3. Alfabetização e Tipos de Conhecimento Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3. Alfabetização e Tipos de Conhecimento Apresentação"

Transcrição

1 Apresentação Súmula As estratégias de alfabetização em relação aos quatro tipos de conhecimento Objetivos Compreender que existem quatro tipos de conhecimento, que requerem estratégias diferenciadas em sala de aula. Verificar a interdependência entre os diferentes tipos de conhecimento

2 - Reflexão Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire

3 Quando inicia o processo de alfabetização?

4 O processo de alfabetização inicia por volta dos três meses de idade, quanto a criança ganha o seu primeiro livro de banho e continua até que a leitura se torne automatizada.

5 O processo de alfabetização não é um processo natural. Uma criança só poderá se alfabetizar se tiver um ambiente rico e estimulante.

6 O processo de alfabetização só ocorre em interação com alguém que esteja alfabetizado. Ninguém se alfabetiza sozinho.

7 Existem 4 tipos de conhecimento envolvidos em qualquer aprendizagem, inclusive no processo de alfabetização. Social Físico Motor Lógico

8 Conhecimento social É uma convenção social e muda de povo para povo. É o mais fácil de ser aprendido, mas requer que uma pessoa que saiba diga para aquela que ainda não sabe. Isso ocorre porque ele não tem lógica. Veja de quantas maneiras se pode dizer Menino, ou A. Quem conhece os números em japonês?

9 Conhecimento social Exemplos de conhecimento social: Quem sabe o alfabeto árabe?

10 Conhecimento social

11 Conhecimento social O conhecimento social é uma convenção. Por exemplo: MESA o mesmo objeto é chamado de mesa em português e de table em inglês. Não existe nenhuma razão ou lógica para que esse tipo de objeto seja chamado de mesa ou de table. Houve um consenso de um grupo social. Esse tipo de conhecimento é muito necessário e a única forma de ser adquirido é recebendo a informação diretamente de alguém que a tenha. Se quisermos saber como se diz mesa em chinês, não adianta ficar pensando, tentando encontrar uma lógica. A única forma de descobrir é falando com alguém que saiba chinês ou procurando num dicionário. A função do professor, no que se refere ao conhecimento social é servir de modelo, fornecer o máximo possível de informação.

12 Em relação à alfabetização, o nome de cada uma das letras e suas formas escritas é uma convenção social. A letra A tem esse nome e esse som em português, mas essa mesma letra se denomina EI em inglês. A escrita de cada uma das letras é uma convenção social, por isso são inumeráveis as maneiras de escrever cada uma delas, sem contar as formas mais usuais de letras maiúsculas e minúsculas, cursivas ou não. Saber o som que está representado por um conjunto de letras tem um componente lógico, mas também é conhecimento social, pois existe mais de uma maneira de representar os mesmos sons. XÍCARA E CHINELO constituem um exemplo, pois o mesmo som é representado de duas formas diferentes. Temos ainda palavras terminadas em O que são lidas como U, como a palavra PATO, por exemplo.

13 Conhecimento social Exemplos de atividades de conhecimento social: 1. Colocação do alfabeto de parede com discussão de cada uma das letras. Ex: Para a letra A: que letra é essa? Quem sabe o nome? Que desenho é este? Com que letra começa esta palavra? Onde está escrita e palavra AMENDOIM? E o que são esses outros sinais? Como fica a nossa boquinha quando dizemos A? 2. Explorar o DVD Alfabeto, para a criança associar as letras e o desenho. O uso da música, da rima, da poesia e de jogos são excelentes para aprender conhecimento social, pois permitem que a criança repita muitas vezes de uma forma prazerosa. Para mais ideias sobre atividades para conhecimento social, leia as páginas 32 e 33 do livro Alfabetizar aos seis anos.

14 Conhecimento físico Conhecimento físico é aquele que se pode obter pela manipulação direta dos objetos. Por exemplo: pegar na mão um cubo de madeira e sentir sua textura, seu peso, enfim, suas propriedades. Para se obter um conhecimento físico é preciso tocar, sentir os objetos. Passando isso para a área de alfabetização, é o conhecimento que obtemos ao tocar num livro, nas letras móveis, ao ver uma sílaba, uma palavra, um texto escrito. A função do professor em relação ao conhecimento físico é trazer material para a sala de aula e incentivar os alunos a tocarem, sentirem, explorarem, fazendo perguntas do tipo: o que acontece seu eu (juntar, separar, soltar...)? Cabe aos alunos experimentar e responder.

15 Conhecimento físico 1. Saco de letras: Colocar o alfabeto de letras móveis dentro de um saco escuro. Cada criança pegará uma letra e, sem tirá-la do saco, irá sentir sua forma e descrevê-la. Pela descrição os outros alunos tentarão descobrir qual é a letra. Para não ficar monótona, essa atividade deve ser feita com vários grupos de 4 alunos. 2. Variação do saco de letras: cada criança sentirá uma letra e dirá qual é. A seguir ela retira essa letra do saco e verifica se houve acerto. 3. Colar barbante: oferecer a cada aluno uma folha com uma palavra escrita, com letras grandes. Pedir que ele cole barbante sobre as letras da palavra. 4. Variação do barbante: oferecer amendoim com casca aos alunos e uma folha onde aparecem as palavras AMENDOIM e AMENDOINS. Os alunos deverão colocar cola sobre as letras e colar as cascas dos amendoins. 5. Palavras em arame: cada aluno escolherá uma palavra e montará com arame fino, cordão, palitos, papel, etc.

16 Conhecimento motor ou procedural Este tipo de conhecimento está relacionado à melhoria que ocorre quando é feito um exercício. Aprender a nadar, a andar de bicicleta, a dirigir, são típicos conhecimentos motores. Ao aprender a dirigir, nós passamos por uma primeira etapa em que tudo é pensado : preciso apoiar o pedal do acelerador e soltar o pedal da embreagem ; tenho que soltar o freio de mão, etc. À medida em que vamos executando todos os dias o mesmo exercício, ele vai se tornando automático e nesse ponto, já não pensamos mais. Esse tipo de conhecimento só acontece por meio de exercício motor. Quanto mais o realizamos, mais automático ele fica. Ler e escrever são conhecimentos motores, que precisam de treino para ficarem automatizados. A função do professor é a de propor situações motoras que tenham significado e interesse para o aluno, incentivá-lo, mostrar que ele já apresentou melhoria, de forma que o aluno possa executar muitas vezes, com prazer renovado, pois sente que está melhorando sua performance e que isso está sendo notado pelo professor

17 Conhecimento motor Na leitura e na escrita usamos o conhecimento motor, seja para ler (gravamos palavras inteiras ou partes delas, por meio do exercício de ler), seja para escrever (num primeiro momento precisamos pensar na forma da escrita de cada letra. Após vários exercícios já não precisamos pensar sobre o ato motor que estamos realizando. Esse conhecimento é tão importante que sempre é utilizado em caso de dúvida. Quando não se tem certeza se uma palavra é escrita com S ou Z, nós escrevemos a palavra das duas maneiras e logo sabemos qual é a correta. Ainda que a escrita seja um importante exercício motor, é preciso considerar que o ato de escrever é extremamente cansativo no início do processo de alfabetização e deve ser usado com muita parcimônia, caso contrário provocará o efeito contrário, ou seja, rejeição da aprendizagem. Para as crianças em início de alfabetização não se deve exigir a escrita de mais de uma sílaba. Pense em estratégias colaborativas. Desafie os alunos a escrever BOLA. Eles ficarão em duplas e um deverá escrever BO e o outro LA. Para a escrita de BONECA o grupo será de 3 alunos, e cada um escreverá uma sílaba, e assim sucessivamente. Aos poucos iremos incentivando que cada um escreva uma palavra, depois duas e somente quando a turma estiver toda alfabetizada é que poderá escrever um parágrafo não muito grande.

18 Conhecimento motor Atenção: NUNCA solicitar que a criança copie palavras do quadro, antes de ter aprendido a ler. A cópia pura e simples não ensina ninguém a ler. A atividade de construir palavras com as letras móveis libera a criança da dificuldade motora da escrita e faz com que ela se concentre na lógica da palavra, desenvolvendo o conhecimento lógico, que será visto a seguir.

19 Conhecimento lógico Conhecimento lógico O conhecimento lógico é aquele que decorre de um estabelecimento de relações. Por exemplo: colocar objetos do maior ao menor. Olhar dois cubos e decidir qual é o maior. Ver duas palavras: BATATA e BALA e pensar: as duas começam com BA. O conhecimento lógico é uma construção interna, resultante dos conhecimentos físicos, sociais e motores. Para alguém deduzir que B+A sempre forma BA é preciso que o aluno tenha o conhecimento social de que a letra B tem essa forma e esse som, e que A tem essa forma e som, e, depois de muito ter visto, em situações diferentes, as duas juntas, pode concluir pela permanência de BA. Convém sublinhar, mais uma vez, que esse conhecimento decorre de uma construção interna e que varia de criança para criança, em função dos conhecimentos anteriores com a língua escrita e com seu ritmo biológico.

20 Conhecimento lógico Qual a função do professor no conhecimento lógico? Como o conhecimento lógico é uma construção interna, a função do professor se dá indiretamente, de duas formas: a) Sequenciando a forma de apresentação das letras e palavras. Iniciando pelas vogais e verificando com os alunos todas as palavras reais que se pode obter com a junção delas Ex: AI, IA, AÍ, UI, OI, EU, AU-AU, EIA, EI, IOIÔ. EU IA... Posteriormente, acrescentar a letra M e fazer o mesmo: MÁ, MAMÁ, MÃE, MAMÃE, MIA, MIOU, MÃO, MEU, MAMÃO, UMA, AMO, MAU, MEIA. EU AMO A MAMÃE. B) Criando conflitos cognitivos. Por exemplo: para alunos com a hipótese silábica, que acham que os bichos podem ser escritos: CVL, CML, FMG, BRT, etc. propor palavras bem pequenas, de uma ou duas sílabas, como PÁ, PÉ, PÓ, OVO, GALO, GELO, etc...

21 Conhecimento lógico Exemplos de atividades para o conhecimento lógico: 1. Fazer um jogo de boliche com garrafas PET e colocar uma gravata com a palavra ATA. Para cada garrafa derrubada o grupo deve encontrar uma palavras diferente e que realmente exista, acrescentando uma letra (BATA, CATA, DATA, GATA, LATA, MATA, NATA, PATA), ou acrescentando duas letras (BASTA, CHATA, GRATA, PRATA). 2. Fazer o inverso, caso os alunos estejam no início da alfabetização: colocar gravatas com BATA, CATA, DATA,GATA, ATA e perguntar qual é a letra que deve ser retirada para ficar ATA. Isso pode ser feito para várias sílabas para que eles aprendam a permanência de duplas ou trio de letras. Ex: BATA, BARALHO, ABACATE, ABACAXI Descobrir o que acontece se colocar R nos lugares em branco das palavras: P_ATO, PA_TO.. 4. Junta PÁ+PINO 5. Trabalhar com rimas. O professor diz CORAÇÃO e todos devem achar uma palavra terminada em ÃO. 6. Trabalhar com palavras que comecem com a mesma sílaba: CAMINHÃO, CARINHO, CABEÇA,...

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 11 DAVI, UM GUERREIRO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.1-54

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil.

PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. 1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO QUESTÃO 01. What color is this? QUESTÃO 02. Write your name. Use the red colored pencil. PLANO DE ESTUDO - TESTE 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 What color is this? Yellow red Yellow blue QUESTÃO 02 Write your name. Use the red colored pencil. QUESTÃO 03 Cross

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

EXPRESSÕES RELACIONAIS

EXPRESSÕES RELACIONAIS AULA 7 EXPRESSÕES RELACIONAIS 7.1 Operadores relacionais Uma expressão relacional, ou simplesmente relação, é uma comparação entre dois valores de um mesmo tipo. Esses valores são representados na relação

Leia mais

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da ANO 1 UNIDADE 03 Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da teoria da psicogênese na apropriação

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Colégio Sagrado Coração de Jesus Tarefa semana 25 a 28/02 a 01/03/2013 Segunda-feira ( 25/02/2013 ) 1- Procurar no dicionário 3 palavras com B. Escrever a palavra e o seu significado. 2- Escreva como se lê de 1 a 10. 3- Sequência numérica

Leia mais

1. Linguagem escrita - Apresentação

1. Linguagem escrita - Apresentação 1. Linguagem escrita - Apresentação Súmula História e paradoxo da linguagem escrita sob o ponto de vista neurológico; teorias de aquisição da linguagem escrita Objetivos Compreender que a linguagem escrita

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

GÊNERO: RECEITA CULINÁRIA 1º ANO INTRODUZIR

GÊNERO: RECEITA CULINÁRIA 1º ANO INTRODUZIR GÊNERO: RECEITA CULINÁRIA 1º ANO INTRODUZIR CATTELAN, Alice Rosalia BRAGA, Margarete Aparecida Nath FIDEL, Silvia Regina Teixeira OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes Professor: Converse com a turma sobre

Leia mais

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DA CARTILHA Jaqueline dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe jsn.jaque@hotmail.com RESUMO: A alfabetização

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [2 a etapa] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

Um Mundo de Letras. Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores. Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado

Um Mundo de Letras. Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores. Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado Um Mundo de Letras Nível de Ensino/Faixa Etária: Formação de Professores Áreas Conexas: Português (Alfabetização) Consultor: Angelita Machado RESUMO Este vídeo apresenta 5 episódios: Um mundo imerso em

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Lei de Progresso Plano de Aula 26 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton e Adma Dia: 05/10/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Lei de Progresso

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR BORTOLOTO, Juliana BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. Apresentar ao aluno um livro de

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF A Importância de publicar Prestação de contas à sociedade, divulgando o que aprendeu e descobriu, com o

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

Departamento de Matemática. Didáctica de Matemática III

Departamento de Matemática. Didáctica de Matemática III Departamento de Matemática Didáctica de Matemática III Elementos do Grupo de Estudantes: Alson José Muiambo, António Bejamim Maússe, Carlos Zacarias Chihuho, Euclides Julião Zunguze, Eufrásia Genifa Bila

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 02 UMA CASA DE ORAÇÃO Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Pois a minha casa será chamada de Casa

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir.

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA- 5 ano 5 A e B 5 C Semana de 16 a 20 de maio de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto a seguir. O Dono da Bola

Leia mais

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O meu primeiro livro Autor: Pedro Reisinho Currículo do autor: Jovem escritor português, editor da Gailivro em Portugal. Editou os best Sellers da saga Twilight,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos.

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos. QUEBRA-GELO Será necessário um lenço ou venda para os olhos. Formar um círculo de mãos dadas. No interior deste permanecerá uma criança com os olhos vendados. O círculo gira para a direita ou para a esquerda.

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador 1ª Série Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Social Studies Standard(s): Standard III, Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Os alunos identificarão o Polo Norte, o Polo Sul

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Atividades realizadas em contexto de sala de aula

Atividades realizadas em contexto de sala de aula Atividades realizadas em contexto de sala de aula NO ÂMBITO DA C519 OFICINA FORMAÇÃO: METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS NO 1º CEB Carla M. P. Alves, turma A, PTT 1º ano, EB da Praia Planificação: aula 1

Leia mais

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES TEXTO RENATA PALLOTTINI ILUSTRAÇÕES WALTER ONO O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES SUGESTÕES PARA O PROFESSOR USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA. ELABORAÇÃO: ANA PAULA DIAS TORRES NEUZA SANCHEZ GUELLI 1 ANTES

Leia mais

Material da. 3ª Semana da Educação Lúdica e Sensível. artedacrianca.com.br ========= Espaço que educa!

Material da. 3ª Semana da Educação Lúdica e Sensível. artedacrianca.com.br ========= Espaço que educa! Material da 3ª Semana da Educação Lúdica e Sensível artedacrianca.com.br ========= Espaço que educa! O ambiente é visto como algo que educa a criança; Na verdade, ele é considerado o terceiro educador,

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''

Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita'' Alfabetização inicial Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita'' Para a educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas e a cultura escrita,

Leia mais

DECORAÇÃO DE INTERIORES

DECORAÇÃO DE INTERIORES 5 DICAS PRÁTICAS COMO SE ESPECIALIZAR EM DECORAÇÃO DE INTERIORES E FATURAR MAIS! Projeto da aluna Ana Chiste O QUE É O projeto #VivendoDeCoração veio com a força e a inspiração que só quem vive de coração

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Eixo: Apropriação do sistema de escrita 1 Joaninha Oi joaninha, Mas que gracinha, a sua capinha de poazinha! É preto no branco, e branco no preto e tem vermelhinho em fundo marinho no seu casaquinho. Oi, joaninha, Que coisa mais linda é te ver

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- NÚMEROS INTEIROS -Roteiro do professor- Introdução teórica: As regras de sinais nas operações com números inteiros, em geral, causam dificuldades de aprendizagem aos alunos, ocasionando seqüelas no desenvolvimento

Leia mais

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários

Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Projeto Educacional Poetinha Centenário Versinhos Imaginários Para você, o que é poema? VERSOS E ESTROFES Poema é um texto organizado em versos e estrofes. Cada linha

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO

A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO A leitura e a escrita Entre todas as linguagens expressivas pintura, desenho,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Fabiani Cervi Colombi Professor(a) Supervisor(a): Alex

Leia mais

Jogos de Alfabetização

Jogos de Alfabetização Jogos de Alfabetização Sistematização: Leila Nascimento Baseado em: LEAL, T. F; ALBUQUERQUE, E. B. C. de e LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?).

Leia mais

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante.

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante. Conjunto dos Números Naturais A noção de um número natural surge com a pura contagem de objetos. Ao contar, por exemplo, os livros de uma estante, temos como resultado um número do tipo: N = {0,1,2,3 }

Leia mais

Figuras Musicais Principais figuras musicais

Figuras Musicais Principais figuras musicais Figuras Musicais Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ:16.242.620/ 0001-77 Educação Infantil: Jardim I II Unidade Sequência nº 01 Período: 19 a 23/05/2014 Tema Transversal Norteador:

Leia mais

EU GOSTO DE ME MEXER!

EU GOSTO DE ME MEXER! EU GOSTO DE ME MEXER! Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos serão introduzidos à palavra "energia" e aprenderão que eles usam energia toda vez que se movem. Eles

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover VITAMINA ABC Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão aprender o que são vitaminas e como as vitaminas nos alimentos fazem um trabalho importante para nos ajudar

Leia mais

Sequência Letra Cursiva

Sequência Letra Cursiva Sequência Letra Cursiva 2º ano Destacamos que na 1º ano os alunos tiveram contato com diferentes tipos de letra, inclusive a letra cursiva. Inicialmente, trabalhar somente com as letras minúsculas, de

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel.

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. VISÃO GERAL Aula baseada no gibi O Poderoso Plano

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019)

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) IMAGEM PÚBLICA Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) Objetivos Dicas para um bom texto jornalístico Dicas para de dar bem numa entrevista para TV Dicas para de dar bem numa entrevista para Rádio Tipos de entrevista

Leia mais

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

ACTIVIDADES PARA O 1º CICLO

ACTIVIDADES PARA O 1º CICLO ACTIVIDADES PARA O 1º CICLO Actividade 1 Feminino ou Masculino? Recursos Necessários: Ficha de trabalho para toda a turma. Distribui-se uma ficha de trabalho com uma lista de nomes das partes do corpo

Leia mais

PLANEJAMENTO (MÚSICA) Desenvolver a expressão oral, corporal, escrita e a criatividade, através de música.

PLANEJAMENTO (MÚSICA) Desenvolver a expressão oral, corporal, escrita e a criatividade, através de música. PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): Leticia Julieta Vanni TRABALHANDO COM ÉTICA VERDADE X MENTIRA Leitura, oralidade, expressão corporal, produção textual e criatividade. Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental Concurso de Bolsas 2019-1º Ano do Ensino Fundamental Português 1) O alfabeto é composto por: (a) Um conjunto de vogais. (b) Um conjunto de consoantes. (c) Um conjunto de vogais e consoantes 2) Para que

Leia mais

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF)

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) A aplicação das avaliações para os anos iniciais do Ensino Fundamental é diferenciada, por isso faz-se necessário

Leia mais

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02

1º TRIMESTRE INGLÊS / 1º ANO PROF. QUESTÃO 01. My Body. Color the head using a green colored pencil. QUESTÃO 02 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PROF. INGLÊS / 1º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Color the head using a green colored pencil. My Body QUESTÃO 02 Circle the mouth using a blue colored pencil. QUESTÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS

COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS Guia English Live: COMO DIZER OBRIGADO EM INGLÊS E MUITO MAIS THANK YOU! INTRODUÇÃO Educação é algo essencial para tudo na vida, seja no trabalho, em viagens, na sua casa, com amigos e até mesmo com algum

Leia mais

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos

02/05/14. Para início de Conversa. Tema 1 - A importância das Artes na Infância. Objetivos Tema 1 - A importância das Artes na Infância Para início de Conversa Objetivos Conhecer a importância do ensino das artes na educação infantil. Compreender a diferença das abordagens inatista e pragmática

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais