wireless_toolkit, disponibilizado pela Sun microsystens, em conjunto com a IDE NetBeans (versão 5.5) com 0 o plugin para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (netbeans-mobility). A aplicação possui suporte MIDP 2.0 e foi desenvolvida utilizando-se modelagem visual com geração automática de parte do código fonte, como o código de comunicação entre as telas e o código condizente a alguns componentes Telas e interação com o usuário O software é formado por um conjunto de doze telas interrrelacionas e com funcionalidades características e de tipos diversos Tela de Abertura Consiste em uma tela do tipo SplashScreen e tem como única finalidade a apresentação de uma imagem de abertura do sistema ao usuário durante alguns instantes com a finalidade de fornecer uma sensação agradável ao uso do programa. É exibida na inicialização do software e dá lugar ao formulário Principal após alguns instantes Formulário principal É uma tela do tipo formulário. A partir de uma lista predefinida de seleção múltipla o usuário pode escolher o cardápio de seu churrasco. As opções disponíveis nesta versão do softwre são: Carne Frango Lingüiça Refrigerante

2 Cerveja Caipirinha Esta tela possui um meu com os seguintes relacionamentos: Calcular: vai para a tela de quantificação dos convidados; Configurar Valores: Vai para a tela de configuração de valores dos ingredientes e objetos descartáveis; Sobre: Vai para a tela de informação e créditos sobre o softwre; Tela de quantificação de convidados É do tipo formulário e possui três campos de entrada de valores para que o usuário informe o número de homens, mulheres e crianças que deverão participar da festa. Quando a opção calcular é escolhida no menu, o contexto da aplicação é repassado à tela de resultados Tela de resultados É uma tela do tipo formulário que exibe ao usuário uma tabela com os itens necessários ao churrasco, listando quantidade e valor à ser gasto com cada um. Ao se clicar na opção Enviar SMS o contexto é repassado a tela de Configuração de Convite.

3 Tela de configuração de Convite Nesta tela, do tipo formulário, o usuário tem a opção de configurar um modelo de convite a ser enviado para seus Convidados na forma de mensagem SMS. Para utilizar o template padrão o usuário pode especificar o Organizador da festa e o endereço, por meio de campos de texto, a data e hora, por meio de um componente específico, e escolher se as despesas serão divididas entre os adultos através de um campo de seleção. Ao se escolher a opção Cancelar no menu, o sistema volta para a tela de Formulário principal. Ao se escolher a opção ver convite o sistema vai para a Tela de visualização e edição Tela de visualização e edição do Convite Esta tela é do tipo Caixa de Texto e exibe o convite formado a partir de um template e dos dados informados na tela de configuração de Convite. A opção voltar do menu faz com que o contexto de execução volte para a Tela de configuração de Convite. A opção OK confirma o texto da mensagem e muda o contexto para a tela de Tela de especificação de destinatário.

4 Tela de especificação de destinatário do SMS Este formulário possui um único capo para a informação do número do celular do destinatário a receber o convite para o churrasco. Ao se clicar em enviar o contexto muda para uma tela de confirmação ou erro Tela de Configuração de Valores Este formulário é composto de diversos campos para a especificação dos preços dos itens disponíveis para se realizar um churrasco. O usuário é responsável por manter os dados do sistema atualizados para suas consultas a posteriore. Ao se clicar em salvar o mecanismo de persistência faz com que os dados não sejam perdidos ao se sair da aplicação.

5 1.2. Diagrama de comunicação entre telas 2. Modelo matemático utilizado Para o cálculo dos valores de quantidade para cada produto foram utilizadas expressões matemáticas pré-definidas, ou seja, o cálculo da quantidade de um item (por exemplo, frango) não será modificado pela quantidade calculada de outro item (por exemplo, lingüiça). As equações não foram desenvolvidas a partir de algum estudo realizado por qualquer integrante do grupo, porém, o grupo não vê isso como um problema, pois a intenção do trabalho é a familiarização com o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis. Havendo necessidade, as equações podem futuramente ser modificadas para uma maior precisão dos resultados. O cálculo é realizado a partir da entrada dos valores de homens, mulheres e crianças participantes do churrasco e as equações processadas são baseadas na seleção realizada pelo usuário na tela principal. 2.1 Equações Lingüiça = (#homens * 0,25 + (#mulheres + #crianças) * 0,2f) Frango = (#homens * 0,32f + (#mulheres + #crianças) * 0,3f) Carne = (#homens * 0,32f + (#mulheres + #crianças) * 0,3f) Sal = (#homens * 0.32f + (#mulheres + #crianças) * 0.3f) / 30) Cerveja = (#homens * 2 + #mulheres * 1) Refrigerante = (#homens * 1 + #mulheres * 1 + #crianças * 2,5) / 5) Carvão = (#carne + #linguica + #frango) / 2 ) Guardanapo = (1 + (#homens + #mulheres + #crianças) / 14) Copo = (#homens * 3 + (#mulheres + #crianças) * 3) / 20)

6 Pinga = (100 * (#homens + #mulheres) / 20) Limão = (100 * (#pinga)) Açúcar = (100 * (#pinga / 5)) 2.2 Dificuldades A biblioteca matemática do J2ME é bastante limitada. O uso de variáveis do tipo float para armazenagem de valores numéricos foi a abordagem utilizada. Porém, ao necessitar de uma saída formatada possuindo duas casas decimais foi necessária a utilização de um artifício, pois o J2ME não oferece essa funcionalidade (ou pelo menos não a encontramos). O truque consiste em, inicialmente, transformar o valor calculado por qualquer das equações vistas no item 2 em um inteiro que contém as duas casas decimais mais significativas. Isto é realizado multiplicando-se o resultado da expressão pelo valor inteiro 100, e, então, é realizada uma truncagem para inteiro. O resultado desta truncagem é dividido pelo valor de ponto flutuante 100, resultando em um valor de ponto flutuante com duas casas decimais. O objetivo é alcançado, mas a custo de um grande processamento extra. 3. Persistência dos Dados Para realizar a persistência dos preços dos produtos foi utilizada a biblioteca javax.microedition.rms (Record Management System). Como o aplicativo Xororrasco não utiliza múltiplas threads não houve preocupação relativa ao acesso simultâneo aos dados. Os dados são armazenados em Record Stores, cuja implementação é dependente da plataforma, porém as informações referentes à cada plataforma não são visíveis para o MIDlet. Os dados são armazenados como arrays de bytes, mas, devido às funcionalidades presentes no Java 2 ME, podem ser facilmente acessados e armazenados a partir de tipos complexos. No Xororrasco foi implementada uma classe especial para tratamento de persistência (RecordData) que armazena os valores float dos preços. Esta classe mascara o armazenamento dos valores, de forma que o acesso aos Records organizados em bytes permanece oculto ao usuário da classe. A classe RecordData é inicializada com o nome do RecordData (que define RecordData deve ser acessado) e possui somente as funções: public void setvalues(float[] values); public Enumeration getdata(); Assim todo o acesso aos dados é simplificado. Os dados, quando salvos sobrescrevem os dados anteriores automaticamente. E no caso do programa não possuir nenhum dado armazenado, a função getdata retorna um valor null, tratado pelo aplicativo. Todo o acesso aos dados armazenados em bytes, dentro de RecordData, é feito por meio de ByteArrayInputStream, DataInputStream, ByteArrayOutputStream e DataOutputStream, que permitem que não necessitemos tratar do armazenamento e recuperação dos dados preocupados em converter os objetos armazenáveis em bytes.

7 4. Envio de SMS Para realizar o envio de um convite personalizado na forma de uma mensagem de texto (SMS) a aplicação utiliza a biblioteca WMA (Wirelles Messaging API) do J2ME importada em: import javax.wireless.messaging.messageconnection; import javax.wireless.messaging.textmessage; Após o cálculo das quantidades e valores dos ingredientes, o usuário tem a opção <Enviar SMS>. Selecionando esta, a tela muda para um formulário onde é possível entrar com os seguintes dados: Organizador: Permite entrar com o nome do organizador do churrasco. Endereço: Permite entrar com o endereço de onde o churrasco será realizado. Ocasião: Permite entrar com a ocasião do churrasco. Horário/Data: Permite selecionar a data e o horário da realização do churrasco. Por padrão, esses campos são setados com a hora e a data atual do telefone. Dividir despesas: Marcando esse campo, o programa dividirá o valor total do churrasco pela quantidade de homens e mulheres convidados e acrescentará esse valor no convite que será gerado. Selecionando a opção <Ver Convite> uma tela é mostrada com a seguinte mensagem: Olá! Você foi convidado por <Organizador> para um churrasco de <Ocasião> Endereço:<Endereço> Data/Hora:<Data/Hora> Valor por pessoa:<caso selecionado Dividir despesas na tela anterior, aqui é mostrado o resultado do valor total dividido pelo número de convidados exceto crianças> Essa mensagem pode ser editada pelo usuário se assim desejado. Selecionando <Ok>, uma nova tela pede para o usuário entrar com o telefone do receptor do convite no campo <Destinatário>. Para preencher esse campo, a aplicação permite que o usuário tenha acesso aos números cadastrados na memória de seu telefone e/ou chip. Preenchendo esse campo e selecionando <Enviar>, o usuário é interrogado se deseja permitir a comunicação por SMS (padrão do J2ME). Permitida a comunicação, o seguinte trecho de código é responsável pelo envio: try { String addr = "sms://" + numero.getstring(); MessageConnection conn = (MessageConnection)Connector.open(addr); TextMessage msg = (TextMessage)conn.newMessage( MessageConnection.TEXT_MESSAGE); msg.setpayloadtext(txtboxconvite.getstring()); conn.send(msg);

8 } catch (Exception e) { // exibe tela de erro getdisplay().setcurrent(get_falha()); } O endereço para o envio da mensagem é composto pela String "sms://" concatenada com o número digitado no campo destinatário, obtido através de numero.getstring(). Em seguida uma conexão é aberta utilizando um objeto MessageConnection da biblioteca WMA que recebe o endereço addr (parâmetro de Connector.open(addr)). Uma nova mensagem de texto (msg) é criada como um objeto TextMessage de WMA. O texto da mensagem é setado através do método msg.setpayloadtext(txtboxconvite.getstring()). txtboxconvite.getstring() retorna o texto que foi exibito pela opção ver convite (ele pode ter sido editado pelo usuário). Finalmente a mensagem é enviada pelo método conn.send(msg). Após o envio da mensagem uma tela mostra o sucesso ou falha da operação e a tela seguinte pergunta ao usuário se ele deseja enviar o mesmo convite para outro número. Selecionando <NÃO>, o programa retorna à tela inicial. Selecionando <SIM>, a tela que pede para entrar com o destinatário é novamente exibida, e a mensagem pode ser enviada para todos os convidados repetindo esse procedimento.

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

Plano de Atuação na Graduação

Plano de Atuação na Graduação Cadastro de Plano de Atuação - Aluno Avaliação do Professor Orientador Avaliação do Departamento Responsável Plano de Atuação na Graduação O Plano de Atuação na Graduação tem como objetivo a atuação do

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Tutorial Modem. O recurso poderá ser acessado a partir das seguintes telas do sistema:

Tutorial Modem. O recurso poderá ser acessado a partir das seguintes telas do sistema: Tutorial Modem O Que é? O Modem GSM é um equipamento que possui o recurso de utilização de CHIP de celular para envio de SMS (Short Message Service), ou seja, o usuário poderá realizar o envio de promoções,

Leia mais

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos BIMESTRE/PROVA DISCIPLINA CURSO EXAME FINAL Linguagem de Programação II Informática MATRÍCULA NOME ANO/TURMA Crie um projeto em Java com as seguintes características: 1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS A classe Intent Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Alternar entre múltiplas telas de uma aplicação Android. Conhecer a classe Intent. Associar as telas do

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

Transferência Arquivos de Cobrança Bancária. Sicoobnet Empresarial

Transferência Arquivos de Cobrança Bancária. Sicoobnet Empresarial Transferência Arquivos de Cobrança Bancária Sicoobnet Empresarial SUMÁRIO Configurar Diretórios... 03 Enviar Arquivo Remessa CNAB 240... 04 Receber Arquivo Retorno CNAB 240... 06 Enviar Arquivo Remessa

Leia mais

Versão: 22/08/2011 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 22/08/2011 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 22/08/2011 Atualizado em: 15/02/2012 Conteúdo Introdução... 1 Conhecendo o Produto... 2 Ações dos Botões das Telas... 3 Consultas... 5 Consultar Índices... 6 Diferença entre Datas... 9 Relação

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

Secretaria NG: Campanhas e Retenção

Secretaria NG: Campanhas e Retenção Secretaria NG: Campanhas e Retenção Gestão Acadêmica Cód. Campanha e Retençao_vs6.2.00.01.docx Última atualização: 24/07/2015 11:43 Protegido pela Lei de Direito Autoral nº 9610/98 CONTEÚDO Lyceum NG Relacionamento...

Leia mais

Manual de Utilização do PWAP Android

Manual de Utilização do PWAP Android Manual de Utilização do PWAP Android ACESSO 2 VENDA 3 CONSULTAS 9 PRODUÇÃO 9 PEDIDOS POR CLIENTE 11 DADOS DO CLIENTE 13 PRODUTOS 16 MENSSAGENS 18 TROCAR SENHA 19 ACESSO Na tela inicial do PWAP você deve

Leia mais

MANUAL Terminal Gráfico Touch Screen de 9 Polegadas

MANUAL Terminal Gráfico Touch Screen de 9 Polegadas MANUAL Terminal Gráfico Touch Screen de 9 Polegadas V2-TP-1000 19/10/2016 1.0 TELA PRINCIPAL CONFIGURAÇÕES - Chama tela de login para interface de configurações. DISPLAY ALFA-NUMÉRICO - Exibe informações

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão )

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão ) Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão 12.05.09) Submissão de Ata de Defesa Sumário Introdução... 2 Elaboração da Ata de Defesa... 3 Submissão da Ata de Defesa... 12 Operação Retornar para Elaboração...

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Roteiro de Uso e Help do Aplicativo JaCheguei Última modificação: 14/01/2016

Roteiro de Uso e Help do Aplicativo JaCheguei Última modificação: 14/01/2016 JaCheguei Última modificação: 14/01/2016 Download e Instalação O aplicativo está disponível para download na Apple Store (versão para iphone) e Google Play Store (versão para Android). Fazer a instalação

Leia mais

ou desde que a especificação MIDP permita chama-lo externamente em outra MIDlet suite através de um nome único.

ou desde que a especificação MIDP permita chama-lo externamente em outra MIDlet suite através de um nome único. Como necessitaremos trabalhar com registros e navegar neles, incluiremos variáveis em nossa classe para trabalhar com a classe RecordStore e a interface RecordEnumeration. Siga os passos da ilustração

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário

Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário Localizando e instalando o Aplicativo AgriSupport Aplicativos de acesso para dispositivos Android faça download na Google Play Store seguindo este procedimento:

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

Manual SIGOSMS Aplicação de Gerenciamento e Envio SMS

Manual SIGOSMS Aplicação de Gerenciamento e Envio SMS Manual SIGOSMS Aplicação de Gerenciamento e Envio SMS Sumário Introdução...3 Visão Geral do Software...4 Regras SMS...5 Ativar Inicialização Automática...6 Configurações...7 Log...8 Aplicação de Gerenciamento

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO Assuntos Legislativos CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO MANUAL PARA O SISTEMA Elaboramos este manual para orientar o processo de preenchimento das

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas Escritura Simples Manual do Tabelionato de Notas 1 Sumário Apresentação... 3 Acesso ao Escritura Simples... 4 Configurações iniciais... 6 Aviso de Solicitação de Escritura... 14 Efetuar o login no sistema...

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 MATEMÁTICA Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 01. Caso se deseje, na sessão de uso do IE8 descrita no texto, dar início a uma navegação InPrivate, buscando evitar, dessa

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME

ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME ESPECIFICAÇÕES PARA MANUAL DE USUÁRIO ELSYS HOME PRINCIPAIS FUNÇÕES Visualizar vídeos em tempo real em smartphone através do Wi-Fi ou redes móveis; Função Instala Fácil, que permite a busca e instalação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO RELATÓRIO DE ESPECIFICAÇÃO DOS REQUISITOS Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana de Andrade Equipe: Projeto

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6

Atualizações da Versão Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Versão: 27/05/2016 Atualizado em: 31/05/2016 1 Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Consultas... 7 Consulta de Cotações... 8 Consultar

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

CDL. Divinópolis. Manual do Aplicativo

CDL. Divinópolis. Manual do Aplicativo CDL Divinópolis Manual do Aplicativo SUMÁRIO Tela Splash de Inicialização Tela Inicial do Aplicativo Aba Super Descontos Aba Estabelecimentos Radar de Ofertas Menu Lateral Opções Menu Lateral Listagem

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

CashDriver Android Instalação

CashDriver Android Instalação CashDriver Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.11.015 BD:3 Versão 1 13/11/2013 Resumo da apresentação Pré- condições Atualização e configuração

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA. (Sistema Dynamics) Versão 1.0. Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB

GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA. (Sistema Dynamics) Versão 1.0. Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB 2012 GERÊNCIA DE PROCESSOS 22/03/2010 ORDEM DE VENDA (Sistema Dynamics) Versão 1.0 Data 10/01/2012 Página 1 de 16 Departamento de Processos CSC SEB 1. OBJETIVO A criação da ordem de venda no sistema Dynamics

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL GUIA PRÁTICO DE OPERAÇÃO FiscalizaJE Julho de 2016 Brasil. Tribunal Superior Eleitoral Guia prático de operação do Sistema de Validação e Envio de Notas Fiscais Eletrônicas e de Permissionários de Serviços

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL Usuário = escolha o tipo de usuário Senha = entregue pela secretaria ALTERAR SENHA: É NECESSÁRIO ALTERAR A SENHA NO PRIMEIRO ACESSO.

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO

PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO PRIMEIROS PASSOS MANUAL DE USO Antes de começar a vender, ATIVE A SUA MINIZINHA CHIP Esse processo é necessário e acontece apenas uma vez, garantindo a segurança dos seus dados. 1 Ligue a maquininha, pressionando

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção UFPI Maps 1.0 Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção Teresina PI Julho de 2013 1 UFPI Maps 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo deste documento... 3 1.2. Escopo

Leia mais

Release Notes. Produto: Fusion Platform Versão: 3.6 Data da Liberação: 25/09/2018. Pré-requisitos: Aplicação do pacote

Release Notes. Produto: Fusion Platform Versão: 3.6 Data da Liberação: 25/09/2018. Pré-requisitos: Aplicação do pacote Release Notes Produto: Fusion Platform Versão: 3.6 Data da Liberação: 25/09/2018 Pré-requisitos: Aplicação do pacote 3.5 1. Itens Corrigidos: Característica do Erro Ao selecionar itens de um e-form externo

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados. Sumário 1. Parâmetro para determinar a inicialização automática do Condomínio21 Relatórios... 3

Leia mais

Configuração > Minha Equipe

Configuração > Minha Equipe Me cadastrei. E agora? Esse tutorial o guiará para deixar o Genu com a sua cara. Nesse passo lhe ensinaremos a administrar as suas equipes em seus diferentes locais de trabalho. IMPORTANTE: Apenas usuários

Leia mais

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES PRODUTO: Belle Software DATA: 24/01/2019 Release Notes do Sistema Belle Software: Neste Documento encontram-se as especificações técnicas e operacionais pertinentes às atualizações a serem liberadas no

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

DEMONSTRATIVOS DO DIPR

DEMONSTRATIVOS DO DIPR DEMONSTRATIVOS DO DIPR João Henrique Mildenberger 1 Visão Geral O CADPREV Ente Local é um aplicativo Desktop desenvolvido com tecnologia Java, contendo funcionalidades para permitir que o Ente Federativo

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS...

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Analise e Projeto de Sistemas

Analise e Projeto de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MÓDULO-III Analise e Projeto de Sistemas Professor Willians Santos Freudis Ferreira Isadora Fidelis Matheus Santos Wenderson Guimarães

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para completar o cadastro

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para completar o cadastro Manual para completar o cadastro Porto Alegre, dezembro de 2016 2 APRESENTAÇÃO O presente manual foi elaborado para instruir candidatos aptos em processos seletivos de estagiários a completar o seu cadastro

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Manual do Aplicativo

Manual do Aplicativo Manual do Aplicativo Versão 1.7.0 1 Conteúdo 1 - Tela de Login... 3 1.1 - Novo Usuário... 3 1.2 - Esqueci minha senha... 3 2 - Menu Principal... 4 2.1 - Encontrar no Mapa... 5 2.2 Minhas Paradas... 6 2.2.1

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

SINACOR MODULO DE GARANTIAS.

SINACOR MODULO DE GARANTIAS. SINACOR MODULO DE GARANTIAS. Classificação das Informações 6/6/2016 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 Interface Visual... 4 3 LOGIN / Acesso... 5 4 Conceitos...

Leia mais

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA32, conforme Procedimentos para Implementação.

Boletim Técnico. Esta melhoria depende de execução do update de base UPDSGA32, conforme Procedimentos para Implementação. Integração Protheus SIGASGA e umov.me Produto : Microsiga Protheus SIGASGA, Gestão Ambiental, versão 11. Chamado : TIDXPY Data da publicação : 29/01/14 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

Sistema de Solicitação de Sala

Sistema de Solicitação de Sala Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO

INFORMATIVO MASTERSAF DFE VERSÃO MASTERSAF DFE VERSÃO 3.17.1 SUMÁRIO Novas funcionalidades / Melhorias... 1 Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica NFS-e... 1 Municípios liberados na versão 3.17.1:... 1 WebService Osasco... 1 Emissor

Leia mais

Cadastrando proposta de preço

Cadastrando proposta de preço PÚBLICA OU PRIVADA Visão da Corretora Representando licitantes Cadastrando proposta de preço O primeiro passo para a corretora do licitante participar do pregão eletrônico é cadastrar a proposta inicial

Leia mais

3- Após realizar o agendamento da entrega e clicar no botão continuar, os demais blocos ficarão visíveis, sendo

3- Após realizar o agendamento da entrega e clicar no botão continuar, os demais blocos ficarão visíveis, sendo Inicie sua compra 1- O botão Adicionar deverá ser trocado por comprar 2- Quando clicar no botão comprar, o bloco inicie sua compra deverá ser exibido. 3- Após realizar o agendamento da entrega e clicar

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA. Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada

MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA. Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada TELAS DO POCKET MANUAL DO USUÁRIO POCKET DISTRIBUIDORA Após efetuar login no sistema, essa é a primeira tela que será visualizada Descrição do menu: - CONFIGURAÇÕES: permite configurar o caminho do WebService

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO

GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO SRM: FERRAMENTA DE GESTÃO DE LICITAÇÕES GESTÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO E SENHA DE FORNECEDOR Dezembro 2013 Versão 2 2 de 27 ÍNDICE Pág. 1. BEM-VINDO... 3 2. CONVITE PARA LICITAR... 4 2.1 ACESSO AO SRM...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15 GfK Digital Trends App para Android GfK Digital Trends App Versão 1.15 Atualizado em: 31 st July 2014 Índice 1 Requisitos de sistema... 3 2 Download e instalação... 4 2.1 Realizando o download pela Google

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Especificação de Requisitos e Documento de Projeto

Especificação de Requisitos e Documento de Projeto SISTEMA DE AGENDAMENTO DE VISITAS DO JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Especificação de Requisitos e Documento de Projeto Willian da Rocha Lopes Manucello Santa Maria, RS 27 de Junho

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para atualizar o cadastro

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para atualizar o cadastro Manual para atualizar o cadastro Porto Alegre, dezembro de 2016 2 APRESENTAÇÃO O presente manual foi elaborado para instruir candidatos aptos em processos seletivos de estagiários a atualizar o seu cadastro

Leia mais

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário Portal Integrado de Informação Manual do usuário Sumário Revisão... 3 Manual do Usuário... 4 Objetivo... 4 Introdução... 4 1 - Login... 4 Descrição dos campos... 5 Fluxo da tela... 5 2 Home... 5 Descrição

Leia mais