MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 1 MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Srs. Advogados, O sistema de peticionamento online (Res. nº ) foi instituído com o fito de se agilizar a análise das iniciais e otimizar o processamento dos feitos, com base no artigo 98 da Constituição Federal que define a competência dos Juizados Especiais Federais para causas de menor complexidade e nos princípios da Lei 9.099/95, artigo 2º: oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade. Além disso, a iniciativa teve o objetivo de desonerar o sistema, uma vez que os anexos recebidos seriam exclusivamente os dos documentos imprescindíveis, e facilitar o trabalho dos advogados, que não mais precisam juntar a petição aos documentos para envio em único arquivo, o que muitas vezes resultava em dificuldades por conta de limites técnicos. Em poucos dias, verificamos que 80% dos advogados atuantes nos JEFs se adequaram à nova interface, com medidas simples, como a omissão de inteiro teor de acórdãos, leis, ementas, etc, bastando a menção ao número do dispositivo legal ou do julgado. A despeito disso, atendendo a pedidos de representantes da classe advocatícia, o sistema anterior foi redisponibilizado (Res. nº ) em concomitância com o atual, ficando a critério do advogado optar pelo peticionamento por digitalização da inicial, sujeito aos limites técnicos, ou por preenchimento dos campos que geram uma petição inicial automaticamente. A fim de normatizar de forma mais clara o uso do sistema pela opção entre ambas as formas de peticionamento, foi publicada em 1º de agosto a Resolução nº /2014. Maiores informações a seguir, neste manual. 1. ACESSO AO SISTEMA: Para o peticionamento eletrônico, o advogado deve possuir login (CPF) e senha válidos, nos termos da Resolução nº 473/ DICA: Os campo AVISOS e COMUNICADOS contêm informações atualizadas e relevantes acerca do funcionamento e utilização do sistema, com resposta a dúvidas frequentes. 1 A senha de acesso é obtida pelo cadastro em a ser validado mediante comparecimento à Subseção da Justiça Federal da 3ª Região mais próxima, nos termos da Resolução n.º 473/2012-CJF3. OABs que não sejam do Estado de São Paulo devem receber validação em um Juizado Especial Federal da 3ª Região mais próximo.

2 2 2. CADASTRO DO PROCESSO E ENVIO DE PETIÇÕES, APÓS LOGIN: Selecione para cadastrar dados das partes, preencher a inicial e enviar documentos. 3. CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO: O usuário deverá selecionar o destino, equivalente ao endereçamento (Juizados e Turmas Recursais), e as classes de ação disponíveis de interposição pela web, a saber: - JEF: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL - Turma Recursal: MANDADO DE SEGURANÇA RECURSO DE MEDIDA CAUTELAR Outras classes serão disponibilizadas oportunamente. 4. CADASTRAR MATÉRIA E ASSUNTO O usuário deverá classificar a matéria e o assunto do processo, selecionando uma das opções disponibilizadas. Os assuntos obedecem à tabela do CNJ.

3 3 Após a inclusão do assunto o sistema disponibiliza tela com a descrição, habilitando a opção remover, caso a seleção esteja equivocada. DICA: ações referentes a FGTS devem ser cadastradas pela matéria ADMINISTRATIVO, e não CIVIL. 5. PETIÇÃO INICIAL: Escolha o tipo de petição inicial que pretende gerar: - PETIÇÃO INICIAL CÍVEL - PETIÇÃO INICIAL CÍVEL COM TUTELA/LIMINAR/CAUTELAR - PETIÇÃO INICIAL DPU GT RUA - PETIÇÃO INICIAL PREVIDENCIÁRIA - PETIÇÃO INICIAL PREVIDENCIÁRIA COM TUTELA/LIMINAR/CAUTELAR 6. SELEÇÃO DO TIPO DE PETICIONAMENTO: Anteriormente, a petição inicial era digitalizada com os documentos para envio. Agora as petições iniciais também poderão ser geradas pelo preenchimento de um editor de texto online, onde o advogado indica os fatos e fundamentos, o pedido e as provas que pretende apresentar. Este campo define o tipo de peticionamento escolhido: preenchimento online ou PDF. Com a opção marcada, o usuário deverá preencher os três campos Fatos e fundamentos, Pedido e Provas. Neste caso, os arquivos anexos deverão conter SOMENTE os documentos que legitimam a propositura da ação. Petições em PDF anexas nesta opção não serão consideradas sob qualquer hipótese. O usuário que optar por enviar a inicial em PDF deverá desmarcar a opção. Com isso, o sistema omitirá os campos do parágrafo anterior, e o arquivo anexo deverá conter a petição inicial e os documentos necessários, todos compondo um único PDF. 6.1 Petição Inicial gerada pelo editor de texto online:

4 4 Caso tenha optado pela petição gerada diretamente, basta preencher os campos disponíveis. O texto admitirá apenas caracteres simples (letras, números, pontuação e sinais), sem formatação. É possível copiar e colar textos de outros documentos, lembrando que o texto perderá eventual formatação especial. Dedique esse espaço exclusivamente à descrição objetiva dos fatos e fundamentos jurídicos que ensejam a propositura da ação. Não é necessário qualificar partes ou mencionar pedidos de justiça gratuita, prioridade e tutela antecipada. As indicações no cadastramento já preenchem tais informações no documento a ser analisado pelo juízo. Ainda, para aproveitamento de conteúdo, sugerimos que dispense a transcrição de leis, súmulas, ementas, etc. bastando a menção ao número do dispositivo legal ou do julgado. Caso esteja copiando e colando o conteúdo de sua exordial, confira, ao final, se todo o conteúdo foi colado. Dedique esse espaço exclusivamente à descrição objetiva dos pedidos da ação, de preferência, em forma de itens. Dispense expressões do tipo ISTO POSTO, REQUER:, pois o sistema as inclui automaticamente na geração da petição final, conforme pode ser verificado no exemplo de petição gerada, ao final deste manual. Não é necessário indicar o valor causa neste campo. Ele deverá ser indicado em campo específico. ATENÇÃO: Preencha corretamente os campos disponíveis. ELES NÃO PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS OU COMPLEMENTADOS POR PETIÇÕES EM ANEXO. O que for digitado nesses campos é precisamente o que constará do documento a ser analisado pelo juízo, sob pena de indeferimento da inicial ou extinção do processo, obrigando o advogado a novo cadastramento de ação.

5 5 Dedique esse espaço exclusivamente ao elenco das provas juntadas ao cadastramento da ação, de preferência, em forma de itens. Dispense as expressões do tipo Dentre as provas documentais apresentadas, junta-se a esta inicial:, pois o sistema as inclui automaticamente na geração da petição final. 7. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS: ATENÇÃO: Ao optar pelo EDITOR ONLINE de petição, anexe SOMENTE DOCUMENTOS. Optando pelo envio da petição digitalizada (desmarcando a opção do item 6), cuide para que a mesma esteja legível, unificada aos documentos compondo um único arquivo em PDF. Os arquivos anexos (documentos isolados ou acompanhados de petição) devem ser enviados em arquivo único, no formato PDF com tamanho não superior a 10Mb. Lembre-se que arquivos contendo petição e documentos juntos são maiores e mais pesados que os mesmos contendo apenas documentos, o que pode tornar mais difícil e demorada a anexação ao cadastro. Caso esteja encontrando dificuldades, disponibilizamos no quadro de avisos da página do peticionamento eletrônico um manual básico para digitalização de documentos e petições, contendo respostas às questões mais recorrentes apresentadas pelos advogados. No caso da opção pelo EDITOR ONLINE, o usuário poderá fracionar o envio de documentos e/ou encaminhar outros arquivos mesmo antes da distribuição do processo, na opção Envio de petições >>> Documentos Anexos da Petição Inicial. 8. CADASTRAR DEMAIS DADOS DO PROCESSO: Na sequência o usuário deve preencher outras informações, também obrigatórias:

6 6 ATENÇÂO: a correta classificação da ação, da matéria e do assunto, bem como o preenchimento das opções do cadastro, geram informações no SISJEF (sistema interno dos Juizados e Turmas Recursais) que interferem diretamente na análise dos autos. 9. CADASTRO DE PÓLO ATIVO O usuário deverá selecionar o tipo de pessoa (física ou jurídica), conforme a classe selecionada, e clicar no botão cadastrar Pessoa Física: O CPF é obrigatório. Havendo a necessidade de interposição de ação sem CPF, esta deverá ser feita pessoalmente, mediante autorização do juízo. Ao informar o CPF, o sistema buscará as informações já registradas na base de dados do JEF ou na base da Receita Federal. Alguns campos permitirão alteração pelo usuário, lembrando que o banco de dados de pessoas no sistema é unificado e eventual alteração pode afetar outro processo. Alterações que o sistema não permitir somente poderão ser feitas por petição ao Juiz da Causa.

7 7 Indicando um CPF válido, mas que não tenha dados na base do JEF ou do CJF (webservice da Receita Federal), o sistema possibilitará a inclusão das informações de forma manual, e este novo cadastro integrará a base do JEF da forma como foi criado pelo usuário. São obrigatórios para cadastro de pessoa física: - Nome - CPF - Endereço - Data de nascimento - Nome da mãe 9.2. Pessoa Jurídica = pessoa jurídica de direito privado O CNPJ é obrigatório. Na hipótese de distribuição de ação sem CNPJ, esta deverá ser feita diretamente no JEF, mediante autorização do juiz. Se o CNPJ informado estiver na base de dados do JEF, o sistema mostrará os dados e não permitirá qualquer alteração pelo usuário externo, o que só será possível mediante peticionamento específico. Indicando um CNPJ válido, mas que não tenha dados na base do JEF, o sistema possibilitará a inclusão das informações e este novo cadastro integrará a base do JEF. O sistema não permitirá a alteração dos dados puxados da base do JEF, mas possibilitará a inclusão de outro endereço, a ser cadastrado pelo usuário. São obrigatórios para cadastro de pessoa jurídica: Nome Endereço CNPJ Clicando em Vincular ao Processo o usuário receberá uma mensagem de confirmação, e o polo ativo constará da seguinte forma:

8 8 Concluída a inclusão, o sistema possibilita ao usuário: 1- Vincular advogado; Insira a OAB conforme o exemplo. 2- Informar representante e/ou tutor; 3- Indicar um número de benefício vinculado ao processo, no caso de assuntos previdenciários; 4- Definir a pessoa principal do pólo, em caso de litisconsórcio (a primeira pessoa inserida é anotada automaticamente como principal). ATENÇÃO: A vinculação de mais de um autor é possível SOMENTE em caso de LITISCONSÓRCIO ATIVO NECESSÁRIO. Nos demais casos deve ser cadastrada uma ação para cada autor. Tela de cadastro do Polo Ativo concluída

9 9 10. CADASTRO DO POLO PASSIVO Nos termos do art. 6º, II da Lei /2001, no pólo passivo das ações dos JEFs devem OBRIGATORIAMENTE constar a União, autarquias, fundações e/ou empresas públicas federais. Nesses casos o usuário deve selecionar a opção ENTIDADE e Cadastrar. Na tela seguinte (exemplo a seguir), deverá pesquisar pelo nome, entre as entidades pré-cadastradas (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, INSS, etc.), selecionando a opção desejada. A inclusão de pessoa física ou jurídica no pólo passivo segue a mesma forma do pólo ativo. Mas é imprescindível que ao menos um dos réus seja cadastrado como ENTIDADE. Para que apareçam todas as opções, clique em BUSCAR ENTIDADE e, após selecionar a desejada, Vincular Entidade. Por fim, grave o cadastro e confirme na tela seguinte. Tela de Confirmação do Cadastro do Processo Após a conclusão, um automático é enviado, confirmando os dados acima. Sugerimos que guarde esses dados, para acompanhamento da análise do cadastro (aceite ou descarte), conforme será mostrado no item 10 deste manual.

10 COMO FICARÁ A PETIÇÃO GERADA DIRETAMENTE: Dados informados no cadastro da ação. Texto padrão gerado pelo sistema Matéria, assunto e complemento selecionados pelo advogado. Conteúdo do campo Fatos/ Fundamentos ATENÇÃO: Preencha corretamente o campo dos fatos e fundamentos. ELES NÃO PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS OU COMPLEMENTADOS POR PETIÇÕES EM ANEXO. O que for digitado nesses campos é precisamente o que constará do documento a ser analisado pelo juízo, sob pena de indeferimento da inicial ou extinção do processo, obrigando o advogado a novo cadastramento de ação.

11 11 Conteúdo do campo Fatos/ Fundamentos Texto padrão gerado pelo sistema Conteúdo do campo Pedidos ATENÇÃO: Preencha corretamente o campo dos pedidos. ELES NÃO PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS OU COMPLEMENTADOS POR PETIÇÕES EM ANEXO. O que for digitado nesses campos é precisamente o que constará do documento a ser analisado pelo juízo, sob pena de indeferimento da inicial ou extinção do processo, obrigando o advogado a novo cadastramento de ação.

12 12 Conteúdo do campo Pedidos Texto padrão gerado pelo sistema

13 13 Conteúdo do campo Provas Informação gerada pelo sistema ATENÇÃO: As petições, uma vez cadastradas, não podem ser devolvidas ou alteradas pelo sistema. Todos os dados apresentar-se-ão ao Juízo exatamente como informados pelo usuário.

14 ANÁLISE E REENVIO DE PETIÇÕES: Concluído o cadastro do processo, a unidade de destino fará conferência dos dados informados, registrando o aceite ou o descarte dos anexos. O usuário poderá acompanhar a distribuição do processo na opção Consulta Processo JEF. Haverá publicação da ata de distribuição automática pela unidade, assim que for concluída. Nos termos da Resolução n.º /2014, o JEF poderá rejeitar os arquivos enviados no momento do cadastro do processo ao analisar o arquivo. Art. 10º Quando se tratar de petição inicial digitalizada, o cadastro e o arquivo anexo serão analisados pela Seção de Protocolo do Juizado ou Turma Recursal, podendo a documentação ser descartada nas seguintes hipóteses: I - petições iniciais com páginas incompletas, ilegíveis, em branco ou com defeito no arquivo; II - petições iniciais que contenham nome de parte ou número de processo diverso daquele indicado no cadastro do processo; III - petição inicial que não contenha nos anexos documento que indique o número do CPF; IV - cadastro de processo acompanhado de documento diverso da petição inicial; V - cadastro de processo acompanhado de petição inicial com mais de um autor, exceto nos casos de litisconsórcio ativo necessário. Parágrafo único. Rejeitado o arquivo contendo a petição inicial e os documentos, o cadastro será cancelado imediatamente, devendo o advogado preencher novo cadastro. A mensagem de descarte da petição inicial pode não ser encaminhada na seqüência ao cadastro, pois dependerá da análise da petição, no JEF. No caso de descarte em análise posterior do JEF, será enviado um de notificação ao advogado.

15 15 Entre a análise dos arquivos e a efetiva distribuição do feito, podem decorrer alguns dias, em virtude da quantidade de processos. O acompanhamento pode ser feito na opção Consulta de Petições : Rejeitado o arquivo, o usuário que optou pelo envio de petição em PDF deverá realizar novo cadastro e reenviar os arquivos, repetindo os passos do início deste manual. O usuário que optou pelo editor online poderá aproveitar o cadastro em até 30 dias, precisando apenas reenviar os documentos, corrigidos os motivos de descarte. Para isso, deverá acessar a opção envio de petições, informar o número do cadastro, selecionar o tipo Documentos Anexos da Petição inicial no menu e enviar novo arquivo. 1

16 Novo protocolo provisório será gerado, podendo ser acompanhado em Consulta de Petições. 13. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao cadastrar novo processo, preencha atentamente todos os campos e, antes de enviar os anexos, confirme se o arquivo se enquadra nos limites descritos no item 7deste manual. Dicas para transformação, compressão e agrupamento em PDF estão no seguinte manual: Dificuldades ou dúvidas acerca dos procedimentos aqui descritos devem ser encaminhadas à Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, pelo cordjef3@trf3.jus.br, com relato do problema e, se o caso, print screen da tela que contenha mensagem de erro.

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363 1 MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363 Srs. Advogados, O sistema de peticionamento online (Res. nº 486435) foi instituído

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Manual da Distribuição Eletrônica

Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Petição Eletrônica Intercorrente

Petição Eletrônica Intercorrente Manual do Usuário Petição Eletrônica Intercorrente PETELET Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 3 2. Protocolizando uma petição intercorrente... 6 2.1 Através do menu Protocolizar... 6 2.1.1

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO CONTRATANTE V. 26/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. LOGING NO SISTEMA... 3 2.1. Usuário e Senha... 3 3. ÁREA DE ACESSO... 4 4. CADASTRO... 5 4.1. Fornecedores...

Leia mais

Manual do Sistema de Controle de Bens e Penhora

Manual do Sistema de Controle de Bens e Penhora Manual do Sistema de Controle de Bens e Penhora O Sistema de Controle de Bens e Penhoras permitirá o gerenciamento e consulta dos bens penhorados que possivelmente irão a leilão ou a praça. Este manual

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar os Departamentos da DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA

DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA DEPARTAMENTOS - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar o Departamento Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ Service

Leia mais

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4...

Índice. Introdução ) Como fazer o cadastro de usuário? ) Tela ) Tela ) Tela ) Tela 4... Índice Introdução...03 1) Como fazer o cadastro de usuário?...04 1.1) Tela 1...04 1.2) Tela 2...05 1.3) Tela 3...06 1.4) Tela 4...07 2) Como cadastrar a entidade?...08 2.1) Tela 5...08 2.2) Tela 6...09

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE. Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos.

REEMBOLSO ONLINE. Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos. REEMBOLSO ONLINE Aplicativo simplifica a solicitação do reembolso assistencial e de medicamentos. COMO BAIXAR O APP APLICATIVO MOBILE - SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO Acesse a Play Store ou Apple Store no seu

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Página 1 Introdução Os beneficiários da AMS que não se encontram como empregados ativos na Petrobras ou subsidiárias

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante Pioneer a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa SQ Service. A SQ

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA GERAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA GERAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA GERAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO 1 SUMÁRIO Finalidade: O Portal do Estágio... 03 Informações Gerais: Gerando o Termo de Compromisso... 04 1º Passo: Acessar o Portal do Estágio...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Para acessar o Peticionamento Eletrônico é necessário utilizar o e-mail e a senha do gestor de segurança. Preencha

Leia mais

PENHORA ON LINE 1. Solicite, à COSIST do TJDFT, o cadastramento da Vara Judicial, conforme convênio

PENHORA ON LINE 1. Solicite, à COSIST do TJDFT, o cadastramento da Vara Judicial, conforme convênio PENHORA ON LINE 1. Solicite, à COSIST do TJDFT, o cadastramento da Vara Judicial, conforme convênio. 2. Acesse a página da central de serviços eletrônicos compartilhados de seu estado (www.registrodeimoveisdf.com.br

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos São Paulo, 17/05/19 Funcionalidades do SAMMED (novo) 1. Registro de Documento Informativo de Preço (DIP) 2. Consulta e acompanhamento da situação

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

PETICIONAMENTO ELETRÔNICO (Prov. 03/2009, alterado pelo 01/2010 da CGJ/SE)

PETICIONAMENTO ELETRÔNICO (Prov. 03/2009, alterado pelo 01/2010 da CGJ/SE) PORTAL DO ADVOGADO/DEFENSOR PÚBLICO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO (Prov. 03/2009, alterado pelo 01/2010 da CGJ/SE) O peticionamento eletrônico será realizado através do Link Portal do Advogado/Defensor Público,

Leia mais

1 - Resolução nº 13, de 11 de março de 2004 Presidência do TRF4 autoriza a implantação do processo eletrônico;

1 - Resolução nº 13, de 11 de março de 2004 Presidência do TRF4 autoriza a implantação do processo eletrônico; E-proc O e-proc foi instituído pela Resolução nº 13, de 11 de março de 2004 da presidência do Egrégio Tribunal Regional Federal da 4a Região, para permitir a tramitação de processos no Juizado Especial

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

Distribuição Processual Eletrônica

Distribuição Processual Eletrônica Manual do Usuário Distribuição Processual Eletrônica Portal de Serviços Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Distribuição Eletrônica... 3 1.1 Acesso ao Sistema... 3 1.2 Distribuição Eletronicamente de Processo...

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR

TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR TUTORIAL DISPENSA DE LICITAÇÃO FORNECEDOR Acesse o site www.bec.sp.gov.br. Selecione a opção Login, no menu à esquerda, e clique em Negociações Eletrônicas. Coordenadoria de Entidades Descentralizadas

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE.

Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE. Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE. O Sistema SD - Empregador Web foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego MTE,

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: JULHO/2016. Versão 2 ÍNDICE

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

MANUAL DA PESQUISA WEB DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA

MANUAL DA PESQUISA WEB DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI MANUAL DA PESQUISA WEB DE CONTRATOS DE TECNOLOGIA DIRETORIA DE CONTRATOS, INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

Leia mais

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18 Manual de uso do SSM Classificação da informação: externa Data: 09/08/18 Manual do usuário Objetivo Este manual auxilia no pedido de habilitação no SSM (Sistema de Supervisão de Mercados). O leitor encontrará

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição MANUAL DO USUÁRIO Módulo de gerenciamento do Programa Nacional de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Solicitante) Versão 2017.1 Índice 1. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 4 2. CADASTRO NO SISTEMA... 6 3. ESQUECI MINHA SENHA... 7 4. ACESSO AO SISTEMA...

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO 1 MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Srs. Advogados, O sistema de peticionamento online foi instituído com o fito de agilizar a análise das iniciais

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA Capacitação Plataforma Solar Sistema de Processos Administrativos SPA Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS 1 Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS A OAB/RJ confeccionou esse roteiro para facilitar o aprendizado do uso do sistema e traz dicas e informações que não constam

Leia mais

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 PROCEDIMENTOS PARA ABRIR PROCESSO 4 1. Realizar login no SEI como usuário externo 4 2. Iniciar novo processo 4

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO. INFORMAÇÕES INICIAIS Este documento foi elaborado com o objetivo de orientar a operacionalização do Sistema de Processo Eletrônico através do Portal

Leia mais

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO

PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO PREVI - PORTAL DE FORNECEDORES CADASTRO DE FORNECEDORES - GUIA DO USUÁRIO 1. INTRODUÇÃO O Portal de Fornecedores da Previ foi criado para conferir maior autonomia aos fornecedores, facilitar o processo

Leia mais

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Resolução nº 56/1996 do Consepe: Elaboração de um Projeto de Curso Trâmites administrativos aprovação, respectivamente,

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

Área do Cliente. Manual do clientee. São Paulo. br

Área do Cliente. Manual do clientee. São Paulo.   br Área do Cliente Manual do clientee São Paulo 2018 Caro cliente, Pensando sempre na segurança das informações dos nossos clientes, tivemos de fazer mudanças significativas na Área do Cliente e sendo assim,

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia Passo a Passo para Solicitação de Página 1 Introdução Os empregados da Petrobras poderão utilizar o sistema Botão Compartilhado Web para registrar a sua solicitação de reembolso do benefício farmácia.

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

Guia do Usuário Menu Atendimento

Guia do Usuário Menu Atendimento Guia do Usuário Menu Atendimento Através do menu Atendimento, é possível acessar seu cadastro ou realizar um cadastro novo. Para realizar seu cadastro, selecione a opção Faça Seu Cadastro Faça seu Cadastro

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: MAIO/2018. Versão 4 ÍNDICE

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor

Sumário Introdução Solicitação de Acesso Efetuar Login Esqueci a senha Alterar dados Cadastrais Alterar senha Criação de Usuários do Fornecedor MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Introdução 3 Solicitação de Acesso 3 Efetuar Login 9 Esqueci a senha 10 Alterar dados Cadastrais 10 Alterar senha 11 Criação de Usuários do Fornecedor 12 Termo de Responsabilidade

Leia mais

CAM B3 Digital. Guia do Usuário

CAM B3 Digital. Guia do Usuário CAM B3 Digital Guia do Usuário Secretaria da Câmara de Arbitragem do Mercado Versão nº 1 Data de publicação: 13/06/2019 Sumário Introdução... 3 Requisitos mínimos para acessar o sistema... 3 Tamanho e

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais